//
você está lendo...
ARTIGOS

Cerveja Itaipava patrocina Brawn GP no Brasil, mas não utiliza imagem de Rubens Barrichello na campanha publicitária

IMAGEM: F1Around brawnad(JENSON BUTTON ilustrando o anúncio da Itaipava)

A Multi Solution, agência da marca de cervejas Itaipava, veiculou na contracapa da revista Época São Paulo de Outubro, a primeira peça que faz parte da campanha de patrocínio à Brawn GP para o Grande Prêmio do Brasil.

Além de alertar para os perigos de não se misturar bebida e volante, o anúncio tenta reforçar para o mercado similaridades entre as duas companhias, ambas jovens e ambiciosas no embate com marcas tradicionais e bem estabelecidas.

Visualmente, a campanha centra atenção no carro e há a previsão de que os capacetes dos pilotos levem a marca da cerveja, além de peças publicitárias complementares, como selo conceito, hotsite e kit trade (adesivo, banner, card com autógrafo dos pilotos).

Mas o mais curioso nessas primeiras peças é verificar o piloto escolhido para estar a bordo do BGP 001 nos anúncios: o “inglês” Jenson Button e não o “brasileiro” Rubens Barrichello.

Há quatro opções para que a cervejaria não utilize a imagem de Rubens na campanha:

  • A) Um simples equívoco de ambas a agência e seu cliente (eu duvido!);
  • B) A Cervejaria não deseja atrelar sua marca ao estigma de “segundão” e “loser” de Barrichello, tão equivocadamente cultuado aqui no Brasil;
  • C) Rubens exigiu um extra pelos direitos de imagem no Brasil;
  • D) Rubens simplesmente não deseja que a sua imagem de esportista seja atrelada à bebida.

Não há ninguém na agência hoje para responder, então você fica à vontade para escolher uma das alternativas acima.

Anúncios

Discussão

32 comentários sobre “Cerveja Itaipava patrocina Brawn GP no Brasil, mas não utiliza imagem de Rubens Barrichello na campanha publicitária

  1. Letra B.

    Publicado por Galkadesh | 10/10/2009, 1:43 pm
  2. Becken,

    Faltou a opcao de a Cervejaria fazer uma aposta mais segura no piloto com mais chance de ser campeao e soh ter ganhado 6 corridas no ano.

    Pelo que eu entendi o Barrichello fez a ponte entre a Itaipava e o Nick Fry e derepente pode ter pedido uma grana a mais sim por que nao.

    Tambem nao vimos todo o material promocional e derepente podemos ter uma surpresa com o carro 23….

    qtas vezes vc nao foi ao Gp do Brasil e viu as fotos dos carros em destaque com seus segundo piloto por um equivoco honesto nos livrinhos promocionais do evento ?

    eu particularmente vi varios…

    Mas quem sabe nao eh ?

    Talvez eles achem que os ingleses sao melhores e que o mundo vai acabar em 2012…pode ser … vamos procurar por mais pelos em ovos antes do GP Brasil F1 2009 por que nao ?

    Publicado por Fernando | 10/10/2009, 2:05 pm
  3. Faltou a opcao de a Cervejaria fazer uma aposta mais segura no piloto com mais chance de ser campeao e soh ter ganhado 6 corridas no ano.

    É… pode ser. Eu vi outro anúncio e o danado do Button também está lá:

    O próprio site da cerveja abre com baner enorme ilustrado pela imagem do Jenson:

    http://www.cervejaitaipava.com.br/cervejaitaipava/flashindex.html

    Publicado por Becken Lima | 10/10/2009, 2:21 pm
  4. E) Rubens ofereceu um extra para estar a bordo do Brawn GP 001, mas disse que pagaria se vencesse a corrida. A equipe não quis correr o risco.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/10/2009, 2:51 pm
  5. Eu até entendo. Provavelmente, querem vincular a imagem da cerveja com a imagem do campeão, que provavelmente será Button e já aqui no Brasil. Faz sentido. Porém, claro, os brasileiros irão chiar, pois são incapazes de raciocinar…. afff!!!

    Publicado por Ylan Marcel | 10/10/2009, 3:33 pm
  6. Gastar a grana que o povo ta gastando pra fazer um anúncio tosco desses é fóda.

    Sorte do Barrichello que não aparece aí.

    Publicado por Weverson Mamédio | 10/10/2009, 4:40 pm
  7. Ainda bem que não bebo. Iria passar longe dessa cerveja. Bate neles, Rubinho!

    Publicado por Andy | 10/10/2009, 5:14 pm
  8. Escolheram mal.
    A melhor opção era o Raikkonen com certeza. Ha!

    Publicado por KBK | 10/10/2009, 5:16 pm
  9. Becken igual , honestamente nao entendo qual serai a estrategia da empresa , se ela esta soh atuando no Brasil e em uma soh corrida teria em teoria 2 opcoes :

    1 – apostar no titulo do Button ( e fazer o anti marketing contra um piloto brasileiro com chances de ser campeao ) em Interlagos e divulgar sua marca mundialemente mas com um efeito pontual.
    2 – apostar numa corrida monumental do Barrichello e uma exposicao gigantesca da sua marca Mundialmente mas com um resultado muito bom dentro a America do Sul ( o Barrichelo eh um piloto muito querido e bem conceituado na Argentina ).

    Mas quem sabe comoserao as campanhas como vc mesmo disse e mostrou boa parte do material de promocao esta vinculado a imagem do Button.

    Abracao

    Publicado por Fernando | 10/10/2009, 6:00 pm
  10. Excetuando-se a negativa de Rubens ou alguma exigência em torno de valores pelo uso de sua imagem, eu não vejo o PORQUÊ de a Itaipava usar a imagem do Button nos anúncios.

    Ele ainda não é campeão eo Rubens está à caça e é o vice líder do campeonato> Button não tem sequer o apelo que, por exemplo, tinha o Hamilton quando chegou para o GP do Brasil em 2007, no seu primeiro ano de F1…

    Ok, quem sabe a agência ou o Dpto. de Marketing da Itaipava acha esse insignificante blog e explica o porquê de o Button ser o piloto dos anúncios?

    Publicado por Becken Lima | 10/10/2009, 6:46 pm
  11. F) as chances matemáticas de Button pegar o campeonato são maiores, então decidiram usar a imagem dele

    Publicado por F1ALC | 10/10/2009, 7:22 pm
  12. “Equipe vencedora combina com Brawn GP.
    Que combina com Itaipava.”

    Acho que a idéia é mesmo se vincular com a imagem vencedora da Brawn, que vencerá os dois campeonatos.
    Infelizmente Rubens não tem essa imagem perante sua torcida. Por isso creio que evitaram deliberadamente associar a imagem da cerveja com o futuro tri-vice-campeão. Interessante que eles evitaram qualquer marketing acerca da brasilidade da cerveja e do Rubens.
    Melhor ficar com o Button que será campeão e é jovem.

    Publicado por Carlos T. | 10/10/2009, 7:33 pm
  13. Porque Rubens não está disputando o campeonato com Button e sim o vice-campeonato com Vettel.

    Publicado por Beatle Ed | 10/10/2009, 7:47 pm
  14. Beatle Ed,
    E olha que tá perigando.
    Se depender de o Vettel largar em 3o ou mais atrás e ultrapassar alguém, o Rubens consegue ser vice. Mas se o Vettel classificar em 1o ou 2o, adeus Rubens. Nunca mais.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/10/2009, 11:12 pm
  15. Tô falando Anselmo, o Barrichelo tá pela bola sete!
    E convenhamos, vice já é bom negócio pra ele.

    Publicado por Beatle Ed | 11/10/2009, 1:37 am
  16. Sinceramente, não me interessa em nada porque a Itaipava dá o foco ao Jenson e acho até melhor, porque cerveja não combina com automobilismo.

    Automobilismo combina com responsabilidade, coisa que o brasileiro em geral não tem quando bebe.

    Publicado por Daniel Gomes | 11/10/2009, 10:00 am
  17. Pois é, não entendo porque uma equipe de F1 pode expor propaganda de bebida alcoólica e não de cigarros.

    É no mínimo um contra-senso.

    Publicado por Beatle Ed | 11/10/2009, 11:34 am
  18. É óbvio que Barrichello não é e nunca será astro para campanhas publicitárias, só não enxerga isso quem é fã dele. Não tem carisma, é feio a dar com o pau e (apesar de ter lá sua qualidades como piloto) nunca foi protagonista na F1, sempre coadjuvante. Aliás, se olharem as peças publicitárias feitas com ele, até nelas ele sempre aparece perdendo (é até engaraçado).

    O cara levou 17 temporadas para ter uma postura de piloto vencedor (sem choradeiras, lamentações e desculpas esfarrapadas), portanto, nada mais normal do que ser rejeitado para esse tipo de material promocional.

    Outro ponto que queria destacar: Barrichello nunca chegou a disputar o título da presente temporada, ou seja, nunca foi líder ou esteve a menos do que 14 pontos de Button.

    Em síntese, esta temporada foi uma dádiva dos céus para um piloto que sempre foi mediano. Com a ajuda da Brawn, pelo menos, sairá da F1 com mais duas grandes vitórias no currículo. Os prognósticos eram muito piores para ele, devia agradecer a sorte e sair de fininho e por cima, mas não, como nunca teve desconfiômetro, vai correr na Willians para ficar novamente do meio para o fundo do Grid. Bom, é o que ele gosta de fazer, então que seja feliz, mas pelo amor de Deus, parem de viajar na maionese de que ele algum dia tenha sido um grande piloto.

    Publicado por Cassius Clay regazzoni | 11/10/2009, 3:31 pm
  19. Foi exatamente o que eu disse Cassius, o vice-campeonato pro Barrichelo é ótimo negócio. Se oVettel não o ultrapassar…

    Depois do constrangedor final de temporada no ano passado ainda teve a chance de recuperar um pouco da reputação e prorrogar o seu único recorde em 17 anos de F1: Tempo de serviço.

    Devia ganhar uma medalha de operário padrão.

    Publicado por Beatle Ed | 12/10/2009, 2:25 am
  20. Cassius->

    Eu falei isso exatamente, tem é tempo.

    Falam aqui que alem de eu ser ignorante, e nao entender nada de formula 1, eu sou um dos poucos brasileiros que mete o pau no B1.

    Usei tb este mesmo argumento, se o cara é tao bom, tem tanto carisma aqui no Brasil, pq nao usam ele para fazer Propaganda de nada ?? Simples, ninguem quer associar sua imagem a de uma pessoa ridicularizada e derrotada perante o povo.

    Mais uma Cassetada.

    Bem mais uma para o Curriculum de quem acha Sir Frank williawns ainda bate bem da bola.

    Como o cara Fala que jamais admitiria um piloto que faz o que o Barrichello fez, e Contrata o cara ?

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/10/2009, 8:52 am
  21. Francamente…Williams viu que Barrichello atendia às condições que ele queria como piloto e Rubens não viu muito futuro pelo preparo que fizeram pro carro da Brawn p/ ano que vem. O projeto estagnou, enquanto o da Williams está mais ou menos pronto, considerando o motor ainda a ser usado.

    Publicado por Ridson | 12/10/2009, 11:02 am
  22. …enquanto isso, Barrichello continua na categoria máxima do automobilismo…

    Publicado por Alex-Ctba | 12/10/2009, 12:32 pm
  23. Calmaê, gente.

    O Rubinho vai “desenvolver” o Williams com seu novo motor. E tomar pau novamente, desta vez de um iniciante. Mas, claro, isso é apenas um detalhe e não vai de forma alguma abalar a trajetória de um grande piloto-acertador-constante-desenvolvedor-recordistadeparticipação em GPs-pinanass-carismático-veloz etc, etc etc…

    Dia desses o atendente de um café de reputação duvidosa em Mônaco ouviu um diálogo entre um piloto brasileiro que corre num carro branco e uma pessoa que o nosso amigo atendente acha que também é piloto e tem certeza de que não é brasileiro.

    Pode ser boato, mas se os colegas quiserem, eu digo o que ouvi desse cafe-man.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/10/2009, 1:15 pm
  24. Anselmo ->

    Nao nos prive dessa noticia em primeira mao :-)

    Publicado por Claudio Cardoso | 12/10/2009, 2:18 pm
  25. Cláudio,
    Um voto só é pouco. O diálogo não é muito grande, mas é revelador.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/10/2009, 6:56 pm
  26. Então agora são dois votos.

    Coyote meu amigo, não nos prive desta história….aliás, suas histórias são impagáveis.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 12/10/2009, 9:31 pm
  27. Grande Fernando Figueiredo, meu amigo mineiro.

    Sua curiosidade vai ser duplamente recompensada, porque o café-man me mandou uma msg agorinha. “Le Loup (é assim que ele me chama) – café, 3, boxe, german, emmerdement”. É meio esquisita mas não estranhe, já sei do que se trata.

    Mas ainda falta um voto. Vc sabe como é, um é pouco, dois é bom e três é dem.. opss, melhor ainda.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/10/2009, 10:07 pm
  28. O duro nAO foi o que a ITAIPAVA GASTOU COM O PATROCINIO….
    O DURO VAI SER A GLOBO….MOSTRAR DE GRAÇA…E PAGAR PARA A AMBEV

    Publicado por otero | 16/10/2009, 2:53 pm
  29. NAO É MOLE NÃO….OTERO

    Publicado por otero | 16/10/2009, 2:54 pm
  30. Boa noite,
    Gostaria de registrar a minha indignação, quando do comercial vinculado em revistas, em nosso país,
    acho louvável o patrocínio, só acho que vocês erraram de piloto pois colocar a foto do Button, é no mínimo uma palhaçada.
    Resumindo se a cerveja é BRASILEIRA o piloto deveria ser BRASILEIRO, se a cerveja é inglesa o piloto deveria ser ingles.
    Lá eles fariam assim, mas talvez nós devessemos tomar cerveja inglesa em vez da Itaipava.
    Até logo.
    Renato Marcos Dambroz
    Lages SC

    Publicado por Renato Marcos Dambroz | 16/10/2009, 7:51 pm
  31. boa noite,
    gostaria que a itaipava patrocinasse um evento em manaus.
    o patrocinio seria em formade doação de cerveja para a comemoração dos atletas no final da partida, pois estão organizando a festa de final de ano, e o nome Itaipava estaria em nossa propaganda do inicio ao final
    contatos: 92 – 36543740 / 81627684 / 92294635
    fundação sol nascente em manaus

    Publicado por gelson borges | 13/12/2009, 7:09 pm
  32. vcs patrocima atleta de mma

    Publicado por jair | 19/03/2011, 6:57 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: