//
você está lendo...
ARTIGOS

O sofrimento de Giancarlo para domar o rebelde F60 da Ferrari

IMAGEM: Ferrari/Divulgação fisicofacesf60troubles(GIANCARLO observa o torturante volante nave espacial F60: muitos botões!)

A imprensa oficial, e a também extra-oficial, não demorou muito para pular na garganta de Luca Badoer e ridicularizá-lo, sacrificando-o em público depois de suas duas desastrosas corridas pela Ferrari.

Rapidamente formou-se o consenso de que o veterano Giancarlo Fisichella, que pressionou Kimi Raikkonen em toda a prova da Bélgica, era o homem perfeito para o trabalho de substituir Felipe Massa à altura. Mas o que vimos em Monza e na classificação de Cingapura hoje é um Fisichella medíocre a bordo do F60, longe da forma soberba apresentada na Force India.

Logo depois da classificação de Monza eu fiz o seguinte comentário no blog do competente jornalista Ivan Capelli, tentando suavizar as críticas a Fisichella naquele momento:

“O Fisichella não iria piorar de Spa para Monza. Monza é um circuito relativamente fácil, pouco técnico. O grande desafio é a Parabólica e o complexo da De La Roggia. Só. O resto é acelerar nas retas e marcar um bom ponto de frenagem. Acabou Monza.

No caso do Fisichella, ele teve apenas uma semana para se familiarizar com um carro que nunca viu, com um volante cheio de botões que mais parece uma nave espacial e tendo que aprender com se freia no F60, por que com o KERS, os pilotos enfrentam mais resistência no pedal para que o sistema se recarregue.

Portanto, a questão não é tão simplista, é complexa, assim como é complexo o F60.”

A minha ingênua observação no blog do Capelli se confirmou hoje com a excelente entrevista que o ‘Fisico’ deu para a Autosport.

Perguntado sobre como a pista de Cingapura tem sido mais difícil que a de Monza para a sua adaptação ao novo carro, Giancarlo respondeu o seguinte:

“Eu esperava estar mais confiante do que em Monza, mas infelizmente não foi bem assim, provavelmente por causa do comportamento do carro, por aqui ser uma pista muito ondulada e pelos muros estarem próximos dos pontos de frenagem. Então a confiança no carro não é boa.”

Perguntado sobre o que é mais difícil, se achar o setup ideal ou adaptar o seu estilo de pilotagem ao carro, ele foi sintético e preciso: “adaptar o meu estilo de pilotagem ao carro.”

Giancarlo também confirmou a minha observação sobre como o KERS influencia o comportamento dos freios (“mais resistência no pedal”) e emendou com algo que eu não sabia, que as marchas para baixo devem ser diminuídas bem depois em comparação com um carro que não tem o dispositivo embarcado.

Em suma, as diferenças da Force India para a Ferrari são brutais, e Fisichella vem fazendo o que está dentro do seu limite para ser competitivo.

Ao fim, percebe-se o quanto é complexo um carro de Formula 1 — especialmente o F60 da Ferrari — e como é absolutamente injusto e simplista criticar o desempenho dos pilotos sem que às vezes se saiba, em detalhes, o que de fato acontece dentro do carro.

Para quem achava que o quarentão aposentado e fora de forma Michael Schumacher sentaria no F60 e “destruria” Kimi Raikkonen, essa está sendo uma bela lição.

Anúncios

Discussão

8 comentários sobre “O sofrimento de Giancarlo para domar o rebelde F60 da Ferrari

  1. Para quem achava que o quarenão aposentado e fora de forma Michael Schumacher sentaria no F60 e “destruria” Kimi Raikkonen, essa está sendo uma bela lição.

    Será esse um dos verdadeiros motivos que o levou a desistir?

    Publicado por Willian | 26/09/2009, 2:46 pm
  2. Será esse um dos verdadeiros motivos que o levou a desistir?

    Eu não duvido…

    Publicado por Becken Lima | 26/09/2009, 2:48 pm
  3. A descoberta de Fisico deixa claro ainda mais a boa forma que o estilo de pilotagem de Felipe Massa se encaixa no “trambolho” F60.
    Em vídeos onboard se vê como o brasileiro freia cedo nas curvas (o que facilitaria a frenagem complicada com o Kers) e como Felipe troca de forma progressiva as marchas (fechando com a segunda descoberta de Fisichella, de trocas em rotações mais baixas).

    Publicado por Bruno A. Tomczyk | 26/09/2009, 3:19 pm
  4. Belê, Chefia! Mas a pergunta, ou melhor, a resposta que interessa é: Quando voltar o Massa se adapta rapidamente a tudo isso ou será que até se readaptar ele vai levar um bom pedaço?

    Publicado por Ron Penis | 26/09/2009, 3:26 pm
  5. Isso para responder apenas o Massa voltando.
    Mas por já conhecer o carro, Felipe andaria melhor, consideravelmente.

    Publicado por bonnerb | 26/09/2009, 3:39 pm
  6. Já que o Barrica sai em 10° você acha que ele vai encher o tanque para ganhar uma ducha grátis ou será que sai liso leve e solto?

    Publicado por Ron Penis | 26/09/2009, 3:53 pm
  7. Os desempenhos de Badoer e Fisichella estão nos mostrando realmente que pilotar uma Ferrari não é pra quem quer, é pra quem pode…

    Essa complexidade dos carros com KERS talvez explique um pouco o mal desempenho deles no começo do ano, quando os pilotos ainda estavam se adaptando a nova forma de pilotar.

    Publicado por Carlos T. | 26/09/2009, 4:46 pm
  8. Minha análise é um pouco diferente:
    Nem o céu nem o mar.
    Físico é naturalmente, em média, uns 3 décimos mais lento q o Kimi e tá tomando mais 3 décimos por conta de adaptação.
    N acho q ele tomou pau feio do Kimi hj, as posições no grid mostram isso. O carro n se adaptou nem um pouco à pista.
    O Físico andou bem na FI pq o carro está espetacular pra pistas de baixa pressão como Spa. Só isso.
    Já Badoer tava tomando mais de um segundo e meio do Kimi. Realmente, aí a diferença é gritante. Sem falar nas muitas barbeiragens.
    Em resumo, Badoer mais lento q o Físico cerca de 1 segundo. Portanto, tinha q ser trocado mesmo. Acho q a Ferrari acertou.

    Publicado por Leandro Magno | 26/09/2009, 5:48 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: