//
você está lendo...
ARTIGOS

Presidente da Federação Espanhola bate forte em Piquet. Ele deveria olhar para o próprio traseiro…

IMAGEM: Renault/Divulgação gracia(CARLOS GRACIA: ele não perde uma boa chance de ficar “callado”)

Carlos Gracia, o onisciente Presidente da Federação Espanhola de Automobilismo, está na capa da Autosport hoje batendo duríssimo em Nelsinho Piquet. Segundo Gracia, Nelsinho não deveria ser beneficiado pela imunidade que a FIA lhe prometeu por revelar a armação de Flavio Briatore e Pat Symonds no acidente em Cingapura. Para Gracia, Nelsinho deveria ser penalizado pela FIA e ainda ser alvo de ação em uma corte comum.

Claro, Gracia está temeroso de que o maior escândalo da história da F1 respingue na reputação do semi-deus Alonso, envolvido no centro de escândalos por onde passa.

Mas como qualquer político competente, Gracia sofre daquela amnésia ocasional. Se essa é a maneira como o presidente da Federação Espanhola realmente pensa em relação à delação premiada, ele não fez muita questão de vociferar em público dois anos atrás quando a FIA ofereceu a mesmíssima imunidade para Fernando Alonso e Pedro de La Rosa, diretamente envolvidos no caso de espionagem entre McLaren e Ferrari. Os dois pilotos espanhóis discutiram via e-mail as informações fornecidas por Nigel Stepney de dentro da Ferrari.

Sim, a mesma Ferrari para quem a imprensa espanhola hoje tece loas e quase implora para que Alonso sente em um dos seus carros e, coincidentemente, a mesma Ferrari que foi amaldiçoada por Alonso, federação e imprensa espanholas em 2006, em Monza, depois de o bicampeão ser injustamente punido por atrapalhar Felipe Massa na classificação.

É um belo caso de amnésia ou cinismo coletivo, vocês escolhem como classificar.

Discussão

19 comentários sobre “Presidente da Federação Espanhola bate forte em Piquet. Ele deveria olhar para o próprio traseiro…

  1. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Muito boa a observação, Becken, foi exatamente o que eu pensei quando li a noticia. Parece que ele quer atirar antes que atirem no xodó dos espanhóis…na minha modesta opinião, não tinha como o Alonso não saber da encrenca toda, mas vá lá, o veredito já foi dado e era pra cair só o Briatore mesmo. Um verme a menos, de qualquer jeito…

    Publicado por Edgard | 19/09/2009, 8:06 pm
  2. Becken,

    Esse post não pode ter sido escrito melhor. Está em perfeito equilíbrio. Qualquer coisa que se lhe acrescente ou retire fatalmente o desfigurará. Vc sabe que não sou dado a salamaleques, mas desta vez devo parabenizá-lo e o faço com prazer. O post está soberbo.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 19/09/2009, 8:15 pm
  3. Ei, Anselmo, Obrigado! :)

    By the way, Alonso foi convocado pela FIA para testemunhar no Conselho!

    Publicado por Becken Lima | 19/09/2009, 8:24 pm
  4. Amigos advogados podem me esclarecer uma dúvida: delação premiada no Direito ajuda a abrandar a pena mas não impede que alguma punição seja aplicada ao réu, sim ou não?

    Publicado por Carlos T. | 19/09/2009, 8:39 pm
  5. Os espanhóis parecem todos crias de um certo locutor esportivo muy Bueno…
    Alonso pra eles é o dono do pedaço, a F-1 que se curve ao Todo Poderoso Bicampeão Mundial.
    Chega a ser ridículo como eles mendigam um lugarzinho na Ferrari para ele. E a rivalidade com o Hamilton que cultivam com tanto zelo? Hilário!
    Nelsinho não está saindo dessa impune então não acho necessário chutar cachorro morto.
    Sua carreira na F-1 foi-se.
    Mesmo sem punição da FIA ele está pagando pelas consequências de seu ato.

    Publicado por Carlos T. | 19/09/2009, 9:01 pm
  6. Olá,

    Nao sou advogado, mais de todos os seriados policiais que vejo, onde a promotoria propõe um acordo (Seria o mesmo q delação premiada?), o acusado sempre tem alguma pena, mesmo q branda.

    Olhando um blog do Times, achei algo revelador:

    17 de setembro de 2009

    Se você gostou relatório da Renault, corrida de Cingapura, tente este …
    Ed escreve: Esta é a versão oficial da Renault quali do sábado em Singapura, com os bits interessante sublinhado para o seu melhor aproveitamento.

    Grande Prêmio de Cingapura, Sábado — 27 SEP 2008

    Formula One night primeira sessão de qualificação provou ser uma desilusão para a ING Renault F1 Team como Fernando Alonso e Nelson Piquet qualificada nos lugares 15 e 16 para amanhã Grande Prêmio de Cingapura.

    Fernando Alonso, R28-02
    Nelson Piquet, R28-01

    Q1
    1:44.971, P6
    1:46.037 P16

    Q2
    Sem tempo, P15
    n / a

    Q3
    n / a
    n / a

    No início da sessão, Fernando inicialmente continuou sua forma forte como ele progrediu através da primeira parte da qualificação, mas um problema de abastecimento de combustíveis no início do Q2 trouxe um fim prematuro a-dia do espanhol. Ele vai começar a corrida em 15o lugar, um lugar à frente de Nelson, que também teve uma sessão difícil no circuito de rua.

    Com ambos os carros a partir da oitava linha da grelha, a equipe pode esperar uma corrida difícil amanhã à noite, mas vai olhar para aproveitar todas as possibilidades para o progresso da corrida noturna da categoria primeira vez.

    Fernando Alonso P15
    “É uma decepção muito grande porque nós tivemos uma chance real de fazer algo especial hoje, talvez não a posição do pólo, mas, pelo menos, qualificar entre os quatro primeiros. Nosso fim de semana estava indo muito bem e tínhamos grandes esperanças para esta noite. Sei que a partir do meio do bloco farão para uma corrida difícil e Vou precisar de um milagre com a estratégia a ser capaz de fazer progressos neste circuito de rua, onde parece difícil de ultrapassar. ”

    Nelson Piquet P16
    “Estou desapontado com minha sessão. O carro estava funcionando bem e eu estava feliz com o saldo no final da sessão de treinos livres esta noite, mas na qualificação não poderíamos repetir isso. Amanhã a corrida vai ser complicado, mas mais uma vez vou fazer tudo o que posso lutar para trás através do campo “.

    Pat Symonds, Director Executivo de Engenharia
    “Todo o caminho através da prática Fernando mostrou potencial neste maravilhoso novo circuito melhor do que tivemos durante todo o ano. Isso faz com que seja duplamente frustrante ter esse problema na qualificação que impediu a equipa de Fernando e de mostrar aquilo que poderia ter feito. Mas como um time que nunca desiste, e como parece que é difícil ultrapassar aqui, teremos de ser criativos!”

    Denis Chevrier, chefe de Operações do motor Track
    “No momento, só podemos olhar para os dados em nossos sistemas e por isso temos que esperar para recuperar carro de Fernando de entender exatamente o que aconteceu. Claro que é uma enorme desilusão porque estávamos em condições de aspirar a um grande resultado neste noite. Temos agora que decidir a nossa estratégia para amanhã, mas podemos ter certeza de que nossos pilotos farão de tudo para o progresso na corrida.”

    Posted by Ed Gorman, 17 de setembro de 2009 às 08:48 em Renault |

    A tradução nao esta boa, mais da pra entender, o link original é esse:
    http://timesonline.typepad.com/formula_one/2009/09/if-you-enjoyed-renaults-race-report-from-singapore-try-this.html

    Já ia me esquecendo, sobre o Sr Carlos Garcia, só ta exercendo seu patriotismo, com razão ou nao, sempre puxamos a braza pro nosso lado.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 19/09/2009, 9:16 pm
  7. Blah, blah, blah, Dorneles é mecânico por correspondência, jornalista por correspondência, advogado por osmose (vendo TV demais), etc, etc, etc.

    Esse post do Gorman é totalmente inútil, e é tão inútil que vc o reproduziu aqui ipsis litteris sem atar as pontas soltas que vc mesmo cria.

    Gorman cobre F1 há pouco mais de dois anos e percebe-se claramente no texto dele que anda descobrindo, bem devagar, as nuances da F1 que caras como Allen, Saward e o próprio Reginaldo Leme já conhecem há décadas.

    Antes que eu me esqueça, o que tem de revelador no blog do Gorman? Um press release requentado como qualquer outro?

    Lembrando sempre que a reunião fatídica ocorreu no domingo duas horas antes da corrida, e esse press release foi escrito no sábado após a coletiva usual dos pilotos.

    Gorman tentou achar chifre em cabeça de cavalo, mas não deu muito certo.

    Próximo!

    Publicado por Daniel Gomes | 19/09/2009, 10:16 pm
  8. Olá,

    Pelo menos ele ao dar a sua versão, cita transcrisoes e ate documentos timbrados da renault e nao apenas uma opinião e sobre requentar noticias, todos fazem. E alias, no meio academico, copiar oq os outros falam é aceito como “Citar”. Sem duvidas o blog dele traz muito mais informações do q todos os outros juntos. Pelo menos ele é prudente ao dizer:

    “Tenho resistido à tentação de fazer anotações ou acrescentar pontos de exclamação.”

    http://timesonline.typepad.com/formula_one/2009/09/a-load-of-utter-rubbish-from-renault-after-a-complicated-night-for-nelson-piquet.html

    É uma coisa q todos deveriam fazer.

    E outra coisa, acho q ando lendo tantas coisas na net que talvez tenha pego o vicio de me sentir um crítico (assim como Sr o fez com o Gorman), pq pra escrever oq pensa ninguem precisa de um ensino superior nao acha?

    Abraços

    Publicado por Anderson Dorneles | 19/09/2009, 11:42 pm
  9. Os espanhois costumam ser “bem radicais” quando mexem com o seu ídolo-mór da Fórmula 1 (alias, bem parecido com um certo narrador daqui…). Lembro como Lewis Hamilton foi acincalhado por ter desafiado Fernando Alonso em 2007… lamentável.

    Desta forma, fica somente como uma “opinião” do dirigente espanhol, já que na real, não consegue apitar nada perante a FIA (neste incidente, em especial).

    Publicado por Daniel | 20/09/2009, 10:42 am
  10. Não é o único caso em que se nota este tom ( vide Bernie entre outros ).

    Me parece que a maioria dos envolvidos na F1 está com algum medo de ter o seu dinheirinho “suado” ameaçado de alguma forma. É um incidente que desvaloriza a F1 mais uma vez ( apenas mais um na minha opinião já que é claro, para quem segue a F1 pelo menos, que este tipo de coisa acontece o tempo inteiro por ali ).

    Resumindo. Um bando de sem vergonhas querendo impor um senso de moral ridículo no público e o pior. A maioria do público acaba é concordando. É brincadeira.

    Publicado por Arthur Hermont | 20/09/2009, 10:54 am
  11. Becken,
    Todos temos jornais para ler noticias.
    Por isso um blog so funciona quando deixa de lado um pouco a etiqueta jornalistica.
    O seu post acima esta ‘edgy’ e perfeito.
    Parabens!

    Publicado por JT | 20/09/2009, 11:54 am
  12. “Todos temos jornais para ler noticias.
    Por isso um blog so funciona quando deixa de lado um pouco a etiqueta jornalistica.”

    Concordo plenamente. Temos muitos outros veículos pra ficarmos atualizados com as notícias da F1. O blog é pra ser discutido essas notícias e coletar os diferentes pontos de vistas. Por isso q é bom um blogueiro ter seu piloto predileto, ter seu desafeto etc. Jogamos nossos comentários aos leões. Podemos falar besteira, o q importa? O divertido é o debate. Com os comentários q eu acho bacana e correto aos poucos vou formando minha opinião. E tb acho q se o blog der uma “barrigada”, não podemos condenar o blogueiro, pois teve coragem de dar sua opinião. Não é o caso deste blog, pois sempre vi muita coerência nos textos, mas se acontecer, acharia normal.

    Um blog q visito, por exemplo, o do Fábio Seixas do grupo Uol/Folha, vive dando suas barrigadas, como ele ter garantido antes do início da temporada q Brunno Senna ia correr na Brawn e Barrichello estava aposentado. Foi feio, mas normal, depois o blogueiro veio e se retratou. Livio Oricchio do Estado, bancou a compra da BMW pelos Piquets. Pode ser q saia alguma coisa ainda, não sei, mas tudo indica q foi uma barrigada. Não importa, o q vale é, caso ocorra o deslize, o reconhecimento do erro em respeito aos leitores.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/09/2009, 12:42 pm
  13. Embora eu concorde que ele poderia ter ficado calado quanto a isso tudo, na verdade, se formos parar para pensar, ele está coberto de razão.

    Briatore, Symonds e Piques devem ser banidos do automobilismo mundial, se for provado que o Alonso sabia disso, também deverá. Chega de sujos na F1.

    Publicado por Cadu | 20/09/2009, 1:24 pm
  14. os ânimos estavam bem animados aqui…
    Na atuação política destes caras, sempre se elege um santo e todos os outros são demônios… Na infeliz política dualista pt-psdb em que agora vivemos, todos os outros ora são grandes amigos e salvadores, ora são salafrários e ladrões.

    E concordo plenamente com o alex: o blog é o instrumento da publicização da opinião e lugar de debate..não precisa ter necessariamente a etiqueta acadêmica e as normas da abnt e preceitos ditos “éticos”… respeito, entretanto, é fundamental. E em qualquer lugar.

    Publicado por Ridson | 20/09/2009, 1:41 pm
  15. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Muito bem lembrado pelo Carlos, blog nada mais é do que o comentário do dono…portanto, como todos tem direito a se manifestar, ele opina com o que achar melhor (e as opiniões deste blog sempre são coerentes e respeitosas, para que fique bem claro).

    Delação premiada é uma forma de ‘abrandar’ a pena, um atenuante. Na linguagem da máfia, signfica mudar de cidade, de emprego, de pais, de nome…porque se tem uma coisa que os mafiosos não aceitam é um delator.
    Nos EUA também existe isso, patrocinado pelo Estado. Agora, aqui no Brasil, desconheço totalmente, ainda mais que o direito penal não é das matérias que me atraiam, quem sabe o nobre jurisconsulto Coyote possa ajudar nisso…hehehe.

    Novas nuances estão sendo mostradas no caso da Renault, agora intimaram o Briatore a comparecer, a principal suspeita é a manipulação da carreira de seus pilotos, dos quais ele empresaria (Grosjean, Kovalainen, Weber e Piquet, da forma como ele administra isso e se já não fez alguma outra safadeza anterior…é óbvio que vão queimar o cara, vão bani-lo para sempre…proibindo inclusive de frequentar autodromos (falaram até em proibir de administrar o time de futebol que ele é dono…), vamos ver no que vai dar; sei não, mas essa história de manipulação de resultados e jogatina ainda vai render, e muito.
    Agora, gostaria de deixar minha opinião em uma coisa: por que é que tem sempre gente dizendo que o Piquet tri-campeão, que não teve nada com a parada, deve ser banido do esporte para sempre? Sinceramente, não entendo…ele mesmo disse que revelou a armação para a FIA, no GP seguinte, logo ao saber da maracutaia…então por que tanta gente o coloca na situação de criminoso? Se o NAP fez isso (e é confesso) tem que ser punido, mesmo sendo de outra forma (não conseguindo mais espaço, por desconfiança), mas por que o pai dele tem que ir para o ralo junto, na visão dessas pessoas? Me questiono muito quanto a isso…

    Publicado por Edgard | 20/09/2009, 1:45 pm
  16. Piquezão banido do esporte ? não entendi. Ele tem passe livre no meio pelo prestigio adquirido. Sua história na F1 o credencia a vivenciar td isso. Agora como podem bani-lo? Impedindo de ir as corridas ? Ele só iria se o seu filho estivesse correndo, o q no momento não é o caso, mas muitas pedras vão rolar, já q tem a espectativa de novas equipes em 2010. Três carros pras gdes ? Não creio, isso é conversa pra boi dormir. Por mim a F1 teria 20 equipes c/ 1 piloto p/ equipe. Mas isso no momento é impossível, mas encerraria de vez com a história de jogo de equipe. O campeonato de construtores perderia o brilho. Para os q gostam tanto do wcc qto do wdc seria uma decepção, tal qual as medalinhas do tio bernie, mas se analisar direito, o sistema de campeão por maior nº de vitórias só funcionaria com um cenário de 20 equipes com seu único postulante. Todos os esforços para o seu campeão.

    BTW prefiro a F1 do jeito q está, só com a modificação da pontuação. Quatro pontos de diferença do 1º p/ o 2º é o ideal pra mim. 12-8-6-5-4-3-2-1 seria perfeito. Com a volta da verdadeira pole em 2010, a F1 abre uma expectativa da volta dos anos dourados. Da flying lap. Pra ficar super só com os pneus “chicletes” aquele composto q grudava o carro no chão e só durava 3 voltas. Ultra mesmo só com duas fornecedoras de pneus, para existir um novo elemento na estratégia da corrida, mas isso está difícil atualmente.

    Ops, total off topic, sorry mates!

    Publicado por Alex-Ctba | 20/09/2009, 4:38 pm
  17. Caro Carlos T.,

    Sobre a delação premiada, pelo menos no Brasil, é um instrumento que pode ser utilizado para reduzir, levar ao início do cumprimento da pena em regime aberto ou até mesmo isentar de pena autores e co-autores de delitos que colaborarem com a apuração dos crimes.

    A menção mais clara à delação premiada está no § 5º, do art. 1º, da Lei Federal nº 9.613/98 (Lei da Lavagem de Dinheiro), in verbis: “§ 5º A pena será reduzida de um a dois terços e começará a ser cumprida em regime aberto, podendo o juiz deixar de aplicá-la ou substituí-la por pena restritiva de direitos, se o autor, co-autor ou partícipe colaborar espontaneamente com as autoridades, prestando esclarecimentos que conduzam à apuração das infrações penais e de sua autoria ou à localização dos bens, direitos ou valores objeto do crime”.

    Tudo depende da gravidade da participação e da qualidade da colaboração, e o Juiz é quem decide.

    Quanto ao post, esse espanhol aí é daqueles preconceituosos e hipócritas, na minha opnião é um grande bosta que deveria lavar a boca para pronunciar o nome Piquet.

    Alonso já é protagonista de um escândalo de espionagem, partícipe e principal beneficiário dessa idéia de merda que tiveram Symonds e Briatore, executada pelo “submisso” Piquet Jr., portanto, esse dirigente devia pensar bem antes de sair atirando contra alguem.

    Além do mais, tirando o “picareta” das Astúrias, não vejo nenhum piloto espanhol que tenha tido os resultados de Piquet Jr. na F1 (19 pontos e um pódio), então, esse mané deveria se preocupar com a medíocridade de sua federação que não forma ninguém que preste, pois, Piquet Jr. é um piloto que não mostrou muita coisa, mas muito mais que quase todos os espanhóis na história da F1.

    CALA BOCA carlos gracia!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 20/09/2009, 8:36 pm
  18. °Segundo Gracia, Nelsinho não deveria ser beneficiado pela imunidade que a FIA lhe prometeu por revelar a armação de Flavio Briatore e Pat Symonds no acidente em Cingapura. Para Gracia, Nelsinho deveria ser penalizado pela FIA e ainda ser alvo de ação em uma corte comum.°

    Como diria um amigo meu, os espanhóis são os brasileiros da europa. Afinal, Alonso e De la Rosa eram completamente inocentes no caso dossiê…

    Publicado por KBK | 20/09/2009, 10:46 pm
  19. Nada tenho a acrescentar.
    Como disse no início, o post é perfeito e os colegas comentaram na mesma linha.

    Somente para para encerrar: Sr. Carlos Gracia, por qué no te callas?

    Ou ainda (a minha preferida): Sr. Carlos Garcia, vá pentear macaco! Kkkkkkkkkkkk!!!!

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/09/2009, 7:56 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: