//
você está lendo...
ARTIGOS

Mesmo com estratégia arriscada, Lewis ainda é favorito em Monza

IMAGEM: McLaren/Divulgação lewistowin(LEWIS, SUTIL e KIMI: será uma dura briga amanhã em Monza)

Aparentemente, a agressiva estratégia de pit stops da McLaren deixará Lewis Hamilton vulnerável aos carros que pararão 3 ou 4 voltas depois do inglês. No entanto, eu arrisco dizer que, sem chuva ou outro evento que interfira no andamento normal da corrida, Lewis ainda é o favorito para a vitória amanhã.

Eu imagino que a corrida no seco pode se desenvolver como em 2007, amplamente dominada por Alonso, que venceu com duas paradas contra duas de Lewis e uma de Kimi.

Amanhã, há uma grande possibilidade de o KERS de Kimi deixar Sutil para trás na primeira curva, o que fatalmente projeta um confronto entre Lewis e o finlandês na primeira perna da corrida.

Calculando quem é o favorito

Para decretar o favoritismo de um ou outro, é preciso observar outros números. Por exemplo, os do Q2 ou na relação entre consumo e velocidade, que estimam 0,088s de diferença por volta de combustível — o que indica que Lewis, com o mesmo combustível que Kimi, seria 0.353 mais rápido. Outro número bom é a diferença de Lewis para Kimi no Q2 — 0.45 décimos. Lewis, portanto, tem um carro para — teoricamente, que fique claro — abrir uma boa vantagem entre 6 e 7 segundos que Kimi terá que descontar nas 4 voltas depois da parada de Lewis.

Kimi observou que o F60 comportou-se melhor no Q3, mais pesado, mas o alto consumo do motor Ferrari diante do Mercedes, muito bem demonstrado em Spa, possivelmente diminuirá essa diferença de voltas entre os dois pilotos.

Quem pára apenas uma vez  pode ameaçar

Há também as pesadas Red Bulls e Brawns logo atrás, mas elas terão defender-se duramente de um Alonso com KERS na largada, o que também jogará a favor de Lewis.

Outro ponto a favor do inglês: Rubens Barrichello tem duas escolhas: ou poupa o seu equipamento pela ameaça de uma quebra de cambio ou troca-o e larga na 10ª posição.

Heikki Kovalainen que segue também para apenas uma parada seria uma boa aposta, mas mais de uma vez o finlandês mostrou não ser consistente em ritmo de corrida contra Hamilton.

Minha aposta

A estratégia da McLaren é agressiva, muito arriscada e a chuva pode bagunçar toda a minha previsão, mas a minha aposta fica mesmo com Hamilton, e com o coringa Raikkonen correndo por fora. E vocês, em quem apostam para amanhã? Façam as suas previsões.

Anúncios

Discussão

13 comentários sobre “Mesmo com estratégia arriscada, Lewis ainda é favorito em Monza

  1. Eu considero o Kovalainen favorito. Mas, como você mesmo apontou, a gente nunca sabe muito o que esperar dele em ritmo de corrida.
    Eu acredito que Barrichello possa ir bem na prova caso não seja obrigado a trocar a caxa de câmbio.

    Publicado por Willian | 12/09/2009, 4:44 pm
  2. Eu aposto 95 cents no Kimi e 05 no Hamilton…rsrs (gosto do Kimi e o Hamilton vem nasequência).
    Becken,
    Essa vantagem de 6 a 7 s na primeira perna da corrida, como dissestes, é teórica. Não teria que levar em consideração que o carro mais beberrão esvazia o tanque mais rápido, se tornando por isso mesmo muito mais rápido gradativamente?

    É claro que isso tb se aplica ao Hamilton, mas o Kimi tem uma perna mais longa e por isso permanecerá mais tempo na pista andando muito rápido. Seria até interessante observar os tempos das últimas 6 ou 7 antes dele antes do pit.

    Bom são teorias nossas que desprezam o Sutil ou que pressupõem que o Kimi vai deixá-lo já na largada. Vamos ver.

    Eu quero que o Kimi vença, mas se for o Hamilton vou comemorar quase o mesmo tanto.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 12/09/2009, 5:49 pm
  3. Eu acredito na vitoria do Kimi, com show do Barrica, como na ultima corrida…e, sinceramente, sem querer botar o olho gordo, acho que o queridinho da Mclaren vai aprontar uma daquelas suas afobações sem sentido (sobrando pro Sutil e pra ele)…mas, vamos ver.
    Kovalainen, mas nem com reza braba, esse cara não é do ramo, definitivamente, espero que seja defenestrado e ano que vem tragam o Rosberg, pra pelo menos ter uma disputazinha na equipe…

    Ao douto causidico que antecedeu meu comentario e a todos, convido para visitarem o meu blog, que não fala de automobilismo, mas sim de defesa dos direitos do consumidor, http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Abraço a todos e que a corrida amanhã seja movimentada…

    Publicado por Edgard | 12/09/2009, 7:36 pm
  4. Ao que tudo indica, segundo o Rubinho falou na entrevista pro Ico, eles vão ter que trocar o câmbio.

    Muito triste isso e mais um duro golpe de azar em mais um fim-de-semana perdido para Barrichello.

    É triste, mas agora que ele começa a se reerguer, é muito tarde e Button com certeza leva o campeonato.

    Publicado por Daniel Gomes | 12/09/2009, 7:40 pm
  5. Rsrs…”douto causidico”, “nobre jurisconsulto”… Jesus! No blog eles falam essas coisas? Se tiver um léxico, quem sabe…

    Publicado por A. Coyote | 12/09/2009, 8:38 pm
  6. Como eu disse lá no Histórias e Velocidade…Barrichello deveria ter feito como Hamilton: arriscado mais leve, largando na primeira posição, indo para sexto portanto. Aí, indo leve na primeira perna, com os macios, se tacava de combustível para a segunda perna com duros. Mas ainda sim seria muito difícil, e arriscada.

    Quem se saiu melhor mesmo foi Jenson Button. Entretanto, Button sentiu que Barrichello está melhor mesmo, e isso não vai ser fácil para ele na corrida. Veremos como será.

    Convido a todos a acompanharem também o Historias e Velocidade

    http://historiasevelocidade.blogspot.com

    abraços

    Publicado por Ridson | 12/09/2009, 9:29 pm
  7. Hamilton cravou uma pole estranha, embora categórica. Estranha pelo fato de que, honestamente, imaginava que a McLaren estaria competitiva o suficiente para largar na primeira posição sem precisar apelar para uma estratégia de pouco combustível, o que pode comprometer a luta do inglês pela vitória.

    A prova disso é a quarta posição do Kova. Apesar de estar quase 0s8 atrás do Hamilton, carrega muito mais combustível do que ele e está, igualmente, na luta pela vitória.

    O que me deixa curioso, no entanto, é ver como será a corrida da Brawn. Rubens e Button estão lado a lado pela primeira vez em mto tempo. E mesmo que Rubens largue em décimo, será interessante ver uma nova corrida “kamikaze”. Especialmente se chover.

    Mas, pra mim, já que o negócio é apostar, aposto no favoritismo do Raikkonen. Fácil.

    Publicado por Hugo Becker | 13/09/2009, 12:22 am
  8. Estranha pelo fato de que, honestamente, imaginava que a McLaren estaria competitiva o suficiente para largar na primeira posição sem precisar apelar para uma estratégia de pouco combustível, o que pode comprometer a luta do inglês pela vitória.

    Na verdade, a McLaren tinha um respiro que não aproveitou.

    Lewis Bateu Sutil por 2 décimos e Kimi por 5 décimos, o que significa que a McLaren tinha espaço para largar com Lewis na pole e pôr, mais ou menos, duas voltas de combustível e assim dar uma pequena folga a ele nos pit stops.

    O Heikki é que fez um trabalho muito bom, ele é ótimo na classificação, e ajustado o combustível, ele foi mais rápido que o Lewis, mas a dúvida mesmo fica na sua capacidade de manter um rimo constante em toda a corrida

    Publicado por Becken Lima | 13/09/2009, 12:34 am
  9. Amanhã vai dar Hamilton…

    E digo mais, entre os 5 primeiros só cabe um dos 4 que estam brigando pelo campeonato, ou seja, rubens, button, vettel e weber, um deles estará entre os 5, porque kimi, sutil e Heikki com certeza estarão entre os 5, lembrando ainda que tem o princípe das Astúrias que sempre tem um exelente ritmo de corrida…

    Para não ficar em cima do muro, vai aí minha opinião para amanhã…

    1 – Hamilton
    2 – Kimi
    3 – Heikki
    4 – Rubens
    5 – Sutil
    6 – alonso
    7 – fisichella
    8 – liuzzi

    Button mais uma vez não vai se dar bem…

    Publicado por julierme | 13/09/2009, 12:50 am
  10. Olá,

    Bem, concordo com os demais posts, o Kova se quiser correr de F1 no ano que vem, é só ele aproveitar esta oportunidade e ganhar a corrida, pq a corrida é dele. Qto ao rubinho, em 10º ele pode chega nos pontos, vai marcar 1 ou 2 pontos. O Button, se conseguir passar o Kova (com Seu kers na no final da reta de monza é dificil), ganha a corrida. Lewis, apostou errado, a tatica do tanque vazio pra fazer pole é uma ilusão, tem muita gente atras dele vai pra uma parada só, digo o mesmo ao Kimi. O sultil chega nos pontos, vai fica em 4º ou 5º, meu grid é:

    1º kova (se correr igual a um profissional, vitoria pra ele)
    2º Button (com 1 parada e a constancia do motor mercedez chega ate aqui)
    3º Kimi ( com a ajuda do Kers, mesmo parando 2 vezes, chega ate aqui)
    4º Sutil (O motor mercedez vai lhe da essa posição)
    5º Alonso (com 1 parada ele chega nos pontos )
    6º Rubinho (vai fazer uma corrida de recuperação, mais nao passa daki) ,

    agora atentem pra essa disputa:

    3º K. Raikkonen (FIN) Ferrari
    4º H. Kovalainen (FIN) McLaren ,

    os dois tem Kers, aposto q no final da reta, na primeira curva sobra um deles pra fora.

    Abraço a todos

    Publicado por Anderson Dorneles | 13/09/2009, 1:11 am
  11. Uma coisa boa para o ano q vem é: quem vai ganhar ou perder a corrida vai ser exclusivamente o piloto.
    A única estratégia será: seja o mais rápido.

    Publicado por Leandro Magno | 13/09/2009, 7:26 am
  12. Em condições normais, a estratégia agressiva do L. Hamilton, A. Suttil e K. Räikkonen (2 paragens) não lhes vai permitir ganhar, visto que em média, cada paragem nas boxes em Monza custa entre 27 a 30 segundos, logo os favoritos são: H. Kovalainen (pode ser também a chave para a vitória do L. Hamilton, caso empate atrás de si os dois carros da Brawn GP); R. Barrichello e J. Button.

    Publicado por Cavallino Rampante | 13/09/2009, 7:39 am
  13. Duas paradas sempre foi o ‘prime’ pra Monza.
    Voar nas retas com carro de tanque cheio é muito complicado.
    Tem a questão dos pneus tb.
    A chave de uma eventual vitória do Hamilton está em dois pontos:
    Estar na frente do Kimi após o 1º pit deste(ou ultrapassá-lo rapidamente);
    O Kova segurar o Kimi por um bom tempo após o 1º pit deste.
    Se isso acontecer, dá dobradinha da Mclaren.
    Ok, isso se o Button continuar andando mal ou se o Alonso o passar.
    Sem contar, a chuva, claro.

    Ok, Leandro, sorry to break the bubble, but there is no “ifs” in real life.

    Publicado por Leandro Magno | 13/09/2009, 8:28 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: