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Alonso exige status de número 1 na Ferrari e FOTA discute terceiro carro por equipe

IMAGEM: Ferrari/Divulgação kmihappy(KIMI fazendo a Ferrari feliz: não considerem o finlandês carta fora do baralho ainda)

Esse final de semana do GP da Itália será um evento movimentado, principalmente para a FOTA. Como vimos ontem, Williams e Force India foram readmitidas na entidade que representa as equipes, e esse é um fator que pode ter desdobramentos na opção de algumas equipes em alinhar três carros no grid — uma prerrogativa da Ferrari que parece ter pilotos demais para carros de menos.

Frank Williams — como ele próprio havia sugerido antes — é o homem que precisa ser convencido na questão, dado o atual sistema de distribuição de pontos que tem direta relação com a partilha de proventos. A solução seria premiar com pontos apenas dois dos carros e oferecer o terceiro como preparação para as novas gerações de pilotos.

Esse é um argumento difícil para a Ferrari, dada a sua intenção de acomodar Massa, Alonso e Kimi em seus três carros.

O que se especula é que Frank Williams usou a discussão do terceiro carro como barganha para ser readmitido na FOTA. Fica aí, então, o suspense quanto à confirmação ou não do terceiro carro nos próximos dias…

Kimi, Massa, Alonso e Santander

Eu não sei se vocês leram, mas ontem, após a reunião da FOTA, Luca di Montezemolo deixou no ar uma intrigante mensagem: “Eu estarei aqui de volta amanhã para falar de uma nova parceria, mas isso não significa nada em termos de escolhas em um futuro próximo: gostaria de dizer isso novamente, que os pilotos são escolhidos pela Ferrari e não por patrocinadores.”

Será que Luca está clareando o ar para anunciar Alonso amanhã, justificando que a escolha do espanhol nada tem a ver com o Santander? Ou será que ele está cimentado o alicerce para reconfirmar Kimi e Massa em 2010 e adiar o sonho espanhol até 2011? Difícil fazer qualquer previsão dado o fato de que Alonso parece enterrado até o pescoço na lama do ‘Nelsinhogate.’

Seria prudente esperar até o anúncio oficial em conjunto com o Santander logo mais, mas interessantes fatos surgiram nos bastidores da imprensa italiana nos últimos dias. O que os insiders italianos fofocam é que Fernando Alonso está requerendo o famoso status de piloto número 1 na Ferrari como condição para juntar forças em Maranello — o que tem minado a paciência dos managers da Ferrari que pensariam até em reconsiderar a contratação do espanhol caso tais cláusulas contratuais não fossem reconsideradas.

Portanto, não descartem Kimi ainda — e é bem provável que se um acerto entre Ferrari e Alonso foi realmente alcançado, o espanhol desembarca em Maranello em condições de igualdade com quem quer esteja pilotando ao seu lado.

Boas novas para Massa, que parece em processo avançado de recuperação.

Falando em Massa, eu vejo de forma curiosa as especulações na península ibérica que vinculam a presença de Alonso na Ferrari como uma condição imposta pelo Santander. O afã e tão grade em ver Alonso em vermelho, que se desconsidera o quanto a dupla Massa/Ferrari será um arma poderosa de marketing no Brasil — mercado aonde o Santander vem atuando de forma agressiva e crescendo de maneira estável e contínua.

Enfim, vamos esperar o que os presidentes de Ferrari e Santander têm a dizer, mas eu acho que haverá um clima de frustração no ar logo mais…

Discussão

23 comentários sobre “Alonso exige status de número 1 na Ferrari e FOTA discute terceiro carro por equipe

  1. Nada de anuncio.

    Becken, você viu a matéria no site do F1 Fanatic, sobre a Mercedes adiquirir 75% da Brawn e rescindir o contrato com a Mclaren e 2011 ?

    Publicado por Claudemir Freire | 10/09/2009, 9:47 am
  2. Esse Alonso é muito folgado. Pega o bonde andando e ainda quer ficar na janelinha. E o pessoal ainda reclama do Kimi…

    Publicado por Andy | 10/09/2009, 9:50 am
  3. Nada mesmo.

    Interessante é que no mesmo F1Fanatic tem uma matéria da Lola mostrando uma réplica de um chassi para F1 para 2010. Os caras não desistiram ainda… e o pior é que com a possibilidade de sair mais uma equipe e as dúvidas sobre as reais condições dos novos times escolhidos, não tem como recriminar as esperanças dos italianos.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/09/2009, 10:11 am
  4. Claudemir – na verdade o artigo do Keith não afirma que a Mercedes rescindiria o contrato com a McLaren, mas sugere que as duas companhias parecem caminhar para serem mais independentes, com a Mercedes tornando a Brawn a SUA equipe, inclusive com a Brawn adotando o prata como a sua cor oficial.

    (Será que isso sugere que a McLaren adotaria a sua cor laranja como no novo esportivo? Eu adorari finalmente ver a equiep com a sua cor original…)

    No fim, o Keith faz uma innteressante sugestão: estaria a McLaren, ela mesma — com o lançamento do seu novo esportivo — forjando um futuro independente, nos modelos da Ferrari?

    Só o futuro dirá por que a parceria me parece ainda proveitosa para ambas as partes!

    Publicado por Becken Lima | 10/09/2009, 10:20 am
  5. Vitor vi as duas matérias e elas dão pano pra manga em debates.

    1º – Onde a Mclaren vai arrumar motores para 2012 ?
    2º – O que vai fazer a Mercedes com os 40% da Mclaren Group ?
    3º – Foi uma afronta da Mclaren lançar o seu modelo esportivo na mesma época que sua parceira.

    Sobre a Lola, fico com a impressão que pode haver apenas 10 equipes em 2010, razão da Ferrari querer tanto o 3º carro, porque USF1, Manor e Campos ainda não deram sinais de que podem fazer os carros e a BMW não tem comprador, imagino que nas melhores idéias duas equipes devem debandar desse grupo fora as ameças de saída emininte da Renault.

    Fiz uma montagem com o carro da Brawn já com as logos da Mercedes se o pessoal gostar da idéia posso fazer ela prateada, rsrsr.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/09/2009, 10:27 am
  6. “(Será que isso sugere que a McLaren adotaria a sua cor laranja como no novo esportivo? Eu adorari finalmente ver a equiep com a sua cor original…)”

    Tive a mesma idéia, se os alemães debandarem da equipe de Woking, carros laranja metálico.

    Concordo que não fica claro que uma compra da Brawn seria a saída da Mclaren, mas seria um tanto estranho a equipe inglesa ser “preterida” dessa forma, sem ter um plano B.

    Becken já tem um tempo que tento fazer contas sobre motores e se a Renault sair a coisa vai ficar feia, não haverá motores suficientes no grid se ainda for mantida a restrição de 3 equipes por fornecedor.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/09/2009, 10:47 am
  7. Se a Ferrari despachou o Schumacher, pois na política do Montezemolo a “equipe é sempre maior que o piloto”, imagine se irá contratar o Alonso quando é sabido que ele exige ser o centro das atenções?

    Penso que não será dessa vez que ele pilotará pela Ferrari…

    Publicado por zezinho | 10/09/2009, 11:12 am
  8. link para o depoimento do nelsinho piquet para FIA sobre o caso Cingapura

    http://www.f1sa.com/index.php?option=com_content&task=view&id=17075&Itemid=219

    Publicado por Galkadesh | 10/09/2009, 11:19 am
  9. Li o depoimento e todo o resto de respeito que eu tinha por Nelson Angelo Piquet já se foi.
    Se eu fosse o Massa, que estava na pole e apenas 1 ponto atrás do Hamilton nesta corrida crucial para o campeonato, nunca mais olhava na cara desse filho da mãe.
    Tanto se esculhachou Rubinho e eis que vemos agora quem é o maior piloto capacho de todos os tempos e também quem é a maior vegonha nacional na F-1.

    Publicado por Carlos T. | 10/09/2009, 11:31 am
  10. Claudemir, a McLaren planeja um motor próprio para o MP4-12C, o que dá um indício de que eles estão trabalhando num motor próprio para seus carros de Fórmula 1 também, tornando-se apenas a equipe “McLaren”. É como se eles quisessem perder a imagem de equipe de F1 que faz carros esportivos para se tornar numa montadora, mas comprometida com a F1, com competição no seu DNA

    O que a Mercedes vai fazer com todas essas ações seria interessante. Elas devem valer montanhas de dinheiro, suficiente pra fornecer motor pra umas seis equipes (se a FIA deixar) e ainda comprar 100% da Brawn… Só está me assustando o monopólio que a Mercedes tá fazendo. O Mosley queria que todos usassem Cosworth, mas daqui a pouco até a Ferrari tá de Mercedes (brincadeira). Tá certo que eles são comprometidos com o esporte, mas deixar varias equipes à mercê da alemã é foda. O dia que eles se foderem, se fode todo mundo. Ah, ficou ótimo o logo da AMG no aerofólio. Bela montagem.

    Sobre a Lola, é um assunto que nos faz pensar e puxa varias ideias adormecidas na cabeça. USF1 não tem estrutura para correr, e a Manor não tem nada, simplesmente nada. O silêncio deles chega a ser ensurdecedor.

    E não iam investigar esse processo de seleção, com esse provável favorecimento à Manor? Ouvi que o dono da Stephan Grand Prix queria por o caso na “justiça”, pois ele alegava ter muito mais estrutura, gente e dinheiro para montar uma equipe (a empresa dele fabrica avioes…) e não foi escolhido…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 10/09/2009, 11:31 am
  11. Sobre a Lola, também não haveria a possibilidade de se associarem a alguma das equipes já anunciadas, que não tem a menor estrutura? A Reynard já teve uma associação semelhante com a BAR.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/09/2009, 11:39 am
  12. Santander confirmou o acordo de 5 anos com a Ferrari. Sobre pilotos, nada… e assim vai ser até o fim do ano. Nem eles devem saber o que fazer com o Massa (volta do mesmo jeito?) e Raikkonen (acordou definitivamente em Spa?). Logo, o anúncio não será em Monza.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/09/2009, 11:56 am
  13. O Santander acaba de confirmar que será principal patrocinador da Ferrari nos próximos cinco anos, contudo não houve nenhuma confirmação durante o anúncio sobre a ida de Fernando Alonso para a Ferrari.
    Como já previa o Becken, ficou um certo clima de frustração para muitos. Mas acho a prudência da Ferrari muito coerente, melhor esperar toda a apuração do envolvimento do Alonso no caso Cingapura …

    Abs

    Publicado por Galkadesh | 10/09/2009, 11:58 am
  14. Historia cada vez pior

    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2009/09/10/ult4361u2830.jhtm

    Sorry Guys

    Publicado por fernando-ric | 10/09/2009, 12:16 pm
  15. Becken,

    Precisamos considerar que a Ferrari é pseudo independente, porque na verdade pertence à FIAT.

    Não vejo como uma equipe de F1 consiga se manter e ser competitiva fazendo tudo, até seus motores.

    Não lembro de alguma equipe tenha coseguido isso, talvez no máximo a BRM que acabaou fechando, e a própria Ferrari antes de ser assumida pela Fiat em meados dos anos 60.

    Que eu me lembre a última equipe 100 % caseira foi a alemã Zakespeed.

    Um abraço,

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/09/2009, 12:29 pm
  16. É galera, o Piquet Jr. pisou feio na bola, e, acho que, mesmo não levando punição, sua carreira acabou na F1.

    Apesar de defender que Piquet Jr. não seja pounido com o banimento, afinal, outros pilantras não foram (Alonso e Hamilton na F1 recente), não posso compactuar com o que ele fez.

    Para ser coerente, eu que tanto critico Barrichello, digo que a atitude de Nelisnho conseguiu igualar o triste episódio da Austria 2002, um bateu para ajudar a equipe e garantir contrato, o outro entregou uma corrida ganha em início de campeonato para não quebrar cláusula contratual (era segundo por contrato). A diferença é que a batida de Piquet prejudicou outros pilotos que nada tinham a ver com seus problemas (Felipe Massa) e a de barrichello só prejudicou ele mesmo. São dois merdas como esportistas, mas, pelo menos Barrichello é um merda inofensivo e, até aqui, ainda demonstrou ser mais piloto.

    É por isso que eu admiro cada vez mais o Felipe Massa, único (pelo menos até agora) que demonstrou ter brios e dignidade.

    A continuar assim, nossa história na F1 deixará de ser motivo de orgulho e será motivo de vergonha.

    Quanto ao Piquet Pai, nem imagino o que ele sentiu quando ficou sabendo dessa merda toda. Logo ele que nunca aceitou ser sacaneado por chefe de equipe e sempre criticou Barrichello pela postura submissa.

    Apesar de Nelsinho ser um jovem em início de carreira, poderia ter chutado o pau da barraca no próprio GP e dado uma banana para Briatore e Symonds, teria grana e retaguarda do Pai para tanto, foi covarde, e, ao ser covarde, se tornou protagonista de um vexame.

    Agora, quanto ao fato de ter denunciado, se fosse ele teria feito o mesmo, deve ser duro você conseguir dormir sabendo que fez uma das maiores cagadas da história da F1 e que os mentores estão rindo de você pelas costas, pelo menos tirou esse peso da consciência, e, apesar de destruir a própria carreira, revelou (na verdade confirmou) ao mundo o caráter de Flávio Briatore.

    Agora, pelo que eu conheço de F1, Fernado Alonso irá sair novamente impune de mais um escândalo, pois, vai alegar que não sabia da história, e, sem evidências de que sabia, funciona o brocardo in dubio pro reo, não há nada a fazer contra ele.

    Além disso, continuo acreditando que Bernie vai dar um jeito de só o Piquet Jr. se ferrar, Flávio Briatore não será punido, irá inventar uma licensa como a de Ron Dennis.

    As vezes me pergunto como possa continuar a gostar de F1, se nada do que se passa nas pistas eu posso acreditar que seja 100% honesto.

    É por isso que cada vez mais eu dou menos importância ao campeonato em si (que pelo jeito sempre é manipulado) e mais importância às performances individuais (ultrapassagens, largadas, etc.).

    Vocês acreditam que, sob esse aspecto, quem está me surpreendendo muito é o cara que eu mais tenho repulsa na F1. Barrichello (apesar de alguns erros horrorosos e de continuar um esportista chorão) tem feito ótimas corridas ultimamente.

    Para vocês verem como o ser humano pode ser surpreendente quando quer (para o bem e para o mal), tivesse ele tido essa postura a carreira toda e seria mais do que o piloto com maior número de GPs.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 10/09/2009, 12:30 pm
  17. Opa, seria assim na minha concepção o Ferrari de 2010 com o patrocínio do Santander.

    Mesmo sem anunciar nada relativo a pilotos, estava mais que claro que isso não aconteceria hoje por causa do Massa.

    O mercado continua travado.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/09/2009, 2:21 pm
  18. Opa, seria assim na minha concepção o Ferrari de 2010 com o patrocínio do Santander.

    Gostei!! :)

    Minhia única ressalva seria quanto a Santander do lado do Cavalinno. Acho que aquele pode ser um espaço não comercializado para não conflitar com a amrca da prória Ferrari.

    No topo do bico eu imagino que seja o lugar ideal para o “title sponsor”, aí ficou perfeito!

    Publicado por Becken Lima | 10/09/2009, 2:37 pm
  19. Becken.

    Opinião aceita e algumas modificações pra melhorar o visual da marca no bico.

    Mente desocupada é fogo.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/09/2009, 3:38 pm
  20. Cassius, o que acho mais triste nessa história toda é que o Nelsinho não precisava realmente disso para continuar na categoria. Por mais pressão que tenha sofrido. Ele não foi o único sacaneado pelo Briatore: Fisichella, Trulli e Kovalainen (este estreante como ele) também foram. A imagem de Nelsinho como piloto em 2008 era de um talento inconstante: até Cingapura, mesclava atuações ruins com bons resultados como o pódio na Alemanha.

    Em 2009 só fez queimar o filme. Tivesse chutado o pau da barraca na reunião, ficaria sem a vaga na Renault, mas com a dignidade intacta e a possibilidade de pleitear uma vaga em uma equipe pequena. Recomeço difícil, sim, mas um recomeço. E ainda com o apoio do pai, bem relacionado no padock….

    O Vitantonio Liuzzi passou um bom tempo longe da F1, ainda por cima sem o apoio da Red Bull. Olha aí o italiano ressurgindo na Force India… não imagino porque o Piquet, que até vinha sendo cogitado nas especulações sobre os cockipits de 2010 antes do escândalo, não poderia negociar um cockipit. Agora, o jeito é arranjar uma vaga na Indy e tentar lá nos EUA e recuperar a imagem como piloto. Mas vai ser uma mancha que não vai sair nem com OMO, Ace, Vanish…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/09/2009, 4:15 pm
  21. Raikkonen e Massa confirmados ano que vem:
    http://bit.ly/3MUFPA

    Publicado por Andy | 11/09/2009, 11:06 am
  22. Andy, esse link tem um bug! Tem um mais “saudável”?

    Publicado por Becken Lima | 11/09/2009, 11:24 am

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