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Red Bull fora da briga pelo título: de quem é a culpa?

IMAGEM: Red Bull/Divulgação sebastian(VETTEL: inexperiência do alemão e de sua equipe deram fim ao sonho do título em 2009)

Segundo Dietrich Mateschitz, o dono da Red Bull, a culpa é da Renault. Pelo menos isso é o que ele andou dizendo para a Autosport após ser questionado porque o sonho do título havia acabado:

“A razão para isso [a perda do título] é que nossos motores são inferiores aos de alguns competidores, além das regras que limitam oito motores a cada piloto sem teste ou desenvolvimento.”

Será? A folha de tempos da FIA com os picos de velocidades nos três setores de Monza, mostra que o motor Renault foi o mais rápido em dois dos setores — 1 e 3 — enquanto o Mercedes no setor intermediário. Ok, nem sempre potência é o requisito mais importante para se julgar a eficiência de um motor, mas sim o equilíbrio entre torque, potência e dirigibilidade. Porém, em um circuito em que potência é fator chave para bom desempenho como Monza, os propulsores franceses corresponderam.

Eu prefiro acreditar nas palavras de Mark Webber, para quem a queda de performance da Red Bull tem direta relação com o ressurgimento e evolução aerodinâmica das equipes de ponta — McLaren e Ferrari — e não com uma teórica perda de fôlego dos motores Renault. Afinal, a fábrica francesa foi a única a ter um “upgrade” de potência de 2008 para 2009.

Para mim, Mateschitz ainda está cortejando a Mercedes, mesmo com o suposto veto da McLaren, que impede que Red Bull seja cliente dos alemães em 2010.

No fim, quem ou o quê deu fim ao sonho da Rede Bull em ser campeã esse ano? Eu diria que uma conjunção de fatores seria a melhor resposta, resumida na inexperiência da própria equipe — que mais de uma vez esse ano se equivocou em operações simples, como pit stops e estratégias de corrida —; na inexperiência do jovem e errático Sebastian e na má forma de Webber, vítima de um atropelamento quando competia em um triathlon no fim do ano passado.

A interrogação agora é: será que Adrian Newey conseguirá transformar a boa base que é o atual RB5 em um vencedor RB6? Se a resposta for sim, eu duvido que a equipe de Vettel e Webber cometa os mesmos erros de 2009.

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Discussão

18 comentários sobre “Red Bull fora da briga pelo título: de quem é a culpa?

  1. Eu acho q Vettel andou muito mal em renovar por tanto tempo com a RBR. Nos próximos anos vamos ter Ferrari X Mclaren de novo e ele vai ficar chupando dedo.

    Publicado por Leandro Magno | 14/09/2009, 9:14 pm
  2. Becken, não vejo má forma em Webber.

    Vejo um cara um pouco mais lento que Vettel no qualifying, mas muito mais pé no chão e consistente nas corridas com uma inevitável má fase nas últimas três etapas, a exemplo de Button.

    Afinal, quem não passa por má fase num campeonato inteiro?

    Quanto à RBR, acho estranho o Mateschitz falar mal da Renault. Não é a melhor forma de mostrar cortejo sobre os propulsores Mercedes.

    Agora, se a RBR for impulsionada pelos alemães, aí sim, vamos chamar a F1 de Formula Mercedes e acabar logo com essa palhaçada.

    Acho que tem que ter um limite, e na realidade estamos muito próximos dele, senão além!

    Publicado por Daniel Gomes | 14/09/2009, 9:15 pm
  3. Velocidade final tambem nao serve como parametro de potencia. A velocidade final é muito mascarada em funçao do arrasto aerodinamico que o carro leva.

    Pega a equipe com maior velocidade final, e compara com a velocidade de curva, e ve se será a mesma que fez os dois trechos.

    Eu sei que as equipes tem como estimar a potencia dos motores, e eles tem um software que faz essa analise da seguinte forma.

    Pegam um determinado trecho, e nesse trecho junto com o radar eles tem a velocidade inicial, e no final do trecho outro radar com a velocidade final (nao estou falando de retas), ai eles pegam que o tempo que o carro levou para percorrer esse trecho, junto a isso tem um analizador de espectro, que analisa o somo do motor, e pelo barulho da para estimar durante todo o trecho qual foi o giro inicial do motor e o giro final. Junta isso tudo, cruza os dados, e se tem a potencia estimada do motor.

    Publicado por Claudio CArdoso | 14/09/2009, 9:33 pm
  4. Minha resposta é a mesma que a sua.

    O campeonato de 2009 foi, está sendo e terá um desfecho muito estranho.

    Porque começou com uma equipe que veio do nada dominando de forma assustadora o campeonato, e com um piloto que nunca tinha feito nada de tão excepcional vencendo seis em sete corridas.

    Porque em uma era onde apenas a Bridgestone fornece pneus, a Brawn sobra no calor e a Red Bull sobra no frio, como se estivéssemos nos tempos de Michelin vs. Bridgestone.

    Porque com o fim dos testes e a limitação da carga aerodinâmica, de repente a pior equipe do grid vira time de ponta e marca 13 pontos em 20 possíveis.

    Porque quando a gente pensa que começa a entender alguma coisa sobre a atual temporada – como por exemplo as “linhas finas” de Newey com garantia de ótimas performances em pistas de alta -, a Brawn vai e ganha em Monza, uma pista em que todos esperavam que a Red Bull é que fosse sobrar.

    Porque a Mercedes, antigo foguete “bomba-relógio”, virou o melhor motor já visto em muitos anos, enquanto a Renault é que assumiu o papel de foguete “bomba-relógio” e prejudicou o time austríaco.

    Porque o campeão, novamente, será inédito. Mas não será das duas últimas gerações. Um é de três gerações atrás, e o outro é de cinco.

    Desisti de entender a temporada 2009.

    Publicado por Hugo Becker | 14/09/2009, 9:46 pm
  5. Hugo,

    Realmente essa temporada está bem atípica. Acho que daqui a alguns anos, comentaremos de como essa temporada foi estranha.

    E olha que vc nem citou as crises políticas, o afastamento do Ron Dennis, o abandono de grandes Patrocinadores, A crise Renault, A mola do Massa , ufff acho que foram só estas esquisitices.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 14/09/2009, 10:20 pm
  6. Um time que manda no meio da temporada Geoff Willis embora certamente não merece o título. O staff de um time é muito mais importante que um piloto e a Red Bull não pensa dessa forma.

    Publicado por Hugle | 14/09/2009, 11:05 pm
  7. Becken,

    Só uma ponderação a fazer diante do que você disse sobre o Webber:

    “… e na má forma de Webber, vítima de um atropelamento quando competia em um triathlon fim do ano passado.”

    Neste ano, quando o Webber andou ganhando e apertando o Vettel, chegaram até mesmo a dizer que ele seria o adversário de Button pelo título, encheram a bola do cara. Nesta época ninguém questionava a forma dele em decorrência do acidente, pq fazer isso agora?
    Talvez, repito, talvez a segunda operação que ele fez recentemente para retirar o pino possa ter alguma influência em seu desempenho, embora ache improvável, pq o tempo de recuperação dessa segunda cirurgia seria muito mais rápido, pois a fratura já foi curada. Enfim, acho que o Webber voltou a ser o mesmo de sempre, só isso .. fama de leão de treino e sem constância nas corridas.

    Publicado por Galkadesh | 14/09/2009, 11:34 pm
  8. Hugo Becker e Ffigueiredo. Concordo plenamente!

    Temporada bem esquisita mesmo como não poderia deixar de ser já q o Barrichello é um dos principais personagens. Teve ainda o “the winner takes all” caçado aos 45 do 2º tempo na briga da FOTA x FIA, o abandono da BMW, assunto q foi ofuscado pelo possível retorno do Schumi as pistas o q acabou não se concretizando.

    Tudo indica q Ferrari e McLaren vão voltar aos trilhos, pra mim a questão é se Brawn e Red Bull, as estrelas de 2009 vão poder brigar pelo campeonato em 2010 novamente. Seriam então quatro equipes lutando pelo campeonato. Eu nunca vi isso na F1. A segunda questão é se Brawn e Red Bull vão adotar o KERS ou se as grandes vão abandonar o mesmo. Pq com o fim do reabastecimento, esse pode ser um fator decisivo tbm.

    Publicado por Alex-Ctba | 14/09/2009, 11:49 pm
  9. Nesta época ninguém questionava a forma dele em decorrência do acidente, pq fazer isso agora?

    Bom, eu não sei outros blogs, mas eu toquei no tema constantemente aqui:

    https://f1around.wordpress.com/2009/05/27/uma-analise-do-fascinante-confronto-entre-mark-webber-e-sebastian-vettel/

    https://f1around.wordpress.com/2009/05/12/red-bull-despreza-o-podio-de-mark-webber-mas-vettel-tem-ainda-muito-que-aprender-com-o-veterano/

    https://f1around.wordpress.com/2009/07/12/depois-de-enorme-superacao-mark-webber-vence-sua-primeira-corrida-na-formula-1/

    https://f1around.wordpress.com/2009/08/14/mark-webber-video-collection-vol-1/

    Na verdade, o Webber teve múltiplas fraturas na perna direita e outra no ombro. Há uma matéria na Autosport que revela que ele fez um teste para verificar se ele ainda seria apto a pilotar um Formula 1, pois, de certa forma, ele teve sorte de a fratura ter sido na perna direito e não na esquerda, onde se freia e onde a perna é exposta a considerável peso…

    Eu, contrariamente, tenho certeza que isso teve um grande impacto na forma como ele vem pilotando nessa sua temporada e, lembre-se, ele até estaria no jogo se a Red Bull não tivesse feito o favor de destruir a sua corrida na Bélgica, liberando-o perigosamente no pit stop e fazendo-o tomar um penalty por isso.

    Publicado por Becken Lima | 14/09/2009, 11:54 pm
  10. Amigos,

    Uma dúvida. Na narração da rede globo foi informado que após análise no câmbio do carro de Barrichello chegaram à conclusão de que ele dificilmente aguentará as quatro corridas antes de poder trocar o câmbio sem perder as posições no grid. (foi dito tb que esta foi a segunda corrida deste câmbio).

    Se tal fato realmente for verdade, Rubens está em tremenda desvantagem na briga pelo campeonato pq perder 5 posições no grid ou ter a peça quebrada durante uma das próximas corridas, são problemas dos quais ele não pode se dar mais ao luxo de ter.

    Alguém confirma a informação?

    Publicado por Galkadesh | 15/09/2009, 12:05 am
  11. Galkadesh, foi isso mesmo.

    Agora resta saber se o Rubens vai peitar a equipe novamente e não deixar trocar o câmbio.

    Ele deu declarações que gostaria de arriscar, vamos ver.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/09/2009, 8:35 am
  12. A Red Bull perdeu não só pelo motores Renault, mas também pela inconstância de seu projeto, é só lembrar que eles não foram bem em uma série de corridas no início da temporada, e que agora repete o desempenho nas ultimas três.

    Notícia estranha essa da Lotus, me pareceu um remendo de uma coisa mal feita, os caras não tem nem estrutura para fabricar um carrinho de madeira, essa FIA não sei não.

    Mais estranho ainda é a Sauber ficar de stand-by, esperando uma aprovação das demais equipes para entrar já em 2010, e assim um grid de 28 carros, estou fazendo contas aqui, qual circuito tem 14 boxes, essa FIA sabe costurar uma colcha.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/09/2009, 8:42 am
  13. Claudemir, na verdade não foi a Lotus, mas a “Lotus”, com todas as aspas possíveis. Mais um grupo de picaretas contando com as bençãos da FIA e tomando o lugar de equipes sérias como a Epsilon-sei-lá-o-que e Prodrive. Só pra ter uma idéia, a equipe vai ser comandada pelo Mike Gascoyne, o que garante duas coisas: primeiro, vão ter o mínimo de noçãpo de corrida, ou seja, vão saber apertar uma porca no pit stop; segundo, não vão ter vida longa, afinal, é difícil o Gascoyne permanecer durante uma temporada numa equipe…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 15/09/2009, 8:56 am
  14. Que tal então arrumar mais algumas equipes pra somar com essas possíveis 14 e determinar somente 1 carro por equipe ? Seria a solução para não haver mais jogo de equipe, piloto batendo pra beneficiar outro, piloto egocêntrico exigindo tudo pra ele e nada pro companheiro, piloto vencendo corrida com o companheiro chegando em último etc

    Ok, ok esta foi uma idéia estúpida eu admito…

    Publicado por Alex-Ctba | 15/09/2009, 9:11 am
  15. Manhã cheia de notícias.

    Prost no lugar do Briatore, boa.

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/13563/

    Button quer aumento de salário já, esse vai se dar mal.

    Barrichello de brasileirinho esta ficando mais macho:

    Tudo porque após o intervalo de verão da F-1, Rubens Barrichello teria optado
    por não mais fornecer as informações de seu carro para seu companheiro de equipe.

    E por fim a fritura do pastel italiano Flavio Fogaza Briatore.

    Só falta agora o anuncio de 2 pilotos brasileiros na F1 de 2010, o Massa correndo em Interlagos.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/09/2009, 9:18 am
  16. Claudemir

    Teve tb a notícia q o Galvão soltou durante o gp de q Pizzonia teria acertado com a nova Manor pra correr em 2010. Se for verdade e se o Barrichello conseguir uma vaga ano q vem e com a volta do Massa, seriam 3 pilotos brasileiros p/2010. Tem ainda a eterna expectativa sobre Senna e DiGrassi…

    Publicado por Alex-Ctba | 15/09/2009, 9:27 am
  17. Olha Vítor, a Epsilon Euskadi e a Prodrive tem muuuuuuito mais estrutura, pois a Epsilon já é uma equipe de corridas e a Prodrive prepara carros, se não me engano Subarus para rally (corrigam-me se estiver errado), ao contrario de aventureiros tipo os daUSF1, que não tem porra nenhuma.

    Concordo 100% com as aspas da “Lotus”. É a mesma história da “Brabham” e da “March”. Estão apenas se aproveitando de nomes históricos pra aparecer um pouco na televisão… Mas fazer o que, venderam a Lotus lá pra Proton. Agora eles podem usar o nome como quiserem.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 15/09/2009, 9:44 am
  18. Alex-Ctba.

    Não acredito no Pizzonia na Manor, seria besteira da equipe.

    E quando falei sobre 2 novos pilotos brasileiros no grid, acabei me expressando mal, mas seriam justamente esses dois ultimos que você citou, mais o Barrichello e Massa, no total 4 pilotos.

    Fora o Nelsinho com uma vaga “comprada” pela FIA (Max Mosley), por sua ajudinha.

    Guilherme esteve claro que as escolhas da FIA foram políticas, então, estrutura, capacidade e experiência não são requesitos para as escolhas.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/09/2009, 9:54 am

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