FOTO: Renault/Divulgação (MECÂNICOS CELEBRAM pole-position de Alonso na Hungria
Os inocentes dirão que venceu o bom senso e os mais cínicos (eu me encaixo no último grupo) dirão que venceu o prestígio comercial e a pesada influência de Bernie Ecclestone dentro da FIA — a mesma que resolveu a batalha entre FIA e FOTA no mês passado
Mesmo que por vias tortas, a verdade é que o público espanhol em Valência jamais deveria ser privado de ver seu ídolo, o piloto que é, junto com Lewis Hamilton, a maior estrela da Formula 1 no momento.
A suspensão da Renault, em decorrência do incidente no GP da Hungria, foi então comutada em uma multa de US$ 50 mil, o que salva uma corrida que teria tudo para ser a mais anti-climax e esvaziada em termos de apelo dos últimos anos — sem Felipe Massa e sem o Michael Schumacher, que anunciou precipitadamente que substituiria o brasileiro.
A expectativa agora é quanto à confirmação do franco-suiço Romain Grosjean como segundo piloto da equipe em substituição a Nelsinho Piquet — demitido logo após o Gp da Hungria — o que deverá acontecer em breve.
Olha a marmelada! Já achei a punição injusta, mas se já tinha sido aplicada, não pode ficar voltando atrás desse jeito !!!!
Deve ter uma montanha de ingressos parados e à venda na Espanha e a rapaziada da Alemanha deve ter devolvido o que foi comprado depois que o Schumacher amarelou.
Então, qual a solução? Traz o menino Alfonso de volta…
Segundo uma versão (não tão antiga, acho?) do miniaurélio que tenho aqui comigo, Circo (substantivo masculino) significa :
1. V. círculo.
2. Grande anfiteatro onde os antigos se reuniam para jogos públicos; coliseu.
3. Recinto circular, desmontável, onde se dão espetáculos de acrobacia, equilibrismo, animais amestrados, etc.
Gostaria de acrescentar-lhe uma 4ª definição:
4. Reunião de “duas” ou mais pessoas que fazem milhões de palhaços ao redor do mundo!
– Saudades do tempo quando a expressão “Circo da F1” era utilizada para descrever a logística abrangida nos dias de corridas…
E tenho dito!
Abraço.
Não havia outra alternativa (pensando no lado comercial) senão acabar com a punição. Muito dinheiro estava em jogo.
Com a desistência do Schumi, então, as coisas pioraram. Essa decisão era pedra cantada…
Sei não… acho que Piquet Jr. corre mais uma… (rá!)
Olha a mão do Bernie aí gente…
Era pra ser a conversa das férias da F1, mas não foi, porque saiu a BMW, entrou-saiu Schumacher, aí então ficou chato, então devolveram o direito mais que justo deles correrem.
A FIA é sempre previsível nessas manobras de misericórdia dela. Nem compensa estender o comentário.
PS: Apesar de tudo o que Alonso e Hamilton representam para a F-1, a estrela do ano continua sendo o Button.
Por falar no Botão…Será q ele ainda é aquilo tudo q pintamos a seu respeito até a Turquia? Ou era só o carro mesmo?
O fim de semana vai ser ensolarado mas n tão quente nas ruas de Valencia.
A sorte do Button é a melhora da Ferrari e Mclaren, mas mesmo assim…
BecKen, “meio” off topic, olha o que Massa disse ao Lívio sobre o Schumacher:
“O Michael Schumacher foi me ver no hospital, conversamos bastante, me contou que deu algumas voltas com o carro de 2007, mas que sentia dores no pescoço quando passava nas ondulações e perdia um pouco a visão. Comentou que estava preocupado. Depois fez o exame e deu que não poderia correr. Falei por telefone com ele, estava bastante chateado”
Becken, sou mais a segunda opção também…teve o quase-quase do Schumacher, que vendeu o dobro de ingressos, aumentou-se a expectativa e o escambau…como é que iriam justificar a ausência do maior ídolo local? As doletas (ou euros)falaram mais alto…então…
Mais ou menos off-topic:
Becken, tu viu o depoimento do Briatore no anúncio do Grosjean? Eu fiquei até surpreso com o último parágrafo…
“Nós estamos felizes por dar ao Romain a chance de começar a correr com o time. Ele é um talento jovem impressionante e esperamos que ele mostre suas habilidades ao lado de Fernando, já que tomaremos uma estratégia agressiva para a segunda metade deste campeonato.
“Nós também gostariamos de agradecer Nelson por sua contribuição durante o tempo em que esteve conosco e desejamos a ele o melhor para o seu futuro”
-Flávio Briatore
“Nós também gostariamos de agradecer Nelson por sua contribuição durante o tempo em que esteve conosco e desejamos a ele o melhor para o seu futuro” – Flávio Briatore.
Sem comentários.
Anselmo, acho que a “contribuição” que ele se referia tinha zeros e cifras… hahaha
Não vi nenhuma surpresa no comunicado da Renault. Texto típico de acessoria de imprensa: formal e mais frio que cubo de gelo.
Quanto à vitória da Renault na apelação, também sem surpresas: tanto em relação às questões comerciais como no fato da FIA voltar atrás. A FIA parece a CBF (e olhe que isso não é qualquer insulto): uma entidade completamente amoral, sem parâmetros tanto para punir – a sanção contra a Renault foi desproporcional – como para julgar.
Além do fracasso comercialem Valência, também pesou um outro quesito para a revisão da pena: a própria permanência da Renault. Foi o que lembrou o Capelli:
“O que precisa ser lembrado, também, é o delicado relacionamento entre a FIA e as montadoras. Por mais que o novo Pacto de Concórdia esteja próximo da assinatura – se é que já não foi assinado -, nada impede que outras montadoras pulem fora do barco, como já fizeram Honda e BMW. E a ridícula punição imposta poderia ser a gota d’água que provocaria a saída da Renault da categoria. O que ainda não está de todo fora de cogitação. Vale lembrar que a seguradora ING sai de cena no fim da temporada, deixando o time sem sua cor laranja e seu sólido aporte financeiro. E não se fala em novo patrocinador.”
http://www.blogdocapelli.com.br/2009/08/renault-corre-em-valencia/#comments
A Renault já assinou o Pacto da Concordia Vitor e por isso terá um aporte de grana no bolso, a pena não faria a menor diferença no futuro dela na categoria. O Capelli viajou!
E eu junto… :p
Fala Edis!! sou eu,Rodrigo do M.N.H.
Parabéns pelo blog!
Grande abraço!
Ãh?