//
você está lendo...
ARTIGOS

Por que Michael Schumacher é o homem ideal para substituir Felipe Massa

FOTOS: Ferrari/Divulgação shuamcher(FELIPE CONVERSA COM SEU MENTOR: Seria uma rara chance de ver Michael dividindo curvas oficialmente com Vettel e Lewis)

Felipe Massa demorará mais de dois meses para se recuperar do trauma sofrido sábado na Hungria e especulações sobre o seu substituto já começaram. Pela posição neutra, pela ligação eterna com a Ferrari e pela utilidade de seus serviços, Michael Schumacher e o homem a substituir o seu pupilo.

Clique aqui e leia mais a respeito…

___________________________________________________________________________

Antes que me entendam errado e pulem na minha garganta, é bom atentar para as palavras de Luca di Montezemolo hoje na Autosport: “Estou indo agora para Maranello com [Stefano] Domenicalli, que fará sugestões de como substituir o piloto brasileiro até ele retornar, o que espero seja brevemente.”

Felipe, portanto, será substituído, isso é fato e Luca di Montezemolo já admite isso tacitamente.

A questão agora é: quem está preparado para substituí-lo? Filipe Furtado na sessão de comentários sugere que entre os dois reservas — Luca Badoer e Marc Gené — Gené leva vantagem porque tem se mantido em forma competindo ocasionalmente em carros esportivos.

Uma chance de promover a Formula 1

Seria a escolha ideal politicamente e discreta, mas algo sem o mínimo apelo. Para mim Schumacher deveria ser este homem. Seria não apenas bom para a Ferrari, mas para toda a Formula 1 — esportiva e comercialmente — que possivelmente não contará com o Superstar Fernando Alonso em Valência, suspenso junto com toda a Renault, o que pode esvaziar o Grande Prêmio da Europa.

Um desafio para o próprio Michael

Michael permanece em muito boa forma, colaborando com a equipe estrategicamente e mantendo a fome por desafios e velocidade bem viva, competindo em motociclismo, desenvolvendo carros esportivos. Ele certamente veria como uma grande tentação pilotar carros com brinquedinhos novos como o KERS, a asa móvel e os pneus slicks e toda essa nova aerodinâmica.

Talvez não retornasse nos cascos e em total forma, mas é bom relembrar que no fim de 2007, um ano depois de abandonar a Formula 1, ele voltou a testar a Ferrari em Barcelona e por acaso marcou durante dois dias seguidos o melhor tempo entre 20 pilotos. O que também pode lhe ajudar é que Michael tem razoável experiência com pneus slicks e entre as próximas três corrida teremos Spa e Monza, duas de suas pistas preferidas.

Ajuda útil como piloto de testes no carro de 2010

Além de tudo isso, Michael ajudaria a Ferrari no programa de desenvolvimento do carro de 2010, projeto que anda a todo vapor, inclusive com a equipe testando novos componentes nas sextas-feiras dos finais de semana de corrida.

O seu “input” como um dos maiores pilotos de testes da história da F1 seria mais uma ajuda para a equipe voltar à boa forma em 2010, beneficiando inclusive a Felipe Massa.

Posição de Felipe preservada

E o melhor, não haveria qualquer conflito político com a posição de Felipe Massa na Ferrari nessa volta temporária, já que Michael é o mentor profissional do brasileiro.

Para o público seria uma oportunidade rara de ver Michael competir em alto nível novamente contra uma das mais talentosas gerações da Formula 1 desde a década de 80.

Sim, Willy Webber já descartou a volta de Schumacher, mas ele mesmo ainda não se pronunciou oficialmente. Em meio a tanta má publicidade gerada pela Formula 1 em 2009, a volta de Michael, mesmo que por apenas 7 corridas, seria um grande acontecimento.

Discussão

27 comentários sobre “Por que Michael Schumacher é o homem ideal para substituir Felipe Massa

  1. Eu não gosto muito do alemão, mas sinceridade? Estou torcendo para que aconteça de verdade. Eu ia adorar ver o hepta de volta depois de um tempo parado. Será que ia detonar o Kimi?

    Publicado por fernando-ric | 27/07/2009, 8:28 pm
  2. Assim como o “fernando-ric” aí acima eu também não simpatizo muito com o alemão, mas gostaria de vê-lo retornar para substituir Massa temporariamente.
    No entanto, acho realmente difícil que isso aconteça. Até penso que a Ferrari gostaria de ter Schumacher no cockpit de Massa, mas duvido que ele possa querer voltar.
    E o próprio empresário do Schumi disse que “essa hipótese está descartada”.
    Abraço!

    Publicado por Willian | 27/07/2009, 8:54 pm
  3. Becken sou fan do Schumacher e se isso acontecer seria muito legal.
    Concordo com todos os pontos expostos por vc mas principalmente com a parte da promocao do Show e ainda acredito que se o Schumacher aceita o Eclestone fara de tudo para ter a Renault e o Alonso em Valencia.
    Seria sopro de ar fresco( voltar com seu velho multicampeao) para a categoria que esta tao desgastada esse ano.
    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 27/07/2009, 9:04 pm
  4. Seria fantástico. Afinal, tirando Cingapura e EAU, ninguém conhece mais cada curva dos outros circuitos do q ele.
    Bernie deve estar mexendo seus pauzinhos para isso.
    Todo mundo do grid(menos o Alonso pq já o fez) iria querer tirar uma casquinha no Hepta.
    Mas, acho bastante improvável.
    Mesmo tendo tomado pau do Alonso(ou da Michellin, se preferirem) nas suas duas últimas temporadas, acho q é consenso q ele tem uma reputação a zelar e q ele se queimaria demais se, por exemplo, ficasse num Q2 com Kimi indo adiante.
    Ele precisaria primeiramente de uma autorização da mulher dele q deve temer o fato dele gostar e querer voltar em definitivo.
    Ferrari deve usar seus dois pilotos reserva.
    Seria bacana tb se usassem o Bourdais e ele ganhasse uma corrida. Ele sairia de alma lavada e passada.
    A Ferrari n tem ninguém no programa de jovens pilotos com a superlicença?

    Publicado por Leandro Magno | 27/07/2009, 9:22 pm
  5. Becken,

    Viajando na maionese, vc nao acha que o David Coulthard seria uma boa opcao, melhor que os dois pilotos de testes da Ferrari juntos ele eh e por fim nao seria uma ameaca a ninguem mas traria bons pontos para o campeonato de constutores….

    O unico “pequeno” detalhe seria ele correr contra a Redbull e RBR mas pensando assim o recem aposentado Bourdais seria outra opcao e passaria mandando ” The Finger” a gente do Touro Vermelho…. rs rs rs

    Publicado por Fernando Piccione | 27/07/2009, 9:32 pm
  6. Viajando na maionese, vc nao acha que o David Coulthard seria uma boa opcao, melhor que os dois pilotos de testes da Ferrari juntos

    Ah, sim, seria uma boa opção sem dúvida, mas eu acho que ou a Ferrari vai com alguém neutro — Bourdais, Badoer, Gené — ou vai para o espetáculo com Michael.

    David tem uma imagem muito ligada ainda à McLaren, e aquelas brigas com a Ferrari no início dos 2000´s foram duras, viu…

    Publicado por Becken Lima | 27/07/2009, 10:05 pm
  7. Não sou fã do alemão, mas gostei dos argumentos. Seria uma excelente promoção comercial para a categoria, e não me assustaria se o Schumi arrancasse a vitória em Valencia.

    Publicado por Expedito Paz | 27/07/2009, 10:21 pm
  8. Excelente análise, Becken.

    Realmente gostaria de ver Michael Schumacher novamente no grid!

    Mas também gostaria de ver Luca Badoer pelo menos em 1 corrida (talvez Monza??), como uma forma de “agradecimento” aos incansáveis dias (e quilometros) de treinos e desenvolvimento dos carros de Maranello.

    Sebastien Bourdais tb seria uma boa opção… mas não sei se o frances continua com vontade de pilotar na F1. Em teoria, nada o impede. Nãopossui nenhuma ligação longeva com alguma fábrica ou equipe.

    Fernando Alonso; definitivamente não! hehe.

    Publicado por Daniel | 27/07/2009, 10:36 pm
  9. Na minha opinião, é sem dúvida a melhor opção!
    Seria, além de tudo o que você falou, uma singela homenagem do Schumacher ao Massa, correndo com a sua Ferrari para honrar a falta do amigo nesses meses.
    Seria até emocionante!
    Mas será que ele aceita? Como disse o Leandro, vai que ele toma pau do Kimi nessas próximas corridas, sua reputação ficaria um pouco arranhada…
    Aliás, o Kimi não tem uma cláusula em seu contrato que impede a Ferrari de por o Schumacher como seu companheiro de equipe?

    Publicado por Carlos T. | 27/07/2009, 10:43 pm
  10. Os ponto apresentado são ótimos. O alemão de volta para a F1 faria realmente um bem danado para a imagem da categoria que anda um tanto na lama. E acho que ele seria capaz de colocar essas crianças no bolso…

    Publicado por Demetrius Albuquerque | 27/07/2009, 11:01 pm
  11. Becken, acho mais fácil uma mola desprender do carro de alguém e acertar a cabeça de outro piloto do que ver Michael de volta no cockpit da Scuderia Rossa.

    Publicado por Daniel Gomes | 27/07/2009, 11:21 pm
  12. Becken,
    Ver o Schumacher de novo na F1 seria como ver os Beatles no palco.
    Fantástico.
    Chance: ZERO.

    Publicado por A. Coyote | 28/07/2009, 12:38 am
  13. “Becken, acho mais fácil uma mola desprender do carro de alguém e acertar a cabeça de outro piloto do que ver Michael de volta no cockpit da Scuderia Rossa.”

    +1

    Publicado por Beatle Ed | 28/07/2009, 12:38 am
  14. Becken,

    Apesar de ter me apaixonado pela Ferrari por causa do Michael, acho que é muito difícil vê-lo novamente nas pistas. Mas que seria muito bom, isso seria.

    A Ferrari vai mesmo de Gené ou Bourdais.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 28/07/2009, 6:55 am
  15. Não se esqueçam que foi Schummacher que convenceu a Ferrari a contratar Kimi e não existe nenhuma guerra entre eles. Nem entre Massa e Kimi nem entre nenhum deles.
    Acredito que se a F1 se mantiver assim com essas regras, o Kimi será um dos primeiros pilotos a ir embora pela sua forma de ser e entender o desporto.
    Duvido muito que MS fosse guiar o Ferrari por razões óbvias. Não faria sentido. A Ferrari também não tem muito a perder nesse campeonato.

    Publicado por Ernesto Sousa | 28/07/2009, 7:12 am
  16. “Não se esqueçam que foi Schummacher que convenceu a Ferrari a contratar Kimi e não existe nenhuma guerra entre eles. Nem entre Massa e Kimi nem entre nenhum deles.”

    Acho que não foi bem assim… dê uma olhada na série do Becken sobre a aposentadoria do Schumacher.

    Sobre a volta do alemão, a idéia é espetacular, mas muito pouco provável. Não sei se depois de sair da categoria por cima (afinal, brigou pelo título até o fim) ele se arriscaria a tal feito. Mas se até o Villeneuve que está há muito mais tempo fora da categoria quer voltar, talvez Schumacher possa retornar mais ou menos em forma.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 28/07/2009, 8:20 am
  17. Vocês realistas são uns chatos… rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrs

    Publicado por Becken Lima | 28/07/2009, 8:21 am
  18. “Vocês realistas são uns chatos… rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrs”

    Becken,
    É como fazer um cartão da mega-sena na quinta-feira para o sorteio q sai no sábado.
    Vc sabe q n vai ganhar, mas aquela chance milionesimamente pequena q vc tem te faz planejar um monte de coisas e vc passa a sexta feira inteira dizendo pros colegas do escritório q n vai aparecer pra trabalhar na segunda-feira.
    Na verdade, vc paga R$ 1,50(nem sei se é isso ainda) pra sonhar por 3 dias. No final vc n ganha e nem se decepciona muito, mas foi gostoso demais.
    Até q a Ferrari anuncie seu piloto, esse seu post é o nosso cartão da mega-sena. rs

    Publicado por Leandro Magno | 28/07/2009, 8:37 am
  19. O Leandro Magno disse tudo.. rsrs

    Publicado por André Távora | 28/07/2009, 8:53 am
  20. KKKKKKKKKK!!!

    Publicado por Vitor, o de Recife | 28/07/2009, 8:57 am
  21. Ele continua disputando umas provinhas de Kart(Claro, nem se compara a F1, eu sei.), então seus reflexos n devem estar tão enferrujados.
    Bora fazer uma petição online?rsrsrsrsrs

    Publicado por Leandro Magno | 28/07/2009, 9:45 am
  22. É um sonho ver Michael Schumacher voltando a pilotar a Ferrari. Tomara que os mandatários da Ferrari não cometam a loucura de indicar outro piloto em detrimento do maior piloto de F1 do mundo.

    Publicado por ivan reis de sá | 28/07/2009, 9:55 am
  23. Leandro
    Sou obrigado a reconhecer. Você foi brilhante.
    Se temos chance de 0,000000000000000000000001% devemos nos apegar à ela. Afinal, sonhar é de graça.
    Eu disse que seria fantástico ver o Schumacher de novo na F1 e que seria como ver os Beatles no palco. Mas disse que a chance era ZERO. Não é.
    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 28/07/2009, 11:18 am
  24. Eu detestaria ver o alemão a substituir 1 brasileiro… E ele tráz-me más recordações de 1 de Maio de 1994.
    Ele até é bom piloto, mas também sempre teve brasileiros a ajudá-lo.

    Publicado por Migas | 28/07/2009, 12:58 pm
  25. Acho que ele não volta.

    Os carros estão muito diferentes e ele precisaria de tempo para se adaptar a tudo, além de não estar fisicamente preparado paras as forças que atuam sobre um carro de F1.

    Mas que seria um estrondo, seria…

    E se ele vota e dá um cacete em todo mundo???!!!

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 28/07/2009, 1:30 pm
  26. Leandro,

    C A R A C A !!!!!!!!!!!!!!

    Vc disse tudo. Eu como fã do Michael, é justamente assim que me sinto.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 28/07/2009, 2:33 pm
  27. E ganhamos na nossa Mega Sena!!! Schumacher vem aí!

    Publicado por Andy | 29/07/2009, 2:48 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: