//
você está lendo...
ARTIGOS

Estratégia de paradas oferece vantagem a Lewis Hamilton

IMAGEM: McLaren/Divulgação lewisweightadvantage(LEWIS: estratégia de combustível lhe dá boa vantagem para tentar vencer amanhã)

A Brawn mostrou em Monza e Valência que para derrotar um carro com KERS é preciso diminuir o estrago que eles costumeiramente fazem em largadas, alongando as pernas de corrida, sacrificando a luta pela pole position.

Dessa vez, no entanto, Lewis Hamilton tem o carro mais pesado entre os cinco primeiros do grid. O KERS oferecerá a oportunidade de ele fazer uma largada limpa e defender-se bem contra carros supostamente mais rápidos em uma pista em que ultrapassagens são artigos de luxo. Com a vantagem de carregar duas ou três voltas a mais de combustível, Lewis dificilmente perderá a liderança na primeira perna de corrida.

A única ameaça é o mistério quanto ao real ritmo de corrida de Nico Rosberg, o homem mais rápido no Q2 e que teve a sua volta arruinada pelo acidente de Barrichello no Q3. Mas para Nico ameaçar Lewis, será preciso que a Williams alongue a segunda perna de Nico e que ele livre-se de Vettel na largada ou depois da sua primeira parada nos boxes.

Já Rubens Barrichello, que larga em décimo optou por uma estratégia de corrida arriscada se comparada com a de Button. O inglês parará 10 voltas depois do brasileiro com as posições de largada dos dois muito próximas.

É provável que Button seja vítima do KERS de Kimi nas primeiras curvas, mas Rubens terá que novamente andar com a faca nos dentes para fazer valer a sua curta primeira perna de corrida e marcar valiosos pontos. Rubens está arriscando muito e em um circuito como esse, um erro será fatal.

Lewis Hamilton é o favorito disparado para vencer a corrida, mas Nico Rosberg, mais pesado que Vettel (2 voltas), é o meu coringa. E aí do outro lado, em quem vocês apostam para vencer amanhã?

Peso dos carros e estimativa de paradas

FONTE: F1fanatic.co.uk

Grid Posição Piloto Carro (Kg) Combus. (kg) 1ª parada (volta)
1 1 Lewis Hamilton 660.5 55.5 20
2 2 Sebastian Vettel 651 46 17
3 3 Nico Rosberg 657.5 52.5 19
4 4 Mark Webber 654.5 49.5 18
5 6 Fernando Alonso 658 53 19
6 7 Timo Glock 660.5 55.5 20
7 8 Nick Heidfeld 650 45 16
8 9 Robert Kubica 664 59 22
9 10 Heikki Kovalainen 664.5 59.5 22
10 5 Rubens Barrichello 655.5 50.5 18
11 11 Kazuki Nakajima 680.7 75.7 28
12 12 Jenson Button 683 78 29
13 13 Kimi Raikkonen 680.5 75.5 28
14 14 Sebastien Buemi 678 73 27
15 15 Jarno Trulli 670.9 65.9 25
16 16 Adrian Sutil 693 88 33
17 17 Jaime Alguersuari 683.5 78.5 29
18 18 Giancarlo Fisichella 678.5 73.5 28
19 19 Romain Grosjean 683 78 29
20 20 Vitantonio Liuzzi 656 51 19

Discussão

14 comentários sobre “Estratégia de paradas oferece vantagem a Lewis Hamilton

  1. Rubens precisará de muita sorte amanhã. Às vezes, a sorte acompanha os campeões e decide títulos (veja Hamilton em 2008).

    A estratégia dele não é das melhores, mas se chover muita coisa pode acontecer. A corrida será imprevisível. Embora eu duvide da chuva.

    Eles anunciaram tempestade para a semana inteira. Até agora nada…

    Publicado por Willian | 26/09/2009, 4:50 pm
  2. Becken você não considerou que o Hamilton pode vir a ter ao menos 1 ou 2 voltas a mais que o seu prognóstico.
    Motivo, ele não abriu a volta rápida, e claro, não deu a volta de retorno aos boxes, por isso tem essa voltas no bolso.

    Mesma coisa falou o Barrichello sobre ter essa duas voltas a mais de gasolina.

    E claro, amanhã Hamilton é favorito e nem vejo alguém para abalar essa posição, a se considerar apenas o imponderável de alguns SC ou chuva.

    Button está com um problemão, tem que largar bem, não perder a posição para
    Kimi, Buemi e Trulli, esses dois ultimos por estarem mais leves e poderem pular na frente do carro branco do inglês. Já o Rubens é só largar bem e manter um bom rítimo e se possível já passar o japonês roda presa na largada, o resto ganha algumas posições no desenrolar da corrida.

    Publicado por Claudemir Freire | 26/09/2009, 5:01 pm
  3. Torcerei pelo Vettel amanhã mas também acho que vai dar Hamilton. As McLarens estão bem e ele dessa vez está com uma estratégia otimizada.

    Já Barrichello vai precisar se virar nos trinta. A estratégia arriscada virou um problema largando em 10º. Uns enroscos no pelotão da frente seriam bem-vindos para o brasileiro. Se ele conseguir descontar ao menos uns 3 a 4 pontos do Button será um lucro enorme. O duro é que ele tem um problema crônico de intercalar bons resultados com outros pífios logo em seguida. De qualquer forma, boa sorte e acelera Rubinho!

    Rosberg é bom, é rápido mas não inspira confiança pra vitória. Quem sabe amanhã ele não desencanta?

    Publicado por Carlos T. | 26/09/2009, 5:03 pm
  4. Olá,

    Vou analisar as estratégias de button e Rubens. Button concerteza terminara na frente do rubens, com 11 voltas a mais na pista, no segundo pit isso ja acontecerá, só acho q nenhum dos dois chege nos pontos oq na teoria é bom pra button, qto mais corridas rubbens queimar (nao marcar pontos) e ele manter a diferença, talvez chegue no brasil já campeão. Qto ao restante, os que tem mais constancia na corrida, acho que da hamilton, vettel e alonso chega no podio, se o webber se benzeu antes da corrida, ele pode chega ao podio tb. Qto ao pessoal que ta achando q todo mundo vai passar o button, concerteza ele passara o nakajima na primeira curva.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 26/09/2009, 5:46 pm
  5. Em condições normais dá Hamilton. Ele tá com a faca e o queijo na mão. Melhor estratégia, pole e kers. Nesta pista porém, costumam acontecer imprevistos, e a combinação ondulação + muro/barreiras/zebras pode causar SC o q beneficiaria muito Barrichello, principalmente em relação ao Button q larga quase 30 kg mais pesado q ele. Vejo Rosberg, Alonso e Vettel com boas chances de podium. Vettel Heidfeld e Barrichello poderiam arriscar uma estratégia de 3 paradas contra 2, opção da maioria dos pilotos, agora se vier chuva, pode dar qualquer coisa, inclusive a merecida 1ª vitória de Rosberg, fazendo justiça à marmelada de 2008, tornando-se assim, o sétimo vencedor da temporada. Os organizadores de Cingapura precisam conversam com os de Interlagos, para chegar à uma solução qto os problemas de ondulação, q é um fator preponderante desse circuito. Pode decidir uma corrida, assim como ajudou a definir o grid para amanhã. A minha torcida é para a diminuição do ‘gap’ entre os rivais pelo título. Boa sorte pro Rubinho e pra nós.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/09/2009, 5:46 pm
  6. Olá,

    Tava me esquecendo de outro detalhe, a pancada que ele deu hoje, concerteza atrapalhara no acerto que ele ja tinha feito pra corrida. Tudo bem o carro sera refeito, mais o carro bateu a traseira e a frente, e isso modifica o carro, se bem que agora ele pode trocar o açoalho.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 26/09/2009, 5:52 pm
  7. “Tava me esquecendo de outro detalhe, a pancada que ele deu hoje, concerteza atrapalhara no acerto que ele ja tinha feito pra corrida. Tudo bem o carro sera refeito, mais o carro bateu a traseira e a frente, e isso modifica o carro, se bem que agora ele pode trocar o açoalho.”

    Isso se conseguirem consertar o carro no parque fechado, se tiver que levar para o box ele larga em último, e por favor: assoalho.

    Quanto ao prognostico do Becken, discordo… creio que o “super” campeão vai achar um muro nesta corrida.
    Cravo no Vettel ou Rosberguinho, se conseguir manter um bom ritmo de corrida.

    Abraços

    Publicado por Sandro | 26/09/2009, 6:11 pm
  8. Tava me esquecendo de outro detalhe, a pancada que ele deu hoje, concerteza atrapalhara no acerto que ele ja tinha feito pra corrida. Tudo bem o carro sera refeito, mais o carro bateu a traseira e a frente, e isso modifica o carro, se bem que agora ele pode trocar o açoalho.

    Bem lembrado! O Barrichelo disse em entrevista após a classificação que o chassi foi analisado minusiosamente e, aparentemente, não tem dano estrutural. Boa notícia! :)

    Publicado por Becken Lima | 26/09/2009, 6:24 pm
  9. Off-topic: resumão das atitudes nada esportivas da F1

    Publicado por Filho do vento | 26/09/2009, 7:17 pm
  10. Olá,

    Rss nao é querendo zica tudo nao, tem outro detalhe interessante contra o rubens, quem esta logo atras dele? Se for pra dividir a curva no final da reta, vai caber os dois? O button claro que sofre tb com o kimi (com Kers) logo atras, mais tem um detalhe, o kimi não é de por ninguem pra fora…, pensem nisso.

    Se bem que qualquer um pode bater em qualquer um, só to analisando o retrospecto.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 26/09/2009, 7:49 pm
  11. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Becken e amigos, o insuportável bueno disse hoje, durante a transmissão, que o mané do Grosjean já está com os dias contados. Não vi isso em lugar algum, alguém confirma isso?

    Alias, quando a gente pensa que aquela mala massacrou nossos ouvidos ao máximo (com a historia do cavalo na esteira, por exemplo) ele vem e consegue se superar…vixi, hoje mesmo acho que bateu o recorde de falta de educação e de não deixar mais ninguem falar, vou te contar…

    Publicado por Edgard | 26/09/2009, 9:06 pm
  12. Minha criança entre o inglês e BAR tem uma bronca fila da %#$¨@ chamada “O kamikase” , isso mesmo o grande Nakagima.

    Publicado por pero | 26/09/2009, 9:08 pm
  13. Ninguém merece o Galvão, acho q o Becken deveria abrir uma seção só pra gente meter o pau nele. A seção poderia chamar-se “Galvanadas do Bueno” rsrsrs. Pra gente q cresceu assistindo F1 com o Galvão, a diferença do Galvão de 20 anos atrás pro de hj é brutal. Antes ele sabia o nome de todas as curvas de cada pista da temporada, dava o nome dos pilotos em sequencia antes da transmissão colocar na tela fazia sempre a leitura da corrida de forma correta. Hj durante as transmissões ele, além de não deixar o Leme falar, não se tocou q as Brawns estavam sem a calota traseira até o Burti falar, fora outras ‘galvanadas’, deveriam testar outro narrador como o Luiz Roberto q parece q entende de F1, pq o Cleber Machado tb não dá consegue ser mais chato q o Galvão.

    Publicado por Alex-Ctba | 26/09/2009, 10:03 pm
  14. Oh! Pensei que o 15o ia por gasolina para 12 voltas. Funcionou tão bem ano passado!
    A partir do 11o todos estão entupidos de gasolina.

    Na boa, esse circuito é uma m.rda. Tomara que acabe logo esse arremedo de corrida e partamos logo para a outra.

    E o Barrica, hein? É só sofrer um mínimo de pressão para ele acertar o muro…putz. Deus me livre.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 26/09/2009, 11:34 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: