//
você está lendo...
ARTIGOS

Kimi de volta à McLaren em 2010. Será?

IMAGEM: McLaren/Divulgação kimiatmlaren(KIMI PILOTA O MP4-20 EM 2005: terá a Ferrari coragem de liberar o finlandês para sua arquiinimiga, a McLaren?)

Vocês devem ter percebido que os rumores de que Kimi Raikkonen teria um suposto pré-acordo para voltar à McLaren explodiram hoje em vários sites e blogs de F1. Obviamente qualquer torcedor “hard core” da McLaren receberia de braços abertos o “Ice Man”, mas segundo Jonathan Noble, via Twitter, “suas fontes garantem que o futuro de Kimi continua em aberto.”

Eu tendo a confiar na opinião de Johnny Noble, já que a sua fonte provavelmente deve ser Matt Bishop, ex-editor da F1 Racing inglesa, ex-colunista da Autosport e atual Chefe de Relações Públicas e Comunicação da McLaren.

Ao mesmo tempo em que Noble desmistificava os rumores, o Twitter oficial da McLaren pedia para os fãs da equipe “não acreditarem em tudo o que se escreve por aí sobre a dupla de pilotos da McLaren.”

Dito isso, a verdade é que nas últimas semanas vem se desenrolando uma espécie de namoro entre Kimi e Martin Whitmarsh, o Chefe da McLaren. Martin vem derramando-se em elogios para os lados do finlandês e Kimi, no final de semana de corrida em Spa, dentro do Motor home da Ferrari, fez um elogio público à McLaren, afirmando que “o melhor carro que já pilotou foi o MP4-20, a McLaren de 2005.”

O grande problema de uma negociação dessa magnitude é o estrago financeiro que Kimi, na McLaren, poderia fazer no bolso de Luca di Montezemolo, presidente da equipe de Maranello. Com o contrato do finlandês em pleno vigor, a Ferrari seria obrigada a pagar a temporada de 2010 para Kimi e ainda correr o risco de ver o finlandês como um duríssimo adversário tirando pontos da Ferrari no campeonato de construtores e, consequentemente, dinheiro.

Além do desfalque financeiro causado por Raikkonen, há o contrato do Alonso que custará uma bela fortuna para a equipe italiana.

Será que a Ferrari precisa tanto assim de Alonso a ponto de gastar centenas de milhões de dólares para tê-lo já em 2010? Será que valerá a pena também em termos competitivos, dada a atual boa forma de Kimi?

By the way, Kimi e Lewis formariam talvez a mais poderosa dupla de pilotos da F1 desde que Senna e Prost juntaram-se na mesma McLaren em 1988. Será que Luca di Montezemolo tem coragem o suficiente para fazer essa aposta?

Discussão

39 comentários sobre “Kimi de volta à McLaren em 2010. Será?

  1. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Interessante o seu ponto de vista, Becken (como sempre). Qual a vantagem para a Ferrari gastar uma fortuna em indenização para o finlandês e liberá-lo para os inimigos? (e ainda ter de bancar outra fortuna para o novo contratado, no caso, o Alonso?).
    Isso sem contar os ‘segredos’ que poderiam ir junto…a vontade de ter o Alonso é grande (alias, de ambas as partes), mas acho que vão respeitar os contratos vigentes e somente trabalhar juntos em 2011.
    Se bem que os italianos tem fama de sangue quente e mudança de planos repentina (como bom descendente, me incluo).
    Como diria um filósofo de bar: ‘sei lá, mil coisas’.

    Publicado por Edgard | 20/09/2009, 3:16 pm
  2. Pues felicitaciones por el blog que te has mandado, te invito a conocer mi Pasión por la Fórmula 1 en http://www.mundoefeuno.blogspot.com y si te gusta intercambiamos links!!! abrazos

    Publicado por Mauro Mansilla | 20/09/2009, 3:44 pm
  3. Becken,

    Vc agora se mostrou um irresponsável, inconsequente além de sádico, tal qual o sr. Max Mosley e seu indefectível chicotinho.

    Vc sabe muito bem, pois me conhece há algum tempo, que eu sou ferrenho torcedor do Kimi Raikkonen (o melhor piloto do grid) e que meu sonho, como já disse várias vezes aqui, é revê-lo na Mc Laren onde ele realmente pilotou tudo o que sabia.

    Pior que isso, vc sabe também que eu tomo remédios controlados, lindas pílulas coloridas com de tarjas pretíssimas, negras, black-out absoluto, quase azuis.

    Pois bem. Junte-se tudo isso a este post-bomba que vc acaba de publicar e venha aqui nas belas Minas Gerais ver em que estado eu me encontro. Tem duas médicas e uma enfermeira me segurando enquanto minha volta da farmácia do Zé Luis com meus remédios.

    Se eu morrer ou sarar da minha disfunção mental que eu tanto adoro e cultivo, vc, o blog (e quem rir também… é… isso mesmo) e a fonte desta notícia serão todos processados e pagarão multas pesadíssimas à minha mãe.

    Por ora é só.

    Passar bem.

    PS.: Ah!!… e eu tenho amigo advogado aqui mesmo no blog, ouviste?

    “…um duríssimo adversário tirando pontos da Ferrari no campeonato de construtores…”.

    “By the way, Kimi e Lewis formariam talvez a mais poderosa dupla de pilotos da F1 desde que Senna e Prost juntaram-se na mesma McLaren em 1988.”.

    Publicado por Anselmo Coyote | 20/09/2009, 3:55 pm
  4. Corrigindo:
    “…duas médicas e uma enfermeira me segurando enquanto minha MÃE volta da farmácia do Zé Luis com meus remédios.”.

    “…um duríssimo adversário tirando pontos da Ferrari no campeonato de construtores…”. Correto, mas incompleto. Kimi e Hamilton na Mc Laren? Um dos dois será o campeão.

    “By the way, Kimi e Lewis formariam talvez a mais poderosa dupla de pilotos da F1 desde que Senna e Prost juntaram-se na mesma McLaren em 1988.”. Impossível ser mais correto. Aliás, perfeito. Vc, meu caro Becken, nem tão caro assim, porque nossa amizade está numa zona grísea (vide comentário anterior) está se especializando em postar textos e frases primorosas que tem gerado uma ciumeira danada por aí.

    Abs, quero dizer, por ora é só.

    Publicado por Anselmo Coyote | 20/09/2009, 4:02 pm
  5. Olá,

    Vejo com bons olhos essa noticia, como ja dito belo blogueiro, Hamilton e Kimi numa mesma equipe seria otimo pro campeonato. Tb sou da tese q o alonso precisa ir pra uma equipe competitiva, ele sempre largando no meio do grid deixou a F1 sem graça, entao, se tudo se confirmar o ano de 2010 vai ser um marco historico pra F1: Mais equipes no Grid, Alonso, Massa, Hamilton e Kimi lutando com a faca nos dentes por pontos, quer melhor q isso?

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 20/09/2009, 4:03 pm
  6. Alguém poderia estimar quanto a Ferari gastará com pilotos no ano que vem. Eu imagino que seja mais ou menos assim:

    Schumacher = US$ 15/10 milhões
    Massa = US$ 1o milhões
    Kimi = US$ 4o milhões para correr fora mais alguns bonus
    Alonso = US$ 30/40 milhões por ano
    Fisico = US$ 3/4 milhões
    Gené = US$ 1/2

    Chutando baixo, eles devem gastar uns US$ 110 milhões só com pilotos no ano que vem…

    Publicado por Becken Lima | 20/09/2009, 4:58 pm
  7. Becken,

    Na verdade, como vc disse, isso ninguém sabe. Mas nessa avaliação/especulação sua há umas incoerências, a meu ver, óbvio.
    1. US$ 15/10 milhões é o que o Schumacher só vendendo souvenir.
    2. Um heptacampeão, uma griffe, uma lenda do automobilismo ganhando o mesmo ou praticamente o mesmo que o Massa que nunca ganhou nada? Isso é absurdo.
    3. Ganhando menos que o Alonso? idem.

    Quanto ao Kimi também seria, mas aqui a coisa é um pouco diferente porque envolve multa contratual etc, etc etc.

    Mas são só conjeturas minhas.

    Ah, e já que vc não deu bola para minha brincadeira, façamos as pazes.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 20/09/2009, 5:16 pm
  8. Desculpe, tenho que cuidar melhor dos textos.

    “1. US$ 15/10 milhões é o que o Schumacher GANHARIA só vendendo souvenir.”, sem pilotar.

    Não estou falando absurdo. O Real Madrid comprou o Beckhan por uma fortuna e publicou que em três meses teve o retorno do gasto só com a venda de camisetas dele.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 20/09/2009, 5:19 pm
  9. Eu prefereria o Kimi na Brawn pra ser sincero. Na McLaren ele já deu o que tinha que dar, além de que agora o Lewis tem as preferências da equipe. Seria interessante ver a disputa dos dois, mas infelizmente Kimi não é mais o predador de outros tempos, então tenho minhas dúvidas se seria equilibrada a briga. As hibernações cíclicas do finlandês seriam um prato cheio pro inglês ficar se achando ainda mais.
    O melhor pra ele é continuar na sua atual e calorosa casa se ainda o quiserem.

    Publicado por Carlos T. | 20/09/2009, 5:31 pm
  10. “1. US$ 15/10 milhões é o que o Schumacher GANHARIA só vendendo souvenir.”, sem pilotar.

    Por isso eu chutei baixo. É pura especulação de minha parte, mas eu acho que o Schuey, que não está pondo o dele na reta, não deve ter mesmo um salário de dezenas de milhões como o do Kimi…

    Publicado por Becken Lima | 20/09/2009, 5:36 pm
  11. Não veria como o Schumacher pudesse cobrar tanto da Ferrari só para ser um consultor…aliás, como consultor, ele normalmente ganharia bem menos..só ganha muito pq é Schumacher e ainda dá o retorno para a Ferrari em publicidade.

    Eu vejo assim: Kimi na maclaren é Rosberg na Brawn/Mercedes. É Rubens indo para a Manor/Virgin (a não ser que o Williams ainda empregue o brasileiro).

    Francamente…em condições normais de pressão e temperatura quem rodava bonito era o Button. Ele só pilota, não faz nda pela equipe além disso.

    Massa e Alonso na Ferrari em 2010 terai um imenso apelo em diversos mercados interessantes para a Ferrari, o Santander. Massa é muito querido na Itália (ainda) e realmente Alonso chama a atenção.

    Qual seria então o poder de Lewis, para barrar Kimi? Ambos são campeões mundiais em anos que os vices correram melhor…quem merecia 2007 era Hamilton e em 2008 foi Massa. Ambos tiveram esse ano com altos e baixos abismais e nada garante que se a Maclaren não tiver o melhor carro eles farão chover.

    Do contrário, eu acho que a Ferrari será muito competitiva ano que vem, e a Maclaren vai alcançá-la no meio do processo. E justamente o carro deste ano não terá condições totais de ser parâmetro para 2010 por conta do tanque maior.

    Ainda vou desenrolar essas reflexões no blog, e acho que será o foco da reflexão de muitos blogueiros daqui para frente: questionar se um tanque maior dará mais emoção em 2010. Alguns disseram que isso trará imprevisibilidade,é a luz no fim do túnel… outros disseram que isso vai ser muito frustrante com ótimas corridas sendo fudidas por um tanque vazio e outros disseram que isso vai fazer com que apenas o carro que tiver um motor econômico será o vencedor sempre (trazendo previsibilidade, como Brundle disse). Pelo menos o pole será o mais rápido de novo =D

    Publicado por Ridson | 20/09/2009, 6:09 pm
  12. Desconsiderando o fator financeiro desta possibilidade (onde a Ferrari certamente perderia muito $$$), sempre achei que o “jeitão Raikkonen” de ser combina bem mais com a McLaren que a Ferrari.

    Aquela tradicional frieza aliada a quase total aversão a entrevistas do finlandes não tem nada a ver com toda aquela alegria e empolgação que o Tifosi sempre demonstra; lembro que por um tempo a impresa italiana pegava no pé do Raikkonen por causa do seu “distanciamento” com o público…

    Publicado por Daniel | 20/09/2009, 6:26 pm
  13. Becken,

    Eu levantei essa mesma bola alguns Post’s atrás.

    Liberar o kimi é um péssimo negócio para a Ferrari. Além de pagar uma montanha de dinheiro, ainda liberaria um baita soldado pro inimigo.
    Se realmente contratar o Alonso, o mais sensato(ou menos burrada) seria congelar na geladeira o Homem-de-gelo. Certamente, se o Kimi quiser realmente continuar na F1, não iria querer ficar parado um ano e perder espaço em um ano tão decisivo com tantas mudanças. Ele mesmo buscaria uma seu desligamento da equipe, deixando assim a Ferrari em posição de credora, ao invés de devedora.
    Mas sinceramente acho que nada disso vai acontecer. Kimi e Massa Ficam onde estão.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 20/09/2009, 8:08 pm
  14. Sem comentários, Figueiredo.
    Nem o Briatore seria tão maquiavélico.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 20/09/2009, 9:00 pm
  15. Pessoal, já foi dito em algum lugar (depois acho a fonte) que Michael assinou com a Ferrari por US$ 8 milhões por ano.

    Publicado por Daniel Gomes | 20/09/2009, 9:07 pm
  16. Tbm acho. 2010 Kimi/Massa na Ferrari, Hamilton/Kovalainen na McLaren Alonso/Di Grassi-Renault,Rosberg e Button na Brawn, Barrichelo e ? -Willians…tirando a red bull, está difícil fazer um prognóstico do mercado de pilotos. Mas em relação a uma dupla poderosa formado por Lewis e Kimi, acredito q Massa e Alonso são capazes de desafiá-los, condicionado evidentemente, a Alonso aceitar dividir as atenções da equipe com seu companheiro. Se a Ferrari “vestir” melhor o estilo de Felipe e o Espanhol tiver dificuldades de adaptação, ele aceitaria passivamente esta condição tal qual Kimi faz ? Acho difícil, e um conflito entre os companheiros de equipe não seria benéfico para Ferrari na disputa do wdc, tão valorizado pela Escuderia. A coisa tem q ser analisada com calma antes de decidir contratar o espanhol-encrenca, q pelo visto vai se safar do Nelsinhogate.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/09/2009, 9:09 pm
  17. ops eu quis dizer wcc

    Publicado por Alex-Ctba | 20/09/2009, 9:10 pm
  18. Acho difícil, e um conflito entre os companheiros de equipe não seria benéfico para Ferrari na disputa do wdc, tão valorizado pela Escuderia.

    Interessante observação.

    É curioso que depois do acidente do Massa o Kimi parece muito, muito melhor.

    Ok, talvez pela falta do Felipe a nossa percepção de suas atuações tenha mudado, mas eu tenho a impressão de que estar sozinho e sendo o centro das atenções na Ferrari fez bem para ele…

    Publicado por Becken Lima | 20/09/2009, 9:14 pm
  19. Fez, Becken..O curioso é que ter Montoya como companheiro não foi um grande problema p/ Kimi…o montoya era muito irregular, e por isso não oferecia grande problema, fora que o ambiente Maclaren é mais proício a ele… Na Ferrari, a coisa foi diferente. Até Massa cair de produção em 2007, ele estava no páreo com Kimi, mas depois disso o que se viu foi Kimi mais uma vez se beneficiar com as atenções. 2008 Massa veio com tudo e Kimi claramente se sentiu ameaçado. Kimi nunca foi de dividir atenções com ninguém, o que é no mínimo curioso para um cara tão aparentemente “tô nem aí para isso”. Eu acho que isso é um personagem que o próprio Kimi fez questão de criar e divulgar.

    Anselmo:
    Não sei, posso ter lido de maneira equivocada, mas vc deliberadamente desconsidera algumas opiniões de algumas pessoas. No caso do Figueiredo, eu achei a opinião bem válida, posto que a F1 bola muita coisa sim…claro que manipulações estão sempre no campo das intenções e tentativas, e podem funcionar ou não. Não duvidaria nada que a Ferrari tomasse tal atitude, mas Kimi está numa boa fase e os tifosi nunca serão bobos de desconsiderar isso.

    Publicado por Ridson | 20/09/2009, 9:39 pm
  20. propício*

    escrever vuado dá nisso.

    Publicado por Ridson | 20/09/2009, 9:40 pm
  21. Exatamente. A nossa percepção das atuações do Felipe. eu vi um comentário num blog q enquanto Kimi era o gênio preguiçoso, Massa era o trabalhador esforçado. E no final do dia o trabalhador conseguia resultados melhores. O problema do Kimi é q antes de chegar a Ferrari ele sempre bateu seus companheiros de equipe, quase sempre, acho q no começo da carreira Heidfeld foi melhor do q ele. Mas ele sempre foi o melhor, contra grandes companheiros de equipe, como Montoya p/ex.

    Então ao chegar a Ferrari e mesmo no ano do título mundial q teve uma contribuição decisiva do brasileiro ao dar-lhe de bandeja o GP de Interlagos, ele se viu em uma situação inédita q se potencializou em 2008 qdo ele levou uma surra homérica do Felipe e a coisa começou a ficar quente pro Iceman.

    Mas acredito q agora, com novas regras, onde vai contar muito a pilotagem e administração de pneus para a corrida e tb de muito talento pra tirar td numa volta lançada, o finlandes tem grandes chances de voltar ao topo pra se juntar a turma de Hamilton, Alonso, Massa, Rosberg, Kubica, Vettel, Liuzzi etc Caramba, q geração!!!

    Barrichelo e Button são um capítulo a parte e tb geração anterior. Campeão e vice de 2009, provaram q basta um carro bom pra entregar resultado.

    Publicado por Alex-Ctba | 20/09/2009, 9:40 pm
  22. “Barrichelo e Button são um capítulo a parte e tb geração anterior. Campeão e vice de 2009, provaram q basta um carro bom pra entregar resultado.”

    Não necessariamente nessa ordem, né? Hehe…

    Publicado por zezinho | 20/09/2009, 10:41 pm
  23. Hamilton/Raikkonen
    Alonso/Massa

    No mínimo interessante.

    Publicado por KBK | 20/09/2009, 10:57 pm
  24. “Então ao chegar a Ferrari e mesmo no ano do título mundial q teve uma contribuição decisiva do brasileiro ao dar-lhe de bandeja o GP de Interlagos, ele se viu em uma situação inédita q se potencializou em 2008 qdo ele levou uma surra homérica do Felipe e a coisa começou a ficar quente pro Iceman.”.

    Alex-Ctba,

    Concordo que o Massa é um batalhador incansável. O Kimi é talentoso.

    A “surra homérica” que vc viu eu não vi. Se fosse verdade não seria preciso que o Kimi ESTACIONASSE o carro para ele passar, o que aconteceu depois do finlandês dar 8 voltas ridículas despistando para não ficar muito feio e esperando, sem sucesso, que o Massa passasse.

    Foi essa “ajudinha” que permitiu ao Massa ir para Interlagos com chance matemática de ser campeão. Então, a “ajudinha” foi devolvida de forma escancarada. Se faltou competência para transformar isso em título foi porque além de batalhar o cara tem que ter talento.

    Desculpem-me os colegas Massistas, mas em 2008 o Massa não ganhou do Kimi assim como não ganhou do Alonso nem do Hamilton.

    O Espanhol simplesmente não disputou, pois andou num tijolo de rodinhas. O carro era tão feio que precisou de uma armação para ele subir ao pódio.

    O finlandês simplesmente não correu porque a Ferrari não conseguiu fazer com que o carro tivesse mais aderência na frente, o que atenderia ao seu estilo de pilotagem, segundo a própria Ferrari. Não houve um único confronto entre os dois como houve Hamilton/Alonso, Senna/Prost, Piquet/Mansell e Kimi/Montoya. Estas sim, foram disputas.

    Sobrou o Hamilton como único adversário que se apresentou e para este o Massa perdeu.

    E olhe que o Hamilton não pilotou lá essas coisas. Basta observar que ele só quebrou uma vez. Ele pode muito mais do que fez em 2008.

    Não se esqueça que o Hamilton ganhou do Massa, da máfia italiana e da FIA que o roubou escandalosa e sistematicamente em 03 opotunidades e ainda roubou tempo do Bourdais para ajudar o Massa.

    Pela enésima vez, para quem quer comparar Kimi Raikkonen com Massa:
    Preste bem atenção aos números, aos títulos, a tudo enfim:

    Massa: 11 vitorias,
    Kimi: 18 vitorias.

    Massa: 27 pódios,
    Kimi: 61 pódios.

    Massa: 306 pontos,
    Kimi: 570 pontos.

    Massa: 15 poles,
    Kimi: 16 poles.

    Massa: 12 voltas mais rapidas,
    Kimi: 35 voltas mais rápidas.

    Massa: uma vez vice-campeão,
    Kimi: Uma vez campeão e duas vezes vice-campeão.

    Massa: foi rebaixado a piloto de testes na Sauber por incompetência.
    Kimi: Foi ótimo na Sauber, por isso contratado pela Mc Laren.

    Não vejo como comparar o Massa com o Kimi. Quem quiser fazê-lo que fique à vontade, afinal, brasileiro é melhor mesmo quando é pior. Eu é que não vou participar dessa insanidade.

    Ridson, eu não costumo responder esse tipo de intriga, mas vamos lá:

    O Fernando Figueiredo é um velho conhecido meu, mineiro como eu e sabe que pode me criticar o quanto quiser e eu idem. Essa liberdade de expor opiniões, mesmo que contrárias, é a base de uma amizade que nunca abalou e que me é muito cara. Compreendeu? Para mim deu.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 20/09/2009, 11:52 pm
  25. zezinho

    é, não necessariamente. Tá td pro Button, mas vamos ver o q vai dar. Barrichello tá numa fase mais pé no chão e faca nos dentes, quem sabe…

    A. Coyote

    Realmente vc tem razão. Não sou Massista, só torço pros brasileiros. Qualquer brasileiro q corra na F1. Tb não sou tapado de não reconhecer q o Kimi seja melhor do q o Massa na lógica fria dos nºs como vc bem elencou. E realmente não foi uma surra tão “homérica” assim. O q impressionou é q o Massa conseguiu equilibrar as forças, não com qualquer um, mas com Kimi Raikkonen. Então não é pouca coisa. O q eu vi é q no Q2, Felipe conseguia tirar mais do carro do q o Kimi e até mesmo qdo. o Finlandes conseguia ser mais veloz ele ia um pouco mais pesado pro Q3. Não sei se era preferencia da equipe por Felipe ou se o Raikkonen prefere esta estratégia de dar algumas voltas a mais do q o companheiro pra ultrapassar nos boxes. O q eu vi tb em 2008 e agora em 2009 é, enquanto o Felipe trabalhava forte e evoluia a cada corrida, Kimi ficava com aquele jeitão blasé, tô nem aí, me dá um sorvete, fui….

    Não sei se o fato dele ser o centro das atenções agora fez ele andar mais ou se não é só devido a evolução do carro mesmo, q era ruinzinho no começo do ano. Mas gostaria de ver esse tira teima de novo em 2010. O gênio preguiçoso contra o trabalhador esforçado. Sou mais Felipe!

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 21/09/2009, 8:45 am
  26. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Acabou de aparecer a noticia, no Tazio, que a Renault foi suspensa por 2 anos, o Briatores banido do esporte, o Symonds por 5 anos e os pilotos inocentados…

    Acho que vamos ter uma equipe a menos, no ano que vem…

    Publicado por Edgard | 21/09/2009, 9:33 am
  27. Edgard, foi uma “desclassificação suspensa”, uma pena condicional, que só vai ser posta em prática CASO a Renault cometa algo de gravidade SEMELHANTE nos próximos dois anos… Matéria mal traduzida ao extremo no Tázio…

    No fim não vai acontecer nada com eles. Só queriam a cabeça do Briatore mesmo.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 21/09/2009, 9:46 am
  28. vixi…bad news

    Publicado por Alex-Ctba | 21/09/2009, 9:46 am
  29. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    …então, Guilherme. É isso mesmo, conferi há pouco em outros sites. Suspensão por 2 anos, mas com direito a sursis, ou seja, só será efetivamente suspensa se voltar a praticar alguma manobra ilicia (convenhamos, com o Briatore longe, não vão mais fazer isso, espero)…

    Publicado por Edgard | 21/09/2009, 9:48 am
  30. ahh bom…deram um jeitinho de salvar a Renault, menos mal…

    Publicado por Alex-Ctba | 21/09/2009, 9:52 am
  31. Alex-Ctba,

    Eu tb vi o que vc pôs neste post. Concordo.
    Ao lado de um egocêntrico como o Alonso, exigindo as atenções da equipe e ganhando o melhor equipamento, o Massa teria arrefecido e não seria esse batalhador incansável. Ninguém gosta de dar murro em ponta de faca.

    Kimi Raikkonen e seu ar poker-face foi importante para o crescimento do Massa que pôde trabalhar em paz e se desenvolver como piloto. Se o Massa tivesse no lugar do Kimi será que ele teria feito a mesma coisa? Não sabemos.

    Mas lhe digo que não ser sacana e egoísta neste meio disputadíssimo é uma qualidade que poucos têm. É uma virtude. E quem tem essa virtude na F1 atual é o Kimi Raikkonen e mais ninguém. O Schumacher era amigo do Massa desde que ele não incomodasse enquanto corriam juntos. O que o Massa ganhou perto do alemão? Nada. Era tudo para o Schumacher. sua evolução ocorreu ao lado do Kimi e seu ar blasé.

    Essa é minha leitura da relação Massa x Schumacher x Kimi x Alonso.

    Outra coisa: não aceito a imposição do Estado na minha diversão. Pelo menos em mim e na minha forma de pensar eu tenho que mandar. Acho que já sou bem grandinho. É só opinião.

    E não acredito na maioria dos que se dizem patriotas. Os comentários nos blogs mostram que esses ditos “patriotas” estão torcendo para o Nelsinho se f*der, ser banido etc.

    Onde está o nacionalismo agora?

    Porque não querem para ele sequer um julgamento justo?

    O Nelsinho errou feio mesmo. Concordo. Por isso merece o mesmo tratamento e punição que os outros que também erraram feio, batendo, espionando e mentindo, agora e no passado. Vc não acha?

    Aliás, torci por Fittipaldi, Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno, Rubinho (no início da carreira), Cristian Fittipaldi, Schumacher, Raikkonen e Nelsinho Piquet. Se o Nelsinho não voltar vou torcer em segundo lugar pelo Hamilton que é um piloto do c*ralho e que tem um jeito de pilotar que eu admiro muito. Raikkonen e Hamilton.

    Alex, são só opiniões. Nada mais.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/09/2009, 10:15 am
  32. A coyote

    Entendi o seu ponto. É verdade. pode ser q o estilo do Kimi contribuiu sim pra o Felipe poder trabalhar em paz mesmo. Por isso q eu torço pra ele continuar na Ferrari e não vir o Alonso. Se o Kimi for formar o “dream team” com o Hamilton na McLaren, podemos ter tempos complicados na Ferrari. Além de torcer pros brazucas eu torço pra Ferrari tb hehehe. Mas isso fica mais evidente q é um problema pra 2011. Pra mim Kimi fica, por todos os motivos q foi argumentado pelo Becken e pelos amigos do blog.

    Na parceria do Massa com o Schumi, ficava meio q claro q era uma relação entre ídolo e pupilo. Massa não enxergava o alemão como concorrente, mas sim como um mestre no qual ele poderia tirar ensinamentos pra sua carreira. Não são palavras minhas mas sim do proprio Felipe, e ainda assim, ele teve duas atuações soberbas em 2006, nos GPs da Turquia e do Brasil. Eu lembro bem dessas corridas e em nenhum momento Schumacher conseguiu ser mais veloz do q o Felipe. Após o GP da Turquia a crítica especializada começou a olhar com bons olhos para o brasileiro.

    Em relação ao Nelsinho, o q ele fez foi inédito. Deu muita raiva. Mas a F1 já passou a mão na cabeça do Alonso no caso Stepneygate e agora no Nelsinhogate, já passou a mão na cabeça do Hamilton no Liegate. Não sei ainda direito o q pensar a respeito. A minha raiva já tá virando um pouco de pena. A própria F1 parece q vai se encarregar de puni-lo. Senna, Prost e Schumacher ja bateram deliberadamente tb, só q para obterem vantagem pra si. Vou deixar rolar e ver q M@#* vai dar isso.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 21/09/2009, 10:50 am
  33. Certo, Alex.

    Uma observação: “Senna, Prost e Schumacher ja bateram deliberadamente tb, só q para obterem vantagem pra si.”. Certo também.

    O Nelsinho bateu para renovar o próprio contrato. O Alonso foi apenas um terceiro elemento nesta tramóia e podia nem ter ganho e mesmo assim o contrato seria renovado.

    Então o que interessou para o Nelson foi obter vantagem para si tal e qual os outros.

    “Vou deixar rolar e ver q M@#* vai dar isso.”.

    Já deu. O Briatore foi banido. Já vai tarde!

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/09/2009, 11:04 am
  34. blz Anselmo, não quis entrar em intrigar com vc…mas pelo modo que vc escreveu p/ cara, se fosse eu me sentiria desconfortável. Sendo amigo ou não, ou teria que ser uma amizade bem específica preu entender a dinâmica da coisa.

    No caso do Kimi, eu o acho bom piloto e tal. Muito melhor na era Maclaren, sem duvidas. ele p/ mim mereceu 2005, foi o melhor. Foi melhor até que Alonso, que pilotou um carrão com enormes engenhocas, controle de largada e os escambau.

    2008 Massa foi melhor sim. Aliás, nem sou “Massista”, nem me empolgo muito com o cara, mas deu uma lavada no Kimi. Se isso se decorreu por conta do estilo de pilotagem, fica estranho quando algumas pessoas argumentam que Rubens levou uma lavda de Button em 2007 e 2006, quando claramente o carro estava mais afeito para o britânico e péssimo para o brasileiro, pelo estilo de pilotagem. O argumento vai dar na mesmo fim. Ou seja, pode realmente ter sido por causa do estilo de pilotagem e o carro, o que explica muita coisa mas não tudo. À época Barrichello ainda se ajustava ao sistema do carro Honda e se debatia inerte. Se acostumou tanto ao estilo Ferrari que se acomodou. Este ano, como em 2008, provam que ele foi quem fez o estilo do carro. Correu atrás, se sentiu ameaçado, ganhou novo desafio na carreira.

    Acho que isso nos ajuda a entender o trabalho de Massa na Ferrari. Trabalha duro e colhe os frutos para ele. Kimi fica nessa personagem de desligado e se ferra pq quer.

    Espero que não tenha ficado com má idéia de mim, Anselmo.

    Publicado por Ridson | 21/09/2009, 3:11 pm
  35. Alex,

    O que o Nelsinho fez deu raiva foi em mim que sou seu torcedor, no pai dele e em toda a família e nas demais pessoas que torcem por ele.

    Aqueles que torciam e torcem contra ele (ou contra o Nelsão) adoraram e o que fizeram foi dar boas risadas, claro (não conhecem o Nelsão, nunca aprendem, perdem sempre..rsrsrs).

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 21/09/2009, 7:30 pm
  36. Bom pessoal, voltando a falar do kimi, acho que seria ótimo ele voltar para MacLaren, pois foi lá que ele antingiu sua melhor forma
    em 2005, ano em que só nao foi campeão, por que a equipe nao tinha
    um carro confiavel, mas que corria muito, já que a ferrari quer tanto o Alonso, que o contrate e libera o Kimi para a McLaren, além de perder uma fortuna de dinheiro eles perderiam um provavel campeao ano que vem.. pois o kimi só nao estar brigando pelo titulo esse ano pq a Ferrari nao acerto na construção do carro…

    Publicado por Marcelo Silva Alexandre | 22/09/2009, 4:41 pm
  37. Penso que a Ferrari vai chegar a um acordo com Kimi e este seguirá para a Mclaren juntando-se a um outro Campeão do Mundo, formando assim a dupla de pilotos mais apreciada para 2010.

    Publicado por Filipe Viola | 22/09/2009, 8:01 pm
  38. Quem pagaria os salários do asturiano seria o Grupo Santander e os premios sim, seriam de responsabilidade da Scuderia Ferrari. Entonces…

    Publicado por Fernando Kesnault | 23/09/2009, 2:31 pm
  39. Ridson,

    Não estou com má imagem sua não. Isso aqui é distração. É como no futebol – damos umas caneladas etc mas ao final do jogo trocamos de camisa e ficamos em paz.

    A propósito,

    Fernando Figueiredo,
    Essa idéia, se colocada em prática, configura prejuízo material e moral ao piloto. O impede de se expor, ser visto por outras equipe, ganhar algum dinheiro com campanhas publicitárias etc.

    Os europeus vêem o trabalho como uma forma de sobrevivência como em todo mundo.

    Mas, vêem nele também a dignidade humana, um caminho para a realização do indivíduo, para o crescimento econômico e moral próprio e de sua família, para que o filho não cresça vendo o pai como um mero vegetal ou um sanguessuga etc.

    A Ferrari sabe que se fizer isso vai dar com os burros n’água. Independentemente de haver uma cláusula contratual protegendo seus pilotos dessa estratégia, ela terá que pagar uma indenização monstruosa, muitas vezes maior que a multa contratual pela simples quebra de contrato.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 24/09/2009, 8:43 am

Deixe uma resposta

