//
você está lendo...
ARTIGOS

Ferrari acelera desenvolvimento do carro para 2010 e investe em tecnologia virtual

FOTO: Ferrari/Divulgação novobico(NINGUÉM PERCEBEU: Na última sexta-feira, a equipe já pôs um componente (novo bico) para 2010 em pista)

A orgulhosa Ferrari está decidida a não repetir essa decepcionante temporada de transição nas regras da Formula 1. Para isso a equipe parece a pleno vapor no desenvolvimento do seu novo projeto que — segundo o respeitado Pino Alevi do Gazzeta delo Sport — estará devidamente encarnado em um carro na escala de 60% do tamanho normal a ser testado no túnel de vento da equipe em Maranello ao fim desse mês.

A expectativa é que o novo modelo, com 100% da escala, esteja pronto em Outubro e o novo bico testado em Nurburgring pode ser encarado como um dos primeiros “highlights” aerodinâmicos do que virá de Maranello em 2009.

Desafios para 2009

Assim como para o resto das outras equipes, duas linhas mestras estão guiando o desenvolvimento desse novo carro pela Ferrari: o abandono do KERS e o banimento do reabastecimento. Esses dois parâmetros acabarão por forçar os engenheiros a retrabalhar a distribuição de peso e aumentar o tamanho dos tanques de combustível, o que por tabela afetará toda a estrutura dos novos modelos.

Ferrari melhora seu centro de simulação virtual

Com o banimento dos testes e limitação no uso do túnel de vento, a Ferrari mudará parte da sua abordagem prática no desenvolvimento dos novos projetos e deverá seguir o approach da McLaren (que se revelou outro fracasso esse ano), concentrando esforços no desenvolvimento virtual dos seus modelos.

A Scuderia investiu quase US$ 10 milhões em seu centro de desenvolvimento virtual, que contará agora com um simulador dinâmico a ser instalado em Maranello pela Moog — fornecedora mundial de tecnologia de simulação virtual para a indústria aeroespacial.

O novo simulador oferecerá aos pilotos maior imersão no processo de desenvolvimento de um carro, o que será muito útil na precisão das impressões  que eles reportarão aos engenheiros.

Espera-se que o novo centro estréie entre Dezembro e Janeiro em Maranello, o que oferecerá mais flexibilidade que o simulador usado hoje pela equipe no Centro de Pesquisas da Fiat, mais dedicado e próprio para carros esportes e de série do que de competição.

Anúncios

Discussão

8 comentários sobre “Ferrari acelera desenvolvimento do carro para 2010 e investe em tecnologia virtual

  1. Pela antecedência com que estão planejando a próxima temporada, eu acredito que Ferrari e McLaren voltarão a ser favoritas em 2010.
    Já dá para observar as evoluções que conseguiram ainda nesse ano. E isso é muito bom para entrar no campeonato com força total ano que vem.

    Publicado por Will | 17/07/2009, 1:58 pm
  2. Ou seja,

    Brawn olha para a BMW e diz: “EU SOU VC AMANHÔ

    Publicado por Iomau | 17/07/2009, 2:55 pm
  3. É bom lembrar que esta história de começar logo a concentrar esforços no carro do ano seguinte não garante nada como a BMW este ano bem prova. E era uma estrategia mais util ano passado dado o tamanho das mudanças. A tendencia é Ferrari e McLaren melhorarem, porque tem recursos e é muito mais facil copiar o que deu certo com outras equipes num projeto novo do que adaptar soluções ao chassis deste ano.

    Publicado por Filipe Furtado | 17/07/2009, 3:34 pm
  4. Interessante, mas… acredito muito mais em engenheiros experientes do que simuladores.
    O conjunto não é simplesmente a soma das partes….
    Repetindo o Felipe, não garante absolutamente nada.

    Publicado por KBK | 18/07/2009, 3:11 am
  5. Aproveitando que esta parado aqui, vou colocar um off-topi c da ferrari.

    Assistindo essa briga de posicao, com ultrapassagens espetaculares, gostaria de fazer uma pergunta ao pessoa ai.

    Se fosse nos dias de hoje o que voces acham que teria acontecido ?

    1) Stop and Go para ambos

    2) Bandeira Preta para os DOis

    3) Exclusao do Campeonato

    Eu aposto no 3. por muito mesmo o pessoal da stop em go, isso ai os Comissarios de corrida iriam morrerrrrr

    Publicado por Claudio CArdoso | 18/07/2009, 9:04 am
  6. claudio, nos tempos de hoje não iria acontecer nada, porque os carros são feitos de uma maneira que não permite brigas assim. acho que no início da temporada até pudemos ver muitas ultrapassagens, mas depois que a FIA liberou o difusor trapaceiro tudo voltou à chatice de antes. muito obrigado, ross brawn.

    Publicado por andre | 18/07/2009, 10:54 am
  7. Continuando o Off-Topic:

    Se fosse o Lewis Hamilton naquela situação, teria feito a ultrapassagem jogando o adversário pra fora da pista, espalhando o carro pra linha externa da curva, não deixando qualquer possibilidade de do adversário se recuperar.

    O que eu vejo alí são dois pilotos chegando no limite do carro, do talento e do arrojo sem esquecer o “Fair Play”. Grandes Pilotos, Grandes Atitudes… Não vejo mais isso na F1 atual.

    Publicado por i.David | 18/07/2009, 1:07 pm
  8. Andre ->

    Discordo de voce sobre a questao que nao aconteceria nada.

    Ja tivemos inumeros exemplos que por muito menos, tanto o Massa como o Hamilton ano passado foram punidos, e por situacoes muiiito menores que naquele video.

    Publicado por claudio cardoso | 19/07/2009, 11:53 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: