//
você está lendo...
ARTIGOS

Expectativas para o GP da Bélgica

UMA CARONA On Board com Fernando Alonso pelo longo circuito Belga

A Formula 1 deixa o artificial glamour de Valência e sua pista sem identidade e aterrissa direto em um dos circuitos que carrega parte do DNA histórico da categoria. La Source, Eau Rouge, Le Combs, Blanchimont, Rivage… Todos nomes de curvas que fazem eco na memória do fã de longa época da categoria.

Clique AQUI e veja abaixo a nossa pauta de discussão nesses dias que precedem uma das mais tradicionais corridas da temporada…

___________________________________________________________________________

OS MOTORES DE VETTEL: Você deve ter lido na análise do campeonato o quanto os dois motores perdidos por Sebastian devem afetar a sua abordagem na luta pelo campeonato nas próximas provas. Vettel utilizará seu 7º motor em Spa, uma pista em que os motores funcionam a  pleno vapor durante 70% de seu curso. Terá Vettel mais um problema de motor em Spa? Será ele capaz de ser agressivo onde as Red Bulls parecem favoritas?

A COMPETITIVIDADE DA McLAREN EM SPA: Valência marcou a terceira corrida consecutiva em que a Lewis Hamilton se tornou a pedra no sapato de Red Bull e Brawn. Será Lewis capaz de em Spa — circuito que teoricamente não beneficia o MP4/24 —repetir as últimas performances?

O MASSACRADO BADOER: Luca Badoer conhece muito bem Spa e a natureza do circuito — com longas retas e largas áreas de escape — talvez seja algo positivo para melhorar sua confiança, certamente muito afetada na emparedada pista de Valência. Esperem uma evolução em sua performance, mas talvez não o suficiente para a Ferrari o manter em Monza.

BARRICHELLO    X   BUTTON: O tenso Jenson Button perdeu o sono durante as férias de Verão da Formula 1 e parece ter carregado essa tensão para Valência. Jenson errou na classificação e a sua corrida foi totalmente comprometida por uma péssima largada. Em Spa ele promete ser mais agressivo, mas o momento técnico e emocional dentro da Brawn é de Rubens Barrichello, em ascensão desde o GP da Inglaterra. Quem levará a melhor nesse final de semana?

A REAÇÃO DA RED BULL: A inconstância no desempenho das equipes parece ser produto da temperatura de cada pista, o que sugere um retorno da Red Bull como a equipa ser batida nesse final de semana. A irregularidade de Vettel junto aos problemas de confiabilidade de seus motores podem jogar no colo de Mark Webber novamente alguns pontos a mais e defini-lo futuramente como o homem Red Bull na luta pelo campeonato.

KIMI, O CORINGA EM SPA: Com dois pódios consecutivos, produtos de desempenhos discretos mas consistentes, Kimi Raikkonen promete ser ainda melhor em Spa — onde ele sempre carrega algum décimo a mais no bolso. Será Kimi capaz de repetir desempenhos anteriores e desafiar os favoritos?

O CLIMA EM SPA: Até o momento as previsões climáticas paraa área onde localiza-se o cicuito indicam que teremos um final de semana sem chuvas e com temperaturas variando entre 18 graus na sexta-feira a 21 no domingo.

Nas últimas corridas gravitamos das baixas temperaturas em Silverstone — com pleno domínio da Red Bull — para as altas em Valência — com a perfomance top da Brawn. Com essas temperaturas médias em Spa espere então o ressurgimento da equipe do jovem Sebastian.

______________________________________________________________________

Horários:

  • Sexta – 5h – Treino livre 1
  • Sexta – 9h – Treino livre 2
  • Sábado – 6h – Treino livre 3
  • Sábado – 9h – Classificação
  • Domingo – 9h – Corrida

Ficha técnica da Pista:

  • Extensão: 7.004km
  • Extensão da corrida: 44 voltas / 308.176km
  • Aceleração plena: 70%
  • Pico de Velocidade: 310 kph
  • Trecho e tempo sob aceleração plena: 24s / 1.865km
  • Desgaste de pneus: Médio
  • Desgaste de freios: Médio
  • Nível de downforce: Médio

Discussão

6 comentários sobre “Expectativas para o GP da Bélgica

  1. Spa é maravilhosa, poucas pista tem o charme e o brilho desta pista belga.
    Mônaco, e Monza talvez e só.

    Tudo lá é bom de ver, de lembrar. É uma maravilha mesmo.

    Publicado por Ron Groo | 26/08/2009, 2:11 pm
  2. Até o fim do treino de sábado não tem favoritos. Depois a coisa é outra, mas não imagino nenhum com 1% a mais de chances de ganhar dos outros.

    Pode dar Mclaren, Branw, Red Bull ou Ferrari, são seis pilotos na disputa então é imprevisível.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/08/2009, 2:31 pm
  3. E o KERS será uma boa arma na largada? A reta até a La Source é curta. Talvez seja mais efetivo na saída da Eau Rouge, onde ainda se está no vácuo de alguém e a reta até a Les Combes é bem grande.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 26/08/2009, 4:11 pm
  4. O que dizer de uma pista que nem Ecclestone conseguiu tirar do calendário?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 26/08/2009, 4:17 pm
  5. Se a Ferrari conseguir trabalhar bem a temperatura dos pneus, eu aposto em uma pole-position de Raikkonen com Hamilton próximo.

    Agora, vai ser interessante ver a performance da Brawn e a diferença entre Rubens e Jenson.

    Vendo corridas antigas e as pistas em que Barrichello venceu, percebe-se que o brasileiro é muito rápido em circuitos com curvas de alta velocidade e pouco trabalho de freio-reaceleração (Silverstone, Xangai, Monza e, agora, Valencia, que, embor aseja um circuito de rua, é bastante rápido no geral com curvas muito rápidas).

    Por isso, creio que Spa será uma pista em que ele pode acabar indo melhor que Jenson, embora não seja possível fazer comparativos em anos anteriores porque na maioria das corridas, um dos dois acabou abandonando por algum problema.

    A conclusao é que essa corrida não está propícia para a Brawn, seja pela temperatura, seja pela performance de seus dois pilotos no passado.

    A corrida vai ficar entre Raikkonen, Hamilton e Vettel, com Webber e os dois carros da Brawn como franco atiradores.

    Vamos ver como os carros brancos vão se comportar no imprevisível clima belga.

    Publicado por Daniel Gomes | 26/08/2009, 4:45 pm
  6. Discussão “feia” hj em SPA.
    Vcs viram?

    Publicado por Leandro Magno | 27/08/2009, 2:07 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: