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Equipes talvez não permitam que Schumacher se prepare com o F60, o novo carro da Ferrari

FOTO: Ferrari/DivulgaçãonoF6toSchuey (O F60: Kimi será um grande desafio a Schumacher, mas a complexidade do F60 também pode dificultar a sua volta)

O homem que mais entende de Michael Schumacher no mundo, o jornalista inglês James Allen, escritor da biografia definitiva sobre o alemão — “The Edge o Greatness” — aponta em seu blog hoje que “A Ferrari compreensivelmente requisitou às equipes permissão para que Michael testasse o F60. E compreensivelmente as equipes não estão em posição unânime de concordar com isso. Então, isso não acontecerá.”

“Por que”, pergunta James, “um heptacampeão do mundo teria um dia para familiarizar-se com um carro quando foi negado a um total noviço como Jaime Alguersuari esta mesma oportunidade antes de sua estréia em Budapeste? O tipo de luxo que, presume-se, Romain Grosjean também não terá antes de substituir Nelsinho Piquet.”

A maior parte dos sites no Brasil estão replicando uma nota de Adam Cooper, notícia que foi primeiramente reportada no Speedtv.com, mas que ainda não apareceu no site da revista Autosport. A cautela da Autosport sugere que a permissão ainda não foi completamente acordada entre todas as equipes.

E você, acha justo Schumacher familiarizar-se com o novo carro da Ferrari quando Jaime Alguersuari — de 19 anos —não teve a mesma chance uma semana atrás? Responda à enquente, mas expresse o seu ponto de vista na sessão de comentários.

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Leia mais sobre a volta de Michael Schumacher à Formula 1

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Discussão

31 comentários sobre “Equipes talvez não permitam que Schumacher se prepare com o F60, o novo carro da Ferrari

  1. As regras têm de ser iguais para todos. E no caso do Michael sinceramente acho que isso não vai fazer grande diferença. Com treinos livres de uma hora e meia
    ele vai aproveitar tudo o que puder. Eu penso que no caso do Jaime Alguersuari a sua inexperiência – que aliás mereceu um comentário, protector a meu ver, do Felipe Massa – se coloca de uma forma mais generalista para um jovem que vai entrar no circo maximus das corridas por razões óbvias.

    No caso do Michael, com o ADN de corrida que ele já tem naquele corpo, ele ultrapassa bem a situação. Apenas acho sinceramente que ele vai ter de ter algum cuidado com o aerofolio dianteiro que mais parece porta-avião, desses formulas de agora. Os pneus e a carga aerodinâmica, já fazem parte do sentir do carro, dessa forma de ser uno com a máquina e bom piloto até guia corta-relva.

    Na realidade se a gente vir bem a F1 não mudou assim tanto de ontem para hoje, tira-se de um lado, se ganha do outro. Afinal, o que está (in) decidindo esse campeonato é uma coisa chamada extractor traseiro e outra chamada KERS.

    Publicado por Ernesto Sousa | 01/08/2009, 8:47 am
  2. Ernesto achei interessante seu comentário sobre a curva de aceleração do Alemão e trajetória de curva no post anterior.

    Me fez lembrar o que o Barrichello mais reclamou na F2000 quando estreiou na Ferrari. A que o Schumacher freiava com o pé esquerdo e mantinha o pé no acelerador mesmo adentrando em curvas sem reduzir o torque do motor, o que lhe dava uns décimos a mais que o brasileiro que freiava tirando o pé do acelerador por completo.

    Fato que o fez ter problemas nas primeiras etapas com o carro vermelho, até algum gênio descobrir que o Barrichello tinha esse problema, e conseguiram um mapeamento melhor do motor.

    E, o Massa diz a quem quiser ouvir que o Schumacher era bom em curvas de alta, média e baixa, e suas retomadas eram ainda melhores, em consequencia era um destruidor de borracha compulsivo, (Becken lembra algum piloto da atual temporada destuidor costumaz de pneus ?) e um dos pilotos mais agressivos em curvas.

    Gostaria de ter visto ele correndo no Brasil em 2006, mas tive problema$ de tempo$.

    Publicado por Claudemir Freire | 01/08/2009, 9:20 am
  3. (Becken lembra algum piloto da atual temporada destuidor costumaz de pneus ?)

    Nessa temporada parece que o Seb Vettel é o homem. Na Austrália, em Mônaco e Turquia ele destruiu os macios, enquanto o Webber manteve um ritmo razoável nos dois compostos. o Barrichelo também teve problemas…

    Eu acho que isso tem muito a ver com o estilo de pilotagem e de como esse estilo é embarcado no setup do carro. O Hamilton teve sérios problemas com o MP4/22 e 23, mas com o MP4/24 na Hungria, mesmo com a pista e o ambiente razoavelmente quentes, foi ele quem melhor gerenciou os pneus…

    É algo complexo e depende de muitas variáveis para se chegar a uma conclusão definitiva…

    Publicado por Becken Lima | 01/08/2009, 9:28 am
  4. Eu sou a favor. Por que? Porque teria sido a favor do Jaime se alguém tivesse perguntado na época.

    A menos que eu esteja desinformado, a STR não fez tal solicitação. Se isso for verdade, não se pode falar em tratamento desigual, ainda.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 01/08/2009, 9:58 am
  5. Eu sou a favor. Por que? Porque teria sido a favor do Jaime se alguém tivesse perguntado na época.

    Na verdade, Luiz, a Toro Rosso apenas cumpriu tacitamente a regra sem questioná-la — regra que não permite testes entre corridas. E, convenhamos, a FIA jamais cederia para a humilde STR tal pedido…

    A permissão requisitada pela Ferrari para que “The Shoe” teste o F60 irá infringir esta regra…

    Publicado por Becken Lima | 01/08/2009, 10:02 am
  6. Concordo com o Luiz.

    Nao se pode falar em injustiça tendo em vista que ninguem solicitou isso.

    Agora eu acho que a pergunta deveria ser:

    Um estreante tem direito a 1 dia de treino ?

    eu responderia SIM.

    Ate pq o que uma pessoa estreando, pode fazer de comparacoes entre peças para testes ?

    Ou entao se coloque uma resolucao, O teste realizado pelo estreante, será acompanhado por um fiscal da FIA e querendo algum representante da FOTA. Nao poderá haver troca de peças nesse teste. Ponto acabou todo o problema.

    Publicado por Claudio Cardoso | 01/08/2009, 10:04 am
  7. Pra mim é óbvio que Schumi não tem nada que testar o F60. Regra é regra e é um absurdo que a Fota ao menos considere essa hipótese.

    A grande questão é que alguns defensores do teste pelo mundo à fora dizem que a Fota deve permitir o teste porque a volta do campeão é boa para as equipes tb.

    Ora, eu entendo o quão sensacional é Schumacher de volta ao grid, mas daí a “bend the rules” para o rei vai um mundo inteiro de distância.

    E não deixa de ser curioso, Becken, falando sobre o assunto do caráter de Michael, em sua volta ele já estar no centro de uma polêmica que envolve as regras da F1.

    Por que, para ele, as regras podem mudar? Só porque ele é o maior campeão da história? Isso não seria o suficiente para determinar que as regras NÃO devem ser mudadas para ele???

    Publicado por Daniel Gomes | 01/08/2009, 10:08 am
  8. Por que, para ele, as regras podem mudar? Só porque ele é o maior campeão da história? Isso não seria o suficiente para determinar que as regras NÃO devem ser mudadas para ele???

    Pois é…

    Outro problema é que ao permitir uma adaptação ao carro, a FIA — e a FOTA — irão deixar o Schumacher interferir de forma mais aguda na disputa pelo título — o que pode atrapalhar a Brawn que passa por um mal momento…

    Aliás, ele ainda tem chances matemáticas de ganhar o campeonato — há 70 pontos em jogo e o líder do campeonato tem 68, então…

    Publicado por Becken Lima | 01/08/2009, 10:21 am
  9. É Becken, talvez não. Mas aí estamos no campo das presunções.

    Se a STR tivesse pedido (quem não chora não mama) e a FIA negado, aí sim, eu seria absolutamente contra esse teste pro alemão.

    Agora, eu acho difícil a FIA concordar pelos recentes arranca-rabos entre Mosley e Ferrari, sem esquecer que o Shumi deu seus palpites contra o ainda presidente da instituição.

    De qualquer sorte, penso que o menor dos problemas para Shumi será a adaptação ao carro. Pra mim, mesmo sem o tal teste, ele vai compreender o F60 nos treinos livres, talves até no primeiro deles.

    Por sinal, se a FIA concordar, vai abrir um precedente para o Grosjean (escreve assim?), não acha??

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 01/08/2009, 10:44 am
  10. Por sinal, se a FIA concordar, vai abrir um precedente para o Grosjean (escreve assim?), não acha??

    Uau, bem lembrado! Aí mais um motivo para negar o tal pedido…

    Publicado por Becken Lima | 01/08/2009, 10:59 am
  11. É claro e evidente que Schumacher não deve ter nenhum privilégio, não importa quanto tempo ele esteja afastado da Fórmula-1. A regra é bem clara quanto a isso e qualquer coisa que contrarie tais regras não poderá ser vista de outra maneira que não seja um favorecimento à Ferrari. Mas duvido que isso aconteça.

    Publicado por Alexandre Carvalho | 01/08/2009, 11:17 am
  12. Eu não acho que faça sentido, por termos regras para esse ano. A minha crítica vai em cima é dessas regras. Acho que pelo menos um dia de testes para quem não pilotou ainda com o carro, seja Alguersuari seja Schumacher, seja Grosjean. E com a certificação clara de que nã está testando novos componentes. Mas aí é esperar F1 consciente, limpa e organizada demais…padrões perfeitos demais para uma F1 que tem que se matar por um Pacto da Concórdia.

    Publicado por Ridson | 01/08/2009, 11:41 am
  13. Becken,

    É preciso separar os interessados, seus interesses e a sua disponibilidade sobre eles.

    Quem faz a regra é a FIA.

    No caso, as equipes são as interessadas e protegidas pela norma legal. Elas abriram mão de seu direito, o que não é proibido em favor do Schumacher e da Ferrari. Não há nada de errado nisso. É o mesmo que vc perdoar a dívida de uma pessoa que lhe deve. Vc pode fazer isso.

    O Jaime pediu para treinar? Foi negado?

    Se o Jaime se sentiu prejudicado por ser um competidor, deve-se ver no regulamento se prevalece a vontade dele ou da equipe de se insurgir contra a “abertura” dada ao Alemão. Deve-se ainda ver se a própria equipe também não permitiu que o Schumacher testasse.

    A questão não é tão simples como parece.

    Eu entendo que é esporte, que é descontração e tudo mais. Não to afim de melar. Mas se vc pergunta se é justo, é preciso ver o que é o “justo”. Neste caso em que a questão é regulamentada objetivamente, a solução não pode ser o nosso “achismo” e sim a regra escrita e o direito de cada um, inclusive a não lançar mão da regra. Vc lembra que o Alonso saiu da Mc Laren sem pagar multa rescisória? Pois é. A Mc abriu mão da multa, portanto de um direito.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 01/08/2009, 11:53 am
  14. Existe uma diferença fundamental entre as 2 situações: a STR se colocoou na situação e a Ferrari “caiu” na situação de não estar com seu piloto titular.
    Mas mesmo assim não acho justo terem a oportunidade de testar.

    Publicado por KBK | 01/08/2009, 12:56 pm
  15. James Allen? Eu achava que era eu :(, hehe. Em questão de biografias, ainda prefiro Timothy Collings, foi um dos primeiros britânicos a escrever sobre ele, e pesquisar sua infância e a vida antes da F1. E sinceramente as pessoas que realmente entendem Schumacher não escrevem livros.

    E quanto ao fato se é justo ou não, já acho injusta a comparação entre os dois casos que são totalmente diferentes. Afinal o que é a justiça dentro de um esporte por natureza injusta? Tudo depende do ponto de vista – interesse, dinheiro, esportividade – o que pesa mais?

    Posso dizer com certeza que Schumacher não pensa ‘ah, eu já sou o tal, não preciso disso’ – se ele pensasse assim não teria conquistado o que conquistou. É típico Schumacher.

    Publicado por Larissa Oliveira | 01/08/2009, 1:03 pm
  16. Lembrando q as equipes n se resumem a Fota. Frank Williams anda fazendo pirraças como dizer q pode vir com o Kers ano q vem se ele estiver pronto, pois ele faz parte das regras de 2010 e sua eliminação dependeria de uma decisão unânime por parte das 13 equipes inscritas.

    Publicado por Leandro Magno | 01/08/2009, 1:12 pm
  17. Justo não é, mas é o que todos nós queríamos ver…
    Principalmente para dá-lo maiores condições de andar na frente!

    Publicado por zezinho | 01/08/2009, 2:38 pm
  18. É totalmente injusto, eu nunca concordaria.

    Mas Schumacher e Ferrari são nomes importantes demais e podem conseguir o que querem, grças á politica.

    Publicado por Lucas | 01/08/2009, 3:08 pm
  19. Eu não acho que deveriam liberar, mas acho sim que a Ferrari e Schumacher tem muito mais direito a requisitar o teste que a Toro e o Alguersuari. A Toro Rosso escolheu demitir seu piloto e escolheu colocar no lugar um novato que nunca tinha feito uma curva num F1. A Ferrari foi forçada a colocar um piloto que na melhor das hipoteses estaria desde fevereiro sem andar de F1. Situações bem diferentes.

    Publicado por Filipe Furtado | 01/08/2009, 6:26 pm
  20. E quase que a Ferrari precisa convocar mais um piloto!

    Kimi dá sua primeira capotada nos rallys!

    Há quanto tempo ele não capota, héim??!!!! É uma diferença sutil para os F1!

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 01/08/2009, 7:53 pm
  21. A Toro Rosso escolheu demitir seu piloto e escolheu colocar no lugar um novato que nunca tinha feito uma curva num F1. A Ferrari foi forçada a colocar um piloto que na melhor das hipoteses estaria desde fevereiro sem andar de F1. Situações bem diferentes.

    Bom, então se a requisição da Ferrari é para que Schumacher se familiarize com o F60 e alguns dos seus novos componentes, por que não pôr o Gené no carro em Valência — ele que testou o carro esse ano em Vairano?

    Aliás, ele testou especificamente algumas soluções para o KERS!

    Eu confesso que gostaria de ver o Schumacher em forma dando trabalho para a garotada, mas quanto mais se discute essa questão mais eu me convenço de que as equipes negarão o pedido…

    Publicado por Becken Lima | 01/08/2009, 10:26 pm
  22. Becken –>

    EU nao sei se a willians vai negar nao heim..

    Por mais que seja pirracenta, tem uma questao importante, e realmente a toyota for a bola da vez e pular fora, tio Frank vai precisar de um motor.

    E com certeza ele vai precisar de alguem da Fota, logo seria uma boa manter boas relacoes.

    Quanto ao pedido, nao vejo nada demais, é um pedido se aceitarem passou a ser justo. Se ninguem pediu antes, ninguem pode reclamar de nada.

    Publicado por claudio cardoso | 02/08/2009, 12:27 am
  23. tio Frank vai precisar de um motor.

    Vc tá sugerindo que a Ferrari faria um rolo e poderia fornecer motores para a Williams?

    Publicado por Becken Lima | 02/08/2009, 1:12 am
  24. O negócio é simples e eu vou logo ligando o foda-se que eu não gosto de frescura…

    Alguém aqui em sã consciência acha mesmo que o espanholzinho tem cacife para abrirem uma exceção para ele, que a situação dele é a mesma do Schumy, lógico que não!!!

    São situações extremamente diferentes, Schumy vai substituir um piloto que foi gravemente acidentado por incompetência da porcaria de equipe Brawn GP, que faz carros que desmontam na pista, jogando peças na cabeça alheia e não um piloto demitido por frescura de dirigente querendo promoção.

    Para o governo da galera que está reclamando de regra e o caralho a quatro, Schumacher está fazendo é um baita favor para a merda que virou a F1 esse ano. Não fosse ele voltar e a grande notícia dessa semana seria a saída da BMW (outra montadora de merda), e, daqui a pouco a grande notícia será a saída da Toyota e da Renault.

    Se os cagões das outras equipes e fãs de outros pilotos estão com medo de um vovô aposentado dar uma surra em seus ídolos, então que procurem outro esporte para acompanhar, porque quem manda na F1 é a Ferrari e, por tabela, o alemão.

    A Ferrari porque é mesmo a essência desse esporte, nunca o tendo abandonado, nem nos piores anos, e o alemão porque é o maior piloto que essa porra dessa categoria já teve.

    Então, vamos parar com essa frescurinhas, que isso é coisa de baitola!!! Schumacher vai testar porque “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, e, no fim, vai é ajudar a levantar a moral dessa categoria que está agonizando com tanta merda das montadoras (que vão acabar FOTENDO a bagaça) e politicagem de Max Chicotinho e Bernie Cifrãozinho.

    É isso aí, e se alguém se incomodou com minhas doces palavras… foda-se!!! Tô de saco cheio desse povo politicamente correto!!! Abraços para toda galera que me conhece e sabe que comigo é assim mesmo!!!

    Becken, viva a Willians a Ferrai e a McLaren, sem elas estaríamos fudidos!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 02/08/2009, 1:27 am
  25. Cassius, só posso dizer uma coisa em relação ao seu comentário:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Assino embaixo!!!

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 02/08/2009, 11:14 am
  26. STR e Renault devem ser proibidas de testes para os novatos no carro novo por demitirem seus pilotos titulares. Quem quer que assumisse o carro do Massa, pelo fato da fatalidade em si, teria direito ao teste, pois a Ferrari não procurou a sarna pra se coçar.

    Publicado por Andy Bell | 02/08/2009, 12:09 pm
  27. Becken ->

    Nao acho que a Ferrari va oferecer algo, ou barganhar nesses termos. Mas temos de lembrar que a Willians como o proprio Frank falou para nao fechar com a Fota, que ela vive de corrida e nao de vender carros.

    Bem com isso podemos concluir que como nao tem Cacife, grana, e estrutura para fazerem motores, logo sempre estarao dependendo de alguem. E no momento em que nunca se sabe quem vai ficar ou sair, nao é bom contrariar nenhuma das possiveis fornecedoras.

    Olha o meu ponto de vista compartilhado pela Mercedes

    Norbert Haug, o chefe de automobilismo da montadora alemã, disse que não é problema se abrir uma brecha na proibição de testes durante esta temporada.

    – Faremos o que pudermos para apoiá-lo. Para mim, é justo. É uma exceção. Se Michael dissesse que voltaria sob a condição de poder testar, todos diriam sim – disse o chefe da equipe.

    Haug vai além e afirma que os novatos que também entram no meio do campeonato também merecem realizar testes.

    Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, estreou no GP da Hungria sem ter testado em um carro de F-1.

    – Mesmo um novato deveria ter um teste. Se me fosse pedido abrir uma exceção para um jovem, diria sim. Dar um teste a Jaime seria justificável, mas, tendo dito isso, não acho que tenha existido um pedido oficial – finalizou.

    Publicado por claudio cardoso | 02/08/2009, 1:11 pm
  28. Hehehe, gostei da sinceridade do Cassius! Mas ainda sim não acho que a Ferrari mereça uma exceção. Sou meio sistemático, esse negócio de ficar abrindo precedentes nas regras acabam atrapalhando o esporte na minha opinião. Lógico que a Ferrari tem todo direito de pedir, mas a FIA tem a obrigação de não ceder.

    Publicado por Carlos T. | 02/08/2009, 5:19 pm
  29. Becken,

    Concordo com o Cassius em genero numero e grau !!!
    Quem sao : Badoer, Gene, Alguersuari, Grosjean…
    Estamos falando de um heptacampeao,um dos melhores senao um o MELHOR piloto de F1 dos ultimos 30 anos !!!!
    Caramba essas dicussoes e argumentos nao tem nada a ver , o cara tah fazendo um favor pra os e estamos cuspindo pra cima !!!
    O que eh um dia de teste pra essas equipes cagonas , tomara que o Schumacher de pau em todos ….quero ver os caras comendo poeira do Alemao !!!
    Cassius , nao concordo com muitos dos seus comentarios mas esse seu bem ” familia” foi muito bem escrito estilo carcamano de ser….
    Abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 02/08/2009, 7:03 pm
  30. Parece q a Fia n gostou do alemão treinando com slicks e está investigando. O q mostra q Mosley ainda anda puto com Montezomolo.
    Imho, existe uma pequena diferença entre os casos de Jaimito e o do Michael.
    Jaime corria de F-Renault até dias antes de sua estréia na STR. Já o alemão, em 4 rodas, só kart e mesmo assim ocasionalmente.
    Acho q fico com a opinião do Haug. Porém, para mim n fará muita diferença no caso de Schummi, pois ele deve tomar pau dos outros caras, com ou sem treino com o F60, apesar de eu torcer pelo contrário.

    Publicado por Leandro Magno | 02/08/2009, 7:59 pm
  31. De acordo com o La Gazzetta dello Sport desta segunda-feira, a Williams usou seu poder de veto para proibir teste de Michael Schumacher com a Ferrari F60 antes do GP da Europa

    Publicado por Leandro Magno | 03/08/2009, 8:08 am

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