//
você está lendo...
ARTIGOS

Vídeos e pequenas controvérsias

Essa série de vídeos com câmeras on board cobrindo a largada de múltiplos pontos já se tornou um hit por aí. Ele é realmente muito interessante por que permite verificar, por exemplo, o acidente na Les Combes, que vitimou Jenson Button e Lewis Hamilton, de varias perspectivas.

GROSJEAN   x  BUTTON — Quem foi culpado, Jenson ou Grosjean? Há duas correntes filosóficas debatendo nesse momento quem é o culpado, mas para mim, foi acidente de corrida, com Jenson tentando ultrapassar Heikki por fora sem sucesso e voltando para o ponto de frenagem para ser pego por Romã, que calculou mal a sua entrada.

RUBENS — Ele teve mais um problema na largada (Erro humano ou eletrônico? Eu aposto que humano…), mas a sua primeira volta foi ensandecida e com a faca nos dentes. Toda a sua corrida na verdade foi brilhante e a ultrapassagem em Webber na Blanchimont (onde Luciano Burti quase morreu) foi a mais corajosa do ano. Por essa corrida ele merecia ter descontado ainda mais a diferença para o apático Jenson.

KIMI — O Leandro Magno já havia alertado e tendo a concordar com ele agora. Kimi Raikkonen realmente ganhou uma grande vantagem ao usar área de escape para ganhar velocidade, enquanto a briga entre quem fez a curva corretamente (Trulli, Heidfeld, Kubica) era tão feroz que eles perderam velocidade e timing para Kimi que, tenho certeza, usou o KERS para se recuperar naquele ponto e voltar colado na caixa de câmbio de Robert Kubica. Como se não bastasse, Kimi errou na Les Combes, pôs as quatro rodas fora da pista e ainda assim voltou à frente de Kubica. Em Valência, por infração semelhante, Jenson Button foi obrigado a ceder uma posição para Webber.

HAMILTON — A câmera do Hamilton mostra o quanto ele foi cuidadoso na La Source e na Les Combes, mas ainda assim foi tirado da prova pelo assustado Alguersuari. Vendo a forte primeira perna de corrida do Alonso, eu imagino que o Hamilton, em estratégia semelhante e com um carro mais forte que o R29, daria algum trabalho no fim da corrida.

VETTEL — De dentro do carro de Vettel é interessante verificar como o garoto larga mal. Em Spa, então, ele toma uma ultrapassagem espetacular e por fora na Les Combes de… sim, Mark Webber! Depois ele segue perdendo posições ao longo da volta. Largadas, outra lição de casa para o jovem Vettel estudar…

Ao menos ele foi ao pódio, merecido pela sua forte corrida e também um consolo depois de a Renault fazer o favor de trazer mais um handicap nessa difícil missão que será tirar o título das mãos de Button.

Anúncios

Discussão

21 comentários sobre “Vídeos e pequenas controvérsias

  1. Becken,

    Nao quero defender ninguem mas o Ico fez uma colocacao que talvez explique o erro do Barrichello na largada ( sim erro do Barrichello ).
    Segundo o Ico o Barrichello pode utilizar ( nao esta afirmando ) uma programacao no acionamento da embragem mais sensivel e agressiva que o BUtton e por isso ele ter errado.( para tentar descontar o pulo do gato dos carros com KERS)
    Eh uma faca de dois gumes, por que se ele faz tudo 100% larga muito bem senao , acontece o que aconteceu.
    O Ico disse que ira investigar isso com o engenheiro do Rubinho.
    Bom , vamos ver as explicacoes.

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando | 01/09/2009, 5:40 pm
  2. Para alguns, “levar vantagem ao sair da pista” é normal. Para outros, desclassificação.

    Acho que a solução é enfiar um monte de barris com água nas chicanes e “rotas de escapadas”.

    Publicado por fernando-ric | 01/09/2009, 5:52 pm
  3. I dunno why mclaren are doing this???

    This is an excerpt from the post-race interview gien by martin whitmarsh

    “On behalf of all at Vodafone McLaren Mercedes, I’d like to offer congratulations to Kimi Raikkonen and Ferrari on the occasion of their first win of the season

    Why should Whitmarsh congratulate kimi & ferrari?

    I don’t remember ferrari doing the same when mclaren & lewis won at hungary?

    Even big Norbert Haug did the same.

    “Congratulations to Kimi – it must be a big relief for him having achieved his first win for 25 races and compliments to Ferrari for their first victory this season

    Why do this when there is no reciprocation from the other side. i really didn’t like it.

    ……………………………………………………………………………………………………………………..

    Não sei por que a McLaren está fazendo isso??

    Este é um excerto da entrevista gien pós-corrida por Martin Whitmarsh

    “Em nome de todos da Vodafone McLaren Mercedes, eu gostaria de felicitar a Kimi Raikkonen e Ferrari, por ocasião da sua primeira vitória da temporada

    Por que devo felicitar Whitmarsh Kimi e Ferrari?

    Não me lembro de a Ferrari fazer o mesmo quando a McLaren e Lewis ganhou na Hungria?

    Mesmo grandes Norbert Haug fez o mesmo.

    “Parabéns ao Kimi – deve ser um grande alívio para ele ter conseguido sua primeira vitória em 25 corridas e elogios à Ferrari para a sua primeira vitória nesta temporada

    Por que fazer isso quando não há reciprocidade do outro lado. Eu realmente não gostava dele.

    Publicado por mp4-19b | 01/09/2009, 5:53 pm
  4. Algumas observações que fiz quando vi o video.

    1º – O Button tem toda a razão em reclamar do Grosjean, o inglês estava na trajetória correta para fazer a curva e o francês vinha quase na zebra, onde quem joga simuladores não se faz a tangência correta. Então que deveria tirar o pé era o Grosjean, fora isso o Hamilton que vinha no bolo também culpou o francês.

    2º – Se o Kimi não faz aquela manobra ele seria abatido na primeira curva, coisa que o Barrichello também fez para de safar do strike do Grosjean.

    3º – Hamilton não foi conservador, ele largou foi muito mal, tomando um passão do Barrichello na reta logo após a Eua Rouge, e perdendo a posição para a draga do Kovalainen.

    4º – Não se pode dizer que a largada do Barrichello não foi excepcional, claro menos a cagada da embreagem, no mais foi perfeito a 1º volta.

    Spa é Spa, só que pra 2010 os próprios administradores já pensam em revezar com a insípida Nurburgring, será uma pena.

    Publicado por Claudemir Freire | 01/09/2009, 6:01 pm
  5. Claudemir, Rubinho tomou a tangência da primeira curva perfeitamente e se manteve no tarmac.

    Quem foi espertinho foi Button na outra Brawn, seguindo os passos de Raikkonen.

    Publicado por Daniel Gomes | 01/09/2009, 6:10 pm
  6. Becken,

    Nao sei se o meu comentario nao entrou mas escrevi que o ICO acredita que o erro do Barrichello na largada veio por que ele tem uma progamacao no software diferente do Button.
    Essa info nao foi confirmada e eh apenas a opiniao do Jornalista, segundo ele , o Barrichello tenta largadas mais agressivas com a resposta mais rapida do software mas que da uma margem maior para o erro.( 3x esse ano).
    O proprio ICO disse que tentaria buscar uma explicacao com o engenheiro do Barrichello nessa proxima corrida em MONZA.

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando | 01/09/2009, 6:12 pm
  7. Claudemir, ignore meu comentário.

    Agora que vi que vc está falando da Les Combes.

    Publicado por Daniel Gomes | 01/09/2009, 6:12 pm
  8. Claudemir,
    Barrichelo n deu passão em ninguém ali no final da reta.
    Simplesmente n freiou e passou batido tendo quebrado o bico do carro nos metros q andou sobre a grama com sua parada pra mudar de estratégia, devido ao carro de segurança, trocou o bico.

    Publicado por Leandro Magno | 01/09/2009, 6:39 pm
  9. “Este vídeo não está disponível no seu país devido a restrição de direitos autorais”

    WTF?! Só aconteceu comigo?
    E Becken, recebeu um e-mail que lhe enviei?

    Publicado por Guilherme Teixeira | 01/09/2009, 6:40 pm
  10. E Becken, recebeu um e-mail que lhe enviei?

    Sim, te respondo ainda hoje!

    Publicado por Becken Lima | 01/09/2009, 6:49 pm
  11. “This video is not available in your country due to copyright restrictions”

    Bernie is such an ass. What will he do when USF1 come into the sport in 2010. YouTube are sponsoring them. Will he be able to place copyright restrictions on them?

    Bernie you fucking little troll !!!!!!

    …………………………………………………………………………………………………………..

    Bernie é como um burro. O que ele vai fazer quando USF1 entrar no esporte em 2010. YouTube estão patrocinando eles. Será que ele vai ser capaz de colocar restrições de direitos autorais sobre eles?

    Bernie you fucking pouco troll !!!!!

    Publicado por mp4-19b | 01/09/2009, 6:50 pm
  12. Leandro ele passou o Hamilton antes da Les Combes, muito antes, porque o ele não subiu a Eau Rouge com gás total, veja o video pela camera do Hamilton e você vai ver que foi um erro do inglês.

    Daniel, tudo bem, você tem crédito. Parabéns pelo seu blog, não é de hoje que passo sempre por lá, parabéns.

    Publicado por Claudemir Freire | 01/09/2009, 6:51 pm
  13. “Bernie you fucking little troll !!!!!! ”

    kkkkk, he is an archaic idiot, that doesn’t know him that is technology.
    F1 would have much more future in the hands of a more dynamic face.
    But, don’t worry, we will still see the garden dwarf leaving the f1.

    Publicado por Claudemir Freire | 01/09/2009, 7:05 pm
  14. Notícia estranha.

    José Maria Lopez tenta uma vaga na Fórmula 1 de 2010.

    O problema é que o piloto precisa de um patrocínio de US$ 7 milhões (R$ 13 milhões) para assegurar sua participação na principal categoria do automobilismo – a equipe que o abrigaria não foi anunciada, mas as especulações envolvem Williams e a novata USF1. E com dificuldade para encontrar esse aporte na iniciativa pública, o pai de Lopez já pediu auxílio ao governo argentino.

    Becken pra você uma Mclariano.

    McLaren ajudará Reino Unido na Olimpíada

    A Fórmula 1 vai ajudar os esportes olímpicos do Reino Unido. A McLaren, escuderia que é oriunda da região, fechou uma parceria com o Instituto Inglês de Esporte e com o Instituto Escocês de Esporte para os Jogos de 2012, que serão realizados em Londres.

    O principal foco do acordo é o fornecimento de serviços de telemetria e de assessoria técnica para esportes como ciclismo, canoagem, remo e vela. Além disso, a escuderia ajudará na instrumentação e nos processos de gestão.

    O projeto será desenvolvido pelo departamento de tecnologias aplicadas da McLaren. A equipe atuará diretamente vinculada a treinadores e atletas do Reino Unido durante a fase de preparação para as Olimpíadas, na preparação e nas competições oficiais.

    Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Reino Unido conquistou 47 medalhas. Além disso, o país obteve 102 colocações no pódio nas Paraolimpíadas – o esporte adaptado também será apoiado pela McLaren.

    Publicado por Claudemir Freire | 01/09/2009, 7:11 pm
  15. Is McLaren slowly turning into a charitable organization? What nonsense!!
    They are here in formula one for a purpose!! they must concentrate only on F1, not on cycling and stuff. lets not forget that McLaren haven’t won a single Constructors championship since 1998!!! Its been more that 10 years. What is wrong with Martin Whitmarsh?? And where the hell is Ron Dennis? Has Max Mosley got him murdered or what?? Ron must come back or else they are in deep trouble. This Whitmarsh will turn mclaren into some kind of an orphanage imo.

    ………………………………………………………………………………………………………………

    McLaren está lentamente se transformando em uma organização de caridade? Que absurdo!
    Eles estão aqui em uma fórmula para um propósito! eles devem se concentrar apenas na F1, não em bicicleta e outras coisas. não deixa esquecer que a McLaren não ganhou um único campeonato de construtores desde 1998! Sua sido mais que 10 anos. O que há de errado com Martin Whitmarsh? E onde diabos é Ron Dennis? Max Mosley foi assassinado ele tem ou o que? Ron deve voltar ou então eles estão em apuros. Esta Whitmarsh, McLaren irá transformar em algum tipo de imo um orfanato.

    Publicado por mp4-19b | 01/09/2009, 7:29 pm
  16. Leandro ele passou o Hamilton antes da Les Combes, muito antes, porque o ele não subiu a Eau Rouge com gás total, veja o video pela camera do Hamilton e você vai ver que foi um erro do inglês.

    Claudemir – Eu interpretei a subida do Hamilton ligeiranete diferente. O Coulthard no vídeo também acha estranho que ele não use a subida “a seu favor” com ele costumeiramente faria, mas ele simplesmente tira o pé na base da montanha para evitar um possível contato com a Toro Rosso no meio da Eau Rouge, algo perigoso.

    Foi precavido, mas uma tiradinha de pé na Eau Rouge significa alguns cavalos a menos quando vc chega na reta Kemmel. O Kubica fez a mesma coisa, com a diferença de que não tinha ninguém à frente…

    Sobre a McLaren na Olímpiada, INTERESSANTE :)

    Há uma exposição em Londres que faz alguns links entre a Formula 1 e coisas ordinárias da nossa vida e boa parte dos artefatos é resquício do desenvolvimento tecnológico da McLaren,m como por exemplo a fibra de carbono. Isso merece um post qualquer dia…

    Publicado por Becken Lima | 01/09/2009, 7:49 pm
  17. Fernando – Passei pelo seu comentário sem ler, mas a teoria do Ico tem fundamento. Espero que ele descubra algo por que esse “bug” destruiu 4 corridas do Rubens e comeu bons pontos que agora fazem falta!

    Publicado por Becken Lima | 01/09/2009, 9:15 pm
  18. Caras..eu tenho gravado as corridas deste ano, e nas gravações que vi e revi, algo muito estranho acontece na batida do Button e Grosjean. tendo a concordar com o Flavio Gomes…

    Alguém bateu em Button, mas foi ele que bateu no Grosjean e o tirou da corrida. E aí eles ferraram Alguersuari e Hamilton. Só não consigo identificar quem é.

    Publicado por Ridson | 01/09/2009, 9:50 pm
  19. Ridson, como assim alguém bateu em Button?

    Na câmera onboard de Rubinho dá pra ver claramente que o Button desiste de tentar ultrapassar o Kova e volta pra linha original de tangência e é nesse momento que ele simplesmente toca no Grosjean.

    Pra mim, o Button estava errado, pois o Grosjean fazia a mesma linha de tangência do Kova e estava bem colado nele. Button tinha que ter dado uma olhada no retrovisor antes de voltar pra linha original.

    Pelo menos é esse o meu ponto de vista.

    Publicado por Daniel Gomes | 01/09/2009, 11:56 pm
  20. Não sei se alguém realmente tocou nele, mas ele muda bruscamente com a sua trajetória no carro, como se trepidasse depois de uma batida ou uma jogada dura na zebra.

    À primeira impressão , pensei o mesmo que vc e até coloquei isso no meu blog. Revendo, isso não me ficou tão claro, e ficou mesmo muito estranho a saída de trajetória dele.

    Eu posso rever isso quando quiser, e espero que alguém tenha feito a mesma coisa que eu. às vezes dá um problema na gravação, por conta do sinal satélite, mas em geral a qualidade é boa. Estou fazendo a partir de agora uma videoteca com essas corridas.

    Bernie extrapola e muito nessa proibição de circular as corridas. O que realmente ele ganha com isso eu não consigo enxergar. Se alguém roubasse dele os direitos de transmissão na mesma hora da transmisssão eu ficava calado…depois? o que se perde vendo sua marca circular cada vez mais e mais?

    Publicado por Ridson | 02/09/2009, 8:58 am
  21. Daniel…p/ ver se ajudo a elucidar as polêmicas das batidas no gp da bélgica, postei esse aqui

    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/09/tres-polemicas-e-um-aniversario.html

    Publicado por Ridson | 02/09/2009, 12:14 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: