//
você está lendo...
ARTIGOS

Depois de enorme superação, Mark Webber vence sua primeira corrida na Formula 1

markvencenalamanha

Depois de 130 largadas o veterano Mark Webber finalmente vence a sua primeira corrida na F1, tornando-se o piloto que mais provas disputou antes de vencer a sua primeira.

Comprovando que o RB5 é o melhor carro da Formula 1 no momento, Webber venceu de forma dominadora, superando uma penalização — resultado de uma colisão com Rubens Barrichello na largada — e trazendo o seu apagado companheiro, o alemão Sebastian Vettel, em segundo.

A emocionante vibração de Mark via rádio após receber a bandeirada final é o resultado de uma incrível sequência de superações esse ano. Mark recuperou-se de múltiplas fraturas na perna após um acidente ciclístico ao fim de 2008 e a sua equipe, a Red Bull, está claramente voltada para o seu primeiro e ainda imaturo piloto, que por si só já é um grande desafio com o seu enorme potencial.

Felipe Massa, o amigo fiel

Um dos pontos chaves para a sua vitória hoje foi cumprir a penalização ao mesmo tempo em que Rubens Barrichello parava para a sua primeira troca de pneus e reabastecimento na volta 14. Enquanto Rubens retornava logo atrás de Felipe Massa, Mark teve pista livre para impor bom ritmo e abrir considerável diferença até a sua próxima parada para reabastecimento e troca de pneus — descontando assim o déficit da penalização.

Há nesse momento muita discussão sobre a equivocada estratégia de três paradas da Brawn GP e a troca de posições entre os seus dois pilotos ao fim da corrida, mas o que de fato destruiu as chances de vitória de Rubens Barrichello foi permanecer atrás da Ferrari com KERS de Felipe Massa na segunda perna de corrida e um problema técnico na mangeura de reabasteciemnto. Sem o problema no reabastecimento — algo comum — e sem Felipe à sua frente, Rubens teria chances de no mínimo um pódio, mas é bem possível que a própria diferença nas estratégias de Brawn (três paradas) e Red Bull (duas paradas) fosse o suficiente para negar-lhe uma vitória ao fim da corrida.

O resto

— MASSA EXTRAI O MÁXIMO DESSA POBRE FERRARI: Felipe Massa fez mais outra grande corrida hoje tirando desse pobre carro o que ele definitivamente não tem. Partindo da 9ª posição, o brasileiro amealhou o seu primeiro pódio esse ano — um desempenho soberbo se comparado com o do seu companheiro que cometeu o crime de novamente (a primeira foi em Mônaco no ano passado) destruir as chances de pontos da Force India ao colidir e danificar a asa dianteira do alemão Adrian Sutil.

— WEBBER FURA PNEUS DE LEWIS: O lamento fica por conta de Lewis Hamilton, que fez uma grande largada mas teve o pneu traseiro direito furado por Mark Webber. Certamente Lewis extrairia um bom resultado — talvez até um pódio — dessa nova e revisada McLaren que ao menos promete para o Gp da Hungria.

— FISICHELLA PROVA FORÇA DOS INDIANOS: Giancarlo Fisichella repetiu o seu desempenho de Silverstone e fez outra grande corrida hoje. Talvez haja alguma relação com a recém adquirida boa forma da McLaren, mas a equipe de Vijay Mallya se firma como quinta força no meio do grid. Alcançar a zona de pontuação parece algo eminente nas próximas corridas.

O campeonato e o domínio da Red Bull

A vitória de hoje deve ter sido um choque de realidade para a Brawn. A equipe finalmente pode ter dado conta de que a Red Bull tem um carro superior em qualquer pista, marchando firme agora para destruir a vantagem da Brawn em ambos os campeonatos, tanto no de construtores quanto no de pilotos.

A tentativa de Ross Brawn em colocar os seus pilotos em estratégias extremas e arriscadas é um sinal de que a equipe está sob pressão, situação que não será ajudada pelas reclamações de Rubens Barrichello ou qualquer distúrbio interno.

Para quem dava esse campeonato como favas contadas a favor de Jenson, verá talvez uma emocionante segunda fase com a Red Bull firme no encalço da Brawn.

Discussão

8 comentários sobre “Depois de enorme superação, Mark Webber vence sua primeira corrida na Formula 1

  1. O Barrichello perdeu muito tempo atrás do Massa mesmo. A corrida poderia ser mais complicada pro Webber, mas provavelmente ganharia de qualquer jeito. Vettel poderia ficar preso atrás do Barrica.

    Como culpar a Brawn por fazer 3 paradas se os pneus não aguentavam nem 15 voltas? Só conseguiram usar os pneus duros quando a pista já estava bem emborrachada.
    Estranho esse desgaste escessivo nos pneus traseiros das marca-texto, que teoricamente seriam “easy on the tires”.

    Se Hamilton tivesse acertado a primeira curva, poderia brigar por podium. Uma pena.

    Publicado por KBK | 12/07/2009, 1:57 pm
  2. Sinceramente, não vejo como o Webber tenha furado o pneu do Hamilton, na minha opinião ele conseguiu fazer isso sozinho, indo passear lá longe, depois de se perder na primeira curva…a mazela não pode ser creditada ao australiano.

    Publicado por Edgard | 12/07/2009, 2:49 pm
  3. Sinceramente, não vejo como o Webber tenha furado o pneu do Hamilton, na minha opinião ele conseguiu fazer isso sozinho, indo passear lá longe, depois de se perder na primeira curva…a mazela não pode ser creditada ao australiano.

    Ao menos o PRÓPRIO WEBBER (na coletiva pós-corrida) creditou a SI MESMO a mazela do Hamilton:

    Q. Mark, you mentioned the incident at the start with Rubens. A lot of people have described it as very aggressive. It was a very aggressive drive generally but some wheel banging from you on the run down to turn one. Take us through it.

    MW: I knew my start wasn’t absolutely fantastic and I just moved across a little bit and as soon as I hit him I said ‘there he is.’ It was a bit of a surprise. I think I clipped the back of Lewis (Hamilton) if that was Lewis. I am not sure which McLaren it was. I lost a little bit of the front wing endplate I think but with these KERS cars and the way the mirrors are set up on these cars now, all the aerodynamic stuff, everyone is in similar situation. It was a difficult first run to the first corner but we got away okay

    Publicado por Becken Lima | 12/07/2009, 2:57 pm
  4. Concordo que o principal problema de o Rubens ter tido um mau resultado tenha sido o tempo perdido atrás do Massa.
    Mas, mesmo assim, ele poderia ter conseguido algo melhor não fossem os erros da Brawn.

    Publicado por Will | 12/07/2009, 3:41 pm
  5. Mark andou bem demais hoje.
    Não acredito que será campeão, nem que irá disputar o título. Mas não duvido também.

    Lewis Hamilton foi muito otimista na primeira curva. Numa linha de 3 sempre vai sobrar pra quem está do lado de fora. Grande largada, mas uma grande manobra só é mesmo grande se completada.

    E Vettel foi apático demais.

    A Brawn roubou Rubens mesmo. Teve seus motivos. Mas é cruel dizer que não tem piloto nº1 e depois aprontar uma dessas.

    Publicado por Lucas | 12/07/2009, 4:48 pm
  6. Massa andou bem, mas não foi soberbo. Até o acidente com o Sutil, Kimi tava na cola do Massa. Depois que ele perdeu um defletor direito no toque com o alemãozinho (que disse não haver culpado) o Massa conseguiu vantagem…

    Publicado por KBK | 12/07/2009, 6:28 pm
  7. Becken,
    O q é esse tal de “KERS hybrid” q os caras da McLaren falaram o final de semana inteiro?

    Publicado por Leandro Magno | 12/07/2009, 8:22 pm
  8. O q é esse tal de “KERS hybrid” q os caras da McLaren falaram o final de semana inteiro?

    O que eu sei é que o carro esporte que a McLaren lançará — que tem a sua construção gerenciada por Ron Dennis “himself” — será híbrido, o popular flex no Brasil, e talvez use o KERS da equipe que parece ser realmente o melhor da F1.

    Publicado por Becken Lima | 12/07/2009, 8:35 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: