//
você está lendo...
ARTIGOS

Peso dos carros revela vantagem de Mark, pressão sobre Vettel e a volta de Lewis Hamilton à boa forma

FOTO: McLaren/Divulgação lewisincharge light(LEWIS DE VOLTA: o atual campeão do mundo volta à boa forma e pode ser a grande ameaça a Button e Vettel amanhã)

A publicação dos pesos dos carros revelou interessantes surpresas. A primeira é quanto aos três grandes personagens da classificação, que foram mesmo Mark Webber, Lewis Hamilton e Adrian Sutil.

Mark larga com quase seis voltas de vantagem sobre as Brawns de Barrichello e Button. Ainda que com a mesma quantidade de combustível que Sebastian Vettel, Mark enfiou dois décimos de segundo no jovem alemão, que parece claramente pressionado por correr em casa.

Em mais de uma vez nessa temporada Sebastian Vettel mostrou que ultrapassar é um dos seus pontos fracos como piloto top. No Bahrein, Turquia e Espanha Sebastian permaneceu impassível atrás de carros mais lentos. Como ele se comportará amanhã atrás de adversários mais lentos tendo um carro superior?

O alemão Adrian Sutil dá espetáculo em frente a sua torcida

Adrian Sutil foi o outro grande nome da classificação, batendo as duas Ferraris com o carro mais pesado entre os dez do Q3. Adrian poderá ser pego pelo KERS das duas Ferraris, mas o seu trabalho hoje de manhã pode ser considerado uma das grandes atuações na classificação em 2009.

O fator Lewis Hamilton na corrida e na largada

A Mclaren antecipou o pacote de atualizações programado para a Hungria e os dois carros surpreendentemente voarem em Nurburgring com Martin Whitmarsh estimando que a equipe ganhou 7 décimos de segundo desde Silverstone. Lewis tem uma das melhores largadas no grid, o que em 2007 nessa mesma pista o permitiu pular de décimo para quarto na primeira curva. Com o KERS em suas mãos, ele poderá ser a grande ameaça para as Red Bulls e Brawns logo à sua frente.

De olho em Fernando.

O espanhol foi batido pela chuva hoje, mas a boa forma da sua Renault — demonstrada pela décima posição de Nelsinho Piquet — nos dá uma boa perspectiva para ver mais um show de Fernando amanhã.

Com chuva, promessa de uma prova emocionante e imprevisível

A classificação de hoje pode ter sido uma boa amostra do que ocorrerá na corrida. Com os pneus slicks a pista torna-se um sabão quando molhada, mas sob chiva leve seca rapidamente — o que tornará a prova um caos com múltiplos pit-stops. Com as McLarens emboladas na ponta do grid armadas de KERS, Sebastian Vettel largando de trás e Mark Webber na ponta, essa promete ser a mais emocionante corrida do ano.

Pesos dos carros e estimativas de primeira parada

Posiç. Piloto Peso do carro
Combust (kg) 1ª parada (estim.)
1 Mark Webber 661 56 21
2 Rubens Barrichello 647 42 15
3 Jenson Button 644 39 14
4 Sebastian Vettel 661 56 21
5 Lewis Hamilton 654 49 18
6 Heikki Kovalainen 664 59 22
7 Adrian Sutil 678.5 73.5 28
8 Felipe Massa 673.5 68.5 26
9 Kimi Raikkonen 674 69 26
10 Nekson Piquet Jnr 676 71 27
11 Nick Heidfeld 681 76 29
12 Fernando Alonso 668.2 63.2 24
13 Kazuki Nakajima 683.6 78.6 30
14 Jarno Trulli 683.7 78.7 30
15 Nico Rosberg 689.6 84.6 32
16 Robert Kubica 673.5 68.5 26
17 Sebastien Buemi 674.5 69.5 26
18 Giancarlo Fisichella 662.5 57.5 21
20 Sebastien Bourdais 689.5 84.5 32
19 Timo Glock 662.3 57.3 21

FONTE: F1fanatic.co.uk

Anúncios

Discussão

8 comentários sobre “Peso dos carros revela vantagem de Mark, pressão sobre Vettel e a volta de Lewis Hamilton à boa forma

  1. http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/os-carros-da-brawn-sao-os-mais-leves-do.html
    Becken e seus leitores:
    divulgando mais uma vez o nosso blog, o Histórias e Velocidade.
    E agora, com vários posts tentando entender o dia dessa clasisficação em Nurburgring. O último post, feito por mim e pelo Jobson, traz nossos pitacos para a corrida. Confiram!

    Publicado por Ridson | 11/07/2009, 7:22 pm
  2. Amigo Becken,
    Vou lhe perguntar de novo… rs.
    Vc vê alguma justificativa lógica para o Nelsinho largar mais pesado que o Alonso mesmo largando na frente?
    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 11/07/2009, 7:30 pm
  3. Olá Becken,

    Ainda aguardamos com ansiedade o post sobre as semelhanças entre Alonso e Senna. Não entenda como cobrança, até porque não tenho legitimidade para fazê-la! Trata-se apenas de uma lembrança de quem não tira o assunto da cabeça!!!

    Grande abraço!!!

    Publicado por Desmond | 11/07/2009, 7:52 pm
  4. Amigo Becken,
    Vou lhe perguntar de novo… rs.
    Vc vê alguma justificativa lógica para o Nelsinho largar mais pesado que o Alonso mesmo largando na frente?
    Abs.

    No problem, Anselmo…

    Os pilotos eliminados no Q2 [como o Alonso] não são OBRIGADOS a largar com o combustível que terminam essa fase da classificação. Os que avançam até o Q3, no entanto, SIM, são obrigados a largar com a mesma quantidade combustível com a qual completam a sua última volta lançada.

    Nelson certamente optou por fazer as suas voltas finais no Q3 PESADÃO, enquanto Alonso, já eliminado, optou por largar mais leve da 12ª posição. Ele poderia TAMBÉM largar mais pesado pois tinha flexibilidade, permissão no regulamento para fazê-lo.

    Essa FLEXIBILIDADE EM TERMOS DE QUANTIDADE COMBUSTÍVEL é a única vantagem ao ser eliminado nas duas primeiras fases da classificação…

    Publicado por Becken Lima | 11/07/2009, 7:53 pm
  5. Desmond – Eu tenho esse texto pronto, mas estou esperando uma hora oportuna para postá-lo. Sempre prefiro que um post tenha alguma relação com temas atuais.

    Prometo que farei logo, talvez nessas férias de meio de ano da F1 em que assuntos rareiam…

    Publicado por Becken Lima | 11/07/2009, 7:58 pm
  6. Nurburgring adora nos premiar com surpresas. Mais até do que Mônaco, historicamente falando. Não digo nada se o Sutil não levar a vitória… mas uma coisa é importante: para a corrida se tornar verdadeiramente imprevisível, a largada deve ser dada em pista seca. Com chuva, a hierarquia acaba ficando mais ou menos a mesma.

    Publicado por Hugo Becker | 12/07/2009, 1:50 am
  7. Acho o Kovalainen bem fraquinho…

    Mas tá todo mundo esquecendo que ele tem um carro desatualizado em relaçao ao de Hamilton, está 10kg mais pesado e mesmo assim larga imediatamente atrás.

    Vamo chutá: no seco, na largada Hamilton pula pra 3 segurando Button e Vettel atrás dele. No molhado, Webber mantém a ponta, Barrichello em segundo e Vettel em 3º.
    Torço pro Button bater e animar esse campeonato!

    Publicado por Lucas | 12/07/2009, 6:40 am
  8. Ok Becken, obrigado.
    Essas são as regras.
    O meu espanto é que o Nelsinho sempre saiu entupido de gas porque largava atrás do Alonso e, desta vez, mesmo largando na frente a estratégia será a mesma. Entendeu?
    De qualquer forma, que diferença faz? É a última corrida dele mesmo (magoei).
    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 12/07/2009, 9:01 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: