//
você está lendo...
ARTIGOS

Vitória consagradora de Lewis Hamilton na Hungria

FOTOS: McLaren/Divulgação lewiswin 3(DE VOLTA AO TOPO: Lewsi e a McLaren dão volta por cima e retornam ao lugar mais alto do pódio)

Lewis e Hamilton e a Mclaren conseguiram a façanha de transformar um dos piores projetos de sua história em um carro vencedor de Grandes Prêmios de Formula 1.

Clique aqui e leia o resto do reporte da corrida de hoje…

Há de se considerar as características especial do circuito de Hungria — extremamente travado e localizado em um ponto mais quente da Europa — mas a mensagem de Ferrari e McLaren para Red Bull e Brawn GP hoje foi: “depois de um longo inverno, chegamos!”

As duas equipes dominaram a Red Bull, até ontem o melhor carro do grid, e a Brawn ficou pelo caminho com um desapontador sétimo lugar para Jenson Button.

Com a Formula 1  entrando em quatro semanas de férias, resta saber como a Brawn ea  Red Bull reagirão a esse mais novo desafio, ter as duas mais poderosas equipes em termos de recursos diretamente em seus calcanhares.

Em Valência será possível ver novamente Red Bull e Brawn acossadas pelas duas grandes, resta a dúvida até onde essa reação pode ser efetiva na Bélgica e no Japão, onde equilíbrio aerodinâmico é vital.

Lewis consegue a vitória do ano

A vitória de Lewis é seguramente a grande pilotagem do ano. Para vencer o inglês fez uma largada agressiva, usando muito bem o seu KERS para pular à frente de Sebastian Vettel — mesmo que acossado e tocado pelo hoje desastroso Kimi Raikkonen. Quatro voltas depois Lewis deixou Mark Webber para trás para ir finalmente à caça do super campeão Fernando Alonso.

A partir desse momento Lewis foi estabelecendo uma volta mais rápida atrás da outra até alcançar Fernando e ser freado pelo ritmo mais lento do espanhol. Com o caminho livre depois do pit-stop de Fernando Lewis abriu seguros 6 segundos para Mark Webber, o segundo colocado.

Esse foi o momento mais arriscado para a sua vitória, daí em diante foi questão de administrar a diferença para Kimi Raikkonen, e poupar pneus e motores ao longo da corrida.

Depois de um início de temporada muito longe do desempenho da grande maioria das equipes, a McLaren e Lewis voltam ao topo. Lewis pode finalmente levar o merecido crédito pelo inteiro desenvolvimento de um carro, a McLaren vence com um projeto iniciado de uma folha em branco, restaurando parte de seu prestígio.

Kimi deve e tem que ser punido

Sebastian Vettel confirmou para a Autosport que foi realmente a colisão com Kimi Raikkonen a causa de seu abandono hoje. Como a equipe da Globo deixou claro, foi estranho ver Kimi não ser penalizado quando há duas semanas atrás Mark Webber não foi perdoado pela FIA ao colidir com Rubens Barrichello na largada, em acidente semelhante.

Se punido, Raikkonen terá acrescido ao seu tempo final 25 segundos, o que lhe dará a 6ª posição. Seria boa notícia para Mark Webber que se aproximaria um pouquinho mais de Jenson Button, sendo agora um firme vice-líder do campeonato.

Alguersuari chega à frente Buemi, que rodou na pista

Quem temia pela estréia do jovem Jaime Alguersuari em corrida se surpreendeu com a maturidade do jovem espanhol de 19 anos. Sem pressão, Jaime levou o carro para casa, sem sobressaltos e vendo Sebastien Buemi — o auto intitulado líder da Toro Rosso — rodar e acabar a corrida atrás de si.

Quem teme Jaime deve na verdade ficar de olho no possível substituto de Nelsinho Piquet na Renault, o franco suíço Romain Grosjean, que vem fazendo das suas na GP2, cometendo erros grosseiros que serão imperdoáveis e perigosos na Formula 1.

Mark vai se transformando no desafio a Jenson

Foi um final de semana desapontador para o jovem Sebastian, mas Mark Webber fez a lição de casa na Red Bull e diminuiu ainda mais a diferença dele para Jenson Button. Mark se firma na segunda posição do campeonato, agora 18.5 pontos atrás de Jenson Button e 4,5 à frente de Vettel.

Estamos a sete corridas do fim da temporada, com 70 pontos em jogo. A curva de queda da Brawn parece muito mais acentuada que a da Red Bull. Em valência, Itália e Cingapura a McLaren ainda pode ser um desafio para as duas líderes, mas na Bélgica, Japão e Brasil, a Red Bull pode voltar com força total. O resultado de hoje não foi um desastre para Jenson, mas um aviso de que mesmo sob temperaturas quentes o RB5 ainda assim é superior ao BGP 001.

Posições finais

 1.  Hamilton      McLaren-Mercedes      (B)  1h38:23.876
 2.  Raikkonen     Ferrari               (B)  +    11.529
 3.  Webber        Red Bull-Renault      (B)  +    16.886
 4.  Rosberg       Williams-Toyota       (B)  +    26.967
 5.  Kovalainen    McLaren-Mercedes      (B)  +    34.392
 6.  Glock         Toyota                (B)  +    35.237
 7.  Button        Brawn-Mercedes        (B)  +    55.088
 8.  Trulli        Toyota                (B)  +  1:08.172
 9.  Nakajima      Williams-Toyota       (B)  +  1:08.774
10.  Barrichello   Brawn-Mercedes        (B)  +  1:09.256
11.  Heidfeld      BMW Sauber            (B)  +  1:10.612
12.  Piquet        Renault               (B)  +  1:11.512
13.  Kubica        BMW Sauber            (B)  +  1:14.046
14.  Fisichella    Force India-Mercedes  (B)  +     1 lap
15.  Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari    (B)  +     1 lap
16.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari    (B)  +     1 lap
Anúncios

Discussão

30 comentários sobre “Vitória consagradora de Lewis Hamilton na Hungria

  1. Hj assistimos na Hungria ao sepultamento definitivo do Stepney-Gate.

    Publicado por Leandro Magno | 26/07/2009, 10:50 am
  2. Olha o curinga aê, Becken…. rsrsrs!
    Adorei o resultado dos três primeiros.
    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 26/07/2009, 10:55 am
  3. Olha o curinga aê, Becken…. rsrsrs!
    Adorei o resultado dos três primeiros.

    Mark e Lewis fantásticos, mas Kimi deve e tem que ser punido. Parece que foi o toque dele em Sebastian que provocou o abandono do alemão…

    Vamos aguardar!

    Publicado por Becken Lima | 26/07/2009, 10:57 am
  4. Merecida vitória do Hamilton, é bom ter a Mclaren e Ferrari brigando novamente pelas posições da frente.

    Becken, o Kimi vai ser punido, mas vai ser acrescido ao seu tempo 25 segundos, e ele ainda ira ficar em 6º a frente do Glock, se não for punido, rsrsr, quer dizer que a Ferrari ainda domina os bastidores da F1.

    Triste despedida do Nelsinho, e não entendi porque no segundo pit ele voltou tão atrás do Button, perdendo posição até para o Heidfeld, será mais uma da Renautl ?

    Triste pódio, não houve comemorações efusivas, aliás, a corrida ficou triste.

    E fiquei pensando o que o Galvão disse sobre o Nelsão perder velocidade após o acidente em Imola na Tamburello, perder 1 segundo no seu tempo e ficar sem profundidade. Rezo para que o Massa não passe por isso e que possa voltar a ser o piloto que sempre foi, que se estivesse hoje na corrida teria sido segundo colocado com propriedade.

    Melhoras ao Zaca.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/07/2009, 11:08 am
  5. O espanhol estreante é bom e terminou na frente do seu companheiro.

    Renault dando ainda mais motivos pro Alonso vazar pra Ferrari.

    Provavelmente Filipe brigaria com o Hamilton pela vitória.

    O Kova é mesmo lento.

    Brawn acabou o dinheiro e o carro parece ter sido tão bem nascido q n há mais onde evoluir. A coloco entre a 4ª ou 5ª força do campeonato agora.

    RBR só é bicho papão em pistas molhadas ou em tempo frio.
    Webber é o favorito ao título agora?
    Esse meio ponto esquisito q ele carrega desde a Malásia deve ser o q vai dar o título ao australiano. Ele merecia uma punição por sido solto na frente no Kimi nos boxes, observem q no 1º pit do Lewis, o pirulitoman reteve o inglês para n causar riscos a quem estava vindo(um retardário q n me lembro agora).

    N acho q o Kimi deva ser punido pela manobra na largada. Os fiscais têm sido econômicos e pode ser q o filandês escape. Webber agradeceria se o Kimi tomasse 25s de gancho.

    É uma pena para o campeonato q a McLaren só tenha lançado sua versão ‘B’ só agora.

    Nelsinho deve rodar pra próxima corrida e voltar na Williams no ano q vem, nem q o Piquet Senior tenha q vender sua equipe na GP2 e pagar pro Jr ganhar a vaga do Rosberg.

    Publicado por Leandro Magno | 26/07/2009, 11:12 am
  6. Muito bom ver a grande McLaren voltar ao seu lugar.

    Publicado por Hugle | 26/07/2009, 11:12 am
  7. Brawn é um grande cavalo paraguaio.

    Publicado por andre | 26/07/2009, 11:39 am
  8. Grande vitória do Hamilton. Eu era um dos que não acreditava em uma vitória da McLaren hoje, mas ele me surpreendeu.
    Abs

    Publicado por Will | 26/07/2009, 11:42 am
  9. Pela primeira vez um carro com Kers lidera uma prova de forma consistente. Dobradinha do Kers pra se repensar(ou n) a necessidade de seu banimento.

    Publicado por Leandro Magno | 26/07/2009, 11:45 am
  10. Claudemir, o que acabou com a prova do Nelsinho é que a BMW trabalhou muito bem e conseguiu colocar Heidfeld na frente dele, no momento que o Heidfeld saiu do pit a diferença para o Button sugeria que os dois tinham chances de passa-lo, mas o alemão virou muito mal no ultimo stint.

    Leandro, o Alguersuari pode ser bom, mas chegar a frente do Buemi hoje não quis dizer nada. A prova do Buemi foi muito muito ruim. O espanhol chegou quase vinte segundos atras do Fisichella e o carro da Toro era melhor.

    Publicado por Filipe Furtado | 26/07/2009, 11:59 am
  11. Becken –>

    Hoje é dia de comemoração ne :-) tirando claro a situacao do Massa.

    Agora falando sério, eu nao sou fa do Hamilton mais hoje ele pilotou muito…

    O que o Piquet comentou sobre perder a velocidade apos o acidente, era uma das sugestoes de post que eu ia dar para o Becken para fazer nesse grande intervalo da formula 1.

    Claro que a regra é perder velocidade, mas tb tivemoss algumas exceções, o pessoal da Memoria turbinada deve poder dar mais exemplos, mas o que eu lembro foi o Nick Lauda, que conseguiu voltar ainda bem apos um acidente talvez de maior gravidade na formula 1 que alguem tenha sobrevivido.

    Publicado por claudio cardoso | 26/07/2009, 12:08 pm
  12. Becken, e amigos,

    Também não acho que o Raikkonen tenha que ser punido, a menos que fique provado que foi seu toque que tirou o Vettel. Por esses regulamentos travados que a emoção na F1 está cada vez mais escassa.

    Eu disse ontem, logo após o acidente do Massa, no Felipe Motta e no F1 Around:

    https://f1around.wordpress.com/2009/07/25/acidente-de-felipe-massa-em-video/#comments

    “Anselmo Coyote Diz:
    25/julho/2009 at 10:05 am
    Por quê esse carros não podem ter uma bolha sobre o cockpit como nos caças? Aquele garoto da F2 morreu dias atrás por falta desse tipo de proteção. Será que estou falando bobagem?”.

    Insisti nisso aqui e em outros blogs:

    Hoje, no autoracing, olha que disse o Ross Brawn sobre o assunto:

    “Mas tudo isso pode ser evitado. PRECISAMOS DE algum estudo sobre UMA ESPÉCIE DE BOLHA para os pilotos. Mas há de se ressaltar o ótimo trabalho realizado com os capacetes nos últimos tempos. Há de se analisar a situação como um todo, PODERÍAMOS TER ALGO PARECIDO COM UMA PROTEÇÃO PARA AVIÕES DE CAÇA, desde que seja fácil de ser retirada pelo piloto”, opinou o dirigente.

    Com um respaldo desses acredito que estou com a idéia no caminho certo.

    Ou então eu e o Rossa Brawn não entendemos p*rra nenhuma de F1… kkkkkkkkkkkk (brincadeira).

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 26/07/2009, 12:10 pm
  13. “Wir haben für Valencia noch eine neue Vorderradaufhängung in Auftrag gegeben. Das sind gute Fortschritte.” f1total.com

    Aparentemente nova suspensão dianteira para Valência. Alguém aí sabe alemão?

    Para cima do Webber:

    Fantástico:

    Publicado por Leandro Magno | 26/07/2009, 12:15 pm
  14. Becken,

    Eu disse ontem, logo após o acidente do Massa (aqui e no Motta):

    “Anselmo Coyote Diz:
    25/julho/2009 at 10:05 am

    Por quê esse carros não podem ter uma bolha sobre o cockpit como nos caças? Aquele garoto da F2 morreu dias atrás por falta desse tipo de proteção. Será que estou falando bobagem?”.”

    Insisti nisso em outros blogs.

    Olha que o disse o Ross Brawn sobre o assunto hoje no autoracing:

    http://autoracing.virgula.uol.com.br/news.php?id=54953&cat=FORMULA%201&tit=Brawn:%20nova%20prote%E7%E3o%20aos%20pilotos%20precisa%20ser%20estudada

    “Mas tudo isso pode ser evitado. PRECISAMOS DE algum estudo sobre UMA ESPÉCIE DE BOLHA para os pilotos. Mas há de se ressaltar o ótimo trabalho realizado com os capacetes nos últimos tempos. Há de se analisar a situação como um todo, PODERÍAMOS TER ALGO PARECIDO COM UMA PROTEÇÃO PARA AVIÕES DE CAÇA, desde que seja fácil de ser retirada pelo piloto”, opinou o dirigente.

    Não falei bobagem.
    Ou então eu e o Ross Brawn não entendemos nada de F1…..kkkkkkkkkk (brincadeira).

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 26/07/2009, 12:24 pm
  15. Além da sugestão do Claudio Cardoso (perder velocidade após um acidente) outra relação que pode ser feita é qual o impacto na carreira do Massa, levando em consideração a eminente transferência do Alonso para a Ferrari em 2010.

    Se for mesmo o caso de ele perder o resto da temporada, a Ferrari se arriscaria em sacar o Kimi e manter o Massa, mesmo sendo uma ‘dúvida’?

    Além disso, quem pilotará nas corridas em que ele estiver fora?
    Não é um pulo que o Piquet não possa tentar, também? Tipo, um contrato de risco até o final da temporada?

    Publicado por zezinho | 26/07/2009, 1:18 pm
  16. Eu disse ontem, logo após o acidente do Massa, aqui e no Felipe Motta:

    “Anselmo Coyote Diz:
    25/julho/2009 at 10:05 am
    Por quê esse carros não podem ter uma bolha sobre o cockpit como nos caças? Aquele garoto da F2 morreu dias atrás por falta desse tipo de proteção. Será que estou falando bobagem?”.

    Insistindo nisso em outros blogs.
    Olha que o disse o Ross Brawn sobre o assunto no autoracing:

    “Mas tudo isso pode ser evitado. PRECISAMOS DE algum estudo sobre UMA ESPÉCIE DE BOLHA para os pilotos. Mas há de se ressaltar o ótimo trabalho realizado com os capacetes nos últimos tempos. Há de se analisar a situação como um todo, PODERÍAMOS TER ALGO PARECIDO COM UMA PROTEÇÃO PARA AVIÕES DE CAÇA, desde que seja fácil de ser retirada pelo piloto”, opinou o dirigente.

    Copiaram o difusor dele, agora ele está copiando a minha idéia, veja só. Quero dinheroooooo. rsrsrsrsr.

    Abs.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 26/07/2009, 1:25 pm
  17. Zezinho—>

    Essa chance é impossivel do Piquezinho entrar na Ferrari no lugar do Massa.

    1o que acho que a Ferrari nao seria louca.

    2o que a Ferrari tem 2 pilotos muito mais experientes que seriam o Luca Badoer ou o Gene

    Publicado por claudio cardoso | 26/07/2009, 2:11 pm
  18. BOMBA !!!

    Renault suspensa da proxima corrida devido a roda do Alonso naao ter sido aparafusada

    Publicado por claudio cardoso | 26/07/2009, 2:14 pm
  19. A Ferrari não seria tão vil com o Massa num momento desses e por logo o Alonso ou o Piquet no lugar dele! Se fizer deixo de ser ferrarista no ato!
    Antes o Schumacher fazer uma concessão especial e voltar.

    Publicado por Carlos T. | 26/07/2009, 2:49 pm
  20. http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/uma-vitoria-reveladora.html

    novo post no Historias e Velocidade, comentando a corrida, que revela muito mais do que parece sobre as estruturas de poder na F1. E agora com notas da equipe do blog!
    Abraços

    E becken, vc fez uma leitura muito semelhante à nossa. E previu bem o coringa Hamilton rsrs

    Publicado por Ridson | 26/07/2009, 2:49 pm
  21. Ajudando ao amigo que perguntou sobre pilotos que sofreram acidentes graves e voltaram a correr bem, lembro do Mika Hakkinen. Quase morreu em Adelaide em 1995, voltou no ano seguinte e quando a McLaren voltou a ter carro forte, ganhou dois titulos e perdeu um pra ele mesmo(2000) e graças a McLaren tbm que atrapalhou….

    Publicado por Alan McLaren | 26/07/2009, 5:14 pm
  22. eu gostei muito da corrida de hoje,,,, desde o ano passado quando hamilton ultarpaçou e foi campeão no ultimo minuto eu admiro ele demais ele é muito bom,o galvao tem que deixar de puxar o saco dos brasileiros tamto da seleçao brasileira como nos outros esportes que tem o brasil o galvao é muito chato ,,, mesmo assim valeu a corrida de lewis espero que ele acorde para o campeonato

    Publicado por ph | 26/07/2009, 5:59 pm
  23. Becken, hoje eu não estou com vontade de fazer nenhum comentário técnico, até pelo esgotamento mental. Mas eu tenho que dizer uma única coisa:

    O Hamilton é FODA!

    Pronto.

    Publicado por Hugo Becker | 26/07/2009, 10:30 pm
  24. O Hamilton é FODA!

    Isso é que síntese… rsrsrsrsrsr

    Publicado por Becken Lima | 26/07/2009, 10:36 pm
  25. Isso é que é síntese… rsrsrsrsrsr
    (2)

    Publicado por Leandro Magno | 26/07/2009, 10:38 pm
  26. -> claudio cardoso

    pensando bem, seria loucura toda essa história!

    por outrao lado, seria interessante ver o Schumacher de volta às pistas… veria isso como uma força e homenagem ao Massa. imagino a sua pretensão: substituí-lo temporariamente, e ao mesmo tempo impedir que qualquer outro ‘da ativa’ tome o seu lugar e possa mostrar serviço.

    isso tudo numa visão romanceada ao extremo! kkk
    valeria como um roteiro de filme.

    Publicado por zezinho | 27/07/2009, 12:19 am
  27. -> Claudio,

    Remendando meu post, acho que seria mais sensato optar pelo Piquet, do que aos pilotos reservas… Isso, no caso de ele realmente ser demitido da Renault. Pelo menos ele está lá, pilotando regularmente um F1.

    Outro que cogitaram em outro post, e que seria sensacional se acontecesse, é o Bourdais. Não que eu goste dele, mas seria interessante ver ele retornando justamente pela porta da toda poderosa Ferrari. Coincidência ou não, é o mesmo motor da Toro Rosso. Será qe isso conta no currículo que ele vai entregar no RH?

    Sobre a hipótese de trazer algum piloto da GP2, acho bobagem…

    Publicado por zezinho | 27/07/2009, 12:36 am
  28. Se o Kimi merecia punição por algo que nem sequer aconteceu, então o Hamilton o ano passado e no transacto, em que só fez barbaridade, não estava pilotando.
    Deixe de ser fanático, senão esse blog acaba deserto como todos os que não têm opinião equidistante. Ganhou, tudo bem para quê estar inventando?

    Publicado por Carlinhos Lima | 27/07/2009, 5:53 am
  29. Becken, veja a opinião do Botão sobre o uso do Kers nos próximos circuitos. Vc acha q faz sentido o q ele disse?

    Q. How much of a factor was KERS in the race?

    JB: It is a bit. But I think in a way it is good that the Red Bulls are suffering a bit. They are unsure about their tyres also. They put Mark on a prime in the middle stint which probably was not best for them, and Vettel started on a prime as well which was a surprise. So they are finding it a bit difficult as well, which is nice, and they are the team we are racing. So that is the important thing. The next race, KERS is reasonably important. But the big KERS circuits will be Spa and Monza – they are just going to destroy us on those circuits, which perhaps is a good thing.

    Usar o Kers na Eau Rouge, em princípio daria um ganho de uns 0,5 segundo por volta por ela ser um morrão q dá numa puta reta. Mas será q os pilotos conseguirão controlar essa cavalaria toda a mais naquele monte de sinuosidade?

    Publicado por Leandro Magno | 27/07/2009, 10:25 am
  30. Usar o Kers na Eau Rouge, em princípio daria um ganho de uns 0,5 segundo por volta por ela ser um morrão q dá numa puta reta. Mas será q os pilotos conseguirão controlar essa cavalaria toda a mais naquele monte de sinuosidade?

    Na Eua Rouge é importantíssimo equilíbrio aerodinâmico e realmente concordo com vc com relação a controlar o carro com um super boost do KERS naquela curva.

    Talvez o Jenson queira dizer que o KERS seja importante morro abaixo e naquela reta torta pouco antes da bus stop, ali onde o Lewis tentou ultrapassar o Kimi no ano passado…

    Se a McLaren e Lewis mantiverem a boa forma até lá, eu acho que vai ser uma corrida fascinante esse ano….

    Publicado por Becken Lima | 27/07/2009, 12:38 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: