//
você está lendo...
ARTIGOS

Estarão Renault e Toyota garantidas na Formula 1 até 2012?

FOTO: Renault/Divulgação renaultandtoyota(FUJONAS: signatárias do Pacto da Concórdia, as duas equipes podem finalmente estar comprometidas até 2012 com a F1)

Algo me ocorreu ontem durante o almoço do Dia dos Pais ao lembrar-me da razão pela qual a BMW pulou fora do barco da Formula 1 de forma tão inesperada e repentina.

A razão para o surpreendente anúncio da BMW, segundo alguns “insiders”, foi motivada pela iminência da assinatura do novo Pacto da Concórdia. O Pacto já houvera sido aceito por todas as equipes restando apenas as assinaturas de BMW e outra equipe — que se suspeitava ser a Williams.

Pressionada pelo “deadline” imposto pela FOTA, FIA e FOM, a BMW preferiu pular do barco agora ao invés de comprometer-se até o fim de 2012.

Há cinco dias atrás a FOTA confirmou que o Pacto da Concórdia fora “assinado por todas as equipes de Formula 1 com exceção da BMW-Sauber”, o que significa que ao menos comercialmente, estão todas elas — incluindo aí Renault e Toyota — comprometidas com a Formula 1 até 2012.

A disputa que quase leva a Formula 1 ao colapso na primeira metade desse ano nos deu um bom exemplo de como Bernie Ecclestone irá lutar com unhas e dentes por qualquer prejuízo que uma quebra de contrato traga ao seu bolso e aos seus sócios, o CVC Partners.

Portanto, salvo alguma exceção ou negociação paralela de termos contratuais (algo possível), é provável que tenhamos garantidos os carros das potenciais “fujonas” mas signatárias do pacto, Renault e Toyota, no grid até o final de 2012.

Discussão

12 comentários sobre “Estarão Renault e Toyota garantidas na Formula 1 até 2012?

  1. Pois é, Becken. A garantia para a permanência das equipes seria um aumento de US$ 182 milhões na verba das equipes por parte da CVC.
    Essa quantia não é grande coisa, mas a CVC acredita que possa auxiliar as equipes com dificuldades financeiras.
    Aliás, seria justamente essa “ajuda” que teria motivado a Renault, por exemplo, a garantir presença até 2012.

    Publicado por Willian | 10/08/2009, 10:01 am
  2. Becken, por outro lado, o peso da assinatura dessas montadoras em um pedaço de papel vale tanto quanto a assinatura dos políticos brasileiros, ou seja, nada.

    Nenhuma delas está garantida em nenhum momento, pq o custo de se fechar uma equipe é alto, mas é mais baixo que o eventual prejuízo que elas acreditem estar tendo.

    Que o diga a própria BMW e, é claro, a Honda em menor escala.

    O que quero dizer é que, se for constatado que a F1 é uma “redundância” (como gostam de chamar os futuros ex-empregados), elas não pensarão duas vezes em pendurar os slicks e largar mão do nosso esporte favorito.

    Espero que eu esteja errado!

    Publicado por Daniel Gomes | 10/08/2009, 10:55 am
  3. William, esta quantia que tu citou, já não seria o suficiente para manter o time pelo ano inteiro, considerando que o “consenso” era para o orçamento ficar em torno de 100-110m euros (não fiz conversão, mas deve dar menos que US$ 182m) pra 2010?

    Se fosse assim, não existiriam patrocinadores, pois só a verba do CVC seria suficiente para manter um time (supostamente competitivo), e -isso- seria um perigo para o esporte, pois no dia que os custos subirem de novo (alguém duvida disso), todas ficariam com as calças na mão, sem ter de onde tirar dinheiro.

    Não estou dizendo que isso vá acontecer, só acho que a informação que tu leu não está 100% correta (veja bem, eu -só acho-).

    Abraço!

    Publicado por Guilherme Teixeira | 10/08/2009, 12:43 pm
  4. Guilherme, você está certo no raciocínio. Mas essa quantia é para dividir entre todas as equipes até 2012.
    Ou seja, digamos que os valores fossem iguais para cada equipe (não sei se é ou não) daria US$ 14 milhões.
    Considerando que nesse valor já está inclusa a verba de 2008, então teríamos US$ 2,8 milhões por ano para cada escuderia.
    É pouco, mas serve como uma pequena ajuda.
    Abraço!

    Publicado por Willian | 10/08/2009, 2:49 pm
  5. É verdade mesmo, no meu próprio blogue falo também disso: Já perdi conta às ameaças e rumores que foram escritos sobre essas duas abandonarem…

    Publicado por Voaridase | 10/08/2009, 2:49 pm
  6. Não sei como são os termos do acordo, mas e se a Renault quiser , por exemplo, passar a equipe pro nome do Briatore, ficaria isenta da quebra de contrato?

    Publicado por Carlos T. | 10/08/2009, 4:30 pm
  7. Na verdade a garantia é de que as fujonas não fechem as equipes, não de que elas estejam envolvidas na F1. Nada obriga a Renault a estar ela envolvida na categoria até 2012, só que se ela pular fora vai ter que vender a equipe de qualquer jeito já que a multa deve ser gorda demais para valer a pena.

    Os 14m por equipe são um acrescimo no valor minimo que cada equipe recebe do Bernie, aquele que mesmo a Force India zerada em pontos tem direito.

    Publicado por Filipe Furtado | 10/08/2009, 7:01 pm
  8. Schumacher fora! (desligo a TV e volto a dormir nas corridas)

    Publicado por Fernando-ric | 11/08/2009, 8:24 am
  9. Agora com a desistência do Schumacher em correr, e a iminente não-corrida da Renault, sem Alonso…qual vai ser a mídia de Valência?

    Não acho impossível a saída das duas, mesmo com todas essas condições, posto que a Toyota tem essa grana sim e a Renault perde demais com a questão estratégica e marqueteira pilotando tão mal na F1.

    E fiz um post comentando a opção italiana da Ferrari, levantando possíveis estratégias da equipe para Badoer retornar após 10 anos.

    Confiram lá: http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/08/o-regresso-nao-vira-de-vez-opcao.html

    Publicado por Ridson | 11/08/2009, 8:29 am
  10. A FIA vai acabar suspendendo a punição à Renault e o Alonso corre.

    Uma pena que o Schumacher não corra, mas independente dele estar na pista ou não, a corrida de Valência seria (e será) uma me… diocridade.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/08/2009, 9:01 am
  11. É…! Como diria nosso poeta Rubens Barichello: Schumaaacher, viaaaaaado!
    Viado não por não ter suportado as dores(afinal, viados, imagino, devem suportar bem as dores. rs). Mas, viado por ter frustrado todo mundo e nos feito perder o prêmio da MegaSena. Schumaaacher, viaaaaaado! Schumaaacher, viaaaaaado! Schumaaacher…..

    Brincadeira, tá, Larissa…!? Tb sou fã do queixudo.

    Publicado por Leandro Magno | 11/08/2009, 9:04 am
  12. Se n entendeu a piada acima, click no link abaixo:
    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2008/11/04/ult4361u2091.jhtm

    Publicado por Leandro Magno | 11/08/2009, 9:08 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: