//
você está lendo...
ARTIGOS

Brawn pretende manter Rubens Barrichello e assegura futuro na Formula 1 com novo patrocínio e com os motores Mercedes

brawndeal

Uau… hoje é um dia especial para quem torce para a Brawn GP e para Rubens Barrichello. Os dois homens que comandam a equipe, Nick Fry e Ross Brawn, deram entrevistas para a Autosport e garantiram que:

— Não há motivos para não permanecer com os dois pilotos;

— Há 99% de chances de a parceria com a Mercedes-Benz continuar e…

— …A equipe garantiu um grande patrocinador que assegurará a longo prazo o futuro da equipe;

— A Virgin não estará com a equipe no ano que vem.

Na mesma entrevista, Fry assegurou que esse novo “sponsor’ majoritário será revelado no lançamento do novo carro.

Quanto a provável renovação de Barrichello, é bem óbvio que a sua convincente vitória no domingo deve ter definitivamente convencido os dois CEO´s de que o homem além de um belo background técnico tem ainda muita velocidade e, claro, devem estar pensando no quão Rubens será uma vez mais útil em 2010 — uma temporada que poderá ter ainda menos testes que essa atual e ainda mais desafios a ser resolver com novas regras técnicas adotadas como a redimensão do tanque de combustível.

E vocês, o que acham da permanência de Rubens Barrichello na Formula 1 por mais um ano?

Discussão

35 comentários sobre “Brawn pretende manter Rubens Barrichello e assegura futuro na Formula 1 com novo patrocínio e com os motores Mercedes

  1. Acho que têm horas que devemos largar o osso. Quem sabe se o Rubens ao ganhar no Brasil não resolve se aposentar?

    Publicado por filho do vento | 25/08/2009, 11:28 am
  2. A permanência do Barrichello é importante para a Brawn tanto quanto a de qualquer piloto em atividade para assegurar as performances futuras numa F1 em escassez de treinos. Apesar da corrida de domingo, Rubens já deu o que tinha que dá, como se diz. Deveria aproveitar o momento para sair por cima (detesto clichês, mas às vezes eles se enquadram bem ao que pensamos). Se eu fosse Ross Brawn ou Nick Fry pleitearia um contrato com Kubica.

    Publicado por JMN | 25/08/2009, 11:39 am
  3. Gosto da idéia. Como escreveu o Livio Oricchio, Barrichello não é um mercenário – idéia ventilada pela língua ferina do Piquet e aceita como verdade absoluta por muitos. O cara gosta realmente do que faz.

    Existem dois finais de carreira: sair no topo, seja ganhando título ou vencendo a última corrida. Outra alternativa é ir fazendo o que gosta, até cansar, não importando se está caindo tecnicamente ou “manchando” glórias passadas. Talvez a primeira alternativa faça mais bem ao ego, fique mais bonito para a posteridade, mas não penso que os que optam pela segunda perdem sua honra.

    E digo mais: saem mais “resolvidos”; é a impressão que dá a “tentação” do Schumacher em sentir o gosto de guiar um F1 de novo. A coisa ainda ferve no sangue dele…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 25/08/2009, 11:39 am
  4. O Rubens ano que vem provavelmente manterá o mesmo nível de pilotagens deste ano, e dos anos anteriores.
    A equipe sabe disto. É importante pela experiência…blábláblá……

    Mas o problema está justamente aí. Todos nós já sabemos o que o Rubens pode render. Ele não se desenvolverá mais como piloto. Não atrairá novos anunciantes. Enfim, estagnou. Daí para frente, é só para baixo.
    É mais ou menos o mesmo caso do Fisichella.

    Até que ponto isto é bom para o esporte e para o Business.
    Toda equipe precisa de um Vettel, de Um Hamilton. É sangue novo, caras novas.

    Enquanto nos dias que antecedem as provas, o Lewis tem um monte de compromissos comerciais, (querendo ou não é o que mantém o esporte vivo), pilotos como o Fisichella por exemplo vão participar de torneios de pôquer.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 25/08/2009, 11:53 am
  5. É, Fernando, mas quem põe a mão na massa para acessar os segredos de um carro competitivo?

    É uma faca de “dois legumes,” como o diria o Guru da nação Curintiana, o nosso profeta Vicente Matheus…

    Publicado por Becken Lima | 25/08/2009, 12:17 pm
  6. Manutenção do Rubens fará com que os boatos sobre a saída do Button sejam mais que boatos, a Brawn precisa de um piloto experiente e que conheça o carro e a estrutura.
    Se o Button não sair, então sai o Rubens, abrindo a vaga para um piloto-pagante-anunciante, casos de Senna, Maldonado, Piquet, Petrov etc…

    Sobre o mercado de pilotos, que esta a espera da “Destino de Alonso” a novela mais longa da F1, que já duram 2 anos. A Williams esta com o cockpit preenchido pelo alemão Nico Hulkenberg, principalmente com a saída da Toyota como fornecedora de motores, o que sobraria mais uma vaga, que pode ser do Nelsinho com facilidade. Motivos, a provável entrada da Renault como fornecedora, Briatore ainda é o manager dele, e o Nelson tem uma excelente relação com o Sir Williams, seria uma convergência de fatos.

    Agora tão movimentado quanto o mercado de pilotos esta o de motores.

    Red Bull, sai Renault entra Mercedes
    Williams sai Toyota entra Renault
    Toro com os Ferrari, não sei não.
    Brawn deve ir de Mercedes, mas ainda náo é 100%

    As novatas pelo menos uma quer dar um pé na bunda da Cosworth, ainda sim sobraria 3 equipes para rodar com Cosworth, mais uma delas não deve entrar no acordo que só pode com motor do Mosley, que é a que vai ocupar a vaga da BMW, assim sobraria pra Ferrari ou Toyota colocar suas usinas por lá.

    E a regra do fornecimento de no máximo 3 equipes ?

    Dessa forma a Mercedes estaria com 4 equipes em 2010, desse jeito até a Ferrari irá com motores Mercedes.

    Publicado por Claudemir Freire | 25/08/2009, 12:21 pm
  7. Fittipaldi precisou de três temporadas para ser campeão
    Piquet precisou de quatro temporadas pra ser campeão
    Senna precisou de cinco temporadas pra ser campeão

    O Rubinho precisará de quantas? 16 ? 17? 20? 35? Mais 19 molas?

    Sou só eu que enxergo um Gerhard Berger nele?

    Publicado por fernando-ric | 25/08/2009, 12:43 pm
  8. Que isso Fernando-ric, não macule a memória do grande Gerhard Berger… Berger nunca foi chorão ou recalcado.

    Aliás, está na hora de alguém perguntar: Será que agora, com a vitória, o Barrichello vai deixar no ar alguma dúvida sobre a lisura da equipe Brawn para com ele, porque, após o GP da Espanha desse ano, eu cansei de ler absurdos de seus fãs sobre um fantasioso complô contra Barrichello. Para piorar, o próprio Barrichello meteu o malho na equipe. Como se vê, o cara é um chorão de marca maior, pois suas acusações não passavam de especulação.

    Já sobre a continuidade de pilotos como Barrichello, as equipes de F1 estão se notabilizando por serem covardes e a categoria se notabilizando por ser um círculo fechado para pilotos que já deveriam ter se aposentado (Trulli, Fisichella, Heidfeld).

    Assim a renovação de talentos será cada vez mais difícil.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 25/08/2009, 1:51 pm
  9. Becken,

    Se a Brawn acha que o Rubinho tem o perfil que ela precisa e se o Rubinho acha que a Brawn tem o perfil que ele quer… Negócio fechado. Qual o problema (perguntando para mim mesmo)?

    Eu sou torcedor do Nelsinho e ele está fora de qualquer equipe (é o que se sabe). Então, seria interessante que haja mais vagas para ele poder abraçar uma delas. No entanto, não existe direito adquirido nem expectativa de direito que nos dê o direito de dizer que a Brawn deve fazer isso ou aquilo, embora essa seja nossa vontade.

    O último piloto a deixar o circo foi o Nelsinho, sendo portanto aquele que está em melhores condições de assumir a substituição do Massa. Mas a Ferrari pensa diferente. Fazer o quê? Ela prefere o Badoer e vai ficar com ele. Deve ter suas razões.

    Outra questão preocupante: vc diz que na próxima temporada talvez os testes sejam ainda mais restritos que nesta. Sinceramente, detesto isso. Os pilotos viram cobaias a mais de 300 km/h. Não aconteceu nada, mas se acontecer… putz, pode dar um bode danado.

    Eu penso que deveria haver muito mais liberdade para os testes, diversos fornecedores de pneus e pontuação melhor para o primeiro colocado, diferenciando-o do segundo. Assim como bonificação para quem fizer a pole e der a volta mais rápida da corrida, ainda que seja com apenas um pontinho.

    Se fosse possível banir a troca de pneus, além do reabastecimento (já banido) seria uma boa. O piloto só pararia nos boxes para trocar um bico, um pneu furado ou outra peça qualquer do carro.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 25/08/2009, 1:52 pm
  10. Eu acho equivocado essa cultura de considerar “campeão” apenas aquele que chega ao primeiro lugar.

    Barrichello foi duas vezes vice. Pode ser pela terceira nesse ano. Quantos pilotos não gostariam de ter chegado aonde ele chegou?

    Infelizmente, no esporte, ser “segundo colocado” virou um crime…

    Publicado por Willian | 25/08/2009, 1:54 pm
  11. Becken,

    Isto é relativo.
    O Lewis por exemplo, eu era um dos que dizia que ele corria com o set-up do Alonso. Ano passado, tinha os treinos com o DeLaRosa.
    Mas e este ano? Foi a sua sensibilidade que transformou aquele carro, como vc mesmo dizia, “bonitinho mas ordinário”(ótima essa piada), em um tremendo avião. Não me recordo na F1 uma evolução tão grande. E sem teste.

    Piloto quando é bão, ele é bão e pronto.
    Piloto quando é normal, depois de véio fica bão. Mas aí já é tarde.
    Piloto quando é Ruim. é ruim e pronto.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 25/08/2009, 1:56 pm
  12. Anselmo eu acho que tecnologicamente é impossível banir a troca de pneus, mas com relação aos testes, eu concordo com vc!

    O ponto é como diminuir o impacto dos testes nos custos, e uma solução seria as equipes testarem em uma semana logo após certas corridas, como depois do GP de Monza e da Espanha.

    A Moto Gp faz exatamente isso e parece que funciona como corte de gastos…

    Publicado por Becken Lima | 25/08/2009, 1:58 pm
  13. @Becken

    “…acho que tecnologicamente é impossível banir a troca de pneus…”

    Impossível não é, mas há complicações na ordem de custo (muito maior, para a Brisgestone) e desempenho (muito menor).

    Realizar os testes na segunda-feira após a corrida seria uma idéia interessante de ser adotada.

    @Claudemir Freire

    O boato que tem corrido é de que se a Epsilon Euskadi for selecionada, correrá de Renault.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 25/08/2009, 3:05 pm
  14. Becken,

    Mudando um pouco de assunto, mas ainda dentro do Post:

    Quem será o Tubarão que o Nick Fry pescou?
    Qual será o tal patrocinador misterioso?
    Será que o Fry tirou um coelho da cartola e trouxe um novo anunciante para a F1 que o Bernie não conseguiu pescar?

    Tô curioso.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 25/08/2009, 3:39 pm
  15. Ferando ric ->

    Estou com voce e nao abro.

    incluindo o Adendo do Claudemir :-)

    Publicado por Claudio Cardoso | 25/08/2009, 3:49 pm
  16. Piloto quando é normal, depois de véio fica bão. Mas aí já é tarde.

    rsrsrsrs…Isso me lembra o Roger, guitarrista do Ultraje a Rigor. Para ele, quando vc é jovem, não sabe picas de uma guitarra e um bom acorde vem com sofrimento. Quando vc finalmente aprende a tocar, aí já é hora de brincar com os filhos…

    Quem será o Tubarão que o Nick Fry pescou?
    Qual será o tal patrocinador misterioso?
    Será que o Fry tirou um coelho da cartola e trouxe um novo anunciante para a F1 que o Bernie não conseguiu pescar?

    Tô curioso

    Segundo a Autosport, podem ser

    — Emirates airline

    — Monster energy drink

    — Bwin

    — Telmex

    Publicado por Becken Lima | 25/08/2009, 3:55 pm
  17. Bom, por certo eu não esperaria que Rubens se mantivesse na Brawn depois de todo o quiprocó de Espanha e Alemanha.

    Cheguei a ler que ele iria ser o primeiro piloto da ex-futura equipe Manor, que aparentemente vai se chamar Virgin GP (Branson teria saltado da já caríssima Brawn para fincar pé em uma equipe nova e “normal” e levaria Rubens com ele).

    Mas confesso que estou muito curioso para saber quem é o title sponsor da Brawn e tb se ela vai continuar ou não se chamando Brawn.

    Mas confesso que se a equipe se chamar “Emirates Airlines Racing” vai perder muito do charme que a Brawn tem hj, além de provavelmente se tornar um carro feio.

    Não que a Brawn seja linda, mas ela é diferente de tudo, e isso chama muito a atenção!

    Publicado por Daniel Gomes | 25/08/2009, 4:30 pm
  18. Aposto no Monster.

    Olha só o detalhe no topo do capacete do Button.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 25/08/2009, 4:58 pm
  19. Daniel, muito improvavel que isto aconteça. Title sponsor simplesmente signfica que a equipe estará inscrita com um nome inclui o patrocinador. A Toyota sempre se chamou Panasonic Toyota, atualmente a McLaren esta inscrita como Vodafone McLaren-Mercedes, a Williams se chama At&T Williams, a Renault ING Renault, até a toda orgulhosa Ferrari atualmente esta incrita como Scuderia Ferrari Marlboro. Nós teremos uma equipe oficialmente chamada Emirates Airlines Brawn GP ou algo similar.

    Publicado por Filipe Furtado | 25/08/2009, 5:16 pm
  20. Ffigueredo, o fato de ter o logo da Monster (até hoje eu não sabia o que eram aquelas listras no topo do casco do Button) só no capacete do Button é meio estranho, pois parece um patrocinador do Button. Deveria ter o logo no capacete do Rubinho também, aí significaria que eles estão patrocinando a equipe (assim como os capacetes do Kimi e do Felipe tem os códigos de barras da Marlboro)… pelo menos eu acho isso.

    A Emirates Airlines parece ter boas chances… eles tem grana e foram title sponsor da McLaren em 2006, se não me engano…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 26/08/2009, 10:18 am
  21. Guilherme,

    É só “palpitismo” puro. Mas seria bacana. A monster já patrocina uma equipe de motovelocidade. e é bem legal o grafismo deles… é bem legal.

    Publicado por Ffigueiredo | 26/08/2009, 10:28 am
  22. @Ffigueiredo
    Brawn preta e verde?

    @Guilherme Teixeira
    Também aposto na Emirates Airlines, mas não sei se gostariam de ser title sponsor.
    Bwin seria algo bem possível, não seria necessário alterar a pintura inclusive.
    E Telmex só se B. Senna for correr.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 26/08/2009, 2:34 pm
  23. Bom a pintura da Monster na Brawn pode ficar assim:

    Feio pra cacete.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/08/2009, 4:33 pm
  24. Tem coisa pior no grid, como a pintura da Renault nos últimos anos. Pelo menos se destacaria no grid; esse branco é pra lá de sem graça. Aliás, o que mais tem nas pistas é branco-com-alguma-coisa. Quanta criatividade!

    Como a BMW vai sair e, dizem os boatos, sabe-se lá se com algum fundamento, mais uma equipe pode cair fora (Renault? Toyota?), restam às novas equipes terem um mínimo de bom gosto e originalidade para colorir o grid.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 26/08/2009, 5:27 pm
  25. Falando em carros e cores, bateu um saudosismo…

    Um clássico…

    Um dos meus preferidos nos anos 80

    O grande barato desse tempo era saber qual seria o bicho do bico…

    Paa mim, a Benetton mais bonita de todos os tempos

    Minardi, saudosa Minardi…

    Já deu pra notar que eu gosto de um carro amarelo… esse aqui é um pouco polêmico, mas eu gostei.

    Belíssimo… pena que não vingou.

    Taí um branco legal. Depois venderam pra Jaguar e só fizeram carros feios e ruins…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 26/08/2009, 5:42 pm
  26. Vitor concordo com você que as equipes poderiam seguir uma linha de cores mais interessante e até criando uma identidade, mas o que não da pra ser é a papagaiada que é os carros da Indy.

    Sobre cores os chefões da USF1 ja adiantaram que o carro terá um fundo azul, relembrando historicamente as cores usadas nos carros na década de 50 e 60, onde os italianos usavam o vermelho, ingleses verde, alemães prata e os americanos os azul. Mas pode pintar as cores da google no carro.

    O Adrian Campos também ja adiantou que as cores serão predominantes do patrocinador, mas terá as cores laranja e vermelho da bandeira espanhola bem vai ficar com cara de Renault.

    A Manor se realmente fechou com a Virgin deva vir de vermelho e branco, cor predominante nas empresas do playboy Richard Branson.

    Para 2010 teremos algumas mudanças legais em termos de patrocínios, o que pode gerar novas cores no grid.

    Renault sai a ING.
    Williams sai a At&t, pode entrar a Saudi Airlines.
    Brawn entra finalmente um patocínio.
    Se entrar a Prodrive no lugar da BMW as cores podem ser verde, cores da Aston Martin.

    Becken na mesma linha, você tem informação das tratativas da Petrobras para entrar na Mclaren como foi ventilado na imprensa (coisa que deva ser uma baita bobagem, porque a Mobil é parceira da Mercedes a muitos anos), e que a empresa brasileira tratava com quase todas as equipes do grid, para não ficar de fora de 2010.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/08/2009, 5:57 pm
  27. Claudemir,

    A Renault é o carro mais feio dos últimos anos.
    Só perde para aquela Willians Vermelha do Zanardi. ( embora minha mãe achava aquele carro lindo!!!!Eca).

    Alguém sabe quem será o patrocinador principal da Renault?

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 26/08/2009, 6:16 pm
  28. Não tenho a mínima idéia nem boatos de qual marca vai estampar os carros da Renault.

    Estou curioso pra saber quem vai entrar no lugar da Marlboro em 2011, porque o contrato acaba e creio que não vá ser renovado. Santander como sponsor principal ? Será que o banco de dinheiro pra isso, rsrsrsr.

    Na Campos, cogitam a Repsol e Telefonica, imagina, o azul escuro e laranja da petroleira, com o verde fluorecente e azul royal da telefonica ? Já temos candidato a carro mais feio.

    Sendo realista, carros bonitos são Mclaren e Ferrari, o resto é só um amontoado de cores sem noção.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/08/2009, 6:43 pm
  29. Eu gostava da Williams vermelha…

    A última vez que a Repsol patrocinou um carro foi com a Arrows, uma bonita pintura (ao menos eu achei).

    Agora, como eles devem ter que encaixar as cores da Telefonica… bem, tem todo o jeito de vir uma bizarrice. Se fosse a Renault, era quase certa uma agressão aos olhos, vamos ver se a Campos tem um melhor senso estérico e arranja uma solução.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 26/08/2009, 9:11 pm
  30. “Na Campos, cogitam a Repsol e Telefonica, imagina, o azul escuro e laranja da petroleira, com o verde fluorecente e azul royal da telefonica ? Já temos candidato a carro mais feio.”

    LOL! Provavelmente o verde fluorescente se restrigiria ao logo da Telefonica, como era na Renault antes de entrar o ING. E a missão de combinar azul com laranja (mais o vermelho da bandeira espanhola) nós já vimos com a Renault em 2007 e 2008 (e lá ainda tinha amarelo!) e o resultado não foi muito agradável ;)
    Em resumo: se forem esses os patrocinadores, vai ser uma cópia da Renault de 2007/2008!

    É bem capaz da USF1 ter pequenas listrinhas brancas e vermelhas e algumas estrelhas encrustadas na parte azul do carro… do jeito que eles são com esse assunto de “time americano” é capaz de ter menções à bandeira yankee na lata do carro.

    A Williams devia ficar só com o “midnight blue” da pré-temporada! Era o carro mais lindo do ano!

    Publicado por Guilherme Teixeira | 26/08/2009, 10:49 pm
  31. Concordo plenamente Guilherme. Aquela Willians azul escuro era o carro mais bonito do ano.

    Publicado por Ffigueiredo | 26/08/2009, 11:03 pm
  32. O Barrichello é na minha opinião o piloto mais experiente da formula 1, tanto em numeros quanto em braço!
    Não acho que deveria parar, a não ser que ele queira por vontade própria, visto que muitos que pararam se arrependeram, como o Hakkinnen, Coulthard e atualmente o Schumacher.
    Tem tudo pra ser campeão esse ano, basta alinhar a maré de azar do companheiro de equipe dele com os ventos de sorte que estão enfim soprando em sua direção.
    Sinceramente eu gostaria que ele ficasse na formula 1 por mais umas 3 temporadas!!!!

    Publicado por Sérgio Dellova | 27/08/2009, 10:19 am
  33. Nossa as matérias e cometários foram excassos hoje.

    Então quem sabe uma expeculação de uma ajuda.

    Onde pode estar alguns pilotos em 2010, baseado em notícias e boatos fiz um breve levantamento de alguns candidatos.

    Bruno Senna – Campos/Manor/Brawn/FI/Mclaren

    Piquet – Williams/Chip Gannassi

    Rubens Barrichello – Brawn/ USF1

    Kovalainen – Williams

    Kimi – Renault

    Kubica – Renault/Williams

    Heidfeld – Mclaren/Williams/Renault

    Wurs (é, ele mesmo) USF1

    Trulli – Aposentadoria

    Fisichella – Test driver da Ferrari

    Button – Brawn/Toyota

    Hulkenberg – Williams

    Petrov – Campos

    di Grassi – Campos

    de la Rosa – Campos

    Alonso – Ferrari

    Rosberg – Mclaren/Williams

    Apenas as equipes da Red Bull não aparecem em nunhum notíciario o fofocas sobre vagas nos carros taurinos.

    A Campos e Williams são as que mais aparecem como possível para de alguns pilotos, no caso da equipe se Sir Williams imagino que o Hulkenberg tem vaga garantida, então os demais vão brigar pelo segundo posto, assim como na Campos de la Rosa tem ampla vantagem.

    A Manor até agora só aparece cotando o nome do Senna, e a USF1 também expeculou pouco.

    Parece que dão adeus Fisico e Trulli, Barrichello firme rumo a 2010 ;(

    Publicado por Claudemir Freire | 27/08/2009, 7:12 pm
  34. Acredito que o Rubens está mostrando pra muita gente que pé-de-chinelo ele não tem nada, e está calando a boca de muita gente com os seus resultados. Lembro até do marketing de uma emissora de TV que exibia foto dos pilotos para promover a F1 2009 com Massa, Piquet, e Barrichelo em ultimo lugar. E agora hein? Todo mundo que o criticava tá tendo que se calar e no mínimo respeitar o grande piloto que é e sem ordens de deixa alemão algum ultrapassar. Tomara que seja Campeão em 2009 e 2010 também!!!!!!!!

    Publicado por Adalberto | 13/09/2009, 7:36 pm
  35. gosto muito de corrida de f1 e acho que rubens e um bom piloto
    e que a braw deveria contratalo para o ano que vem

    Publicado por roberto rivelino amaro dos santos | 11/10/2009, 9:39 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: