//
você está lendo...
ARTIGOS

Calendário de 2010: Bahrein abre temporada, Brasil fecha e Canadá retorna

IMAGEM: McLaren/Divulgação lewiswin(SALUT GILLES : Um calendário ainda sem Estados Unidos, mas já com o Canadá)

Em meio à confusão que resultou do discutível veredicto no caso da Renault hoje pela manhã, a FIA publicou o calendário de 2010 com boas surpresas. Serão agora 19 corridas (contra 17 desse ano), mas ainda sem a nossa tão desejada prova nos Estados Unidos. Ao menos o Canadá está ali — esperando um acordo final — e segurando as pontas na América do Norte.

O Bahrein substitui a Austrália como primeira prova do ano: ok, a mudança pode mais viável sob o ponto de vista logístico, mas eu considero um tremendo erro em termos de promoção da F1, já que a Austrália sempre fez festas inspiradas nas aberturas das temporadas.

Na outra ponta do calendário, eles acertaram: o Brasil volta para o lugar onde merece, e encerrará a temporada com chave de ouro em um circuito tradicional e verdadeiro como Interlagos.

Aliás, falando em circuitos, Hermann Tilke tem em seu currículo agora nada menos que 8 pistas figurando no calendário oficial da F1, incluindo aí a pista do estreante Grande Prêmio da Coréia.

A tradição continua bem representada por Monza, Spa, Mônaco, Inglaterra e Austrália, mas a França continua de fora, uma vergonha para o país onde surgiram os Grandes Prêmios e a gênese do automobilismo moderno.

Apesar dos rumores de que 2009 seria o último ano, o “fake” glamour de Valência está confirmado como a casa do GP da Europa pela terceira vez seguida.

De uma forma geral, mesmo com alguns poucos pontos discutíveis, tenho que reconheer que o calendário é bom, talvez o melhor dos últimos anos.

Abaixo, as provas:

14/3 Bahrein
28/3 Austrália
04/4 Malásia
18/4 China
09/5 Espanha
23/5 Mônaco
30/5 Turquia
13/6 Canadá*
27/6 Europa (Valância)
11/7 Inglaterra
25/7 Alemanha
01/8 Hungria
29/8 Bélgica
12/9 Itália
26/9 Cingapura
03/10 Japão
17/10 Korea
31/10 Abu Dhabi
14/11 Brasil

Anúncios

Discussão

5 comentários sobre “Calendário de 2010: Bahrein abre temporada, Brasil fecha e Canadá retorna

  1. Bela foto da Mc Lata de Hamilton!

    Olha,… com todo o respeito, mas…
    – Que os Norte-Americanos “vão plantar batatas!”

    – Detroit já não serve nem pra cartódromo (se é que ainda existe?)…
    – Indianapolis, depois da prova”, faz os pilotos “penderem pra esquerda ou pra direita” “que nem pipa pensa”…

    O que “eles” gostam é de provas do tipo “destruction derby” ou “provas de arrancadas” (Estas, até que têm lá sua graça!).

    Indy? Formula Cart? Não, obrigado!
    A Nascar, do ponto de vista do “show”, até se salva, por ter no rol pilotos como Montoya! Mas às vezes me lembram os antigos carrinhos “bate-bate” dos parques de diversões.
    Tá!,… E daí?

    – Ainda prefiro a F1 com “todos os seus defeitos”!

    Um tempo atrás um norte-americano, em nosso país a trabalho (a trabalho? Brincadeira, né? Não!), “infiltrado” em nossa turma, teve a “ousadia” de me perguntar “qual era a graça da F1 se não haviam batidas, toques entre carros, rodadas etc”.

    Não dá pra responder decentemente a um sujeito que pensa que o globo se resume à @#$&*!# dos E.U.A., comparando “Dale Earnhardt – The Intimidator” com Ayrton Senna, né?

    Resultado : Fui “tachado” de mal-educado ao lhe “esclarecer” que Senna levou muito menos anos pra ser “campeão mundial de F1” do que a @#$@# do intimidador pra ganhar em Daytona!

    Sinceramente? O “Tio Sam” não faz falta na F1! Seus torcedores, seus circuitos, seus carros (Háháhá…se é que eles sabem fazer um carro…) “vão tudo pras cucuia”!

    Por que diacho não voltam com Kyalami já que tem Copa lá?
    Por que não voltam com Zeltweg?
    Pô? tem tanto circuito bom por aí que podia integrar novamente a F1 (além de, se corretamente explorado, “ser rentável” ao circo).

    Desculpa o desabafo! Mas esse “yankee” ficou “engasgado” na garganta!

    Abraço!

    Publicado por Antonio | 21/09/2009, 7:10 pm
  2. Desculpa o desabafo! Mas esse “yankee” ficou “engasgado” na garganta!

    Não tem o que desculpar, Antonio! :)

    Pontos interessantes levantados, mas a F1 precisa de uma prova no USA por motivos comerciais, Antonio. A grana está lá, o maior mercado da Ferrari e da Toyota. Não é coincidência, portanto, que duas companhias gigantes que tem boas vendas por lá tenham ido embora da F1, Honda e BMW…

    Aliás, vc falou em Zeltweg e eu vi a prova da GP2 em Portimão nesse final de semana e, definitivamente, aquele é um dos melhores circuitos do mundo, a F1 precisa urgente de uma prova em Portugal.

    Enquanto a gente assiste todo aquele glamour fake de Valência, com uma pista terrível, Portimão está lá, à espera da F1…

    Publicado por Becken Lima | 21/09/2009, 7:20 pm
  3. Muito conveniente, até demais, publicarem o calendário de 2010 assim, horas depois do veredicto do Conselho Mundial. Mas vá lá, já estava nahora. A volta do GP do Canadá foi, de certa maneira, tirar o bode da sala: Montreal é imprescindível, é popular ente os pilotos, e frequentemente a maior bilheteria do ano. Não me animo com a Coreia, e menos ainda começar com o Bahrein.

    Considero o fim do campeonato em Interlagos indiferente. Mas acho que isso tem uma explicação muito particular: fã que sou de Adelaide (eu não era, ainda sou), não consigo conceber um fim de temporada que não seja lá. Parece que fica um pouco… incompleto. Ainda não superei a perda.

    Publicado por Daniel Médici | 21/09/2009, 7:49 pm
  4. Gosto muito do traçado misto de Indianápolis, sempre proporcionou excelentes corridas com muitas ultrapassagens, tirando a vergonha de 2005. Aquele trecho de aceleração total é fantástico e rivaliza com Monza, além de ser sempre um desafio para equipes e pilotos em achar o acerto ideal.

    Ótimo, 19 etapas em 2010, mais tempo pra gente falar de corrida, q é o q interessa. Em relação a Montreal, eu acho q ela é mais popular entre nós, espectadores, do q entre os pilotos, q elogiam muito a atmosfera, porém criticam um pouco a pista. Eu gosto muito dessa corrida. Tem o desafio do muro e trechos de altíssima velocidade, apesar de ser de média, porém, como todas as pistas mais tradicionais, deixa a desejar um pouco em relação a segurança, mas nada q a comprometa. Espero q solucionem o problema do asfalto.

    Acho q deveria haver um acordo entre a FIA e a cidade q pretende construir um autódromo e sediar uma etapa, para se ter uma licitação para a escolha do projeto. Alguem q entendesse do assunto, escolheria o melhor. Pq sempre Hermann Tilke? Todas as pistas do Tilke são fantásticas, mas na hora das ultrapassagens, deixam a desejar, e não digam q a culpa é dos carros. Spa, Interlagos e Albert Park sempre tem bastante ultrapassagens. Pras pistas do Tilke funcionar, tem q rezar pra São Pedro mandar chuva no domingo. Enfim, mais uma prova asiática pras nossas madrugadas.

    Publicado por Alex-Ctba | 21/09/2009, 9:49 pm
  5. Diferente do ponto de vista do Antonio, eu vejo bastante valor no automobilismo americano. “Que graça ter correr em círculos” é o mesmo que ouvimos dos que não gostam de corridas de uma maneira geral, seja corrida de Nascar ou F-1.

    Indianápolis não é a toa o autódromo mais importante do mundo. Lá se corre há 100 anos. Lá se corre com a alma, com a paixão de acelerar e de vencer. Lá se fez e faz história a cada ano com a corrida mais mítica de todos os tempos. Lá se tem tradição, seja no leite do vencedor, seja no troféu que registra as faces dos seus heróis, seja nos tijolos remanescentes do traçado que ainda testemunham o espetáculo.
    A F-1 precisa dos EUA mais do que eles precisam de F-1.

    Publicado por Carlos T. | 22/09/2009, 1:35 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: