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A admirável McLaren

IMAGEM: McLaren/Divulgação mclarendevelpment(MP4/24: de retumbante fracasso à história da Formula 1)

Torcedores tendem a focar seu interesse quase que puramente nos pilotos. Formula 1, no entanto, vai muito além e é, no fundo, um grande “showroom científico” travestido de competição. Olhar apenas para os pilotos como a real face da Formula 1 é deixar de lado talvez a mais complexa e fascinante porção do esporte.

A McLaren, por exemplo, tem feito muito barulho por conta do problemático KERS, e isso é explicável. Sim, o sistema pode ter sido um grande desperdício de dinheiro, tempo e recursos; pode também, em termos esportivos, gerar certa artificialidade no resultado, mas é inegável que é uma solução científica, ecológica e esportivamente elegante do que seria o desperdício de energia transformado em ferramenta competitiva.

A McLaren e sua patrona, a Mercedes-Benz, domaram a tecnologia a ponto de vencer um Grande Prêmio com o dispositivo embarcado em seu carro, o que é um grande feito em termos tecnológico em toda a história do esporte.

Revoluções e evoluções tecnológicas fazem eco na história da equipe. Há 29 anos a McLaren foi a primeira equipe a introduzir a fibra de carbono na Formula 1 com o MP4/1 — um material que revolucionou toda a forma de se pensar e construir um chassi na categoria. O material é leve, ultra-resistente e pode ser moldado em infinitas formas, o que permitiu também revolucionar os padrões de segurança dos pilotos.

Como se o domínio do KERS não fosse suficiente, ontem, Martin Whitmarsh fez mais um anúncio que não teve o impacto que merecia: a equipe estreou um novo chassi em Valência, mais curto que o anterior. Isso significa em termos práticos que em conjunto com as maciças mudanças feitas no MP4/24 de março para cá — agressivo desenvolvimento que evoluiu o modelo em 2.5 segundos — o carro poderia ser considerado um MP4/25.

Há certa confusão no anúncio de Martin, de que o entre-eixos mais curto objetiva circuitos de alta-velocidade como Spa e Monza — o que contradiz a teoria de que carros mais longos são mais produtivos em curvas longas, rápidas e fluídas como a Parabólica (Monza) e a Eau Rouge (Spa) —, mas o que fundamentalmente importa é que a McLaren transformou o ordinário MP4/24 em um carro vencedor, desdobrado-o em dois.

Isso é admirável.

Discussão

8 comentários sobre “A admirável McLaren

  1. Excellent article becken. i’m glad that you’ve mentioned the mclaren mp4/1. It was one of the very first formula one car to make use of the carbon-fibre technology. like wise its successor, the mp4/2 was the first F1 car to use carbon brakes, giving it another major advantage over most of its rivals. it gave mclaren an enormous advantage over the others in 84-85, but did they ban carbon- fibre technology just because it was expensive & mclaren were too dominating?? no, we are still to this day using the same carbon-fibre technology. just image what would have happened if this technology was to be banned? yes there are cons of it too, mclaren dominated 84-85 by winning many races, but that isn’t a reason to ban an innovation. Again other teams eventually were able to catch up with mclaren & beat time, like the williams-honda of 86-87, its a cycle. mclaren again became dominant in late eighties. ferrari introduced the semi-automatic gearbox in 89, but it was williams who made the best use of that idea, combined with their deadly active suspension & adrian newey ofcourse they dominated the nineties. jsut because williams were dominant & made best use of semi-automatic gearbox isn’t reason enough to chuck the technology into the bin. I believe kers is the way forward, the fruit of this investment will ripe 10 or 15 years down the lane.

    ……………………………………………………………………………………………………………………….

    Excelente artigo Becken. Estou feliz que você mencionou o McLaren MP4 / 1. Foi uma das primeiras fórmula um carro para fazer uso da tecnologia de fibra de carbono. sábio como seu sucessor, o MP4 / 2 foi o primeiro carro de F1 utilizar travões de carbono, dando-lhe outra grande vantagem sobre a maioria dos seus rivais. McLaren deu uma enorme vantagem sobre os outros em 84-85, mas que eles proibição de fibra de carbono tecnologia apenas porque era demasiado caro e McLaren foram dominando? não, estamos ainda a este dia utilizando a mesma tecnologia de fibra de carbono. só imagem que teria acontecido se esta tecnologia estava a ser proibidos? Sim, existem os contras também, McLaren 84-85 dominado por ganhar muitas corridas, mas isso não é uma razão para proibir uma inovação. Novamente outras equipes finalmente foram capazes de recuperar o atraso com a McLaren & beat tempo, como a Williams-Honda de 86-87, o seu um ciclo. McLaren novamente se tornou dominante no final oitenta. Ferrari apresenta a caixa de velocidades semi-automático em 89, mas foi Williams, que fez o melhor uso dessa idéia, combinado com o seu mortal suspensão activa & Adrian Newey claro que dominou a década de noventa. apenas porque foram dominantes & Williams fez melhor uso da caixa de velocidades semi-automáticas não é razão suficiente para mandril a tecnologia para o lixo. Creio kers é o caminho a seguir, os frutos deste investimento será maduro 10 ou 15 anos para baixo da faixa.

    Publicado por mp4-19b | 22/08/2009, 1:34 pm
  2. Pois é… Não se deve nunca duvidar do poder de reação do time de Woking. Estes são profissionais na acepção da palavra.

    Publicado por Ron Groo | 22/08/2009, 2:32 pm
  3. É por essas e outras que eu sou fanático por esse time!!! Espero que quando o Max for embora o Ron apareça de vez em quando.

    Publicado por Rodrigo Kezen Leite | 22/08/2009, 3:18 pm
  4. Ok, eles estão devolta.

    Mas, não seria um tiro no pé novamente ?

    No ano que vem os carros carregarão até 170 kg de combustível, o que fará um novo realinhamento das supensões e chassi, para poder comportar tanque e o peso. Então, se investir agora em um carro que não será 50% do de 2010 não seria temeroso ?

    Mas parabéns para eles, com isso apagam um pouco a aura que deixaram com o stepneygate.

    Publicado por Claudemir Freire | 22/08/2009, 3:56 pm
  5. Reação fantástica! Pena que parece ser tarde em termos de título. E eu que achava que o Kovalainen deveria mesmo ser dispensado começo a achar que o cara merece mais uma chance. Mesmo achando que contar com o Nico ano que vem seria bom.
    E um detalhe que ia passar despercebido: Elogiar a McLaren é considerado quase que um crime por alguns aqui, mas ser um dos poucos “blogueiros” a não ridicularizar o Luca Badoer, procurou entender os motivos do cara e isso foi uma atitude legal.

    E infelizmente não vou poder assistir a corrida amanhã…
    ———————————————————————————
    Trying to write in english

    Fantastic work! I’m affraid it looks late to think about win the championship. And I thought that Kova should be released, I become to think that this guy deserves another chance. Even I thinking that Nico would be a better option next year.

    And there is a detail: To praise McLaren it’s considered almost a crime for some guys here, but he was one of a few “bloggers” to laugh of Luca Badoer, he attempted to understand Badoer’s reasons and it was nice.

    And unfortunately I will not watch the race tomorrow.

    (I hope I wasn’t an failure writing in english. All I know about it I learned alone, reading. Including a lot of Formula 1 articles, lol)

    Publicado por Alan McLaren | 22/08/2009, 4:20 pm
  6. Eu torço para esse time por isso. A história da Mclaren é realmente de superações rápidas e de grandes evoluções.

    Publicado por Hugle | 22/08/2009, 7:17 pm
  7. McLaren, assim como sua rival Ferrari, tem uma bela história nas pistas, com muitas glórias, porém também com algumas manchas escuras. Este ano está sendo surpreendente sua ascensão, se não me falha a memória, foi algo que ocorreu num grande salto entre um GP e outro. Merece os parabéns pelo poder de reação!
    As equipes sem KERS agora vão chorar mas a idéia era que todos os carros tivessem o dispositivo; não desenvolveram o sistema porque não quiseram.

    Publicado por Carlos T. | 22/08/2009, 7:39 pm
  8. Acho o proximo ano 2010, fascinante para a Mc Laren e o piloto Lewis Hamilton, na medida que o Fernando Alonso como piloto ferrarista. podera eventualmente surgir a qualificaçao de melhor piloto e melhor marca sera de facto mto interessante, acho que o Alonso e um piloto mto mimado, pela forma como reclama de tudo ate ao mais simples pormenor de defeito do carro ou do tempo (clima) ate isso surge como protesto para justificar as mas prestaçoes que mtas vezes tem.

    Publicado por Victor Miranda | 03/11/2009, 6:52 am

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