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Renault deveria voltar às suas origens

IMAGEM: Renault/Divulgaçãorenaultoriginal (Carros comemorando os 15 e os 30 anos da tradiciona companhia francesa. Seria de longe a pintura mais bonita do grid)

A debandada de dois dos maiores patrocinadores da Renault no mesmo dia, parece o prenúncio de um desastre bem maior em vias de acontecer, como finalmente a saída da grande fábrica francesa da Formula 1.

Mas se você refletir mais demoradamente, perceberá que ainda não é hora para os fãs da Renault entrarem em pânico com um eventual abandono definitivo da equipe da F1. A saída da ING, por exemplo, afetada pela crise financeira mundial, já havia sido anunciada há algum tempo e a companhia holandesa foi apenas esperta e não teve escrúpulos para aproveitar a quebra de contrato da Renault — o envolvimento em ações fraudulentas — para encurtar em 4 meses o fim do acordo.

Já a companhia de seguros espanhola, a Mutua Madrilenã, está apenas guardando capital para mudar-se de mala e cuia para Maranello atrás de Alonso, seu garoto propaganda particular.

Nenhum desses movimentos, portanto, deveriam nos surprender.

Então qual a saída para a Renault que, por culpa de alguns poucos indivíduos, atirou parte de sua credibilidade no lixo? A solução está no próprio Nelsinhogate.

Como? Bem, a FIA ao menos conseguiu diminuir os orçamentos para o próximo ano, então o dinheiro que a Renault injetará em sua equipe de F1 pode ser até menor que os desse ano. Outro ponto é que o maio escândalo da história da F1 está oferecendo a chance de a Renault voltar às suas origens, ser mais francesa e não ser o arremedo de uma equipe francesa baseada na Inglaterra, comandada por um italiano e um inglês e ter um espanhol como piloto principal.

Portanto, a Renault deveria repintar o seu carro nas suas cores originais e reforçar a sua identidade e logomarca nesse carro e no de 2010, por que se ela pretende permanecer na F1 ela terá que, obrigatoriamente, reinventar-se.

Discussão

22 comentários sobre “Renault deveria voltar às suas origens

  1. “…não ser o arremedo de uma equipe francesa baseada na Inglaterra, comandada por um italiano e um inglês e ter um espanhol como piloto principal.”… em suma, deixar de ser argentina…rsrs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 25/09/2009, 12:17 am
  2. Hi guys, my usual post of the brake analysis:

    My Analysis of Singapore using Motec i2 pro(Mainly braking)

    Singapore has no shortage of light to medium braking points, this should heavily aid the kers equipped mclaren, ferrari & possibly renault. So Kers can pretty much be deployed anywhere, as recharging won’t be a problem. Where the drivers actually use it will be interesting to watch. I suspect drivers will be using kers more for gain in acceleration than top speed.

    I’ve used various parameters in my analysis

    1) A map of the circuit with a small dot indicating the position of the car. (note the darker colour in the braking zones)

    2) Brake pedal position

    3) Throttle position(green)

    4)Then there is a numeric bar gauge displaying longitudinal & lateral g-forces

    5) Then there is a red colour graph of brake-pedal position(in %) vs time(in sec)

    6) Then there is a green colour graph of throttle pedal position (in%) vs time(in sec)

    7) One more graph depicts brake temperature vs time

    8)There are 3 gauges displaying the Gear,engine rpm & cornering speed.

    9) In addition to the above, I’ve included a Scatter Plot of Brake temperature( in Celsius) Vs Engine RPM(in rpm)

    10) You can also see the variation of the brake temperature in the numeric bar gauge.

    11) A scatter ploy of G-forces Vs Acceleration(in m/s2)
    Inference:-

    Singapore is very much suited for KERS equipped cars, we can expect some strong performances from McLaren & Ferrari. I expect McLaren to outshine Ferrari for 3 reasons

    1) Mercedes Engine & Kers are known to be more superior.

    2) McLaren’s always seem to ride the bumps better than most others, but it seems they’ve been removed for no good reason.

    3) They are bringing in their last aero update.

    …………………………………………………………………………………………………………….

    Minha análise de Singapura com Motec i2 Pro (Principalmente de travagem)

    Cingapura não tem escassez de leve a médio pontos de frenagem, isso deve ajudar o KERS fortemente equipados McLaren, Ferrari e Renault, possivelmente. Assim Kers pode muito bem ser implantado em qualquer lugar, como recarga não será um problema. Sempre que os motoristas realmente usá-lo vai ser interessante para assistir. Eu suspeito que os motoristas serão usando kers mais para o ganho em aceleração de velocidade máxima.

    Eu usei vários parâmetros na minha análise

    1) Um mapa do circuito com um pequeno ponto indicando a posição do carro. (observe a cor mais escura nas zonas de frenagem)

    2) posição do pedal do freio

    3) A posição do acelerador (verde)

    4) Depois, há um indicador numérico bar exibindo forças longitudinais e laterais do G –

    5) Depois, há uma curva de cor vermelha de posição do pedal do freio (em%) vs tempo (em seg)

    6) Depois, há um gráfico de cor verde de posição do acelerador (em%) vs tempo (em seg)

    7) Um gráfico mostra mais freio temperatura vs tempo

    8) Existem 3 bitolas exibindo as artes, a rotação do motor e velocidade em curva.

    9) Para além do referido, eu incluí um gráfico de dispersão de Freio de temperatura (em graus Celsius) Vs Engine RPM (em rpm)

    10) Você também pode ver a variação da temperatura no freio a bitola bar numérico.

    11) A manobra de dispersão de forças G Vs Acceleration (em m/s2)
    Inferência: —

    Singapura é muito mais adequado para KERS carros equipados, podemos esperar algumas performances forte da McLaren e Ferrari. Espero que a McLaren para a Ferrari ofuscar por 3 motivos

    1) Mercedes Motor & Kers são conhecidas por serem mais superior.

    2) McLaren sempre parecem andar os solavancos melhor do que a maioria dos outros, mas parece que eles foram removidos para nenhuma boa razão.

    3) Eles estão trazendo em sua última atualização aerodinâmica.

    Cingapura Brake Análise por mim: —

    Nota: – Eu abrandou a simulação de 50% para as pessoas se comparar os diversos parâmetros simultaneamente.

    Publicado por mp4-19b | 25/09/2009, 12:45 am
  3. Thanks, Mp4, fantastic job ( to use F1 language!!).

    Publicado por Becken Lima | 25/09/2009, 12:51 am
  4. Publicado por mp4-19b | 25/09/2009, 4:26 am
  5. New Renault Livery :)

    Publicado por mp4-19b | 25/09/2009, 4:27 am
  6. Becken, a ING é uma empresa holandesa.

    Sobre o post ainda tem muita água para passar debaixo do rio Sena.

    Publicado por Claudemir Freire | 25/09/2009, 8:24 am
  7. MP4-19b

    Great analysis will certainly help me with F1Fanatic’s WPC. I think Kimi and Hamilton are good bets but I’ll wait for the end of free practice, let’s not forget the brawns.

    Cheers

    Publicado por Alex-Ctba | 25/09/2009, 8:31 am
  8. Presente de Mosley?

    http://www.f1complete.com/content/view/14502/900/

    Publicado por Vitor, o de Recife | 25/09/2009, 8:52 am
  9. Pra Renault voltar ao velhos tempos, precisaria de um bom piloto francês, ‘mercadoria’ um pouco difícil de encontrar atualmente. Precisaria de um diretor esportivo francês com a competência de um Jean Todt. Agora pra ser igual mesmo aos velhos tempos só se voltassem os motores turbos, q fez tanto sucesso com a renault, mas o kers de hj é o turbo do passado, pelo menos é o q a FIA pretendia ao introduzi-lo no regulamento.

    Publicado por Alex-Ctba | 25/09/2009, 9:09 am
  10. Becken, a Renault já voltou às origens…

    Romain bateu no mesmo lugar que NAP em Cingapura.

    Não deixa de ser né? Rsrsrsrs.

    Publicado por Iomau | 25/09/2009, 9:45 am
  11. pensei q era o Di Grassi q iria correr já q o cara tava com caganeira rsss

    Publicado por Alex-Ctba | 25/09/2009, 9:51 am
  12. Grosjean parecia um espctro de tão magro, se fosse na época da direção mecânica e cambio manual ele nem piloto era. Talvez um faxineiro de boxes.

    Bem não vi o promeiro treino, só fiquei sabendo que o Barrichello teve um apagão em uma de suas voltas e que depois se recuperou, pra quem assistiu, foi cambio ?

    Publicado por Claudemir Freire | 25/09/2009, 10:17 am
  13. Olá,

    E o assunto Renault volta com força. Qto aos patrocinios, se fosse numa equipe independente, como Willians, Force India e outras que nao são equipes de montadores de automóveis, seria a falencia, acho q a marca renault vivera bem sem esses patrocinios e com certeza outros virão. Vi em outro blog que tem previsão de chuvas torrenciais na hora da corrida e na classificação, ja estão cogitando adiar a corrida, pq ninguem sabe ao certo como seria uma corrida com chuva e a noite, tão falando que a luz refleteria na agua da pista e atrapalharia a visão dos pilotos, entao veremos. E rubinho ja pos 2 decimos em cima do Button, acho que será assim até o fim do ano, rubinho mais rapido, porem com button na cola.

    Abraços

    Publicado por Anderson Dorneles | 25/09/2009, 10:21 am
  14. Rapaziada,

    Eu escrevi esse post ontem, às 11:00hs da noite e hoje, Jean-Francois Caubet, manager interim da Renault falou o seguinte para a Autosport:

    Q. What lessons do you take from the scandal?

    Jean-Francois Caubet: The team must rediscover the Renault culture. We don’t want to return to ways of the 1980s when Renault corporate controlled the team. But we don’t want to make the same mistakes that have come about by letting the team have 100 per cent autonomy.

    Mas um bom “insight” desenvolvido por aqui, não?

    Abração

    P.S. Obrigado pela correção, Claudemir!!!

    Publicado por Becken Lima | 25/09/2009, 10:22 am
  15. Parabéns Becken, só tenho uma coisa a dizer: Keep up the good job!

    Abraço

    Publicado por Alex-Ctba | 25/09/2009, 10:36 am
  16. Isso é porque o homem nem saiu do Brasil… imagine o “estrago” que ele como insider?

    Parabéns Becken!

    Publicado por Vitor, o de Recife | 25/09/2009, 10:46 am
  17. Ao menos os carros seriam mais bonitos.
    E este ING heim, que joão sem braço. Tava louco pra sair desde o começo da crise financeira e agora vem dize que é questão ética…
    Quiseram sair sem levantar suspeitas sobre a saúde financeira do grupo.

    Publicado por Ron Groo | 25/09/2009, 11:03 am
  18. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Ficaria legal se pelo menos pintassem todo o carro de uma cor só, sem esse festival de cores, como era com os ex-patrocinadores…

    Publicado por Edgard | 25/09/2009, 11:16 am
  19. “Isso é porque o homem nem saiu do Brasil… imagine o “estrago” que ele como insider? Parabéns Becken!”. 100% apoiado, Vitor.

    “Renault deveria voltar às suas origens”. Está tentando, lentamente, mas está. O Grosjean já bateu no mesmo local que o Nelsinho. Então, ja retrocedeu a 2008…rsrs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 25/09/2009, 11:33 am
  20. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Uma coisa que não tenho visto/lido em lugal algum é sobre a equipe Sauber-Ferrari (ou como for chamada).
    Independente da situação de serem ou não aceitos (particularmente, duvido que não corram), mas sim quem serão os pilotos…todos os que especulam/chutam sobre a dança das cadeiras, sejam jornalistas credenciados ou meros palpiteiros, como todos nós, esquecem de falar sobre isso. Alguma novidade, Becken?

    Publicado por Edgard | 25/09/2009, 12:49 pm
  21. Vejam só o problema de se levar a F1 para países q não dão a mínima pro esporte.
    Olha só no boné de qual equipe o pentelho tá pedindo um autógrafo pro piloto:

    http://esporte.uol.com.br/album/090925treinoslivres_cingapura_album.jhtm#fotoNav=7

    Publicado por Leandro Magno | 25/09/2009, 1:38 pm
  22. É um “cingapurense” fanfarrão mesmo!

    Olha a cara do Hamilton: “Oh no no no! HAHAHA, no in this cap! HAHAHA”

    Publicado por Iomau | 25/09/2009, 2:42 pm

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