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Renault suspensa para a próxima corrida. Seria correto Alonso substituir Massa?

FOTOS: Transmissão fernnowheel

A FIA resolveu usar a Renault como bode expiatório e baniu a equipe em decorrência do incidente em que Fernando Alonso perdeu uma roda após um desastrado pit-stop da equipe no GP da Hungria, agora de manhã. A Renault apelará da decisão da FIA, mas Fernando está oficialmente fora do GP da Europa que será realizado em sua casa, em valência, Espanha.

Tirar um dos maiores ídolos do esporte da corrida que se realizará em sua casa é uma medida extrema,  anti-comercial, impopular e ilustra bem a velha inconsistência da FIA na aplicação de suas próprias regras. Por que então a entidade não penalizou a Brawn GP após o incidente com Felipe Massa ontem? A FIA também deveria responder à leniência com que tratou Kimi Raikkonen hoje na dupla colisão do finlandês contra Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, com a gravidade de que o alemão luta duramente pelo título.

Fernando no lugar de Felipe?

Como era de se esperar, já há uma série de rumores pela internet em fóruns e blogs de que em Valência Fernando poderá substituir Felipe Massa.  É quase certo que o brasileiro levará um longo tempo para se recuperar de seus ferimentos — cerca de dois meses.

Há muitos obstáculos para uma substituição dessas — de contratuais a políticos — e é algo quase improvável. A possessa reação de Galvão Bueno à sugestão feita por Nick Lauda hoje de que Felipe poderia ser substituído por Michael Schumacher, é um bom exemplo de como a decisão poderia ser um tiro no pé político da equipe frente à popularidade de Massa no Brasil e na Itália.

E você, acha que seria correto a Ferrari substituir Felipe Massa por Fernando Alonso? Responda à enquete, mas fique à vontade para opinar na sessão de comentários.

Discussão

35 comentários sobre “Renault suspensa para a próxima corrida. Seria correto Alonso substituir Massa?

  1. Becken,

    Seria uma canalhice com o Massa.
    A menos que corressem com o Kimi e no lugar dele entrasse o piloto reserva. E vc sabe que sou torcedor do Kimi e do Nelsinho. Mas, num momento desses isso não importa.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 26/07/2009, 4:32 pm
  2. Duas loucuras.

    1º – Essa punição a Reanult é ridicula, isso é coisa pra idiotas.

    2º – O respeito que hoje a Ferrari tem com o Massa não caberia uma arbitrariedade dessas, afinal são contratos a se cumprir, Renault não liberaria o piloto e a Ferrari tem reservas pra isso.

    Temos duas notícias a debater nessas semanas antes de Valência, Nelsinho e Massa, o resto pra nós brasileiros serão detalhes.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/07/2009, 4:41 pm
  3. Becken,

    Quem vc acredita que vai estar no lugar do Massa ?

    Nao acredito no Gene e tao pouco no Luca Badoer, existe a possibilidade de alguem da GP2 entrar ?

    Vc lembra que 1999 o Mika Salo substituiu ao Schumacher mesmo tendo o Badoer como reserva.

    Trazer o Alonso seria impossivel, por patrocinadores e contratos e nao teria sentido e ao meu ver eh mais uma fofoca que uma real possibilidade..

    Tomara que o Massa volte logo , bem e com velocidade….

    Nao acho que a Brawn deveria ser punida por que nao acredito que houve negligencia ao contrario da Renault que tudo foi aparente e imagine se o pneu acerta a alguem..mas excluir o time de um GP nao tem sentido , quem sabe uma multa mas excluir do GP de Valencia imagina como nao devem estar os patrocianadores da Renault e os promotores do GP na Espanha…nem o Briatore merece isso.

    Bom a ver como vem os proximos capitulos dessa novela.

    Que corrida do Hamilton !

    Que pena que o Webber soh descontou 4 pontos tomara que a RBR consiga seguir tirando pontos do Button para o bem do campeonato.

    Um abraco,

    Publicado por Fernando Piccione | 26/07/2009, 4:57 pm
  4. Becken,

    A punição da Renault foi por não ter comunicado ao Alonso para que ele pudesse parar imediatamente antes que a roda se soltasse e acontecesse outra m*rda como a que matou o Surtess.

    Por isso acho que a FIA está 50% certa.

    Para ficar 100% certa devia punir também o Alonso porque quando deu para ver que a roda estava soltando ele devia ter parado e não o fez. Continuou até ela soltar completamente, pondo em risco as outras pessoas.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 26/07/2009, 5:24 pm
  5. E a Ferrari deve abandonar o campeonato de construtores por conta do acidente do Massa? Ela deve colocar o melhor piloto disponível para continuar lutando por pontos e vitórias. Quando o Felipe ficar bom, ele volta.

    Patético imaginar a Ferrari com um carro só na pista e os mecânicos chorosos no box. The world must go on.

    Abraços e sucesso,

    Publicado por Nelson | 26/07/2009, 5:33 pm
  6. E UM ABSURDO ESTA DECISAO DA FIA E MAIS ABSURDO AINDA ACHAR QUE ALONSO PODE SUBSTITUIR MASSA SO UM IDIOTA PARA CHEGAR A ESTA CONCLUSAO AGORA FALANDO EM SEGURANÇA ESTE TIPO DE ACIDENTE SERIA EVITADO COM UMA BOLHA DE SEGURANÇA FABRICADA EM POLICARBONATO SIMPLES NAO0

    Publicado por osvaldo jose pimenta | 26/07/2009, 6:35 pm
  7. A punição a Renault é ridicula e jamais aconteceria em qualquer outro fim de semana. Agora concordo com a não punição ao Kimi, mas por outro lado é mais uma evidencia de que os comissarios tem posturas diferentes quando os carros vermelhos fazem certas coisas.

    O unico cenário onde o Alonso substituir o Massa é se a seguinte combinação improvavel de eventos acontecesse: 1) Alonso já tivesse acertado com a equipe 2) a aposentadoria do Kimi já estivesse acertada 3) os medicos concluissem que o Massa não teria condições de correr até o fim da temporada. Neste caso, a Ferrari e o espanhol poderiam tentar a liberação dele junto aos franceses.

    Diria que é quase certo que o Gené será o piloto substituto (ele tem a vantagem sobre o Badoer de correr ocasionalmente em carros esportivos, até onde eu sei o italiano não disputa uma prova oficial de nada faz alguns anos). Em 99, optaram pelo Salo, mas é porque havia um piloto razoavelmente bem cotado desempregado no mercado. Eu diria que existe uma pequena (bem pequena) chance da equipe decidir que seus pilotos de teste não entram num F1 faz tanto tempo (fevereiro) que seria uma boa ideia entregar o carro ou ao Bourdais (que ao menos conhece os motores) ou ao Nelsinho (que pode contar com lobby do proprio Massa); este cenário não deiaria de ser interessante já que o sortudo estaria basicamente correndo para tentar salvar a carreira dele. Mas se eu fosse apostar dinheiro seria no Gené.

    Publicado por Filipe Furtado | 26/07/2009, 6:45 pm
  8. Já me manifestei anteriormente e mantenho a posição: seria extremamente desrespeitoso com o Massa ver o Alonso no seu lugar. Seria uma punhalada pelas costas. O Filipe citou o Bourdais, seria uma boa opção. Afinal, o Kimi também tem que dar conta do recado nesses últimos meses, ele ganha uma fortuna justamente pra não precisarem depender do Massa.
    Eu, particularmente, prefereria o Schumacher, acho que seria até como uma homenagem ao amigo Felipe, se bem que corre o risco de ele querer depois continuar…
    Agora Alonso não!

    Publicado por Carlos T. | 26/07/2009, 6:56 pm
  9. Ah, o Villeneuve também, este certamente iria adorar!

    Publicado por Carlos T. | 26/07/2009, 6:56 pm
  10. Pra mim Badoer é quem tem que substituir o Massa afinal ele é o piloto reserva do time. Quanto a punição da Renault achei extrema mais compreensível, afinal o time cometeu um grave erro ao não falar para Alonso encostar o carro, se aquela roda batesse em algum carro, com certeza teríamos um acidente de proporções terríveis. Espero que isso sirva de exemplo para os outros times. Ao meu ver o assunto mais contestável é o fato do Kimi não ter levado uma punição no incidente na largada, pois se não fosse o reflexo de Hamilton e posteriormente do Vettel, teríamos uma grande confusão. Mas os critérios da FIA realmente não são compreendidos.

    Publicado por Hugle | 26/07/2009, 7:07 pm
  11. Boato mais infundado, como um piloto com contrato em vigência e pilotando pode ir subistituir um piloto de outra equipe.
    É cada uma…

    Publicado por Ron Groo | 26/07/2009, 7:45 pm
  12. Achei a punição merecida, afinal aquilo foi irresponsabilidade. Se a roda solta logo depois do alonso voltar para a pista, ele poderia ter sofrido um acidente e havia metade do grid atrás dele para atropelar a roda. Sem contar nos riscos para os fiscais de pista (vide VilleneuveXRalfSchu. – Austrália). O certo seria a renault ter avisado logo o Alonso.
    Duvido que mantenha essa punição, mas apenas devido à próxima corrida ser na Espanha. Talvez punam a renault apenas com a perda dos pontos na próxima rodada, ou a perda de algumas posições no grid. Mas admito que se não fossem os dois ultimos acidentes, esse fato seria lembrado apenas como mais uma lambança dos mecânicos da Renault. (alguém lembra Hungria 2006?)

    Achei interessante a suposição do Bourdais na Ferrari. Todos sabem que ele não chega aos pés da dupla atual, mas ele tem muito mais ritimo de corrida que os reservas da Ferrari, afinal foi demitido semana passada, E o empresário dele é o Nicholas Todt!!!!!

    Esse blog fica cada dia melhor….

    Publicado por Brisot | 26/07/2009, 8:18 pm
  13. Concordo com a impossibilidade (contratual, inclusive) do Alonso…se fosse assim, eles não teriam de aparecer de macacão branco, quando dos testes anteriores a 31 de dezembro do ano de final de seus contratos, não teriam que desmentir contratos firmados, antes do prazo etc, etc.
    Agora, como lembraram antes, tem que colocar o melhor piloto possível, pois a equipe ainda luta pelo campeonato…mas, quem estaria em condições, a esta altura?

    Publicado por Edgard | 26/07/2009, 8:21 pm
  14. Por que não pensar no Nelsinho para substituir o Massa? Ele está para ser demitido da Renault, e tem mais ritmo de corrida que os pilotos reservas da Ferrari. Seria menos polêmico que o Alonso, acho.

    Publicado por alexandre | 26/07/2009, 8:37 pm
  15. Se fosse no ano passado, o Schumi toparia. Nesse ano, creio q n vai querer. Mas q as mãos dele deve estar coçando, deve.
    Imaginemos….: Schumi, Vettel, Hamilton e Alonso, numa pista tipo Spa, disputando as curvas…
    Seria a cereja do bolo desse grande campeonato.

    Publicado por Leandro Magno | 26/07/2009, 8:53 pm
  16. http://historiasevelocidade.blogspot.com/

    Becken e galera que acompanha o F1 Around, der comentem lá no blog sobre a punição sobre a Renault, e a não punição sobre kimi Raikkonen, que parece ter o peso político da Ferrari e do momento tenso extra-pista antes do Pacto de Concórdia ser firmado.
    Além disso, tem a análise sobre a corrida e sobre o poder de reação da MacLaren Mercedes ter tudo a ver com seu capital alemão da montadora.

    Publicado por Ridson | 26/07/2009, 9:12 pm
  17. Carlos T, por isso que acredito que o Alonso só o substituiria se junto do anuncio a equipe pudesse anunciar que a dupla do ano que vem seria Massa/Alonso, do contrario pegaria mal mesmo colocar um substituto que em tese poderia ficar com a vaga dele no ano seguinte. E fazendo coro com o que Edgard disse teria ainda assim a grande complicação do contrato. É uma coisa liberar um piloto como Nelsinho, outra alguém cheio de contratos comerciais como Alonso, inclusive existe o velho rumor que o salario do Alonso é parcialmente pago por patrocinadores.

    Alexandre, eu levantei a possibilidade do Nelsinho.

    Publicado por Filipe Furtado | 26/07/2009, 9:21 pm
  18. É engraçado! Quando não pune, dizem que esperam por tragédias para punirem; quando punem falam que está sendo usado como bode espiatório. Talvez seja por esse exagero de críticas que raramente punem…
    Mas, deixando a filosofia de lado, acho que a punição da Renaut é jogar para os holofotes, certos de que ao final um recurso será provido a o espanholzinho-querido-do-tanque-vazio-que-faz-pole poderá desfilar pelas ruas da Espanha.
    Tratar como leniência a não punição ao Kimi é no mínimo demonstrar falta de atenção. Porque NÃO houve ‘dupla colisão’; mas sim uma dividida de freada entre o finlandês e Hamilton (sem toque!) e, aí sim, um toque em Vettel. Agora, se este único toque foi de corrida ou excesso de agressividade, mesmo em se reconhecendo tal excesso, ele não seria passível de uma punição aos moldes do que levou o Webber na penúltima prova.
    Por fim, cogitar, mesmo que hipoteticamente, a substituição do Massa pelo Alonso é simplesmente desconsiderar tudo o que entendemos de organização, respeito a contratos e ao esporte que é a F1 e, principalmente , o respeito à inteligência dos leitores desse blog, porque nenhum site relacionado à F1 ou agência de notícias sequer mencionou essa possibilidade.

    Publicado por Jayme | 26/07/2009, 9:33 pm
  19. Olá Jayme :)

    Batendo um papo…

    porque nenhum site relacionado à F1 ou agência de notícias sequer mencionou essa possibilidade.

    Keith Collantine no F1fanatic — o mais respeitado blog de F1 no mundo — escreveu:

    He may be able to drive for another team and suspicion will inevitably fall on Ferrari. They will probably need a driver to replace the injured Felipe Massa and Alonso has long been linked with a move to the team.

    LINK: http://www.f1fanatic.co.uk/2009/07/26/renault-banned-from-european-grand-prix-following-fernando-alonsos-wheel-loss/

    Isso quer dizer que um site respeitável COGITOU o fato e alguns dos leitores de lá não parecem muito sensibilizados com o fato de o Massa estar em um leve coma…

    É engraçado! Quando não pune, dizem que esperam por tragédias para punirem; quando punem falam que está sendo usado como bode espiatório.

    A questão — como eu deixo claro no post — é porque punir apenas a Renault?

    Foi a Brawn quem iniciou a sequência de eventos que pôs em perigo a segurança do GP no final de semana, não a Renault. Se alguma equipe deveria ser usada como EXEMPLO deveria ser a Brawn em primeiro lugar que, afinal, fez uma vítima que está no hospital nesse momento, aí sim eu aceitaria a punição da Renault como a aplicação CONSISTENTE do regulamento esportivo.

    O meu questionamento é: será que a punição não é mais um ato de vingança pessoal de Max Mosley e Alan Donelly contra um dos ativos membros da FOTA, o seu diretor comercial Flavio Briatore, que teve papel ativo na derrota da FIA frente a FOTA no mês passado? Eu acredito firmemente que sim!

    Sobre Raikkonen, desculpe, mas eu NÃO acho que ele dividiu a freada com Hamilton naquele ponto da RETA quando eles estavam ACELERANDO. Foi exatamente igual com Webber na Alemanha…

    Se a FIA estivesse cuidadosa com a segurança de facto, puniria Kimi pela manobra arriscada que poderia causar uma tragédia naquele ponto da reta.

    A FIA é INCOMPETENTE e hoje foi uma bela amostra de como a entidade precisa ser reformulada — inclusive quanto aos comissários de pista e seu coordenador, Alan Donelly….

    Publicado por Becken Lima | 26/07/2009, 9:55 pm
  20. Gostei da frase inicial “A FIA usou a Renault como seu bode expiatório”. De facto, a punição demonstra a atitude da entidade (neste caso, dos comissários), quando se deparam com situações limite: tornam-se paranóicos.

    A punição da Renault tem mais de absurdo do que justificativo. O pneu não causou perigo nenhum (neste caso), e não houve consequências mais graves do que a desistência do piloto espanhol. Se o Tribunal de apelo tiver provido de bom senso, deve reverter essa decisão. Caso não aconteça, pode abrir um precedente perigoso, uma “caixa de Pandora”.

    O melhor exemplo que posso dar é este: imaginemos que em Interlagos, os mecânicos da Red Bull não apertam uma das rodas a Sebastien Vettel (ou a Mark Webber), e perde o pneu no Sargento, sem consequências. Se aplicassemos a letra da Lei, a Red Bull estaria suspensa do GP de Abu Dhabi, a última prova do campeonato. E agora imaginemos que Mark Webber ia na frente do campeonato e depende da corrida árabe para conquistar o título. Já imaginou tal situação acontecer na Formula 1? Que ideia irá passar para o público em geral? Decidem-se campeonatos na secretaria, em nome da obsessão pela segurança?

    Este precedente é muito perigoso…

    Publicado por Speeder_76 | 26/07/2009, 10:09 pm
  21. Becken, o caso da Brawn e da Renault são bem diferentes. A punição da Renault seria porque a equipe sabia que o carro do Alonso estava com uma peça solta e não fez nada a respeito, a peça do Rubens soltou numa fatalidade e a equipe fez inclusive tudo o possivel no imediato pós acidente inclusive prejudicando o Button no Q3. O ridiculo é que não existe nada que a Renault poderia fazer a sério tirando mandar o Alonso estacionar o carro imediatamente, se ele tivesse digamos dado 3 voltas até o pneu soltar daria para entender da onde a punição veio, mas no contexto da prova, ela não faz sentido. Pegando um exemplo desta temporada o Vettel e a Red Bull arriscaram muito mais na Australia do que a Renault hoje e aquilo custou uma multya de 50 mil dolares para eles.

    Publicado por Filipe Furtado | 26/07/2009, 10:30 pm
  22. Olá, Becken,
    Continuando o bate papo:

    É lógico que não dá para acessar todos os sites de F1, limito-me a alguns e, dentre eles, o seu. Isso porque acho (achava? não sei…) seus textos muito bem elaborados e com informações consistentes. Porém essa cogitada substituição é uma consideração absurda, verdadeira sandice e sem fundamento por razões óbvias.

    Nem os sensacionalistas sites espanhóis levantaram essa hipótese. O que me leva a crer que essa é mais uma provocação da imprensa inglesa ao piloto espanhol, rival histórico do inglês Hamilton e que estaria sem carro (pela punição à Renaut) para correr em casa.

    Com relação ao Kimi, acelerando ou dividindo uma freada, não importa, o que interessa é que a situação não é idêntica à do Webber porque, repito, NÃO HOUVE TOQUE entre eles e o finlandês somente foi para cima do Vettel após a primeira curva porque foi espremido exatamente pelo Webber, companheiro de equipe do alemãozinho.

    Simples, assim!

    Publicado por Jayme | 26/07/2009, 10:44 pm
  23. Becken, o caso da Brawn e da Renault são bem diferentes.

    Ok, Filipe, vamos dar o benefício da dúvida à FIA quanto ao fato de que não temos no momento evidências claras de que a Renaulr sabia o que realmente se passava com a roda de Alonso.

    Eu imagino que eles usaram as transmissões de rádio como prova de que a equipe tinha exata ciência do que ocorria naquele momento.

    A questão é quanto a dureza da punição, quando temos um precedente no GP da Austrália com Vettel que tomou um penalty na prova seguinte pela mesma ação.

    Por que usar a equipe de Briatore como bode expiatório nesse momento? A FIA tem que ser consistente em suas penalizações, ela não pode de uma hora para outra assumir novos padrões no seu aberto e interpretativo regulamento esportivo.

    Eu tendo agora a sempre encontrar razões além da razão e criar teorias conspiratórias para as ações da FIA.

    Publicado por Becken Lima | 26/07/2009, 10:56 pm
  24. No caso da Austrália, o carro estar sem bico, por si, só n é risco para ninguém desde q o piloto o conduza bem devagar para os boxes. Portanto, foi irresponsabilidade do Vettel enfiar o pé no acelerador e por isso ele(apenas ele) deveria ser punido e foi.
    No caso da Renault, acredito q ou a porca ficou na chave ou o mecânico detectou q a chave n funcionou na hora de apertar e avisou aos caras do pitwall q n pediram para o Alonso encostar o carro imediatamente.
    A FIA tem acesso ao rádio do pessoal e concluiu q houve total negligência da equipe em n pedir ao Alonso para parar o carro imediatamente.
    Chamaram o Bernie e perguntaram se todos os ingressos para o próximo GP(na casa do Alonso) já estavam vendidos. Como o gnomo disse q sim, aí suspenderam a Renault.
    Creio q levaram a investigação adiante tendo em vista o q aconteceu ontem e o q aconteceu na F2.
    Pode ser q voltem atrás, mas a Renault q está pra sair, acaba de encontrar mais um bom motivo. Briatore deve comprar a equipe a preço de banana.

    Publicado por Leandro Magno | 26/07/2009, 11:31 pm
  25. Becken, eu concordo contigo sobre o absurdo da punição, não concordo com misturar o caso da Brawn e da Renault.

    Leandro, a Red Bull foi multada por deixar o Vettel na pista com uma argumentação similar a da suspensão da Renault. A pena ao Vettel foi pelo acidente com Kubica e não por ficar na pista.

    Acho que se era para punir a Renault de forma exemplar desse uma multa de 6 digitos para equipe.

    Publicado por Filipe Furtado | 26/07/2009, 11:49 pm
  26. Considero injusta a punição… Ninguém poderia garantir que a roda de fato sairia do carro. Quer dizer então que a cada problema com o pneu (qualquer um que seja) é motivo para o cara ser obrigado a abandonar a prova sumariamente?

    Sobre os meus favoritos para substituir Felipe: Piquet (se demitido da Renault), Bourdais e Schumacher.

    Publicado por zezinho | 27/07/2009, 12:34 am
  27. Muito difícil essa transferência. Pra Ferrari até seria bom ter um piloto do calibre de Alonso, mas pro futuro seria uma confusão acertar os contratos para 2010. Felipe, em grande fase, não sria um piloto para descartar; Raikkonen parece estar inflexível em sua decisão de continuar no time, ainda mais agora que as coias estão melhorando. E Alonso… bom, não é piloto para ser reserva.

    Duvido que Schumacher volte. Depois de tanto tempo fora de um cockpit, não deve ter o mesmo ritmo e duvido que o mesmo saia da aposentadoria e tranquilidade com a família oara uma tarefa dessas. Acho que o Bourdais seria a melhor opção: é um piloto trabalhador, já estava na ativa e, como foi bem lembrado, é empresariado pelo Nicolas Todt, assim como o Massa.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 27/07/2009, 10:57 am
  28. Acho a punição da Renault exagerada. E nunca o piloto deveria ser punido mas sim o team. Uma multa seria adequado, até porque Alonso profissional como é percebeu de imediato que algo não estava bem e abrandou muito minimizando os riscos.
    Quanto à putativa manobra de Kimi, estive revendo a gravação da minha box e nada a apontar. O Kimi até é muito menos agressivo do que os outros caras. Não tem nada a apontar a ele. O que é facto é que recuperou 5 lugares e fez a melhor corrida de todos os que estavam na frente dele incluindo o Hamilton que beneficiou da desistência do Alonso e tinha mais 10Km/h de velocidade de ponta. Kimi fez um corridão como já há muito não fazia com todo o mérito e sem prejudicar ninguém com nenhuma manobra agressiva ou propositada. A respeito disso ler o que diz o Vettel no site F1.com e do toque com ele.
    E Webber? Não conseguiu ultrapassar o bebedor de Vodka mesmo com melhor carro? Porquê? Levou banho da Maclaren e da Ferrari e não esquecer que estava na zona limpa da partida e na segunda fila. Finalmente esse absurdo de pensar que Alonso poderia guiar o Ferrari de Massa me parece efeito de medicamento fora de prazo.

    Publicado por Ernesto Sousa | 27/07/2009, 11:07 am
  29. Impressão minha ou tem gente achando que sou EU quem quer que a Ferrari substitua o Felipe pelo Alonso? Eu estou perguntando se é correto, não impondo o que eu penso.

    O interessante é que na enquete, 25% das pessoas acham que sim, seria correto substituir o Massa pelo Alonso…

    Ernesto – talvez o Vettel tenha mudado de idéia (eu ainda não li ele afirmar o contrário em nenhum lugar), mas ele disse minutos depois de sair do carro para Autosport que:

    I made contact in first corner with Kimi. I was on the inside, had a clean run to accelerate and then his car came sideways and yeah, we touched. He crashed into my car, so…

    “It can happen, but in the end I mean it was the reason why the first pitstop already was bad. And then at some point the front left suspension gave up and we had to retire the car.”

    Traduzindo, “sim, nos tocamos e ele bateu no meu carro”. … No fim esta foi a razão pela qual o primeiro pit stop foi ruim [a Red Bull teve que examinar o carro]. Em algum ponto a suspensão da frente caiu e tivemos que parar o carro…”

    LINK:
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/77325

    Eu não tenho nada contra o Kimi, muito pelo contrário. Na verdade, como deixo claro, estou apenas pedindo consistência da FIA na hora de aplicar seu regulamento esportivo, só isso.

    Se vc revir a largada verá que é Hamiton quem evita um choque maior ao defender-se de Kimi….

    LINK:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1089331-7824-FORMULA+GP+DA+HUNGRIA+PRIMEIRA+PARTE,00.html

    Publicado por Becken Lima | 27/07/2009, 11:33 am
  30. “Se vc revir a largada verá que é Hamiton quem evita um choque maior ao defender-se de Kimi…”

    Becken, é isso aí, devagarzinho você vai admitindo que NÃO HOUVE TOQUE entre o Kimi e o Hamiltom, motivo pelo qual ele não poderia ser julgado como o Webber.

    É isso!

    Publicado por Jayme | 27/07/2009, 4:25 pm
  31. Jayme, essa ideia de que Freiando Alonso correria com Ferrari existe e saiu das mãos do Carlos Miquel, amigo e defensor do “espanholense”. Saiu no jornal AS de hoje e assim reza:

    “Con esta exageradísima penalización, que no tomaron en 2006 cuando a Alonso le pasó lo mismo, la estrella española no tiene ahora mismo equipo para correr ante su público. Salvo que se fuera por una carrera a Ferrari (la que deberá ser su escudería en 2010), que tiene un coche sin piloto hasta final de 2009. Hacerlo durante lo que queda de año plantearía serios problemas contractuales con Renault, pero no así por un único gran premio, ya que es el equipo quien incumple un compromiso básico: darle un coche a su piloto. Es una posibilidad que se podría llegar a plantear si la sanción prosperase, aunque parece poco probable por el perjuicio que causaría a la organización del GP de Valencia.”

    Aqui está o link:
    http://migre.me/4fbF

    Um abraço.

    Publicado por vandehugo | 27/07/2009, 4:56 pm
  32. Vandehugo,
    O portal terra, hoje pela manhã, também mencionava tal fato. Contudo, continuo acreditando que não passa de uma especulação idiota para vender jornal. São muitos interesses envolvidos e a Fórmula 1 não é tão desorganizada quanto o campeonato brasileiro de futebol… ainda.

    Publicado por Jayme | 27/07/2009, 5:24 pm
  33. “Impressão minha ou tem gente achando que sou EU quem quer que a Ferrari substitua o Felipe pelo Alonso? ”

    Eu não, apenas dei meu chute dos possíveis candidatos. :)

    Sobre a punição à Renault, teria a FIA coragem (ou loucura) de suspender a equipe justamente no GP de Valência??? Não acho que Bernie permitiria isso não…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 27/07/2009, 7:47 pm
  34. Acredito que isto seja mais um dos tantos blefes dos jornais espanhóis na tentativa de promover o Alonso!
    Considerando as notícias que nos chegam, a situação do Massa parece ser muito delicada e ao que tudo indica este campeonato já terminou para ele.
    Porém, a Ferrari dispõe de dois pilotos de testes, que além de muito experientes, estão a altura para representar a equipe no mundial de construtores.

    Mas para brincar um pouquinho com os Espanhóis, vai aqui a minha sugestão de piloto substituto ao Massa até o final da temporada.

    Minha sugestão é o Nelsinho Piquet que está prestes a ficar livre das picaretagns do trio malvadeza, Flavio/Alonso/Ranault!!!!

    Como ele estará livre nos próximos GPs, muito bem que poderia levar a vermelhinha! Já imaginaram ele pontuar no resto deste campeonato?
    Eheheheeh Sería muito bom para todos nós!

    Auguri Felipi!

    Publicado por Flavio | 27/07/2009, 7:54 pm
  35. Caro Becken,

    Estive revendo de novo a partida. Kovalainen é o primeiro a sair da fila na largada.
    Hamilton e Kimi fazem partidas agressivas e aproveitando o Kers por certo, vêm para o miolo. Raikonnen entra sobre o meio de forma agressiva, mas notando o Hamilton, e mesmo chegando a ter meio carro sobre ele, e sabendo que não tem hipótese de furar por aí, trava e recolhe na esquerda de novo. Hamilton reagindo quase toca no RBR que está no lado direito dele. Ficam os 4 lado a lado. Webber. Hamilton. Raikonnen e Vettel. O Hamilton chega na curva primeiro, mas todos por força das trajectórias forçam para sair na frente e entram alinhados embora desfasados na curva.
    Hamilton está no extremo e mesmo assim leva um chega para lá do Webber que depois, dá outro no Kimi que só pode por sua vez guinar para a direita onde está o Vettel, que quanto a mim também aperta demais e que é o único que tem pista para poder manobrar ao contrário de Hamilton que se arrisca a ir na grama.
    Não vejo que nenhum deles tenha feito algo de errado ou desastroso, sobretudo Kimi como você refere. Aproveitaram o KERS e lutaram pela posição mas de forma leal e até prudente, sem forçar demasiado.
    Vettel não refere nenhuma atitude propositada no seu comentário porque ele sabe que também estava na briga e com espaço bem amplo na sua direita, mas preferiu apertar ou não ceder, fazer um squezze sobre o Kimi que estava levando outro do Webber. De facto esperava mais de Vettel neste tipo de situação. Embora admite que tendo entrado tão forte na curva não tenha podido corrigir como queria.
    Só não consigo ver na transmissão, porque o Hamilton ganhando a largada
    vai tão largo na primeira curva e se vê envolvido no apertão do Webber.
    De seguida e para concluir e longe de ser meu piloto favorito acho que a ultrapassagem do Hamilton ao Webber foi brilhante com a tesoura e que ele ganhou bem esse GP e merece também, num campeonato que finalmente parece ganhar algum interesse.

    Publicado por Ernesto Sousa | 28/07/2009, 7:00 am

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