//
você está lendo...
ARTIGOS

Pole para Vettel na volta da F1 a Suzuka

IMAGEM: McLaren/Divulgaçãovettelandnlewis (Grande desempenho de Lewis e Vettel na classificação. Amanhã pode haver confronto entre os dois na largada)

Sebastian Vettel conquistou agora há pouco a pole position para o GP do Japão em uma dramática e caótica sessão classificatória paralisada três vezes por conta de acidentes com Jaime Alguersuari, Heikki Kovalainen e Timo Glock.

O acidente de Timo foi o mais grave, resultando em um corte na perna esquerda e  dores nas costas do piloto alemão, o que poderá até lhe afastar da corrida logo mais.

Na luta pela pole, Sebastian dominou em absoluto a classificação hoje, estabelecendo o melhor tempo nas três fases, repetindo a sua performance do GP da Inglaterra 3 meses atrás. Enquanto isso, Mark Webber, que danificou excessivamente o seu carro em acidente nos últimos minutos do terceiro treino livre, não participou da classificação e largará dos boxes no domingo.

Truli segue Sebastian em segundo, com um ótimo desempenho da Toyota em todas as fases da classificação, enquanto Lewis classificou-se na terceira posição, logo atrás de Vettel, o que teoricamente lhe dará campo livre para explorar o seu KERS na largada.

McLaren extrai mais velocidade do MP4/24

A boa notícia para a McLaren é que o MP4/24 — que será a base aerodinâmica para o MP4/25 — comportou-se muito bem em um circuito de máximo “downforce” como é Suzuka, onde esperava-se um retumbante fracasso depois da vitória em Cingapura. Ao invés disso, vimos a McLaren uma vez mais competitiva e lutando pelas primeiras posições do grid.

A luta pelo campeonato

A luta pelo campeonato desenvolveu-se logo atrás (Button 7º, Rubens 5º), com Rubens Barrichello e Jenson Button lutando bem de perto. Os dois pilotos da Brawn ainda correm o risco de serem punidos pelo excesso de velocidade em um setor com bandeira amarela na pista. Mas, outra vez, Rubens bateu Button carregando a mesmíssima quantidade de combustível — para 17 voltas, segundo Ross Brawn na BBC).

É prudente esperar os pesos dos carros serem publicados pela FIA logo mais, mas, depois de observar o desempenho da equipe e de Vettel hoje, desconfio que Red Bull só perde para ela mesma nesse final de semana, ou talvez para a imprevisibilidade do tempo e um safety car fora de hora, algo que pareceu bem provável depois da sucessão de acidentes hoje.

Classificação para o GP do Japão

 1.  Vettel       Red Bull-Renault      (B)  1:30.883  1:30.341  1:32.160
 2.  Trulli       Toyota                (B)  1:31.063  1:30.737  1:32.220
 3.  Hamilton     McLaren-Mercedes      (B)  1:30.917  1:30.627  1:32.395
 4.  Sutil        Force India-Mercedes  (B)  1:31.386  1:31.222  1:32.466
 5.  Barrichello  Brawn-Mercedes        (B)  1:31.272  1:31.055  1:32.660
 6.  Heidfeld     BMW-Sauber            (B)  1:31.501  1:31.260  1:32.945
 7.  Button       Brawn-Mercedes        (B)  1:31.041  1:30.880  1:32.962
 8.  Raikkonen    Ferrari               (B)  1:31.228  1:31.052  1:32.980
 9.  Kovalainen   McLaren-Mercedes      (B)  1:31.499  1:31.223
10.  Buemi        Toro Rosso-Ferrari    (B)  1:31.196  1:31.103
11.  Rosberg      Williams-Toyota       (B)  1:31.286  1:31.482
12.  Alonso       Renault               (B)  1:31.401  1:31.638
13.  Kubica       BMW-Sauber            (B)  1:31.417  1:32.341
14.  Glock        Toyota                (B)  1:31.550
15.  Alguersuari  Toro Rosso-Ferrari    (B)  1:31.571
16.  Fisichella   Ferrari               (B)  1:31.704
17.  Nakajima     Williams-Toyota       (B)  1:31.718
18.  Grosjean     Renault               (B)  1:32.073
19.  Liuzzi       Force India-Mercedes  (B)  1:32.087
20.  Webber       Red Bull-Renault      (B)
1. Sebastian Vettel, Red Bull, 658.5kg
2. Jarno Trulli, Toyota, 655.5
3. Lewis Hamilton, McLaren, 656
4. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 660
5. Kimi Raikkonen, Ferrari, 661
6. Nico Rosberg, Williams, 684.5
7. Robert Kubica, BMW Sauber, 686
8. Adrian Sutil, Force India, 650
9. Rubens Barrichello, Brawn GP, 660.5
10. Jaime Alguersuari, Toro Rosso, 682.5
11. Jenson Button, Brawn GP, 658.5
12. Heikki Kovalainen, McLaren, 675
13. Giancarlo Fisichella, Ferrari, 661.5
14. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 665.4
15. Kazuki Nakajima, Williams, 695.7
16. Romain Grosjean, Renault, 691.8
17. Fernando Alonso, Renault, 689.5
18. Vitantonio Liuzzi, Force India, 682.5
19. Timo Glock, Toyota, n/a
20. Mark Webber, Red Bull, n/a

Discussão

18 comentários sobre “Pole para Vettel na volta da F1 a Suzuka

  1. Parabéns pelo trabalho Becken. Não é fácil. Dormi e perdi o treino livre e o começo do Q1. Acordei na hora q as Brawns estavam dando volta rápida no Q2 e passando pelos detritos da pista. Eles não tiraram o pé mesmo com bandeira amarela. Vamos esperar pelo peso, eu não acredito q elas vão ser penalizadas, e acho q o fraco do Kova e o Raikkonen de kers podem comer o Button na largada, e se, o Barrichello não empacar, pode brigar por um podium ali com Truli, Alonso e Raikkonen, pq se o Vettel e o Hamilton não se encontrarem na Denger a corrida vai ser entre os dois.

    Publicado por Alex-Ctba | 03/10/2009, 4:38 am
  2. Putz! Quando terminou a P3, achei q a McLaren n passaria do Q2. Mas, Vettel deve dominar amanhã fácil e, como Rubinho e Button talvez n pontuem, deve dar mais uma emoção para as últimas 2 provas.(Vettel, o Kimi de 2007?)
    Cadê os pesos, heim?

    Publicado por Leandro Magno | 03/10/2009, 8:24 am
  3. 1. Vettel Red Bull-Renault 658.5
    2. Trulli Toyota 655.5
    3. Hamilton McLaren-Mercedes 656.0
    4. Sutil Force India-Mercedes 650.0
    5. Barrichello Brawn-Mercedes 660.5
    6. Heidfeld BMW-Sauber 660.0
    7. Button Brawn-Mercedes 658.5
    8. Raikkonen Ferrari 661.0
    9. Kovalainen McLaren-Mercedes 675.0
    10. Buemi Toro Rosso-Ferrari 665.4*
    11. Rosberg Williams-Toyota 684.5*
    12. Alonso Renault 689.5*
    13. Kubica BMW-Sauber 686.0*
    14. Glock Toyota –
    15. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 682.5*
    16. Fisichella Ferrari 661.5*
    17. Nakajima Williams-Toyota 695.7*
    18. Grosjean Renault 691.8*
    19. Liuzzi Force India-Mercedes 682.5*
    20. Webber Red Bull-Renault –

    Publicado por Leandro Magno | 03/10/2009, 8:44 am
  4. Certamente os carros da Brawn estão bem mais pesados, isso significa que farão a primeira perna bem longa, diferente de vettel que mais leve tenta abrir o máximo que puder, mais depedendo também das possíveis eventualidades que poderão acontecer no decorrer da corrida, diante dessas circunstâncias a corrida estar com cara mesmo é de Rubens Barrichello, isso é dependendo do trabalho da equipe Brawn em prol do Rubinho, porque em algumas corridas tem se mostrado visivelmente beneficiado Button.

    Publicado por francisco | 03/10/2009, 8:48 am
  5. leandro manda teu msn, blz pra gente bater um papo sobre F1 ok abração

    Publicado por francisco | 03/10/2009, 8:49 am
  6. Lembrando que:
    A dupla da Brawn, Fernando Alonso, Adrian Sutil e Sébastien Buemi, foram punidos por não reduzir a velocidade em bandeira amarela e tomaram 5 posições de penalidade cada.

    “A boa notícia para a McLaren é que o MP4/24 — que será a base aerodinâmica para o MP4/25 —”

    Descordo que seja, por causa do aumento do tanque o carro do ano que vem será totalmente diferente, distancia entre eixos, tamanho, e distribuição de peso entre outras coisas.

    Publicado por Sandro | 03/10/2009, 9:48 am
  7. ah
    se não fosse as batidas do Webber e Glock e as punições da turma da bandeira amarela, o Grosjean largaria em penultimo…
    Belíssimo desempenho, o Briatore deve estar satisfeito.

    Publicado por Sandro | 03/10/2009, 10:06 am
  8. É foda ter que concordar com o Galvão, mas não dá pra entender pq os carros da brawn so fizeram uma tentativa no final da Q2 e Q3. Tomaram uma punição justamente pq não tinham tempo para mais uma tentativa e tiveram a infelicidade de pegar um trecho da pista com bandeira amarela. É dar muita sopa pro azar. Na briga pelo campeonato Button agradece, e muito.

    Publicado por Galkadesh | 03/10/2009, 10:36 am
  9. Infelizmente não vi o treino. Mas que azar do Glock se ele perder o resto da temporada. Isto dificularia as negociações por um cockipit decente…. e logo depois da boa corrida e Cingapura! Melhoras para ele.

    Quanto ao peso dos carros, Barrichello em principio leva vantagem sobre o Button.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 03/10/2009, 10:48 am
  10. Alguem mais viu o marshall japones com o capacete do Senna na hora do acidente do Alguersuari?

    Becken o grid mudou.

    5 pilotos foram punidos:
    Rubens Barrichello, Jenson Button, Fernando Alonso, Sebastien Buemi e Adrian Sutil perderam 5 posicoes por nao respeitarem a bandeira amarela no final do Q2.
    Kova tambem perdeu 5 posicoes pela troca de cambio depois do acidente.

    1°. Sebastian Vettel
    2°. Jarno Trulli
    3°. Lewis Hamilton
    4°. Nick Heidfeld
    5°. Kimi Raikkonen
    6°. Nico Rosberg
    7°. Robert Kubica
    8°. Adrian Sutil
    9°. Rubens Barrichello
    10°. Jaime Alguersuari
    11°. Jenson Button
    12°. Giancarlo Fisichella
    13°. Heikki Kovalainen
    14°. Sébastien Buemi
    15°. Kazuki Nakajima
    16°. Romain Grosjean
    17°. Fernando Alonso
    18°. Vitantonio Liuzzi
    19°. Timo Glock
    20°. Mark Webber

    Publicado por JT | 03/10/2009, 11:09 am
  11. Pois é… como Button e Barrichello disseram, esta vai ser uma corrida emocionante para eles pois no começo terão vários carros mais pesados à frente. Vai ter muita briga boa.
    Aposto num sanduíche com Alguersuari e Fisichella em cima de Button, hehehe

    Publicado por Gustavo Perim | 03/10/2009, 11:21 am
  12. Olá,

    Fisico nao é de fazer sanduiche, eu aposto mais nesse sanduiche:

    8°. Adrian Sutil
    9°. Rubens Barrichello
    10°. Jaime Alguersuari

    O rubens com toda a certeza do mundo vai querer passa o sutil na primeira volta, dai ja viu né…

    abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 03/10/2009, 11:44 am
  13. JT
    Esse grid não é definitivo.
    Veja o caso do Kova, por exemplo.
    A pergunta é: pune-se os q n respeitaram bandeira amarela; reposicionam o filandês(ele iria pra 6º, se não me engano) e depois aplica-se a pena por troca de cambio; ou as penas são todas aplicadas simultaneamente?

    Publicado por Leandro Magno | 03/10/2009, 11:48 am
  14. Boa Leandro, tambem fiquei na duvida.

    Na BBC eles falaram que o Kova ia ficar entre o Barrichello e Button, em 9.

    Olhei no Formula1.com e o Kova aparece agora em 12, mas ainda como ‘provisional grid’.

    O grid official sera publicado no Domingo de manha, ou seja, daqui a pouco…

    Publicado por JT | 03/10/2009, 12:04 pm
  15. É complicado mesmo. Veja outro exemplo: imagine q apenas o Rubens e o Button tivessem “furado” a bandeira amarela.
    Se vc pune o Rubinho e faz o reposicionamento e depois pune o Button, o brasileiro iria pra 9ª posição e o inglês pra 11ª. Se usar a ordem contrária de punição, o brasileiro cai pra 10º e o inglês pra 12º.
    Agora, imagine conjugar essas 6 punições?
    Qual ordem usar? A cronologia das infrações?

    Publicado por Leandro Magno | 03/10/2009, 12:32 pm
  16. No site oficial da F1 se encontra o seguinte:

    ”(…) the final starting order may change depending on the order in which penalties were deemed to have been applied”

    Ou seja, cronologicamente. Neste caso parece que a previsao da BBC esteja certa e o Kova se encaixe entre Rubens e Jenson. Seria otimo.

    Publicado por JT | 03/10/2009, 12:49 pm
  17. Sei que quando o Kova bateu, eu em plena sala, quase 4h da manhã, meus pais dormindo e eu não me contive: Soltei um “PORRA, KOVALAINEN!!!”. Não sei como não acordaram…

    Publicado por Alan McLaren | 03/10/2009, 12:51 pm
  18. Putz…

    Viajei 830km em 7h50min para assistir o treino. Cheguei em casa às 22h10min fiz o de praxe e fiquei esperando o treino. Dormi e acordei no finalzinho, mas mal consegui abrir os olhos. Acordei 10h. Só vi o replay pela Sportv.

    Hamilton (talvez Kimi) levam essa. Button, Vettel e Rubinho estão na pressão e vão fazer caca.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 03/10/2009, 1:14 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: