//
você está lendo...
ARTIGOS

Os desafios que Schumacher enfrentará em seu retorno

FOTOS: Martin Trenklerschuey2006F2006: Um carro conceitualmente muito distinto do novo F60

Passado a euforia com o retorno do homem que ganhou sete vezes o campeonato de Formula 1, resta voltar à realidade e refletir sobre os desafios que ele terá pela frente nesse espetacular retorno.

Clique aqui e leia o resto desse artigo…

__________________________________________________________________________

Desafio físico

O primeiro e maior de todos é a sua atual condição física. Mesmo longe da F1, o alemão nunca deixou de treinar, mas é provável que alguma porcentagem do reflexo tenha ficado no caminho desses três anos — algo natural com a idade. O seu pescoço, lesionado em um acidente de moto, também será algo a preocupar frente à Força-G que um Formula 1 gera em curva.

KERS

O KERS poderá ser um interessante brinquedinho para Michael se divertir, mas ele pesava em torno de 68 Kg em 2006 e é possível que esteja dois ou três quilos acima do peso. Kimi Raikkonen pesa 62 Kg e Felipe Massa 59 Kg. Estando de 9 a 10 Kg acima do peso dos pilotos oficiais, ele pode comprometer o ganho que trás o KERS — que necessita de pilotos leves para ajudar na distribuição de peso dos carros.

O traçado em Valência

A Ferrari tem um novo simulador em seu quartel-general baseado em Maranello — que será muito útil a Schumacher quando a Ferrari abrir sua fábrica daqui a duas semanas — mas o heptacampeão estreará em uma pista que não conhece, com muros próximos que não permitem erros. Recentemente, em entrevista para a BBC, Michael declarou que precisa de 5 voltas para memorizar um traçado, memória prodigiosa que será muito bem exigida em Valência, uma pista com o absurdo número de 25 curvas.

Em Spa-Francorchamps e Monza — praticamente os seus quintais — esperem ele ainda mais competitivo.

Novos pneus, nova aerodinâmica e fim do controle de tração

Há outros desafios, como a adoção de pneus slicks. Os alicerces da dominante era Schumacher foram quase que inteiramente construídos sobre pneus raiados. Talvez a estrutura básica dos Bridgestone — bem familiares dada a parceria histórica entre Ferrari e Bridgestone — lhe traga algum benefício, mas ele encontrará muito mais grip na porção frontal do carro por conta do tamanho dos pneus dianteiros, o que irá exigir algum tempo de adaptação.

A nova aerodinâmica será outro desafio a sua pilotagem. Michael encontrará carros com mais aderência mecânica que aerodinâmica e não terá a sua disposição o controle de tração que ainda era permitido em 2006, ano de sua aposentadoria.

Os famintos adversários

Tudo isso não seria problema para um profissional de sua categoria se todos no grid estivessem expostos aos mesmos desafios e variáveis, como em um final de semana de Kart, mas temos uma temporada com mais da metade deixada para trás e ele sentará no F60, um carro que nunca pilotou.

Outro fator interessante será observar como a sua presença mexerá com os egos ao seu redor, particularmente o do atual campeão Lewis Hamilton, que sempre sonhou em desafiar Michael na Formula 1. Com uma McLaren recém atualizada, Lewis estará afiando as garras para enfrentá-lo nessas provas.

A Brawn parece em clara decadência, mas até Barrichello pode querer tirar a sua casquinha se houver paridade entre Ferrari e Brawn. Raikkonen também estará motivado e motivado ele é capaz de pilotagens espetaculares — como a de Spa Francorchaps no ano passado.

Andando atrás ou na frente, nada muda…

Schumacher foi e ainda é um fenômeno — algo bem ilustrado pela sua volta que ofuscou o desaparecimento da BMW. Se ele andar alguns décimos atrás de Kimi, não será algo a comprometer a lenda. Se andar na frente do finlandês, será um grande feito digno de Hércules. Se o F60 permitir e ele desafiar gente nova e de peso como Hamilton ou Vettel em pé de igualdade, será apenas a confirmação de que, de vez em quando, números não mentem.

Anúncios

Discussão

24 comentários sobre “Os desafios que Schumacher enfrentará em seu retorno

  1. Belissimo texto! Schummy será sempre um gênio, não precisa comprovar mais nada pra ninguem, mas não acharemos nada ruim se ele conseguir dar uma aula para os novatos!!!! abraço Becken!

    Publicado por Francis Junior | 30/07/2009, 8:52 am
  2. http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/bolhas-de-caca-nos-cockpits.html

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/ele-esta-de-volta-e-acaba-com-o-sonho.html

    divulgando dois posts novos no Histórias e velocidade: um sobre o mais acalentado debate atual, sobre a segurança na F1, e outro sobre um debate que pode pode conseguir ofuscar o primeiro, se Schumacher ainda pode dar o que falar na categoria, tirando talvez a única chance que Fisichella teria de pilotar um Ferrari.
    Apareçam lá e comentem!

    Becken, eu não acho que Schumacher vá estar na pressão externa, mas ele carrega consigo uma auto-exigência muito forte, não vai querer fazer feio e vai mais se divertir. Qualquer maneira, vai ser uma oportunidade de ouro confrontar Hamilton, Rosberg, Button, Vettel e novamente Alonso, Barrichello e Raikkonen com o heptacampeão.

    Publicado por Ridson | 30/07/2009, 8:58 am
  3. Becken,

    Fiquei de fora da discussão passada. Na verdade fiquei fora toda a tarde entrando noite adentro, só tomei conhecimento da notícia no jornal da globo.

    Cara, tomei um susto… fiquei ancioso. Havia deixado meu leptop no escritório, então não pude zapear os portais, postar minha opinião aqui, me senti à margem. É, quando a Gripe h1F1 nos pega, pega pra valer. rsrsrs.

    Ffigueiredo

    (desculpe o trocadilho infame!!)

    Publicado por Ffigueiredo | 30/07/2009, 9:07 am
  4. É, quando a Gripe h1F1 nos pega, pega pra valer. rsrsrs

    UAU, vc é a primeira pessoa que tomo conhecimento direto de que pegou a danada da gripe.

    Espero que vc se recupere o mais rápido possível! :)

    Ah, o trocadilho foi genial!!!!!

    Publicado por Becken Lima | 30/07/2009, 9:23 am
  5. Meu amigo Becken,

    Suas considerações são muito pertinentes. Os tópicos são específicos e são atuais. Enfim, seu post está perfeito!

    Paradoxalmente, entretanto, é um post genérico, que se aplica a qualquer piloto aposentado.

    Mas não estamos falando de “qualquer piloto aposentado” e sim de Schumacher.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 30/07/2009, 9:40 am
  6. Becken –>

    Schumacher tb pilotou sem controle de traçao…

    Publicado por Claudio Cardoso | 30/07/2009, 10:00 am
  7. Schumacher tb pilotou sem controle de traçao…

    Sim, sim, eu lembro… :)

    Publicado por Becken Lima | 30/07/2009, 10:11 am
  8. Esta é a última chance do Rubens fazer algo pra salvar a péssima imagem que vem deixando este ano: o duelo dos aposentados! Se o Button chegar na frente do Schumacher e o Rubens atrás, não haverá mais discussão sobre sua (in)competência.
    O alemão pode fazer o que for, só o que eu como fã dele não aceito:
    -bater no muro por barbeiragem;
    – tomar passão do Raikkonen ou do Hamilton; do Alonso pode!
    -fazer bobagem na largada, tipo Barrichello, já que agora não tem os auxílios eletrônicos;
    -schumacadas pra cima dos outros;
    -em hipótese alguma fazer uma corrida pior que a do trio Braço Duro: Kovalainen, Nakajima e Piquezinho.

    Publicado por Carlos T. | 30/07/2009, 10:38 am
  9. Uau…

    Keith Collantine acba de postar em seu blog um post parecido:

    http://www.f1fanatic.co.uk/2009/07/30/the-changes-michael-schumacher-will-have-to-contend-with-in-his-f1-comeback/

    Ainda bem que escrevi o meu ontem à noite. Tenho certeza que ele roubou a minha idéia!!!

    Agora, sem brincadeira, o Keith levanta outros pontos interessantes:

    — Menos downforce

    — Nova classificação e novas regras, como o limitado uso de motores e câmbios

    — A Ferrari sem um Jean Todt, o que não dará a ele a primazia de ser o número 1 declarado

    Post profissional do Keith…

    Publicado por Becken Lima | 30/07/2009, 11:06 am
  10. “até Barrichello pode querer tirar a sua casquinha se houver paridade entre Ferrari e Brawn.”

    Becken,

    Barrichello? Tirar casquinha de Schumacher? Nuuuuuuuuuuuunca irá acontecer!!! É como você disse no post: Se Schumacher andar no mesmo nível destes pilotos que estão na ativa, já será uma vergonha para eles, se Schumacher superar alguns, estes deveriam pensar na aposentadoria, afinal, o cara está parado a três anos e já conta com 40 anos, praticamente um vovô para os parâmetros da categoria.

    Lógico que tem viúva recalcada que acha que se ele não for bem, isso irá manchar sua ficha de mito da F1, esquecem que o Alemão está se expondo para preservar seu amigo, além de ajudar a Ferrari e a própria categoria, que anda cada vez mais ridícula devido às guerras entre FIA e FOTA (cada qual fazendo mais cagadas a cada dia).

    Além disso, é preciso deixar claro que a Ferrari está com um carro pra lá de ordinário, que só melhorou recentemente, e mesmo assim, está aquém de Red Bull, Brawn e McLiar.

    Bom, de qualquer forma, o que eu tenho certeza é que Barrichello continuará na F1 até morrer ou ser demitido por insuficiência técnica, pois, bom senso e autocrítica são qualidades que ele nunca teve.

    Chegue logo GP de Valência!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 30/07/2009, 11:08 am
  11. Tava lendo o artigo do Livio sobre o retorno do Schumacher. Lá pelas tantas ele escreve:

    “Schumacher será o companheiro de Kimi Raikkonen, campeão do mundo também, em 2007, que curiosamente sempre desejou enfrentá-lo com o mesmo equipamento. Terá, agora, a oportunidade.”

    Será que o Kimi finalmente acorda?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 30/07/2009, 11:58 am
  12. Lewis, polidamente, afiando as garras:

    “The whole world will be watching his return to the cockpit in Valencia and it will not only be fascinating to see how he readies himself for his grand prix comeback but also an honour and a privilege to race against him for the very first time. I wish him well.”

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/77435

    Publicado por Becken Lima | 30/07/2009, 11:58 am
  13. Acho que seu blog virou o SchumacherAround, Becken. :)
    Ainda bem que não preciso mais atualizar meu blog, eu já vou indicar o seu,kkkkk

    Não acho que o fato de ser o número 1 ou não irá fazer alguma diferença, ele não está lutando por nada agora, apenas por pontos nos Construtores. O que poucos conseguem ver é que o status Nr1 que Schumacher conseguia dentro da equipe era bem mais psicológico e moral do que algo forçado. Como o próprio Rubens disse uma vez, os engenheiros puxavam suas cadeirinhas para escutar o que Michael tinha a falar e ele ficava no cantinho, coitado.

    Schumacher vai ser mais paparicado do que Raikkonen dentro da equipe? Não tenho dúvidas sobre isso.

    Publicado por Larissa Oliveira | 30/07/2009, 12:05 pm
  14. Acho que seu blog virou o SchumacherAround, Becken. :)
    Ainda bem que não preciso mais atualizar meu blog, eu já vou indicar o seu,kkkkk

    Sem ciúmes, por favor! :)

    Publicado por Becken Lima | 30/07/2009, 12:21 pm
  15. “Schumacher vai ser mais paparicado do que Raikkonen dentro da equipe? Não tenho dúvidas sobre isso.”

    Nem eu. E acho que o Schumacher não depende de tratamento diferenciado. Ele é o máximo!

    Não se convida um NÚMERO UM para destratá-lo. Ainda mais que o NÚMERO UM vem ajudar a equipe em um momento crítico. O alemão é o meu ídolo, ao lado do Piquet e do Fittipaldi, e o sou fã do Kimi Raikkonen.

    Só ressalto que o Kimi (assim como o Schumacher) tem estrela e brilho próprios. Não é um Alonso qualquer. Nunca e em momento algum o Kimi dependeu de atenção especial nem nunca sacaneou o companheiro de equipe. Ninguém pode reclamar qualquer coisa dele na F1. Aliás, nem conversar ele conversa. O Massa que o diga. Ao lado do Kimi o Massa se desenvolveu e, de um piloto medíocre, passou a ser um dos três melhores na atualidade, o que jamais aconteceria com o Nelsinho Piquet na Renault, tendo por companheiro o Alonso e como chefe o imbecil do Briatore.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 30/07/2009, 12:35 pm
  16. Michael é todo “german built und technik “. Lembram o episódio da caixa de velocidades do Ferrari que partia sempre até que Michael disse que quem ia fazer a caixa era uma empresa alemã? Eu lembro. São episódios como esse que fizeram dele uma lenda na F1. Tem um estilo muito próprio sem dúvida. A Ferrari por certo tem a hipótese de ter um retorno de informação que não terá com o Kimi ou com Felipe. Porque Michael é como era Ayrton nesse capítulo. Após algumas voltas com um carro, não interesssa qual, ele já estava no limite, e no fim de uma corrida, ele fazia relatório de comportamento do carro no seco e no molhado. Sei de uma história que ouvi contar por Domingos Piedade que Joest (referido por Senna como o “alemãozão”) ficou banzado acerca do que o Ayrton sabia do carro só de guiá-lo. Michael é desse tipo, ele pode dar muita informação útil ao team por sua experiência e savoir faire para além do enorme desafio que vai ser esse episódio.

    Publicado por Ernesto Sousa | 30/07/2009, 1:10 pm
  17. (off topic)
    hoje no Bom Dia Brasil apareceram imagens do Schumacher pilotando em 2006. e até já acho estranho o formato da asa traseira (mais larga e baixa) dos modelos anteriores a 2009…

    isso estamos só na metade da primeira temporada com essas mudanças
    se bem que o regulamento podia rever o tamanho do limpa trilh… digo, da asa dianteira =]

    Publicado por zezinho | 30/07/2009, 3:35 pm
  18. Shumacher vai ser sempre um dos maiores pilotos da f-1 . Agora nosso amigo aí querer comparar o shumi ao kimi, sinceramente são dois estremos, e dizer que o felipe aprendeu alguma coisa com o kimi ai é mais louco ainda!!!

    Publicado por wellington | 30/07/2009, 4:00 pm
  19. Meus parabéns, foi um resumo daquilo que tem, na atualidade sobre o Shumi, sem esquecer que de fato, durante sua carreira foi um excelente piloto e em condições de igualdade, arrisco a afirmar que somente o inigualável Senna, esteve à altura. isso, independente da afirmativa de Larissa Oliveira, cujo sarcasmo não desmerece o brilhantismo da carreita de alguém que tem em currículo 7 campeonato para ilustrar sua trajetória. Também não sou um torcedor do alemão, aliás ao longo de sua carreira sempre torci para outros pilotos, inicialmente Senne, seguido de Barrichelo, que infelizmente não emplacou e, mais recente na esperança que Massa trouxesse renovadas alegrias aos domingos brasileiros, o que não impede o fato de reconhecer as qualidades do alemão. Ninguém chega aos seu patamar de vitórias sem ser, no mínimo, bom. Ótimo, seria o adjetivo, neste caso. Parabéns.

    Publicado por Joao | 30/07/2009, 10:09 pm
  20. Não sou comentarista a que se dê crédito referente a Fórmula 1, apesar de acompanhar desde o início das carreiras de Fittipaldi, Pacci, Piquet e alguns outros brasileiros de destaque até o fenômeno Aiton Senna, a promessa que não decolou na figura de Rubinho e, mais recentemente, na esperança trazida por este garoto que é Massa. Devo, no entanto, evidenciar que Michael Shumacher foi um grande piloto, não relegou a velocidade (kart e moto), é claro que três anos longe das pistas de Fórmula 1 é um lapso de tempo considerável, o tempo de envelhecimento, da falta de reflexo necessário a desafios sequenciados, quase diarimente, adequação as condições de pistas emergentes, a carros inovados, a regras diferenciadas… entre outras variáveis. Isso não é uma readaptabilidade que se efetive, ou retome, de hoje para amanhã, principalmente em um esporte onde o tempo não perdoa, a continuidade é elemento indispensável, a preparação física, devido ao desgaste, é elemento preponderante, embora estejamos frente a um fenômeno deste esporte. Já, por outro lado, deve-se considerar que este excelente piloto não está buscando ser campeão nesta temporada, que já vai pelo meio. Isso deixa, como resumo, duas coisas: a esperança de vermos novamente ótimas disputas, por um piloto que sempre foi altamente competitivos, apesar de estar em uma escuderia que queixou a desejar até agora, e a certeza que a equipe de Maranello terá uma opinião abalizada sobre as reais condições de seus carros. Mas esperando, antes de qualquer coisa, uma franca recuperação de Massa, que muito fez para merecer o lugar que ocupa nesta equipe de ponta da Fórmula 1.

    Publicado por Joao | 30/07/2009, 10:37 pm
  21. Sarcasmo?! Eu sou mais uma boba alegre mesmo. :)

    Publicado por Larissa Oliveira | 30/07/2009, 11:45 pm
  22. queria só aproveitar o espaço para divulgar:

    Ola a todos que conferem este blog, queria divulgar aqui a coluna ” Uma Opinião”, que esta semana fala sobre Rubens Barrichello

    Acredito que fiz uma crítica no sentido real da palavra, procurando atribuir uma análise de pontos positivos e negativos, e do que Rubens representa para mim na F1 desde a minha infância, afinal ele é um elo dessa infância e ainda é o piloto pelo qual torço por melhores resltados.

    A todos que puderem conferir, um abraço

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/uma-opiniao-rubens-barrichello.html#comments

    Publicado por Ridson | 31/07/2009, 10:18 am
  23. Becken e amigos,

    Se o Massa aprendeu alguma coisa com o Kimi ele não disse a ninguém. Agora, que o Kimi é um exemplo de como não interferir no desenvolvimento do companheiro, disso não tenho dúvidas.

    Comparar os resultados do Schumacher com os do Kimi? Ninguém em sã consciência faria isso. Comparar determinadas aspectos das personalidades desses dois é perfeitamente possível. Quem só vê o ídolo, o mito, e não vê o ser humano, faz mágica, pois este precede aquele.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 31/07/2009, 10:03 pm
  24. Muita expectativa.
    Certamente esta decisão evidencia a condição do alemão para enfrentar uma corrida. O heptcampeão tem experiência de sobra para sopesar suas chances de êxito, e como todos sabem e conhecem da sua personalidade, nunca arriscaria um fracasso por uma decisão impensada.
    As adaptações a serem enfrentadas não são nada frente as mudanças ocorridas na f1 na era shumacher, que iniciou quando do cambio manual ainda…
    Será demais!!!

    Publicado por Gabriel S. | 07/08/2009, 9:52 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: