//
você está lendo...
ARTIGOS

Em Monza, KERS pode colocar McLaren, Ferrari e Renault na briga

IMAGEM: McLaren/Divulgação lewiseaurouge(LEWIS sobe a ladeira da Eua Rouge: o KERS bem desenvolvido da equipe pode ser uma arma poderosa em Monza)

Eu achei muito interessante ler Martin Whitmarsh explicando como o KERS será utilizado na grande reta de Monza nesse final de semana. Segundo o Chefe da McLaren, o KERS poderá ser disparado duas vezes na grande reta, antes e depois da linha de chegada/partida — algo que se deve ao limite de 6.6 segundos no uso do sistema por volta. Cruzada linha de chegada/partida, o temporizador que limita o uso do sistema zera e abra-se uma nova janela de 6.6 segundos para sua reutilização.

O certo é que essa peculiaridade no uso do sistema em Monza parece apontar o KERS como uma arma poderosa nesse final de semana, a ponto de a Red Bull — mesmo sem tê-lo testado — ainda assim considerar o seu uso. Já a Renault não teve dúvidas, levou o sistema para o solo sagrado do automobilismo italiano.

Pat Symonds, diretor técnico da Renault, estima em 25 décimos o ganho de tempo alcançado em Monza. Em termos práticos, 4 carros estavam dentro desses 25 décimos na segunda fase da classificação (Q2) da Bélgica. Resta saber se a Renault terá algum comprometimento aerodinâmico pela súbita volta do sistema que não era usado desde o GP do Bahrein.

Então, quem podemos apontar como favorito entre os carros com KERS? Segundo o nosso amigo inglês, MP4-19b, que fez uma brilhante análise do carregamento e uso do sistema na sessão de comentários, a McLaren, provida do melhor sistema, pode ter uma pequena vantagem entre os carros “cinKERSizados.”

O KERS melhor desenvolvido da McLaren junto com seu amortecedor inercial — o J-DAMPER — que dará uma bela mão nas zebras altas de Monza, podem ser a chave para mais um pódio da equipe de Woking em Monza.

Discussão

10 comentários sobre “Em Monza, KERS pode colocar McLaren, Ferrari e Renault na briga

  1. O KERS já vinha tendo um papel importante nas últimas provas. Prova disso é a vitória da Ferrari em Spa. Ela não aconteceria (provavelmente) sem o sistema.
    Em Monza a McLaren entra como clara favorita realmente. Mas sempre é preciso ter cautela. Essa temporada é mutável. Sempre nos reserva surpresas. Eu acredito que o mesmo pode acontecer nesse fim de semana.

    Publicado por Willian | 08/09/2009, 11:32 am
  2. Mas sempre é preciso ter cautela. Essa temporada é mutável. Sempre nos reserva surpresas. Eu acredito que o mesmo pode acontecer nesse fim de semana.

    É verdade Will, por isso eu projetei um pódio para a equipe. É preciso verificar como andarão as sessões livres. Eu imagino que os pneus, os mesmos de Spa, podem ter um impacto significativo em Monza.

    É uma pena que o Hamilton não tenha corrido em Spa, poderíamos ver como ele, particularmente, gerenciava os seus pneus ao longo da corrida e isso poderia dar alguma pista do seu desempenho em Monza..

    Publicado por Becken Lima | 08/09/2009, 11:40 am
  3. No meio dessas deduções todas, não se esqueçam de um factor essencial: O tempo

    Publicado por Cavallino Rampante | 08/09/2009, 12:16 pm
  4. No meio dessas deduções todas, não se esqueçam de um factor essencial: O tempo

    Previsões indicam temperaturas quentes, talvez com chuva leve no sábado e domingo. Nas próximas horas talvez tenhamos um quado mais claro da previsão do tempo para o final de semana…

    Publicado por Becken Lima | 08/09/2009, 1:00 pm
  5. Becken,

    Até onde eu sei o Kers é recarregado em frações de segundo na primeira frenagem subsequente ao uso total da energia acumulada.

    Não é necessário que seja uma pista de freadas fortes, etc.

    O que não dá para entender é como um carro poderá usar o Kers na entrada da reta e novamente depois da linha de chegada se não houve uma freada para seu recarrego ?

    Outra coisa, depois de ser execrado no início da temporada, o Kers hoje está se tornando um diferencial competitivo para as equipes que o usam, isso com apenas 10 corridas de desenvolvimento e sem testes de pista no ano.

    Eu continuo achando o Kers uma das grandes propostas da F1 nos últimos anos, pois seu desenvolvimento seria posteriormente e paulatinamente utilizado no seu e no meu carro.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 08/09/2009, 2:17 pm
  6. Becken e amigos,

    “…depois de ser execrado no início da temporada, o Kers hoje está se tornando um diferencial competitivo para as equipes que o usam, isso com apenas 10 corridas de desenvolvimento e sem testes de pista no ano….”.

    Perfeito.

    “Eu continuo achando o Kers uma das grandes propostas da F1 nos últimos anos, pois seu desenvolvimento seria posteriormente e paulatinamente utilizado no seu e no meu carro.”.

    Isso poderia acontecer muito mais rapidamente se fossem liberados os testes. Imagine o kers utilizado em grandes composições de trens de carga e passageiros, em metrôs, ônibus, caminhões etc.

    As previsões do post são bem tranquilas e certas. Mas, pelamordedeus, alguém aí me conta o que aconteceu com a Force India na Bélgica. Todo mundo evitou falar do assunto… será porquê?

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 08/09/2009, 7:01 pm
  7. As previsões do post são bem tranquilas e certas. Mas, pelamordedeus, alguém aí me conta o que aconteceu com a Force India na Bélgica. Todo mundo evitou falar do assunto… será porquê?

    Hummm…. vc está coberto de razão. A Force India merece um post. Não prometo, mas farei o possível para escrever algo a respeito nos próximso dias antes de Monza!

    Publicado por Becken Lima | 08/09/2009, 7:04 pm
  8. Vai ser ótimo ver o KERS em outras equipes, como a Renault e a Red Bull. Todos falam bem do KERS da McLaren, mas a verdade é que só ela e a Ferrari vêm usando e desenvolvendo o sistema regularmente. E o da Ferrari não me parece muito inferior ao da McLaren, até porque faz já algumas corridas que a Ferrari não tem problemas com o ele como tinha antes.
    Quanto a corrida, vi no UOL que para o sábado se espera um temporal. Se isso ocorrer no horário do qualifying e bagunçar as posições no grid, talvez tenhamos mais um novo vencedor de grande prêmio este ano.

    Publicado por Carlos T. | 08/09/2009, 9:45 pm
  9. talvez tenhamos mais um novo vencedor de grande prêmio este ano.

    Eu adoraria ver a Toyota vencer a sua primeira corrida com o Glock…

    Publicado por Becken Lima | 08/09/2009, 9:52 pm
  10. òtimo achei muito legal essa postagem, é incrível do que essa peça é capaz, eu recomendo tambem esses sites, mas ñ saia desse site ok.

    Mulheres na Formula 1  Volante
    Veja também
    ferraris

    Publicado por Ferrari | 22/09/2009, 6:24 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: