//
você está lendo...
ARTIGOS

E a Red Bull disse NÃO para Schumacher…

FOTO: Red Bull/Divulgação Dietrich Mateschitz(Dietrich e Christian Horner: “nananinanão” para o excelentíssimo Schumacher)

Ao que parece o dono da Red Bull — Dietrich Mateschitz — acha “injusto” que se abra um precedente para Michael Schumacher testar o novo carro da Ferrari quando o mesmo precedente não foi dado ao jovem Jaime Alguersuari em sua estréia na Hungria:

Nós pedimos permissão para que Alguersuari testasse antes do GP da Hungria e o pedido foi negado. Então por que nós deveríamos aprovar uma exceção para um piloto sete vezes campeão do mundo?

— Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull

O homem que coordena o programa de esporte a motor de Mateschitz, Helmut Marko, completou: “Deixá-lo fazer um teste extra não está no espírito das regras. Se ele realmente fez o seu treino na última semana com os pneus da GP2 isto fará uma grande diferença. Schumacher é experiente o suficiente para ser competitivo no novo carro rapidamente.”

Sendo simples e objetivo: os dois têm razão! Schumacher — ao contrário de algumas opiniões na sessão de comentários — não é o dono da Formula 1.

Pode-se achar a minha opinião excessivamente delicada e careta, mas a real medida dos grandes esportistas é justamente a humildade de saber que sua superioridade só pode ser realmente demonstrada quando é dado ao adversário as mesmas condições e oportunidades regulamentares.

Isso é o que chamamos de esporte.

Atualização

O veto ao teste de Schumacher se transformou em uma guerrinha de comadres com a Williams reforçando o veto da Toro Rosso e a própria Ferrari comentando de forma muito “cortês e polida” o veto da equipe inglesa:

Adivinhe quem se opôs ao teste [de Scumacher] com o F60? Uma equipe que não ganha nada há anos e que ainda não superou a oportunidade de demonstrar uma vez mais o falta de espírito esportivo e jogo limpo.

— Ferrari em seu site

Schumacher, bem longe da polêmica, segue com a sua dura preparação, perdendo 4 quilos desde o anúncio de que substituirá Felipe Massa. Sua única preocupação ainda é o pescoço, mas poucos têm dúvida de que ele chegará em forma para Valência, inclusive Bernie Ecclestone: “Não tenho dúvida que ele dará a um oudois deles uma lição de pilotagem.”

_________________________________________________________________________

Leia mais sobre a volta de Michael Schumacher à Formula 1

Anúncios

Discussão

36 comentários sobre “E a Red Bull disse NÃO para Schumacher…

  1. “Pode-se achar a minha opinião excessivamente delicada e careta, mas a real medida dos grandes esportistas é justamente a humildade de saber que sua superioridade só pode ser realmente demonstrada quando é dado ao adversário as mesmas condições e oportunidades.”

    Ôpa (rs…) esse post é dirigido à minha serena manifestação anterior?

    Bom, só acho que, ao pedir para testar, aí sim Schumacher demonstrou humildade, afinal, admitiu ser o teste necessário à sua adaptação aos novos carros.

    De qualquer forma, agora o caldo entornou de vez, pois, se mesmo sem o teste, o alemão andar junto da gurizada, aí mermão, pode fechar a conta e passar a régua!!!

    O tempo dirá quem é quem na atual F1.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 03/08/2009, 5:56 pm
  2. E nesse caso o adversário do Schumacher seria apenas o Alguersuari? o.O É tudo muito bonito o que você disse, Becken. Mas na verdade quem geralmente vence na F1 é aquele que ‘conquistou’ condições e oportunidades melhores que os demais no grid.

    Não acho que Schumacher está querendo mostrar sua superioridade, mas apenas competir com os demais. Por isso mesmo que eu afirmei no outro comentário que ele não deve estar pensando ‘ah, eu sou o tal e não preciso disso’

    Publicado por Larissa Oliveira | 03/08/2009, 6:16 pm
  3. “Pode-se achar a minha opinião excessivamente delicada e careta, mas a real medida dos grandes esportistas é justamente a humildade de saber que sua superioridade só pode ser realmente demonstrada quando é dado ao adversário as mesmas condições e oportunidades.

    Isso é o que chamamos de esporte.”

    Hehehe, sem querer você acaba de decretar que F-1 NÃO é esporte!

    Publicado por Carlos T. | 03/08/2009, 7:05 pm
  4. De qualquer forma, agora o caldo entornou de vez, pois, se mesmo sem o teste, o alemão andar junto da gurizada, aí mermão, pode fechar a conta e passar a régua!!!

    “We are not expecting miracles from him, and neither do the fans.
    — Luca di Montezemolo

    Hehehe, sem querer você acaba de decretar que F-1 NÃO é esporte!

    Eu quis dizer quanto ao regulamento. Deve ser igual para todos.

    Publicado por Becken Lima | 03/08/2009, 7:12 pm
  5. Agora sim! Considerando que foi negado o mesmo direito ao Jaime (coisa que não sabíamos) eu sou absolutamente contra conceder o teste ao queixudo!

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 03/08/2009, 7:24 pm
  6. Eu sei Becken, só quis destacar a frase me pareceu um resumo do que é esporte mas não do que é F-1, um dos esportes mais desiguais em termos de condição e oportunidades. Mas o regulamento pelo menos continua valendo para todos, e acho que o Schumacher realmente não precisará deste teste pra mostrar que ainda não perdeu a majestade!

    Publicado por Carlos T. | 03/08/2009, 9:04 pm
  7. e acho que o Schumacher realmente não precisará deste teste pra mostrar que ainda não perdeu a majestade!

    Concordo absolutamente! :)

    Publicado por Becken Lima | 03/08/2009, 9:28 pm
  8. Seria injusto permiti-lo testar, uma vez que Alguersuari não teve essa oportunidade.
    Por que com Schumacher deveria ser diferente?
    Afinal, ele possui muito mais experiência do que o espanhol. Embora o carro de hoje seja totalmente diferente…

    Publicado por Willian | 04/08/2009, 9:26 am
  9. E agora vem a Ferrari crucificar a Williams por seguirem o regulamente e falta de espírito esportivo. Nem Freud explica.

    Publicado por Arthur | 04/08/2009, 10:13 am
  10. * regulamento

    Publicado por Arthur | 04/08/2009, 10:14 am
  11. Mais do que deselegante, o “piti” da Ferrari foi desnecessário. Se não concordavam com s restrições dos testes, que batessem o pé no início da temporada. Cacife político para isso é o que não faltam para eles.

    E sobre não ganhar nada há tempos, parecem ter se esquecido do jejum de 21 anos. Qualquer equipe, independente da estatura, teria o direito de reivindicar o cumprimento da regra.Agora em relação ao fato de “seguir as regras à risca”… bem, pelo histórico, entendo que a Ferrari não compreenda bem essa questão…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 04/08/2009, 10:25 am
  12. Eu adoro os comunicados da Ferrari:

    Maranello, 4th August 2009 – Guess who opposed the test with the F60? A team that hasn’t won anything for years and yet didn’t pass over the opportunity to demonstrate once more a lack of spirit of fair play.
    Just for the record, the Scuderia Ferrari had given its approval to let Alguersuari test, but it seems even in this instance someone decided to stick to the precise wording of the regulations.

    Publicado por Becken Lima | 04/08/2009, 11:17 am
  13. Bem que foi deselegante foi. Em compensacao achei que o pedido deles tinha procedencia, afinal de contas eles tinham aprovado o teste do Alguersuari.

    Para mim ficou mais com cara de Desabafo, para ficou parecendo que tambem foi a Willians que deve ter negado o treino do Alguersuari.

    COm esse capitulo todos, podemos prever que a vida de Frank Willians nao vai ser nada facil para os proximos anos.

    Publicado por Claudio CArdoso | 04/08/2009, 11:53 am
  14. Ja perderam provavelmente 3 ou4 aliados na formula

    1o Ferrari.

    2o Red Bull

    3o Toro Rosso

    4o Talvez pelo bolo a Mclaren, pois pela nota do Norbert ele tb era a favor.

    Publicado por Claudio CArdoso | 04/08/2009, 11:54 am
  15. Vige! A Ferrari disse que concordou com o pedido de testes de Jaime! Então, acho que a Red Bull foi injusta e mal-agradecida.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 04/08/2009, 12:09 pm
  16. O que vai ter de ferrarista chorando e xingando Sir Frank Williams não vai ser pouco. E pra quem ficou 21 anos sem título(é como se eu desde o dia em que nasci nunca tivesse visto a McLaren vencer um campeonato, tenho 21 anos) se referir a Williams dessa forma não é só deselegante como prepotente e arrogante.

    Falam isso agora, mas aposto que a italianada toda morria de inveja da Williams nos anos 80 e 90.

    Publicado por Alan McLaren | 04/08/2009, 1:14 pm
  17. Perai…

    A ferrari nao ficou 21 anos sem ganhar nada. ISSO È A MAIOR MENTIRAAA

    1982 Ferrari 74 pontos (campeã)
    1983 Ferrari 89 pontos (campeã)

    1999 Ferrari 128 pontos (campeã)

    Publicado por Claudio CArdoso | 04/08/2009, 1:32 pm
  18. Esses comentários da Ferrari são sempre uma comédia. A Ferrari é uma equipe muito orgulhosa, ainda não sabe perder. Estou com a Williams desta vez!

    Publicado por Carlos T. | 04/08/2009, 2:23 pm
  19. Tá bom, Cláudio, já que insiste, 16 longos anos sem ganhar nada. Ainda sim muito tempo, e ainda sim mais tempo do que o jejum da Williams. Os caras hj tão fracos por falta de grana, coisa que nunca faltou a Ferrari e mesmo assim amargaram 16 anos de fracassos, 21 anos sem um titulo de pilotos. Engraçado esses italianos, eles mesmos não fazem nada que preste pelo time, se não fosse um piloto alemão, engenheiros britânicos e um chefe de equipe francês não tinham conseguido 5 titulos seguidos. E ainda falam em paixão nacional. kkkkkkkkkk

    Publicado por Alan McLaren | 04/08/2009, 2:39 pm
  20. Cláudio, já que insiste, então corrigindo, 16 longos anos sem ganhar nada, AINDA SIM VEGONHOSO! Ainda sim sem moral pra zuar a Williams, e todos sabemos que o mundial de pilotos é muito mais visado do que o de Construtores, logo, 21 anos sem título de pilotos, sem o principal título da categoria.

    E o curioso é ver esses italianos cheios de arrogância, falando com o maior orgulho do mundo, mas eles mesmos pelo time não fazem nada que preste. Se esquecem que se não fosse por um piloto alemão, engenheiros britânicos e chefe de equipe francês, ainda estariam aguardando por um título. E eles ainda têm coragem de falar em paixão nacional!!! É de se rir…

    Publicado por Alan McLaren | 04/08/2009, 2:50 pm
  21. Bom ALAN

    entao tu ta esquecendo de outro detalhe.

    A Ferrari falou no comunicado o time que nao vence nada.

    Ela nao falou campeonato.

    A ferrari nunca ficou 16 anos sem vencer corrida tambem..

    Publicado por Claudio CArdoso | 04/08/2009, 3:33 pm
  22. Foi mal, Becken. Postei duas vezes porque o primeiro deles pareceu que não tinha “subido”. Tanto que o teor das mensagens são os mesmos.(aconteceu outra vez em outro tópico, de agora em diante vou ser mais paciente heheheh).

    Tá, tudo bem, venceu algumas corridas, mas chegou a ser time médio sim. Porém, sem perder o nome forte que tem. Ganhava corridas ao acaso desde a saída do Prost, não por acaso veja o Alesi que só venceu uma corrida em toda a carreira, sendo a maior parte dela na Ferrari. A Williams não vence a bastante tempo, tá certo, mas por tudo o que representa, e até mesmo pelos anos difíceis que a Ferrari passou, não dá o direito aos italianos falarem o que querem.

    A Red Bull mesmo, que foi outra a vetar, em ação conjunta com a Toro Rosso(novidade…), a Ferrari não diz nada. E mesmo a Ferrari tendo sido a favor do teste do Alguesuari. Agora eu pergunto: Porque a Ferrari não reclama do duo “bovino”(com todo o respeito, mas não podia perder a piada)?

    Eu tenho meus palpites. Primeiro que a Red Bull briga pelo campeonato desse ano, segundo porque os caras tem dinheiro, coisa que falta na Williams, e terceiro porque a Toro Rosso é cliente da Ferrari. Falar mal de um time combalido que todos nós sabemos que dificilmente vai reagir sem nenhum investimento externo chega a ser fácil, mas fale mal de um time que tenha o dinheiro como força, é dar um tiro no próprio pé…

    Publicado por Alan McLaren | 04/08/2009, 5:30 pm
  23. Esse debate entre vocês me fez lembrar que a draga da Ferrari nos anos 80 e 90 era tão terrível que eles passaram a projetar a carros de corrida na Inglaterra, montando um estúdio por lá chamado “Ferrari Guildford Technical Office”, que era uma das condições para o John Barnard trabalhar para eles…

    Maomé foi à Montanha, mas não deu certo. Aí eles resolveram levar à Montanha a Maomé e encheram Maranello de ingleses…

    Publicado por Becken Lima | 04/08/2009, 6:17 pm
  24. Interessante também pensar nesta frase vindo de uma equipe que está sobrando tanto neste campeonato. Ganhando TODAS as corridas. Se o Rosberg tivesse um companheiro de equipe e não um outdoor posso até especular que a Williams estaria na frente da Ferrari.

    Publicado por Arthur | 04/08/2009, 6:29 pm
  25. Mas sinceramente, desde quando a Willians nao é um time grande ?

    E quais as chances de voltar a ser ??

    na minha humilde opiniao é proxima ao zero.

    E nao será a primeira nem a ultima que aconteceu isso. Ex. Lotus, Brabam.

    vamos ser sinceros ne…

    Outra teoria para os bovinos nao terem sido citados. Sinceramente eu tb faria o mesmo, independente de quem tenha dado o nao, o fato foi que eles nao puderam testar.

    Agora sinceramente, qual a diferença para o bem da Willians, que isso fez ? bem a minha resposta é nada !!!!

    Agora para o mal, ai tem muita coisa que pode acontecer. Sinceramente nao entendo pq alguem cria atritos por algo que nao faz a menor diferença.

    Na verdade quem teria muito mais a perder seria a Brawn. Eles nao estao com o carro andando bem, e com o schumacher é mais um para andar na frente deles e tirar pontos do Button. E eles mesmos nao falaram nao.

    Publicado por claudio cardoso | 04/08/2009, 6:35 pm
  26. Se dão para a equipe o direito de vetar algo como isto e ela vai lá e exerce o direito. Está errado ? Se for assim coloquem nas regras “equipes que não ganham nada faz anos não pode votar”. Tudo se resolve.

    A F1 já tem dois pesos e duas medidas faz tempo, na hora que a coisa é igual para todos está errado. É fenomenal. Não é um esporte mesmo não. Levem todas as equipes para Brasília de uma vez. Vamos fazer o campeonato mundial lá.

    Esta “politicagem” toda deste ano já encheu a paciência e não para de vir notícia do tipo uma atrás da outra.

    Publicado por Arthur | 04/08/2009, 6:45 pm
  27. Nao se trata disso, tanto é que fez e pronto..

    Agora existe aquele ditado, quem tem boca diz o que quer, apesar que tb escuta o que nao quer.

    Logo a Ferrari tb tem direito a dizer qualquer coisa, assim como a pequena Willians tem direito a veto.

    Uma pergunta, apesar de nao ser politicamente correto, a Ferrari falou alguma mentira ?

    E por acaso nos dois vetos deles, tb é mentira que faltou espirito esportivo ?

    Publicado por claudio cardoso | 04/08/2009, 7:04 pm
  28. Acho que é uma questão de querer incitar os torcedores ( ou não já que todo mundo que gosta de F1 acaba lendo a notícia ) a terem uma opinião sobre o time ( no caso a Williams ).

    E falar que a atitude do veto é algo que não combina com o espírito esportivo é meio fora de contexto não ?

    O veto da Williams poderia ter saído com um texto como :

    Infelizmente, uma equipe subiu no pedestal, mesmo não tendo nenhum resultado expressivo no ano, achando que não precisaria seguir a regra que todas as outras respeitaram. Ainda lembrando da excelente estréia fo GP passado também não vemos a necessidade de comprovar a qualidade do piloto que possui sete campeonatos mundiais. A equipe Williams portanto não tem como ceder ao pedido em respeito às regras do esporte.

    Seria certo falarem assim ? Eu acho que não. Poderiam falar ? Claro. Mas continuo não concordando. É uma provocação sem necessidade.

    Publicado por Arthur | 04/08/2009, 7:14 pm
  29. Existem hj dois lados na F1 em termos políticos: Mosley e Montezemolo.
    Como o Frank precisa do dinheiro da FIA, ele sempre estará do lado do Mosley e consequentemente afrontando o Montezemolo.
    Mas, lembremos q Mosley sai este ano…
    Será q Todt, quando assumir a FIA, vai entrar pra história da F1 como o maior traíra de todos os tempos ao seguir o posicionamento do seu padrinho político( Mosley) e vai bater de frente com a Ferrari?
    O tempo dirá.

    Publicado por Leandro Magno | 04/08/2009, 7:38 pm
  30. Virou baixaria essa discussão do veto. O que eu acho mais engraçado é que se fosse na época do Todt ele seria crucificado por essa bobagem que parece ter sido escrita pelo próprio Briatore. Mas naquela época, Todt nem dava tanta satisfação para imprensa.

    Ferrari pediu para fazer o teste dentro do seu direito? As equipes recusaram. Ponto final para mim. Mas ainda não concordo que Alguersuari MERECIA mais do que Schumacher, não entendo essa comparação.

    Se é para falar m…, melhor ficar de boca calada.

    Publicado por Larissa Oliveira | 04/08/2009, 7:49 pm
  31. Arthur –>

    Espirito esportivo nada tem com as regras.

    Se assim for, nenhum time de futebol tem a menor obrigacao de devolver uma bola que o adversario jogue para fora de campo para atender um companheiro de proprio time. Isso sim se trata de espirito esportivo.

    Regra é o que esta escrito e pronto.

    Publicado por claudio cardoso | 04/08/2009, 7:53 pm
  32. “Mas sinceramente, desde quando a Willians nao é um time grande ?

    E quais as chances de voltar a ser ??

    na minha humilde opiniao é proxima ao zero.”

    Aí é que tá! Também concordo nesse ponto. Só que quando a Ferrari tava mal das pernas, tinha dinheiro. Milhonários no mundo afim de inflar o ego com um carro vermelho não falta nem em tempos de crise. A Ferrari estava virando time médio mas o nome continuava grande, quase intocável. Já a Williams sofre com problemas financeiros e não tem um nome que apesar de forte seja capaz de resistir ao tempo. Os mais novos, que nunca viram Mansell, não viram Hill, Villeneuve, isso por falar no meu tempo. Se for falar no do meu pai, tem Piquet, Rosberg, enfim, a nova geração de fãns que não viu tudo isso vai enxergar a Williams como time pequeno. Coisa que acredito que qualquer um de nós por mais que veja, não dá o braço a torcer, não acredita.

    Agora a Ferrari: Sendo forte, fraca, com carro de F1, rolemã, triciclo, a garotada nova vai sempre respeitar. Essa é a diferença, a Ferrari por pior que esteja, não deixa de ser grande, o tempo parece não conseguir diminuir a força do nome. 16 anos não o fizeram. A Williams em menos, algo como 12 anos já está virando uma simpática equipe que faz falta mesmo estando no grid…

    Publicado por Alan McLaren | 04/08/2009, 8:01 pm
  33. E com todo o respeito Larissa, mas nós não estamos usando de baixaria aqui. Em nenhum momento deixamos de respeitar um ao outro, pelo menos não senti desrespeito por parte do Cláudio nem de ninguém. Muito pelo contrário.

    E se me permite, a única baixaria aqui foi a sua frase: “Se é para falar m…, melhor ficar de boca calada.”

    Não sei quais os méritos entre o Alguersuari merecer mais ou menos um teste do que o Schumacher, mas concordo no fato de que se um não teve, nada mais justo o outro não ter.

    Encerro por hoje.
    P.S: Defendo meus gostos, minha torcida pela McLaren, mas se eu estiver desrespeitando alguém, deixo de participar numa boa.

    Publicado por Alan McLaren | 04/08/2009, 8:11 pm
  34. A baixaria que eu me referia era em relação a Ferrari atacando a Williams… não com os comentários aqui do post. hehehe

    Publicado por Larissa Oliveira | 04/08/2009, 9:51 pm
  35. E para ficar de boca calada é para Ferrari mesmo.

    Publicado por Larissa Oliveira | 04/08/2009, 9:53 pm
  36. O mestre Joe Saward tem uma opinião interessante:

    So who is being fair and who is not being fair [Williams ou Ferrari]?

    I looked in two dictionaries to see if I could come up with a solution. They were not really much help. One says that “fair play” is “a conventional standard of honourable behaviour” while another might go a little further and define the idea as being “the act or fact of abiding by the rules as in sports or games; fairness and honour in dealing with competitors, customers, etc”.

    I would argue that “fair play” is more than that. It IS about playing by the rules. It IS about respecting the opposition. But it is also about respect for the sport.

    One plays by the rules because winning by other means makes the victory worthless. A person who cheats is really only cheating himself or herself because respect only comes from winning by the rules. And self-respect is the same. You can win but if you know that you have cheated the victory does not have the same value. It is all about doing things in the right way.

    My feeling is that Williams is right. Why? Well, if you stop and think about it, there is no reason why Williams and Force India should abide by any testing agreement. This was not something imposed by the FIA, but was part of a general agreement between all the teams, as part of their commitment to FOTA. Williams was ejected from FOTA when it decided that it had to enter the World Championship. Thus, in theory at least, Williams could be out testing right now. The team is not doing that. Why? Because there was a deal and it would not be right nor sporting to do otherwise. One can understand the desire of Ferrari to give Michael some mileage in a modern car. There is nothing wrong with the team asking the others if they are happy to let him test. But one should not be unpleasant if a team says no? Mrs Humphry in her Victorian classic “Manners for Men”, published in 1897, has some advice about such behaviour.

    “There are many fairly good-tempered men (and women) who evince extreme irritation over games of any kind,” she wrote. “To play with such as these is very disagreeable, and the tendency to irascibility should be firmly checked by those who wish to be popular in society.”

    Publicado por Becken Lima | 05/08/2009, 10:06 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: