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Autosport revela surpreendentes detalhes do ‘Nelsinhogate’

IMAGEM: Renault/Divulgação nelsplrenult(NELSON: mais detalhes viearam à tona hoje via Autosport)

A Autosport acaba de publicar em seu site um bombástico artigo com informações exclusivas de mais um capítulo do Nelsinhogate. O artigo, escrito por Jonathan Noble e Michele Lostia, traz à tona mais detalhes da escabrosa história que a cada dia torna-se mais crível.

Segundo os dois jornalistas, o “briefing” pré-corrida acontecido no motorhome da Renault no domingo, pouco antes da corrida, é o fato chave por trás do acidente protagonizado por Nelsinho. Teria sido nessa reunião que Pat Symonds, diretor técnico da equipe, junto com Flavio Briatore, orientaram o brasileiro a bater o R28 na curva 17, entre as voltas 13 e 14, logo depois da parada nos boxes de Alonso, ocorrida na volta 12.

A matéria da Autosport garante também que:

  • Symonds e Briatore confirmaram para a FIA a tal reunião, mas isentaram-se de culpa, sugerindo que a idéia teria partido do próprio Nelsinho.
  • As acusações contra a Renault vieram à tona por parte de Nelson Piquet Pai, em contato direto com o presidente da FIA, Max Mosley, no dia 26, data da última corrida de Nelsinho pela Renault.
  • No dia 30 de Julho, em Paris, Nelsinho deu o seu testemunhou pessoal dos eventos ocorridos em Cingapura/2008 para os comissários da prova, Alan Donelly e a companhia britânica responsável pela investigação paralela, a QUEST.
  • Em seu artigo, a Autosport replica material da revista italiana Autosprint, que teve acesso à telemetria do carro de Nelsinho em Cingapura que revela que o brasileiro continuou acelerando na curva em que ocorreu o acidente.
  • Briatore foi visto alegando ter sido estorcido pela família Piquet.
  • Foi ouvido de Pat Symonds pelo paddock que “durante a reunião pré-corrida com Piquet, a questão sobre causar de forma deliberada a entrada do safety-car veio à tona, mas como proposta partida do próprio Nelsinho.”

O único comentário a se fazer para vocês, em vista do que a revista inglesa acaba de publicar, é que quando a Autosport tem informações e publica-as sem pestanejar, é muito improvável que ela esteja errada…

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Discussão

53 comentários sobre “Autosport revela surpreendentes detalhes do ‘Nelsinhogate’

  1. Becken,

    “… quando a Autosport tem informações e publica-as sem pestanejar, é muito improvável que ela esteja errada…”

    Ainda mais informações tão detalhadas como estas.

    Parece que a partir de agora não haverá mais negação sobre a batida ter sido deliberada. Teremos sim, inicio a um jogo de acusações entre a Renault e os Piquet para ver quem consegue empurrar a culpa para o outro lado.

    Se realmente não houver mais contestação quanto ao dolo de provocar a batida, não há desculpa que salve o Briatore, mesmo que a idéia tenha partido do Nelsinho durante o briefing pré-corrida, o patrão é quem responde por seu empregado. No mínimo ele acatou a idéia do Piquet. Mas ainda duvido que a idéia tenha partido do próprio piloto.

    Publicado por Galkadesh | 09/09/2009, 3:04 pm
  2. Becken e amigos,

    Kkkkkkk!!!!!
    Esse Briatore é um fanfarrão.
    Agora, de figura importante da F1 e Todo-Poderoso da Renault ele passou coitadinho que obedeceu ordens do Nelsinho Piquet.

    Coitadinho do Briatorezinho…
    Vem cá, Totô…
    Titio vai xingar o PiqueTutu e por melzinho na sua chupetinha. Mostra a linguinha pra o Tutu, mostra… Sai pra lá, Piquetutu.

    Vai ser podre lá no meio dos infernos.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 09/09/2009, 3:19 pm
  3. É uma grande pena…e uma mancha enorme no nome Piquet…

    Até onde vai alguém para conseguir seus objetivos ? Diz-se que todo homem tem seu preço, e parece que o de Nelson Ângelo Piquet é o valor de uma renovação de contrato…

    O Galvão Buenno matou a charada na transmissão do GP da Bélgica, quando depois de assimilar a informação do Reginaldo Leme, lembrou-se de uma conversa com Piquet pai, onde ele afirmava que estava acompanhando as corridas não porque queria, mais porque havia muito em jogo….coisas grandes que iriam acontecer…

    De tudo, fica ainda a covardia de Briatore e Pat Simons em afirmar que a idéia partiu de Nelsinho. Pelo que está colocado pela Autoesport a reunião foi no dia da corrida, e a estratégia e o peso leve do Alonso definido no sábado…logo…podemos concluir que tudo foi definido no sábado, com a comunicação ao Nelsinho no domingo. Impossível também imaginar que Alonso não sabia disso, pois sua estratégia de corrida foi totalmente fundamentada no pressuposto da entrada de um saft car no início da prova.

    Uma pena…uma grande pena…em dois anos tivemos a espionagem da Maclarem e agora esse caso da Renault/Nelsinho, que em minha opinião é muito mais grave do poto de vista esportivo.

    Caso tivesse o poder de decisão, e comprovasse as acusações, BANIRIA todos do AUTOMOBILISMO. TODOS. BRIATORE, SIMONS, NELSON A PIQUET E FERNANDO ALONSO.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/09/2009, 3:24 pm
  4. A questão é a seguinte: Não importa de quem veio a idéia. Tá todo mundo errado.

    O Flávio, o Patt, os Piquet. Todos, sem tirar nenhum.
    Gostava muito do Nelsinho, mais como pessoa que como piloto. Mas essa aí…… sei não…..isso me parece papel de moleque. Depois que é demitido põe a boca no trombone. Papel de moleque. Se fez, é tão Pulha quanto o Flávio.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 09/09/2009, 3:25 pm
  5. Becken,

    Um comentário não passou…

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/09/2009, 3:26 pm
  6. Fazer a coisa certa por Vingança, é tão errado quanto o primeiro erro que foi cometido.
    Que se ele tivesse marcado os pontos até a metade do campeonato, ficaria ali….caladinho.

    Ele revelar isso agora o torna tão pulha como o Barrichello dizer que não vai contar as histórias erradas da Ferrari, para o seu filho ter a oportunidade de correr lá. Já que o Nelsinho não quer mais correr na Renault, aí sim eu conto os podres. Tá tudo errado.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 09/09/2009, 3:30 pm
  7. Figueiredo,

    Eu prefiro esperar a apuração desse imbróglio todo. Senão, vejamos:

    Primeiro o Pat e o Briatore negaram tudo. Ok.
    Depois voltaram atrás e admitiram tudo. Hum.
    Depois disseram que a idéia foi do Nelsinho. Humm
    E eles obedeceram? Hummm…
    Mas disseram não ter provas! Hummmm……!!!! Bravo!!!!

    Então o Nelsinho agora “mandava” nas estratégias de corrida dele e do Alonso? Conte outra.
    E o Briatore obedecia? Conte mais uma.
    Mas os coitadinhos da Renault, depois de negar e depois de admitir e depois negar de novo, agora põem a culpa no Nelsinho mas não têm como provar? Pobrezinhos. Conte a última agora para fechar a conta e passar a régua!
    Patéticos!

    Isso tudo é de um surrealismo de deixar Salvador Dalí na berlinda, meu camarada.

    Mesmo que tudo isso fosse verdade, eu acho que o Nelsinho estaria fazendo o correto. Cair atirando e levando a canalhada toda junto. Prestaria um grande serviço à F1. De uma tacada só sairiam ele, o Briatore mafioso e a Renault, equipe mestre em bandalheiras na F1 desde a época do Schumacher, lá nos distantes anos 90!

    Agora, só mais uma coisinha:
    o Alonso não estava na reunião? Não sabia de nada? Não questionou o fato de largar em 15o lugar com combustível para 12 voltas num circuito impossível de ultrapassar? Tô sabendo!

    Espere que ainda falta muita água para passar debaixo dessa ponte.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 09/09/2009, 3:51 pm
  8. O Anselmo disse tudo!

    Publicado por Bruno | 09/09/2009, 3:54 pm
  9. Vergonhoso

    Publicado por fernando-ric | 09/09/2009, 4:00 pm
  10. Briatore diz que a questão da batida nunca foi levantada…
    Symonds diz que a questão da batida foi levantada pelo próprio Piquet…

    Se eles querem mentir, por que não combinam de mentir a mesma coisa?!?! ‘¬¬
    O caso é tão horrendo que ninguém queria acreditar, mesmo a batida do Piquet sendo tão infantil. Então o Junior manda nas estratégias do Alonso e dá ordens para o Briatore? Ha! Até o Zorra Total tem piadas mais engraçadas. Assino em baixo do que disse o Sirlan. Isso foi tudo discutido no sábado. É ÓBVIO que a idéia não veio do Nelson. Essa desculpa do Symonds foi a mais tosca que eu já ouvi.

    Ridiculo. Queriam assegurar o futuro da equipe com um bom resultado, e para isso colocaram em risco a integridade fisica do Piquet, dos outros pilotos e dos vários espectadores que estavam a menos de CINCO metros da batida. Nada justifica isso, nada! Isso já não é jogo de equipe, e pilantragem como só o Briatore saberia fazer. Esqueceram que a Renault é uma montadora que vive da venda de carros e, consequentemente, de propaganda?!

    E o Alonso? Vai ficar quieto? Vai se finjir de vítima? Não duvidem, ele deve ter tido MUITA influencia nesse plano. Quero mais é que fique longe da Ferrari…

    Mais que vergonha ou pilantragem… é burrice!

    Publicado por Guilherme Teixeira | 09/09/2009, 4:10 pm
  11. O nosso colega Figueiredo (esse eu conheço – mineiro como eu mesmo), tem o coração do tamanho de uma semana. Um brio de dar inveja.

    É até chato contestar uma figura tão ímpar, um gentleman.

    Mas desta vez não vai dar, porque eu não vejo nenhuma razão para o Nelsinho se ferrar sozinho e deixar 03 mafiosos – Briatore, Pat e Alonso – na sombra, no bem-bom, armando suas presepadas para cima de outras equipes e pilotos. Se todos erraram, que todos paguem. É o justo.

    Agora, eu não vejo como o trio poderia pagar se não fosse através da delação do Nelsinho. Vejam que eles estão fazendo de tudo para se safar do gusa que vem por aí.

    Primeiro negam tudo, depois admitem, depois se esquivam de culpa, depois dizem que foi o Nelsinho, depois dizem que não tem provas… Ora, estão se fazendo de pobres cordeirinhos mal influenciados e obedientes ao potentíssimo Nelsinho Piquet. Pelo amor de Deus!

    Imagine se esse trio se safa dessa o quanto vão rir das nossas caras? E o quanto ficarão fortes para aprontar outras?

    Amigo Figueiredo, eu estou entendendo vc muito bem e sei que vc é um comentarista sério. Mas, repito, se não fosse pelo Nelsinho esse trio continuaria intocável, se enriquecendo cada vez mais, posando de bons mocinhos e nos fazendo de palhaços.

    Se for tudo verdade e todos se ferrarem eu vou agradecer ao Nelsinho.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 09/09/2009, 4:14 pm
  12. Eu nao sei se estas revelações têm alguma influência, mas Montezemolo está dizendo que NINGUÉM dita a ele quem pilota na Ferrari, nem u sponsosr poderoso como será o Santander:

    “We spoke about the future, the possibility of a third car on the track and the possibility to give young drivers the chance to test: this has become the only sport where you can’t train and maybe we’ve exaggerated a bit,” Montezemolo said after the meeting. “As far as Ferrari is concerned, this will be a Grand Prix, which is traditionally not very good to us, but we will give it everything for a good result. I am happy that I’ve chosen an Italian driver, Fisichella, to race here and also Raikkonen is in great form. I’ll be back here tomorrow to talk about a new partnership, but that doesn’t mean anything in terms of choices for the near future: I want to say it again, that the drivers are chosen by Ferrari and not by the sponsors.

    Publicado por Becken Lima | 09/09/2009, 4:50 pm
  13. Que que eu vou dizer lá em casa ?

    Ta todo mundo cagado, todo mundo, e se é pra pagar que todos paguem, se é pra banir que todos sejam banidos ou se é pra inocentar que todos sejam inocentes.

    Mas o que não dá é dizer que existe um santo e o diabo no mesmo box, então amigos não existe um nessa palhaçada que não esteja com o “bumbum” sujo.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/09/2009, 5:07 pm
  14. Uooou, será que não vem nenhum espanhol a tiracolo do banco Santander_ABN_Banespa_Real ?

    É por essas atitudes que gosto dos mafiosos da Ferrari, eles são mais durões, mais diretos sem charminho, kkkkkk.

    Tomara que não tenha o Alonso em 2010, e que continuemos com Massa e Kimi.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/09/2009, 5:11 pm
  15. Becken ->

    Foda essa declaracao. Porque tanto serve para dizer que nao é o Alonso é ele que manda.

    Ou que vai entrar o Alonso, mas pq ele quer e nao pq o Santander escolheu.

    Publicado por Claudio Cardoso | 09/09/2009, 5:13 pm
  16. Ôpa, Ôpa…

    Me desculpe quem pensa diferente, mas, de todos os envolvidos (Briatore, Alonso, Symonds e Nelsinho), o único elo fraco da estória era Nelson Ângelo Piquet, senão vejamos:

    1) estreante na F1;
    2) com resultados questionados até ali;
    3) ameaçado de perder o emprego;
    4) pressionado pelo seu próprio manager a fazer a falcatrua;
    5) sozinho (não esqueçam que Piquet Pai não acompanhou Nelsinho na maioria das corridas do ano passado.

    Não quero dizer que ele não deva ser punido, mas de todos ali, ele certamente era o mais inocente, quase vítima dos predadores de plantão.

    Um é chefão da F1 há mais de 15 anos (Briatore), outro é piloto bi-campeão mundial (Alonso) e o terceiro é engenheiro de equipes de ponta há mais de não sei quantos (Symonds), só piranha velha, só mafioso.

    Claro que Piquet não deveria ter obedecido, mas, sentiu a pressão e arriscou o próprio pescoço para garantir a oportunidade de guiar um F1 por mais tempo (que era seu sonho). Além disso, é muito necessário frisar que ele não tiraria benefício esportivo nenhum da manobra, ao contrário, teria sua fama de “braço duro” mais amplificada.

    Agora vejam os outros escândalos recentes da F1, os casos de espionagem e da mentira para os fiscais:

    Os protagonistas burlaram as regras do mesmo jeito, tentando da mesma forma ter uma vantagem sobre os adversários e, ao contrário de Piquet, tudo em benefício próprio, para superar outros pilotos na tabela de classificação.

    E estamos falando novamente de um piloto bi-campeão (Alonso, olha ele aí de novo), outros chefes de equipes dos mais poderosos (Ron Dennis e Whitmarsh) e um piloto ultra super hiper mega (gostou do superlativos Becken?) protegido pela sua equipe (Hamilton).

    Nenhum deles estava sob pressão de perder o emprego e ser defenestrado da F1, ao contrário, tinham todas as regalias e suporte e apenas Ron Dennis foi “punido” com o afastamento (mais por razões políticas do que esportivas já que sequer foi condenado).

    Para completar meu raciocínio, outra coisa que eu não engulo é esse papo de que a farsa de Nelsinho foi mais grave porque envolvia risco de lesão dele e de outros pilotos e espectadores.

    Ora, meu inteligentes interlocutores, quer dizer então que nos casos de Prost (19890, Senna (1990) e Schumacher (1994) não havia o mesmo risco? Se alguém responder que não, só mesmo ser for de brincadeira.

    Então, antes de falar em banimento de Nelson Ângelo, vamos ponderar e utilizar o bom senso, pois, em questão de protagonizar escândalos e atitudes antidesportivas, ele não é melhor nem pior do que qualquer destes que citei, portanto, merece a mesma benevolência com que foram tratados.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 09/09/2009, 5:36 pm
  17. Para mim ele confirma Kimi e Massa para 2010 amanhã e os espahóis chorarão à míngua.

    É interessante que se discuta a importância do espanhol Alonso em uma Ferrari decorada com a marca do Santander, mas se esqueça que o banco torna-se a cada dia um gigante no Brasil.

    Em termos de negócio, seria muitíssimo interessante ter um garoto propaganda do Santander com a popularidade do Massa por aqui…

    Publicado por Becken Lima | 09/09/2009, 5:38 pm
  18. Becken,

    Eu concordo contigo,

    Acho que a dupla sera mantida … o Alonso que foi tonto e nao soube dividir, ou ganhar seu espaco na Mclaren, infelizmente o espanhol foi pra la achando que seria a ultima Coca Cola do deserto e no fim encontrou o Hamilton muito bem situado na equipe.

    Agora ele na Renault com o seu ” Mentor” Briatore consegue manter seu status de estrela mas uma estrela sem brilho para alcancar um campeonato de F1.

    Uma pena por que acho o Espanhol um dos melhores mas que esta no lugar errado.

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 09/09/2009, 5:43 pm
  19. Ok guys, algumas reflexões a respeito:

    Algo me diz que tem coisa MUITO mais podre por trás disso tudo. SE realmente houve a ordem para o Piquet bater, fico imaginando qual o “argumento de persuasão” usado pelo Briatore. Duvido muito que apenas a ameaça de demissão convencesse qualquer piloto a fazer uma dessas. Razões:

    1ª – Mais do que qualquer um de nós, só quem tá ali, com a bunda a 3cm do chão a mais de 200km/h, sabe o que significa bater o carro. Ainda mais providenciar um acidente que fosse suficiente para provocar um SC. NINGUÉM em sã consciência faria uma coisa dessas apenas pela ameaça de demissão;

    2ª – Já era claro e notório que o Piquet não estava feliz na Renault, o que me faz duvidar que ele quisesse uma renovação de contrato tão desesperadoramente assim;

    3ª – Até usando um argumento dos “anti-piquet”, um cara que ganha um jatinho de presente do pai, ia se sujeitar a uma coisa dessas? Seria muito mais fácil ele pensar “f*da-se, se a F1 é assim, vou curtir minha vida”;

    A alegação de Don Briatore e de Pat “Mad Dog” Symonds, de que a idéia da batida foi do Nelson, não merece qualquer comentário. Afinal, vários episódios conhecidos demonstram que o Nelson não tinha qualquer voz ativa dentro da equipe pra nada. Tanto que, na mesma corrida o Piquet reclamou que tinha encontrado um setup bom pro carro no terceiro treino livre e a equipe mudou o setup do seu carro para a classificação, MESMO CONTRA A VONTADE DELE.

    Fora o ocorrido na Alemanha este ano, quando os pneus dele foram trocados no grid, mesmo contra sua vontade (novamente).

    Outra coisa que me intriga é pensar que o Alonso nada sabia a respeito. Acredito que ele realmente não sabia de nada, pq estava em reunião com o Coelhinho da Páscoa, e não soube da armação.

    O que eu acho mais estranho é a burrice de ambas as partes: burrice do Briatore de demitir o Nelson, sabendo que ele podia jogar “o material” no ventilador (ainda mais conhecendo o pai…) e burrice dos Nelsons em jogar a coisa no ventilador sabendo que, mesmo que a FIA não puna o Nelsinho, ele agora fica mais queimado no meio esportivo do que o Ben Johnson.

    Ainda existem muitas pontas soltas nessa história, pro meu gosto…

    Publicado por Bruno | 09/09/2009, 5:47 pm
  20. Coyote,

    Obrigado pelas palavras, e até concordo com vc em uma coisa, foi um grande favor que eles fizeram à F1.
    Definiivamente, duvido que a idéia tenha partido dele. E de quem foi a idéia, é para mim o que menos importa.
    Ocorreu o Briefing, a idéia foi colocada, e os quatro cavalheiros a aceitaram. A responsabilidade é dos quatro.
    Até acho bonitas as tuas palavras de que o “bravo soldado cai atirando”, mas convenhamos, continua sendo pilantragem do Piquet. O que ocorreu, foi que ele chantageou o Briatore, o Flávio pagou pra ver, e ele mostrou as cartas. Se o Flávio não manda ele embora, estava “tudo como antes no reino de Abrantes”.
    O Flávio é um trapaceiro. Mas o Alonso e o Piquet também são. O Flávio chantageou o Piquet. O Piquet chantageou o Flávio. A diferença, é que na chantagem do Flávio, o Piquet se acovardou, e na do Piquet, o Flávio não se curvou. Pagou pra ver e se deu mal.

    Gostava muito das entrevistas do Piquet. Eram muito sinceras e diretas. Quando fazia merda, ele era o primeiro a admitir. E isso me encantava. Mas chantagear?? isso só o torna igual ao Flávio.

    Mas concordo com vc, meu caro amigo. Foi um grande favor que ele fez à F1.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 09/09/2009, 5:54 pm
  21. “A diferença, é que na chantagem do Flávio, o Piquet se acovardou, e na do Piquet, o Flávio não se curvou. Pagou pra ver e se deu mal.”.

    Cada um teve seus motivos. Como disse o Cassius Clay Regazzoni, qual a vantagem o Nelsinho tiraria disso?

    Figueiredo, o Briatore negou tudo, depois falou que não sabia mesmo tendo o Pat dito que aconteceu, depois admitiu, depois pôs a culpa no Nelson, mesmo sem ter provas.

    Nós temos um nome para isso, não? Eu acho que é acovardar.

    A delação premiada do Alonso que jogou a Mc Laren na sarjeta tb foi acovardar.

    Eu já disse e repito aqui: a moral que anima o esporte não é a mesma que anima o nosso dia-a-dia.

    Não existem santos, na nossa acepção, na F1.

    O próprio Emerson Fittipaldi que é talvez a figura que eu mais admire na F1 ficou puto da vida quando o Keke Rosberg não tirou o pé do acelerador para ele passar e chegou à frente dele numa corrida.

    Todo mundo fala do Rubinho porque tirou o pé para o Schumacher. Ora, o Massa também participou da “armação” em 2007 para o Kimi ser campeão e recebeu de volta e de bom grado a gentileza no ano passado, quando o Raikkonen estacionou para ele passar. No entanto não vi ninguém falar que o Massa não tem caráter etc. Eu acho que tem. Se não tiver não será por isso, mas por outro problema que eu desconheço.

    Eu sigo escrevendo, conversando, trocando idéias, mas como muitos de nós já dissemos, ainda tem muita coisa por vir.

    Mas repito: se o Nelsinho dançar o Alonso, o Briatore e o Pat tem que dançar também. E tem mais, a última coisa, quem acreditar que o Nelsinho foi o mentor dessa história acredita também no saci-pererê.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 09/09/2009, 6:22 pm
  22. Para mim ele confirma Kimi e Massa para 2010 amanhã e os espahóis chorarão à míngua.

    Também acredito que vá acontecer isso. Principalmente depois dos escândalos. Não pegaria bem para a “empresa” Ferrari ter a imagem dela associada ao espanhol. Pelo menos não agora…

    Em termos de negócio, seria muitíssimo interessante ter um garoto propaganda do Santander com a popularidade do Massa por aqui…

    Concordo novamente. Vale lembrar que, na Espanha, o Santander já é consagrado. No Brasil, ele é um banco que busca espaço e está com um crescimento fenomenal.

    Utilizar a influência de alguém tão popular como Felipe Massa seria uma acertada decisão para eles.

    PS: Se o Santander levar o Alonso para a Ferrari, eu cancelo a minha conta com eles… (brincadeira, é claro) hehe

    Publicado por Willian | 09/09/2009, 6:39 pm
  23. F1 é top em escândalos. Se a idéia partiu do Nelsinho seria/é muita burrice expor a história.

    PS: Santander há 8 meses me cobra R$ 7,50 por mês de um cartão que eu não habilitei de uma conta que eu nunca usei. Bacana que o saldo é sempre de R$7,50.

    Publicado por KBK | 09/09/2009, 6:49 pm
  24. Como havia dito antes, se os Piquet tivessem batido com a lingua nos dentes teriam o direito a delação premiada.

    Olha o que o GP diz sobre o caso:

    Eventualmente livre, Piquet negocia com a Campos para ficar na F1. O Grande Prêmio apurou que foi oferecido um acordo em que o piloto ganharia por pontos conquistados no campeonato. Senão vai para a Indy. Tanto que viajou para os EUA na semana passada para negociar por lá.

    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/09/09/piquet+faz+denuncia+de+caso+cingapura+a+fia+e+delacao+premiada+vai+livrar+nelsinho+8343935.html

    Não seria de admirar que o Nelson Piquet faria uma “burrice” dessas sem estar calçado.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/09/2009, 8:21 pm
  25. Cássios,

    Respeito seu ponto de vista quanto a responsabilidade do Nelson Angelo Piquet e da gravidade dos fatos, mais discordo.

    Os casos passados que você citou mostram erros por falta de punição, e não avalisam uma atitude vale tudo. Talvez se Briatore e Machel Shumaccher tivessen sido punidos em 1994 e o título fosse de Damom Hill, o que prensenciamos hoje não acontecesse.

    Estou usando o nome Nelson Angelo Piquet porque de Nelsinho ele só deve ter o apelídio. Aos 24 anos é, ou deveria ser, um homem feito. Nessa idade milhões de brasileiros sustentam famílias.

    Para realizar seu sonho, como você falou, ele se submeteu a fazer algo totalmente condenável e antiético. Uma prostituta que faz programas para pagar sua faculdade, ou um jovem pobre que rouba para ter seu tênis dos sonhos estão fazendo a mesma coisa.

    Falo apenas do piloto brasileiro, porque pela sua origem e o peso do nome que carrega esperava dele uma postura mais digna. Os outros tem também tanta responsabilidade quanto ele.

    Acredito que para o bem do esporte e da credibilidade da F1 TODOS os envolvidos deveriam arcar com as consequências das ações que cometeram, o que na minha opinião não poderia ser menos que o BANIMENTO do esporte a motor.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/09/2009, 8:41 pm
  26. Machel ficou muito ruin…risos

    Michael, ok ?

    Um abraço

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/09/2009, 8:47 pm
  27. Sirlan.

    “Os casos passados que você citou mostram erros por falta de punição, e não avalisam uma atitude vale tudo. Talvez se Briatore e Machel Shumaccher tivessen sido punidos em 1994 e o título fosse de Damom Hill, o que prensenciamos hoje não acontecesse.”

    Houve punição em 1994 e foi mais por reincidência do que por justiça ao regulamento. Grande Prêmio da Bélgica: Punição com desclassificação e duas corridas de suspensão por possuir o assoalho do carro com desgaste um milímetro superior ao permitido no regulamento. Nesse caso o desgaste foi por uma rodada na brita.
    Mas houve o caso da bomba de combustível irregular, uma ultrapassagem na volta de apresentação em Silverstone que lhe rendeu punição de stop and go, mas foi contestada pela Benetton e foi tirada durante a corrida.

    O caso da bomba só foi descoberta depois dessa cena aterrorizante.

    Mesmo assim o Schumacher foi campeão daquele ano, mas a Benetton não levou o de construtores.

    Se você tiver paciência tem um dossie Schumacher na net de tudo que o alemão já aprontou em pista e não foi punido.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/09/2009, 9:12 pm
  28. Disse praticamente o mesmo que você, em meu blog, a respeito da Autosport.

    Quando vi o tamanho da matéria, fiquei desanimado. No entanto, conforme fui traduzindo, fiquei realmente chocado.

    Eu só espero que todos os envolvidos nessa farsa – que já pode ser tratada como fato, pelo que já foi apurado até aqui e com o aval da Autosport e também da Autosprint – recebam sanções adequadas. Porque por mais que Nelsinho tenha o respaldo da FIA, a F-1 há de expurgá-lo. Assim espero.

    Publicado por Hugo Becker | 09/09/2009, 9:51 pm
  29. É….

    Será que o Santander dá desconto no seguro pra quem compra Renault?

    Abraço.

    Publicado por Antonio | 09/09/2009, 10:00 pm
  30. Fiquei ocupado o dia todo e só agora fui ver essas notícias de hoje. Parece já bem definido que o incidente ocorreu mesmo. A investigação agora quer saber quem são os responsáveis.
    Inacreditável essa do Symonds de que foi o Nelsinho quem arquitetou isso.
    ” Ei Chefe, que tal eu me esborrachar no muro pra que meu companheiro mala que nem me dá bom dia vença? Deixa, deixa, deixa vai!”
    Seria cômico se não fosse trágico…
    Agora eu quero saber quem está realmente envolvido nisso tudo. E quero a mais rigorosa punição possível. Quero o sangue dessa corja. Porque isso tudo é repugnante.

    Publicado por Carlos T. | 09/09/2009, 10:13 pm
  31. Off.

    Folga finalmente!

    Então dei uma zapeada na net e encontrei duas boas matérias para ler co site do Keith Collantine:

    http://www.f1fanatic.co.uk/2009/09/09/mercedes-75-stake-brawn/#more-25055

    É bom a Mclaren procurar um motor pra 2012.

    http://www.f1fanatic.co.uk/2009/09/09/lola-reveals-2010-f1-car-model/#more-25057

    http://www.racecar-engineering.com/news/cars/396546/lola-unveils-2010-formula-1-car.html

    Pô, se os caras não vão colocar essa trapizonga no grid de 2010, porque continuam trabalhando nele ?

    Publicado por Claudemir Freire | 09/09/2009, 10:22 pm
  32. Haha, desocupado é fogo.

    Vão se acostumando com a idéia.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/09/2009, 11:29 pm
  33. Claudemir,

    Verdade. Se há uma falha em Shumacher, é essa enormidade de situações em que a ética e a esportividade.

    Quando falei falta de punição na temporada de 1994, entretanto, me referia a escandalosa batida em Damom Hill na Autrália que assegurou o primeiro título do alemão.

    Um grande abraço,

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/09/2009, 12:28 am
  34. podem anotar: não vai acontecer nada com a renault, nem com briatore, nem com symonds. os piquet serão os maiores prejudicados, pois ficarão com a fama de corruptos e vingativos. mas a atitude de Piquet não é nada tão chocante, partindo de uma pessoa que dava porrada em colegas de profissão no meio da pista de corrida. tsc tsc tsc. que vergonha.

    Publicado por andre | 10/09/2009, 12:44 am
  35. Acho que se o nelsinho não teve força mental para administrar essa situação na época então ele não merece estar na F1, pq não tem condição de lutar por um campeonato e toda pressão q isso implica. Mas como bem disseram os comentaristas do blog, isso vai servir pra limpar um pouco essa corja manipuladora de resultados. Lutar pela vitória sim, mas lutar a qq custo, arruinando carreiras possívelmente promissoras, é DEPLORÁVEL. Vamos aguardar o desenrolar do “Nelsinhogate” e a questão para mim agora é : A Renault vai permanecer na F1 após toda essa sujeira? BTW Alonso e Massa ? Kimi e Massa ? Fisichella e Massa ? God only knows…

    Publicado por Alex-Ctba | 10/09/2009, 12:45 am
  36. Engraçado o senso de justiça do pessoal.

    Pedem o banimento de Piquet, metem o pau no Schumacher falando da Benetton 94 (já que ele não pode mais ser punido), mas, ninguém cita Alain Prost, Ayrton Senna, Lewis Hamilton e a equipe McLaren.

    Ou seja, para os meu ídolos picaretas o benefício da dúvida, para os pilotos e equipes de que não gosto a letra fria da lei e, se possível, a forca o banimento.

    É, a ética e a dureza parece que depende dos nomes dos envolvidos!!!

    Vamos ser mais coerentes por favor… não existe gente meio ética, como não existe mulher meio grávida.

    Se Piquet é um pilantra que merece banimento, assim também o são (ou o foram) Alonso, Hamilton, Schumacher, Senna e Prost.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 10/09/2009, 1:10 am
  37. Cassius,

    Eu não quis estender o meu post, por isso não citei os casos de Senna e Prost, que forma absurdos e deveriam ter sido punidos exemplarmente.

    Eu nunca gostei muito do Senna, mais naquela ocasião ao menos mostrou coragem para em entrevista coletiva no GP da Austrália assumir que tinha feito justiça com as próprias mãos, ao bater em Prost “revidando’ o que o francês tinha feito em 1989 na mesma Suzuka.

    Em minha opinião a Mclarem deveria ter sido excluída do campeonato de 2007, acho que foi um grande erro tirarem seus pontos e aplicarem a multa, mantendo os carros na pista. No final o título de um piloto da Ferrari ficou meio como uma justiça divina, assim com o resultado da batida de Shumacher e Villeneuve em Jerez/97.

    O incidente com Hamilton no início do ano para mim demosntra mais uma fraqueza de caráter do piloto e da equipe, que um grande atentado ao esporte.

    Acompanho automobilismo a quase 30 anos e posso te dizer que o único piloto para quem torci foi o Piquet pai, mesmo reconhecendo a superioridade de Ayrton Senna, este sim na minha opinião o grande piloto que vi correr.

    Portanto, desde 1991 não acompanho o automibilismo para torcer por A ou por B, apenas aprecio uma boa corrida e tenho a tendência a torcer pela vitória para o que na pista está fazendo por merecer, como por exemplo Fisichella na última corrida,ou Barrichello em Valença.

    O que choca no caso de Nelson Ângelo Piquet é sua fraqueza. Todos os outros envolvidos fizeram algo errado para vencer, Shumacher, Senna, Prost, Hamilton, Mclarem,Renault, Briatore, Symonds. Nelson Angelo se submeteu a isso apenas para estar na pista.

    Não será muita falta de amor próprio ?

    Na verdade tenho postado mais sobre esse tema porque no fundo, me sinto um pouco “roubado” pelo Nelsinho….afinal eu gostava tanto do Pai dele…eu admirava tanto o nome Piquet.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/09/2009, 3:45 am
  38. Pois é, Sirlan, você tocou num ponto interessante:

    “Eu nunca gostei muito do Senna, mais naquela ocasião ao menos mostrou coragem para em entrevista coletiva no GP da Austrália assumir que tinha feito justiça com as próprias mãos, ao bater em Prost “revidando’ o que o francês tinha feito em 1989 na mesma Suzuka.”

    Acontece que, como o Senna foi santificado, se a situação fosse com o Piquet (pai ou filho) o que você chamou de CORAGEM, seria taxado como CARA DE PAU.

    Fosse o Bruno Senna que tivesse feito o que o Nelsinho fez em Cingapura, a imprensa brasileira estaria agora falando sobre como o contrato dele era leonino, e “coitado do Bruno Senna”…

    Não se esqueçam, antes de criticar o Piquet por ter dado uns sopapos no Eliseo Salazar, de que o Senna quase fez o Reginaldo Leme ser demitido da Globo por falar bem do Prost (vide entrevista do RL no site Grande Prêmio em fev. 2009).

    Publicado por Bruno | 10/09/2009, 9:23 am
  39. Declaração completa do Nelsinho à FIA:

    http://www.crash.net/f1/news/152109/1/nelson_piquet_jrs_statement_to_the_fia_on_singapore.html

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/09/2009, 10:52 am
  40. “I intentionally caused the crash by letting go of control of the car just before the relevant corner. In order to make sure I would cause the incident during the correct lap, I asked my team several times via the radio to confirm the lap number, which I would not normally do. I was not injured during the accident, nor was anyone else.”

    Fiquei curioso em saber qual o código usado para a confirmação do comando…

    “16. In my own team, the engineer of my car questioned the nature of the incident because he found it unusual, and I replied that I had lost control of the car. I believe that a clever engineer would notice from the car’s telemetry that I caused the incident on purpose as I continued accelerating , whereas a “normal” reaction would be to brake as soon as possible.”

    Aqui está a grande pista que deve provar a intencionalidade da batida. E também confirma que o número de envolvidos foi bem restrito, uma vez que nem o engenheiro de Nelsinho sabia do escabroso plano. É neste ponto que o Bernie, como bem levantou o Livio Oricchio, deve tentar costurar um acordo que livre a Renault do escândalo – e, consequentemente, evite que mais uma montadora caia fora – e deixe a bomba pro Briatore e Symonds.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/09/2009, 11:05 am
  41. Nossa, as declarações são contundentes e em nenhum momento ele cita o Mr. Alonso com algum envolvimento na reunião entre ele Mr. Briatore e Mr. Symonds, não quer dizer que ele não sábia, mas ficou claro nas declarações.

    E a forma de abordagem dos dois pilantras foi da mais sutil, do tipo BATA QUE SEU CONTRATO ESTA GARANTIDO, SE VOCÊ NÃO FIZER ISSO NINGUÉM NA EQUIPE TERÁ EMPREGO GARANTIDO.

    Só não engoli idéia de que ele estava frágil e estressado, estava uma óva ele estava era pensando em garantir um contrato com a equipe e pelo visto daria a alma para isso. Pois é deu sua alma ao Briatore e ele cobrou rapidinho o seu preço.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/09/2009, 11:15 am
  42. Essa história de que, segundo a Autosport, Alonso já foi considerado inocente é real mesmo?

    Publicado por Carlos T. | 10/09/2009, 11:20 am
  43. Claro que é, Carlos T., o Alonso não sabia de nada…
    Sabe, ele teve aulas sobre isso com um certo presidente molusco. ;)

    Publicado por Willian | 10/09/2009, 11:32 am
  44. Olha, infelizmente temos que conceder o benefício da dúvida pra ele.
    Infelizmente porque não acredito que ele não sabia de nada ou que ao menos não tivesse deduzido depois que venceu que a estratégia de sair leve foi feita exatamente pra isso.

    Publicado por Carlos T. | 10/09/2009, 11:45 am
  45. Uma coisa é certa, ao menos q o Nelsão compre uma equipe pro filho correr, a curta história de Nelsinho na F1 chegou ao fim…

    Publicado por Alex-Ctba | 10/09/2009, 11:49 am
  46. Não vai dar nada pro Alonso, sabendo da ou não. A única coisa que o afetaria seria um arranhão em sua imagem, mas isso nunca impediu que Schumacher corresse e tivesse sua imagem de multicampeão afetada. Sempre uns alguns apontarão seus erros, outros suas virtudes, conforme a afeição…

    A grande questão é o quanto a Renault vai ser afetada. Se deseja permanecer na F1 – e vale lembrar que a disposição de Ghosn não é das melhores -, Briatore e Symonds caem e a vida continua, uma montadora permanece, a FOTA perde mais um membro e Bernie fica mais feliz que pinto no lixo.

    Se as sanções se estenderem pra Renault, aí eles ceam fora. E tome especulações sobre a compra dos espólios, terceiro carro, equipes eliminadas da seleção pleiteando vaga…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/09/2009, 11:51 am
  47. Pra mim o Alonso sabia com certeza. E de uns tempos pra cá, onde tem polêmica tem o asturiano envolvido. Mas o tio Bernie vai dar um jeito de livrar o Bi-campeão tbm. A F1 não pode depender só do Alguersuari pra atrair publico para os GPs da Espanha e Europa

    Publicado por Alex-Ctba | 10/09/2009, 11:54 am
  48. Acabei de ler o depoimento de Nelson Ângelo Piquet.

    Quase inacreditável.

    Triste. Muito triste.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/09/2009, 12:19 pm
  49. Nelsinho cansou de ‘brincar’ na F1, tratou de fechar as portas e procurar outro brinquedinho para sua vida…

    Publicado por zezinho | 10/09/2009, 12:26 pm
  50. Uma coisa deve ser dita :

    FURO MUNDIAL DO REGINALDO LEME !

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/09/2009, 12:31 pm
  51. Uma coisa deve ser dita :

    FURO MUNDIAL DO REGINALDO LEME!

    MUITO bem lembrado Sirlan!!!!!!!!!!!

    Como fã do homem, eu acho que ele merece toda a publicidade possível e o furo só reforça a credibilidade dele como o grande jornalista especializado que é.

    A Globo fez um tremendo carnaval tentado capitalizar a cada momento em cima da exclusividade da revelação. Talvez isso ajude o “Regi Leme” a ter uma voz mais firme nas transmissões.

    Publicado por Becken Lima | 10/09/2009, 1:07 pm
  52. Realmente o furo foi do Reginaldo Leme, e espero q isso ajude a melhorar a “fase” dele nas transmissões. Cresci assistindo F1 com o Galvão e o Reginaldo e eles eram muito bons realmente. mas de uns anos pra cá, se acomodaram, sentaram em cima da credibilidade conquistada e transformaram as transmissões em um festival de erros e besteirol. O q tem melhorado as transmissões, sem dúvida é a participação do Burti, com suas intervenções sempre providenciais para corrigir alguma besteira proferida pelo nosso locutor nº 1. Leme qdo se mete a falar da parte técnica, se enrola todo. Enfim, espero q ele possa entrar numa fase melhor e trazer de volta os bons tempos, mas tem q “estudar” um pouco mais, não basta ficar fazendo continhas de tempo de pit stop e falando da qtd. de “gasolina” q colocaram no carro, aliás, o q abastece aqueles V8 não deveria ser chamado de gasolina e sim combustível (soa melhor), pelo menos ele não fala mais BMV, custou mas aprendeu a falar BMW, demorou tanto q ela vai cair fora rss…

    Publicado por Alex-Ctba | 10/09/2009, 2:14 pm
  53. Becken e Sirlan,

    “Talvez isso ajude o “Regi Leme” a ter uma voz mais firme nas transmissões.”.

    Cenário perfeito.
    Galvão deu uma barrigada estrondosa sobre o Nelsinho e só fala asneira.
    Reginaldo deu um furo mundial sobre o Nelsinho e fala pouco.

    Galvão deve estar se mordendo….rsrsrs!

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 10/09/2009, 6:59 pm

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