//
você está lendo...
ARTIGOS

Prévia do GP da Alemanha de 2009

IMAGEM: Ferarri/Divulgação germangppreviwe(Felipe Massa, Mark Winckelhock e Fernando Alonso dividem curva em Nurburgrin g em 2007)

Sebastian Vettel pisará o asfalto de Nurburgring nesse final de semana como franco favorito a vencer o Grande Prêmio da Alemanha. Além da prova ser em sua casa, Sebastian leva para a Alemanha um poderoso carro que devastou o BGP 001 em Silverstone.

Além da espetacular vitória, Red Bull ainda tem mais algumas pequenas atualizações para o RB5, o que pode ajudar a compensar um circuito que, teoricamente, favoreceria a Brawn GP.

Clique AQUI para ler o resto da prévia para o GP da Alemanha.

___________________________________________________________________________

Poderá a Brawn reagir?

Para Jenson Button, a combinação de curvas rápidas, pontos leves de frenagem e as frias temperaturas em Silverstone foram letais para a Brawn, que não conseguiu otimizar a temperatura dos pneus em nenhum momento do final de semana.

Para a Alemanha, a Brawn levará novas atualizações aerodinâmicas, além de refinamentos programados para a Inglaterra que não foram devidamente utilizados por lá. Ross Brawn acredita que as características do circuito — com curvas de média velocidade — favorecerão os pontos fortes do BGP 001. Para Jenson, “Nurburgring é um dos circuitos que mais demandam dos freios, com quatro pontos fortes de frenagem” que beneficiarão o equilíbrio aerodinâmico do seu carro, além ajudar no aquecimento dos pneus — o calcanhar de Aquiles na Inglaterra.

Clima pode favorecer a Red Bull novamente

Assim como na última prova em Nurburgring, há boas chances de que chuvas atinjam a prova no domingo. Sites prevêem 50% de chances de chuva no domingo e 20% no sábado, dia da classificação.

A região em torno do circuito tem um clima costumeiramente instável, o que transformou a prova de 2007 em  loteria. Chuva e temperaturas médias são boa notícia para Sebastian Vettel e Mark Webber: tanto na Malásia quanto na China — provas realizadas sob chuva intensa e temperaturas baixas — a Red Bull se mostrou um duro desafio para a Brawn.

Coadjuvantes para se observar

RENAULT — Mesmo que descrentes de que atinja os mesmos bons resultados do ano passado, a Renault de Nelsinho Piquet e Fernando Alonso promete boas atualizações para esse final de semana: Pat Symonds adiantou que o R29 terá novas calotas, tampa de motor e refinamentos na asa dianteira. Em conjunto com as atualizações, a chuva pode finalmente trazer boa perspectiva de pódio para super campeão Fernando Alonso, o vencedor do último GP realizado em Nurburgring.

FORCE INDIA — A simpática Force India está à beira de conseguir marcar os seus primeiros pontos desde que Vijay Mallya assumiu como dono da equipe. Depois de Silverstone e Mônaco, o carro se estabeleceu como um forte competidor no meio do grid, deixando para trás inclusive a super-poderosa McLaren do atual campeão Lewis Hamilton. Será que a equipe de Mallya finalmente conquistará o seu grande resultado na casa da sua ornecedora de motores a Mercedes-Benz?

RUBENS BARRICHELLO — ninguém prestou atenção devidamente, mas Rubens dominou Jenson Button durante todo o último final de semana de corrida. Assim como em Silverstone, Rubens já venceu em Nurburgring. Se o brasileiro mantiver o bom desempenho na Alemanha, esse poderá ser a conirmação do seu grande momento no campeonato.

Discussão

12 comentários sobre “Prévia do GP da Alemanha de 2009

  1. Voltaram os rumores da briga FOTA X FIA…. tem fundamento ou é notícia requentada?

    Publicado por fernando-ric | 09/07/2009, 10:38 am
  2. FOTA CHAMPIONSHIP NELES!

    A F1 na mão de quem está já foi pro pau faz tempo gente. Agoniza por aparelhos.
    Não é possível que o campeonato seja disputado ante à tamanha e irresponsável INSEGURANÇA e INSTABILIDADE, técnica, regulamentar, jurídica e comercial.

    Max é tão medonho, que virou a mesa quando soube que o acordo celebrado dava ares de vitória à FOTA. O cara é um psicopata, e já merece maiores cuidados médicos. Eu disse aqui no dia em que saiu a notícia de paz: Não há vencedores nem vencidos, quem sai ganhando é a F1, o esporte.

    Agora se a pessoa que colocaram lá pra presidir a FIA não pensa assim, que bela m… de presidente a entidade tem, não?

    Esse ano, quase não falamos sobre o campeonato, sobre os pilotos. É só FIA/FOTA/FOM.

    A gente fica se matando aqui e no final das contas tudo se ajeita, tudo se resolve, e ficamos com cara de bobos.

    QUE CAMPEONATO HORRÍVEL! PRA ESQUECER!

    Publicado por Iomau | 09/07/2009, 10:57 am
  3. Becken,

    ONDE ESTARÁ MARK WINCKELHOCK???

    Publicado por Iomau | 09/07/2009, 11:03 am
  4. Becken, e quanto à Ferrari e Felipe Massa, alguma novidade ?
    Existe alguma possibilidade de que a evolução dos últimos GP’s continue e nos traga novas surpresas pra este final de semana ?

    Publicado por Gustavo Perim | 09/07/2009, 11:45 am
  5. Torço muito para isso… espero que no domingo, após mais uma vitória, Vettel já esteja em 2º no campeonato e partindo para caçar e alcançar Jenson “Sou o melhor de todos os tempos” Button.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 09/07/2009, 12:12 pm
  6. Becken, e quanto à Ferrari e Felipe Massa, alguma novidade ?
    Existe alguma possibilidade de que a evolução dos últimos GP’s continue e nos traga novas surpresas pra este final de semana ?

    Interessante vc perguntar isso, Gustavo, pois não há nada de novo, em parte alguma, sobre o que a Ferrari pretende fazer nas próximas corridas ou mesmo na Alemanha. A única coisa que li, em toda a parte, foi a costumeira PR (comunicados da própria assessoria de imprensa da Ferrari) pré-corrida.

    Eu acho que eles definitivamente estão de olho em 2010, talvez — como a McLaren — usando as próximas corridas para recolher dados e descobrir o que houve de errado com o carro atual, algo que acredito tenha sido o KERS — artigo que estoua acabando para postar amanhã…

    Abs

    Publicado por Becken Lima | 09/07/2009, 12:37 pm
  7. Becken,

    ONDE ESTARÁ MARK WINCKELHOCK???

    Confesso não saber — Talvez o Filipe Furtado saiba de algo — mas é um belo tema para post…

    Abs

    Publicado por Becken Lima | 09/07/2009, 12:39 pm
  8. Gustavo e Becken,
    Sobre a Ferrari realmente não há muitas informações.
    Mas é provável que não haja melhoras significativas no carro para essa corrida.
    O que eu sei é que a equipe já estaria pensando em 2010. O mesmo que tem feito a McLaren.
    Assim, 2009 serviria apenas como “laboratório” para testes a partir de agora.

    Publicado por Will | 09/07/2009, 1:35 pm
  9. Winkellock voltou para DTM. Anda sempre no bloco intermediario (o melhor resultado nas 3 provcas deste ano foi um 4o.), mas dos tres pilotos da categoria que disputaram etapas da F1 (Albers, Ralf) é geralmente o melhor.

    Publicado por Filipe Furtado | 09/07/2009, 3:26 pm
  10. “Sobre a Ferrari realmente não há muitas informações.
    Mas é provável que não haja melhoras significativas no carro para essa corrida.
    O que eu sei é que a equipe já estaria pensando em 2010. O mesmo que tem feito a McLaren.”

    Will,
    O Lívio traz um trechinho de entrevista do Massa, onde o brasileiro comenta:“Temos algumas novidades para esta prova. Não dá para lutar lá na frente, mas continuar somando pontos sim.”
    Quanto a McLaren, é muito estranha a declaração dada semana passada pelo Martin dizendo q parariam de trazer pequenas novidades e q quando viessem com essas eram pra ser bem grandes e q isso n seria na Alemanha. Hj Hamilton disse q ele e o Kova teriam pacotes diferentes nos treinos desse final de semana.
    Ora, mudaram de idéia?

    Publicado por Leandro Magno | 09/07/2009, 6:44 pm
  11. Leandro, tomara que o Massa tenha novidades. Mas, como ele mesmo disse, serão pequenas. Apenas para continuar na zona de pontuação (o que já será um grande avanço se analisarmos o início da temporada da Ferrari).

    Quanto a McLaren eu realmente não vi essa declaração do Martin. Eu vi apenas uma entrevista com o Lewis na qual ele dizia já estar “preparando o carro para 2010” e que as melhorias ainda seriam modestas nesse ano.

    Talvez tenham mudado de ideia então…

    Abs

    Publicado por Will | 09/07/2009, 7:52 pm
  12. Alguém conseguiu contar quantos andares tem o novo difusor do Hamilton?
    É impressão minha ou ele tava fazendo a curva 8 10km/h acima dos concorrentes?

    Publicado por Leandro Magno | 10/07/2009, 11:19 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: