//
você está lendo...
ARTIGOS

Os destinos cruzados de Kimi e Fernando

IMAGEM: Getty Image/Reprodução kimiandfern(KIMI  E FERNANDO: 2010 poderá oferecer uma luta fascinante entre os dois) 

Eu estou lendo os arquivos da internet para entender em detalhes por que Kimi Raikkonen saiu da McLaren e no percurso encontrei essa pequena, mas interessantíssima nota do ATLAS F1 — o que seria o embrião da atual Autosport.com — em que o finlandês revela, com certa ingenuidade e de forma surpreendentemente sonhadora, o desejo de pilotar um dia pela Ferrari.

“Eu tenho certeza de que um dia vou pilotar pela Ferrari. Um pouco mais de experiência e chego lá. Todos na Formula 1 querem pilotar para eles, mas para mim é uma ambição. Algo como vencer um campeonato mundial de Formula 1.”

— Kimi Raikkonen

Raikkonen tinha 21 anos e acabava de estrear na categoria pela Sauber, chocando a Formula 1 pelo imenso potencial que tinha demonstrado com tão pouca idade — pulando direto da Formula Renault,  categoria imediata ao Kart, para a F1.

Pondo em perspectiva essa pequena matéria, eu tenho certeza de que Kimi foi para a Ferrari em 2007 não apenas pelo tedioso e excessivo corporativismo da McLaren e Ron Dennis, mas essencialmente por que o finlandês amava e ama a equipe como talvez ela jamais o amou nesses três anos de relacionamento.

Não quero aqui agourar a ida de Alonso para a Ferrari por que no fundo é um desejo meu também, mas é curioso, até triste eu diria, que a admiração de Kimi pela equipe permaneça dentro dele em silêncio, enquanto Montezemolo ache que o finlandês não tenha o mesmo “comitmment”, — compromisso — que supostamente Alonso terá na equipe.

Essa minha impressão certamente mudará quando Alonso assumir o seu posto na Ferrari, mas a cada dia eu tenho mais certeza de que o espanhol deseja apenas ter um carro rápido nas mãos para cicatrizar as feridas de 2007 e sendo uma Ferrari, muito melhor.

O mais irônico nessas histórias cruzadas, é que quando era criança, e ainda estava no Kart, Alonso perguntava para o seu orgulhoso pai após cada vitória: “Ron Dennis já ligou?”

Alonso amava a McLaren do seu herói Senna e Kimi amava a mítica Ferrari. Parece trama de novela das oito mal e porcamente escrita por Glória Perez…

Anúncios

Discussão

19 comentários sobre “Os destinos cruzados de Kimi e Fernando

  1. “…por que o finlandês amava e ama a equipe…”.

    Becken,

    Ferrari na F1 é igual Flamengo no futebol. É mito.
    Todos querem, pelo menos uma vez, correr pela Ferrari, em Monza, ou jogar pelo Flamengo no Maracanã.

    É um estigma que arrebata até jogadores que nunca foram flamenguistas ou pilotos que nunca foram ferraristas.

    O mais novos, pilotos ou jogadores, são os mais inocentes, como bem destaca o texto.

    Amores vêm e vão (coisas do coração, entende?).

    Abs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 28/09/2009, 8:48 pm
  2. Estranha esta declaração do Kimi. É típico material de agência. A nota não diz em que contexto esta declaração foi dada à Motorsport News, qual pergunta o repórter fez para que o finlandês desse as aspas.

    Não custa lembrar que ele era piloto da Sauber em 2001, muito mais do que uma compradora de motores do time: uma verdadeira equipe-satélite de Maranello naqueles tempos.

    Publicado por Daniel Médici | 28/09/2009, 9:48 pm
  3. “Eu estou lendo os arquivos da internet para entender em detalhes por que Kimi Raikkonen saiu da McLaren…”

    Mas e aí?
    Houve algum motivo ‘secreto’ de o Kimi ter escolhido?
    Sinceramente não lembro o contexto da transferência…

    Publicado por zezinho | 28/09/2009, 10:48 pm
  4. Viram esse chute aqui:

    E o Kubica, heim, gente??
    Tá com pinta q vai ser uma promessa q n vai dar em nada.
    Ele tem perfil do piloto q chega na equipe para ser o nr. 1, e, como as duas grandes equipes já têm Alonso e Hamilton( q vão ficar durante muitos anos nessa condição), só vai sobrar equipe média e pequena pro polonês poder cantar de galo nos próximos anos. O tempo vai passando e o cara vai sendo esquecido.
    Q pena!

    Publicado por Leandro Magno | 28/09/2009, 11:04 pm
  5. Concordo com o Coyote, quem não ama a Ferrari? no fundo, ate mesmo quem diz q não gosta, não pode negar a atração q os carrinhos vermelhos exercem. Irônico isso, esse post, mas a conclusão q chegamos é q pra guiar uma Ferrari, além de ser bom, tem q vibrar, comemorar, dar soco no ar igual o Schumi fazia e q agora segue seus passos seu discípulo Massa. Pq resultado o Kimi teve. Retornou muito bem o investimento, entregando 3 campeonatos pra Escuderia q o acolheu com pompas de sucessor do Schumi. Mas parece q faltou só se soltar mais, ter vibrado mais, lutado mais, ter visto o sol se por…

    Publicado por Alex-Ctba | 28/09/2009, 11:05 pm
  6. Bom, de minha parte sonhadora, sempre achei que o Kimi não combina com o vermelho apaixonado da Ferrari, mas com o prata gelado da Mclaren, assim como nunca gostei do Senna com azul saudade da Willians, pois só ficava bem com o vermelho guerreiro da Mclaren Marlboro.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 28/09/2009, 11:41 pm
  7. Olha o que o Alonso postou no Twitter:
    “Busy busy days, hope you understand, and soon we’ll be able to comment on some new stuff for the future.”

    Publicado por Andy | 29/09/2009, 9:27 am
  8. Se Kimi vai para a McLaren, alguém sabe pra onde vai Heikki Kovalainen? Se é que vai ficar em algum lugar…

    Publicado por Letícia | 29/09/2009, 9:44 am
  9. Se Kimi vai para a McLaren, alguém sabe pra onde vai Heikki Kovalainen?

    Dizem que para Force India…

    Publicado por Becken Lima | 29/09/2009, 11:14 am
  10. #

    Se Kimi vai para a McLaren, alguém sabe pra onde vai Heikki Kovalainen?

    #

    Dizem que para Force India…

    Improvável que ele vá para FI, lá é umas das vagas mais disputadas do times pequenos, tem além do Sutil com o patrocínio da Medion que banca o alemão, Liuzzi que é o mais “fraco” teoricamente, mas tem contrato de 3 anos, e o B. Senna com possíveis apoios de Mercedes e Petrobrás.

    Esse último com a Petrobrás esta um pouco estranho pelo acordo de longa data da Mercedes com a Exxon-Mobil, mas como a gigante brasileira que voltar a F1 a qualquer preço é esperar pra ver.

    O Mercado está muito interessante, vai ser bem mexido a partir do momento que oficializar o Alonso na Ferrari.

    Kimi na Mclaren eu ainda não consegui entender essa jogada…

    Publicado por Claudemir Freire | 29/09/2009, 12:10 pm
  11. Claudemir,
    A idéia original era colocar um alemão na equipe prateada como exigência do time de Haug, no entanto, como a McLaren resolveu se tornar concorrente da Mercedes em carros de rua, a fábrica alemã ficou puta e vai pouco a pouco abandonar os ingleses de Woking e parece q vão apoiar a Brawn.
    Pois bem. N havendo a necessidade mais de um alemão, o Santander aproveitou a brecha e abriu o jogo com a Mclaren dizendo: Ok, continuamos com vcs tb, mas terão q ficar com o Kimi para q possamos levar o Alonso pra Ferrari.
    Neste 1º ano, vamos pagar uma parte do salário do filandês e a Ferrari mais uma parte. E aí? É pegar ou largar. Topam?

    Publicado por Leandro Magno | 29/09/2009, 12:24 pm
  12. Leandro.

    “Pois bem. N havendo a necessidade mais de um alemão, o Santander aproveitou a brecha e abriu o jogo com a Mclaren dizendo: Ok, continuamos com vcs tb, mas terão q ficar com o Kimi para q possamos levar o Alonso pra Ferrari”

    Bem lembrado, não pensei dessa forma quando o Santander resolveu permanecer em Woking.
    Dessa maneira a influência tão declamada dos Hamilton´s na equipe vai por terra.

    Sobre a Mercedes na Brawn, li que quem quer comprar a ações da equipe não é a Mercedes e sim acionistas arabes que detem 5% da montadora, e comprariam 75% do time de Ross Brawn. A razão dessa traquitana toda seria uma clausula entre a Mclaren e a Mercedes que impediria tal tramóia dos alemães.

    E que nessa jogada toda eles colocariam o Rosberg, que já até teria assinado um contrato com a Mercedes, na Brawn e deixaria o outro piloto de interesse na FI, esse piloto eu não sei quem pode ser, talves o Senna ?

    Button iria permanecer, algo me diz que como campeão de mundo, e o Barrichello iria para Grove “PASSANDO” a perna novamente no Senna, como chegaram a dizer aqui por pura maldade ou idiotice, Senna que declarou que negocia com equipes já estabelecidas e dá prioridade a essas, mas não descarta as novatas.

    Pergunta cretina, respostas não necessariamente imbecis:

    Se o Rubens for campeão a Brawn dispensa ele ?

    O que realmente há de “certo” é a saída da Toyota, demitindo ambos os pilotos, perdendo o fornecimento de motores para a Williams, e nenhum, nenhum piloto aparentemente negociando com a equipe de Colonia.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/09/2009, 2:07 pm
  13. Claudemir, não sei responder suas perguntas, a única coisa q eu sei é q essa ‘dança das cadeiras” está ficando cada vez mais interessante…

    Publicado por Alex-Ctba | 29/09/2009, 2:17 pm
  14. Eu tô achando estranho esse posicionamento do Ross tb. Acho q ele quer q seus pilotos se sintam como ” tomate de final de feira” e renovem por preços bem baixos.
    Mas, alguma coisa tá me dizendo q a Toyota tá querendo dar uma grande cartada. Tô com um presentimento de q estão querendo o Botão e o outro piloto deve ser o Naka.
    A Williams pra poder se livrar do japonês, veja só, tá aceitando os explosivos motores da Reanult, pq o Naka é o acessório q segue o principal( o motor Toyota).
    Com esse monte de equipes novas, esse ano tá muito intrincado essa dança.
    Só sei q de novos são certos apenas Hulkenberg e Senna.
    Dos q se aposentam apenas o Físico.

    Publicado por Leandro Magno | 29/09/2009, 2:30 pm
  15. Então estamos mais ou menos assim:

    Ferrari: Massa e Alonso
    McLaren: Lewis e Raikkonen
    Brawn: Rosberg e Button
    Williams: Barrichello e Hulkenberg
    Renault: Kubica e Grosjean
    Toyota: Glock e Nakajima
    Red Bull: Vettel e Webber
    STR: Buemi e Algursuari
    F.I.: Sutil e Liuzzi
    Manor: ? / ?
    Campos: ? / ?
    USF1: ? / ?
    Ex-BMW: ? / ?

    Nomes a serem considerados: Trulli, Heidfeld, Di Grassi, De La Rosa, Davidson, Villeneuve, Pizzonia, Piquet Jr, quem mais?

    Alguem podem me ajudar a montar o quebra-cabeça…

    Publicado por Alex-Ctba | 29/09/2009, 3:09 pm
  16. “Dos q se aposentam apenas o Físico.”

    Coloque aí no seu bloco de notas.

    Os que saem:

    Fisichella
    Trulli
    Piquet (eu sei já saiu, mas dessa vez é adeus)

    Os que entram:

    Hulkenberg (esse já esta certo)
    Petrov
    Senna
    di Grassi
    de la Rosa

    Os que estão no bico do corvo, mas entram:

    Barrichello
    Heidfeld
    Glock
    Grosjean (se a Renault não resolver fazer uma faxina)
    Liuzzi (se for esperto e exercer o que está no contrato)
    Alguersuari
    Buemi
    Kovalainen
    Nakagima (se a Toyota ficar)

    Os que estão dentro:

    Hamilton
    Kimi
    Massa
    Alonso
    Kubica
    Rosberg
    Sutil
    Button
    Webber
    Vettel

    Ainda sim temos espaço para surpresas para 2 vagas, nelas podem entrar alguns aposentados e outros a se aposentar ou um jovem promissor como algum malaio, indiano, chinês, haitiano ou um veloz estadunidense.

    No chutomêtro para mim será assim as cadeiras em 2010:

    Brawn – Button, Rosberg
    Red Bull – Vettel, Webber
    Ferrari – Massa, Alonso
    Mclaren – Hamilton, Kimi
    Williams – Hulkenberg, Barrichello
    FI – Sutil, Liuzzi
    Toro Rosso – Buemi, Alguersuari
    Renault – Kubica, Grosjean
    Sauber_qualquer_coisa – Heldfeld, ?
    Campos – de la Rosa, ?
    Lotus – Malaio, Butanense

    Toyota, não sabe se fica na F1, quanto mais os pilotos.

    USF1, esta em crise, e vai receber uma visitinha da FIA em outubro para saber se tem como colocar um carrinho de rolemã na pista. Pressão básica para colocar a Sauber_qualquer_coisa como 13º equipe.

    Manor, essa é mais sombria das equipes, juram alguns que seu dono é Max Mosley e que podem não ter nada pronto até então, na minha opinião comprarão um chassis e colocarão o carro na pista. Ué mas a regra não permite, mas o dono da equipe permite e pronto!

    Podiamos fazer um bolão pra ver quem acerta mais, rsrsrs.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/09/2009, 3:21 pm
  17. Valeu Claudemir, tinha esquecido do Kova e da Lotus e do BRUNO SENNA, q lapso…

    Poderia rolar um bolão mesmo rsss

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 29/09/2009, 3:30 pm
  18. Alex-Ctba

    A Toyota já deu bilhete azul para o Glock, e deu um pé na bunda do Trulli, por isso coloque em xeque a permanência dela e do virus Nakagima.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/09/2009, 3:30 pm
  19. Realmente a Toyota é um gde “?”…de qualquer forma o Glock respira, com o recem conquistado podium e eu acho ele é um bom piloto, poderia ter segurado aquela Toyota na frente do Hamilton em Interlagos ano passado, mas td bem…

    Publicado por Alex-Ctba | 29/09/2009, 3:39 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: