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Poderá Fisichella bater Kimi em Monza?

IMAGEM: Ferrari/DivulgaçãoKIMIXFISI (FÍSICO lidera Kimi na Bélica: poderá o italiano, a bordo do F60, repetir o mesmo desempenho de Spa em Monza?)

Eu aguardo com grande expectativa a performance de Giancarlo Fisichella em Monza no próximo domingo. Tenho certeza de que o desempenho do italiano na Ferrari nos oferecerá a oportunidade de fazer diversas leituras e interessantes deduções.

A primeira é quanto ao desempenho de um piloto em um carro que não tem os seus próprios “inputs” — ou influência em termos de set-up no desenvolvimento. A segunda é fazer um “paralelo virtual” entre a performance de um ativo veterano de 36 anos em um carro que jamais pilotou, e imaginar do que seria capaz um quarentão fora de forma como Schumacher contra Kimi Raikkonen.

Eu acredito que grande parte da bile regurgitada pela imprensa especializada sobre Luca Badoer tem muito a ver com essa frustração pela desistência de Schumacher e o desempenho de Giancarlo diante de Kimi nos oferecerá uma pista — uma amostra ao menos — do que um piloto “estrangeiro” na Ferrari até dias atrás — mas em forma — poderá fazer diante do finlandês, que conhece o F60 de cabo a rabo.

A perfomance de Fisichella com um Force India em Spa foi convincente, mas poderá o italiano extrair motivação e alguns décimos extras ao ver Monza inundada por um mar vermelhor de Tifosis e assim bater Kimi?

Eu tenho lá minhas dúvidas, principalmente diante das últimas e endiabradas performances de Raikkonen, que pareceu imbatível nos primeiros momentos do GP da Bélgica, como se estivesse lutando para convencer os italianos de que ainda guarda aquele espírito guerreiro de 2005. Para ser ter uma boa perspectiva, é bom saber que desde a volta das férias de Verão da F1 ninguém marcou mais pontos no campeonato que o finlandês…

Quem entre os dois pilotos da Ferrari levará a melhor domingo em Monza ? Vote na enquete, mas fique à vontade para expressar a sua opinião na sessão de comentários.

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Discussão

8 comentários sobre “Poderá Fisichella bater Kimi em Monza?

  1. Hi Becken, this my usual post regarding the Circuit

    My Analysis of Monza using Motec i2 pro(Mainly braking)

    Monza has no shortage of heavy braking points, this should heavily aid the kers equipped mclaren, ferrari & possibly renault. The major braking points are Rettifilo Tribune, Variante della Roggia, Variante Ascari & the entry into the parabolica. I would classify the lesmo’s as moderate braking zones. So Kers can pretty much be deployed anywhere, as recharging won’t be a problem. Where the drivers actually use it will be interesting to watch. I suspect drivers will be using kers more for gain in acceleration than top speed, using kers to gain momentum out of the Lesmo’s & parabolica would be ideal.

    I’ve used various parameters in my analysis

    1) A map of the circuit with a small dot indicating the position of the car. (note the darker colour in the braking zones)

    2) Brake pedal position (notice how it reaches peak position often)

    3) Throttle position(green)

    4)Then there is a numeric bar gauge displaying longitudinal & lateral g-forces

    5) Then there is a red colour graph of brake-pedal position(in %) vs time(in sec) notice where it reaches its peak.

    6) Then there is a green colour graph of throttle pedal position (in%) vs time(in sec)

    7) One more graph depicts brake temperature vs time ( Notice that the brake temperatures easily exceeds 1000c, unlike spa)

    8)There are 3 gauges displaying the Gear,engine rpm & cornering speed.

    9) In addition to the above, I’ve included a Scatter Plot of Brake temperature( in Celsius) Vs Engine RPM(in rpm)

    10) You can also see the variation of the brake temperature in the numeric bar gauge.

    Inference:-

    Monza is very much suited for KERS equipped cars, we can expect some strong performances from McLaren & Ferrari. I expect McLaren to outshine Ferrari for two reasons

    1) Mercedes Engine & Kers are known to be more superior.

    2) McLaren’s always seem to ride the kerbs better than most others.

    Monza Brake Analysis by me :–


    ……………………………………………………………………………………………..

    Minha análise de Monza com Motec i2 Pro (Principalmente de travagem)

    Monza não tem escassez de pesados pontos de frenagem, isso deve ajudar o KERS fortemente equipados McLaren, Ferrari e Renault, possivelmente. Os principais pontos de travagem são Rettifilo Tribune, Variante della Roggia, Variante Ascari e à entrada na Parabolica. Eu classificaria o Lesmo como moderada zonas de travagem. Assim Kers pode muito bem ser implantado em qualquer lugar, como recarga não será um problema. Sempre que os motoristas realmente usá-lo vai ser interessante para assistir. Eu suspeito que os motoristas serão usando kers mais para o ganho em aceleração de velocidade máxima, kers usando para ganhar impulso para fora da Lesmo’s & parabolica seria o ideal.

    Eu usei vários parâmetros na minha análise

    1) Um mapa do circuito com um pequeno ponto indicando a posição do carro. (observe a cor mais escura nas zonas de frenagem)

    2) posição do pedal do freio (repare como ele alcança a posição de ponta, muitas vezes)

    3) A posição do acelerador (verde)

    4) Depois, há um indicador numérico bar exibindo forças longitudinais e laterais do G –

    5) Depois, há uma curva de cor vermelha de posição do pedal do freio (em%) vs tempo (em seg) aviso onde atinge seu pico.

    6) Depois, há um gráfico de cor verde de posição do acelerador (em%) vs tempo (em seg)

    7) Um gráfico mostra mais freio temperatura vs tempo (Observe que a temperatura dos travões facilmente exceder 1000c, ao contrário do spa)

    8) Existem 3 bitolas exibindo as artes, a rotação do motor e velocidade em curva.

    9) Para além do referido, eu incluí um gráfico de dispersão de Freio de temperatura (em graus Celsius) Vs Engine RPM (em rpm)

    10) Você também pode ver a variação da temperatura no freio a bitola bar numérico.

    Inferência: —

    Monza é muito adequado para KERS carros equipados, podemos esperar algumas performances forte da McLaren e Ferrari. Espero que a McLaren para ofuscar a Ferrari por dois motivos

    1) Mercedes Motor & Kers são conhecidas por serem mais superior.

    2) McLaren parecem sempre montar as zebras melhor do que a maioria dos outros.

    Monza Freio Análise por mim: —

    Publicado por mp4-19b | 07/09/2009, 6:47 am
  2. Becken, vc certamente jah deve ter visto, mas …: Mercedes pode comprar parte da Brawn->
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/78399

    Publicado por Filho do vento | 07/09/2009, 9:41 am
  3. Estou curioso para saber como a Mercedes atuará sendo acionista de duas equipes fortes. Até agora o padrão da categoria, no que se refere à participação de montadoras, foi o esquema “equipe principal e clientes de motores” ou “equipe principal e satélites (os times B)”. Seria o início de um novo padrão? Ou o começo de um divórcio entre McLaren e Mercedes?

    Os escândalos da espionagem e a trapalhada em Melbourne teriam abalado a credibilidade de Working? Como os alemães absorveram o impacto (fora dos microfones, claro)?

    Por outro lado, a Mercedes tem boa parte das ações da McLaren e sempre pareceram ter uma relação harmônica com os ingleses, inclusive no que se refere as parcerias tecnológicas. Mas também é curioso que a McLaren tenha feito um superesportivo com motor… McLaren! Seria possível os ingleses produzirem um motor McLaren???

    Bah, eu e minhas especulações…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 07/09/2009, 10:36 am
  4. Becken,

    A mágica que o Fisichella fez com o Force India até hoje ninguém entendeu. Isso só reforça minha tese de que aquilo foi coisa arranjada em terreiro de candomblé. Talvez repita também na Ferrari, em Monza, jogando para o espaço as ações da Casa das Forças Ocultas Imbondation Inc. Mme Sara Vaz (nome oficial da trapizonte). Ainda assim terá sido uma zebra fenomenal.

    A lógica é o Kimi Raikkonen dar no italiano um banho e fazer barba, cabelo e bigode. Antes porém deve o finlandês tomar um banho de sal grosso e dormir dentro do carro de sábado para domingo – sóbrio, de preferência.

    O problema é que esta temporada de 2009 tem deixado muito pouco espaço para a lógica e a zebra tem imperado desde a pre-temporada.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 07/09/2009, 4:12 pm
  5. Se o fisico botar tempo em Kimi é melhor ele pedir pra sair.

    Acho pouco provável que isso aconteça. Kimi deve andar forte novamente em Monza.

    É impressionante como a ausência de Massa na equipe fez bem a Raikkonen.

    Publicado por Beatle Ed | 07/09/2009, 4:14 pm
  6. Becken en 1999 qdo o Salo foi para Monza deu pau no Irvine na classificacao e ia muito bem na corrida, Monza nao eh um circuito tecnico so com chicanes e freadas assim acho que o Fisichella que eh muito melhor piloto que os que passaram por ahi pode sim fazer bonito e quem sabe bater o Raikkonen.

    Abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 07/09/2009, 4:33 pm
  7. Engraçado como o KIMI é outro piloto quando tem ao seu lado um piloto de nível inferior.

    Publicado por Hugle | 08/09/2009, 10:35 am
  8. Rsrsrs.

    Quem estava ao lado do Raikkonen quando ele foi campeão? Massa.
    E quando foi vice? Montoya.

    O cara é bom mesmo, não tem jeito.

    Adoraria vê-lo na Mc Laren outra vez, de preferência ao lado do Hamilton ou na própria Ferrari com o Schumacher ou o Alonso.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 09/09/2009, 12:14 pm

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