//
você está lendo...
ARTIGOS

Kimi vence, mas Giancarlo dá show

IMAGEM: Force India/Divulgação fisishow(GIANCARLO cruza em segundo depois de pressionar Kimi durante toda a corrida)

Com vitória na Bélgica agora a pouco, Kimi Raikkonen trouxe a Ferrari de volta ao caminho da vitória. A equipe não vencia um GP desde o longínquo GP do Brasil dominado por Felipe Massa em outubro de 2008. Kimi também quebrou o seu longo jejum particular, sem ir ao ponto mais alto do pódio desde o GP da Espanha de 2008.

A vitória era cantada desde ontem, mas não se esperava que fosse por uma margem tão apertada e que a Ferrari enfrentasse 41 voltas de resistência e dura pressão da Force India de Giancarlo Fisichella.

Kimi admitiu na coletiva pós-GP que sua “Ferrari não era mais rápida que a Force India de Giancarlo,” o que nos deixa a impressão de que foi o KERS — tanto defensiva quanto ofensivamente — a grande arma do finlandês na Bélgica.

Raikkonen, no entanto, ganhou a corrida nas suas agressivas largada e relargada, tendo que no início rapidamente livrar-se de Rubens Barrichello inerte à sua frente e se dando bem ao utilizar a área de escape para esquivar-se da pequena confusão da primeira curva, saindo livre atrás de Robert Kubica e predando-o na reta após a Eau Rouge. Na relargada, foi fácil para Kimi perseguir físico através da Eau Rouge e sacramentar a ultrapassagem com o KERS na reta seguinte.

Sob o ritmo mais lento do safety car, houve certa equalização de combustível — o que prova o quanto o motor Ferrari é um beberrão — e as estratégias acabaram coincidindo com os dois alternando tempos mais rápidos e parando nas mesmas voltas. Houvesse Giancarlo uma volta a mais de combustível que Kimi na última parada, a história do GP da Bélgica teria sido outra, muito mais chocante.

A vitória é um prêmio justo ao criticado Raikkonen e à Ferrari, que parou o desenvolvimento do F60 para concentra-ser em 2010. Mas é a segunda posição da Force India, liderada brilhantemente por Fisichella hoje, o grande resultado do final de semana e talvez um dos mais significativos na história Formula 1 moderna.

Discussão

15 comentários sobre “Kimi vence, mas Giancarlo dá show

  1. Quero ver mandarem o Kimi embora agora. Eita Alonso azarado. Se contrato já n estiver assinado vai ficar difícil.
    Mercedão estoura, mas n arrebenta.
    Button vai precisar do Uri Geller (http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/5663/).
    Lindo de mais ver o Físico cantando o hino da Itália.
    Estranho Spa sem nenhuma chuvinha.

    Publicado por Leandro Magno | 30/08/2009, 10:50 am
  2. Torcer para o Barrica é realmente sinonimo de sofrimento

    Publicado por filho do vento | 30/08/2009, 10:59 am
  3. Kimi, finalmente!

    Publicado por Carlos T. | 30/08/2009, 11:08 am
  4. Restart definitely cost Fisi the race. Hope he makes for it with a win in monza, in a FORCE INDIA. I was really hoping for kimi to mess it up, but unfortunately it didn’t happen. People actually call the Brawn success a fairy tale, actually it isn’t. Brawn were spoon feed by Honda. Its Force India that deserves all the accolades. Vujay Mallya must be a proud man. I hope they keep up the momentum for the rest of the season. I’m really desperate for the Indian national Anthem to be played on the podium. This is no mean achievement, Force India have challenged the most successful team of all time at arguably the mother of all circuits. I really hope they win at monza.

    ………………………………………………………………………………………………………………………..

    A relargada definitivamente custou a corrida ao Fisi. Espero que ele faz para ela com uma vitória em Monza, em uma Force India. Eu estava realmente esperando por Kimi para estragá-la, mas infelizmente isso não aconteceu. As pessoas realmente chamar o sucesso Brawn um conto de fadas, na verdade não é. Brawn estava feed colher pela Honda. Sua Force India, que merece todos os elogios. Vujay Mallya deve ser um homem orgulhoso. Espero que eles mantenham o dinamismo para o resto da temporada. Estou realmente desesperada para o hino nacional indiano a ser tocado no pódio. Esta é uma verdadeira proeza, a Force India tem desafiado a equipe mais bem sucedida de todos os tempos, sem dúvida, a mãe de todos os circuitos. Eu realmente espero que eles ganham em Monza.

    Publicado por mp4-19b | 30/08/2009, 11:09 am
  5. Barrichello – NÃO dá para torcer. P…, já a terceira vez que o cara não acerta sair com o carro. Só ele, com tantos anos de F1! E continua sem sorte.

    Button – Continua descendo a ladeira.

    Hamilton – vítima de conspiração.

    Kova – fez o que se espera dele.

    Kimi – O velho Kimi sempre se manifesta em Spa.

    Badoer – ….

    Fisichella – Soberbo, constante e veloz, sem erros.

    Sutil – Uma grande promessa, segundo os entendidos, que está tomando pau do velhinho. E que ironia, por duas vezes o Sutil esteve para marcar os primeiros pontos da FI.

    Alonso – Putz. Dá para imaginar o ódio, a raiva, a vontade de descer do carro e dizer “p. vai tc, etc, etc, eu fico aqui me f todo e essa merda acontece”!

    Grosjean – Não se pode desejar mal aos outros. Mas confesso que estou adorando ver esse merdinha se enrolando. Não porque tenha nada contra ele, mas para ficar provado que NAP não é esse piloto ruim que muita gente cega e que nunca viu um F1 de perto fica proclamando.

    E POR FALAR NISSO, QUE ESTÓRIA CABELUDA REVELADA PELO REGINALDO NÃO? E ANO PASSADO LEMBRO DE ALGUNS LEITORES EM BLOGS DA VIDA (ATÉ O ICO) LEVANTANDO A HIPÓTESE DA BATIDA DE PROPÓSITO E DIVIDINDO OPINIÕES. ÊITA QUE MAL POSSO ESPERAR OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 30/08/2009, 11:21 am
  6. Discordo que o Barrica não tenha tido sorte,
    se não houvesse a batida do Grosjean (vc viu isso Briatore?), que além de tirar o Button e o Hamilton, ainda pode usar o safety car para mudar a estratégia, se não nem aos pontos chegaria…

    Quanto a largada não tem o que dizer, terceira no ano…

    Kimi, preciso como sempre. Boa corrida do Fisico.

    Aguardamos cenas do próximo capitulo dessa história da batida do NAP… vai render…

    Publicado por Sandro | 30/08/2009, 11:31 am
  7. Fisichella foi soberbo hoje. Continuo não o achando nada espetacular, mas tem lá seus dias de brilhantismo. Hoje foi um desses dias: ele simplesmente manteve-se a 1 segundo em média atrás do Kimi o tempo todo!!
    Gostei mais ainda se sua postura na entrevista pós-corrida, onde demonstrou que estava chateado por não ter vencido. Ou seja, ele foi pra vencer, pensou grande!
    Seria uma bela opção pra substituir Massa por algumas corridas.

    Ferrari é Ferrari, não tem como negar. Mostrou que não é só a McLaren que consegue dar a voltar por cima. Mesmo com um carro não essencialmente rápido, sua dupla de pilotos (com o Massa, não com esse Luca ‘how’ BAD-o-er ) faz a diferença. Fazendo um paralelo com a Toyota dá pra ver que só ter carro rápido ainda não é tudo na F-1, felizmente. Tomara que o Kimi continue com sede de champagne por mais tempo pra afastar essa idéia de trazer o xarope do Alonso.

    Publicado por Carlos T. | 30/08/2009, 11:37 am
  8. Vamos aos pitacos:

    Fisichella foi o nome da prova e a Force India a equipe, grande atuação do Italiano que agora deve estar numa sinuca de bico, fica na Force India mostrando lealdade pelo trabalho da equipe ou realiza seu sonho e pilota uma Ferrari m Monza…

    Kimi fez o que sempre faz em Spa, uma excelente corrida, porém, sem o Kers ele não ganhava essa corrida nunca, por isso coloco sua performance abaixo da de Fisichella…

    Vettel teve um início vacilante e depois foi grande e se recuperou para pegar o pódio, não fosse os péssimos motores Renault e ele estaria na briga pelo título, sem motores confiáveis ele precisará de muita sorte para não levar punições…

    Kubica e Heidfeld fizeram boa corida e a extinta BMW deve sair da categoria dando um vexame um pouco menor…

    Kovalainen foi Kovalainen, piloto mediano que não dá confiança para equipe, deveria ser demitido rápido ,mas Hamilton gosta muito de seu escud.. desculpe, companheiro, então…

    (pausa para tomar ar) Barrichello… ah!… Barrichello, esse é um caso à parte, novamente ele ERROU na largada, repito ERROU e não teve problema como seus chatos fãs e o locutor global querem fazer crer, além disso, deu uma enorme sorte, pois ganhou pelo menos 3 posições por erros e quebras das outras equipes (Alonso, Webber, trulli), outra, esse pessoal que torce para Barrichello é um povo muito esquisito, se ele ganha ganhou sozinho é o cara, se ele perde é porque a equipe o sacaneou, eles esquecem que Barrichello só corre esse ano pela oportunidade dada pela Brawn e que a vitória em Valência foi 50% da estratégia elaborada por Ross Brawn e 50% da execução perfeita do piloto (ponto para ele). Em síntese eu só digo mais uma coisa: Barrichello não vai ser campeão mundial nuuuuuuuuuuuunca, pois não tem competência para tanto, na hora definir ele sempre deixa a desejar, mas para um piloto da sua qualidade o vice-campeonato estará de bom tamanho…

    Rosberg caminha a passos largos para Mclaren (isso se o melindroso e mau-caráter Hamilton deixar) e deve ter um 2010 com grandes expectativas…

    Vamos ao resto:

    Webber tá dando um azar danado, sua equipe e seus motores não ajudam, assim não há pilotagem que dê jeito, eu como nunca gostei dele não estou achando muito ruim não…

    Alonso é um grande piloto numa equipe medíocre com um diretor fanfarrão e, agora, talvez, até criminoso, deve estar doido para ir para Ferrari. Além disso, é necessário saber sua participação, assim como a de Nelsinho, nessa estória de acidente provocado. Caso ele e Nelsinho tenham agido em conluio com o Briatore, acho que todos os três deveriam ser afastados da F1 para sempre…

    Grosjean, com todo o apoio da Renault, está sendo bem pior que Nelsinho (tomando 0.8 a 1.0 segundo de Alonso), além disso ajudou a recolocar Barrichello na corrida, o Rubens deveria dar um prêmio para Grosjean, não fosse ele Barrichello tinha passado em branco e seus adversários fariam pontos….

    O resto não vale a pena mencionar…

    Abraço a todos!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 30/08/2009, 11:43 am
  9. “Kimi no entanto foi muito agressivo na largada e teve que rapidamente livrar-se de Rubens Barrichello inerte à sua frente.”

    Até onde sei, n é permitido ultrapassar colocando as 4 rodas para fora da pista.
    Kimi vazou a curva 1 em 4º lugar e saiu em 3º.
    Basta pegarem os frames q verão isso.
    Neste ano só tão punindo quando é escandoloso como foi o caso do Webber hj, e olha q ele tinha feito o mesmo na Hungria.

    Publicado por Leandro Magno | 30/08/2009, 12:06 pm
  10. Barrichello é mesmo uma gangorra nauseante de bons e maus resultados. Ainda dá pra ELE sonhar com o título, mas NóS, que temos senso crítico, não. O único piloto a fazer as mais grotescas e ridículas largadas do automobilismo. A corrida de recuperação foi consistente mas não supriu o prejuízo.

    Button também não está muito melhor. Precisa reagir rápido, perder este título vai destruir sua carreira. Sua sorte é que este ano seu concorrentes são fracos. Quero ver se ele disputasse esse título com os tops…

    Publicado por Carlos T. | 30/08/2009, 12:09 pm
  11. “I was really hoping for kimi to mess it up, but unfortunately it didn’t happen”
    Get a life sucker!!!

    Fantastic Kimi. Fantastic Giancarlo at least once in a life time. Great Haikki. Alonso almost in the podium.
    Hammilton and Button look like kids without the candy.
    Webber disastrous.
    Badoer with Massa car. No comments.

    Vettel, the hope rises again but will be hard with only two engines.

    Grosjean brought a taste of GP2 to F1.
    Nelson smiles.

    Publicado por James Tanenbaum | 30/08/2009, 12:49 pm
  12. Joe Saward conseguiu confirmação nas fontes dele que a FIA esta investigando Cingapura.

    Aproveitando para quem tem saudades de Montreal tem corrida da Nascar lá hoje as 15h30 (no Speed, mas certamente rola fed no Justin.tv), por sinal com participação do Jacques Villeneuve.

    Publicado por Filipe Furtado | 30/08/2009, 12:54 pm
  13. “Kimi – O velho Kimi sempre se manifesta em Spa.”
    Segundo ano com um começo de prova sensacional, fez aquilo que só pilotos de ponta sabem fazer.

    Difícil escolher entre Fisico e Kimi pra melhor piloto hoje. A Force India parecia mais rápida, mas Kimi tinha o KERS.
    O êxito de largar em sexto e assumir a ponta nas primeiras voltas contra toda pressão sobre os ombros do Giancarlo. Que se manteve próximo p/ aproveitar qualquer erro do Raikkonen.

    Nota 10 pros 2.
    Nota 8,5 pra Vettel e as BMW.

    @Leandro Magno
    É verdade, creio que pelo texto da regra ele mereceria uma punição. Mas acho que nunca vi esse tipo de punição quando a ultrapassagem é “por fora”. Vide Massa Vs. Kubica no Japão em 2007(08?).

    E os ingleses foram tirados da prova hoje, uma pena, Hamilton poderia trazer entretenimento.

    Publicado por KBK | 30/08/2009, 6:40 pm
  14. O mundo gira gira gira, e tudo continua a mesma coisa.

    Acabei de escutar a entrevista do Rubinho, mais uma vez foi problema da embreagem, e que a equipe esta investigando..

    Eu nao vi a corrida, estava desde sexta feira fazendo um curso, e como o objetivo do curso era total imersao, foi feito num hotel fazendo no meio do nada, onde nem sinal de celular pegava. Fiquei totalmente ilhado.

    Mas para nenhuma surpresa, Rubinhoooooo 1b continua o mesmo….

    Publicado por Claudio Cardoso | 31/08/2009, 6:01 am
  15. Não falei que o Rubinho ia “pé-de-chinelizar” de novo ?

    E tudo volta ao normal……

    Publicado por fernando-ric | 31/08/2009, 8:40 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: