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Rubens Barrichello vence com estilo em Valência

rubenswins

Depois de cinco anos longe das vitórias, Rubens Barrichello a reencontra em uma corrida perfeita na elegante zona portuária de Valência. Rubens foi preciso durante todo o final de semana, começando por sua classificação no sábado, na única e perfeita volta que deu no Q3 (última fase da classificação), o que o posicionou exatamente atrás das duas McLarens.

Manter-se em contato com Heikki foi a chave para usar as suas duas voltas a mais de combustível e deixar o finlandês para atrás e ao mesmo tempo aproximar-se de Lewis.

O erro da McLaren foi preponderante para assegurar a vitória do brasileiro, mas foi a sua constante e combativa segunda perna de corrida — pondo intensa pressão em Lewis e na McLaren com sucessivas voltas rápidas — a verdadeira chave para a vitória.

Livre de Lewis 6 segundos atrás, Rubens resistiu à última investida do inglês e só administrou a sua tão merecida e esperada vitória.

Clique aqui e leia o resto do reporte…

Para onde foram os favoritos ao título?

A vitória de Barrichello ganha um relevo interessante quando posta em perspectiva com os principais postulantes ao título. A Red Bull adiantou que Valência seria uma prova da “Brawn” e Sebastian Vettel parece definitivamente em uma onda crescente de azar. Essa falta de confiabilidade do RB5 e dos motores Renault, estendeu-se então a Mark Webber hoje, que “espanou” depois de uma falha nos freios.

Já Jenson Button, que impôs um ritmo avassalador nas primeiras provas do ano, errou na classificação — o que comprometeu toda sua corrida — e diante da reversão de set up feita pela Brawn, o inglês demonstrou talvez a sua grande falha como piloto diante de Rubens, que é otimizar um set-up e extrair dali o máximo do BGP 001.

Kimi e… Badoer

Kimi Raikkonen fez outra corrida eficientemente discreta, boa estratégia, bom uso do KERS na largada e bom ritmo para superar Heikki via boxes. Enquanto isso o seu atual companheiro de equipe fez o que se esperava de um veterano inativo há dez anos e que encontrou uma Formula 1 “reformulada” com regras, pistas e carros muito diversos. Badoer foi tocado e rodou na largada, tomou um penalty por passar na linha de saída dos boxes — talvez evitando tocar em Romain Grosjean, e chegou em último, atrás de Alguersuari.

Badoer vem sendo massacrado pelos “talking heads” — talvez o reflexo de uma inconsciente frustração pela desistência de Schumacher. A Ferrari talvez ceda à pressão e o substitua daqui a uma semana em Spa, mas a pergunta que fica é: por quem? Se a equipe permanecer fiel a Badoer talvez revolte ainda mais os frustrados, mas ao menos ganha meu insignificante respeito por manter-se leal a um integrante da “famiglia”.

Mclaren: confusão com evolução

A McLaren foi duramente pressionada por Rubens e pela Brawn hoje e foi essa pressão que causou a confusão nos boxes. A intenção era estender para uma volta a parada de Lewis, o que evitaria ainda mais estragos na sua curta diferença para Rubens no momento em Lewis parasse. O problema foi o momento do aviso via radio para que Lewis, exatamente na hora em que o inglês entrava nos boxes, o que pegou os mecânicos despreparados e com os pneus de Heikki.

Sim, a McLaren sentiu a pressão, mas essa foi mais um corrida em que ela confirma a sua evolução em 2009. Spa será um grande desafio e a revelação de Lewis de que perdia tempo no setor de alta velocidade da pista em Valência já gera expectativa quanto o desempenho no rápido circuito de Spa-Francorchamps.

Sobre a corrida

Eu li muita gente classificando a corrida de tediosa, mas se julgada dentro do que Valência poderia oferecer, a disputa estratégica e a troca de voltas mais rápidas entre Lewis e Rubens, do meio para o fim da prova, foi emocionante. Foi uma briga ditada por “um décimo a mais aqui e outro a menos ali” a cada volta e essa disputa vista pelo Live Timing no site da FOM, — o Formula1.com — foi uma bela experiência.

Talvez a vitória tão esperada e desejada de Rubens tenha por si só oferecido um elemento a mais de emoção, mas como entretenimento foi melhor que a corrida em 2008, dominada inteiramente por Felipe Massa.

Daqui a uma semana a Formula 1 aterrissa em Spa e ali talvez seja hora de ver o melhor de um certo finlandês e o hipotético e necessário ressurgimento  da Red Bull…

Resultados:

1. Rubens Barrichello, Brawn-Mercedes
2. Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes
3. Kimi Raikkonen, Ferrari
4. Heikki Kovalainen, McLaren-Mercedes
5. Nico Rosberg, Williams-Toyota
6. Fernando Alonso, Renault
7. Jenson Button, Brawn-Mercedes
8. Robert Kubica, BMW
9. Mark Webber, Red Bull-Renault
10. Adrian Sutil, Force India-Mercedes
11. Nick Heidfeld, BMW
12. Giancarlo Fisichella, Force India-Mercedes
13. Jarno Trulli, Toyota
14. Timo Glock, Toyota
15. Romain Grosjean, Renault
16. Jaime Alguersuari, Toro Rosso-Ferrari
17. Luca Badoer, Ferrari
18. Kazuki Nakajima, Williams-Toyota

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Discussão

63 comentários sobre “Rubens Barrichello vence com estilo em Valência

  1. Mc Laren faz gol contra em Valência e ganha a corrida, só que para a Brawn!

    Publicado por A. Coyote | 23/08/2009, 10:43 am
  2. Becken,

    A corrida do Rubens foi perfeita.
    Ufanismos do galvão à parte, Poucas vezes vi uma corrida tão consistente.

    Mas o que mais me surpreendeu nesta prova foi a volta mais rápida do Glock. 1.38 e 6. Impressionante.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 23/08/2009, 10:46 am
  3. Ué cade o grande time de Woking?
    e o “Super” Hamilton?

    #FAIL

    Publicado por Sandro | 23/08/2009, 10:47 am
  4. Becken,
    Quantos segundos a Brawn chegou à frente do Hamilton?
    Quantos segundos a Mc Laren tirou do Hamilton?
    Depois veja quem foi sensacional.
    E o Kimi, claro, arrebentou com o tijolo de rodas.
    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 23/08/2009, 10:50 am
  5. Ufanismo foi pouco,

    o narrador oficial hoje extrapolou o rídiculo…

    momentos decisivos da corrida ele não narrou, como por exemplo a devolução da posição do Button para o Webber, tava mais preocupado com os torpedos do Felipe…

    E no final só foi lembrando pelo Reginaldo, que o Barrica so ganhou por conta da trapalhada da McLaren.

    Publicado por Sandro | 23/08/2009, 10:50 am
  6. Parabéns ao Barrichello, hoje ele foi perfeito!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 23/08/2009, 10:51 am
  7. Liberados os comentários no spam!

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 10:52 am
  8. Realmente a mclaren deixou a corrida escapar. Mas devemos destacar, o Rubens foi perfeito.
    Todos sabem aqui o que eu penso sobre o Rubens, como pessoa e piloto. Mas convenhamos, ele foi perfeito.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 23/08/2009, 10:54 am
  9. ainda acredito em seis vitórias do heikki. a mclaren tem política de não favorecer determinado piloto e, como nas duas últimas o lewis teve carro melhor, nas próximas duas o kova vai ter o melhor carro. depois vai ganhar confiança e vencer todas.

    Publicado por andre | 23/08/2009, 10:56 am
  10. ah sim…

    será que alguem perguntaria ao Briatore duas coisas:

    – Alonso e Grosjean correram com carros iguais?
    – o Grosjean tem cláusula de desempenho no contrato?

    Publicado por Sandro | 23/08/2009, 10:57 am
  11. Acho q houve falha no rádio, heim?
    Gritaram “in box, now” antes do cara completar a última curva, aí ele foi entrando.
    Acho q calcularam errado o momento do grito .
    Enfim, cagada das grandes, se for isso mesmo.
    Parabéns ao Rubinho.
    O calor ajudou muito a Brawn e a falta de treino pelo bico quebrado n ajudou nas escolhas de pneus. Estratégia da Brawn bem melhor com Duro, duro e macio.
    Parece q o ideal mesmo pra Mclaren era: Macio, duro e duro.
    Campeonato se embolando de novo e Vettel se complicando muito(uma pena).
    Badoer sem comentários.
    Grosjean dentro do esperado – nada muito melhor q o NAP.
    Kova uma merda como sempre.

    Publicado por Leandro Magno | 23/08/2009, 11:00 am
  12. Cassius Clay Regazzoni
    Parabéns ao Barrichello, hoje ele foi perfeito!!!

    Parabéns ao Cassius, comentário perfeito!!!
    abs

    Publicado por Leandro Magno | 23/08/2009, 11:01 am
  13. Estou surpreso que Barrichello tenha feito jus a minha torcida pra ele neste fim de semana! Acho que dei pra sorte pra ele, modéstia a parte! Em Spa Kimi você terá minha torcida.
    hehehe
    Falando sério agora, hoje ele pisou fundo mesmo. Quanto a largada, fez o deu mas o importante foi ficar na cola do Kovalainen. Me surpreendeu o quanto ele voltou na frete do finlandês após o 1º pit,como ele tirou tanto tempo assim?? parece que encarnou hoje o estilo Schumacher de voar antes do pit-stop.Depois fez o mesmo com o Hamilton, mantendo o “inimigo” próximo. Olha, do jeito que ele estava hoje, mesmo sem a barbeiragem da McLaren acho que conseguia voltar na frente do Hamilton, já que a diferença entre eles era quase igual a que tinha com o Kovalainen.
    Enfim, Rubens, MEUS PARABÉNS!!! Não desista do campeonato ainda!!

    Publicado por Carlos T. | 23/08/2009, 11:16 am
  14. Com certeza, hoje o Rubinho fez uma corrida digna de Schumacher, perfeita !
    Por falar em Schumy, parece que hoje se foi a “maldição” contra o Kimi.
    E por falar a maldição, caiu também a das 100 vitórias brasileiras. No twitter estavam comentando que era só o Galvão ou algum comentarista falar sobre essa 100ª vitória que algo dava errado para os brasileiros que estavam na ponta…
    Parabéns ao Rubinho !

    Publicado por Gustavo Perim | 23/08/2009, 11:20 am
  15. Em primeiro lugar quero felicitar Rubens para a colocação de uma multa mostrar & ganhar a corrida muito para o deleite dos fãs brasileiros. Após assistir esta corrida eu cheguei à conclusão de que é possivelmente o pior kovi nunca fórmula 1 condutor. O slaker devem ser iniciadas de imediato a equipa! O idiota não podia sequer atrasar Barrichello antes da 1 ª rodada de pit pára e ontem após quali foi blabbing sobre montando um desafio para uma vitória. esse cara é tão inútil Badoer, talvez um pouco injusto para a sua me comparar com ele Badoer, afinal ele é corrida após 10 longos anos. kovi não é apenas material F1. Depois de quase 2 anos com a McLaren. tudo que ele tem que mostrar é, uma sorte malasyia & pódio em uma sorte em ganhar Hungria. Esse cara só não tem o ballz a tomar sobre os outros.

    Publicado por mp4-19b | 23/08/2009, 11:24 am
  16. Que corrida do Rubinho!
    A vitória dele foi incrível, fantástica mesmo!
    Mas concordo com o “mp4-19b”: Kovalainen um dos piores pilotos que eu já vi.
    Meu Deus, se ele continuar na McLaren a equipe está perdida…
    É a McLaren e a Ferrari correndo com apenas um piloto…

    Publicado por Willian | 23/08/2009, 11:37 am
  17. Alguém já sabe o q realmente aconteceu no pit da McLaren?

    Publicado por Leandro Magno | 23/08/2009, 11:38 am
  18. Kovalainen está realmente complicando as coisas pra equipe. Além de não colaborar, ele ainda prejudica. Ano passado a culpa da McLaren não ter conquistado o campeonato dos Construtores foi exclusivamente dele já que o Hamilton fez a sua parte sendo campeão. Agora, ao invés de se manter na frente do Rubens durante toda a corrida já que também tem um ótimo carro, não chegou nem ao pódio!
    Kova é LOSER, não tem jeito.

    Publicado por Carlos T. | 23/08/2009, 11:42 am
  19. Seems that Nico already signed with Mclaren, mp4…

    Ao que parece o Nico já assinou com a McLaren. Sobre a confusão na Mclaren, confusão no rádio. A McLaren parece ter pedido ao Lewis para ficar mais uma volta em cima da hora, ele não ouviu e entrou na volta programada, mas eu vou ver se acho informação mais precisa…

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 11:43 am
  20. Parabéns ao Rubens, ele foi perfeito.

    Alguns dirão que ele ganhou pelo erro no pit da Mclaren ( algo raro ), mas fazendo contas e rodando 1.38.9 como ele estava antes do pit e com cinco voltas a mais o que dária uma média de 1 seg. por volta, porque Hamilton voltou rodando 1.40.1 e tendo apenas 4 seg. antes da parada e parando por volta de 8 a 9 seg em uma parada normal ( ja que parou antes precisária colocar mais gasolina ) já perderia a posição nessas contas, mas além disso a Brawn colocou menos gasolina e fez uma parada em 6 seg. o que dária ao Rubens 9 seg de vantagem, voltando a 5 na frente do carro da Mclaren.

    Vão dizer os céticos que não daria, porque ele só voltou a 4 e com um erro de quase 14, não dária. Mas a Brawn antecipou a parada dele em 3 voltas o que lhe dária uma vantagem de 7 seg. ao final.

    Então ele venceria da mesma forma, o que abrilhantaria ainda mais a sua vitória, sendo assim parabéns a ele, ele foi perfeito.

    Agora o que aconteceu com a Mclaren, que não tinha nenhum pneu pronto no pit, e não foi só o dianteiro direito e sim os 4 que não estavam na posição de pitstop do Hamilton, e não digam que ele entrou antes porque não foi, o Kova entrou na volta seguinte da mesma forma das 1º paradas.
    Foi um erro embaraçoso ala Ferrari.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/08/2009, 11:44 am
  21. No final do dia kovi é uma corrida condutor. Uma corrida condutor nunca trava seu instinto. A sua carreira na McLaren em jogo, se ele realmente queria provar whitmarsh errado ele teria ido para ele e ultrapassou Hamilton no começo. O facto de ele retidas em vão só vai para mostrar que ele não formula 1 material. Ok, uma vez que ele sabia que não podia desafio Hamilton, pelo menos ele deveria ter jogado shortgun. ele não conseguiu fazer isso também. E eu realmente sei como Kimi tenho passado dele! no acabamento Rosberg foi sobre a sua cauda para deus amor. Tive nuff dele. Sinceramente o cara não vale o seu lugar na McLaren. Precisamos de alguém mais agressivo. esse cara é simplesmente enfadonho. ele não é um cavalo de corrida, eu nunca vi ele puxa uma ultrapassagem manobra a ninguém até agora, afinal ele é impulsionado por 2 topo equipes Renault e McLaren. Não sei porquê whitmarsh apoia-lo tão vocalmente, se fosse para ser ron, teríamos visto kovi costas ou em Espoo Vantaa ou onde ele nunca vem.

    Publicado por mp4-19b | 23/08/2009, 11:48 am
  22. corrida muito muito muito boa do Barrichello. Não sei se ele perderia hj, mesmo se a MacLaren não tivesse errado. Com certeza, a sua vantagem teria sido muito menor, e o que ainda deixou Hamilton no embalo foi a fura de pneu do nakajima, impedindo o Barrichello de fazer mais voltas rápidas, antecipando sua volta mais rápida para nao correr riscos. A Brawn hj também foi excelente.

    No mais, grande corrida, hoje. Bem diferente da esperada chatice que seria, com um Galvão imensamente afetado e idiota. Agora, quem achou o novo tema da vitória um “anti-clímax”. Que merda. A música original é incomparável. Hj mal dava para ouví-la, seus arranjos muito ruins.

    Publicado por Ridson | 23/08/2009, 11:51 am
  23. mp4-19b,

    Please post in both languages, its easer to read and compare with the “translated one”, because your translator has some problems with some expressions, and I really enjoy read your opinion.

    Corridaça do Barrichello!! Mereceu.

    Alguém viu porque o Vettel parou pela segunda vez antes de quebrar?
    Alguém me explica o pau que o Button tomou do barrica?
    E o Webber? Nem parecia que corria pelo título, muito ruim seu desempenho nessa prova. Segurou o Button até a última parada, mas dai perdeu 2 posições, levou pau da renault, willians e até da BMW.
    E o Alguersuari já fez 2 x 0 no Buemi.

    Publicado por Brisot | 23/08/2009, 12:05 pm
  24. Sobre Jenson no meu reporte acima:

    Para onde foram os favoritos ao título?

    A vitória de Barrichello ganha um relevo interessante quando posta em perspectiva com os principais postulantes ao título. A Red Bull adiantou que Valência seria uma prova da “Brawn” e Sebastian Vettel parece definitivamente em uma onda crescente de azar. Essa falta de confiabilidade do RB5e dos motores Renault, estendeu-se então a Mark Webber hoje, que “espanou” depois de uma falha nos freios.

    Já Jenson Button, que impôs um ritmo avassalador nas primeiras provas do ano, errou na classificação — o que comprometeu toda sua corrida — e diante da reversão de set up feita pela Brawn, o inglês demonstrou talvez a sua grande falha com piloto diante de Rubens, que é otimizar set-up e extrair o máximo do BGP 001.

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 12:16 pm
  25. Brisot, algumas de suas perguntas são impossíveis de reponder, principalmente a do Weber.

    Mas sobre o Button ha uma razoável explicação, a Brawn utilizou um carro “retrô” e com setup´s de Turquia e Barcelona, e ao que parece usaram o de Barcelona por ser mais adequado a um circuito de média como é Valência.

    E se recordarmos quem andou na frente de quem em Barcelona veremos que foi o Rubens, e só não chegou a frente do Button por ter havido aquela inversão de posições da equipe. E claro o “ego” do inglês estava nas nuvens, devido suas vitórias consecutivas.

    Desta vez com a estima no chão, e com o mesmo carro, deu Rubens, que de certa forma o ajudou um pouco, agora, se o Rubens chegar muito a frente dele em Spa, vai ligar um sinal de alerta na Brawn. Deixarão eles brigarem pelo campeonato ?

    Agora a minha pergunta, o franco-suiço-do-papai-do-tio-briatore, alguém sabe se ele estava com o mesmo equipamento do Alonso ?

    E se ha legalmente a possibilidade do Piquet ocupar a vga do Badoer ? Já que o Rubens sugeriu, e ele esta com a bola cheia, kkk.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/08/2009, 12:18 pm
  26. Brisot,
    A RBR só e bicho papão na chuva ou em temperaturas baixas como foi na China, Silverstone, Alemanha e (um pouco na) Hungria.
    Em pistas travadas parece q n se dão bem, tb.
    A sorte deles é q sempre chove em Spa.
    Já a Brawn, tem q fazer um calor da muléstia pra serem imbatíveis.
    Hj a equipe de Ross além de n cometer erros, mandou muito bem na sua estratégia de pneus.
    Agora, o Vettel tá enrolado com os motores, heim?

    Publicado por Leandro Magno | 23/08/2009, 12:23 pm
  27. Comentário duplicado, mas não publicado, ajuda aí Becken, rsrs.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/08/2009, 12:23 pm
  28. ooh thanks brisot, i’ll do that in future posts :) . just though it would occupy large space ;) ok here’s the english version of my last post !

    At the end of the day he’s a racing driver. A racing driver never curbs his instincts. Its his career at stake at mclaren, if he really wanted to prove whitmarsh wrong he would have gone for it & overtaken hammi on the start. The fact that he held back to no avail just goes to show that he not formula 1 material. Ok once he knew that he couldn’t challenge hammi, at least he should have played shortgun. he failed to do that also. & i really dunno how kimi got past him!! at the finish rosberg was on his tail for god sake. I’ve had nuff of him. Honestly the guy is not worth his seat at mclaren. We need someone more aggressive. this guy is just boring. he’s not a racer, i’ve never ever seen him pull a overtaking maneuver on anyone till date, after all he’s driven for 2 top teams renault & mclaren. i dunno why whitmarsh supports him so vocally, if it were to be ron, we would have seen kovi back in espoo or vantaa or where ever he comes from.

    Publicado por mp4-19b | 23/08/2009, 12:26 pm
  29. Dois motores em um final de semana, quando só se dispõe de 8 para o ano todo… Acho que com essa a Renault perdeu um cliente hehehe.

    Publicado por Brisot | 23/08/2009, 12:27 pm
  30. Sorry, Claudemir. Liberado!

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 12:32 pm
  31. Rubens ganhou bem. Bateu dois campeões do mundo, Lewis e Kimi. Por isso ninguém diga que não foi uma corrida de grande mestria. Neste circuito o piloto conta mais que o carro e Rubens colocou toda a sua experiência no volante do seu Brawn. Rodou rápido e certinho, mas com grande eficácia.
    Hamilton mesmo sem o erro da equipa dificilmente teria ganho. A verdade é que tanto Barrichello como Raikonnen resistiram muito bem às primeiras voltas da Mclaren que estava bastante mais leve e seria de esperar, ganharia aquela habitual vantagem de 10 a 11″ até à primeira pitstop. Mais, a Brawn nem KERS tinha para fazer a diferença na partida e nas saídas de curva para a rectas mais longas. Mas nem assim o Lewis conseguiu desta vez impor sua habitual rapidez inicial. Mesmo com a equipa fazendo jogo psicológico e roubando nos segundos de distância para incentivar os pilotos, isso não bastou nem foi suficiente na fase intermédia da corrida para o Lewis recuperar. A Brawn do Rubinho estava muito forte em equilíbrio e ele limpou muito bem as trajectórias e as travagens com muita elegância e condução de grande souplesse. No fim controlou a corrida como quiz e poupou o motor para a próxima corrida. Essa pista é maravilhosa em termos de asfalto. Os carros não levantam, não raspam, vão bem colados e a aerodinâmica sobretudo da parte inferior do carro pode funcionar muito melhor.
    Também foi excelente para o Rubens mostrar para o team que com carro em condições e estratégia de primeira faz o mesmo que o Button. E isso para mim é que é o essencial. Com idade que esse cara tem, com a péssima media que lhe dão por todo o lado, sobretudo seus compatriotas, é extraordinária a sua motivação, forma física e apuro técnico e claro valor real como piloto de F1.
    Webber fazendo queixinha para o seu team por causa de ter sido eventualmente prejudicado na chicane e fazendo uma corrida completamente apagada provou que em pista que exija mais condução, ele não sai assim tão bem. Não me lembro de ver um piloto tratar desses assuntos enquanto corre.
    Barrichello e Kimi foram os melhores em pista ganhando respectivamente 2 e 3 posições face ao grid. A Ferrari e Kimi estiveram brilhantes se pensarmos que saiu da 6ªposição e do lado sujo e com muito mais peso do que a MacLaren e sem ter a eficácia do Brawn. Para quem vive gozando o Kimi, se convençam de uma coisa, se o carro estiver em condições ele vai sempre estar na luta mas nunca esquecendo o que é jogo de equipa.
    O Luca Badoer parece ter medo de andar na pista, o que lhe tirou naturalmente muitas hipóteses de rodar mais rápido. No entanto ele assinou algumas voltas finais com bom registro. Seu condicionamento é típico de piloto de pista de testes, em que não se tem que contar com tráfego e carros vindos de todo o lado. Mas se ele rodar um pouco mais acredito que possa fazer muito melhor. A saída da box dando passagem para o Grosjean foi no mínimo muito naif. Precisava de fazer umas corridas de GP2 para aprender a andar na molhada.
    Vettel perdeu a chance de lutar pelo campeonato quase de certeza e infelizmente para ele. Grosjean ficou acima de minha expectativa embora com a Renault seja muito dificil fazer comparações face a Piquet porque as estratégias de corrida, reabastecimento e qualificação são sempre muito idiossincráticas para não dizer briatorescas.

    Publicado por Ernesto Sousa | 23/08/2009, 12:42 pm
  32. Kimi e… Badoer

    Kimi Raikkonen fez outra corrida eficientemente discreta, boa estratégia, bom uso do KERS na largada e bom ritmo para superar Heikki via boxes. Enquanto isso o seu atual companheiro de equipe fez o que se esperava de um veterano inativo há dez anos e que encontrou uma Formula 1 “reformulada” com regras, pistas e carros muito diversos. Badoer foi tocado e rodou na largada, tomou um penalty por passar na linha de saída dos boxes — talvez evitando tocar em Romain Grosjean, e chegou em último, atrás de Alguersuari.

    Badoer vem sendo massacrado pelos “talking heads” — talvez o reflexo de uma inconsciente frustração pela desistência de Schumacher. A Ferrari talvez ceda à pressão e o substitua daqui a uma semana em Spa, mas a pergunta que fica é: por quem? Se a equipe permanecer fiel a Badoer talvez revolte ainda mais os frustrados, mas ao menos ganha meu insignificante respeito por manter-se leal a um integrante da “famiglia”.

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 12:45 pm
  33. “o inglês demonstrou talvez a sua grande falha com piloto diante de Rubens, que é otimizar set-up e extrair o máximo do BGP 001.”

    ué… mas extrair o máximo do BGP 001 não foi o que ele fez no início da temporada? ou vai me dizer que foi o Rubens?

    Publicado por Sandro | 23/08/2009, 12:54 pm
  34. A frase inteira é: “…otimizar set-up e extrair o máximo do BGP 001.”

    Button se perdeu com o set-up e ficou atrás do Barrichello durante todo o final de semana…

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 12:55 pm
  35. Mclaren: confusão com evolução

    A McLaren foi duramente pressionada por Rubens e pela Brawn hoje e foi essa pressão que causou a confusão nos boxes. A intenção era estender para uma volta a parada de Lewis, o que evitaria ainda mais estragos na sua curta diferença para Rubens no momento em Lewis parasse. O problema foi o momento do aviso via radio para que Lewis, exatamente na hora em que o inglês entrava nos boxes, o que pegou os mecânicos despreparados e com os pneus de Heikki.

    Sim, a McLaren sentiu a pressão, mas essa foi mais um corrida em que ela confirma a sua evolução em 2009. Spa será um grande desafio e a revelação de Lewis de que perdia tempo no setor de alta velocidade da pista em Valência já gera expectativa quanto o desempenho no rápido circuito de Spa-Francorchamps.

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 1:02 pm
  36. a mim so me resta deixar uma frase para BARRICHELO : NÃO TA MORTO QUEM PELEIA!!!!

    Publicado por eduardo bayer | 23/08/2009, 1:04 pm
  37. JGJDHJFHKJDHGKJDG

    Publicado por eduardo bayer | 23/08/2009, 1:05 pm
  38. Sobre a corrida

    Eu li muita gente classificando a corrida de tediosa, mas se julgada dentro do que Valência poderia oferecer, a disputa estratégica e a troca de voltas mais rápidas entre Lewis e Rubens, do meio para o fim da prova, foi emocionante. Foi uma briga ditada por “um décimo a mais aqui e outro a menos ali” a cada volta e essa disputa vista pelo Live Timing no site da FOM, — o Formula1.com — foi uma bela experiência.

    Talvez a vitória tão esperada e desejada de Rubens tenha por si só oferecido um elemento a mais de emoção, mas como entretenimento foi melhor que a corrida em 2008, dominada inteiramente por Felipe Massa.

    Daqui a uma semana a Formula 1 aterrissa em Spa e ali talvez seja hora de ver o melhor de um certo finlandês e o hipotético e necessário ressurgimento da Red Bull…

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 1:20 pm
  39. Becken,

    mesmo assim não concordo, para mim o que tá havendo com o Button se chama excesso de cautela, como a Red Bull melhorou e ameaçou, chegaram para ele e disseram: com a vantagem quer tem você só tem que garantir uns pontos, só não pode deixar de marcar. Veja como ele tem perdido posições em largadas nas últimas corridas, medo de ser tocado…

    Publicado por Sandro | 23/08/2009, 1:24 pm
  40. “Eu li muita gente classificando a corrida de tediosa, mas se julgada dentro do que Valência poderia oferecer, a disputa estratégica e a troca de voltas mais rápidas entre Lewis e Rubens, do meio para o fim da prova, foi emocionante.”

    e o que acontecerá com essa disputa estratégica no próximo ano quando acabará o reabastecimento?

    Publicado por Sandro | 23/08/2009, 1:26 pm
  41. Becken,

    i must say your site is as fast as providing accurate information to fans. You really must be the keith of brazil & south America :) amazing job! keep up the good work!
    ………………………………………………………………………………………………………………………………..

    Devo dizer que o seu site é tão rápido como o de fornecer informações precisas aos fãs. Você realmente deve ser o Keith do Brasil & América do Sul:) fantástico trabalho! manter o bom trabalho!

    Publicado por mp4-19b | 23/08/2009, 1:49 pm
  42. e o que acontecerá com essa disputa estratégica no próximo ano quando acabará o reabastecimento?

    Aí será: “Quem melhor administra os pneus?” Não esqueça que ainda haverá parada nos boxes por conta dos pneus e restará ainda um mínimo de estratégia por conta disso…

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 1:50 pm
  43. what a stupid explanation by whitmarsh!! I had just started to respect him, but he’s blown it with yet another lie. I dunno why team bosses lie to the public. Do they think we are fools? hamilton was 4.5 sec ahead of barrichello when he came into the pits. even if hamilton had 5 laps worth extra fuel, it would mean he would have to pull out almost 1 sec every lap!! at the finish hamilton was only 3.5 odd sec behind barrichello. people might argue rubens was in cruise mode, but still it would have been closer that what it was. And what the heck was hamilton thinking?? is he senna or prost to place his judgment before that of the team?? hope nico rosberg comes over to mclaren next season & gives lewis a tough time. he’s been slaking too much of late. But Whitmarsh’s explanation is total rubbish. i dunno why he’s down-playing his own team’s chances? his driver lead 3/4ths of the race & yet he comes out to say they didn’t have the race pace to challenge Brawn. Whom is he trying to fool? even if barrichello had gotten past hamilton during the second pitstop, i would have been a close run to the flag. not to take anything away from rubens though, he did an excellent job by keeping hamilton & mclaren under extreme pressure & forced them into a clumsy mistake & more importantly he’s proved the backbiter brawn wrong by winning a gp at 38. But i’m very disappointed with Whitmarsh’s statement. Its far from the truth.
    ……………………………………………………………………………………………………………………….

    que uma explicação por whitmarsh estúpido! Eu tinha apenas começado a respeito dele, mas ele é insuflado ainda que com outra mentira. Não sei porquê equipe patrões mentir ao público. Será que eles acham que somos idiotas? Hamilton foi de 4,5 segundos à frente de Barrichello, quando ele veio para os poços. mesmo quando Hamilton tinha 5 voltas valor extra de combustível, isso significaria que ele teria que tirar quase 1 segundo a cada volta! ao terminar de Hamilton foi apenas 3,5 segundos atrás de Barrichello ímpar. pessoas poderiam argumentar Rubens estava em modo de cruzeiro, mas ainda teria sido mais estreitas que o que era. E que o diabo foi hamilton pensar? Senna e Prost é que ele está a colocar o seu julgamento perante o da equipa? Esperamos Nico Rosberg aparece para McLaren na próxima temporada e dá um duro lewis tempo. ele tem sido slaking demasiado da tarde. Whitmarsh Mas a explicação é total disparate. Não sei por que ele é baixo tocando seu próprio chances da equipe? seu motorista conduzir 3/4ths da corrida e ainda que ele sai para dizer que não tem o ritmo de corrida desafio Brawn. Quem é que ele está tentando enganar? mesmo que Barrichello tinha chegado hamilton passado durante a segunda PitStop, eu teria sido uma estreita correr para a bandeira. a não ter nada fora de Rubens entanto, ele fez um excelente trabalho, mantendo & Hamilton McLaren sob extrema pressão e forçou-os em um erro grosseiro e que é mais importante que ele provou o caluniador Brawn errado por vencer um GP na 38. Mas estou muito decepcionado com a declaração do Whitmarsh. Sua longe da verdade.

    Publicado por mp4-19b | 23/08/2009, 1:58 pm
  44. Aí será: “Quem melhor administra os pneus?” Não esqueça que ainda haverá parada nos boxes por conta dos pneus e restará ainda um mínimo de estratégia por conta disso…

    com os compostos sendo fornecidos por somente uma marca vai ser bem mínimo mesmo…

    Publicado por Sandro | 23/08/2009, 2:00 pm
  45. A corrida foi chata. Menos chata que a do ano passado, mas ainda assim chata. É o tipo de pista que não se pode esperar outra coisa. Que azar da Espanha, duas pistas no calendário e não tem uma que salve…

    Foi muito bonita a vitória do Barrichello, tanto pela sua corrida, brilhante, como pelos aplausos ao final entrando no pit. Ainda bem que não ouvi o Galvão, deve ter sido insuportável…

    Quem fez uma vela prova (e já vem fazendo boas corridas há um tempo) foi o Rosberg. Depois de uma estréia fenomenal fazendo a melhor volta no Bahrein, ele perdeu o ritmo. Mas nesta temporada vem se firmando como um piloto rápido e consistente. Dizem que é o candidato preferencial para substituir o insosso Kovalainen; se for, tá merecendo mesmo.

    O que houve com o Webber??? Passou a corrida inteira na frente do Button e no último pit stop ficou para trás. Péssimo fim de semana da Red Bull. Uma pena, pois é uma equipe que poderia esquentar este morno campeonato. Se não forem consistentes, Button já pode comemorar o título…

    Que carro esse BGP 001. Se tentar melhorar (como tentaram), estraga.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 23/08/2009, 2:02 pm
  46. oops a typo error, i meant even if barrichello had 5 laps extra fuel

    Publicado por mp4-19b | 23/08/2009, 2:03 pm
  47. mp4: Regard time and report, Keith is Just unbeatable. How that guy can be so fast and accurate is a mystery to me, he seems to manage some articles template… LOL…

    About McLaren, great insight into the team´s fail at Valencia…

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 2:03 pm
  48. @ Vitor

    Why?? Did Galvão cry or something? or did globo tv mess up with Tema da Vitória song? i’m really pleased for barrichello, would have been nice to see him go wheel to wheel with schumacher & kick his ass. pity it didn’t happen. I’m sure schumaker would be sulking somewhere in the ferrari garage.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………

    omfg!! Look how google translated my text!!!

    Why? Galvão was crying or something? or I screwed up with the Globo TV theme song of Victory? I am really pleased Barrichello, would have been nice to see him go wheel to wheel with Schumacher & kick your ass. penalty that has not happened. I’m sure would be sad schumaker ferrari somewhere in the garage.

    hehe
    …………………………………………………………………………………………………………………………

    Porquê? Galvão fez chorar ou coisa parecida? ou fiz asneira com a TV Globo Tema da Vitória canção? Estou realmente satisfeito por Barrichello, teria sido bom vê-lo ir a roda com roda schumacher & chutar o seu traseiro. pena que não aconteceu. Tenho certeza schumaker seria triste algures no ferrari garagem.

    Publicado por mp4-19b | 23/08/2009, 2:10 pm
  49. Não ouvi o Galvão, estava ouvindo a corrida pelo rádio (CBN). Mas imagino o que o Galvão faz nesses momentos.

    A vitória do Barrichello foi emocionante por si só. Mas a Globo sempre tem que botar doses extras de açúcar…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 23/08/2009, 2:14 pm
  50. @ Vitor, o de Recife

    i meant it to say kick schumi’s ass, but google instead translated it to kick your ass!!! unbelievable !!!
    ……………………………………………………………………………………………………………………..

    Eu quis dizer isso para dizer Schumi’s kick ass, mas o Google em vez traduzido para chutar o seu traseiro! inacreditável !!!

    Publicado por mp4-19b | 23/08/2009, 2:15 pm
  51. Vitor – Vc não perdeu nada. O Galvão simplesmente destruiu as duas transmissões com falando a cada dois minutos do Massa. A transmissão já e capenga/pobre e nesses dois finais de semana simplesmente não existiu…

    Imaginem se o Luciano Burti não estivesse ao menos presente daqui do Brasil…

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 2:20 pm
  52. mp4 – Interesting your mention about Schuey. How off the pace he would be? Been optimistic, I guess 3 or 4 tenths behind Kimi, what would prevent to reach Q3, placing him far away from Rubens…

    Publicado por Becken Lima | 23/08/2009, 2:26 pm
  53. just found few interesting videos

    this guy really deserves to win the WORLD DRIVER’S CHAMPIONSHIP>

    Publicado por mp4-19b | 23/08/2009, 2:33 pm
  54. A cada dia que passa sinto maior apreço pela forma que o Martin Withmarsh toca a sua equipe, com clareza e sem rodeios, ele pode até errar em algumas coisas, mas ele tem méritos de sobra.

    “The fact is that we didn’t have the race pace to win.”

    “We decided at the last minute that the best hope of winning this grand prix was to allow an extension,”.

    Não inventou, foi direto ao ponto, parabéns, saber perder é uma virtude de poucos em esportes que demandam alto rendimento ou muito grana.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/08/2009, 2:36 pm
  55. Se não me engano o Galvão estava com a voz embargada no instantes após a bandeirada, pareceu-me que estava chorando.

    Não ligo mais para o Galvão, ignoro sua narração.

    mp4-19b, try the program “global power translator”, is much better.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/08/2009, 2:45 pm
  56. Vitória incontestável e retumbante do Barrichello à parte, o que me indignou foi ver o Grosjean só fazer besteira…se o NAP estivesse ali hoje, era pra marcar pontos, pois no estilo de corrida que ele vinha fazendo de parar mais no meio da corrida e com suas largadas consistentes, fatalmente teria chegado nos pontos. Já o pseudo-francês só não fez mais feio que o Badoer. E pode contar que vai ser isso daqui até o final do ano e no ano que vem todo, caso ele insista em continuar tentando…

    Publicado por Edgard | 23/08/2009, 7:26 pm
  57. EU nao sou fan de nenhum dos dois.

    Mas acho que estao fazendo uma puta comparação injusta.

    o Nelsinho Piquet estava no seu 2o ano de formula 1.

    ja o Grosjean fez sua 1a corrida e sem testes.

    Acho que nao da para concluir nada..

    Publicado por Claudio Cardoso | 23/08/2009, 9:26 pm
  58. quem compara o desempenho de grosjean com o de nelsinho simplesmente não entende nada de automobilismo.

    Publicado por andre | 23/08/2009, 9:35 pm
  59. Pode até ser Claudio, mas uma coisa você pode ter certeza, Grosjean teve um apoio que nunca foi dado a Piquet, sem ufanismo, disso, você pode ter absoluta certeza!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 23/08/2009, 10:01 pm
  60. Valência é um saco….Zzzzzz….

    Parabéns pro Rubens, fazia tempo…
    Button teve seu fim de semana de Rubens e vice-versa. (brincadeira hein)

    Boa corrida do Kimi novamente, mas sem o Felipe não tem como analisar melhor.
    Alias Becken, se o Schumacher não queria andar com o Kimi quando ele estava em forma, deve ter um certo “amarelamento” nessa recusa do alemão.

    E que venha Spa!!!
    Da corrida mais chata pra melhor em 1 semana, se fosse o contrário seria mais chato ainda. PQP!

    Publicado por KBK | 24/08/2009, 2:39 am
  61. Spa com o outono pra começar deve ficar nublada e com temperaturas inferiores a 20º. Sem chances pra Brawn.
    Deve dar RBR vs McLaren.
    A propósito, para quem gosta de ter uma visão otimista( e oportunista) das coisas:
    McLaren e Hamilton lideram a segunda “metade”( da Alemanha pra cá) dos campeonatos de constutores e pilotos respectivamente.

    Publicado por Leandro Magno | 24/08/2009, 8:06 am
  62. KBK ->

    Se o cara estivesse amarelando, desde o convite o Schumacher ja sabia que iria ser com o Kimi. Entao para que o Cara aceitou, treinou, emagreceu ?
    Nao faz o menor sentido.

    Grande Claudemir ->

    Concordo contigo quanto que a Renault deve ter dado um apoio melhor. Mas a minha pergunta é. E quando o Nelsinho começou ele tb nao teve ??

    Estamos comparando o Final do casamento com o inicio de outro. QUem ja separou sabe como é o fim do casamento. È raquetada, e dai para baixo ne ?

    Ja no inicio tudo sao flores :-)

    Publicado por Claudio Cardoso | 24/08/2009, 1:25 pm
  63. Se for levar em conta os “se”, Barrichello não teria ganhado esta corrida, assim como Hamilton não teria sido campeão a 500m do fim da corrida no ano passado.

    O fato é que Barrichello foi perfeito em sua corrida e foi o vencedor. Até que enfim, tudo deu certo para ele.

    Publicado por Spy | 25/08/2009, 1:10 am

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