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Amanhã, Renault anuncia Kubica

IMAGEM: Renault/Divulgação robret at renault(DE VOLTA À RENAULT: o polonês volta agora como o númeropara para a ex-equipe do seu amigão, Fernando)

Segundo o competente jornalista da Autosport, Jonathan Noble, Robert Kubica será anunciado como o novo piloto da Renault às seis da manhã dessa terça-feira do Brasil.

Claro, o acerto não é segredo depois de Galvão Bueno contá-lo aos quatro ventos durante a transmissão do GP do Japão no último final de semana, mas é interessante que Robert tenha espertamente resistido aos poderosos Iens/dólares oferecidos pela Toyota, que o cortejou publicamente nos últimos dias.

Apesar do momento miserável que vive a Renault diante do caso Nelsinhogate, Kubica sabe que a equipe ainda carrega aquela mentalidade vencedora de 2005 e 2006, além de ter exata noção de que não são apenas vastos recursos que tornam uma equipe vencedora, mas sim a forma como esses mesmos recursos são gerenciados. Nesse ponto, a Renault é a exata inversão da Toyota.

O casamento entre Robert e a Renault, portanto, será uma união perfeita, mantendo a equipe com um piloto poderoso e líder natural em suas linhas  — e Kubica finalmente tendo toda a atenção que a BMW lhe foi incapaz de oferecer nesses últimos três anos.

Resta saber em quem a equipe apostará como companheiro do polonês. Lucas di Grassi tem a minha torcida pessoal. Admiro muitíssimo o trabalhador talentoso, incansável e competente que é Lucas. Ele seria o encaixe perfeito na equipe, com sua extensa experiência como piloto de testes e habilidade como acertador de carros.

Como vimos na GP2, Romain Grosjean tem real potencial, mas a quantidade de incidentes em que tem se metido em sua curta jornada na F1, estão prejudicando a percepção que a equipe teria de seu real valor.

Amanhã, então, cai o segundo dominó depois do anúncio de Alonso na Ferrari.

Discussão

43 comentários sobre “Amanhã, Renault anuncia Kubica

  1. Esta é uma temporada interessantissima para termos o volume de trocas que ocorrerá no mercado: o status quo foi tão bagunçado que a verdade é que todo movimento de pilotos no momento é uma grande aposta. Desconfio que se a BMW ficasse, ele teria feito a opção comoda como o Vettel e ficado onde estava.

    O Saward cravou que Grosjean não fica, o que não surprende já que soma-se o desempenho fraco, o desejo da Renault em se afastar da imagem do Briatore. A Renault provavelmente a melhor opção do Di Grassi, mas vale lembrar que a equipe teve dificuldades como novatos nos ultimos 3 anos e tem muita gente disponivel no mercado como a dupla da Toyota.

    Publicado por Filipe Furtado | 05/10/2009, 11:14 pm
  2. Torço para q o Kova volte tb e abra uma vaga na McLaren.
    Qq um é melhor q aquele cara. É gente boa, mas muito ruinzinho como piloto.
    Acho q a Mclaren tá insistindo q ele tem chances pq estão de olho no 3º lugar do campeonato de construtores.
    Se picarem o pé na bunda dele agora, ele vai ficar pior ainda(se é q é possível).
    Devem anunciar o Kimi só depois de Abu Dhabi.
    Tô desconfiado q fizeram um acordo com o Kimi, no seguintes termos:
    – Olha, Kimi, se vc for continuar na F1 a prioridade é nossa, ok?
    Se o finlandês campeão do mundo resolver pular fora da F1, ficam com o finlandês meia roda mesmo.
    Agora, tô de olho no Nasr. Esse moleque promete…

    Publicado por Leandro Magno | 05/10/2009, 11:15 pm
  3. Becken, não encontrei lugar melhor pra postar sobre isso, então vai aqui mesmo.

    Eu, como carioca, fico revoltado com a história já bem conhecida por todos do caso Pan 2007 x Autódromo de Jacarepaguá. Sendo que agora que “ganhamos” as olimpiadas 2016, querem destruir de vez o autódromo e construir outro. DUVIDO muito que cumpram com a promessa, e pra me deixar mais revoltado ainda, leio a seguinte notícia, em que o ex-prefeito que DESTRUIU o autódromo diz que a prioridade pro “Rio 2016” é a construção do autódromo novo.

    reportagem: http://esporte.ig.com.br/grandepremio/outrascategorias/outras/2009/10/05/cesar+maia+pede+que+novo+autodromo+seja+primeira+obra+do+rio+2016+8744990.html

    É MUITA CARA DE PAU!!! Pergunto se não há possibilidade de vc escrever um post a respeito do tema até pra esclarecer a todos que não são da cidade/estado do Rio de Janeiro sobre o que se passa por aqui, e pelo descaso que o automobilismo é tratado aqui. Não sou contra as olimpíadas, mas não tem como acreditar em promessa de político. Ainda mais depois do Pan…

    Vlw e desculpa o tamanho do post rs…

    Publicado por Alan McLaren | 05/10/2009, 11:49 pm
  4. Tenho certa dúvida quanto à capacidade de reação da Renault em voltar a ser um time de ponta, e temo que Robert Kubica se transforme, pouco a pouco, em um daqueles pilotos fantásticos que vemos surgir e desaparecer sem cumprir o que prometia alcançar. No caso do polonês, seria um ponto de vista mais por estar no lugar errado e na hora errada do que por falta de talento, algo que ele tem de sobra.

    É fato que se tivermos Massa/Alonso e Hamilton/Raikkonen em 2010, ver Kubica levando a Renault à disputa pelo título seria algo inesquecível. Mas repito: ainda duvido do poder de reação da equipe francesa.

    – Iriam os motores Renault para a Williams? Seria Romain Grosjean o novo Nakajima da equipe inglesa? A ver.

    Publicado por Hugo Becker | 06/10/2009, 12:47 am
  5. Opiniões bem diferentes sobre o polonês, Becken: http://splash-and-go.blogspot.com/2009/10/2010-previsoes-parte-2.html

    Publicado por Daniel Gomes | 06/10/2009, 1:42 am
  6. Becken, tem o Kova na disputa pra segundão. Torço pro Di Grassi, mas não na Renault. Esse negócio de segundo piloto não dá certo, a não ser em casos excepcionais como o Massa, que entrou na hora certa (quando o alemão já estava aposentando).

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/10/2009, 8:14 am
  7. Nada de anúncio e não haverá anúncio ?

    Tem muitas pontas ainda a se juntar na Renault para ela ter sua dupla de pilotos em 2010, e não pelo fato de dinheiro ou se vai sair da categoria.

    Não parece ser unanime que a equipe iria revelar sua dupla hoje, e ainda é muito prematuro, visto que grandes pilotos ainda estão no mercado, e aparentemente sem destino, talvez após o Brasil seja a hora mais adequada, já que até muitas coisas estarão consolidadas.

    O que não esta certo e porque não acho que haverá anúncio hoje.

    A começar pelo Button, ainda sem contrato e sem carro pra 2010, dizem que pede os tubos pra ficar, e o Ross não está muito feliz, Kubica e Rosberg ?

    Toyota oferece ao Kubica 50% da montadora ao polonês e mais um corolla.

    Mclaren ainda não definiu quem será seu outro piloto, sendo assim temos Kimi pulilando como criança, quem der mais carro e mais grana ele tá dentro, e entre Kimi e Kubica, se sou da Renault nem pestanejo, é Finlandia na cabeça.

    Ou seja, temos 7 vagas com grana e possibilidades de carros bons, temos 3 pilotos chaves para o mercado ainda sem contrato, não seria prematuro um anúncio por agora ?

    Publicado por Claudemir Freire | 06/10/2009, 8:48 am
  8. Ah, posso estar errado e os caras anunciarem hoje.

    Mas um sintoma de que não deve acontecer é que o Lucas di Grassi já esta no Brasil, e a depender do 1º piloto ele deve ser o 2º, porque como disseram acima, a Renault não deve querer nada com a briatoriada.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/10/2009, 8:54 am
  9. Bem, se Kimi ficar na F1 vai ser na McLaren. Por que? Por causa da declaração do finlandês de que só fica na categoria se for em um carro vencedor. Ora, a única opção segura disto, além da Ferrari, é a McLaren. Brawn? Bom campeonato neste ano, mas um futuro ainda duvidoso.

    Aí sobra o “resto”. Há boas opções no mercado, de fato. Equipes decentes, no entanto, são poucas. Button deve baixar a bola logo, pois se fosse um piloto de ponta mesmo já teria liquidado a fatura há tempos. A outra vaga deve ser de Rosberg, pra felicidade da Mercedes. Logo, Brawn fechada.

    Então, restam vagas na Toyota, que deve ter um japonês em um dos cockipits, e Renault. Ora, em quem você apostaria? Nos japoneses sem rumo ou em uma equipe sem muita grana mas com o mínimo de experiência em vitórias? Olhando assim, não tem muitas opções mesmo pro Kubica…

    Agora uma coisa é certa: tem muito piloto pra poucos cockipits competitivos. Alguns pilotos já perto da aposentadoria devem optar pelas equipes de competência duvidosa que entrarão, disputando espaço com novatos, veteranos em retorno (lista grande: Wurz, Klien, De La Rosa, Davidson, Sato…) e pilotos pagantes. Nesta lista: Trulli, Heidfeld, Fisichella (Ferrari o liberou para isso) fazem parte da lista. Curiosamente Barrichello, o velho Rubens, mais veterano de todos, está bem cotado para Williams e, dificilmente, Brawn. Curioso é o caso do Glock. Jovem, bom piloto, e correndo o risco de pegar em bomba. Talvez ainda sobre uma vaga na Toyota.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/10/2009, 9:01 am
  10. Sinceramente…Kubica poderia dar ânimo novo para a Toyota e eles assim conseguirem finalmente o que esperavam fazer. Renault me parece um barco furado para agora…quem sabe 2011…se sobrevivesse.

    Convido a todos a se puderem, lerem isso aqui:
    http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/10/probabilidades-possibilidades-e.html

    estiquei a baladeira(?) e aliei História e F1 de maneira impressionante ;D

    reflexões sobre escrita historiográfica e especulação do mercado de pilotos para 2010

    Publicado por Ridson | 06/10/2009, 9:06 am
  11. E o DiGrassi, Será que sobra uma pontinha pra ele? Ele não é pagante. Um bom piloto, talvez a Renault opte por ele mesmo.

    Eu não colocaria o Grosjean fora da parada, afinal de contas ele tem um bom potencial publicitário, e as equipes novas estão sedentas por grana. E ele saiu da GP2 agora, toparia pagar pra andar.

    Eu ainda não tiro fora também o Piquet. Como ainda acho que todos os detalhes da história não foram revelados, começo a imaginar se ele também não teria chance pro ano que vem. Ele até citou a Toro Rosso, e não faria isso à toa.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 06/10/2009, 9:24 am
  12. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Não entendo como tem tanta gente simpatizando com o Kovalento…o cara não fez nada na Renault, ‘cavou’ um lugar na McLaren…o Hamilton tem ganhado corridas e andado nas pontas, com o mesmo carro, e o cara NADA!!!
    Lembrando que ele foi categoricamente defenestrado da Renault, por absoluta falta de talento, além de ser piloto do Briatore. Como é que a Renault pretenderia chama-lo outra vez? Não acredito nisso, de jeito nenhum.
    Em Lucas Di Grassi, muito menos…como já falaram anteriormente, acho que o melhor seria procurar nos demitidos da Toyota alguém pra equipe. Tirando o Trulli, que também foi defenestrado da Renault, sobra o Glock, que tem feito, ele sim, um ótimo trabalho…

    Publicado por Edgard | 06/10/2009, 9:31 am
  13. Com um grid de 26 carros, era a hora da FIA mudar esse sistema de pontuação.
    Em minha opinião o ideal seria:
    1-30
    2-24
    3-20
    4-18
    5-16
    6-14
    7-12
    8-10
    9-8
    10-6
    11-5
    12-4
    13-3
    14-2
    15-1

    É a forma que se tem pra colocar os pilotos lá do fundão pra brigar por posições e assim as câmeras da FOM poderem mostrar os patrocinadores e o talento dos novos pilotos. Ao mesmo tempo, tem se aquela valorizada da vitória q tanto se discutiu.
    Alguém sabe p q a F1 sempre teve essa política de valorizar apenas os primeiros colocados?

    Publicado por Leandro Magno | 06/10/2009, 9:40 am
  14. Edgard, se a Renault optar por Kubica pode sobrar uma vaga pra outro piloto com sálario razoável, agora se a opção for cara ao estilo Kimi, eles devem optar por um piloto barato nesse caso di Grassi, porque o Grosjean tem salário e pelo desempenho não esta merecendo nem um clio como pagamento anual.

    Vitor, o pessoal não simpatiza com o Kova, e sim leêm em algum lugar que ele esta no pareo pela vaga e acabam escrevendo aqui, acho muito dificil, ele pode ir pra uma novata ou na melhor opção para a Toyota, se essa achar um piloto de ponta e não colocar nenhum japa na vaga.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/10/2009, 9:46 am
  15. Leandro a F1 não é Nascar, essas pontuações nunca trazem a verdade de um campeonato, e sim mascaram os que ficam no meio da tabela.

    A proposta da FOTA de 12,9,6…., é a mais plausível, porém, deixa como está, por favor.

    Sobre a pontuação, a F1 usa um sistema simples onde todos entendem quem são os carros bons os pilotos que são competentes, não premiam equipes ruins por causa de acidentes ou quebras das melhores.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/10/2009, 9:51 am
  16. Não concordo, Claudemir.
    Um piloto como o Alonso, por exemplo, q largar na 1ª fila e quebrar o bico na disputa da 1ª curva e tiver q ir aos boxes e trocar o bico, vai cair pro fundão e aí ultrapassar 18 carros para se chegar num pontinho é quase impossível. Qual será a provável decisão da equipe? Recolhe e economize o motor e câmbio. Motor, aliás, que se não aumentarem o número em 2010, vai dar muito problema, pois puxar carros com mais de 750Kg, um pedaço da corrida, vai exigir q os pilotos usem marchas mais pesadas no início da corrida.
    Não concordo q mascare os resultados. Da mesma forma q acontece hj, as grandes equipes somarão a maior parte dos pontos. Veja q esse ano, até a STR e a FI tem pontos da mesma forma.
    Sugeri dar pontos pros 15 primeiros e não pro grid inteiro. 11 carros não vão pontuar e esses devem ser os carros mais quebra-quebra de sempre.

    Publicado por Leandro Magno | 06/10/2009, 10:03 am
  17. Claudemir, a especulação sobre o Kova na Renault surgiu porque o finlandês foi visto saindo de um motorhome da Renault. Com o blablablá do padock sobre o retorno de Kimi à McLaren, depois de muitas especulaçõs sobre o Rosberg, deixaram claro que a saída do testudo é algo praticamente consumado. Faz um certo sentido seu retorno.

    Kubica na Renault seria o primeiro piloto, isso todos sabem. Kova, ex-piloto do programa de desenvolvimento da montadora, fez um começo de temporada desastroso em 2007; entretanto, e muitos esquecem disso, superou Fisichella ao final do ano. Ele não foi “expulso” da Renault, como andam dizendo por aí; Briatore, apesar de ser um f.d.p., com sua visão unicamente merdadológica em relação aos seus pilotos, valorizou o finlandês na segunda metade daquele ano.

    Sua temporada na McLaren tem sido pífia, é verdade, mas Kovalainen é um piloto com experiência de test driver e a atual F1, com regulamento bastante restritivo aos testes, prioriza a experiência, o que é uma grande dificuldade para novos pilotos. Some-se isso ao fato da Renault viver uma reestruturação. O orçamento vai ser bem apertado, o que em outras palavras quer dizer que eles não vão estar dispostos a fzer muitas experiências. uma dupla experiente vem bem a calhar.

    A única chance do Di Grassi, ao meu ver, é que se confirme uma substituição do Grosjean em uma das últimas corridas deste ano e ele se dê bem de cara, algo bem difícil, mas não impossível.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/10/2009, 10:17 am
  18. O post do Daniel sobre o Kubica:

    Robert Kubica é um dos pilotos mais superestimados do grid na opinião do Splash-and-go. Depois de sua circunstancial vitória em 2008, o polonês nada fez para justificar o oba-oba em torno de si mesmo.

    Mesmo que a BMW tenha entrado em processo de queda livre ano passado, Kubica tem demonstrado ser um piloto afoito e geralmente pouco confiável.

    Este ano se envolveu em vários incidentes em corrida e tem sido invariavelmente batido por seu companheiro super discreto Nick Heidfeld, tanto em classificação como em corrida, além de ter marcado menos pontos.

    Por essa razão é difícil entender todo o frisson que se causa quando se fala em Kubica. Mas como há gosto para tudo, a Renault acredita que o piloto será a solução de seus problemas.

    Este blog acredita que não, e acredita ainda que ano que vem Kubica não fará nada diferente do que fez este ano, mesmo porque dificilmente a Renault vai produzir um carro tão bom quanto acha que pode.

    Publicado por Becken Lima | 06/10/2009, 10:26 am
  19. Concordo com o Claudemir, minha preferencia seria pelo 12-8-6-5-4-3-2-1, com a vitória bem valorizada, igual aos tempos do 10-6 antes da era Schumi. Quanto ao Kova é realmente um piloto muito fraco pra estar já a dois anos na McLaren e ainda ser cotado pra renovação caso não se concretize o Kimi, apesar dos seus 22 pts. A Toyota esse ano, alternou ótimos e pífios desempenhos, mas essa foi a tônica da temporada, com esse regulamento maluco, não teve um carro absoluto em todos os circuitos. A Brawn, depois do começo inacreditável, hj parece ser a 3º ou 4º força. Bendita gordura acumulada, deve pensar Ross Brawn.

    Publicado por Alex-Ctba | 06/10/2009, 10:28 am
  20. Agora uma coisa é certa: tem muito piloto pra poucos cockipits competitivos.

    Falo um pouco disto, numa conexão com o Kubica, no meu blog, além é claro, dos meus pensamentos sobre a ida do Robert pra Renault.
    http://grandprixnobrasil.wordpress.com/2009/10/01/kubica-mais-um-talento-desperdicado/

    Abraço a todos.

    Publicado por Guilherme | 06/10/2009, 10:39 am
  21. Opiniões bem divergentes a do Guilherme e do Daniel. Pra mim Kubica é sim um real talento. Como um “cavalo paraguaio” poderia ter disputado o título de 2008 apenas com uma “vitória circunstancial” (e não deixou de ser), mesmo com um carro nitidamente inferior aos outros postulantes? Além do mais, é dificil cobrar algo de qualquer piloto com a bomba que é a BMW de 2009, sem falar do balde de água fria que foi o anúncio do término da equipe.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/10/2009, 10:51 am
  22. Trechos do post do Guilherme:

    Veio 2008, e com ele a meta de obter a primeira vitória para a equipe. Logo na primeira corrida, Robert dá uma demonstração do potencial da equipe ao marcar o segundo tempo na classificação, perdendo a pole apenas por um erro na curva 6 durante sua volta rápida. A força da equipe provou não ser apenas um one-off, com resultados sólidos e regulares, além da pole position de Robert no GP do Bahrein.

    No GP do Canadá, palco do horrível acidente que sofrera um ano antes, Kubica consegue o marco de ser o primeiro vencedor de um Grande Prêmio pelo seu país, tão obscuro no automobilismo. Claro, com uma “pequena” ajuda da barbeiragem de Lewis Hamilton e da troca de posições com seu companheiro de equipe, mas ele pilotou no limite, e como recompensa passou a liderar o campeonato. A meta do ano estava cumprida, e o próximo degrau era, obviamente, o título mundial.

    Mas, apesar dos inúmeros pedidos de Robert, sua equipe desviou totalmente a atenção para o carro de 2009, abandonando uma campanha que, apesar de difícil, estava longe de ser impossível. O carro da BMW começou a perder rendimento para suas rivais diretas e no final do campeonato até a Renault estava à frente dos bávaros. Aí começaram os primeiros atritos com o time…

    O ano de 2009 trouxe a missão de ganhar o título mundial. Todos acreditavam que o F1.09 seria um dos carros a ser batido, devido à seu tempo de desenvolvimento. Isso até parecia se confirmar na primeira corrida, onde Kubica acabou se chocando com Vettel na briga pela segunda posição. Porém o que se viu depois foi uma verdadeira vergonha: o carro foi um fracasso.blockquote>

    Publicado por Becken Lima | 06/10/2009, 10:59 am
  23. Vitor, sensato seu comentário, mas o que eu disse é que Kubica é SUPERESTIMADO. Ou seja, falam que ele é melhor do que ele realmente é.

    Ele fez uma boa temporada em 2008, mas não o vejo mais rápido (e tampouco menos afoito) do que Adrian Sutil este ano, por exemplo.

    E o fato de estar sendo batido por Heidfeld diz muito sobre a capacidade de Kubica de desenvolver carros ruins e lidar com situações adversas.

    Fora isso, existe o lado subjetivo, em que eu simplesmente não vou com a cara dele. Mas isso não faz parte do meu palpite sobre ele ano que vem.

    Ano que vem será um ano interessante de se ver, mas eu acredito que Kubica não vá fazer nada mesmo e que, se bobear, seu novo companheiro (Kova, no meu palipite) vai ser osso duro de roer pra ele.

    A ver!

    Publicado por Daniel Gomes | 06/10/2009, 11:55 am
  24. Martin Whitmarsh sobre Kimi:

    Q: You were reported as saying that McLaren wouldn’t have any problems with Kimi Raikkonen coming back. What exactly does that mean?
    MW: Kimi is a fantastic driver, and I like him and know him well. He was with the team for five years. He is quick, he is committed and I think he probably would be very committed to beating Ferrari in the future – knowing him. All these are attractive things with Kimi. He is not political. He is absolutely straightforward – what you see is what you get with Kimi. And on top of that everyone knows that he is a winning driver. I think he has been underestimated technically. He is a very good racing driver and I think he would fit well in this team, if we choose to go down that route.

    Eu imagino que o Raikkonen deva estar pedindo horrores — ele é duro na queda uando o assunto e grana — e a McLaren está consultando o contador, mas a opinião do Martin deve ser a avaliação do PORQUÊ Kimi seria um par perfeito para Lewis…

    Publicado por Becken Lima | 06/10/2009, 11:59 am
  25. No final da dança das cadeiras, vai ser o q todo mundo espera: Massa/Alonso X Lewis/Kimi. Todos querem ver esse duelo. Ferrari e McLaren q tratem de providenciar carros competitivos pra essas feras…

    Publicado por Alex-Ctba | 06/10/2009, 12:08 pm
  26. O bom do título desse post (“Amanhã, Renault anuncia Kubica) é que esse “amanhã…” pode estender-se indefinidamente porque tá dificil de a coisa acontecer… rsrsrsr

    Publicado por Becken Lima | 06/10/2009, 12:46 pm
  27. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    Eu não me surpreenderia se o Kimi aparecesse na Toyota…nesse caso, apostaria no ROsberg na McLaren, pois o Kovalento não vai a lugar nenhum…mesmo com a tal da experiência que dizem que ele tem (e eu não vejo assim, pois ele beira a mediocridade) ele não vai ter muita vez, não.
    Especulações a parte, vamos ver no que vai dar tudo isso…

    Publicado por Edgard | 06/10/2009, 12:48 pm
  28. Vamos a alguns fatos que podem dar uma luz aqui no blog, em meio as trevas da dúvida.

    Lembro que alguém comentou sabiamente, que a ida do Alonso a Ferrari via Santander, e a renovação do patrocínio com a Mclaren era um claro indício que o banco estaria bancando a saída do Kimi e o colocando na equipe de Woking por uma barganha na metade do preço, basta a equipe preencher o contrato.
    Isso foi de uma sagacidade tamanha, quem levantou esse comentário, eu não lembro, mais fio muito feliz.

    Hamilton – Kimi.

    A Toyota ofereceu nesse fim de semana 50% das ações da montadora e um corolla para o Kubica, e o narigudo recuou e esta pensando, mas imagino que deva ir para a Renault, se não fosse essa módica quantia ele já teria fechado, mas o Daniele Morelli esta usando sua calculadora nesse exato momento.

    Renault.

    Kubica – e quem correr quase de graça.

    Na Brawn a coisa anda muito calada, isso porque Button esta pedindo aumento de sálario, coisa pouca, 25 mi de euros, ele é Alonso, Kimi ou Schumacher?
    Por esse motivo ainda não foi batido o martelo e estão segurando o Rubens para 2010, se ele aceitar receber um bocadinho menos o Rubens esta fora, indo para a Williams. Mas aí entra a Toyota que oferece 60% das ações e um Camry, que pode levar o interessiero Button para Colonia.

    Brawn.

    Roberg – e quem aceitar menos para correr (Rubens deve estar sonhando).

    Toyota por fim, tirou a impressão de ia se picar e vem com tudo para finalmente ter um piloto de ponta, basta ver quem vai aceitar os seus ienes.

    Sobre o Lucas di Grassi, acho que ele tem muita chance de correr na F1, mas apenas em uma equipe a Renault, nas demais ele não tem chance, o que é uma pena por ele ser um cara merecedor de uma vaga.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/10/2009, 2:21 pm
  29. Daniel, entendi sua avaliação sobre o Kubica e a respeito. mas lanço uma provocação (no bom sentido, claro): Heidfeld não é um piloto subestimado?

    Posso estar errado e o Kubica não ser tudo isso que se pensa, mas Kovalainen ser um osso duro? Nem pro Nakajima! :p

    Publicado por Vitor, o de Recife | 06/10/2009, 2:25 pm
  30. Segundo Jonathan Noble, o anúncio foi atrasado para o final do dia ou para amanhã:

    There are suggestions that the Renault-Kubica announcement has been delayed for unspecified reasons. It may be later today or even tomorrow

    LINK: http://twitter.com/NobleF1/status/4651383427

    Publicado por Becken Lima | 06/10/2009, 2:46 pm
  31. Kimi deve estar tb fazendo suas contas pq parece q seu acordo com a Ferrari envolve prêmios caso ele consiga vitórias em 2010:
    – Ir pra Mclaren e ganhar corridas, só se o Hamilton fizer cagada e jogar a vitória no meu colo.
    – Ir pra Toyota e ganhar corridas, só se os engenheiros japoneses fizerem cagada e construírem um carro fora de série.
    Ele deve estar calculando o q é mais provável de acontecer.
    No anúncio do Alonso, disseram q acontecimentos recentes tinham antecipado a chegada do espanhol. Não tenho dúvida, Claudemir, q esses acontecimentos tenham sido a soma da chegada do Santander a Maranello e o início do rompimento da Mclaren com a Mercedes( n havendo mais necessidade de um alemão em Woking) o q abriu as portas pra volta do Kimi. A propósito, foi eu quem especulei sobre o tema q vc citou no seu comentário. Na ocasião, esqueci de dizer q o veto da Mclaren ao fornecimento de motores a RBR tenha sido mais um fator q deixaram os alemães putos com os ingleses.
    Além disso, não creio q a Toyota esteja oferecendo rios de dinheiro pra alguém, pois o mundo mudou desde o ano passado, outrossim, os japoneses não iriam enfiar um monte de grana sabendo q podem sair depois de 2012.
    Acho q já devem ter um orçamento aprovado para salários de pilotos. Tô desconfiado q pode pintar o Koba( a preço de banana) e mais um q vai receber uns 90% do orçamento aprovado.
    Essa grana n deve ser isso tudo, pois carro por carro, a Renault está bem atrás da Toyota no mundial de construtores com menos da metade dos pontos.
    Portanto, Kubica decidiu ficar com a Renault pq estará mais em casa, pois salário por salário, as propostas devem ter sido parecidas.

    Publicado por Leandro Magno | 06/10/2009, 4:01 pm
  32. Eu acho que o Daniel tem certa razão de que o Kubica até hoje não justifica todo o hype. Vale lrmbrar que nos 3 anos e 1/3 que correram juntos o Heidfeld somou mais pontos do que ele e só eu, Becken e Clive Allen somos fãs do cara.

    Agora sobre o mercado as coisas me parecem caminhar para o seguinte:
    McLaren: Lewis/Kimi
    Brawn: Rosberg/Button (Rubens se o Button não chegar num acerto financeiro e não eu não acredito que a equipe troque os dois pilotos, Ross não é burro e só se troca a dupla toda numa emergencia ou em equipes burras como a Toyota).
    Williams: Rubens/Hulkenberg (se Rubens conseguir ficar na Brawn imagino que o plano B seja Heidfeld).
    Renault: Kubica/??? (o outro piloto pode ser quase qualquer um mesmo, discordo do Claudemir a equipe não vai forçar a barra para ter um piloto que corra por centavos, a equipe é pão dura mas o Kubica deve custar um terço do salario do Alonso portanto a equipe certamente pode engolir o tipo de salario que a dupla da Toyota, Heidfeld, Rubens, Kova etc pediriam).
    Toyota: Me parece a equipe mais dificil de ler, mas é quase certamente aonde o Button vai parar se não fechar na Brawn.

    Publicado por Filipe Furtado | 06/10/2009, 4:25 pm
  33. “Vale lrmbrar que nos 3 anos e 1/3 que correram juntos o Heidfeld somou mais pontos do que ele e só eu, Becken e Clive Allen somos fãs do cara.”

    Você está falando do Kubica ou do Heidfeld? se for do Kubica, acrescente o Galvão na lista de fãs rsss, se for do segundo, realmente, carisma não é o forte do alemão, em compensação regularidade…

    Publicado por Alex-Ctba | 06/10/2009, 4:42 pm
  34. Uma pergunta que fica martelando na minha cabeça é a seguinte: será que o interesse primário do Rubinho é permanecer na Brawn? Será que ele acredita na Brawn competitiva em 2010?

    Eu não acho que ele quer voltar pra uma Honda da vida. Três anos foram suficientes para sofrer…

    E agora? Fico pensando quais são suas ambições.

    Publicado por Daniel Gomes | 06/10/2009, 4:52 pm
  35. Uma delas é atingir e ultrapassar a marca de 300 GPs com certeza…

    Publicado por Alex-Ctba | 06/10/2009, 4:56 pm
  36. Olha, o Heidfeld não é subestimado. Ele simplesmente não é assunto, apenas isso.

    E isso quer dizer que ele não se destaca. Tava dando uma olhada nos recordes do alemão e são interessantes, para não dizer constrangedores…

    – piloto que mais marcou pontos na F1 sem vencer uma corrida
    – piloto que mais subiu ao pódio sem vencer uma corrida
    – piloto com mais segundos lugares sem vencer uma corrida.
    – piloto com maior número de corridas completadas de forma consecutiva

    Se vencer, baterá o recorde de Mark Webber como piloto que mais correu antes de sua primeira vitória.

    Estes recordes dificilmente tornam Heidfeld assunto nas rodas de F1, para não dizer que ele fica na verdade muito mal falado.

    Na verdade, Heidfeld é o típico “journeyman” da F1, longa carreira, confiável, mas simplesmente não tem pinta de campeão.

    Com certeza é um excelente piloto, mas é o tal “best of the rest”, ao lado de Webber, Button, Barrichello, Kubica…

    Publicado por Daniel Gomes | 06/10/2009, 5:08 pm
  37. …o Button já tá quase trocando de turma…

    Publicado por Alex-Ctba | 06/10/2009, 5:13 pm
  38. Alex, do Heidfeld.

    Publicado por Filipe Furtado | 06/10/2009, 5:14 pm
  39. Sim Alex, ele esta trocando de turma

    Hill, Villenueve, Rosberg, etc…

    Do campeãos mais sem graça da F1.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/10/2009, 5:32 pm
  40. hahhahaha é vero…

    Publicado por Alex-Ctba | 06/10/2009, 5:37 pm
  41. Nada, nadinha ?

    Depois dizem que dinheiro não compra o piloto, ops, felicidade.

    Publicado por Claudemir Freire | 07/10/2009, 8:17 am
  42. Bem, demorou, mas agora foi.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/79319

    Publicado por Vitor, o de Recife | 07/10/2009, 9:32 am
  43. Como diria o Macacao Simão, hoje, só amanhã.

    E pela primeira vez na vida, o amanhã chegou! Hehe!

    Publicado por Daniel Gomes | 07/10/2009, 12:25 pm

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