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Com ajuda de adversários, Lewis vence em Cingapura

IMAGEM: McLaren/Divulgação lewiswin(Corrida competente, mas com uma bela ajuda de seus adversários ele vence em Cingapura)

A vitória foi cantada durante todo o final de semana e mesmo que Lewis Hamilton tivesse um dos melhores carros nesse final de semana em Cingapura, os seus adversários deram uma bela mão para que o inglês levasse para casa a sua segunda vitória em 2009, a 11ª em sua carreira — estabelecendo-o como o homem que mais venceu na F1 desde a sua estréia em 2007.

Timo Glock e Fernando Alonso completaram o pódio herdando as posições dos erros de Sebastian Vettel e Nico Rosberg.

O início de prova foi tranquilo, com Lewis largando limpo enquanto Vettel, no lado mais sujo da pista, perdeu a segunda posição para Nico Rosberg. Lewis manteve uma diferença apertada para Rosberg de 3.1 segundos até as primeiras paradas para reabastecimento. É desse momento em diante que seus adversários mais diretos na prova, Nico Rosberg — penalizado por cortar a linha de saída dos boxes, e Sebastian Vettel — penalizado por excesso de velocidade nos boxes —, cometeram erros primários e jogaram em definitivo a vitoria no colo do inglês que administrou as últimas 15 voltas de corrida.

Apenas quando a Red Bull arriscou na estratégia, pondo Sebastian Vettel muito mais leve na segunda perna de corrida — o que permitiu alguma pssão do alemão — é que sua vitória foi ameaçada. Com Vettel penalizado na última fase da prova, Lewis só administrou a boa vantagem que tinha para Glock e Alonso.

Vitória aparentemente tranquila e produto de uma pilotagem perfeita durante todo o final de semana. Uma merecida redenção depois do erro na última volta do GP da Itália há duas semanas atrás.

Button pode ser campeão já no Japão

Mesmo com a péssima classificação ontem, Jenson Button fez uma grande corrida de recuperação hoje. O inglês contou com o “azar” de Barrichello no segundo pit stop, quando o brasileiro perdeu 10 preciosos segundos com um apagão do motor, mas a estratégia de corrida de Rubens, mais leve e há apenas 2 posições à frente de Jenson, o deixou vulnerável para uma previsível entrada do safety car.

Mas mesmo com a ajuda que teve com os problemas de Barrichello, Button contou também com a esperteza do seu engenheiro, que pediu para que ele permanecesse na pista no momento do acidente de Mark Webber, o que poderia trazer o safety car novamente à pista. Nesse momento, muitos pilotos entraram nos boxes para proteger suas posições deixando Button livre na pista, mas sem safety car. Movimento arriscado do time de Jenson, mas que deu resultado e o ajudou a voltar à frente de Rubens na última fase de corrida.

Mesmo arrastando-se com problemas de freios nas últimas voltas, ele abriu mais um pontinho para Rubens em Cingapura. Agora, para comemorar o título antecipadamente, basta abrir mais cinco pontos para o brasileiro em Suzuka, daqui a apenas uma semana.

Resultado:

 1.  Hamilton      McLaren-Mercedes      (B)  1h56:06.337
 2.  Glock         Toyota                (B)  +     9.634
 3.  Alonso        Renault               (B)  +    16.624
 4.  Vettel        Red Bull-Renault      (B)  +    20.261
 5.  Button        Brawn-Mercedes        (B)  +    30.015
 6.  Barrichello   Brawn-Mercedes        (B)  +    31.858
 7.  Kovalainen    McLaren-Mercedes      (B)  +    36.157
 8.  Kubica        BMW Sauber            (B)  +    55.054
 9.  Nakajima      Williams-Toyota       (B)  +    56.054
10.  Raikkonen     Ferrari               (B)  +    58.892
11.  Rosberg       Williams-Toyota       (B)  +    59.777
12.  Trulli        Toyota                (B)  +  1:13.009
13.  Fisichella    Ferrari               (B)  +  1:19.890
14.  Liuzzi        Force India-Mercedes  (B)  +  1:33.502

Volta mais rápida: Alonso, 1:48.240

Classificação no campeonato:

 Pilotos                      Construtores:             
 1.  Button        84        1.  Brawn-Mercedes        153
 2.  Barrichello   69        2.  Red Bull-Renault      110.5
 3.  Vettel        59        3.  Ferrari                62
 4.  Webber        51.5      4.  McLaren-Mercedes       59
 5.  Raikkonen     40        5.  Toyota                 46.5
 6.  Hamilton      37        6.  Williams-Toyota        30.5
 7.  Rosberg       30.5      7.  Renault                26
 8.  Alonso        26        8.  BMW Sauber             21
 9.  Glock         24        9.  Force India-Mercedes   13
10.  Trulli        22.5     10.  Toro Rosso-Ferrari      5
11.  Kovalainen    22
12.  Massa         22
13.  Heidfeld      12
14.  Kubica         9
15.  Fisichella     8
16.  Sutil          5
17.  Buemi          3
18.  Bourdais       2       
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Discussão

35 comentários sobre “Com ajuda de adversários, Lewis vence em Cingapura

  1. É……

    A Mc Laren definitivamente se achou!
    Uma pena Hamilton não estar na briga…

    Rosberg me decepcionou. (O Pessoal da lenovo deve ter ficado bravo sem sua logo no pódio).

    Abraço.

    Publicado por Antonio | 27/09/2009, 11:09 am
  2. 12ª vitória? Vc incluiu Bel 08?

    Publicado por Leandro Magno | 27/09/2009, 11:15 am
  3. 12ª vitória? Vc incluiu Bel 08?

    Rsrsrs… Ótima Leandro!! Obrigado, já corrigido! :)

    Publicado por Becken Lima | 27/09/2009, 11:18 am
  4. Alguma explicação para o terrível rendimento do Barrichello após a parada do Button ?
    Logo após a parada do inglês, Rubinho estava a 5s de diferença, em poucas voltas já estava 12s atrás.
    Se a diferença não tivesse aumentado tanto, RB tinha uma grande chance de chegar à frente devido aos problemas de JB nas últimas voltas.

    Publicado por Gustavo Perim | 27/09/2009, 11:28 am
  5. Olá,

    “Se” meu pai nao tivesse conhecido minha mae, eu nao tinha nascido. Acho que o “Se” ja deu uns 3 campeonatos mundias ao Brasil, somos campeoes no “Se”. Só pra constar, emplaquei de novo, falei q alonso ia ao podio, e falei q Button ia chega na frente do rubinho. No japão, se o rubinho nao marcar ponto e o Button marcar 6, fim do campeonato. Tb emplaquei que o Button ia passar o nakajima na primeira curva e falei que o kimi nao ia passar o Button. E o pessoal dizendo que o Grid todo ia passar o Button, brincadeira.

    Abraços

    Publicado por Anderson Dorneles | 27/09/2009, 11:50 am
  6. Alguma explicação para o terrível rendimento do Barrichello após a parada do Button ?

    Eu tô escrevendo sobre Button e Rubens nesse momento, mas aconteceu o que eu havia citado ontem. o Rubens estava com uma primeira perna de corrida curta e muito próximo de Button. Com o safety car, a diferença que ele precisava abrir para manter a posição para o Button virou fumaça. Simples assim!

    Agora se o Button marcar 5 pontos a mais que ele na próxima corrida, o campeonato acaba já no Japão daqui a uma semana!

    Será preciso um milagre agora!

    Publicado por Becken Lima | 27/09/2009, 12:02 pm
  7. “Porra, aprende a escrever se quer te um site”

    E você, muito inteligente imagino, também precisa aprender a escrever:
    se quer TER um site (PONTO FINAL).

    Publicado por Carlos T. | 27/09/2009, 12:19 pm
  8. “Porra, aprende a escrever se quer te um site”

    E você, muito inteligente imagino, também precisa aprender a escrever:
    se quer TER um site (PONTO FINAL).

    Não se preocupe com os Trolls, Carlos, eu cuido deles!

    Thanks!

    Publicado por Becken Lima | 27/09/2009, 12:24 pm
  9. Choronso tomou a navalha do Hamilton e n deixou o inglês fazer barba, cabelo e bigode. Se bem q o espanhol tá precisando mesmo fazer a barba.
    Rosberg e Vettel nos impediram de assistir a um final q salvasse essa corridinha modorrenda.

    Publicado por Leandro Magno | 27/09/2009, 12:25 pm
  10. Eita corridinha de m.rda, amigo Becken.
    Não vejo a hora de assistir corrida em autódromo de verdade e não nesse bingo-gay, essa mistura de parque de diversão, cassino, centro comercial, playground de novos ricos.

    Deus me livre.

    Ainda bem que o Hamilton ganhou essa p.rra, senão meu final de semana estaria completamente perdido no que diz respeito à F1.

    E o Barrica… sem comentários (sobre a classificação, claro).

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/09/2009, 12:36 pm
  11. Hamilton conseguiu remidir-se da barbeiragem da última corrida e venceu com autoridade. Por um momento acreditei que Rosberg poderia ser um adversário duro mas acabou cometendo um erro primário ao passar da linha branca. Vettel também fez sua badoeragem na velocidade nos boxes e poderia ser páreo ao Lewis.

    Agora, prejuízo mesmo quem teve foi Rubens Barrichello. Seu ritmo não foi muito consistente e acabou queimando mais uma corrida. Fazer 16 pontos em 3 corridas: vai precisar de uma competência e sorte. Esse é o clímax de toda a sua carreira.

    Glock foi execelente, Alonso também. Kovalainen não vi nem ouvi falar. Kubica idem.

    Raikkonen, meu caro Raikkonen, tudo o que você não precisava agora era de um resultado ruim e Alonso no pódio. Vamos ver o que Montezemolo vai fazer.
    Fisichella também foi na mesma balada, então, dá pra dar um desconto. O carro desse ano é problemático, não há dúvidas.

    De modo geral, a corrida foi sem graça, gostei mais da Mega Rampa que passou em seguida.
    Suzuka semana que vem, pista espetacular mas não tenho boas recordações da última corrida que teve lá…

    Publicado por Carlos T. | 27/09/2009, 12:39 pm
  12. O Ico disse agora há pouco: Carro do Rubinho apagou no segundo Pit.
    Mas na verdade, após a segunda parada de Jenson, Rubens andava de 1 a 2s mais lento por volta.
    Acredito que isso, (juntamente com a estratégia de Button e o safety car) foi crucial para a derrota. É claro que Button fez a parte dele, e muito bem feita.
    Vamos ver no Japão, mas agora vai ser muito difícil Rubinho tirar a diferença. São 5 pontos por corrida pela diferença e +1 pelo número de vitórias de JB contra Barrichello.

    Publicado por Gustavo Perim | 27/09/2009, 12:44 pm
  13. Não sabia desse problema do Barrichello. Eita falta de sorte…

    Publicado por Carlos T. | 27/09/2009, 12:52 pm
  14. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Também achei a corrida das mais chatas…mas teve corrida muito pior que isso, durante o ano! E o Rosberg, desandou a falar e se dizer injustiçado – igual a um certo piloto bem conhecido – e acabou fazendo caca…tá se achando pouco, o mané…

    Publicado por Edgard | 27/09/2009, 12:53 pm
  15. O Ico disse agora há pouco: Carro do Rubinho apagou no segundo Pit.
    Mas na verdade, após a segunda parada de Jenson, Rubens andava de 1 a 2s mais lento por volta.

    Pois é, acabei de ver no Felipe Motta tb…

    Publicado por Becken Lima | 27/09/2009, 1:02 pm
  16. “Raikkonen, meu caro Raikkonen, tudo o que você não precisava agora era de um resultado ruim e Alonso no pódio. Vamos ver o que Montezemolo vai fazer.”

    Carlos T.,

    Está ótimo assim, rapaz. O que eu mais queria parece que vai acontecer: Raikkonen na Mc Laren.

    Está saindo no melhor momento. Se a Ferrari fosse uma equipe honesta seria excelente ver uma disputa dele com Alonso, mas… Deixa pra lá – falar de mafiosos pode ser prerigoso (ui, ui, ui que meda!).

    O que eu mais queria vao acontecer – Kimi na McLaren (dizem que o Livio Oricchio publicou isso – tirando a barrigada Piquet/BMW…). Ferrari e Mc Laren pagarão a multa contratual dele.

    Correr com o Hamilton será outra tarefa, mas já teve que enfrentar isso com o Montoya, que era um pé no s.co. Bom, de qualquer forma, é assunto para se pensar depois, mas creio que o finlandês lidará com isso numa boa e teremos um duelo de gigantes, do qual vai sair o campeão 2010 – Raikkonen x Hamilton (bem melhor que Raikkonen x Alonso).

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/09/2009, 1:30 pm
  17. Vai ser interessante ver o comportamento do Kimi daqui para o fim do campeonato, agora q sabe q o Alonso vai ocupar o lugar dele.
    Será q ele vai se esforçar sabendo q tem vaga garantida em uma equipe grande?
    Um q tem q abrir os olhos, senão vai ficar a pé pra 2010 é o Kova. Ele é um dos piores do grid ao lado do Naka.
    McLaren a 3 pontos da Ferrari. Apesar de q é sacanagem fazer essa comparação considerando q os italianos vão passar quase a metade do campeonato com um piloto e meio apenas.
    Muito bom para o Bernie ver duas montadoras q vivem sob ameaça de sair, chegarem ao pódio hj.
    Acho q sacanearam o Webber pedindo pra devolver a posição ao Alonso. O Kimi fez a mesmissíma coisa na Bélgica e nadinha para o piloto da Ferrari.
    Acho q os comissários, diferentemente do ano passado, estavam indo muito bem até agora, mas começaram a usar de dois pesos e duas medidas.
    Vamos pra uma prova onde teremos a 4ª mais famosa curva da F1 – a 130r.
    A 3ª mais famosa é a Parabólica em Monza, a 2ª a Eau Rouge e a primeirissíma é, sem dúvida, a 17 de Cingapura.

    Publicado por Leandro Magno | 27/09/2009, 3:34 pm
  18. McLaren a 3 pontos da Ferrari. Apesar de q é sacanagem fazer essa comparação considerando q os italianos vão passar quase a metade do campeonato com um piloto e meio apenas.

    Hummm.. tem muita gente que considera o Heikki meio piloto também. Não é o meu caso, que fique claro… :)

    Acho q sacanearam o Webber pedindo pra devolver a posição ao Alonso. O Kimi fez a mesmissíma coisa na Bélgica e nadinha para o piloto da Ferrari.

    O Kimi teve vários lances suspeitos esse ano: batido no Sutil na Alemanha, batida no Vettel na Hungria, duplo corte de chicane na Bélgica… Os comissários ( qu são vários e nunca os mesmos em cada corrida!) pelo visto o adoram…

    Publicado por Becken Lima | 27/09/2009, 3:51 pm
  19. Nossa, Raikkonen e Hamilton na McLaren vai ser sensacional!

    O ano de 2010 promete, se as duas maiores equipes conseguirem fazer um carro que preste.

    Quanto ao Rubinho, Carlos Drummond de Andrade já havia previsto o melancólico fim do campeonato do brasileiro:

    “No meio do caminho tinha um gearbox. Tinha um gearbox no meio do caminho…”

    Neste fim de semana, definitivamente, o mesmo carro que Button guia fez Barrichello perder o título. A troca do câmbio, muito além da apagada nos boxes e do segundo stint fraco do Rubinho, foi o fator determinante para o pior GP do Barrica este ano.

    Até a Turquia foi melhor.

    Publicado por Daniel Gomes | 27/09/2009, 4:12 pm
  20. Daniel,
    Segundo o Glock(Veja, n sou quem estou dizendo), “Esta é uma pista onde o piloto pode fazer grande diferença.” Talvez isso justifique essa corrida ter sido, como vc disse, “o pior GP do Barrica este ano”.

    Publicado por Leandro Magno | 27/09/2009, 4:54 pm
  21. Esse Rubinho é mto sortudo!
    Se não fosse esse câmbio bichado que desculpa ele teria?
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/09/2009, 5:29 pm
  22. Rubinho tinha q voltar pra auto-escola pra poder reapreender como se usa uma embreagem. Quando n deixa o carro cair no ponto morto na largada, deixa morrer no reabastecimento.
    Por favor, n me venham, depois q o caneco tiver na mão do Botão, dizer q o Rubinho foi prejudicado por terceiros.
    Somem todos os pontos q ele perdeu por conta de problemas de n saber usar a embreagem q verão q ele poderia estar bem perto do inglês.

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    Publicado por Leandro Magno | 27/09/2009, 5:38 pm
  23. Oi, durante a corrida eu vi o Galvão comentando das mudanças para a temporada do ano que vem, só que eu não peguei muito do que ele falou…será possível você falar delas?

    Quanto ao Rubinho hoje, sacanagem mesmo. Uma pena, mas a próxima corrida, ou será puro NOS para o Rubinho ou uma bandeira final para o Button!!!
    Valew

    Publicado por Gabriel Galenia | 27/09/2009, 5:59 pm
  24. Será mesmo que o Rubens fez o pior GP desse ano?
    Vamos ver, ele fez o 5º tempo no treino de classificação e Button o 12º.
    Ele ultrapassou Kubica e Kovalainen (que tem o KERS) na largada. Button ultrapassou o Nakajima (piloto bem melhor do que os outros dois, claro).
    Mesmo com uma estratégia pior (devido a perda de cinco posições) ele ficaria à frente do companheiro não fosse o problema no segundo pit stop.
    Isso é fazer uma péssima corrida? Na minha opinião não…

    Sobre o problema no pit, vejam o que o Rubens disse:

    Eu não sei o que aconteceu. O neutro (ponto morto) não entrou. Acreditamos que seja um problema no botão, dá para ver pelas imagens da TV que eu o aciono.

    O sistema que impede de o motor morrer, também, o anti-stall, não funcionou, o que já me aconteceu duas vezes este ano.

    Fonte: http://blog.estadao.com.br/blog/livio/?title=rubinho_de_novo_descarta_ter_sido_preter&more=1&c=1&tb=1&pb=1

    Publicado por Willian | 27/09/2009, 6:49 pm
  25. Fala Becken e Rapaziada! Só agora consegui dar uma escapadinha pra net. Domingão, sol aqui em Ctba, tive q ‘pilotar’ a currasqueira depois assistr meu coringão contra os bambis, apesar do gol do ronaldo, péssimo resultado pra nós, assim como a corrida pro corintiano Barrichello. Dessa vez o sortudo da vez foi o Button, com os SC: o q entrou e o q deixou de entrar. Bela aposta da equipe
    do inglês na permanencia na pista e vitória pro Button na luta pessoal contra o companheiro pelo wdc q teve mais um apagão, dos inúmeros da carreira. Barrichello é assim: uma no cravo outro na ferradura!

    Apesar da análise desfavorável feita pelos amigos do blog, vi uma corrida muito movimentada e uma tocada perfeita do Hamilton, pra ratificar sua pilotagem classe A pra quem tinha alguma dúvida depois do vacilo em Monza. Andou no limite o tempo inteiro, pelo menos enquanto teve Vettel a desafiá-lo, e escapou com competência das ondulações dessa péssima pista urbana. De positivo nessa pista, apenas as ‘bandeiras eletrônicas’, substituindo os fiscais nos pontos mais críticos do circuito.

    Mais uma do episódio ‘Galvanadas do Bueno’: A disputa correndo solta entre Barrichello e Button no momento da parada de Button e ele fazendo a promoção da mega rampa sem perceber o clímax q a corrida atingia. Teve barrigada do Burti tb, ao informar q o Vettel foi punido ‘talvez’ pela perda do espelho retrovisor, qdo na verdade foi por excesso de velocidade no pit lane, depois ele se redimiu e cantou a bola no problema dos freios do Webber. Aliás, outro ponto positivo foi o show das cameras on board. A q filmou a troca da roda onde o freio tirou o australiano da corrida foi show, bem como as q mostravam os painéis dos volantes de Hamilton, Vettel e Rosberg. Só não consegui identificar os números da direita. Os da esquerda, mostravam tempo de volta o do centro a marcha e o da direita não consegui entender o q era. O volante da McLaren, no entanto, tinha muito mais informação.

    Como nós cantamos a bola, essa F60 é muito ruim e deixar a tarefa de desenvolvê-la somente para o Iceman é pedir muito. Se o carro é bom, o finlândes é imbatível, se tiver q trabalhar no desenvolvimento de um carro nascido de um regulamento confuso e ‘remendado’ ao longo da temporada, com up-grades aerodinâmicos nem sempre bem sucedidos, aí complicou de vez, visto q pegar no pesado é uma das prerrogativas q não atrai muito Kimi. Ele viu q o carro q tinha pra essa pista poderia chegar no máximo em 8º. O q ele fez? levou o carro até o final sem arriscar nada e ver o q ia dar. Corrida extremamente burocrática e enfadonha. Se matar por 1 mísero pontinho? Isso não é com ele.

    Pra finalizar, já q a mulher já tá fazendo pressão pra gente ir ver filme… 15 pts, 3 provas. Tá difícil? tá difícil… mas tem q ir a luta, brigar até o final e terminar o campeonato com dignidade. Tudo pode acontecer, inclusive um apagão no Button. Mas parece q o Inglês está caminhando para um merecido título, afinal, ao contrário do q ocorreu ano passado, ele foi quem mais venceu na temporada. Se a McLaren reagisse antes, não seria tão fácil pra Brawn. Mas é a velha história do SE… esse não entra em pista.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/09/2009, 7:10 pm
  26. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Pulando um pouco o assunto, li no blog do Livio Orichio que a Petrobras está para voltar a F-1, dando a entender que na Force India e com o primeiro-sobrinho a tiracolo…será mais uma barrigada ou tem fundamento esta noticia?

    Alias, a coisa anda meio quieta, nesses ultimos tempos. Se realmente confirmarem o Alonso na Ferrari, no próximo final de semana, o dominó deve começar a cair…só acho estranho que ninguem tem nada a dizer sobre a (atual) BMW, tirando o fato que o Kubica vai sair e o motor a ser utilizado provavelmente será da Ferrari.

    Publicado por Edgard | 27/09/2009, 7:26 pm
  27. será mais uma barrigada ou tem fundamento esta noticia?

    Eu confio no Livio…

    ó acho estranho que ninguem tem nada a dizer sobre a (atual) BMW, tirando o fato que o Kubica vai sair e o motor a ser utilizado provavelmente será da Ferrari.

    Eles estão esperando que uma das novas equipes desistam ou que Max Mosley convença a FOTA de que há espaço para 14 equipe no grid….

    Publicado por Becken Lima | 27/09/2009, 7:31 pm
  28. Tomara q tenha fundamento esse burburinho da BMW. Vai ter muito assunto na pré-temporada. Ainda bem q tem corrida já no proximo fds e a volta de Suzuka. Pista q proporciona ultrapassagens, ao contrário desse GP de Cingapura q é outro Monaco/Valencia da vida. Suzuka, apesar d ser um pouco estreita, a freada da curva famosa q o Leandro Magno citou é onde ocorrem as ultrapassagens. Na retomada até a curva da reta dos boxes vai ser interessante ver se os carros kers conseguem pegar o vácuo pra tentar uma ultrapassagem. Outras curvas q não são tão famosas mas muito legais de assistir são o S do Senna, cheio de ultrapassagens, em Interlagos e aquela curva de 4 pernas na Turquia q é muito legal pra todo mundo.

    É uma vergonha, duas pistas anti-horária bacanas e esse lixo de Cingapura sem ultrapassagens, cheia de ondulações e zebras altas. Tem q trabalhar muito nessa pista pra melhorar pros proximos anos se quiser ficar no calendário.

    Por fim: Kimi Raikkonen. É kimi, volta pra McLaren q foi lá q vc pilotou algum dia. Um tifosi quer ver seus pilotos ‘lotta fino alla morte’ na pista. Kimi definitivamente não tem espírito Ferrari apesar do título Mundial. Entregou pra Ferrari um wdc e dois wcc. Teve um desempenho brilhante e foi muito bem pago pra isso. Mas a Ferrari precisa desenvolver seu projeto e crava suas fichas no Alonso. Montezemolo apostou alto e os riscos são gdes. Dois latinos numa equipe latina o bicho definitivamente vai pegar.

    Publicado por Alex-Ctba | 27/09/2009, 9:01 pm
  29. “Como nós cantamos a bola, essa F60 é muito ruim e deixar a tarefa de desenvolvê-la somente para o Iceman é pedir muito.”

    Alex:

    1. Qdo o Kimi arrebentava com aquela McLaren “quebra-quebra” com a qual foi vice duas vezes, numa delas por um único ponto, quem “desenvolvia” o carro para ele? Os engenheiros, claro.

    2. Qdo foi campeão na Ferrari quem desenvolveu o carro para ele? Os engenheiros, claro.

    Com todo respeito, mas para que isso, ficar querendo diminuir o cara. Que bobagem! O sujeito não incomoda ninguém, fica na dele, ninguém sabe nem a cor da voz dele… Só pode ser dor de cotovelo, porque todo mundo sabe que o F60 é uma m.rda natimorta.

    Sabe o que o Kimi respondeu qdo perguntaram ele sobre desenvolver carro? Isso: nenhum piloto tem conhecimento para desenvolver carro. É para isso que existem os projetistas e engenheiros. O que o piloto faz é pedir alguns pequenos ajustes (sintonia fina) que atendam as suas características, o que torna o carro mais fácil de guiar.

    Fique tranquilo que em 2010 o Massa vai ter todo tempo do mundo para ficar “desenvolvendo” o carro enquanto o Alonso vai disparar na frente.

    Caia na real. Esses pilotos são semi-analfabetos, exceto um deles, acho que o Nico, que é engenheiro. O resto é como jogadores de futebol. No máximo sabem dois ou três idiomas, mesmo porque se não souberem nem entram na F1. O máximo que eles fazem é comunicar ao corpo técnico o comportamento do carro.

    Acabou há muito aquele tempo romântico dos pilotos-mecânicos-garagistas que varavam noites consertando carros, montando, promovendo alterações, pondo a mão na massa, coisa que o Nelsão foi o mestre dos mestres. Isso já era. Há uns 15/20 anos pelo menos é tudo eletrônica do mais alto nível.

    Todo mundo fala que o Rubinho é acertador/desenvolvedor de carro.. bla, bla, bla. Conversa. Ele não sabe o que aconteceu com a embreagem dele, não sabe o que aconteceu com os freios e não sabe porque o carro apagou hoje. Se fosse, teria acertado/desenvolvido o Honda, mas não foi o que aconteceu. Ele tomou foi pau do Button dois anos seguidos.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/09/2009, 9:02 pm
  30. “Caia na real. Esses pilotos são semi-analfabetos, exceto um deles, acho que o Nico, que é engenheiro. O resto é como jogadores de futebol.”

    Pior que é verdade, os pilotos devem ter a maioria o ensino médio (ou equivalente) e olhe lá. De mecânica e aerodinâmica devem entender o basicão e só.

    Desenvolver carro é função dos engenheiros, concordo. Mas o piloto tem que falar como está sentindo o carro para que os cérebros privilegiados das equipes façam o carro o mais adaptado possível para sua pilotagem. Sou leigo nesses assuntos técnicos da F-1 mas acredito que sem esse feedback os engenheiros conseguem apenas melhorar o carro de forma genérica, sem adaptações específicas para o piloto ganhar seus 2 ou 3 décimos a mais que o companheiro do carro ao lado.

    “Todo mundo fala que o Rubinho é acertador/desenvolvedor de carro.. bla, bla, bla. Conversa. Ele não sabe o que aconteceu com a embreagem dele, não sabe o que aconteceu com os freios e não sabe porque o carro apagou hoje. Se fosse, teria acertado/desenvolvido o Honda, mas não foi o que aconteceu. Ele tomou foi pau do Button dois anos seguidos.”

    Esse realmente é um grande mito da F-1, Coyote. Rubens o melhor acertador de carro. Só se for o dos outros.

    Publicado por Carlos T. | 27/09/2009, 11:22 pm
  31. Carlos T.

    Eu realmente não entendo isso. Como pode ele acertar o carro melhor que o companheiro e andar atrás. Ou o cara copiar o set up dele, o que implica dizer, teoricamente, que os carros estão iguais, e mesmo assim ele continua andando atrás.

    Esse enigma ninguém decifra. A menos que se admita que ele é tão ruim, mas tão ruim, que ele consegue acertar o carro dos outros e não consegue acertar o próprio, mas essa tese é muito absurda. Ou então ele é péssimo piloto. Acerta o carro direitinho mas não consegue fazer o carro andar.

    O Becken disse que isso é ignorância minha. Talvez seja, mas sem explicar bem explicadinho, prefiro a minha ignorância, inclusive falando que o carro dele tem 70 cv a menos etc, o que é verdade. Mas o carro do Button tb tem 70 cv a menos e ele ganhou 6 corridas praticamente enfiadas uma atrás da outra. Certamente sem acerto, né. E o rubinho com seu ótimo acerto foi ficando pra trás.

    Disse o colega Becken que muita gente copiou o set up do Rubinho. Acredito, mas por quê o Rubinho ficou atrás então? Porque ele acertou o carro foi para o outro e não para si mesmo?

    Na boa, mas não engulo isso nem a porrete. Não vejo lógica nenhuma.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/09/2009, 11:41 pm
  32. A corrida do Rubens foi péssima em todos os sentidos principalmente pq ele NÃO PODIA se dar ao luxo de chegar atrás do Button.

    Não é uma questão de “dos males o menor”, mas sim de “ferrou de todo o jeito”. Ele deu azar sim, mas tb fez uma corrida fraca, com tempos fracos. Nada como Valência, que considero sua corrida mais perfeita até hoje.

    Quanto à polêmica do amigo Coyote acima, é óbvio que os pilotos têm uma visão limitada da engenharia do carro, mas dizer que eles não têm noção do que acontece é ingenuidade da sua parte, meu caro. Não é preciso ter mais que “ensino médio” para entender as leis da física, o que gruda o carro no chão e o que não gruda.

    A questão é entender os mecanismos que fazem o carro se comportar de tal maneira e indicar o caminho mais rápido para os engenheiros chegarem lá. Se o piloto não falar nada, não se sentir uma extensão do carro, os engenheiros vão fazer pés-de-boi o tempo todo.

    É por isso que dizem que Rubens é um dos melhores “fine-tuners” do grid. E eu abordei isso em detalhe nos posts a seguir no meu blog (vale uma conferida). E isso responde exatamente à sua dúvida: “Eu realmente não entendo isso. Como pode ele acertar o carro melhor que o companheiro e andar atrás.”

    Button x Barrichello – a disputa nos detalhes parte 1: http://splash-and-go.blogspot.com/2009/09/button-x-barrichello-disputa-nos.html

    Button x Barrichello – a disputa nos detalhes parte 2: http://splash-and-go.blogspot.com/2009/09/button-x-barrichello-disputa-nos_15.html

    O Ico já postou em seu blog uma entrevista interessantíssima com o Jock Clear falando sobre o Rubinho. É claro que ele não vai falar mal do seu piloto, mas Jock dá um insight importante sobre a relação entre engenheiro x piloto.

    Dito tudo isso, eu acredito que tudo o que vc disse realmente tem como base uma ignorância gigantesca sobre como funciona uma corrida de carros.

    E olha, não digo isso como “o entendedor” do assunto. O acesso a informação sobre a F1 que temos deve ser provavelmente o mesmo (internet, rádio, TV e jornal), mas a minha conclusão é totalmente diferente da sua.

    A diferença é que busco fatos para os argumentos que outros dão ao invés de ficar “achando” que é isso ou aquilo e ficar pegando como exemplo uma frase idiótica como essa do Kimi Raikkonen:

    “Sabe o que o Kimi respondeu qdo perguntaram ele sobre desenvolver carro? Isso: nenhum piloto tem conhecimento para desenvolver carro. É para isso que existem os projetistas e engenheiros. O que o piloto faz é pedir alguns pequenos ajustes (sintonia fina) que atendam as suas características, o que torna o carro mais fácil de guiar.”

    É claro que o Kimi não vai ficar dando detalhes sobre o assunto. O cara mal fala inglês e tá pouco se lixando pro que nós pensamos sobre como é estar na F1. Agora, o Rubinho explica com muito mais detalhes essas coisas e, no entanto, todo mundo pega no pé do cara pq ele tá dando desculpas.

    Isso é extremamente irritante. Quer dizer que quando o Senna explicava que o carro estava assim ou assado, ele podia, mas o Rubinho não?

    Ou alguém aqui já viu o Senna falando “o Prost me bateu pq foi melhor”. Não. Aliás, em 1994, o Senna falava que o Schumacher ganhava tudo pq ele estava roubando. Ora essa, pq não podia ser pq ele era melhor? Se fosse o Rubinho, todo mundo achava um absurdo. É um saco isso.

    Todo piloto diz que foi batido pq o carro não estava perfeito. E muito provavelmente é verdade, quando não houve erros (saída de pista, pit-stop, etc etc).

    Enfim, check your facts Coyote.

    Publicado por Daniel Gomes | 28/09/2009, 10:54 am
  33. Valeu Daniel Gomes, é isso q eu penso. O acesso a informação q todos nós, meros mortais, temos é quase o mesmo, a conclusão q tiramos sobre isso tudo é q faz a diferença. Vou dar uma checada nos links q vc postou aí em cima.

    Coyote, não deixe sua admiração pelo Kimi, nublar tua visão, piloto ainda tem sua parcela de contribuição sim no desenvolvimento do carro.

    Abraço a todos

    Publicado por Alex-Ctba | 28/09/2009, 11:15 am
  34. Coyote:

    O Becken disse que isso é ignorância minha. Talvez seja, mas sem explicar bem explicadinho, prefiro a minha ignorância, inclusive falando que o carro dele tem 70 cv a menos etc, o que é verdade. Mas o carro do Button tb tem 70 cv a menos e ele ganhou 6 corridas praticamente enfiadas uma atrás da outra. Certamente sem acerto, né. E o rubinho com seu ótimo acerto foi ficando pra trás.

    Disse o colega Becken que muita gente copiou o set up do Rubinho. Acredito, mas por quê o Rubinho ficou atrás então? Porque ele acertou o carro foi para o outro e não para si mesmo?

    Quem disse isso na verdade foi eu, e não o Becken…

    https://f1around.wordpress.com/2009/09/27/alonso-na-ferrari-anuncio-iminente/#comment-9067
    https://f1around.wordpress.com/2009/09/27/alonso-na-ferrari-anuncio-iminente/#comment-9079

    Mas não vou continuar nesse assunto… o Daniel resumiu muito bem tudo o que eu penso sobre isso ; )

    “Acertadores” de carro existem sim, e isso é uma coisa que o Rubinho é e que o Raikkonen (do seu próprio exemplo) não é.

    Publicado por Guilherme | 28/09/2009, 12:07 pm
  35. Amigos, eu tb não vou me alongar nessa discussão.

    Primeiro: Falha minha. Não foi o Becken que me chamou de ignorante.

    Segundo: “Acertadores” de carro existem sim, e isso é uma coisa que o Rubinho é e que o Raikkonen (do seu próprio exemplo) não é.”.

    Cheguei a uma conclusão interessante.

    O Senna, sabidamente, não era bom acertador de carros. Tri-campeão.
    O Schumacher também não era (copiava oRubinho). Hepta-campeão.
    O Raikkonen também não é. Campeão.
    O Hamilton também não é (dizem que ele copiava o Alonso). Campeão.
    O Nelson Piquet foi o melhor acertador de que se tem notícia. Tri-campeão (mostrando que o bom acertador pode ser campeão).
    O Button nem sabe onde passou acerto de carro. Pau no Rubinho em 2006, 2007 e 2009 (campeão virtual – questão de tempo para ser real).
    O Rubinho é o melhor acertador de carros pós-Piquet e um excelente piloto. (…).

    Ok… rsrs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/09/2009, 7:33 pm

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