//
você está lendo...
ARTIGOS

Renault contra-ataca

IMAGEM: Renault/Divulgação sadnelson(NELSON: Briatore vai contra-ataca com processo criminal)

Como era de se esperar, a Renault e Flavio Briatore partiram para o ataque como estratégia de defesa. A equipe moverá uma ação criminal contra a família Piquet acusando-a de tentativa de extorsão.

A estratégia é clara: desacreditar a declaração de Nelsinho, que ainda permanece na esfera esportiva e conter parte do estrago que o escândalo vem fazendo na imagem da equipe e por tabela na da companhia francesa.

A leitura que eu faço é que o departamento jurídico da Renault acredita que a declaração de Nelson é um indício frágil da culpabilidade da Renault, sendo até agora apenas isso: uma declaração de boa fé, sem provas materiais ou testemunhais incriminatória. O ataque, nesse caso, é realmente a melhor defesa estratégica.

Como a FIA poderá provar, então, a culpa de Briatore e da Renault nesse processo esportivo? Como é provável que o processo resuma-se à palavra de Symmonds e Briatore contra a de Nelsinho, a FIA deverá procurar por uma cadeia de eventos que prove a premeditação do acidente como, por exemplo, a estratégia de corrida decidida no sábado antes da classificação.

O problema para a Renault é que o regulamento da FIA — mesmo que baseado no sistema jurídico francês — não é propriamente um sistema jurídico, é apenas um corpo de leis superficiais e sem a profundidade e nuances que um sistema jurídico necessita para ser funcional e justo.

Portanto, a FIA pode julgar a Renault culpada se esses indícios e eventos em cadeia, que podem até não se materializarem como provas cabais, forem descobertos.

Obviamente um processo esportivo pode ser um belo alicerce para um processo na esfera criminal comum, mas Nelson fatalmente precisará muito da investigação acurada da FIA para se livrar de um potencial processo criminal monstro que a Renault certamente moverá contra ele e sua família.

Anúncios

Discussão

18 comentários sobre “Renault contra-ataca

  1. Becken,

    A Renault vai processar criminalmente os Piquet sob qual acusação? Isso é muito vago. Nenhum tribunal dá andamento a uma denúncia criminal vazia, simplesmente porque não existe forma de se defender de “fantasma”.

    E mais, na falta de provas usam-se os indícios lógicos. É preciso haver uma cadeia coerente entre o que se fala, o que se pratica e o que se prova para haver uma condenação. O regramento da FIA pode até ser (e é) um samba do crioulo doido, mas o ordenamento jurídico francês não é. E é sobre esse ordenamento que os Piquet serão julgados se a tanto chegar.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 11/09/2009, 4:24 pm
  2. Coyote, a Renault faz o que pode. Tem que se lembrar que a posição deles é muito pior que a da Mercedes no caso da espionagem porque eles não tem como separar a imagem da montadora da equipe. A montadora não pode simplesmente atirar o Briatore aos leões e fazer que não é com ela quanmdo Mercedes pode nos rolos da McLaren com a FIA. Briatore é o homem que a Renault escolheu para comandar sua opração de F1 qualquer escandalo que ele se envolva atinge a montadora diretamente. O que eles podem fazer é justamente minimizar o estrago e jogar o onus sobre os Piquet. O Becken foi ao ponto os indicios que Nelsinho levantou se comprovados podem bastar para condenar a equipe na justiça esportiva, mas devem ser pouco para a justiça civil. No momento eu acho que a grande preocupação da montadora é tentar proteger a propria imagem e jogar com a falta de credibilidade da FIA para isso.

    Publicado por Filipe Furtado | 11/09/2009, 4:44 pm
  3. Coyote, acho que acusação seria difamação, atentado à imagem…
    Imagina se eles calculam quanto negativamente essa confusão causa de danos
    à imagem da Renault e provam que tudo não passa de lorota do Piquet Jr.

    Como jah falei aqui uma vez, o serviço secreto francês é muito duro e eficiente; Além disso, a Renault é junto com a AirBus parte fudamental do PIB do França.

    O Nelson jr que se mude de Monaco que é rodeada peo mar e pelo territorio Francês.

    Publicado por Filho do vento | 11/09/2009, 4:45 pm
  4. O processo seria em relação à chantagem que o Nelsão fez com o Briatore quando ele demitiu Nelsinho depois do GP da Alemanha e este teve que voltar atrás e readmití-lo para o GP da Hungria, caso contrário o Nelsinho abriria a boca quanto à marmelada de Cingapura. Li no Grande Prêmio também que para renovar o contrato ano passado houve também uma chantagem, talvez um pouco mais indireta que esta última.

    Publicado por Carlos T. | 11/09/2009, 4:50 pm
  5. O processo por danos à imagem só pode ser feito se a denúncia do Nelsinho for considerada falsa, portanto, calúnia.

    Publicado por Carlos T. | 11/09/2009, 4:57 pm
  6. Nossa, esse ano é só de fofoca, denuncias, calunias, briga, etc.

    Não dá nem pra falar de F1 ou automobilismo, espero que 2010 seja melhor, porque a coisa está tão feia que nem do mercado de pilotos está se comentando.

    Sobre o caso Mercedes e seu esportivo aí vai um link do seu asa de gaivota.

    http://carros.uol.com.br/album/mercedes_sls_amg_album.jhtm?abrefoto=2#fotoNav=4

    Publicado por Claudemir Freire | 11/09/2009, 5:09 pm
  7. É surreal. Tudo.

    A Renault está no pau da goiabeira.

    Acusar de chantagem neste caso é admitir que tinha o rabo preso, ou seja, fez mesmo o imbroglio e por isso aceitou a chantagem. Primeiramente terá que provar a chantagem. A esta altura, provando ou não que foi chantageada, já abriu o flanco para ser processada por todos os prejudicados com a falcatrua além de admitir que que assediou moralmente o Nelsinho para fazer isso (motivo para ser processada mais uma vez, pelo Nelsinho).

    Falar que o Nelsinho bateu porque quis para ficar bem na equipe. Ok! Para ficar bem ele teria que dizer: olha, eu bati para ajudar a equipe. Neste caso, porque a equipe não pôs a boca no trombone e o “demitiu” sumariamente?

    Melhor abafar o caso. Mas aguardemos.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 11/09/2009, 5:22 pm
  8. Penso que antes de se culpar qualquer outro piloto, o piloto que fica aqui pior e mesmo o Piquet, porque apenas ele aceitou fazer o trabalho sujo e sabia exactamente o que estava a fazer e afinal foi ele que espetou o carro. Aliás também era o único meio de ajudar a equipa, já que se o apelido foi suficiente para chegar a formula 1, nesta o homem provou o que realmente era. Certamente não deixara saudade, nem dignifica os pilotos brasileiros. Foi mau na altura de pilotar e pouco inteligente na hora de sair…

    Publicado por Miguel Machado | 11/09/2009, 5:31 pm
  9. Pessoal,
    Dêem uma lida nesse documento:
    http://axisofoversteer.com/blog/documents/Fit%20Of%20PK.pdf

    Se tudo isso for verdade mesmo, não resta duvida da armação. Me parece que Pat Symonds é o grande arquiteto dessa confusão.

    Publicado por Filho do vento | 11/09/2009, 5:50 pm
  10. Porca Madonna,
    Onde essa merda toda vai parar?

    Publicado por Leandro Magno | 11/09/2009, 6:13 pm
  11. Filho do Vento.

    A armação existiu, isso você não tenha dúvida, o problema é provar, o documento é contundente, mas infelizmente não é uma prova cabal do caso.

    Mas acho que a FIA vai dar um jeito de punir o Briatore, porque ele esta com medo, como diz minha esposa, a melhor defesa é o ataque e ele começou a falar sua baboseiras.

    Ao contrário de muitos aqui no blog que acham que o Nelson está acabado, eu já acho diferente, acho que ele arrumou uma boquinha nessa briga toda e esta cagando e andando para o o Briatore pode vomitar daqui pra frente.

    E imagino que até pessoas da cúpula da Renault podem estar envolvidas nessa briga, querendo a cabeça do Briatore, para que possam tocar a equipe sem o carcamano por perto, e pra isso tem que rodar o seu braço direito Pat Symonds, não ficaria nenhum pouco surpreso se isso não é pura e simples razão.

    Afinal, nesse mundo em que se matar de fome, guerra, doenças ou religião é puro e simplemente negócios, o que é a galera da Renault jogar uma merdinha no ventilador pra derrubar o seu diretor geral ?

    Publicado por Claudemir Freire | 11/09/2009, 6:25 pm
  12. Se o Nelsinho é viado não é da minha conta, a vida é dele e faça o que quiser dela.

    Mas o Briatore não é o cara mais certinho do mundo, olhem que fotinha sexual, kkkk.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/09/2009, 6:31 pm
  13. Não entendo mais ABSOLUTAMENTE NADA dessa história.

    E me irrita muito uma das partes estar mentindo e vai continuar mentindo até o fim da história para finalmente descobrirmos que… estava mentindo!

    É o mesmo caso da McLaren em 2007 e da mesma McLaren em Oz em 2009.

    Um verdadeiro SACO!

    Publicado por Daniel Gomes | 11/09/2009, 6:46 pm
  14. Considerando que a FIA e seu Conselho Mundial tem autoridade acordada em regulamento com as partes para punir mesmo sem provas cabais, creio que ela tem obrigação de fazer uso desse preceito nessa situação.

    A Fórmula 1 está cada vez mais se desgastando com todas as polêmicas que surgiram nos últimos anos e é necessário uma atitude firme para recuperar a imagem do esporte. Virou várzea, ninguém dá mais crédito para a categoria.

    Enquanto os esportes olímpicos punem com extremo rigor casos de dopping, onde a falcatrua beneficia o autor mas não prejudica o rendimento dos demais competidores, essa armação não só deu vantagem ilícita aos autores como sabotou os possíveis resultados dos outros pilotos e respectivas equipes. Isso é o pior tipo de atitude antidesportiva que existe. Manipularam todo um evento esportivo para ganho próprio.

    A podridão está tão a vista nesse escândalo que exigir provas inequívocas é um disparate, um atentado contra a lucidez dos que acompanham o circo.

    Publicado por Carlos T. | 11/09/2009, 7:07 pm
  15. E o Massa ainda não falou nada….Nem a Ferrari…

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 11/09/2009, 7:50 pm
  16. Claudemir,
    Ele copiou o modelito do Gabeira.

    Veja(aliás, Época):

    Publicado por Leandro Magno | 11/09/2009, 8:21 pm
  17. Olá,

    Uma coisa é certa, uma causa ganha da Renault contra os Piquet por difamação a uma imagem tao gigantesca igual é a Renault, os vai levar concerteza a falencia, pq vai ser uma grana muiiiiiiiiiiiiiito grande.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 11/09/2009, 9:22 pm
  18. Passando enfrente a um chaveiro o Portugues leu a placa:
    ‘Trocam-se segredos’
    Parou, entrou na loja, olhou para os lados e cochichou para o balconista:
    – Eu sou gay, e você?!
    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 12/09/2009, 3:48 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: