//
você está lendo...
ARTIGOS

Notas pré-classificação para o GP Bélgica

IMAGEM: Renault/Divulgaçãoromã

Nota 1) Lentamente, a virose abandona este “corpitcho”. Sem dores pelas “juntas” fica mais fácil ler, pensar e escrever.

Nota2) Eu estou ansioso pela classificação, mas lendo a discussão na sessão de comentários entre o Claudemir e o Filipe sobre a ordem de poder em Spa, é interessante perceber como essa talvez seja a mais imprevisível sessão classificatória do ano.

Isso, claro, por que há uma série de variáveis para se adicionar à equação:

a) A Red Bull tem o melhor carro, mas Vettel carrega o dilema dos motores com ele e Mark Webber sugere que a vantagem, se há, não deverá ser tão grande.

b) Raikkonen é uma força que jamais deve ser ignorada em Spa.

c) A McLaren tem a energia do KERS, mas tem também agora o primeiro chassi customizado da história da Formula 1, o que lhe permitiu adaptar-se para Spa com um carro mais longo, o que aerodinamicamente beneficia as curvas de alta do circuito. Dez horas de trabalho que os mecânicos passaram fazendo essa adaptação podem tornar Lewis outra força em Spa.

Nota 3) Mas se eu tivesse o melhor carro voando pela Eau Rouge — como parece ser o caso da Red Bull — eu estaria nesse momento debruçado sobre o “Case” Brawn  X  McLaren de uma semana atrás para entender, em detalhes, como Rubens Barrichello e Ross Brawn deixaram dois carros com KERS para trás em Valência. Talvez tenha sido a mais bem estudada e executada estratégia de corrida do ano.

Nota 4) Vocês viram o tempo do Grosjean hoje? Eu posso inferir por isso que Fernando Alonso poderá ser mineiro do GP da Bélgica, “quietin, quietin” e ele pode assustar a concorrência.

Nota 5) Para finalizar, eu vou traduzir parte de uma entrevista de Lewis Hamilton que acabei de ler no Formula1.com:

Pergunta: é seu objetivo vencer aqui?

Lewis: Com certeza eu desejo vencer. Eu venci no ano passado. Se teremos velocidade esse ano, eu não sei no momento.

Discussão

8 comentários sobre “Notas pré-classificação para o GP Bélgica

  1. Não entendi o “chassi customizado”.

    Publicado por Leandro Magno | 28/08/2009, 11:16 pm
  2. Não entendi o “chassi customizado”.

    Eles customizam, adaptam, de acordo com as caraterísticas do circuito/da preferência do piloto em termos de set-up, etc…

    Publicado por Becken Lima | 28/08/2009, 11:18 pm
  3. Algumas coisinhas sobre o tema:

    http://www.formula1.com/news/technical/2009/816/686.html

    Publicado por Leandro Magno | 28/08/2009, 11:54 pm
  4. Nota 5) Para finalizar, eu vou traduzir parte de uma entrevista de Lewis Hamilton que acabei de ler no Formula1.com:

    Pergunta: é seu objetivo vencer aqui?

    Lewis: Com certeza eu desejo vencer. Eu venci no ano passado. Se teremos velocidade esse ano, eu não sei no momento.

    Será que o site transcreveu errado ou o Hamilton viajou na maionese? :P

    Publicado por Willian | 29/08/2009, 7:58 am
  5. O carro da McLaren é bom, mas eles vão ser mortos no S2. Lewis está muito mais lento que todo mundo ali. O que é que a equipe fez para melhorar o carro é visivelmnente uma solução tampão (bem eficaz, diga-se) e a falta de downforce fica clara no segundo setor.

    Publicado por Filipe Furtado | 29/08/2009, 8:03 am
  6. “O carro da McLaren é bom, mas eles vão ser mortos no S2. Lewis está muito mais lento que todo mundo ali. O que é que a equipe fez para melhorar o carro é visivelmnente uma solução tampão (bem eficaz, diga-se) e a falta de downforce fica clara no segundo setor.”

    É justamente aí que esta a minha dúvida quanto a Brawn, como um carro que tem o melhor grip aerodinâmico pôde perder 1 seg no S2 ?

    Quiça, eles tenha problemas de aquecimento de pneu, mas isso pode ser corrigido colocando mais downforce no carro, o que faria que fossem mais rápido no S2 e mais lentos no S1 e S3, mas não é o que acontece, já nos Mclaren todos sabiam que era o problema a ser corrigido.

    Grosjean ? Nelsinho já fez brilharecos como esse aos sábados, o problema é quando chega a classificação, mas bela dica Becken, olho no Alonso, ele pode estar enter os 3 no fim do treino.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/08/2009, 8:27 am
  7. PAREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    FISICHELLA!!!!!!!!!

    PAREM O MUNDO, EU QUERO DESCER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 29/08/2009, 10:04 am
  8. Só falta uma chuva amanhã pra tornar essa corrida a mais imprevisível de todos os tempos.
    N consigo parar de rir, amigos.

    Publicado por Leandro Magno | 29/08/2009, 10:06 am

Deixe um comentário

