//
você está lendo...
ARTIGOS

Alonso já estaria montando super equipe na Ferrari

IMAGEM: Getty Image/Reprodução fernatferrari(TIFOSIS esperam por Alonso…)

Mesmo sem anúncio oficial de sua contratação, Alonso já começa a exercer sua poderosa influência dentro da Ferrari. O novo boato é que alguns engenheiros que desertaram ou foram dispensados de outras equipes esse ano, como os competentes Geoff Willis, ex-Red Bull, e Jorg Zander, ex-Brawn, estariam sendo cortejados ou até já foram contratados para fazer parte do super time que a Ferrari estaria montando sob orientação do herói de Oviedo.

Geof Willis saiu da Red Bull no meio desse ano e alguns acreditam que parte dos problemas de confiabilidade que a Red Bull enfrentou esse ano — área de responsabilidade de Willis — deve-se à sua saída.

Já Jorg Zander foi um dos homens responsáveis pela direção de projeto do foguete da Brawn e a sua saída ficou envolta em mistérios até agora.

Outro nome cotado é o de Paul Monaghan, ex-chefe de engenharia da Red Bull que trabalhou com o bicampeão espanhol na Renault.

Até gente do curto período de Alonso na McLaren estaria na mira da equipe italiana e do espanhol.

Algo conflitante nessas supostas contratações é que elas iriam de encontro a uma diretriz da Ferrari depois da saída de Michael Schumacher, Ross Brawn e Jean Todt, que seria tornar a Ferrari menos dependente de profissionais não italianos.

É interessante para a Ferrari contar com novos profissionais, mas essa é também uma notícia não muito boa para Massa, já que uma equipe com profissionais praticamente contratados por Alonso tenderiam a tornar a equipe centrada no espanhol.

Anúncios

Discussão

17 comentários sobre “Alonso já estaria montando super equipe na Ferrari

  1. Beken, mesmo assim vc acha que Massa vai ter algum poder ano que vem?

    Tenho muito receio que o brasileiro da Ferrari venha a ser preterido, por mais que Montezemolo e cia teçam elogios públicos a ele.

    Publicado por Beatle Ed | 29/09/2009, 5:21 pm
  2. Péssima notícia, tomara q não se confirme e sejam só boatos…

    Publicado por Alex-Ctba | 29/09/2009, 5:48 pm
  3. É contraproducente qualquer afirmação por agora. Ainda mais que essas possíveis contratações seriam para a Ferrari e não para o staff do piloto espanhol, que de regalias começará apenas com Cris Dyer engenheiro várias vezes campeão do mundo com Schumacher e Kimi.

    O que está certo é que se o Massa não começar o ano de 2010 pisando fundo e colocando tempo na cabeça do Alonso ele terá problemas para conseguir manter o leão enjaulado.

    O que é ruim para o Felipe não é necessariamente perder espaço para o Alonso na Scuderia e sim pensar que seu contrato acaba em 2010 e se o asturiano pisar na cabeça dele como fez com seus companheiros frouxos e após um ano calamitoso ele será preterido por um piloto meia boca ao estilo Fisichella, Trulli, Piquet e Grosjean.

    E aí o perigo se instala para a carreira do Massa, se pensarmos que todas as equipes de ponta terão contratos a longo prazo, como Mclaren, Brawn, Renault, só sobraria uma vaguinha na Red Bull, mas lá tem o problema que os caras não gostam muito de pagar caro para ter serviços de pilotos de ponta, vão na base da barganha ao mercado, vide Vettel.

    Isso pode significar o fim da carreira do brasileiro.

    Finalizando, ou ele pisa na cabeça do Alonso ou seu contrato acaba ao fim de 2010, se não o fizer tchau.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/09/2009, 5:55 pm
  4. Becken,

    O Massa vai ter que suar muito para poder superar o Alonso ano que vem.
    A ferrari está trazendo o Alonso a peso de ouro, e ainda pagando para o Kimi correr na Mclaren. Mesmo que o Alonso não levasse ninguém para lá, ele seria o centro das atenções. Neste preço, ele é “curva A”.

    O Alonso sabe do prestígio que o Massa goza com a equipe. Os caras são seus camaradas. Se o Alonso chegasse lá sem o seu Staff prórpio, provavelmente seria fritado. Levando sua tchurma, e ao que parece é de primeira linha, O Massa vai “comer pelo pé igual periquito”.
    Uma pena.
    Torço e sempre torci para a Ferrari, mas acho contratar o Alonso, e ainda pagar pro Kimi correr na Mclaren ano que vem a maior burrice.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 29/09/2009, 5:58 pm
  5. …mas tem uma coisa positiva pro ano q vem, a volta da flying lap, o q deixa o brasileiro em situação boa, pois vai acabar a palhaçada da estratégia de combustível, e em voltas rápidas, sou mais ele…

    Publicado por Alex-Ctba | 29/09/2009, 5:58 pm
  6. Acho que temos que analisar esses movimentos com bastante calma e sem precipitações. A lógica diz que Alonso vai engolir Massa mas essa mesma lógica também disse o mesmo do Raikkonen…

    A Ferrari tem deficiências em seu staff atual e novas contratações são mesmo necessárias. As inúmeras falhas, muitas críticas e até mesmo constrangedoras que a equipe vem cometendo desde que se desmantelou o triunvirato Byrne-Todt-Brawn, mostram que a Scuderia já não tem mais a força imbatível dos anos áureos dessa década. Ainda se mostra forte, conquistou campeonatos, mas nada muito estável.

    Quanto a Alonso e Massa, vai se falar muito disso daqui pra frente. Um GP que Alonso se sobressair já será motivo para alguns cairem em cima de Felipe. E vice-versa.

    Analiso tudo isso da seguinte forma: Alonso está sendo contratado sim como a força motriz principal dessa engrenagem. Mas a Ferrari tem recursos suficientes para manter a evolução dos dois carros igualitária, assim como a McLaren em 2007. Justamente nesse ponto que a Renault sempre falhou e que gerou a necessidade de Alonso sugar todos os recursos pra si, já que esses eram escassos.

    Além disso o pessoal que já está lá, como o Smedley por exemplo, tem força e competência bem estabelecida. Há alguns pontos fracos no grupo e o pessoal novo que entrar deve suprir e beneficiar ambos os pilotos. Massa também estará bem servido, tanto da parte do carro, quanto dos recursos humanos.

    Ou seja, Alonso ficará com status de 1º piloto e algumas mordomias também, nada muito relevante, assim como Kimi vinha tendo (lembrei agora do chassis mais leve que Kimi usou uma corrida antes de Massa esse ano). Mas ordens diretas da equipe para que Massa o escolte, isso não acredito. O resultado do confronto entre os dois será o que veremos em pista, nada estipulado em contrato como era o caso do Rubens com Schumacher. Fernando terá algumas vantagens mas isso se equaliza com a familiaridade de Felipe com a equipe e com o carro e pelo apoios políticos que possui.

    Não terão, portanto, o mesmo tratamento mas terão oportunidades equivalentes para brigar pelo campeonato.

    Minha torcida será para Felipe. Estou um pouco cabreiro com o espanhol mas o admiro muito como piloto. Quero ver muitas dobradinhas deles ano que vem.

    Publicado por Carlos T. | 29/09/2009, 6:07 pm
  7. Os “irmãos” Brasileiros andam a ficar doentes…

    Como se diz em Portugal, tenham calma…

    De seguida e, como é publico, o piloto Asturiano já comprou uma casa há algum tempo perto de Maranello, vão dizer que o F. Massa vai sofrer por causa disso!!!

    Publicado por Cavallino Rampante | 29/09/2009, 6:08 pm
  8. Ou seja, ao Massa sobrará a equipe italiana com suas mangueiras soltas, pirulitos malucos, pneus às avessas, etc…tisc, tisc

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 29/09/2009, 6:29 pm
  9. Becken,

    Por que sera que o Alonso ira para Ferrari e alem disso podera ainda reforcar a estrutura tecnica da equipe ?

    eu acho por que o campeonato de 2007 foi perdido pelos dois pilotos Mclaren mais que ganho pelo Kimi raikkonen e desde entao , a Ferrari nao conseguiu manter uma estrutura e ter corridas com performances estaveis… acho que esse novo movimento vem como um diagnostico tardio dos erros passados e a melhor forma de corrigi los eh aproveitando essa oportunidade dizendo que o Alonso esta exigindo reforcos no lado tecnico.

    Por outro lado , se o Alonso realmente o fizer, sera com o intuito de atrair mais gente para o seu lado, ja que o Felipe Massa tem um historico em Maranello , respeito e muita admiracao da italianada.

    Abraco,

    Publicado por Fernando Piccione | 29/09/2009, 6:30 pm
  10. …mas tem uma coisa positiva pro ano q vem, a volta da flying lap, o q deixa o brasileiro em situação boa, pois vai acabar a palhaçada da estratégia de combustível, e em voltas rápidas, sou mais ele…

    Grande observação Alex!

    Publicado por Becken Lima | 29/09/2009, 6:57 pm
  11. Para ter feito um contrato de tão longo tempo com o Alonso, duvido q a Ferrari não vai usar de todos os meios para colocar o Massa como 2º piloto em todos os sentidos da expressão.
    E, se por algum motivo, der errado e a coisa sair do controle deles e o Massa bater o Alonso em 2010, no final do ano cortam as asinhas do brasileiro.

    Publicado por Leandro Magno | 29/09/2009, 7:07 pm
  12. a ferrari tem que se reforçar muito mesmo, porque a mclaren nos últimos três anos teve carros melhores que os vermelhos. woking só perdeu construtores porque alonso foi 2º piloto em 2007 e o kovallainen não foi digno de pilotar um prateado.

    Publicado por andre | 29/09/2009, 7:42 pm
  13. Pra mim fica claro que Alonso irá brigar pelo campeonato de pilotos e o Massa será responsável pelo título de construtores…..

    Publicado por fernando-ric | 29/09/2009, 7:44 pm
  14. Becken e Amigos,

    Alonso é um pilotaço, mas…

    Será que não estamos exagerando não?
    Será que o Massa não merece o mínimo de boas expectativas pela grande evolução que apresentou nos últimos anos? A imagem do Massa treinando de kart hoje é emblemática: “O cara tá voltando.”
    Não vamos esquecer que o espanhol vai ter que sentar a bunda branca dele na Ferrari e andar primeiro, e pra valer. Não ganhou nada ainda. O que a maioria disse aqui sobre o Massa, VALE TAMBÉM para Alonso.
    O Alonso FOI Bicampeão, e não ESTÁ Bicampeão. É um belo de um currículo, mas em 2010, todos começam o campeonato com ZERO pontos.

    Quanta babação em cima desse asturiano!

    Publicado por Iomau | 29/09/2009, 10:19 pm
  15. Concordo plenamente.

    Publicado por Alex-Ctba | 29/09/2009, 11:15 pm
  16. A análise do Claudemir tb é pertinente, realmente a Ferrari precisa dar uma melhorada na equipe, e evitar os erros de 2008. A disputa em 2010 tem tudo pra ser a melhor dos últimos anos. Com a perspectiva de mais equipes brigando pelo campeonato, tem q evitar os erros primários e não dar sopa pro azar.

    Não querendo mas já entrando na pilha do Gavião, será q existe a possibilidade do Massa correr em Novembro em Abu Dhabi? em 2010 com os adversários já conhecendo a pista ele ficaria com uma pequena desvantagem…

    Publicado por Alex-Ctba | 29/09/2009, 11:29 pm
  17. que porra nenhuma! Que venha alonso. Não sei porque tanto medo dos brasileiros. Alonso não é Schumacher e Massa não é Rubens. Nem a Ferrari é a mesma de antes! Tenhamos mais fé no nosso “Marvel Massa” como definio o ‘Sun’ http://bit.ly/cO5Ef

    Publicado por maltzsama | 30/09/2009, 1:38 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: