//
você está lendo...
ARTIGOS

Chocante pole-position para Giancarlo Fisichella na Bélgica

IMAGEM: Force India/Divulgação fisicoonpole(GIANCARLO: o bom e velho italiano manda recado para Luca di Montezemolo…)

Enquanto a disputa pelo título não engrena em termos de emoção, parece que esse é o elemento que fica a encargo dos coadjuvantes esse ano.

Sim, a pole de Giancarlo Fisichella agora há pouco foi chocante e improvável, mas vocês hão de concordar, foi também emocionante. Ela abre boas perspectivas futuras tanto para Giancarlo — a ponto de fazer um acerto dos sonhos com a Ferrari — quanto para a Force India, atolada em dívidas.

A diferença de uma volta ou duas de combustível causa significativo impacto nos tempos de volta em Spa, muito por conta da extensão do circuito. Portanto, é bem provável que haja um suspiro de gasolina no tanque do “Físico”, mas a diferença da sua melhor volta no Q2 para a mais rápida é de apenas 0.16 décimo de segundo, uma pista do quanto o carro foi genuinamento rápido hoje. Vamos aguardar, mas eu imagino que haja também muito braço nessa volta espetacular do bom e velho italiano.

A perspectiva para a corrida, então, é caótica, sendo impossível no momento apontar favoritos ou fazer conjecturas sem que se ponha um olho nos pesos dos carros. A única boa pista é quanto a briga pelo campeonato e nesse ponto Rubens Barrichello é o melhor posicionado, tendo mais uma  bela chance de diminuir a diferença para o mais uma vez vacilante Jenson Button, que larga atrás de um time peso pesado, só Lewis Hamilton e Fernando Alonso.

A McLaren foi ao Paraíso e voltou ao purgatório com a 12ª posição de Lewis hoje, mas temos de relembrar que essa volatilidade na performance das equipes tem sido algo comum durante a temporada, o que parece ser culpa da irregularidade com que a Bridgestone tem provido os compostos de pneus. Quem imaginaria Toyotas, BMWs e uma Force India ocupando as primeiras filas em um grid de Spa há três corridas atrás?

Aguardemos os pesos dos carros então!

_________________________________________________________________________

 1.  Fisichella   Force India-Mercedes  (B)  1:45.102  1:44.667  1:46.308
 2.  Trulli       Toyota                (B)  1:45.140  1:44.503  1:46.395
 3.  Heidfeld     BMW-Sauber            (B)  1:45.566  1:44.709  1:46.500
 4.  Barrichello  Brawn-Mercedes        (B)  1:45.237  1:44.834  1:46.513
 5.  Kubica       BMW-Sauber            (B)  1:45.655  1:44.557  1:46.586
 6.  Raikkonen    Ferrari               (B)  1:45.579  1:44.953  1:46.633
 7.  Glock        Toyota                (B)  1:45.450  1:44.877  1:46.677
 8.  Vettel       Red Bull-Renault      (B)  1:45.372  1:44.592  1:46.761
 9.  Webber       Red Bull-Renault      (B)  1:45.350  1:44.924  1:46.788
10.  Rosberg      Williams-Toyota       (B)  1:45.486  1:45.047  1:47.362
11.  Sutil        Force India-Mercedes  (B)  1:45.486  1:45.119
12.  Hamilton     McLaren-Mercedes      (B)  1:45.239  1:45.122
13.  Alonso       Renault               (B)  1:45.767  1:45.136
14.  Button       Brawn-Mercedes        (B)  1:45.707  1:45.251
15.  Kovalainen   McLaren-Mercedes      (B)  1:45.761  1:45.259
16.  Buemi        Toro Rosso-Ferrari    (B)  1:45.705
17.  Alguersuari  Toro Rosso-Ferrari    (B)  1:45.951
18.  Nakajima     Williams-Toyota       (B)  1:46.032
19.  Grosjean     Renault               (B)  1:46.307
20.  Badoer       Ferrari               (B)  1:46.359

Discussão

34 comentários sobre “Chocante pole-position para Giancarlo Fisichella na Bélgica

  1. Repito aqui o comentário do post anterior.

    PAREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    FISICHELLA!!!!!!!!!

    PAREM O MUNDO, EU QUERO DESCER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 29/08/2009, 10:07 am
  2. Becken, é impressão minha ou a turma da terceira idade da F1 deixou meninada comendo poeira em Spa hoje ?

    Publicado por i.David | 29/08/2009, 10:08 am
  3. Muito boa essa classificação !
    Gostei muito de ver a FI na frente.
    E Rubinho se deu muito bem, largando na frente de todo mundo que realmente importa.
    Se tudo correr bem (e acho que vai, pois Brawn deve ter uma boa estratégia), Barrichello vai roubar pontos importantíssimos para o campeonato, é só tomar cuidado com Raikkonen que vai vir voando na largada com o Kers.
    Vamos esperar os pesos, mas acredito que RB está mais pesado que os 3 primeiros e que Kubica.

    Publicado por Gustavo Perim | 29/08/2009, 10:10 am
  4. E bota chocante nisso!
    Será q o Mallya andou consultando algum guru indiano q sabe a hora exata do momento da chuva e essa vai coincidir com o 1º e logo cedo pitstop do Físico?

    Publicado por Leandro Magno | 29/08/2009, 10:11 am
  5. David

    Muito boa essa, é verdade, a velha guarda acabou com a molecada, hehehe

    Publicado por Gustavo Perim | 29/08/2009, 10:11 am
  6. Quantos anos de idade tem a soma das 2 primeiras filas ou quantos gps somados?
    Puta q pariu! Isso só acontece em Spa.

    Publicado por Leandro Magno | 29/08/2009, 10:17 am
  7. Rubens sai na pole do campeonato, se estiver com gasolina pra um 1º stint maior que os rivais da Red Bull, ele sai com uma vantagem enorme. Cuidado apenas com o Kimi usando o kers depois da Eau Rouge pode passar muitos carros.

    Que merda o Button está fazendo, o que é o psicológico, ele pode perder campeonato mais ganho dos ultimos anos, mais ainda do que foi o do Hamilton em 2007.

    Red Bull apagada, será diminuiram a mistura pra poupar motor ?

    Agora o que dizer do Fisichella, só da pra rir, ele deve estar com 1 kg de gasolina.

    O que a Toyota tem ? da rabeira em Valência para as ponteiras em Spa.

    Aos pesos, depois dele dá pra saber quem é quem na corrida.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/08/2009, 10:17 am
  8. Melhor treino em muito tempo.

    As duas primeiras filas tem quase 900 largadas para 14 vitórias. Bizarro.

    Fisico deve estar leve, mas não muito. Ele foi primeiro no Q1 e quarto no Q2, deve estar mais para Hamilton em Valência que Alonso na Hungria.

    Publicado por Filipe Furtado | 29/08/2009, 10:23 am
  9. Suspeito que o Rubens esteja bem mais leve do que gostaríamos que estivesse, mas de qualquer forma é bom largar na frente pq com um grid embolado desse jeito a largada de amanhã vai ter um bocado de confusão.

    Publicado por Galkadesh | 29/08/2009, 10:24 am
  10. Claudemir, Toyota parece ter o problema oposta da McLaren, o carro vai bem nos circuitos de alta e mal nos de baixa.

    Publicado por Filipe Furtado | 29/08/2009, 10:24 am
  11. Só vettel bateu o companheiro mais experiente..
    Ta estranho essa F1 hein becken.
    Na expectativa dos pesos, pq se rubens tiver pesado o jenson entra em tilt facil.

    Publicado por ROb | 29/08/2009, 10:25 am
  12. Desconfio que a Red Bull deu um tiro no pé na estrategia e colocou combustivel demais nos dois carros.

    Publicado por Filipe Furtado | 29/08/2009, 10:27 am
  13. Trulli no Q2:1:44.503 (o tempo mais rápido)
    Giancarlo: 1:44.667

    A diferença não é tão grande e a gente pode surpreender-se na publicação dos pesos…

    Publicado por Becken Lima | 29/08/2009, 10:28 am
  14. Pois é Becken imagino que ele esteja uma volta mais leve que Trulli. Comparando com Q2 desconfio que quem está muito bem são as duas BMWs.

    Publicado por Filipe Furtado | 29/08/2009, 10:35 am
  15. A situação tá interessante pro Rubinho se ele estiver mais pesado, heim?
    Todos a bordo q vai partir o “Trulli Train” com a capacidade máxima de vagões. Mas, amanhã deve estar mais pra um expresso do q um trem de carga subindo a serra.
    Deve rolar muitos acidentes na curva 1.

    Publicado por Leandro Magno | 29/08/2009, 10:41 am
  16. Bom, se eu ainda puder posta nesse blog (qual é Becken, por acaso falar mal de Hamilton e McLaren é considerado ofensa por você?), minha opinião é de que a F1 2009 está sendo a mais imprevisível de todos os tempos. Os piores pilotos/equipes estão na frente.

    Nessa toada, continuando esse samba do crioulo doido, acho que amanhã o Barrichello vence mais uma e, pela primeira vez na carreira, passará a disputar um título. Aonde chegamos…

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 29/08/2009, 10:49 am
  17. A diferença do Fisico para o Weber é de pouco mais de 5 décimos, pode ser até 20 kg a mais de combustível, ou então o carro da Red Bull com bico retrô não esta tão bem assim.

    Filipe, das equipes que colocamos a frente nenhuma fez nada, rsrs, mas o Rubens foi em cheio no palpite de estar entre os cinco. Mas achei que ele estaria mais atrás, se os peso for compatível com uma boa estratégia, ele ganha fácil, o maior problema dele é o Kimi e o Imponderável Spa de Francorchamps, que pode mandar uma chuva básica na hora errada para o brasileiro, então é torcer pra tempo firme.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/08/2009, 10:55 am
  18. Leandro, eu só usei a idade em anos dos pilotos (deixei os meses de fora), mas entre os quatro primeiros é média é de 35 anos e 3 meses…

    Classificação fantástica! Acho que agora sim o Di MontezemoLOL vai se interessar no Giancarlo…

    O problema pro Rubinho vai ser mesmo o Raikkonen, que vai largar atrás dele com o KERS. Ele tem que largar bem até a La Source e ganhar umas posições lá pro Kimi não atrapalhar ele.

    e Button, “why the fuck are you there”?

    Publicado por Guilherme Teixeira | 29/08/2009, 10:58 am
  19. Leandro, o Rubens é o segundo carro que menos perdeu performance em relação ao Q2, ou fez uma volta espetacular ou deve inaugurar as paradas junto do Fisico.

    Publicado por Filipe Furtado | 29/08/2009, 10:58 am
  20. Vamos esperar, mas eu acho que uma volta de diferença de combustível, pela extensão do circuito, deve causar um grande impacto no tempo de volta e eu não sei se em termos estratégicos — a não ser que vc tenha o KERS — durante a corrida, seja algo realmente tão proveitoso.

    Eu tendo a concordar com o Filipe que a Red Bull pode ter feito alguma “cag…” em sua estratégia…

    Cara, que ansiedade para ver esses pesos agora!!!

    Publicado por Becken Lima | 29/08/2009, 11:09 am
  21. Absolutely crazy!!! I hope he goes on to win tomorrow :) I sincerely want the Indian national Anthem to be played on the podium. Good speed to fisi & Force India.

    Just a coincidence or what? the Indian government is headed by an italian, her name is Sonia Gandhi. Now we have an italian driver giving the first ever Indian team, its first ever pole position!!

    Surely, this must wake up some sleeping idiots in India. We’ve had an Indian driver, an indian team on ‘pole”, hope so they go on to win it, surely the chain isn’t complete without an indian circuit. This result comes in the backdrop of the news that the indian mission to moon “chandrayaan” has failed!!

    The Indian govt must scrap the next moon mission & use that funding for building an F1 track.

    As usual wonderful job by Becken, despite the fact that he is unwell.

    …………………………………………………………………………………………………………………………..

    Absolutamente louco! Espero que ele passa a ganhar amanhã:) Eu sinceramente quero o hino nacional indiano a ser tocado no pódio. Boa velocidade para fisi e Force India.

    Apenas uma coincidência ou o quê? o governo indiano é chefiada por um italiano, seu nome é Sonia Gandhi. Agora temos um piloto italiano que dá a primeira equipe indiana, a sua primeira pole position!

    Certamente, este precisa acordar alguns idiotas dormindo na Índia. Nós tivemos um motorista indiano, uma equipe indiana na “pole”, espero que eles passam a ganhar, com certeza a cadeia não é completa sem um circuito indiano. Este resultado vem no pano de fundo a notícia de que a missão indiana à Lua “Chandrayaan” falhou!

    O govt indiano deve desfazer-se da próxima missão à Lua e usar o financiamento para a construção de uma pista de F1.

    Trabalho maravilhoso como de costume, Becken, apesar do fato de que ele está doente.

    Publicado por mp4-19b | 29/08/2009, 11:14 am
  22. Absolutely crazy!!! I hope he goes on to win tomorrow :) I sincerely want the Indian national Anthem to be played on the podium. Good speed to fisi & Force India.

    Just a coincidence or what? the Indian government is headed by an italian, her name is Sonia Gandhi. Now we have an italian driver giving the first ever Indian team, its first ever pole position!!

    Surely, this must wake up some sleeping idiots in India. We’ve had an Indian driver, an indian team on ‘pole”, hope so they go on to win it, surely the chain isn’t complete without an indian circuit. This result comes in the backdrop of the news that the indian mission to moon “chandrayaan” has failed!!

    The Indian govt must scrap the next moon mission & use that funding for building an F1 track.

    As usual wonderful job by Becken, despite the fact that he is unwell.

    ………………………………………………………………………………………………………………….

    Absolutamente louco! Espero que ele passa a ganhar amanhã:) Eu sinceramente quero o hino nacional indiano a ser tocado no pódio. Boa velocidade para fisi e Force India.

    Apenas uma coincidência ou o quê? o governo indiano é chefiada por um italiano, seu nome é Sonia Gandhi. Agora temos um piloto italiano que dá a primeira equipe indiana, a sua primeira pole position!

    Certamente, este precisa acordar alguns idiotas dormindo na Índia. Nós tivemos um motorista indiano, uma equipe indiana na “pole”, espero que eles passam a ganhar, com certeza a cadeia não é completa sem um circuito indiano. Este resultado vem no pano de fundo a notícia de que a missão indiana à Lua “Chandrayaan” falhou!

    O govt indiano deve desfazer-se da próxima missão à Lua e usar o financiamento para a construção de uma pista de F1.

    Trabalho maravilhoso como de costume, Becken, apesar do fato de que ele está doente.

    Publicado por mp4-19b | 29/08/2009, 11:16 am
  23. Que treino doido! Parece difícil de acreditar no que aconteceu…

    Realmente prever algo é quase impossível. Somente com os pesos para se ter uma ideia.

    Publicado por Willian | 29/08/2009, 11:29 am
  24. INCRIVEL, foi o dia em que o poste urinou no cachorro.
    Ninguém no mundo pensaria que fosse possivel.

    Publicado por Ron Groo | 29/08/2009, 11:44 am
  25. Acho q o Kers n vai dar nenhuma vantagem na largada. A reta é minúscula.
    Só será interessante depois da 1ª curva se o piloto sair colado em quem está na frente. Porém, a prioridade de todos(especialmente a do Botão) vai ser escapar ileso até a Eau Rouge.
    Alquém se lembra do Briatore gritando:
    “Fisico, Fisico, passa Trulli. Si ha più velocità.”?
    Amanhã o grito deve vir do box da Toyota e os personagens devem se inverter.
    Vai ser uma largada daquelas.

    Publicado por Leandro Magno | 29/08/2009, 12:09 pm
  26. 01 McLaren Mercedes Lewis Hamilton 693.5*
    02 McLaren Mercedes Heikki Kovalainen 697.0*
    03 Ferrari Luca Badoer 691.5*
    04 Ferrari Kimi Räikkönen 655.0
    05 BMW Sauber Robert Kubica 649.0
    06 BMW Sauber Nick Heidfeld 655.0
    07 Renault Fernando Alonso 684.4*
    08 Renault Romain Grosjean 704.7*
    09 Toyota Jarno Trulli 656.5
    10 Toyota Timo Glock 648.5
    11 STR Ferrari Jaime Alguersuari 704.5*
    12 STR Ferrari Sébastien Buemi 685.0*
    14 RBR Renault Mark Webber 658.0
    15 RBR Renault Sebastian Vettel 662.5
    16 Williams Toyota Nico Rosberg 670.0
    17 Williams Toyota Kazuki Nakajima 706.1*
    20 Force India Mercedes Adrian Sutil 678.5*
    21 Force India Mercedes Giancarlo Fisichella 648.0
    22 Brawn Mercedes Jenson Button 694.2*
    23 Brawn Mercedes Rubens Barrichello 644.5

    Publicado por Filipe Furtado | 29/08/2009, 1:16 pm
  27. Duas voltas de diferença entre Fisi e Trulli provavelmente.

    Kubica e Glock mandaram muito mal nas voltas deles.

    A ordem de parada deve ser:
    Rubens
    Fisi/Glock/Kubica
    Ninguém
    Trulli/Heidfeld/Kimi/Webber
    Vettel

    Publicado por Filipe Furtado | 29/08/2009, 1:18 pm
  28. Segundo minha fonte (twitter do rubens) a proporção em Spa é a seguinte. Cada volta consome 3Kg gasolina. Cada 10 Kg de gasolina a menos dá um ganho de 0,04 décimos.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 29/08/2009, 1:23 pm
  29. uhauhauahauhauhuhaua o poste mijar no cachorro foi 10.

    compartilhar com vcs das minhas opiniões sobre esse treino:
    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/08/treino-classificatorio-gp-da-belgica.html

    abraços…

    Eu creio, na verdade, que a Force India sim fez um treino com pouco combustível, mas nada a ser surpreendente não o rendimento dela melhorou consideravelmente. A grande chance dela ponutar é amanhã, mesmo com Spa sendo uma imprevisibilidade até nas previsões de tempo.

    E Rubens se deu de bem.

    Publicado por Ridson | 29/08/2009, 1:32 pm
  30. Uma ajuda a tabela do Filipe:

    4º. Rubens Barrichello (Brawn), 644,5 kg
    1º. Giancarlo Fisichella (Force India), 648,0
    7º. Timo Glock (Toyota), 648,5
    5º. Robert Kubica (BMW), 649,0
    3º. Nick Heidfeld (BMW), 655,0
    6º. Kimi Räikkönen (Ferrari), 655,0
    2º. Jarno Trulli (Toyota), 656,5
    9º. Mark Webber (Red Bull), 658,0
    8º. Sebastian Vettel (Red Bull), 662,5
    10º. Nico Rosberg (Williams), 670,0
    11º. Adrian Sutil (Force India), 678,5*
    13º. Fernando Alonso (Renault), 684,4*
    16º. Sébastien Buemi (Toro Rosso), 685,0*
    20º. Luca Badoer (Ferrari), 691,5*
    12º. Lewis Hamilton (McLaren), 693,5*
    14º. Jenson Button (Brawn), 694,2*
    15º. Heikki Kovalainen (McLaren), 697,0*
    17º. Jaime Alguersuari (Toro Rosso), 704,5*
    19º. Romain Grosjean (Renault), 704,7*
    18º. Kazuki Nakajima (Williams), 706,1*

    O Weber para 5 voltas depois do Barrichello, isso é preocupante, ele tem que largar bem e abrir, abrir muito, pra não parar em 8º depois da 1º parada.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/08/2009, 2:09 pm
  31. ARE BABA!

    Não pude assistir aos treinos, achava ate que esse resultado tivesse ocorrido sob situações adversas.

    Incrivel a pole da Force India.
    Tomara que façam uma boa corrida.

    Publicado por Sandro | 29/08/2009, 2:39 pm
  32. Tive uma semana bastante corrida e acabei de ver o treino na Globo.com. Simplismente INCRÍVEL!!
    Depois de anos e anos de previsibilidade, com Schumacher “papando” quase todas as corridas, a F-1 vem se superando a cada ano! Vejamos:
    2007, 12 primeiras corridas, os 4 primeiros cada um com 3 corridas. Grande zebra (naquele momento) vence o campeonato.
    2008, metade do campeonato, os 3 primeiros colocados empatados, com um tal de Kubica 2 pontinhos atrás, e um final de campeonato que virou história.
    E agora 2009, o ano mais maluco de todos os tempos!!! E correndo o risco de termos uma surpresa no final que…essa deixemos pra depois…
    Para quem tiver acesso aos pilotos, poderia fazer um favor pra mim e passar uns recados:
    Lembrar Badoer que ele não está correndo mais em uma Minardi.
    Lembrar Button que essa não é a Honda de 2008.
    Quanto ao Fisichella achar que está numa Ferrari…bem, isso é melhor não lembrar não…

    Publicado por Carlos T. | 29/08/2009, 3:36 pm
  33. Na verdade, Carlos T., o Badoer e o Fisichella pensaram que estavam com os carros trocados…

    Publicado por Willian | 29/08/2009, 3:47 pm
  34. Com certeza, Willian!
    Gostaria que fosse verdade, inclusive…

    Publicado por Carlos T. | 29/08/2009, 4:00 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: