//
você está lendo...
ARTIGOS

Vettel vence e Button aproxima-se ainda mais do título

IMAGEM: Red Bull/Divulgaçãovettewins (No exigente traçado de Suzuka, Vettel  foi perfeito)

Sebastian Vettel completou agora a pouco um final de semana perfeito no Japão. Sebastian venceu como melhor sabe fazer, liderando de ponta a ponta uma das mais tediosas provas do ano. Sua vitória o manterá matematicamente vivo e na briga pelo título até o Brasil, mas com Jenson Button mantendo a sua boa vantagem no campeonato praticamente intacta, é quase certo que o título não escapará das mãos do inglês no GP do Brasil, daqui a duas semanas.

Com um carro aerodinamicamente dominante na sequência de “Esses (S)” do primeiro setor de Suzuka, Vettel tratou de tornar a prova tediosa, defendendo-se bem da agressiva largada de Lewis Hamilton e seguindo sem oposição até a bandeirada final.

No meio do grid, Button fez uma bela e corajosa corrida de recuperação, caindo para 12º,  mas logo em seguida ultrapassando Giancarlo Fisichella na volta inicial e Robert Kubica, espetacularmente, na terceira volta.

Jenson então se posicionou atrás da perigosa luta entre Heikki Kovalainen e Adrian Sutil, herdando as duas posições após o desastrado toque entre a Force India e a McLaren na volta 13, o que lhe deu a 8ª posição de graça.

Rubens Barrichello manteve sua 6ª posição de largada logo atrás de Kimi Raikkonen, comboiando a Ferrari número 4 durante boa parte da prova, mas perdendo terreno na última perna de corrida — sendo também vítima da vantagem que  Nico Rosberg ganhou ao parar nos boxes durante o período de safety car.

Lá na frente, Lewis Hamilton enfrentava o mal funcionamento do KERS, perdendo uma vantagem de alguns décimos por volta, o que acabou comprometendo também a sua segunda posição para o consistente Jarno Trulli.

Faltando 8 voltas para o final da prova, Jaime Alguersuari bateu forte na curva 17, causando a entrada do safety car, mas aí já era tarde para qualquer mudança significativa de posições na corrida e Vettel cruzou tranquilo para a vitória.

No contexto geral do campeonato, a prova teve pouco impacto. Button avançou duas posições na corrida e Rubens regrediu uma, significando apenas um ponto de desconto em sua luta pelo campeonato.

Realisticamente, Rubens luta agora para garantir o vice-campeonato, ameaçadíssimo por Vettel que com essa vitória coloca-se a apenas dois pontos do brasileiro.

Anúncios

Discussão

15 comentários sobre “Vettel vence e Button aproxima-se ainda mais do título

  1. Uma pista como essa proporcionar uma corridinha tediosa dessas é pq as regras desse ano, sem sombras de dúvida, não funcionaram mesmo em termos de aumentar as ultrapassagens.
    Quanto ao campeonato, a sorte dos caras da Brawn é q Abu Dhabi não deve favorecer a RBR, por conta do calor e do traçado.

    Publicado por Leandro Magno | 04/10/2009, 9:55 am
  2. Com certeza essa foi a corrida mais chata do ano.
    Nas outras pelo menos havia um pouco de emoção quando os carros paravam nos boxes, o retorno deixava uma preocupaçãozinha tipo “aiaiai, será que vai dar ?”
    Hoje nem isso teve.
    Ótimas corridas de Vettel e Trulli, o 2º lugar do italiano foi o que salvou minha noite da decepção total.
    Tanta emoção nos treinos… Suzuka devia ser processada por propaganda enganosa…
    Que venha 2010 e o fim do reabastecimento.

    Publicado por Gustavo Perim | 04/10/2009, 10:16 am
  3. Gostei! Suzuka, na sua volta magistral, proporcionou belas imagens do circuito (como os nipônicos trabalharam bem, hein?).

    Treino meio “samba do crioulo doido” com várias interrupções, mas emocionante.
    Sobre a corrida, no geral, sem aquele “pega!”, mas até que boa de assistir.(Os tempos são outros. Já me acostumei ao “trenzinho” da F1).

    Abraço.

    Publicado por Antonio | 04/10/2009, 12:29 pm
  4. hahhaa
    so vi as primeiras voltas e o final depois do pace car, pelo visto nao perdi nada.

    E agora? pra desespero dos ufanistas de plantão o “segundino” corre o risco de ficar em terceiro, o que vão explicar em casa??

    Quanto ao coringa do Becker… tsss provinha pifia do grande time de woking e do super campeão, chegou a ser pressionado pelo “péssimo” carro da Ferrari.

    Publicado por Sandro | 04/10/2009, 1:40 pm
  5. Ah…
    o melhor da prova foi aquele corredor de asiaticas na entrada do podium, se eu fosse o Vettel escolheria umas 5 para tomar um saque e comer um sushi para comemorar a vitoria.

    Publicado por Sandro | 04/10/2009, 2:02 pm
  6. tsss provinha pifia do grande time de woking e do super campeão, chegou a ser pressionado pelo “péssimo” carro da Ferrari.

    Coitado do Hamilton… Se ele dá o máximo e bate, como em Monza, é um barbeiro. Se faz uma prova dentro das possibilidades do carro e se contenta com um pódio — o 25º em sua carreira, agora o homem com mais pódios desde que pisou o pé na F1, ao lado de Kimi — faz uma prova pífia…

    É realmente difícil agradar a todos…

    Ah, e não é “Becker”, é Becken. Becker é o meu amigo Hugo Becker, que por sinal tem um ótimo blog:

    http://brf1.blogspot.com/

    Eu recomendo a leitura! :)

    Abs

    Publicado por Becken Lima | 04/10/2009, 2:08 pm
  7. Segundo stint do Rubinho foi um lixo. Vai terminar o campeonato em terceiro.
    Vettel – Raikkonen
    Button – Hamilton
    Barrichello – Alonso
    Será que repete 2007? o roteiro está muito parecido…

    Faltou sensibilidade da FujiTV pra abusar das cameras on board. Um circuito espetacular sem ser aproveitado.

    Publicado por KBK | 04/10/2009, 2:14 pm
  8. Exagerou..o Button tem isso nas mãos…e ele não é Hamilton. É muito menos arisco e muito mais cerebral. Aliás, fez a única ultrapassagem bonita da corrida. A do Liuzzi foi…totalmente pelas condições da corrida

    Button aliás vai ser um campeão típico da nova geração do automobilismo. Sem graça e burocrático..fruto de um bom carro na hora certa, quando o carro estava totalmente favorecendo seu estilo de pilotagem.

    Acho que o Barrichello assegura o segundo lugar em Abu Dabhi…dificilmente o carro da RBR vai ser bom lá. A única coisa que eu vou torcer é por uma vitória inédita em Interlagos…p/ mim vai ser o grande barato de 2009. Suzuka foi uma corrida muito chata… só Spa valeu a pena.

    Publicado por Ridson | 04/10/2009, 2:57 pm
  9. Button aliás vai ser um campeão típico da nova geração do automobilismo. Sem graça e burocrático…

    Vc acha o Hamilton — “campeão da NOVA geração” — burocrático?

    O Schumacher, da VELHA geração é que era um burocrata.

    Para mim não tem a ver com geração, mas com ESTILO. Senna era emocionante, Schumacher tedioso, Hamilton emocionante, Vettel burocrata…

    Publicado por Becken Lima | 04/10/2009, 3:27 pm
  10. Ooopsss

    sorry pelo Becker, caro Becken, quanto a McLaren você sabe que é brincadeira.

    Abraços

    Publicado por Sandro | 04/10/2009, 3:34 pm
  11. Aos mais entendidos sobre KERS,
    Pelo fato de Interlagos está 750m acima do nível do mar, o uso do dispositivo pode proporcionar uma vantagem ainda maior?

    Publicado por Leandro Magno | 04/10/2009, 8:32 pm
  12. Coitado do Hamilton… Se ele dá o máximo e bate, como em Monza, é um barbeiro. Se faz uma prova dentro das possibilidades do carro e se contenta com um pódio — o 25º em sua carreira, agora o homem com mais pódios desde que pisou o pé na F1, ao lado de Kimi — faz uma prova pífia…

    E agora, 250 pontos em 50 corridas. Not bad.

    Publicado por Leandro Magno | 04/10/2009, 8:55 pm
  13. Ridson, também acho que Button não cometará erros. Mas o rendimento da Brawn/Button pode ocasionar isso.
    Só levantei a questão da semelhança pela pontuação faltando 3 corridas. ;)

    Publicado por KBK | 04/10/2009, 11:55 pm
  14. “…Schumacher tedioso…” .
    Que falta de memória Becken. Basta ver algumas provas do Red Baron na chuva para deitar esse seu argumento por terra.
    E o recorde dele em Suzuka no minuto vinte e oito qualquer coisa, se mantém.
    Todo o mundo tem favorito, mas esse argumentário é no mínimo irracional.
    O que você pode dizer é que o Michael Schummacher ficou tempo suficiente na F1 para passar daquele miúdo temerário que levava repreensão do Senna ( que também tinha um ego tão grande quanto seu talento) para um piloto altamente profissional e eficaz que levou 7 campeonatos para casa. Mais, foi o piloto que mais fez pela Ferrari em termos de desenvolvimento do carro. Mas esses…já eram outros tempos.
    Se Hammilton continuar na F1 ele vai-se tornar no mesmo tipo de pessoa, como o Alonso, se quiser vencer campeonatos.
    Quanto ao Ferrari e ao Fusca (eu tive 3 fuscas) é confrangedor ver que o Ferrari nem sequer consegue colar no carro da frente para usar o KERS. Esse binómio carro/motor não nasceu bem. Esperemos que na próxima época o Ferrari melhore, mas eu vou estar torcendo pelo Kimi se ele por acaso continuar.
    A F1 actual é mesmo tediosa isso sim. Mas é o esporte em si tal como está configurado com essas regras e não os seus pilotos. Na verdade a F1 com esses regulamentos parece um troféu monomarca em que quem sai na frente quase sempre ganha a corrida.

    Publicado por Ernesto Sousa | 05/10/2009, 6:55 am
  15. Agora é com Button.
    O campeonato está nas mãos dele e se perder será por sua única e exclusiva culpa. Diferentemente de seu companheiro de equipe, não vai poder chorar as pitangas e culpar Deus e mundo não. Campeão que é campeão faz a sua história.
    Vamos liquidar essa fatura em Interlagos meu caro Button, já era pra ontem isso!

    O mais interessante será ver a disputa pelo vice. Barrichello precisa apoiar e muito sua equipe pra poder realizar aquele seu sonho que está mais tangível no momento: vencer em Interlagos. Não gostaria que ele encerasse sua carreira sem superar essa que deve ser uma frustração doída pra ele. O carro da Brawn oscila bastante, ele precisa agora mostrar o tal talento genuíno de acertador.

    Adoro GP do Brasil, a atmosfera é bacana. Ver a movimentação dia a dia no circuito, os programas da Globo que sempre relegam 1 minuto pra F-1 fazendo cobertura integral, as previsões de desfechos dos campeonatos, tudo isso vai gerando em mim uma ansiedade boa. Que venham fortes emoções!

    Publicado por Carlos T. | 05/10/2009, 5:23 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: