//
você está lendo...
ARTIGOS

A disputa pelo campeonato: análise

EVOLUÇÃO  EM PONTOS NA TEMPORADA

O início arrasador de Jenson Button nessa temporada é o suficiente até aqui para mantê-lo folgado na liderança do campeonato e ainda carregar a chama de favorito, mas a vitória de Rubens Barrichello ontem deve ter acendido a luz amarela na cabeça do inglês.

Com a vitória Rubens assegura o direito de estender a sua luta pessoal e independente pelo campeonato ao mínimo pelas próximas 3 ou 4 corridas. Button, portanto, ainda terá que caminhar com as próprias pernas se quiser vencer o campeonato antes de Abu Dhabi, a última prova da temporada.

A queda de performance de Button

Outro problema para Jenson é a sua recente e vertiginosa queda de performance, tanto na classificação quanto na corrida nas últimas cinco provas. Do GP da Inglaterra até ontem ele marcou 11 pontos, o que lhe dá a média de 2,75 por corrida. Mesmo com a quebra na Hungria, Rubens Barrichello tem a significativa média de 4,75 pontos nas últimas quatro corridas, Mark Webber 6 pontos e Sebastian Vettel 4,5 pontos — mesmo em meio a uma terrível maré de azar e incompetência da Renault, a fornecedora de motores da Red Bull.

A única explicação para essa queda de rendimento de Button são as extensivas mudanças e reversão de setup que a Brawn fez no BGP 001 da Inglaterra até Valência.

Se Rubens hipoteticamente continuasse a tirar essa diferença de 2.5 pontos por corrida até a última prova do ano, ele descontaria 15 pontos de Jenson, insuficientes diante dos 18 que o inglês mantém a seu favor nesse momento. A pergunta então é: quando Jenson Button sofrerá algum problema de confiabilidade, algo que nocauteou Rubens na Turquia e na Hungria? As leis da probabilidade jogam contra Button nesse momento.

A situação na Red Bull

No outro lado do ringue a briga interna na Red Bull vem sendo drasticamente afetada pela problemática relação “íntima” de Vettel com os motores Renault. Dos quatro carros empurrados pelos propulsores franceses no grid o de Sebastian teve duas quebras consecutivas no mesmo final de semana e já há quem questione se o estilo de pilotagem de Sebastian talvez não seja o culpado. Duvido, mas é estranho acontecer em apenas um carro entre quatro no grid…

Em 11 corridas Sebastian perdeu os motores 1, 4, 5 e 7. Os de número 3 e 5 já foram utilizados em três corridas, além do número 2 em mais duas. O alemão tem à sua disposição para as últimas seis provas quatro motores já usados  e dois novos e pode sofrer uma queda de performance ao poupar motores daqui em diante. Mark Webber, portanto, tem a melhor mão de jogo dentro da escuderia austríaca…

Jenson ainda é favorito, mas…

Estatisticamente, Mark Webber é quem tem a melhor média de descontos de pontos para Jenson — 3,25 — o que lhe daria 19,5 pontos ao fim do campeonato, o suficiente para ser campeão, mas com o que parece ser o ressurgimento da Brawn no campeonato, é Rubens quem tem a melhor oportunidade, pela proximidade do adversário e pelo carro.

Sim, Jenson ainda é o favorito, mas ele ainda terá que remar um pouco mais para ganhar esse campeonato. Se Rubens não tivesse problemas de câmbio na largada da Turquia ou de suspensão na Hungria, o inglês estaria sob pressão um pouco mais intensa.

___________________________________________________________________________

MEDIA DE PONTOS

POSIÇÕES DE LARGADA

Discussão

32 comentários sobre “A disputa pelo campeonato: análise

  1. Sim, Vettel confessou para BBC: “I don’t know what caused it, maybe I’m a killer! Maybe I’m using full throttle too much,” hahaha (risada amarela)

    Acho que os penduricalhos que ele leva já não estão dando tanta sorte assim ou ele anda atropelando muito gato preto ultimamente. Eu recomendo jogar tudo fora, fazer uma sessão de descarrego e rezar muuuuuito.

    Na disputa dos Bs, não pode se esquecer também do mais poderoso… BRAWN hahaha (risada maquiavélica)

    Publicado por Larissa Oliveira | 24/08/2009, 1:46 pm
  2. Caros amigos,

    A vitória de ontem pode e deve ser enaltecida, mas, Barrichello jamais irá ganhar esse campeonato, aposto e coloco grana contra quem quiser!!! Não tem competência e nem terá o apoio necessário para isso.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 24/08/2009, 1:50 pm
  3. Cassius,

    Onde eu assino?

    Basta ver o tempo que o Barrica demorou pra ganhar com o BGP….. se o ano fosse 1993 e Rubinho estivesse na Willians, ia ficar em quarto no campeonato…….

    Publicado por fernando-ric | 24/08/2009, 1:59 pm
  4. Cassius,

    Apesar de concordar com todas as suas opiniões em relação ao Rubens, discordo parcialmente desta.

    Pessoalmente, também não acredito no título do Rubens. ( Acho que na verdade não Torço pro título do Rubens). Mas acredito ser perfeitamente possível.

    O, que se porventura ocorrer, não mudaria em nada o que o Rubens é como piloto.

    O Damon Hill também foi campeão, nem por isso deixou de ser um piloto medíocre.

    Em contrapartida o seu “xará” Clay Regazzoni, ao que me consta, foi um grande piloto. Um verdadeiro Campeão, porém nunca ganhou um título.

    Da mesma forma o Mansell, se tivesse encerrado sua carreira antes do seu título pela Willians, ainda assim seria lembrado como um campeão.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 24/08/2009, 2:03 pm
  5. Estatística é uma coisa fascinate, mas tem gente que não gosta, mas por exemplo:

    O Rubens abandonou na Turquia e na Hungria, mas a média de pontos dele nas corridas finalizadas desde Mônaco é 6.75, o que multiplicado pelos dois abandonos dá 13,5 se ele hipoteticamente houvesse completado aquelas duas provas.

    A diferença dele para o Jenson hoje é de 18, o que quer dizer que ele estaria a apenas 3,5 atrás e na disputa direta pelo título com chances MUITO grandes de ser campeão!

    Eu não recomendo apostar contra ele ainda, vide Japão 2006 e Brasil 2008…

    Publicado por Becken Lima | 24/08/2009, 2:18 pm
  6. Ainda não acredito que o Rubens brigue pelo titulo, é muito complicado fazer esse exercício cerebral imaginando ele chegar ao Brasil com chances e fazer uma bela corrida e ir para os Emirados no pau a pau.

    Mas…

    Se em Spa ele conseguir diminuir consideravelmente a diferença de pontos começa o fazer as contas, porém, ele nunca teve nenhum resultado expressivo lá, apenas uma pole em 1994 e um segundo lugar em 2003 foram seus melhores resultados.

    Se o brasileirinho diminuir a vantagem nesses próximos dois gp´s vai colocar pressão na cabeça dos inglesinhos da Brawn, tanto no do piloto quanto no do chefe.

    Publicado por Claudemir Freire | 24/08/2009, 2:27 pm
  7. Antes do GP da Europa, eu disse que o Barrichello teria duas chances para tentar brigar pelo título: Valência e Spa.

    Na primeira delas, ele se saiu muito bem: tirou oito pontos de Button e poderia ter sido mais caso o inglês tivesse menos sorte.

    Hoje, Rubinho está numa fase melhor do que Jenson. E eu continuo com a minha posição: Spa vai decidir muitas coisas.

    Se vencer novamente, Rubinho estará sim na disputa pelo título. Ou até mesmo com um segundo lugar, se a McLaren for a vencedora da prova.

    Button continua favorito. Mas o mau desempenho dele nas últimas corridas já fez acender o sinal amarelo…

    Publicado por Willian | 24/08/2009, 2:42 pm
  8. Olha gente, estatísticamente nós já vimos situações mais dificeis que esta se tornarem realidade. Olhem para o campeonato de 2007.

    Na 11ª corrida, faltando 6 para o final da temporada, Hamilton tinha 80 pontos, Alonso 73 e Kimi 60, e todos sabem quem foi o campeão.

    Muitos vão argumentar que a rivalidade entre Alonso e Hamilton em 2007 facilitaram as coisas para o Kimi , além de Massa sair fora da briga pelo título antes do fim da temporada, mas, estatísticamente não é tão difícil como alguns dizem.

    Naquele ano foi “Formula Ferrari e McLaren”, com a BMW dificilmente se colocando no caminho. Nesse, além da Brawn e da Red Bull, temos a McLaren como um coringa, e Kimi e Rosberg estão roubando pontos preciosos dos postulantes ao título.

    A questão da “competência” é muito relativa. Costumamos dizer que o piloto não gostamos é incompetente e você Cassius, com o devido respeito, é suspeito na hora de falar de Rubens.

    Eu, pessoalmente, acho complicado. Esse ano tá mais pra Webber e Button, mas eu não riscaria o Rubens assim do meu livro de apostas.

    Provavelmente a próxima prova vá favorecer muito a Red Bull, mas podemos esperar uma boa prova do Rubens em Monza, pista onde ele usualmente corre bem e, se o destino ajudar, como ajudou dessa vez, ele ficará cada vez mais perto.

    Abraço!

    Publicado por Guilherme Teixeira | 24/08/2009, 3:11 pm
  9. O que Rubens tem que evitar é largar atrás de Jason para não tentar a equipe a fazer o jogo.

    Sempre que for melhor pra equipe Rubens chegar atrás, isso vai acontecer, de uma forma ou de outra.

    Então, o negócio é aproveitar o momento e tratar de colocar umas Red Bulls e umas Mclarens entre ele e Jason (com ele na frente, claro). Aí ele tem chance.

    Ontem, por exemplo, se fosse Button em primeiro ao invés de Hamilton eu aposto uma gata parida que NUNCA que ele ia conseguir a ultrapassagem nos boxes.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 24/08/2009, 3:40 pm
  10. Claudemir ->

    To contigo !!

    E O pessoal ai, quem vai estar afim de por grana apostando que o Barrichello vai ser campeao.

    Eu PAGO 5 x 1 alguem ai vai ?

    Publicado por Claudio Cardoso | 24/08/2009, 4:12 pm
  11. Turma,

    Aproveitando o clima, que tal se fizermos nossas apostas para as 4 primeiras posições deste campeonato?

    Meu prognóstico é:

    Webber;
    Button;
    Barrichello;
    Hamilton.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 24/08/2009, 4:29 pm
  12. Aproveitando o clima, que tal se fizermos nossas apostas para as 4 primeiras posições deste campeonato?

    Uau, aposta agressiva, hein Fernando? Mas a minha é muito mais e vai assim:

    Barrichello (com uma vitória no Brasil!)
    Button
    Webber
    Vettel

    Publicado por Becken Lima | 24/08/2009, 4:35 pm
  13. Matematicamente falando, dá pro Rubinho ser campeão? É claro.

    Mas pé-de-chinelisticamente falando, isso é viajar na maionese.

    Só porque o cara ganhou uma corrida, significa que ele “acordou”, que agora baixou o espírito de grande campeão nele e agora vai detonar?

    Mais uma largada “Rubística”, mais um bico perdido, uma declaração de atravessado pra imprensa e a realidade volta pro circo da F1….

    Publicado por fernando-ric | 24/08/2009, 4:37 pm
  14. Mas pé-de-chinelisticamente falando, isso é viajar na maionese.

    Rsrsrsrsr… Ótima!

    Publicado por Becken Lima | 24/08/2009, 4:39 pm
  15. Hahahahaha
    Eu já vi o suficiente para não duvidar. Das próximas 6 corridas, Itália, Cingapura, Abu Dhabi e talvez Brasil devem favorecer a Brawn, enquanto Spa e Suzuka devem favorecer a Red Bull, e, contando com os coringas que eu citei acima, a Brawn tá numa posição boa.

    E, pelo jeito que andam as coisas pro Button, com dois 7º lugares, um 6º e um 5º, é melhor ele se cuidar ;)
    Não gosto do Botão. Ele parece não saber acertar o carro e só aproveitou a dominação sem concorrencia no inicio do campeonato para emplacar 6 corridas (óbvio, reconheço que foram corridas perfeitas)

    Não to dizendo que só por que o Barrica ganhou uma corrida ele vai acordar uma nova pessoa e vai ganhar todas – pelo contrario: pareceu até uma criança depois da corrida, mas andava faltando pra ele motivação, e garanto que esta foi lançada a estratosfera agora.

    Minha aposta pro campeonato pro campeonato vai ficar igual à do Becken… coincidência from hell…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 24/08/2009, 4:53 pm
  16. Becken, seu gráfico é interessante, mas acho que ele ficaria ainda mais ilustrativo se, no eixo dos pontos, houvesse a correspondência entre o número de pontos ganhos e onde efetivamente o piloto está no campeonato.

    Na realidade, o ideal seriam dois gráficos, um como o que vc postou e um mostrando a evolução de fato na temporada. Daria uma noção maior de o quanto um piloto estagnou em relação ao outro diante do quadro geral.

    Quanto ao favorito, realmente, muita coisa mais inusitada já aconteceu em temporadas de outrora. Não dá pra apostar contra as probabilidades (Button), por isso meu palpite vai pro caneco caindo no colo dele.

    Mas como fã de F1, eu quero mesmo é que o Rubinho destrua todo mundo daqui pro final, de preferência vencendo em Monza e em Interlagos, pra fechar a carreira como um grande campeão e piloto.

    Publicado por Daniel Gomes | 24/08/2009, 4:54 pm
  17. Daniel – ótima sugestão. Vamos ver se consigo elaborar. Esse acima talvez não devesse chamar-se evolução, mas ele era útil para ilustrar graficamente o meu raciocínio com relação às médias estatísticas…

    Publicado por Becken Lima | 24/08/2009, 4:59 pm
  18. O ideal seria um grafico usando o Button como base e a diferença do Vettel, Webber e Rubens para ele.

    Publicado por Filipe Furtado | 24/08/2009, 5:06 pm
  19. Não to dizendo que só por que o Barrica ganhou uma corrida ele vai acordar uma nova pessoa e vai ganhar todas…

    O ponto importante é que a vitória do Barrichello é o ápice e de um evolução nas últimas 4 corridas e que só foi abruptamente cortando com o abandono na Hungria.

    Eu não acho que é um evento isolado. Enquanto o Jenson vem em queda gradativa o Rubens vai estável, desce na Hungria com a quebra, mas explode com a vitória de ontem.

    Eu acho que é uma evolução estável de resultados e desempenho…

    Publicado por Becken Lima | 24/08/2009, 5:10 pm
  20. Boa. Vou na turma da consoante duplicada.

    Button
    Barrichello
    Webber
    Vettel

    Agora uma reflexão do fim de semana.

    Existe a possibilidade da saída de uma outra equipe que já assinou o pacto de concórdia, tudo corre pra ser a Toyota, beleza, até aí tudo bem.

    Mas, porque, a Renault esta em todas as listas e nunca sai ?

    Assistindo a Gp2 e pensando como o Hulkenberg parece ser um piloto promissor, fiquei olhando as carenagens dos carros e lembrei que todos são powered by Renault, e Bernie é sócio da categoria junto com o máfioso Briatore.

    Ou seja, a Renault assinando a carta de alforria da F1, perde automaticamente o fornecimento da Gp2, algo que deve render uma boa grana para a empresa, e mais poderia perder a vaga pra uma empresa que já está na F1, que deve babar pela distribuição desses motores, Mercedes-Bens. Então não é só pedir o chapéu.

    Bernie deve fazer uma pressão enorme em cima de seu sócio-máfioso, pra que não pulem fora, ou sofrerá as consequências, huahuahuahuahu.

    Alguém sabe quanto custa uma usina dessas ?

    Publicado por Claudemir Freire | 24/08/2009, 5:25 pm
  21. Explicando, para não acharem que sou doido. rsrsrs

    O Vettel só não está na minha lista, por conta dos motores.

    Aposto em mais quebras dele no decorrer do ano. E punição por utilizar motores extras.

    Becken,

    Procurei uma relação dos motores que já foram utilizados até agora, e não encontrei.
    Se vc tiver alguma coisa, posta aqui pra gente?

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 24/08/2009, 5:41 pm
  22. O ponto importante é que a vitória do Barrichello é o ápice e de um evolução nas últimas 4 corridas e que só foi abruptamente cortando com o abandono na Hungria.

    Concordo. Se formos parar para analisar, já faz quatro provas que o Rubinho tem sido melhor do que o Button.

    O momento é melhor para o Barrichello agora, assim como foi melhor para o Button no início do campeonato.

    Acho que Spa pode elucidar muita coisa. Ainda que seja difícil a Brawn vencer lá, mas se o Rubinho ficar à frente do Button já confirma uma tendência dessa segunda parte do campeonato.

    Red Bull é favorita em Spa. Mas eu estou com pressentimento que possa dar Ferrari. Mesmo que ela continue correndo com um piloto apenas.

    Publicado por Willian | 24/08/2009, 5:55 pm
  23. Willian, Spa é a cara do Raikkonen!

    Publicado por Daniel Gomes | 24/08/2009, 6:03 pm
  24. O Kimi ganhou lá 3 vezes seguidas e só não ganhou a 4ª ano passado pelas situações atípicas no final da corrida. Apostaria nele para Spa, se o F60 não fosse tão ruim em pista de alta velocidade…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 24/08/2009, 6:09 pm
  25. Willian, Spa é a cara do Raikkonen!

    Exato. Mesmo que a Ferrari não esteja na “melhor forma”, acredito que possa pintar uma vitória do Kimi.

    Publicado por Willian | 24/08/2009, 6:23 pm
  26. Spa vai definir, como sempre lembra o Willian, o quanto a Red Bull ainda tem fôlego e o quanto a Brawn alcaçou a coisa.Alguns erroneamente acham que a Brawn trouxe de vlta os antigos acertos. Que nada. Eles viram que os antigos acertos tiveram prazo de validade vencido e tentaram novos que não mudaram nada. Ficaram p/ trás e encontraram novos.

    Claro, cada corrida precisa de um acerto novo, mas eles tentam reduzir ao máximo esses acertos por causa da pouca grana que a Brawn tem.Mesmo com a estrutura da Honda, tudo custa e caro.

    Barrichello fez uma pole em Spa pelas condições excepcionais do treino. Mas em geral anda razoavelmente. Nada abrilhantado. O Button, por sua vez, é que decaiu muito e em corridas que não consegue dar o melhor do carro pq tem umm estilo muito “suave”, pegando pistas que não favorecem isso. Só que acho que ele ainda ganha pelo menos uma.

    A Red Bull ganha outras duas, talvez uma com Vettel e outra com Webber. Vettel agora depende dos motores e Webber não é cara de vencer corridas. O negócio dele é estar bem na fita, pontuando.

    Então, para vias de dúvida, minhas apostas para os possíveis vencedores das próximas corridas:

    – Vettel/ Webber
    – Rubinho/Hamilton
    – Hamilton
    – Vettel
    – Rubinho/ Button
    – Rubinho/ Hamilton

    Spa ainda tá no colo do Vettel, mas Webber pode surpreender. Rubinho sou mais ele em Monza, ele anda muito bem lá, se estiver quente. O carro da Brawn não vai na chuva, não adianta; Rubinho não opera milagres. Em Cingapura Hamilton leva vantagem, é circuito de rua. O clima quente mas sem sol favorece a Maclaren e dificulta a Brawn. Suzuka dá no mesmo que Spa, com Vettel dando tudo mais Webber por fora. Brasil teria tudo p/ Rubinho vencer, mas ele tem algo de muito ruim correndo em casa. Queria muito vitória dele lá, mas tá no jeito p/ Button. E Abu Dabi vai ser que nem Valência, pode apostar. Red Bull se dando mal, Barrichello e Hamilton dando as cartas em um circuito misto e Button sofrendo.

    E os possíveis 5 primeiros lugares

    Rubinho
    Button
    Webber
    Hamilton
    Vettel

    Vettel vai ser o velho win or wall do fim da temporada.
    Button vai perder o campeonato mais por seus maus desempenhos do que por grandes coisas de Rubens, embora as próximas corridas deem mais chances para ele.
    Webber come-quieto vai vacilar por não vencer.
    Hamilton ainda vai vencer esse ano, e vai com tudo para 2010.

    Quando escrevo isso, penso que é mais um desejo, mas absurdamente vejo sentido em que escrevi.

    Publicado por Ridson | 24/08/2009, 6:39 pm
  27. As apostas para o campeonato:

    Button
    Barrichello
    Vettel
    Webber

    Button vencerá o campeonato apenas em Abu Dhabi mas sem vitória. Não vai ser por 1 ponto como os últimos dois campeonatos.

    Publicado por Carlos T. | 24/08/2009, 6:52 pm
  28. Próximos vencedores ( espero acertar ao menos um…)

    Spa – Kimi
    Monza – Button
    Cingapura – Barrichello
    Japão – Hamilton
    Brasil – Massa
    Abu Dhabi – Hamilton

    Publicado por Carlos T. | 24/08/2009, 6:59 pm
  29. gostei do acréscimo dos gráficos..comenta lá o que eu pensei sobre as próximas vitórias, Becken e galera…

    Publicado por Ridson | 25/08/2009, 12:03 am
  30. O gráfico dos pontos acumulados mostra que o ‘brilhantismo’ Vettel nunca representou perigo contra a regularidade do Webber.

    Três corridas sem marcar pontos, e ainda pensa que assim consegue ser campeão?

    Publicado por zezinho | 25/08/2009, 8:50 am
  31. Cassius,
    Seu mundo da F1 nesse final de semana não deve ter sido nada fácil…heim!?
    Seu grande piloto, NAP, foi chutado para fora da F1; o seu novo eleito, Vettel, praticamente deu adeus ao campeonato; e, de quebra, os dois pilotos que você mais detesta dividiram o pódio.
    A vida é assim mesmo: tem dias que você está por cima, tem dias que está por baixo. Quanto a isso, segue uma dica dO Polêmico: o importante é sempre estar de frente. rs

    Publicado por O Polêmico | 25/08/2009, 9:55 am
  32. HAHAHAHAHAHAHA!!! É isso aí Polêmico, o importante e estar de frente. Ah!!! E para completar, no futebol, minha torcida é para o Flamengo e para o Atlético/MG, um tomou de 3 e o outro de 4, é mole ou quer mais… só falta agora o Flamengo rebaixado, o galo fora da libertadores, o Barrichello campeão do mundo, o Massa fora da F1 para sempre e o Piquet sem emprego ano que vem (sai urucubaca!!!).

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 25/08/2009, 10:12 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: