//
você está lendo...
ARTIGOS

Como andam e andarão as investigações sobre o Nelsinhogate

IMAGEM: TIMES/Reprodução runnelsonrun(CORRA, Nelsinho, corra…)

O grande Joe Saward sumarizou em seu blog como anda e como será o andamento das investigações sobre a suposta manipulação do resultado do GP de Cingapura de 2008:

  • Como Reginaldo Leme já havia adiantado em seu furo no domingo, o processo de investigação estava mais adiantado do que supunha-se e a FIA já havia coletado depoimentos de integrantes da equipe. Joe aponta que entre estes depoentes estão Pat Symonds, Fernando Alonso e Flavio Briatore.
  • A companhia independente que está colhendo provas, dados e depoimentos, chama-se Quest, especializada em investigação corporativa e famosa pela atuação nas transferências da Liga de Futebol Inglesa há alguns anos atrás.
  • A FIA terá acesso à telemetria e dados do carro de Nelsinho Piquet, como a angulação de volante e aceleração no momento do acidente, o que será comparado aos dados providos nas voltas anteriores — algo que poderia indicar se o carro rodou deliberadamente;
  • As transmissões de rádio serão analisadas para verificar se há conversas fora de padrão e contexto em comparação com a sua estratégia na prova, estado do carro e posição na corrida;
  • O contexto político e econômico da equipe, que sofria grande pressão para entregar resultados e justificar a sua existência aos executivos da fábrica na França, certamente será levando em conta;
  • Joe lembra que mesmo que sejam encontradas evidências circunstancias, elas ainda podem ser o suficiente para que a FIA chegue à conclusões e imponha penas — como foi o caso da McLaren em 2007 com Stepneygate ou da própria Renault em 1994, com um sistema de largadas que a FIA jamais provou ter sido usado.
  • Não houve até agora qualquer manifestação formal da Renault sobre o caso. A única pista do que pensa a equipe é a alegação de Briatore — através de Bernie Ecclestone — de que nada sabia sobre a tal acusação.
Anúncios

Discussão

22 comentários sobre “Como andam e andarão as investigações sobre o Nelsinhogate

  1. Becken,

    Alguem por acaso disse quem fez a denuncia ?

    Ninguem dos Piquets se pronunciou a respeito ?

    Abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando | 02/09/2009, 12:48 pm
  2. Becken,

    Pelo que me lembro, no dia que o Reginaldo Leme deu o furo de reportagem ele foi muito claro ao dizer que já haviam sido colhidos depoimentos contundentes e comprometedores contra a Renault. (talvez você conseguisse postar o vídeo do momento em que o Reginaldo Leme deu a notícia, para que possamos ter uma melhor idéia sobre o que ele já sabia naquela data)

    Penso que a FIA jamais gastaria grana, e não deve ser pouca, pagando uma empresa particular para iniciar uma investigação se a denúncia não viesse acompanhada, no mínimo, de um lastro probatório. Palavra por palavra, acho que a FIA nao iria partir pra uma ofensiva deste porte, creio que algum tipo de prova foi levado até ela e que se fizesse justificar toda essa investigação. Pq se isso tudo for inverídico, e tiver a investigação partido apenas de uma denúncia sem nenhum fundamento, a FIA vai acabar fazendo papel de idiota.

    PS: Lembrem-se de que desde o ano passado já existia a desconfiança e o burburinho sobre esse acidente e, nem por isso, a FIA havia iniciado uma investigação. De lá pra cá alguma prova ou fato novo surgiu e com peso suficiente para justificar a investigação.

    Publicado por Galkadesh | 02/09/2009, 1:03 pm
  3. Não, Fernando. Esse é um grande mistério e Reginaldo leme revelou na SporTV que ele obteve a informação de uma fonte de dentro da Renault, mas nada sobre QUEM fez a denúncia.

    Abs

    Publicado por Becken Lima | 02/09/2009, 1:03 pm
  4. O Reginaldo Falando:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1114529-7824-REGINALDO+LEME+DIZ+QUE+ACIDENTE+EM+QUE+TERIA+SIDO+PREMEDITADO+PELA+RENAULT,00.html

    Publicado por Becken Lima | 02/09/2009, 1:09 pm
  5. Viu, Becken. Na parte final do vídeo ele fala que já haveriam depoimentos contundentes que incriminariam o Flávio Briatore.

    Publicado por Galkadesh | 02/09/2009, 1:16 pm
  6. É Galka, vc tinha razão…

    Publicado por Becken Lima | 02/09/2009, 1:26 pm
  7. Dados de telemetria são tão facilmente adulterados…..

    Publicado por fernando-ric | 02/09/2009, 2:24 pm
  8. É Becken..lá mesmo no meu blog hj eu aponto essa questão da pressão pelos resultados…

    existem alguns fatores prós e contras a essa medida.
    Até coloco assim lá

    “Os condicionantes favoráveis À merda ocorrer são:

    – Na F1 não há tolos, a vitória interessaria muito para manter Alonso na equipe em 2009 e sem dúvida mostrar aos executivos da Renault bons resultados (que conseguiram em outra vitória, no Japão, fora o 2º lugar no Brasil).

    – Briatore seria sim capaz disso.

    – Piquet precisava demonstrar lealdade à equipe e ao Briatore para se manter na categoria neste ano, 2009. E obviamente deu errado.

    – O acidente foi estranho. E mais estranha foi a calma de Piquet no rádio na hora da batida.
    Os condicionantes contrários são:

    – Os Piquet não são tolos: fazer isso …alguma hora seriam descobertos e manchariam o nome Piquet na categoria e muito mais, dariam possibilidades mínimas de atrair patrocínios e equipes para o Jr.

    – naquela curva, as ondulações não perdoam. E Piquet quase fazia merda no aquecimento dos pneus na volta de apresentação aparentemente na mesma curva. Por estar mais lento, conseguiu segurar.

    – fazer uma operação dessas é arriscada demais e Briatore arriscaria demais o pescoço seu e de muitos no negócio.”

    quiserem conferir o resto do texto cliquem no meu nome e confiram lá…

    agora a não-manifestação do Briatore pode indicar um certo receio em dar bandeira e fornecer pistas aos investigadores. Ou uma tentativa de ganhar tempo nos bastidores para sair de fininho.

    Mesma coisa se aplicaria aos Piquet?

    Publicado por Ridson | 02/09/2009, 2:28 pm
  9. É muito importante que se saiba quem iniciou o processo de investigação, pois, se não foram os Piquet que fizeram a denúncia, Nelsinho ainda tem uma mínima chance de andar de F1.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 02/09/2009, 2:56 pm
  10. Ocorreu-me um fato jurídico que oa amigos advogados comentáristas do blog podem dizer se é possível.

    Delação premiada.

    Se o Nelson “caguetou” o Briatore para o Mosley e ganhou de prêmio que seu nome não seria envolvido em momento algum nas investigações, e que teria seu lugar garantido no grid em 2010 ? Diga-se Manor.

    As possibilidades são enormes, e de quebra cai mais um picareta da F1, e o Mosley sai mais feliz.

    Sobre a fofoca feita durante a corrida depois que o Galvão pegou os cacos do queixo, ele afirmara que o Nelson pai, teria a bomba (que seria a compra da BMW para muitos aqui, incluindo-me) e que a bomba estava aí, então seria essa a razão dele estar no paddock todos esses tempos ?

    Publicado por Claudemir Freire | 02/09/2009, 3:01 pm
  11. Becken e amigos,

    “… a coisa é que teria sido premeditado o acidente, uma rodada do Nelsinho, em lugares, até lugares predeterminados, pra que houvesse a entrada do carro de segurança..”

    “…já tem depoimentos contundentes que incriminariam o Flávio Briatore”.

    Eu já começo a acreditar que isso realmente aconteceu. Já começo a tomar como fato tal manobra da equipe para a vitória de Alonso. No que isso vai dar e se vai dar, é outra história.

    O que acontece é que alguém abriu o bico. E se há DEPOIMENTO(S), é porque esse “alguém” não se trata de apenas uma pessoa.

    Se a investigação tomou corpo, é porque alguma coerência foi encontrada na tomada de depoimentos dos envolvidos. Se fosse só o Nelsinho, até poderia parecer ódio de mulher traída, mas pelo que o Reginaldo disse, há depoimentoS.

    Se tal compatibilidade de depoimentos apontasse para a normalidade, a investigação restaria fadada ao abandono, o que vemos não é o caso.

    Então o x da questão é esse. O que levou a FIA a se dignar abrir uma investigação desse porte. Outra, essa investigação viria à tona, ou só veio por conta do furo do Reginaldo Leme? O que a FIA faria com os resultados obtidos. Moeda?

    Publicado por Iomau | 02/09/2009, 3:14 pm
  12. Huummmmm… achei uma entrevista interessante que indica um ato falho do Briatore em uma entrevista logo após o GP:

    Q: Even Nelson Piquet chipped in. If not for his safety car, Fernando wouldn’t have been there.

    FB: ‘We don’t know… No, because it was Barrichello, the safety car was out for Barrichello anyway.’

    Q:A fantastic gamble to go light with the super soft tires?

    FB: ‘You know what, we wanted to demonstrate to the organizers that it’s possible to overtake. We have only 13-14 laps, and after that – we had the soft tire it was a disaster for everybody, including us – we try to take the risk. It was impossible to overtake Nakajima, at this moment we take the risk to call Fernando in and fuel the car, with the right tyres, and see if something happened. And this is what happened.’

    Primeiro ele é defensivo quando o repórter pergunta do acidente do Nelsinho e tegiversa para o Barrichello: ‘[a entrada da safety car]foi para Barrichello de qualquer maneira…”

    Depois ele diz que pôs o Alonso leve, para 12 voltas, para mostrar aos promotores do evento que era possível ultrapassar em Cingapura, depois diz que era impossível passa o Kazuki Nakajima.

    Que história esquisita e mal contada….

    LINK: http://formula-one.speedtv.com/article/f1-briatore-blamed-barrichello-in-singapore/

    Publicado por Becken Lima | 02/09/2009, 3:27 pm
  13. Interessante que a FIA tem tanta consciencia da sua falta de credibilidade que buscou uma investigação externa (o que também aponta que eles levam a coisa muito a sério).

    Publicado por Filipe Furtado | 02/09/2009, 3:51 pm
  14. Interessante que a FIA tem tanta consciencia da sua falta de credibilidade que buscou uma investigação externa (o que também aponta que eles levam a coisa muito a sério)

    Eu imagino, Filipe, que seja prache em uma denúncia dessa natureza a investigação ser coordenada por uma empresa de fora, especialista em fraudes e que oferece um certo distanciamento da questão e evita conflitos de interesses.

    Por incrível que pareça a FIA está sendo exemplar nesse caso!

    Publicado por Becken Lima | 02/09/2009, 4:18 pm
  15. Não creio que se cheguem aos culpados. Na pior das hipóteses, Nelsinho teria de confirmar. O que jamais acontecerá. Sempre poderá alegar que foi um acidente.

    Publicado por Ylan Marcel | 02/09/2009, 4:26 pm
  16. Acredito que não tenha sido ninguém dos Piquet quem denunciou.

    Mesmo com a história da “delação premiada”, isso ia pegar MUITO mal para o Piquet perante os outros chefes de equipe…

    Ou seja, a FIA daria uma imunidade ao Piquet, que não seria punido, mas quem ia querer na equipe um piloto “dedo-duro”? Qual patrocinador não ia se opor à contratação de um piloto capaz de compactuar com a manipulação do resultado de uma corrida?

    Complicado isso…

    Ou (veja bem OU) o Piquet já tem tudo devidamente acertado pra 2010 e, tranquilo quanto a isso, jogou o material no ventilador. Veja bem que no twitter dele ele diz que “as coisas estão andando bem pro ano que vem”.

    Agora, estranho que hoje saiu a notícia de que a FIA está investigando fatos “além da corrida de Cingapura”… que outros fatos seriam esses???

    Outra coisa Becken, vc que também é frequentador do blog do Joe Saward, viu o post onde ele conta que tem a informação de que o Piquet foi visto em Maranello por esses dias?

    Publicado por Bruno | 02/09/2009, 4:37 pm
  17. Bruno,

    Eu vi no blog do Joe Saward, comentário sobre a visita de Nelsinho a Maranello. Disseram nos coments do post, que ele é um piloto que já sabe lidar com KERS. Também deram uma fritada nele.

    “The other option would be Nelson Piquet Jr. We are told that Nelson was spotted visiting Ferrari recently. Piquet will be motivated to show F1 that he is better than his time at Renault made it seem, but for Ferrari there is an element of risk in such a move because there are no guarantees, despite the fact that Nelson scored 19 points in his 28 races with Renault, including a second place in Germany last year.”

    Esse NAP é mesmo um ser esquisito e muito misterioso. Foi fazer o que lá? Tá passeando eu acho.

    Publicado por Iomau | 02/09/2009, 5:17 pm
  18. Iomau, se vc traduzir o texto que colou aí, não foi bem uma fritada não…

    “A outra opção seria Nelson Piquet Jr. Temos informações de que Nelson foi visto visitando a Ferrari recentemente. Piquet estará motivado a mostrar à Formula 1 de que ele é melhor do que sua época na Renault fez parecer, mas para a Ferrari há um elemento de risco nessa manobra, porque não há garantias, apesar do fato de Nelson ter marcado 19 pontos em suas 28 corridas pela Renault, incluindo um segundo lugar na Alemanha ano passado”

    Agora, realmente: o que ele teria ido fazer lá?

    Publicado por Bruno | 02/09/2009, 5:24 pm
  19. (Momento, especulação)

    É pessoal, a questão probatória é realmente difícil, se a denúncia partiu dos Piquet. Do contrário, caso a denúncia tenha partido de gente de dentro da Renault e que queria puxar o tapete do Flávio Briatore aí vai ter prova até demais .. hehehe

    Publicado por Galkadesh | 02/09/2009, 5:58 pm
  20. Como então poderíamos explicar o fato do Reginaldo Leme ter dito que (e olha que sua fonte foi de dentro da Renaul, como disse o Becken), existiam depoimentos contundentes e que incriminavam o Briatore? Quem estava depondo eram os próprios funcionários da Renault. Estariam ele dando depoimentos tão comprometedores assim contra seu chefe sem motivo algum?

    chega de especular .. parei.

    Publicado por Galkadesh | 02/09/2009, 6:05 pm
  21. Galkadesh, também tenho a mesma impressão de que a onda de fofocas partiu de dentro da Renault e de gente que esta lá para tirar de vez o Briatore, sem envolvimento do Nelson Piquet.

    Como já disse, eles só fariam isso caso estivessem bem calçados, no tipo de delação premiada, onde nenhuma vez apareceria seu nome e com vaga garantida em 2010.

    Por isso, novamente pela milésima vez, não vai dar em nada.

    Quem estiver pensando em puxar o tapete do Briatore tem que lembrar que ele é afilhado do Devil-Bernie, e magoar o mafioso é o mesmo que magoar o capeta-em-miniatura-de-cabelos-brancos.

    Publicado por Claudemir Freire | 02/09/2009, 6:53 pm
  22. Li há pouco no blog do Victor Martins um breve depoimento do Roberto Moreno. Embora eu esteja torcendo pro Briatore se dar mal nessa história (ou em qualquer outra que ele venha a se envolver), o que o Moreno diz faz sentido: a parada naquele momento do Alonso não garantiria a vitória mais ao final.

    Vale lembrar que a Ferrari estava muito bem e que o fato preponderante para o esgotamento das chances de vitória de Massa foi o desastrado pitstop da equipe. Caso a parada tivesse sido normal, ele estaria na briga, sem sombra de dúvida.

    Publicado por Julio Lima | 02/09/2009, 8:46 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: