//
você está lendo...
ARTIGOS

Será que Fernando sabia?

IMAGEM: Ferrari/Divulgação alonso(ALONSO: um dos mais inteligentes pilotos da Formula 1 nada sabia sobre o Nelsinhogate. Será?

Estamos há poucas horas do primeiro treino livre em Monza, mas o Nelsinhogate continua o tema preferido de discussão em blogs e fóruns ao redor do mundo, deixando a corrida propriamente dita como coadjuvante.

Não há mais dúvida sobre a veracidade da história, nem do envolvimento direto do alto comando da Renault no aliciamento de Nelsinho. O único homem aparentemente por fora da história e o único a ter lucrado com ela, é o “surpreso” bicampeão Fernando Alonso.

A pergunta lá fora é: será que Fernando sabia?

A minha percepção depois de ler esse artigo chapa branca da Autosport hoje, é de que haverá um grande e inconsciente acordão nos bastidores — envolvendo até a imprensa especializada — para desmistificar qualquer impressão de que Alonso estava ciente ou mesmo questionou o acidente de Nelsinho, permanecendo mudo diante da falcatrua.

A Marca Alonso é uma valiosa propriedade para todos os envolvidos direta e indiretamente com a Formula 1. Toda a sua trajetória em direção à Ferrari é um grande complô, orquestrado por todos, para pô-lo novamente em pé de igualdade com Lewis Hamilton — o que  faria a Formula 1 volta a ser um esporte de verdade e não um palco de escândalos.

Eu lamentaria se fosse descoberto algum envolvimento de Alonso, e torço para que ele seja a pobre ovelha inocente no rebanho, mas será que o homem conhecido pela abordagem cerebral como estrategista de corrida, jamais suspeitou de um plano de corridas que engenheiros de outras equipes rotularam como estúpido?

Será que Fernando, afinal, sabia? A opinião é com vocês na sessão de comentários.

Discussão

21 comentários sobre “Será que Fernando sabia?

  1. Fala a verdade Becken, você com este post quer ver o circo, que já estava pegando fogo no outro post, incendiar de vez!
    hehehe
    Eu sinceramente não duvido de mais nada.

    Publicado por Carlos T. | 10/09/2009, 9:13 pm
  2. Becken,

    Misturando um pouco, acabei de ouvir o Barrichello no Tazio, falando sobre o assunto Nelson Ângelo Piquet com grande elegância.

    Como o mundo dá voltas, o veterando e moribundo piloto brasileiro é o que restou da esquadra verde e amarela, e ainda disputando o título…

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 10/09/2009, 9:55 pm
  3. Olá

    Vejo alguns fatores pra que abone o Alonso dessa lama.

    Primeiro: Esse plano morbido e louco, nao foi planejado em cima da hora, talvez o fato do alonso saber oq lhe ajudaria na corrida, o desmotivaria e poria o plano a perder, pq querendo o nelsino ajudar ou nao, o alonso teria (e fez) que fazer a sua parte.

    Segundo: O alonso esta de partida, vai deixa a moribunda renault orfã, pelos maus resultados, a unica coisa que dava holofotes da imprensa a Renault é justamente alonso, entao eu pergunto: Se Briatore quisesse que alonso permanessese na Renault, ele certamente o chantegearia, dizendo assim: “Ou o Sr fica ou o Sr vai ser cumplice de tudo, pq vou joga na imprensa seu nome e mesmo q vc prove que nao participou sua reputação ja era” e pq briatore nao fez?

    Terceiro: Alonso tem muito mais a perder que nelsinho piquet, ele simplesmente nao colocaria toda a sua carreira vitoriosa em cheque por o ávido querer de ganhar uma corrida, isso é idiotice. Já nelsinho, como ele mesmo disse, nao queria fica desempregado e por isso fez, pra ele era tudo ou nada, alonso tem portas abertas em qualquer equipe da F1 hoje.

    Um abraço e foram essas as minhas observações

    Anderson Dorneles

    Publicado por Anderson Dorneles | 10/09/2009, 10:33 pm
  4. Hi Guys!

    Não dá pra deixar passar essa:

    CARLOS GHOSN É….. MR. BEAN???

    Sorry Guys.

    Publicado por Iomau | 10/09/2009, 10:41 pm
  5. Como eu disse num comentário no outro post: o Alonso não sabia porque na hora da reunião do Nelsinho com o Briatore, ele (Alonso) estava reunido com o Sr. Coelho da Páscoa, e tem o Sr. Papai Noel como testemunha disso…

    Claro que ele sabia… com aquela estratégia podre de combustível pra 12 voltas??? Tá bom…

    Publicado por Bruno | 10/09/2009, 10:58 pm
  6. Aliás, uma coisa que me ocorreu… e os excelentes entendedores que por aqui habitam vão entender onde quero chegar.

    Talvez exista uma motivação a mais para a sugestão do acidente. A mera ameaça de demissão, não sei porque, mas não me convence…

    A questão é: quanto as bolsas de apostas européias pagavam por uma vitória do Alonso naquele GP?

    Entenderam né?

    Publicado por Bruno | 10/09/2009, 11:08 pm
  7. hahahahaha

    Publicado por andre | 10/09/2009, 11:18 pm
  8. Para mim, isso tudo parece um grande tiro no pé. O único prejudicado continua sendo Piquet. Os envolvidos no caso já estavam prontos para deixar a F1: Symonds disse no final de 2008 que pensou seriamente em abandonar a categoria (peso na consciência? não sei), Briatore não ama a F1, também já dava pinta de cair fora e a Renault só precisava de uma desculpa para tirar o time de campo.

    Com certeza, não é o melhor jeito de ser lembrado, pois sempre os aspectos negativos se sobrepoem injustamente aos positivos e quanto a Alonso – se ele sabia ou não, talvez seja relevante para a imprensa e seus fãs, não acho que afetará o curso das coisas. Enfim, o único que queria continuar na categoria girou a roleta e caiu no ‘Perdeu tudo’.

    Publicado por Larissa Oliveira | 11/09/2009, 12:38 am
  9. Se o Alonso realmente não sabia, no mínimo ele desconfiava, já que um bi-campeão não iria aceitar uma tática suicida de uma perna de 12 voltas assim, só por tentar a sorte.

    Publicado por Nick Mason | 11/09/2009, 1:07 am
  10. Sabia…

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 11/09/2009, 1:12 am
  11. Vamos supor que ele sabia.

    Mas, e daí? O que ele deveria fazer? Protestar?

    Aliás, nem sei viu…Se o Alonso tivesse sido expressamente avisado dos detalhes da coisa eu não acho que ele ia aceitar, não por motivos nobres, mas por receio de ocorrer a merda que tá rolando agora.

    Enfim, de qualquer sorte, é o menos culpado nessa coisa toda.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 11/09/2009, 7:48 am
  12. É claro que ele permanecerá livre, não restam dúvidas quanto a isso. Por mais poder político que tenha Briatore (lado forte) ou por mais inútil que seja o Nelsinho (lado fraco), o espanhol é o lado superior da “força”. É o bicampeão, o sucessor do trono, o melhor do grid, o fodão.

    Na pior das hipóteses, perderá a vitória em Cingapura como represália à Renault, não a ele. Mas as dezenas de vitórias que ainda conquistará suprirão esta vitória noturna conquistada de forma ilícita.

    Agora, claro, que ele sabia, sabia. É óbvio. “A equipe decidiu sua estratégia” o cacete. A equipe sugere e o piloto concorda ou discora. Ou, em uma hipótese diferente, a equipe determina e o piloto toma conhecimento. Ora, Alonso é inteligente. Não sabia que largar em 15º com duas gotas de combustível era uma estratégia burra em condições normais?

    Aí já é querer abusar demais da minha inteligência.

    E falo como fã do espanhol.

    Publicado por Hugo Becker | 11/09/2009, 8:49 am
  13. Sabia.

    E se não sabia antes e durante a corrida, ficou sabendo depois porque o Briatore deve ter dito, o que lhe faz cumplice.

    Os dois maiores escandalos esportivos recentes da F1, nos dois está o Alonso, ele tem um imã pra confusão ou ele é um dos pivôs sempre ?

    Publicado por Claudemir Freire | 11/09/2009, 8:50 am
  14. Becken,

    Essa história ainda não acabou, mas está em recesso branco com cada um preparando sua estratégia de defesa.

    Nós debatemos esse assunto exaustivamente nos posts anteriores.
    Agora os colegas querem falar da corrida que se avizinha, evidentemente.

    Vc acha que seria interessante uma enquete neste momento para responder à pergunta-título do post?

    Eu acho que sim, por dois motivos:
    1. Nossa opinião foi dada sem a versão do Alonso, que está calado até agora.
    2. Depois da versão dele certamente haverá mudança nas opiniões.

    A enquete serviria medir a credibilidade dele antes e depois de dar a sua versão.

    É só uma sugestão.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 11/09/2009, 9:06 am
  15. Querem ver uma questão realmente relevante? A atitude de Ghosn. Se ele quisesse limpar a imagem da Renault, não se restringiria a buscar um bode expiatório, como ele está fazendo processando o Nelsinho: mandava os chefões Briatore e Symonds pra fora, eximindo a equipe da culpa, o que não deixaria de ser verdade, uma vez que nem o engenheiro do Piquet sabia da tramóia.

    Saindo mais um pouco do tópico: caso caia o Briatore (e já tenho minhas dúvidas), as grandes montadras da F1 teriam uma nova geração de líderes nos padocks: a Ferrari, com Domenicali, a McLaren com o Whitmarsh. Ambos tiveram começos turbulentos, mas vão se firmando: Domenicali teve que lidar com os erros primários da Ferrari, mas aos poucos a equipe vai se ajustando. Whitmarsh se envolveu no patético escândalo da mentira do Hamilton, mas até agora a equipe vem tendo uma sensível evolução. Já passou da hora do Briatore cair fora.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/09/2009, 9:07 am
  16. Eu disse: “A enquete serviria (para) medir a credibilidade dele antes e depois de dar a sua versão.”.

    Errei. É claro que seria necessária outra enquete depois da manifestação do espanhol.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 11/09/2009, 9:08 am
  17. “Estamos há poucas horas do primeiro treino livre em Monza, mas o Nelsinhogate continua o tema preferido de discussão em blogs e fóruns ao redor do mundo, deixando a corrida propriamente dita como coadjuvante.”

    E isso tem sido a regra nos últimos anos…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/09/2009, 9:11 am
  18. Becker, segundo o Mosley, não há como mudar os resultados de Cingapura.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/78483

    Ver último parágrafo.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/09/2009, 9:14 am
  19. “Toda a sua trajetória em direção à Ferrari é um grande complô, orquestrado por todos, para pô-lo novamente em pé de igualdade com Lewis Hamilton — o que faria a Formula 1 volta a ser um esporte de verdade e não um palco de escândalos.”.

    Eu adoraria ver o Hamilton engolindo o Alonso de novo. Enquanto isso um certo finlandês-voador (sóbrio ou não) correria por fora. O resto todo mundo já sabe… hehehehe!

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 11/09/2009, 9:21 am
  20. Para todos os efeitos, Alonso já está absolvido.

    Q (Autosport). Are you of the belief that Fernando Alonso is an innocent party in all this, and that he was not aware of what was going on?

    Max Mosly: We have no evidence to suggest that Alonso knew what was going on.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/78489

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/09/2009, 9:54 am
  21. Interessante os comentários do Mosley nesta mesma entrevista sobre o caso Stepneygate e as sanções impostas à McLaren. Em suma, termina admitindo que a pena foi branda, uma vez que o correto seria a exclusão da equipe dos campeonatos de 2007 e 2008; que a decisão pela multa foi motivada pelo impacto que a exclusão acarretaria: prejuízos para a Mercedes, fim da equipe, demissões dos empregados, etc.

    É importante observar tudo isso, pois indica qual será a solução da FIA para a Renault.

    “Q. Would the same principle apply to Renault? 695 people could potentially suffer, who didn’t know about the plot?

    MM: That’s the difficult bit but in the end, again, Renault have to decide. First of all they have got to make their case for the defence and secondly it’s very much up to them. It’s up to Renault, the ball is in their court. They must decide what they want to do.”

    E depois de todo o embate FOTA x Mosley, o velho Max toma a bola de novo…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/09/2009, 10:04 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: