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Lewis Hamilton voa e McLaren domina classificação em Valência

lewispolepic

O super campeão do mundo Lewis Hamilton dominou a classificação para o GP da Europa acabado agora a pouco e assegurou a sua primeira pole-position em 2009, a primeira desde o GP da China em 2008. A McLaren confirma o seu agressivo programa de desenvolvimento e fecha a primeira fila com o pressionado por resultados, Hekki Kovalainen.

Surpreendentemente, Lewis marcou o tempo que asseguraria sua pole já na primeira saída do Q3 e a única real ameaça ao domínio do inglês veio mesmo de Heikki, que acabou errando no último setor de sua melhor volta. Ainda assim, Lewis tinha uma última volta para queimar, abortada quando ficou claro que Heikki não bateria o seu tempo.

O domínio de Lewis pode ser ilustrado pela quantidade de voltas dadas na classificação, apenas 15, contra 21 de Vettel e Barrichello, os adversários mais diretos que acabaram optando por apenas um saída no Q3. Menos voltas significaram um jogo a mais de pneus macios para Lewis, o que lhe permitiu marcar a pole-position na primeiríssima tentativa do Q3.

McLaren fecha a primeira fila e prepara-se para uma largada teoricamente segura com os dois carros providos do KERS, uma arma de ataque poderosa para a equipe nas últimas corridas e que poderá se transformar em útil ferramenta de defesa na largada de amanhã.

Resta esperar os pesos dos carros publicados pela FIA logo mais para entender a posição estratégica da equipe para a corrida.

O resto

A briga pelo campeonato irá se desenvolver no meio do grid, o que significará que Webber/9º, Button/5º e Vettel/4º estarão sob os riscos comuns no setor intermediário do grid. Vantagem então Barrichello que larga em 3º e no lado limpo da pista.

O desempenho de Romã Grosjean — 14ª posição — pode ser consideram muito bom. Vindo da GP2 sem experiência na F1 nesse nível e pilotando em um circuito complexo para um estreante, o francês já emulou e Nelsinho Piquet na Hungria ao menos — que lá largou na 15ª posição. No Q2 Romã ficou a 1.2 de Alonso, enquanto Nelson na Hungria foi bem melhor com os seus usuais meio segundo atrás de Fernando.

Luca Badoer parece ser o grande motivo de piada nesse momento, fora do ritmo de Raikkonen eternos 2.6 segundos e longe do estreante Alguersuari 1.5. A Ferrari o substituirá em Spa? Tudo talvez dependa do seu desempenho amanhã na corrida e o KERS pode lhe ajudar.

Tempos:

lewispole

Discussão

44 comentários sobre “Lewis Hamilton voa e McLaren domina classificação em Valência

  1. Vc é um menino muito mal, heim, Becken?( O super campeão do mundo Lewis Hamilton…). rsssss
    Explica pros seus detratores q vc está incluindo todos os campeonatos vencidos pelo inglês.
    A corrida promete ser bem chata amanhã, a n ser q o Webber esteja lotado de gasolina e consiga superar o Button.
    Talvez seja cedo pra eu falar isto, mas o pneu furado na Alemanha e os 5(ou 6) pontos jogados fora na Austrália vão fazer uma falta…

    Publicado por Leandro Magno | 22/08/2009, 10:30 am
  2. Becken, nota 10 pro Kova neste treino – a grande estrela do sábado!

    Incrível que o finlandês, mesmo com um chassi cerca de dois décimos mais lento que o novo de Hamilton só não levou a pole pq foi muito afobado na última curva.

    Heikki vai dar trabalho amanhã. E quer saber? Já passou da hora de termos dois pilotos realmente fortes em uma equipe forte como a Macca.

    E Rubinho tem boa chance de fazer um bom resultado, o que vai ajudar pra elevar sua moral.

    Agora é aguardar os pesos e ver se ele realmente dominou Button com tanta propriedade assim (meu palpite é que ele realmente andou muito rápido).

    Publicado por Daniel Gomes | 22/08/2009, 10:46 am
  3. O que a pressão não faz num piloto!!! E a McLaren uma grande evolução, so que tarde.

    Publicado por JRamirez | 22/08/2009, 10:50 am
  4. “Super”???!!!! :-)

    Quem me surpreendeu foi o Kova mesmo. Será que ele é do tipo que só trabalha no ferrão??

    O Groja foi excelente considerando que não conhece o carro (conhece a pista?).

    Já o Badoer, será que corre mais uma?

    Quanto ao avanço da Mclaren é ótimo pro Button.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 22/08/2009, 10:59 am
  5. O Heikki é muito bom nesse formato de lassificação, o problema é a inconsistência na corrida — por isso ele tem siso cobrado. Espero que ele mantenha um bom ritmo amanhã, uma dobradinha seria um resultado fantástico para a equipe…

    O Groja foi excelente considerando que não conhece o carro (conhece a pista?).

    Sim, conhece, ele correu na GP2 no ano passado…

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 10:59 am
  6. Super Campeao ???

    Caramba imagina o que eh o Schumacher, nao imagina o que eh o Alonso, nao imagina que eh o Lauda, nao Stewart, Prost…. ai MEU DEUS….

    Perdao Becken vc eh um dos melhores mas sua babacao de ovo pra Mclaren e o Hamilton eh demais.( vc pode o blog eh seu no final rs rs rs ).

    By the way acho que teremos surpresa amanha.

    Abracao,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 22/08/2009, 11:10 am
  7. hi Becken,

    Its my 1st post on your blog. Pity i can’t understand portugese ,I’ve been using google to translate the contents & find it very enjoyable. wish you all the best in your career as a motorsport journo.

    os melhores becken!!!

    Publicado por mp4-19b | 22/08/2009, 11:13 am
  8. Gostaria q os nobres colegas, grandes entendedores dessa nossa paixão, q me esclarecessem este aparente paradoxo extraído da entrevista dada ontem a Autosport( http://www.autosport.com/news/report.php/id/77845) pelo MW.
    Ele explica “We have had some floor modifications which we tried with Lewis (Hamilton) and we were running a shorter wheel-base version of the car with Lewis today, really something that we are looking for the higher speed circuits, probably frankly for the benefit of Spa and beyond.”

    Se o carro tem um chassis novo mais curto, a tendência seria q o carro se desse melhor em curvas de baixa como no circuito de amanhã, mas Whitmarsh diz q o teste é visando pistas coma a de Spa onde, como sabemos, prevalecem curvas de alta.
    Afinal, chassis mais curtos dominam em pistas de curvas de alta ou de baixa?
    Afinal, a F1 mudou tanto q n há paradoxo na explicação do Martin?
    Afinal, meu inglês é tão ruim assim q entendi errado o q o inglês disse?

    Publicado por Leandro Magno | 22/08/2009, 11:25 am
  9. hi Becken,

    Its my 1st post on your blog. Pity i can’t understand portugese ,I’ve been using google to translate the contents & find it very enjoyable. wish you all the best in your career as a motorsport journo.

    os melhores becken!!!

    WOW, thanks mp4-19b, I´m glad to see you around here at this tiny blog. See ya at Keith´s blog but I must to say that you´re doing a good job there too. Thanks mate! :)

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 11:28 am
  10. Se o carro tem um chassis novo mais curto, a tendência seria q o carro se desse melhor em curvas de baixa como no circuito de amanhã, mas Whitmarsh diz q o teste é visando pistas coma a de Spa onde, como sabemos, prevalecem curvas de alta.

    Eu escrevi um post ontem sobre o desenvolviemnto da McLAren que irá ao ar às 15:30 de hoje e eu fique com essa mesma contradição na cabeça, mas não há como saber em que extensão a declaração dele é contraditória quanto aos cânones da aerodinâmica, talvez tenha a ver com o KERS, mas é impossível saber…

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 11:31 am
  11. Valeu, Becken.
    Aguardando seu post.
    N sei se nele vc cita isto, mas houve problemas no túnel de vento relacionados as dimensões da nova asa dianteira. Foi preciso usar uma “maquete” menor do q a vinha sendo usada. Foi aí q se descobriu os problemas aerodinâmicos do MP4-24.
    Desculpa aí, se estraguei parte do seu post, mas a idéia era lhe fornecer essa informação para q vc pudesse incrementar seu trabalho, caso já n tivesse feito.

    Publicado por Leandro Magno | 22/08/2009, 11:43 am
  12. Yes even i’m confused. becken can you throw some light onto it? for varying wheel base you got to change the frame size by extensions & several other parts including Drive Shaft, Break lines, & Exhaust ,That’s just naming a few.Pretty much the whole of the floor would need Additional work, so definitely there will be significant difference in the performance between hammi & kovi.

    Sim ainda estou confuso. Becken pode lançar alguma luz sobre isso? variando de roda base tens de mudar o tamanho do frame de extensões e várias outras partes, incluindo Drive Shaft, Break linhas, e de escape, isso é apenas uma nomeação few.Pretty muito de todo o piso seria necessário um trabalho suplementar, de forma definitiva, haverá diferença significativa no nível de desempenho entre hammi & kovi.

    hope the translation is correct :)

    Publicado por mp4-19b | 22/08/2009, 11:43 am
  13. Para mim o conceito continua correto. Talvez Martin tenha dado com a língua nos dentes, talvez com medo de ser criticado ao por os dois pilotos novamente com carros bem diferentes, algo que ele havia sido questionado dias atrás. Para mim era óbvio que o carro mais curto deveria ser usado em Valência e não em Spa ou Monza…

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    For me the concept is still appropriate. Maybe Martin just done a tongue in cheek, maybe afraid to be criticized to put both drivers in different cars again — something he was asked some days ago. For me it was obvious that the short car would be more suitable to Valencia than Monza or Spa…

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 11:54 am
  14. Entre Hamilton e Kova, fico com o finlandês. Espero que ele faça uma boa corrida amanhã.

    Publicado por Larissa Oliveira | 22/08/2009, 12:03 pm
  15. If that is the case then heikki deserves to be complimented. he almost snatched pole away from lewis. He was way quicker than lewis in sector 2, which comprises of some curvy straights, may be sign of things to come at spa & monza. Mclaren always seem to excel at spa & always have unique design solution for monza, i remember they had an unique rear wing in 2007.

    http://www.formula1.com/news/technical/2007/782/466.html

    just wondering how the rear wings will look this year at monza, with those tiny wings it will look ridiculous i think.

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    Se for esse o caso, então Heikki merece ser elogiado. ele arrebatou quase pólo de distância de Lewis. Ele era muito mais rápido do que Lewis no setor 2, que compreende cerca de curvy rectas, pode ser sinal de que as coisas vêm em Spa e Monza. Mclaren sempre parecem se sobressair em spa & sempre têm design único solução para monza, lembro-me que tinham uma única asa traseira em 2007.

    http://www.formula1.com/news/technical/2007/782/466.html

    só me perguntava como as asas traseiras ficará este ano, em Monza, com as asas minúsculos que eu acho ridículo.

    Publicado por mp4-19b | 22/08/2009, 12:12 pm
  16. E o Shumacão, héin? Será que tá pensando “Nossa, que fria eu ia me meter”?!

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 22/08/2009, 12:14 pm
  17. Diferente ou não, Kova foi brilhante no treino. Ele buscou o limite e os erros mostram isso, mas ele realmente superou o potencial do carro que tem enquanto Hamilton não teve que se esforçar muito (só saiu uma vez em cada uma das sessões).

    Hamilton mesmo disse que tem um bom tempo que ele não faz apenas uma saída, volta pros boxes e observa o circo pegar fogo. Ele teve o carro pra fazer isso e a McLaren está muito forte pro resto da temporada.

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    Different or not, Kova was stunning this afternoon. Yes, he had to reach the limit and the mistakes proves that, but he really outdone the car whereas Hamilton didn´t have to push the boundaries a lot (had just one exit for each session).

    Hamilton himself said it´s been a while since he could throw in a couple of laps and just sit back, save tires, fuel and enjoy the clash between the other drivers. He had the car to do so and Macca is looking good for the remainder of the season.

    Publicado por Daniel Gomes | 22/08/2009, 12:20 pm
  18. Well, guys, I will wait to see the cars´s weight. Just a bet, but I think Lewis is heavier than Heikki. Let´s wait…

    …………………………………….

    Bem, vou esperar pelo peso dos carros. Apenas uma aposta, mas acho que Lewis está mais pesado que Heikki. Vamos esperar..

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 12:33 pm
  19. i agree with you daniel, mclaren are set for a dominating second half. Amazing to see how hard work pays off. Who would have believed me after silverstone, if i told everyone mclaren will stitch up a 1-2 in qualifying. Not even Becken i suppose, maybe even i wouldn’t have said it myself.
    Just testament to the fact that hard work pays off. now that its clearly established that kers is really advantageous , will be interesting to see how teams can oppose it. renault & BMW made a grave error by not pursuing their development with kers. It would have payed them off definitely. Hope They don’t do away with kers next season.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………..

    Concordo com você Daniel, são fixados para uma McLaren domina segundo semestre. Incrível ver como trabalho árduo compensa. Quem teria acreditado silverstone-me depois, se eu disse todos McLaren irá stitch-se um 1-2 na qualificação. Nem mesmo Becken, suponho eu, talvez eu não teria dito isso sozinho.
    Basta testamento ao fato de que trabalho duro compensa. agora que a sua claramente estabelecido que kers é realmente vantajosa, será interessante ver como equipas podem opor-se. Renault e BMW fez um grave erro ao não prossegue o seu desenvolvimento com kers. Teria pago-las definitivamente. Espero que não vai acabar com kers próxima temporada.

    Publicado por mp4-19b | 22/08/2009, 12:34 pm
  20. Well, it is clear to me that none of the teams would expect Kers to be kept for 2010 and now the teams who did invest in developing the concept are now collecting the profits.

    To be quite honest, I thought Ferrari would made a much noticeable leap than Macca, especially after Monaco with Kimi´s podium and Massa´s 4th place.

    I was wrong as in the development curve of Ferrari, albeit constant, did not push their drivers to the top of boarders, but McLaren, on the other hand, went straight to the top (of course, disconsidering the drivers -talking only about the teams).

    Now, with Massa´s absence, Ferrari is in even more trouble as McLaren put on a show this afternoon with BOTH their drivers and comprehensively beaten the other teams. Barrichello being the exeption today.

    All said and done, I foresee McLaren finally guaranteeing Jenson Button´s maiden title. And a deserved one at that!

    Publicado por Daniel Gomes | 22/08/2009, 12:44 pm
  21. @daniel

    Could this be because ferrari were busy fighting with Max & FIA & mclaren maintained a low profile & continued developing their car? Is being the president of FOTA showing on Luca Di Montezemolo? i mean they’ve got themselves in all kinds of mess during the spat with FIA. Even i was expecting ferrari to do better than mclaren, & in fact there was a poll in the official formula1 website asking viewers as to whom will finish third in the WCC, more than 50% voted for ferrari & aroun 35 % for mclaren & rest for toyota. Just shows that mclaren have done some very smart thinking. With the aero rules virtually unchanged i see them continuing their form into 2010

    ………………………………………………………………………………………………………………………..

    Poderia ser este ferrari porque estava ocupado lutando com o Max & FIA e McLaren manteve um perfil baixo e continuou desenvolvendo seu carro? Está a ser o presidente da Fota mostrando sobre Luca di Montezemolo? Quero dizer que temos em todos os tipos de confusão durante a briga com a FIA. Até eu estava esperando para fazer melhor do que a Ferrari McLaren, e na verdade houve uma enquete no site oficial formula1 telespectadores perguntando como para quem vai terminar em terceiro do CMI, mais de 50% votaram a favor da Ferrari & aroun 35% para a McLaren & descanso para a Toyota. Apenas mostra que a McLaren ter feito muito inteligente pensar. Com o aeroderivados regras praticamente inalterada i vê-los de forma contínua em 2010

    Publicado por mp4-19b | 22/08/2009, 12:56 pm
  22. Ok, guys, I released my article very, very earlier. Take a look:

    https://f1around.wordpress.com/2009/08/22/a-admiravel-mclaren/

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 1:10 pm
  23. Pole do Lewis não é tão impressionante. Vettel deixa a desejar. Se Kovalainen não segura-lo, Rubens tem chances reais amanhã.
    1. Lewis Hamilton – 653,0 kg
    2. Heikki Kovalainen – 655,0 kg
    3. Rubens Barrichello – 662,5 kg
    4. Sebastian Vettel – 654,0 kg
    5. Jenson Button – 661,5 kg
    6. Kimi Räikkönen – 661,5 kg
    7. Nico Rosberg – 665,0 kg
    8. Fernando Alonso – 664,5 kg
    9. Mark Webber – 664,5 kg
    10. Robert Kubica – 657,5 kg
    11. Nick Heidfeld – 677,0 kg
    12. Adrian Sutil – 672,5 kg
    13. Timo Glock – 694,7 kg
    14. Romain Grosjean – 679,2 kg
    15. Sébastien Buemi – 688,5 kg
    16. Giancarlo Fisichella – 692,5 kg
    17. Kazuki Nakajima – 702,0 kg
    18. Jarno Trulli – 707,3 kg
    19. Jaime Alguersuari – 678,5 kg
    20. Luca Badoer – 690,5 kg

    Publicado por Filipe Furtado | 22/08/2009, 1:13 pm
  24. Pole do Lewis não é tão impressionante. Vettel deixa a desejar. Se Kovalainen não segura-lo, Rubens tem chances reais amanhã.

    Verdade, Filipe. Ele tem o famosa “optimu estrategy” e McLaren deve realmente estar satisfeita com o trabalho do Heikki hoje. Vamos torcer para vê-lo consistente amanhã…

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 1:22 pm
  25. A Mclaren, pelo fato de ter o melhor kers, é a q mais economiza gasolina.
    O q muda um pouco as projeções.
    Observem amanhã q, em condições normais de corrida, Hamilton deve parar na mesma volta q o Kubica, por exemplo.
    Só torço para q o BAD n atrapalhe ninguém na hora q se estiver sendo ultrapassado como retardário.
    Btw, é com ele q a Ferrari planeja manter o 3º lugar do campeonato?

    Publicado por Leandro Magno | 22/08/2009, 1:53 pm
  26. Perai, fiquei confuso com o post do Leandro.

    O Kers é um mecanismo para reaproveitar a energia desperdiçada. Sim, ele poderia ser usado para economizar combustível, mas acho que na F1 ele é utilizado para dar potência extra ao motor, além da já habitual conseguida com o combustível. Ou seja, a não ser que se usasse o Kers mas se mantivesse a mesma potência que se teria com combustível, ai sim estaria economizando, estou certo?

    Publicado por Sandro | 22/08/2009, 4:37 pm
  27. Sandro,
    N sei todo os detalhes sobre como o Kers funciona e o q direi aqui é um pouco de dedução baseado em explicações que catei aqui e acolá(tb conhecido como chute).
    Vamos lá( mas repiso q essa informação n tem um fonte fidedigna):
    Quando o Kers é acionado pelo piloto, na verdade, ele está descarregando o conteúdo das baterias do sistema. O kers quando está em “on” ele tá o tempo todo transformando energia cinética em elétrica, bastanto para isso q o piloto aperte o pedal do freio.
    No entanto, é guardado nas baterias apenas a quantidade de carga capaz de gerar 80 hp duarante 6,6 segundos por volta.
    Um breve resumo antes de presseguirmos:
    Kers ligado ou em “on” – transforma energia da freada em energia elétrica até encher as baterias(específicas desse sistema).
    Kers acionado – piloto apertando o push ‘n pass para mandar a carga das baterias pro motor.

    Quando acionado o botão mágico( o botão “K” – q no volante da Mclaren parece ficar na parte de trás), o kers entra descarregando as baterias, de tal modo q o motor consegue subir seus giros num ritmo muito mais rápido q se fosse apenas pela queima do combustível.
    Observe q o kers n permite q o motor ultrapasse os 18 mil rpm, ele apenas faz com q se chegue a giros altos( giros necessários pro motor “pedir” a marcha seguinte) muito mais rápido.
    N se usa o kers, por exemplo, numa 7ª marcha quando o motor já está a 18 mil rpm.
    Normalmente, o Kers é usado nas saídas de curvas lentas para se colocar o carro rapidamente em marchas altas q como sabemos(caso vc já tenha dirigido um carro), consome bem menos combustível. É por isso q na estrada um carro “bebe” menos( em relação a dentro da cidade), pois tá raramente em marchas baixas/pesadas(1ª,2ª ou 3ª).
    Observe nas câmeras e áudio onboard como os carros com a tecnologia tem um som estranho na troca de marchas quando o kers está sendo acionado. É pq o dispositivo sobe o giro tão rápido q o piloto tem q trocar uma marcha atrás da outra, o q exige muito treino por parte do piloto. Por ser um piloto de vídeo-game, como muitos gostam de chamá-lo, o Hamilton parece q o foi o q se adaptou mais rápido ao brinquedinho.
    Observe tb aquelas novas “LINE COMPARISON’s” quando envolve um carro com Kers e outro sem em saídas de curvas de baixa. O carro com Kers dá uma puta estinlinguada em comparação ao outro.
    Na Malásia, por exemplo, o Alonso parecia q estava fazendo cagada com o Kers e deixava pra usá-lo quando o carro já estava em marchas altas e o cara quase n conseguia segurar o carro no final das retas.
    Portanto, e em resumo, usar o kers em marchas lentas faz o motor chegar mais rápido às marchas altas e marchas altas(leves) economizam mais combustível e tendem a fazer o motor durar bem mais pois esquenta menos.( É por isso q a água do seu carro fica normalmente abaixo dos 60ºC quando vc está na estrada.)
    De olho na RBR q pode trazer seu brinquedinho tb esse ano, aí fodeu pra Brawn.

    Publicado por Leandro Magno | 22/08/2009, 5:42 pm
  28. Se Hamilton é um “super campeão do mundo”, Alonso deve ser Super-Hiper-Mega campeão do Mundo. É, a partir de agora vou me referir ao espanhol como super-hiper-mega campeão do mundo, legal…

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 22/08/2009, 7:32 pm
  29. Alonso deve ser Super-Hiper-Mega campeão do Mundo

    Ah, mas o Alonso merece todos os super lativos que vc encontrar. Ninguém aposenta o Schumacher com um carro inferior como ele fez em 2006 por acaso… :)

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 7:36 pm
  30. Outra, essa babação de ovo em cima de Hamilton e da McLaren é de enjoar o estômago (dois exemplos de como certas pessoas e organizações estão pouco se lixando para honestidae e ética, desde que cheguem às vitórias, vale tudo, até mentir e furtar documentos das outras escuderias), mas, fazer o quê, no mundo de hoje o que vale é isso mesmo, resultados!!!

    Ademais, Blogs são como pequenos estados totalitários virtuais, sempre irão prevalecer e ser exaltadas as idéias de seus líderes!!!

    É, acho que se tivesse um blog, também seria um pequeno führer, e, ao invés de McLaren e Hamilton exaltaria Vettel e RedBull, que com orçamentos e estruturas bem menores que Mcliar e Ferrari, estão arrebentando esse ano!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 22/08/2009, 7:41 pm
  31. Gostei do jeito que o Galvão chamou o Schumacher hoje: “deus do esporte”. Melhor do que ser um “super campeão de um título só”… ;)

    Publicado por Carlos T. | 22/08/2009, 7:46 pm
  32. Ademais, Blogs são como pequenos estados totalitários virtuais, sempre irão prevalecer e ser exaltadas as idéias de seus líderes!!!

    Se assim fosse eu não permitiria que VOCÊ opinasse aqui, há ferramentas para se fazer isso. Contrariamente, eu acho que é importante a sua opinião e, sinceramente, prezo muito o seu ponto de vista, mas confesso que essas provocações baratas são de doer.

    Existem infinitos estilos de se editar um blog e não vou abdicar de escrever sobre que gosto e acho relevante por que não agrada há algumas pessoas, mesmo às pessoas que respeito, como vc por exmplo.

    A Red Bull, contrariamente ao que vc pensa, tem um dos maiores orçamentos do grid e muito do pessoal dispensado pela Brawn esse ano foi aninhar-se em Milton Keynes, QG da equipe de Vettel…

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 7:49 pm
  33. Sinceramente, Becken, eu acho que você não precisa se explicar. Blogs são feitos exatamente para os autores emitirem a sua opinião sobre determinados assuntos.

    Não fosse isso, eles não seriam tão interessantes assim… Aliás, na minha opinião, você demonstra muito bem o seu ponto de vista, sempre com bom argumentos.

    Essa é a magia dos blogs. Os comentários servem para reforçar o debate e também colocar o ponto de vista do leitor.

    Mas ambos devem ser respeitados. Isso não é (e nem deve ser) um espaço imparcial nas considerações. Um blog é para se tomar partido mesmo!

    Por isso eu gosto tanto do teu blog. Você tem a tua opinião, mas respeita cada internauta que passa por aqui. Eu sei que a maioria compreende isso e contribui para o debate.

    Publicado por Willian | 22/08/2009, 8:00 pm
  34. Exatamente, Willian, foi no ponto!

    Um torcedor da McLaren, o “Alan McLaren”, deixou essa mensagem aqui:

    E um detalhe que ia passar despercebido: Elogiar a McLaren é considerado quase que um crime por alguns aqui, mas ser um dos poucos “blogueiros” a não ridicularizar o Luca Badoer, procurou entender os motivos do cara e isso foi uma atitude legal.

    Isso foi bacana!

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 8:17 pm
  35. Becken, eu concordo em parte com o que o Cassius disse, mas discordo das palavras que ele usou.

    Não é preciso muita inteligência pra perceber que você é um fã doente do Hamilton e da McLaren. Mas na minha opinião, usar adjetivos como “super campeão” é um pouco, digamos… forçado. Eu acho que, como blogueiro, nós devemos -sim- expressar nossa apatia pelos pilotos favoritos, mas é uma linha tênue – um pouco de exageiro pode ofender certas pessoas.

    Admito, óbvio, que parte da minha crítica vem da minha antipatia pelos referidos piloto e equipe. Quem me conhece sabe que Hamilton e McLaren são os nomes que mais me repulsam no grid, contudo, respeito os torcedores.

    Becken, admiro muito seu trabalho. Na minha opinião, teu blog é um dos melhores aqui no Brasil e visito-o varias vezes ao dia, mas se tem uma coisa que me “brocha” aqui é quando um artigo teu começa com “o super campeão do mundo”. E não é -só- por se tratar do Hamilton ou da McLaren, pois não gosto de exageiros de nenhum tipo.

    Por favor, encare como um critica construtiva de minha parte, e não um xingamento ou desmerecimento do teu blog. ;)

    Abração!

    Publicado por Guilherme Teixeira | 22/08/2009, 8:29 pm
  36. um pouco de exageiro pode ofender certas pessoas…

    Na verdade, o problema aqui é o Hamilton. Eu usei o termo “SUPER” referindo-me ao Alonso e ninguém expressou um ai. Eu uso o mesmíssimo suypelativo para o Hamilton — que na verdade uma maneira simpática de referir-me aos pilotos e gente que admio como Alonso e Hamilton, e nêgo cai de pau.

    https://f1around.wordpress.com/2009/08/04/sobre-a-saida-de-nelsinho-e-a-renault-de-briatore/

    Eu diria que é uma espécie de preconceito com o Hamilton, uma hipersensibilidade para detectar qualquer especia de simpatia minha dirigida a ele.

    Eu escrevo textos defendendoo Kimi, nada. Escrevo textos justificando a pobreza de resuiltados do Piquetzinho. Nada (com algumas excessões!). Escrevo com grande respeito pelao fracasso de Badoer. Nada…

    Escrevo sobre o Hamilton e caem de pau no garoto e em mim!

    Sim, considerarei com carinho a crítica construtiva, mas não posso aceitar que censurem o tratamento com o Hamilton que é dispensado a outros pilotos…

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 8:47 pm
  37. Eu não acompanho este blog há muito tempo mas realmente se percebe que algumas análises do Becken são feitas sob um ponto de vista mais ou menos como “as aventuras de super Hamilton e McLaren contra o resto”.
    é possível ser torcedor e fazer uma análise equilibrada, na minha opinião. Só que é necessário cuidar com o fanatismo, se não a credibilidade da opinião vai por água abaixo.
    Na minha opinião, o blog é ótimo, e mesmo com esse viés “prateado”, o produto final é relevante, a anos luz de muita porcaria que se tem por aí, esses sim bastante fanáticos e limitados em seus pilotos preferidos. Os comentaristas aqui também são, cada um na sua particularidade, de alto nível.
    Enquanto continuar assim sempre irei visitar e dar meus ‘pitacos’.

    Publicado por Carlos T. | 22/08/2009, 8:51 pm
  38. Enquanto continuar assim sempre irei visitar e dar meus ‘pitacos’.

    Sim, por favor. Aprecio muitíssimo a forma como vc pensa e se expressa, Carlos. Espero vê-lo sempre por aqui…

    Publicado por Becken Lima | 22/08/2009, 9:01 pm
  39. Conclusão: Becken gosta de usar adjetivos exagerados seja para elogiar ou descer a lenha, kkk

    Eu li seu comentário no blog do Capelli sobre Badoer. Gostei muito. Acho que o problema do Capelli é que ele é um exímio jornalista viciado em números, estatísticas e resultados. Isso na minha opinião engana um pouco a visão das coisas, é interessante, curioso, mas muitas vezes eu me recuso aceitar certas comparações numéricas como verdades absolutas. Acho que servem mais para brincar e passar o tempo.
    Nunca foram os números do Schumacher que me fizeram torcer por ele.

    Badoer está na sua chance, no seu momento. Isso é um sonho para qualquer piloto italiano. Não acredito que a Ferrari imaginava que Badoer iria fazer algum ‘milagre’ e virar um fenômeno da noite para o dia. Eu realmente não vi essa humilhação toda. No entanto, temos que encarar a realidade, se Luca terminar em último na corrida, que é bem possível, fica difícil mantê-lo para Spa. Porém, ainda ficarei com essa sensação de que foi algo mais merecido do que humilhante. Pena que os números irão dizer outra coisa.

    Publicado por Larissa Oliveira | 22/08/2009, 9:26 pm
  40. Foi como eu disse ali encima, “Admito, óbvio, que parte da minha crítica vem da minha antipatia pelos referidos piloto e equipe.”

    Seria idiota eu dizer agora que a discução já comentou, mas também não gostei do “super” pro Alonso. Fica sem sentido eu trazer esse ponto, parece que eu só to querendo rebater o que tu disse no primeiro paragrafo, respondendo a mim. Não queria postar algo tão off-topic naquela hora, mas como a fogueira já tava acessa aqui, vim dar minha opinião.

    É uma questão realmente complicada, que nunca vai agradar a todos. Os detratores mais “xiitas” do Hamilton sempre vão se ofender com isso, e a impressão que fica é que se enquanto não dizerem que ele é ruim eles não estarão satisfeitos.

    Eu, particularmente, tento evitar isso. Ao contrário de você, Hamilton e Alonso são os pilotos que menos me agradam, mas mesmo assim procuro ser indiferente com relação a eles. Mesmo com relação ao meu piloto favorito, o Kimi, tento ser frio na hora de comentar sobre ele, embora certas opiniões que se leem por aí sejam mais irritantes que um pisão no calo.

    Minha crítica não se monta no fato de você elogiar o Hamilton, e sim na maneira como é feito. “Super campeão”para alguém que ganhou 1 título é um pouco demais. Prost seria “Super-hyper-blaster-plus campeão”, Fangio seria “Super-hyper-blaster-plus-advanced campeão” e Schumacher seria “Super-hyper-blaster-plus-advanced-astonishing-terrific campeão” :P

    Sabemos que é do seu “carinho” pelo piloto, mas quem não está acostumado com teus textos fica com um pé atrás…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 22/08/2009, 9:38 pm
  41. Becken, parte da falta de apreço pelo trabalho da Mclaren e Hamilton, é por causa das situações recentes.

    Mclaren – Stepneygate

    Hamilton – Ganhar o titulo de 2008 em cima do Massa no Brasil e daquela forma dramática, e o recente escandalo da mentira.

    Isso causa a repulsa em muitos comentáristas por aqui. E fica esse embate de opiniões contrárias que não haverá de mudar nada no seu modo de pensar e nos comentários aqui colocados.

    Então, é melhor deixar um pouco de lado os posts provocativos tais como os ultimos dois sobre o Barrichello e os superlativos desnecessários. Seu trabalho é muito bom, e não seria difícil de afirmar que hoje é o melhor blog especializado do país.

    Publicado por Claudemir Freire | 22/08/2009, 9:52 pm
  42. Quem n gosta doHamilton q compre um catálogo de críticas novo e bem atualizado, pois o menino vai dominar a F1 por muitos anos ainda.
    E pode ter certeza q ele n vai mudar nada em seu estilo enquanto pessoa, pois seus fãs o respeitam e o admiram como ele é.
    Viram o q aconteceu em Silverstone esse ano? Imaginava-se q as arquibancadas seriam um mar de bonés marca-texto por causa das 6 vitórias do Button, no entanto só deu o boné da Mclaren e olha q o cara nem ao pódio tinha subido ainda neste ano.
    De uma maneira geral, é sempre assim com “super” campeões – desperta sentimentos aos extremos. Ou gostam muito ou o odeiam muito.
    O importante é q a maioria, mundo a fora, o admiram muito como mostrou a pesquisa da ING no ano passado.
    É de uma clareza solar q a maioria das pessoas q n gostam dele é por puro ciúmes por terem dito seus pilotos massacrados pelo talento e resultados do inglês.

    Sei q vc rechaça quando se sente injustado como aconteceu dessa vez, pois, como vc disse, o Alonso já recebeu o mesmo título mesmo tendo ganho apenas um campeonato a mais q o Hamilton já tendo disputado muito mais temporadas q ele, e n houve comentários.
    Mas se eu fosse vc, simplesmente n comentaria mais os ataques q são um fim em si só e não um meio para expor um ponto de vista relevante q contribua para o enriquecimento do debate trazido pelo post.
    O blog é um sucesso retumbante. É quase como uma droga potente – basta usar uma vez q se quer mais e mais. E muitos criticam seus posicionamentos no intuito de ajudá-lo a aperfeiçoar a coisa. Outros apenas pq são trolls inveterados e a esses o desprezo é a melhor resposta, apesar de haver momentos q se tem a vontade de fazê-los a pergunta q o rei da espanha fez ao Hugo Chavez.

    Publicado por Leandro Magno | 23/08/2009, 8:37 am
  43. Muito obrigado, Leandro!

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 9:49 am
  44. Caros amigos,

    Olhem essa parte do comentário do Claudemir:
    “Então, é melhor deixar um pouco de lado os posts provocativos tais como os ultimos dois sobre o Barrichello e os superlativos desnecessários. Seu trabalho é muito bom, e não seria difícil de afirmar que hoje é o melhor blog especializado do país.”

    Concordo com tudo que ele disse, inclusive, com o “fato” (e não especulação) de que este, junto com o do Motta (na cobertura “in loco”), é o melhor blog especializado do país, filtrando e trazendo para nós as melhores opiniões sobre F1 do mundo, e, isso, caros amigos, sem patrocínio ou apoio de nenhum orgão de imprensa, sem fontes, sem salário, quase sem apoio.

    Becken está provando que o nível de nossos jornalistas “especializados”, com raras exceções (hoje talvez o Felipe Motta, Ico, Lívio, Capelli e mais uns dois ou três), sempre foi muito baixo.

    Em síntese, Becken e seu “F1 Around”, são hoje fontes confiáveis para se inteirar sobre F1 (ia dizer no Brasil, mas com a net o mundo inteiro pode ver e se aproveitar da qualidade de seu trabalho).

    Porém, como todo mundo, Becken não é perfeito, e falha feio quando vai falar de Hamilton, McLaren e (só descobri o porquê há alguns dias) Barrichello. Becken é, simplesmente, apaixonado por Hamilton e McLaren e tem carinho pelo Barrichello devido à sua preferência futebolísica.

    Quanto a Hamilton e McLaren eu vou dar meus pitacos, sobre Barrichello eu não tenho condições de falar nada, pois, eu simplesmente desprezo e tenho asco pela figura de Rubens Barrichello, então minha opinião não serve nesse caso.

    Bom, o fato de ser “doente” pelos prateados e seu piloto leva Becken a relevar as pilantragens cometidas nos últimos anos pelos dois. Para Becken a McLaren não fez espionagem industrial contra a Ferrari e Hamilton mentiu porque, “tadinho”, foi forçado a fazer isso por alguém, ou seja, ele foi induzido.

    Resumindo, essa paixão nubla as opinões do Becken e faz cair o nível do blog, não porque Becken fale besteiras, apenas porque exagera nos elogios e sempre “esqueça” dessas manchas na história dos seus dois motivos de “paixão”, e, essas manchas podem não signficar nada para a maiora, mas, para mim, são motivos para nunca mais crédito para um piloto ou escuderia. Essa é a minha opinião.

    Quanto ao meu comentário anterior, não se preocupem, eu não fico ofendido com essa puxação de saco para o Hamilton e McLaren, pois isso é um direito do dono do Blog, e Hamilton é um excelente piloto e a McLaren uma equipe incrível (vide sua recuperação, será que roubou informações da Brawn?), mas, como ele fez isso com um viés de provocação, eu resolvi dar uma provocada também.

    Becken é um cara superdemocrático e supereducado (assim como ele usa o super eu também posso) e eu sabia que se o provocasse com relação ao seu apreço pela democracia participativa ele ia ficar melindrado…rs… foi só uma provocação ao nosso grande blogueiro.

    ENTÃO BECKEN, NÃO FIQUE CHATEADO COMIGO (tô gritando para você ouvir), VC PROVOCOU E EU RESOLVI TE PROVOCAR, VC NÃO É ANTIDEMOCRÁTICO, EU E QUE SOU UM CHATO MESMO!!!

    Publicado por cassiusclayregazonni | 23/08/2009, 10:17 am

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