//
você está lendo...
ARTIGOS

A ‘solução final’ da FIA para preservar a Renault e livrar-se de Flavio Briatore

IMAGEM: Renault/Divulgaçãosymonds(SYMONDS: a FIA quer Briatore e pode poupar Symonds)

Max Mosley pode ser um ditador, um déspota, um caudilho — escolham vocês o adjetivo preferido — mas ninguém jamais pode negar a inteligência política e esquemática do filho de Sir Oswald Mosley.

Max, o nosso Max, segundo diz o TIMES hoje, encontrou a solução perfeita para, de uma tacada só, livrar-se de Flavio Briatore e preservar a Renault e o “desinFormando” Alonso na F1.

Mas qual seria a solução mesmo? Ed Gorman — quem assina a matéria do jornal britânico — escreve que seria oferecida a delação premiada ao diretor técnico Pat Symonds que, em contrapartida, esclareceria todo o plano por trás do acidente de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura de 2008.

Para a FIA Symonds é o ponto fraco na cadeira de eventos, e isso ficou claro quando ele negou-se a responder uma série de perguntas chaves, pondo-se em uma posição desconfortável e comprometedora diante de um inclemente e inquisidor delegado da FIA que o interrogou durante o final de semana do GP da Bélgica.

A intenção da FIA é clara: sacrificar Briatore, o real mentor intelectual do Nelsinhogate, preservando Symonds, o “simples” executor do plano e quem de fato dirige a equipe à sombra de Briatore. Seria um movimento inteligente, preservando a equipe em uma eventual partida de Briatore, não deixando-a à deriva no ano que vem.

Discussão

27 comentários sobre “A ‘solução final’ da FIA para preservar a Renault e livrar-se de Flavio Briatore

  1. E eu não tenho nenhuma dúvida de que Mosley terá sucesso na sua empreitada. Como você disse, Symonds é o lado fraco. Ele vai ceder cedo ou tarde.
    Para Mosley não faz diferença. A única coisa que lhe importa é ver Briatore fora. Alonso, é claro, mais uma vez ficará impune…

    Publicado por Willian | 15/09/2009, 8:00 am
  2. Comentei isso no início do escandalo, “que os Piquet queriam a cabeça do Briatore” e a quem melhor entregar o serviço do que Max Mosley, e estão próximos da realização.
    Sempre achei que há pessoas do auto escalão da Renault que estão contribuindo para ter a cabeça do fanfarrão-italiano em uma bandeja, e o Nelsinho a entregou,
    e com tudo isso os brasileiros vão construindo uma base sólida em volta do italiano.

    Ainda digo que o Nelsinho estará no grid em 2010, com uma ajudinha do novo amigo Max Mosley, que vai retribuir o presente. E não pensem que o Bernie não sabe de nada, esse deve estar vibrando com a quebra de mais um sócio, e deve querer o mesmo que Mosley.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/09/2009, 8:23 am
  3. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Concordo plenamente…se a intenção é ‘queimar’ o Briatore e se livrar de mais esse mau caráter, tudo vale. Tem que jogar sujo, como ele sempre faz. Cada vez mais a coisa vai ficando clara e chegando perto do Alonso. Como disse o William, mais uma vez o espanhol ficará impune, com mais uma falcatrua anotada em sua caderneta…
    Não querendo isentar ninguém, mas dos culpados, o NAP era o elo mais fraco e toda essa crucificação que está sofrendo, pode acabar sendo revertida. O Patrick Head já não disse isso, no final de semana?

    Publicado por Edgard | 15/09/2009, 8:26 am
  4. por enquanto, alonso tem menos falcatrua no currículo que schumacher e senna, que foram os maiores. então ainda está bom.

    Publicado por andre | 15/09/2009, 8:39 am
  5. De fato deve sair uma equipe, pois a Sauber foi repassada a um grupo Suíço e a Lotus é a 13ª equipe q foi anunciada hj.
    Acredito q seja a Renault a equipe a sair.

    MONTEVIDÉU (Reuters) – O calendário da Fórmula 1 para 2010 pode ter uma ou duas corridas a mais, disse nesta segunda-feira o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, que citou uma temporada com até 20 etapas.

    O diretor comercial da F1, Bernie Ecclestone, está negociando o número de provas do próximo campeonato, segundo Mosley.

    “Estamos esperando por ele (Ecclestone), mas acredito que haverá uma ou duas novas corridas. Acredito que serão 18, mas depende, ele está negociando e podem ser até 20 corridas”, disse Mosley a jornalistas durante visita a Montevidéu.

    Na atual temporada, restam quatro provas das 17 do calendário.

    Mosley também disse que na terça-feira pela manhã será anunciada a 13a equipe que vai disputar a categoria.

    “Temos três sérios postulantes para um lugar, a decisão será anunciada amanhã pela manhã (na Europa)”, disse.

    As escuderias candidatas ao posto são Epsilon Euskadi, Lotus e os novos investidores que vão assumir a BMW-Sauber, que anunciou sua saída do esporte.

    Mosley disse que pode haver uma nova baixa na F1, mas não disse qual equipe estaria estudando seu futuro no esporte.

    “Todos os grandes fabricantes têm dificuldades (econômicas) atualmente (…) Seria perigoso garantir que outras equipes não abandonarão”, afirmou.

    CASO RENAULT

    Mesmo assim, Mosley disse que deve se manter neutro ante as denúncias do piloto brasileiro Nelsinho Piquet sobre um eventual arranjo da equipe Renault para vencer uma corrida em 2008.

    A escuderia enfrentará uma audiência após as acusações feitas por Piquet, que disse ter sido ordenado a bater de propósito no GP de Cingapura para beneficiar seu então parceiro de equipe Fernando Alonso, que acabou vencendo a prova.

    “Só escutamos as acusações, não escutamos o caso a favor da Renault. Até que não escutemos os dois lados da história é impossível alcançar uma conclusão.”

    A audiência, prevista originalmente para 21 de setembro, foi remarcada para o dia 23, destacou o dirigente. Se for considerada culpada, a equipe pode ser expulsa da F1.

    (Reportagem de Conrado Hornos)

    Publicado por Leandro Magno | 15/09/2009, 8:51 am
  6. Será que Briatore é relamente o autor intelectual desse plano? O próprio Nelsinho disse que ele entende tanto de corrida quanto a sua irmã! Tenho dúvidas quanto a capacidade de Briatore de arquitetar esse plano.

    Publicado por Leonardo | 15/09/2009, 9:10 am
  7. Times publica transcrição da conversa de rádio da Renault:

    http://www.timesonline.co.uk/tol/sport/formula_1/article6834552.ece

    Publicado por Vitor, o de Recife | 15/09/2009, 11:41 am
  8. “Será que Briatore é relamente o autor intelectual desse plano?”

    Quando o assunto é FALCATRUA, BRIATORE é campeão do mundo…

    Publicado por Alex-Ctba | 15/09/2009, 11:49 am
  9. Pelo menos a Renault não deve se preocupar em ter o carro mais feio do grid.

    Olha que aberração.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/imagemdodia/p_20090915_16.shtml

    As cores são todas uniformes e o projeto foi para causar um impacto visual na Ferrari e Mclaren.

    Palhaça essa FIA.

    Obs, sei que não é um modelo de carro 2009, mas o bom gosto está aí estampado.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/09/2009, 1:44 pm
  10. Sua editorial-preservar a Renault e o “desinFormando” Alonso na F1
    Grande Premio Esporte 10.09 -A polêmica envolvendo a Renault e Nelsinho Piquet no GP de Cingapura de 2008, vencido por Fernando Alonso, não deve respingar no espanhol. Segundo a edição online da revista “Autosport” nesta quinta-feira (10), o bicampeão não teve conhecimento dos alegados planos que fizeram com que Piquet batesse e provocasse a entrada do safety-car na pista pouco depois do seu pit-stop, e a investigação da FIA aceitou a inocência do piloto.
    De acordo com a reportagem da “Autosport”, Alonso foi entrevistado durante o final de semana do GP da Bélgica por comissários da FIA, representantes da agência investigativa Quest e advogados da companhia Sidley Austin, que estão controlando o caso. E as suas respostas indicaram que ele não se envolveu na questão, definida em uma reunião antes da corrida por Nelsinho, Flavio Briatore e Pat Symonds.
    Portanto considero desafortunadas suas palavras.
    Com meus respeitos

    Publicado por German | 15/09/2009, 1:55 pm
  11. Sou fã do Fernando, mas nessa ele pisou na bola.

    Com certeza ele sabia de todo o esquema.
    E pra piorar, a cara de comida vencida que ele fez no podium em interlagos não era somente de um homem que queria vencer a McLaren a qualquer custo, era um homem com peso na consciencia de ver um titulo perdido por uma falcatrua sua e de sua equipe.

    Publicado por Lucas | 15/09/2009, 1:58 pm
  12. Essa jogada já era meio que esperada. É obvio que tanto tio max (snap!) quanto Piquet querem Flavio fora do mapa, de preferência com o filme bastante queimado. E vão apertar o Simonds ainda mais.

    Mas na minha opinião o provável é que o nosso querido Briatore tenha algumas cartas na manga.

    De bobo ele não tem nada, o homem é poderoso, influente, hiper bem relacionado e seus “amigos” com certeza não vão deixá-lo cair tão facilmente.

    Agora, o bandidão mafioso é arrogante o suficiente pra se achar acima de todos e muitas vezes esquece que seus aliados são, na verdade, um bando de chacais famintos.

    É esperar pra ver.

    Publicado por Beatle Ed | 15/09/2009, 2:30 pm
  13. Essa da “fakeLotus” é uma piada… parte do que disse no meu blog:

    “A escolha da Lotus é mais uma com apelo político da FIA: sendo uma equipe malaia, a intenção é aumentar a popularidade no país, que é notoriamente rico em petrodólares. O GP da Malásia nunca teve suas arquibancadas lotadas e isso deve encomodar Bernie Ecclestone, que aparenta ter muitos interesses naquele Grande Prêmio. Isso se deve à falta de popularidade do esporte no país, e, talvez com uma equipe de lá (que será bancada pelo governo malaio), os habitantes locais possam se interessar mais e assistir a corrida no autódromo, mas é realmente esse o caminho certo?”

    Quem se interessar em ler o resto, é só clicar no meu nome…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 15/09/2009, 4:09 pm
  14. Copiaram as cores da frente do carro da banda White Stripes q por sua vez copiou daquela bala famosa.

    Publicado por Leandro Magno | 15/09/2009, 4:40 pm
  15. FIA deve fazer um acordo com a Renault para que o italiano deixe a equipe francesa, de acordo com informações do jornal espanhol “AS” publicadas nesta terça-feira.

    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/09/15/demissao+de+briatore+deve+livrar+renault+de+punicao+em+julgamento+8456916.html

    Estou dizendo, tem gente de dentro da cupula da Renault querendo o pescoço do carcamano.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/09/2009, 5:54 pm
  16. chamar italianos de “carcamanos” é tão ofensivo quanto chamar negros de “crioulos”. melhor tomar cuidado com essas palavras.

    outra coisa, ainda bem que muita gente que comenta aqui não é juiz. as condenações pré-julgamento que eu tenho lido aqui deixariam até hitler envergonhado.

    Publicado por andre | 15/09/2009, 6:10 pm
  17. Bem, se for consumado a queda do Carcamano-Briatore do cargo de chefia da Renault, fica claro a estratégia usada pela FIA para derrubar dirigentes:

    Cooptar pilotos insatisfeitos com a equipe.

    Alonso, deu com a lingua nos dentes contra a Mclaren que foi obrigada por seu dirigente porta a fora, e agora usou o Nelsinho para derrubar o carcamano, e alguém duvida que acontecerá algo ao brasileiro, colocado a forma como foi ?

    Se for se consolidar isso mesmo Nelsinho sai como herói dessa baboseira toda, derruba uma persona non grata na F1, e de quebra ganha o apreço do todo maluco Max Mosley presidente da K.K.K da F1.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/09/2009, 7:00 pm
  18. Caramba!

    Alonsito é “Tropa de Elite”:
    – afastou Ron Dennis (Que, não merecia, na minha opinião!),
    – agora “dá um perdido” no Briatore (Hã? Comigo? Nem é! Nem sei! Qual foi? Porquê que tu tá nessa?).

    Domenicali provavelmente não tá dormindo direito:
    – deve tá fazendo o impossível pro Kimi ficar, e
    – rezando pra tudo que é Santo pro Massa voltar logo.

    Anos depois… fez muito bem o Hamilton!

    O dia que “ele” pisar em Grove, acho que infarto!

    Abraço.

    Publicado por Antonio | 15/09/2009, 9:04 pm
  19. Claudemir,

    Eu gostaria que o Nelsinho realinhasse no grid em 2010, mas acho que não vai. Uma pena.
    O Briatore talvez caia mas não será só por isso. Quem age como ele não tem só um inimigo, mas uma legião.
    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 15/09/2009, 10:34 pm
  20. A. Coyote.

    “Eu gostaria que o Nelsinho realinhasse no grid em 2010, mas acho que não vai. Uma pena.”

    Meu palpite é porque ele esta ajudando muita gente que queria ver o carcamano-Briatore fora da F1, assim como você citou. E o Patrick Head da Williams já deu meio que um aval de inocência ao rapaz, tudo porque ele esta fazendo um favor ao circo da F1.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/09/2009, 8:28 am
  21. UOL está dando Pat e Flavio fora da equipe.

    Publicado por fernando-ric | 16/09/2009, 8:39 am
  22. A ‘solução final’ da FIA para preservar a Renault e livrar-se de Flavio Briatore.

    A solução fianl da Renault, preservar sua imagem e mandar os dois embora.

    Eles se foram, bye bye…

    Becken parabens pelo blog, já tem até moderador.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/09/2009, 8:39 am
  23. Becken, o sumido, acertou em cheio quanto ao uso do GP da Alemanha em 2008 como ponto de referência para o plano:
    http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/09/16/nelsinho+symonds+lembrou+de+podio+na+alemanha+para+pedir+acidente+8459934.html

    Parabéns, pelo brilhante insight, amigo.

    Publicado por Leandro Magno | 16/09/2009, 8:51 am
  24. Pois é… a solução final da Renault foi mandar o Briatore e o Symonds pra rua.

    Sobre a permanência do Nelsinho, eu duvido. Mas se continuar vai ser numa dessas equipes do Mosley, preferencialmente a Manor. Aí vai ser pra enterrar a carreira mesmo… melhor tentar outra categoria.

    E agora? A Renault fica? Sem os dois cérebros (pro bem e, com certeza, pro mau) da equipe?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 16/09/2009, 8:54 am
  25. Becken! Max conseguiu! o mal prevalece sobre o bem. Eu não estou defendendo Flav & Pat, que merecem ir para a cadeia por isso, mas Max ganhou a guerra. Dia triste para a Fórmula RIP: (: (

    …………………………………………………………………………………………………

    Becken!!Max has succeeded ! the evil prevails over the good. I’m not defending Flav & Pat, they deserve to go to jail for this, but Max has won the war. Sad day for formula One RIP :( :(

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/78668

    Publicado por mp4-19b | 16/09/2009, 9:14 am
  26. E o Alonso ??? vai se safar dessa ? Vamos ter q usar nariz de palhaço, ou é normal um Bi-campeão do mundo concordar com uma estratégia esdrúxula como a da Renault em Cingapura/08 ? O Principe das Astúrias como gosta de falar o Galvão deveria mudar a alcunha para Principe das Falcatruas…

    Publicado por Alex-Ctba | 16/09/2009, 9:32 am
  27. É minha gente…

    Caiu mais um.

    Publicado por Iomau | 16/09/2009, 9:34 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: