//
você está lendo...
ARTIGOS

Quem será a testemunha X?

Imagem: Warner Bros Inc./DivulgaçãoRacerXTestemunha X ou corredor X?

A FIA é esperta. A entidade deixou nas transcrições do processo que descreve o Nelsinhogate a curiosa revelação de que uma quarta pessoa soube da conspiração e premeditação do acidente de Nelsinho Piquet em Cingapura/2008.

Sugestivamente, a FIA chamou essa quarta pessoa de “Testemunha X” como forma de proteger a sua identidade e encorajar pessoas em posições e situações similares a colaborar com a entidade.

A questão, no entanto, é: quem é a Testemunha X? Dois trechos do longo relatório da FIA oferecem uma tênue pista:

[…] A Testemunha X esteve presente pessoalmente em uma curta reunião depois da classificação no sábado 27 de setembro de 2008 quando o Sr. Symonds mencionou a possibilidade do plano do acidente ao Sr Briatore […]

[…] Ele [a Testemunha X] foi avisado por Pat Symonds da idéia sugerida por Nelson Piquet Junior na presença do Sr Briatore. A Testemunha X se opôs à idéia. Ele não sabia que o plano seria levado adiante até o acidente [com Nelsinho] acontecer.

O curioso desses dois trechos é que há neles, explicitamente, a sugestão de que a idéia original do plano realmente partiu de Nelsinho Piquet, como Symonds afirmou inicialmente. Segundo e mais importante: qual posição a Testemunha X ocupa na hierarquia da Renault para ser capaz de opor-se diretamente à conspiração suicida planejada por Symonds, Briatore e Nelsinho sob portas fechadas?

Como sugere o Claudemir Freire na sessão de comentários do post anterior, alguém em tal posição não faria parte do baixo clero da equipe. Teria que ser alguém com influência nas decisões estratégicas para ter tal poder de veto.

A questão fica no ar, então, quem será a Testemunha X?

Discussão

46 comentários sobre “Quem será a testemunha X?

  1. Fernando Alonso é a resposta.

    Publicado por Filipe Viola | 22/09/2009, 7:54 pm
  2. Quem teria “cojones” para questionar esta estratégia contra Briatore, Symonds e Piquetzinho? Só o Alonso ou o engenheiro dele…

    Nunca que vai ser um mecanico ou algo “boring” do tipo. Esconderam a identidade do “X”, mas a janela de possibilidades é bem pequena ; )

    Publicado por Guilherme Teixeira | 22/09/2009, 8:09 pm
  3. “Fernando Alonso é a resposta.” ²

    Publicado por iDavid | 22/09/2009, 8:36 pm
  4. Se fizermos uma forcinha da pra imaginar quem seja, né.

    O Reginaldo diz que o principe das Asturias sabia de tudo, e que no julgamento sabia-se abertamente sobre isso, ele só não foi punido.

    Aparece esse tal corredor X, opa, testemunha X no relatório final da FIA.

    O corredor X ,caramba, testemunha X, tem como empresário uma personagem que foi a mais prejudicada no episódio, que só chegou a esse ápice graças a tal X, que disse a cupula da Renault sobre o episódio e seus participantes, o que levou a empresa demitir os envolvidos, e deu a FIA uma prova cabal do envolvimento dos citados.

    Se a testemunha X é o Alonso, ele não podeira aparecer no processo de corpo e nome, porque assim seria conflito de interesse por ele ser gerenciado pelo Briatore, mas essa bela figura da F1 não tem muito apreço pelo os que o cerca e deu uma paulada no seu descobridor e pediu pra ficar na surdina, pra não ser visto no paddock como o dedo duro da história.

    Se esta história vier a tona será visto como uma figura tão ou pior que o Nelsinho, por ser chantagista desde 2007, quando chamou seu chefe Ron Dennis e disse que, ou ele era o nº 1 com todas as regalias, e não queria mais passar seus setups a equipe (leia-se Hamilton) ou ele jogava toda a merda n o ventilador. E ele fez, jogou tudo.

    Me desculpem os fãs do Alonso, mas ele é um pulha, figura nefasta que não perde nenhuma oportunidade pra chantagear ou tirar o melhor proveito pra sí de situações difíceis, mesmo entregando seus amigos.

    Afirmo novamente, tenho pena do Massa se essa figura for pra a Ferrari em 2010.

    Publicado por Claudemir Freire | 22/09/2009, 8:59 pm
  5. Claudemir, simplesmente perfeito!
    Por isso tenho respeito pelos seus comentários.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 22/09/2009, 9:14 pm
  6. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Eu digo que foi o pulha do principe das Asturias…a historia só foi ‘encoberta’ pra que ele não passasse por duplo alcagueta, já que teve o antecedente da Mclaren, como bem disse o Claudemir…
    Resolveram deixar só o NAP como o Kid Vigarista da história pra ficar barato, senão a bomba seria insuportável para o espanhol…

    Publicado por Edgard | 22/09/2009, 9:17 pm
  7. Olá,

    Eu to ficando bom nisso…

    Acho q postei aqui (nao sei se postei aqui ou em outro blog, mais q postei, eu postei e acertei) o suposto dialogo…

    Qdo Briatore disse: “Alguem tem uma ideia de como ganhar essa corrida?”
    Nelsinho respondeu: ” Chefinho, eu tenho uma ideia”…, até fiquei puto pq o patriotismo cegou a mente de todos quanto a essa possibilidade. Acertei em cheio, a ideia foi do NAP.

    Qdo eu disse que o Alonso nunca iria sujar sua carreira com tal loucura, Acertei em cheio tb, a Testemunha X é alonso, sem duvidas.

    e acaber, dizem q sou louco…., puts

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 22/09/2009, 9:27 pm
  8. Está claro que é o Alonso!! Quem mais poderia ser? Outra opção seria o engenheiro de Piquet, mas o piloto disse que nem seu engeneheiro sabia.

    Publicado por Daniel Chagas | 22/09/2009, 9:33 pm
  9. Olá,

    Me desculpem, mais postei sem ler todos os posts, Vem cá, me responde uma pergunta, um cara te chama pra assaltar um banco, dai vc rejeita, claro, vc nao é bandido, dai no outro dia vc sabe q o banco foi assaltado, oq vc faz? Me desculpem a sinceridade, mais pelos comentarios acima o pessoal ia procurar o ladrão pra dividir a grana com ele, só pode, eta povinho sem noção do q Diz, é por isso q esse pais é uma merda. Pra quem nao entendeu, o Tal fulano X fez oq se preza de qualquer cidadão de BEM e se ele se pos no anonimato, é pq ele sabe com quem ele ta mexendo.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 22/09/2009, 9:34 pm
  10. Fernando Alonso eh a resposta !!!

    e que incrivel nao ???

    Nelson Pique JR o mentor da maracutaia….

    Bom , vamos esperar e tomara que tenhamos uma excelente corrida nesse fim…

    Abraco

    Publicado por Fernando Piccione | 22/09/2009, 10:30 pm
  11. Esta coisa da corre… ops! Testemunha X, faz-me lembrar a pergunta que se faz aos pacóvios de pelotão: “Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão?” Acho que todos nós sabemos a resposta.

    Publicado por Speeder_76 | 22/09/2009, 10:41 pm
  12. Essa história está cada vez pior. Testemunha X, só me faltava esta.

    Agora, o que me chamou a atenção, foi o fato do NAP ser o mentor do acidente. O que leva um sujeito a propor uma M…. dessas ao chefe. Isso é que é vontade de fazer média na firma viu!!!!
    Toda firma tem uma figura assim, o puxa-saco que se rebaixa ao chão, e sempr acaba desprezado pelo chefe. Quando aperta a situação, é o primeiro a ser demitido, já que não conta com o respeito interno.

    Fernando Figueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 22/09/2009, 10:45 pm
  13. A-lon-so

    Publicado por Beatle Ed | 22/09/2009, 10:49 pm
  14. X-Alonso fez o certo. Se for verdade mesmo esse rel. da FIA ele tomou a atitude correta ao dizer q não participaria daquela merda q o trio malignico tramara. Ele é um Bi-Campeão e não precisa disso pra vencer. E se o plano foi em frente ele só tava seguindo ordens tal qual NAP. Tão tudo atolado na merda junto: Alonso, Piquet Jr, Briatore, Symonds, Gosh, e se ele venceu a prova, daí é pela categoria da pilotagem, ele não pode fazer nada, pilotar é um dom.

    Publicado por Alex-Ctba | 22/09/2009, 11:24 pm
  15. Nelson Ângelo Piquet não deu a idéia, isso não é factível, inclusive com a postura dele na hora de denunciar. No momento em que fez a “delação” ele claramente se expôs de uma forma que não fazia sentido negar a autoria do plano.

    O tal Testemunha X, que fica claro ser o Alonso, diz que Pat Symonds colocou a idéia como sendo do Nelson Ângelo Piquet em uma reunião no dia da classificação.

    O engenheiro da Renault, em seu depoimento a FIA também afirmou que a idéia partiu do piloto brasileiro, mais isso após confirmar a “tal reunião” OCORRIDA MINUTOS ANTES DA LARGADA.

    Só aí já temos uma contradição no que afirma Pat Symonds sobre a autoria intelectual do plano.

    Caso o “X” seja Alonso e seja verdade o que afirma, sua postura no caso foi a mais equilibrada e honesta. Temos que ser sinceros.

    As punições da FIA também foram corretas, na minha opinião. Talvez tenha faltado tirar a vitória do Alonso e da Renault, mais talvez isso gerasse um sério problema quanto a legitimidade do título do Lewis Hamilton, que em última instância foi campeão e não teve nada a ver com isso tudo.

    A Renault reconheceu o erro e puniu os funcionários que os cometeram, assumindo o arranhão em toda sua imagem corporativa.

    O Nelson Ângelo Piquet em tese também deveria ter sido punido, mais a regra da delação premiada existe, e talvez apenas por ela existir tudo isso veio an tona.

    O Reginaldo Leme disse no Altas Horas que deve ter uma entrevista com Nelson Ângelo Piquet no próximo Fantástico. Acho que nela teremos mais subsídios para tentar compreender isso tudo, embora no fundo seja algo quase impossível de ser compreendido…

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 22/09/2009, 11:29 pm
  16. ops, não era trio MALIGNO q eu queria dizer era trio do mal, evil trio

    Publicado por Alex-Ctba | 22/09/2009, 11:32 pm
  17. O Engraçado nessa história é q o Piquezão piloto numa sinuca de bico dessas, faria algo parecido com o q fez Alonso. Aonde chegamos! Mas, tudo isso é o mesmo q um ‘sucker dog’ q fica correndo atrás do próprio rabo e não chega a lugar nenhum. Não vai dar em nada. Ou vai? ‘where are the lawyers’? Pode haver reabertura do processo? $$$$$ pro Piquezão não é problema. Sua empresa Autotrac é líder no segmento de comunicação móvel de dados, monitoramento e rastreamento de frotas via satélite e fatura horrores. Comprar uma equipe é fácil, difícil é convencer o homem q ele vai ganhar dinheiro com isso, pelo contrário, ele iria desembolsar um fortuna para manter vivo o sonho do bad boy. Aliás, no futebol, tinha os bad boys, edmundo, romário, etc e na F1 ? como q a gente deveria chamá-los ? evil-boys ? Mas fds tem gp, alias dois fds seguidos de GPs pra abafar um pouco essas ‘court stories’…

    Publicado por Alex-Ctba | 23/09/2009, 12:40 am
  18. Eu cravo Alonso.

    Mas duvido que um dia saibamos disso.

    Alonso seria a única pessoa a quem interessaria saber disso, além, provavelmente, do engenheiro do Nelsinho, que deve ter ficado sabendo do caso sem jamais comentá-lo nem mesmo com o piloto.

    Além disso, de acordo com tudo o que li e ouvi de fontes seguras, a FIA não sabe quem é a “Testemunha X”. Quem sabe é a Renault, que baseada nisso decidiu demitir Briatore e Symonds e sabiamente ocultar o nome da testemunha.

    Ora, quem pode ter tanto poder e credibilidade com a alta cúpula da marca a ponto de conseguir provar um fato, ter sua palavra levada a sério e ainda isso tudo resultar na demissão dos dois responsáveis pela equipe na F-1?

    Fernando Alonso!

    Publicado por Hugo Becker | 23/09/2009, 12:40 am
  19. E tem mais: como nada sai de graça na F1, não sei, mas provavelmente o Alonso fique mais um ano na Renault, como “gratidão” pelo silêncio da equipe. Levando em consideração, claro, que seja ele o homem anônimo. Vamos aguardar.

    Publicado por Hugo Becker | 23/09/2009, 12:41 am
  20. É citado no mesmo relatório que Alonso não tinha conhecimento da armação.
    Uma possibilidade que não foi lembrada é o de Bernard Rey, presidente da Equipe Renault F1. Não sei se ele estava fisicamente em Cingapura/2008 mas pessoalmente pode ser por video conferencia???

    Ele supostamente soube da armação, ordenou que não seguissem adiante, fizeram mesmo assim, mas com o resultado garantiu seu emprego naquele momento e ficou quieto.
    Agora encostado na parede pelo Carlos Ghosn entregou o jogo, cortou as cabeças de Briatore e Symonds, e a Renault ficou quieta para não feder ainda mais. Quando a poeira baixar Bernard Ray vai ser saido da Equipe Renault F1.

    Viajei?

    Publicado por Marcelo Racer | 23/09/2009, 5:27 am
  21. Ao cuidado de Claudemir Freire:

    “…O corredor X ,caramba, testemunha X, tem como empresário uma personagem que foi a mais prejudicada no episódio…”

    O empresário do piloto Asturiano é o Sr. Luis García Abad

    http://www.pbase.com/cmanaginged/image/83136971

    Publicado por Cavallino Rampante | 23/09/2009, 6:41 am
  22. Olá,

    Pra quem nao achava que a Globo.com nao é tendenciosa leia essa reportagem:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1314506-15011,00-MISTERIOSA+TESTEMUNHA+X+TERIA+TIDO+PAPEL+FUNDAMENTAL+PARA+SUSPENSAO+DE+BRIA.html

    Alguem lendo a reportagem achou o nome do nelsinho como idealizador da trama? Eta povo hipocrita.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 23/09/2009, 8:46 am
  23. Cavallino Rampante, ok, tinha essa dúvida quando ele assinou contrato com a Mclaren e o Briatore ficou a ver navios.

    Mas ele aparece em vários sites especializados como se sua carreira fosse gerenciada pelo Briatore, (podem ter reatado) e que deve rescindir tal contrato para obter a super-licença.

    Erroneamente disseram que o di Grassi também teria sua carreira vinculada ao italiano, mas ele desmentiu, já o Alonso não declarou nada a respeito, opa, mas ele só pode falar como corredor X, em relatórios soturnos que ninguém pode saber as origens.

    Há contradições, ele é ou não gerenciado pelo Luis García Abad ?

    Publicado por Claudemir Freire | 23/09/2009, 8:48 am
  24. Caras..eu li o que o Sirlan disse, e concordo no tocante de que não me parece factível ser NAP pq ele não ia se deixar amarrar dessa forma. Comunicar À FIA que teria sido ele o mentor?..aí era burrice demais.

    Me parece que o X ouviu de Pat Symonds que NAp é quem teria sido o mentor. Isso não é coisa que simplesmente o piloto vai sugerir do nada. Symonds deixou parecer que era idéia de nelsinho p/ se livrar do tranco. Na minha opinião, aconteceu mais ou menos o seguinte:

    – Briatore chama Symonds p/ lado e diz que ele deve fazer de tudo para vencer a corrida, de qualquer jeito, pq senão os executivos da Renault iriam butá p/ fudê!
    – Symonds se viu numa sinuca, pq Alonso teve problemas no Q2. Aí, montou um plano, sugeriu ao Briatore e aí chamaram Nelsinho. Nesse intérim, eles se precaveram de uma possível delação de Nelsinho mantendo um discurso de que teria sido o NAP a sugerir.

    Tanto que ao que parece, antes de falarem com Nelsinho, o X presenciou a tal conversa: ” […] A Testemunha X esteve presente pessoalmente em uma curta reunião depois da classificação no sábado 27 de setembro de 2008 quando o Sr. Symonds mencionou a possibilidade do plano do acidente ao Sr Briatore ”

    – Nelsinho aceitou, achando que assim iria se garantir e ter um argumento sempre plausível para contraargumentar com ele depois e se manter na equipe.

    – Symonds então, depois do escândalo que se formou, deu a única declaração aos comissários, de que teria sido NAP a fazer.

    Tem só uma coisa que me intriga… sendo X um denunciante à FIA ou só à Renault…isso não poderia ter sido forjado? E se sim, qual a intenção? Seria apenas para uma das duas partes justificar a decisão contendo mais uma testemunha-chave?

    Publicado por Ridson | 23/09/2009, 8:51 am
  25. Anderson Dorneles.

    O Nelsinho em seu depoimento diz que Pat Symonds idealizou tudo por causa do Gp da Alemanha.

    A testemunha X diz que a idéia partiu do Nelsinho.

    Pat Symonds perguntado sobre quem idealaizou o plano se calou.

    Você tem três declarações do mesmo assunto, não dá pra saber quem foi o autor, todos vão negar, então é o menor dos problemas de dois deles. E agora isso é o de menos, e o que fica claro que o plana não partiu do Briatore, apenas teve sua anuência.

    E quem é a testemunha X para afirmar que foi “tal” e a partir daí ser a pura verdade, Alonso ? Esse não tem muito crédito após esses episódios.

    Em defesa do Nelsinho, digo apenas que, se um sujeito que não podia escolher os pneus de seu carro, teria voz ativa de tal forma para fazer uma aberração dessas ?

    Publicado por Claudemir Freire | 23/09/2009, 9:00 am
  26. Olá,

    Acho q mereçe uma tese de doutorado isso, nao as especulações, pq isso pra mim ta muito claro, nelsinho réu confesso, seus chefes imediatos o incriminam, e testemunha X participa da reunião e presencia tudo, e a FIA condena (absolve) pra mim fechou o assunto e ponto final. A tese de doutorado a que me refiro é como o Brasileiro tem uma habilidade (mais que qualquer outros povos) de defender réus confessos. Se olharmos pra politica, tem gente que morre pelo Sarney, Lula, Dirceu, Dilma, Collor e etc. Sempre tentam justificar o injustificável, sinceramente eu nao entendo isso. Queria ser um noruegues pra olhar tudo isso do lado de fora e ter uma opinião isenta.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 23/09/2009, 9:06 am
  27. Anderson, procure os relatos que coloquei acima, e você verá que apenas o AlonsoX diz que partiu do Nelsinho a tramóia.

    Pat Symonds não afirmara nada, muito menos o Briatore.

    Qual isenção você busca, se não consegue pelo menos ouvir os dois lados e tirar conclusões que o caso merece, apenas aponta e diz que foi “fulano” porque alguém intitulado X falou.

    Você de sua forma esta sendo o juiz, meirinho, guarda e executor de suas prórprias conclusões, porque pelo menos aqui não vi ninguém dizer que o Nelsinho era inocente ou que estaria livre de qualquer onus que seus atos o levaram fazer, mas boa parte dos comentáristas dizem que ele é culpado e que deve pagar pelos seus atos.

    É só ler com mais atenção o que nós falamos, e que nesse caso é apenas que o AlonsoX falou que partiu do Nelsinho a idéia, mas temos outros dois que dizem que não foi ele ou não se pronunciou, fica difícil acreditar onde esta a verdade.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/09/2009, 9:30 am
  28. OMG, já viram algum outro esporte com tantos assuntos extra-pista como F1 ?

    Publicado por Alex-Ctba | 23/09/2009, 9:33 am
  29. Olá,

    Meu caro Claudemir, como eu disse nos post acima e vou repetir:

    “nelsinho réu confesso, seus chefes imediatos o incriminam, e testemunha X participa da reunião e presencia tudo, e a FIA condena (absolve) pra mim fechou o assunto e ponto final.”

    Pra mim oq importa é oq esta nos autos, REU CONFESSO, TESTEMUNHAS DE ACUSAÇÃO, (TEVE ALGUMA DE DEFESA?), TRIBUNAL, JUIZ, E CONDENAÇÃO (ABSOLVISÃO), portanto o resto pra mim nao interessa se isso aconteceu assim ou assado, é conjectura e nao vale, é passado e ja foi. E outra coisa, nao vou ouvir lado nenhum, fico com o lado OFICIAL (FIA) da coisa.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 23/09/2009, 10:34 am
  30. Anderson.

    Bom então você esta se contradizendo.

    “Alguem lendo a reportagem achou o nome do nelsinho como idealizador da trama? Eta povo hipocrita.”

    Estamos falando sobre quem idealizou o plano, e não se ele é culpado ou não, porque isso esta mais que provado, ele é culpado, mas parece que você não entendeu o meu ponto de vista.

    Então vou deixar bem claro!

    Ele é culpado.

    Mas não idealizou o plano e sim o Pat Symonds.

    E o Briatore não fez parte do projeto até ter sua anuência.

    E que o X é o Alonso, porque só ele teria o cacife para jogar todos ao limbo e sair sem ter seu nome citado.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/09/2009, 10:55 am
  31. Olá,

    Caro claudemir, vc é advogado? Não tive acesso na integra aos autos, mais pelo q consta é a palavra de 3 contra 1, Symonds, Fulano X, e Briatore contra a palavra do nelsinho. Tb nao sei se a FIA julgou Nelsinho mais ou menos culpado que os outros, pq pela delação premiada isso nao fica claro. Agora vc dizer isso:

    “Mas não idealizou o plano e sim o Pat Symonds.” Qdo todos dizem isso:

    “http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1314754-15011,00-SUSPENSO+SYMONDS+INSISTE+QUE+A+IDEIA+DA+MARMELADA+EM+CINGAPURA+FOI+DE+NELSI.html”

    Eu nao afirmo nada, e nem tenho a pretenção, pq tudo é no condicional e aconselho o senhor a sar mais “?” do q “!”.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 23/09/2009, 11:02 am
  32. O povo do site claudemir, o povo do site, releia que vc vai achar o sentido da coisa. …., devo ta muito mau em concordancia.

    “Alguem lendo a reportagem achou o nome do nelsinho como idealizador da trama? Eta povo hipocrita.”

    Qto ao site, eles publicaram o restante da noticia:

    “http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1314754-15011,00-SUSPENSO+SYMONDS+INSISTE+QUE+A+IDEIA+DA+MARMELADA+EM+CINGAPURA+FOI+DE+NELSI.html”

    acontece q eles ficam publicando informações picadas, talvez pra o leitor menos crítico sempre fica com a “primeira impressão”.

    Entao seria essa noticia:
    “http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1314506-15011,00-MISTERIOSA+TESTEMUNHA+X+TERIA+TIDO+PAPEL+FUNDAMENTAL+PARA+SUSPENSAO+DE+BRIA.html”

    mais essa:

    “”http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1314754-15011,00-SUSPENSO+SYMONDS+INSISTE+QUE+A+IDEIA+DA+MARMELADA+EM+CINGAPURA+FOI+DE+NELSI.html””

    O que daria a postagem do nosso amigo Becken Lima, e ja congratulo por publicar TODA a noticia e em primeira mão.

    E sobre o nelsinhogate, nao falo mais nada, vamos comentar algo sobre a corrida do fim de semana…

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 23/09/2009, 11:25 am
  33. Anderson, entendi seu ponto de vista desde o início, só não havia entendido era o fato de você achar que aqui nós estavamos defendendo a postura de inocência do Nelsinho, por que ele não é inocênte.

    E depois ficar puto com a reportagem do Globo.com que não colocava o Nelsinho como idealizador do Projeto_Cingapura, coisa que, não imagino que tenha sido ele, e sim o Sr. Symonds, com a luz vida do GP da Alemenha (que o Becken cantou a bola aqui).

    Mas como o Nelsinho já havia assumido a culpa parcial pelo acidente, todos os outros envolvidos claramente apontariam o dedo pra o lado mais fraco (idiota) do caso.

    Sobre falar de corridas, nos reservamos a sexta, sabados e domingos anteriores a corridas, kkkkkk, porque o resto é só fofoca.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/09/2009, 11:42 am
  34. “Vem cá, me responde uma pergunta, um cara te chama pra assaltar um banco, dai vc rejeita, claro, vc nao é bandido, dai no outro dia vc sabe q o banco foi assaltado, oq vc faz?”

    O que você faz?? Denuncia o assalto!
    Ou escolhe ficar calado e assumir cumplicidade no crime. Simples assim…

    Se esse cara cara (“Sr.X”) não foi punido é por uma questão da justiça obscura feita pela FIA (através da delação premiada ou anonimato), que envolve a política no meio disso tudo, pra ferrar um-a-um todos seus desafetos.

    Publicado por zezinho | 23/09/2009, 11:44 am
  35. Algo que achei interessante foi a participação do ALonso no Cosnelho Mundial:

    CONSELHO: Mr Alonso, vc sabia de algo a respeito da premeditação do acidente envolvendo Nelsinho Piquet em Cingapura?

    ALONSO: Não…

    CONSELHO: Ok, próximo! Sr Nelson Piquet Junior, aproxime-se…

    Espetacular o “estilo” de questionamento, interrogatório ou sei lá o que da FIA…

    Publicado por Becken Lima | 23/09/2009, 12:23 pm
  36. Eles deliberadamente bão queriam que nada resvalasse em Alonso. Piquet, Briatore e Symonds já estão suficientemente fudidos e deixa então que eles levem o trago do fumo no forévis deles.

    De fato, tanto faz no fim das contas. O erro está feito, se Nelsinho se arrepende disso ou não está por conta dele, se alguém quiser empregá-lo ou não está por conta de quem tomar essa decisão.

    É sim instigante querer saber e especular quem seria X, ou se de fato existiria um X…mas não mudará o que aconteceu. Piquet é tão culpado quanto Briatore e Symonds. Digamos que Briatore pagou, de certa forma, pelo conjunto da obra. P/ mim ele fora do circo é o que importa e acabou-se.

    Publicado por Ridson | 23/09/2009, 12:35 pm
  37. Seria a “testemunha X” parente do Stig ?

    Publicado por fernando-ric | 23/09/2009, 1:09 pm
  38. “…deixa então que eles levem o trago do fumo no forévis deles.” Kkkkkkk!!!!!!!!!! Sensacional!!

    Verdade, sensacional mesmo. Mas, pelo sim-pelo não, deixe esse “trago do fumo no forévis ” deles mesmo e bem longe de mim..ui, ui, ui!!!

    Meus amigos, numa boa.
    Deixem essa p.rra de Globo pra lá. Isso não vale o que o gato enterra. A internet é infinita. O que existe de site especializado não tá no gibi.

    Vejam que o nosso anfitrião Becken nem jornalista é (desculpe se tiver errado) e vive à frente desses picaretas dessa emissorazinha picareta.

    Cada um no seu quadrado, mas eu não perco meu tempo com essa emissora de jeito nenhum.

    Eu digo o porquê. Eu não sou profundo conhecedor de F1, muito menos nos aspectos meramente técnicos. Minha visão é geral. A emissora em questão, tecnicamente não traz absolutamente nada a não ser as bizarrices de seu narrador oficial. E sobre o aspecto geral ela não goza de nenhuma credibilidade pois vive tentando (e conseguindo) manipular os fãs deste esporte.

    Fui.

    Publicado por Anselmo Coyote | 23/09/2009, 1:56 pm
  39. Recapitulando:

    Nelsinho sugeriu ao Symonds no sábado após a classificação o plano de bater de propósito, a Testemunha X foi contra, depois contaram ao Briatore e o Symonds foi o idealizador dos detalhes como onde bater, em que volta…
    Foi isso mesmo que está no dossiê? Ficou concluído isso mesmo?
    Por que se foi isso então eu acho que as punições foram totalmente descabidas. Trocaram os bois na hora de punir.

    Publicado por Carlos T. | 23/09/2009, 4:19 pm
  40. Carlos, concordo com você.
    Becken, for the God sake, um post sobre a corrida.
    Por favor, pode ser qualquer coisa sobre Cingapura 2009(só serve se for 2009). rs

    Publicado por Leandro Magno | 23/09/2009, 5:59 pm
  41. Carlos, concordo com você.
    Becken, for the God sake, um post sobre a corrida.
    Por favor, pode ser qualquer coisa sobre Cingapura 2009(só serve se for 2009). rs

    Tô preparando um previewzinho do GP focando na decisão entre Rubens e Jenson. À noite ponho no ar…

    Publicado por Becken Lima | 23/09/2009, 6:03 pm
  42. “Seria a “testemunha X” parente do Stig ?”

    Po, o Ralf Schumacher é a peça crucial dessa história??
    kkk

    Publicado por zezinho | 23/09/2009, 6:19 pm
  43. Becken boa noite,

    Nao sei o que vc acha a respeito, de repente pode ser ateh um tema meio complicado mas , o Hamilton tem o pai dele envolvido na sua carreira, o Rosberg tambem, o Mansell com os filhos em outra categoria enfim o meu ponto eh …
    O qto o Nelson Piquet fez a cagada de criar uma carreira para o filho e jogar tudo pela janela qdo o pimpolho chegou na F1 ?

    Para mim boa parte de todo esse mundo de escandalos , equivocos e maracutaias sem resultados diretos de como toda a carreira do Piquet JR foi direcionada… infelizmente qdo o menino chegou no degrau mais alto , onde ele mais precisava de tranqulidade paz e um bom plano futuro , parece que o DAD disse agora que vc esta aqui eu investi milhoes em vc vou jogar tudo pela janela e largar vc sozinho na equipe do ALONSO.

    Pode ser ateh meio uma viajada minha mas que idiotice fazer todo o caminho ate o Everest e nos ultimos 200m da escalada deixar o filho sem o balao de Oxigenio enquanto todos os outros jah escalaram varias vezes e sabem como fazerlo…

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 23/09/2009, 10:27 pm
  44. (The Whistle-Blower)
    ¿Quen será a “Testemunha X”?….

    Na miña opinión isa “personaxe misteriosa” é o Mr. Bernie Ecclestone, que estaba na reunión co Flabio Briatore….cecais tratando algo do Queen’s Park Ranger (QPR)…

    ….e de paso eles acordaran como conseguires algun diñeiro demáis facendo inversións nas apostas de Cingapure…

    Ao final o Bernie… decidiu deixalo e non implicarse porque podería ter acontecido unha desgracia: un morto, o propio Nelson Jr…. ou algun espectador….

    ¿Que lle dixo Bernie Ecclestone o Nelson Piquet (Sr)?: FÓDEO!
    (se denunciaba ou non o Crash e se vingaba así do Flavio Briatore)…

    A (Ma)-FIA o sabía todo dende decembro de 2008….

    Todo o dossier do “Crash-Gate” no link:
    http://fialive.fiacommunications.com/en-GB/mediacentre/pressreleases/wmsc/2009/Documents/wmsc_dossier_210909.pdf

    Publicado por Alano.Spanol | 23/09/2009, 11:48 pm
  45. Permane.

    Publicado por Leandro Magno | 25/09/2009, 1:28 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: