//
você está lendo...
ARTIGOS

Massa acusa Alonso no Nelsinhogate: ‘Ele sabia’

IMAGEM: Ferrari/Divulgação massa

Felipe Massa deu hoje o primeiro passo em falso na futura relação que terá com Fernando Alonso e, por tabela, tornou-se mais um daqueles robôs do serviço de Relações Públicas da Ferrari, que correu para consertar a gafe do piloto brasileiro.

Conversando de maneira quase informal com a imprensa brasileira, Felipe desandou a falar sobre o envolvimento de Fernando Alonso no Nelsinhogate:

“Ele [Alonso] sabia [da armação], sem dúvida. Ele sabia, lógico que sabia. Tem que saber. Não tem como não saber. Ele sabia, lógico que sabia. Tenho certeza absoluta”.

— Felipe Massa, sobre Alonso no Nelsinhogate

Me impressiona a certeza com ele repete que Alonso sabia, mas Felipe está errado. Não apenas por ele acusar Alonso sem provas, causando potencial atrito com um sujeito hiper-sensível como o bicampeão espanhol. Mas porque é uma falácia a sua visão de que o acidente causado por Nelsinho Piquet lhe roubou o título.

Não há como saber se o erro ocorreria ou não em um período sob safety-car, e a Ferrari já havia errado pit stops na temporada — em Valência com Kimi e com o próprio Massa — o que significa que a equipe vinha sistematicamente cometendo erros que culminou com o de Cingapura.

Teria o acidente em Cingapura potencializado tendência a erro dos mecânicos? Talvez, mas é impossível saber e a Ferrari deveria orientar Massa a não mais tocar no assunto ou fazer ilações que deixem Alonso desconfortável.

Para quem espera que o ambiente pegue fogo na Ferrari no ano que vem, essa foi uma piccola prévia do que será 2010…

Discussão

20 comentários sobre “Massa acusa Alonso no Nelsinhogate: ‘Ele sabia’

  1. xiii…

    Massa não é de dar declarações estúpidas, mas dessa vez tirou o atraso. Não vai demorar para Alonso mandar a resposta e começar o clima bélico potencializado pela imprensa.

    O tradicinal encontro da equipe Ferrari para esquiar em “Madonadecaplio” (quem souber, que escreva essa joça) vai ser uma “beleza”.

    Aliás, acho bom o Massa ir devagar até saber o status e proteção que Alonso vai ter dentro da equipe, que, por sinal, nao deve estar satisfeita em “saber” que contratou um piloto “desonesto” e “trapaceiro”.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 14/10/2009, 8:36 pm
  2. Carácoles!!!

    Becken,

    É incontestável que o Massa já sentiu sua batata assando. Então, das duas, uma:

    1. Ele está cavando um penalty, ou seja, provocando previamente um clima infernal e insustentável na Ferrari para que a equipe tome a inciativa de rescindir o seu contrato, nos moldes com que rescindiu com o Kimi Raikkonen.

    2. Ele realmente perdeu as estribeiras e está testando seu poder de ser um segundo que protesta veementemente, talvez iludido de que isso o distinguirá do Rubinho.

    Quanto ao mérito, caro Becken, concordo parcialmente com você.

    O Massa tem 100% de razão quando diz que o Alonso sabia. É impossível, repito, IMPOSSÍVEL, não saber. Até a minha avó sabe que ele sabia. Dispensável gastar dedos repetindo o porquê.

    Quanto à tramóia ter tirado dele o título, é uma “piração” dele. O episódio da mangueira … etc.

    Por último, Becken, a Ferrari tentar “calar a boca” do Massa será somente mais uma humilhação que vai azedar mais ainda o ambiente. Se de repente ele mudar o discurso será porque isso aconteceu. Neste caso, a mágoa ficará concentrada e a volta será primeira oportunidade ideal que ele tiver, com consequências imprevisíveis, para o Alonso, para a Ferrari ou para ambos (e até para o próprio Massa).

    Resumindo, o que eu acho é que essa punhalada que a Ferrari deu nas costas do Felipe (e do Kimi também) não vai ficar barato. Não mesmo.

    A equipe poderia ser campeã com ele em 2010 ou 2011. Ele estava em franca evolução. Bastaria fazer um carro competitivo. Mas preferiu ser (ou tentar) com o Alonso, relegando a ele o lugar de segundão de luxo, em detrimento de anos de dedicação.

    Mas isso é bom para que as galvonetes caiam na real e parem de vez com essa palhaçada de dizer que “a Ferrari ama o Massa”, que “o Schumacher é o irmão mais velho do Massa”, que o Schumacher faz política nos bastidores para o Massa”, que “o Massa almoçou com Montezemolo, com o Domenicalli, que “o Massa sonhou com o velho comendatore e que isso emocionou a scuderia” ou com o diabo a quatro. Isso não faz nenhum sentido. É pura m.rda que o Galvão inventa para manter os pobres fãs com alguma esperança.

    É até provável que agora a equipe faça alguma “gracinha” para o Felipe, mas será apenas para “domar” a fera, porque a jogada “grossa” já foi feita e ninguém tem a menor vontade de revertê-la.

    Lamentável.

    Abraços.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 14/10/2009, 9:02 pm
  3. Felipe falou sem pensar nas consequencias. Falou o q todo mundo sabe. Claro q Alonso sabia, mas ele deveria pensar na repercussão e no clima q uma declaração dessa pode trazer. Mas não vai dar nada, tem cinco meses até começarem a trabalhar juntos em 2010, isso é só mais um foguinho fátuo para alimentar polêmicas sobre a dupla da Ferrari para o ano q vem.

    Publicado por Alex-Ctba | 14/10/2009, 9:06 pm
  4. É bom o Massa pensar em 2011. Problema é saber em qual equipe.

    Publicado por Marcelo | 14/10/2009, 9:21 pm
  5. Ihhh…será q o acidente afetou o cérebro do Massa?
    Tudo q ele precisa agora é calar a boquinha e acelerar muito.
    Se o Alonso quisesse meter um processo nele por difamação, a coisa iria começar bem para a dupla q promete levar a Ferrari ao WCC.

    Publicado por Leandro Magno | 14/10/2009, 9:25 pm
  6. Cheio de gente aqui dando uma de vaselina (por isso que Barrichello tem tantos fãs)….

    Querem saber, chega uma hora na vida das pessoas que mais vale sua integridade moral, seu respeito próprio, que uma vaga de merda como segundo piloto da Ferrari.

    Já disse e repito, a Ferrari pisou na bola com muita força.

    Essa de trazer Alonso a qualquer preço é uma prova de que a Ferrari nunca acreditou ou apoiou Felipe Massa, e, não obstante muitos aqui desdenharem da capacidade de Massa, a verdade é que ele evoluiu muito de 2 anos para cá, a ponto de poder ser considerado um dos melhores do grid, junto com Alonso, Hamilton, Kimi.

    Massa não é bobo, e acho que depois de uma experiência de quase morte, viu o que realmente vale nessa vida (família, honra, amigos, etc.).

    A galera aqui parece que não liga se Alonso é um pilantra, se Hamilton é um mau caráter, desde que vençam, o apoio de muitos é garantido, muitas vezes desmerecendo um cara que batalhou e comeu o pão que o diabo amassou para chegar lá, sem fazer picaretagens.

    Massa tem mais é que mandar Alonso e Ferrari para a puta que os pariu, tem de ligar o foda-se no nível máximo, pois, é sem sombra de dúvidas que ano que vem ele será esquecido pela equipe.

    Todo mundo aqui sabe que Alonso é um grande filho da puta, um excelente piloto, mas sem caráter nenhum, e não sou eu que digo, são os fatos com os quais ele se envolveu nesses últimos 02 anos.

    Massa está apenas falando a verdade dos fatos, e, ao contrário do que você diz Becken, ele tem todo direito de achar que a pilantragem de Nelsinho, Briatore, Alonso e Cia. pode ter lhe tirado o título, pois, em condições normais, ele ganharia aquela corrida. Infelizmente, sua preferência por Hamilton não te deixa nem aceitar essa possibilidade que seria muito provável caso não houvesse aquele safety-car.

    Prefiro torcer para uns caras legítimos e verdadeiros como são Massa, Kimi e Vettel, estejam onde eles estiverem, do que para figuras patéticas como Barrichello, Nelsinho, Alonso e Hamilton.

    Publicado por Cassius Clay regazzoni | 14/10/2009, 11:13 pm
  7. Massa está apenas falando a verdade dos fatos, e, ao contrário do que você diz Becken, ele tem todo direito de achar que a pilantragem de Nelsinho, Briatore, Alonso e Cia. pode ter lhe tirado o título, pois, em condições normais, ele ganharia aquela corrida. Infelizmente, sua preferência por Hamilton não te deixa nem aceitar essa possibilidade que seria muito provável caso não houvesse aquele safety-car.

    Refresque a memória: Por que Massa foi punido naquela prova em Cingapura (vc lembra que ele foi punido?)?

    Resposta: Por que a Ferrari o liberou de forma perigosa dos boxes em cima do Sutil, exatamente da mesma maneira pela qual o Webber foi punido na Bélgica.

    A qustão é, por que Massa não foi punido em Valência, quando a Ferrari o liberou da mesmíssima maneira?

    É fácil sempre me acusar de “preferência” pelo Hamilton e não se atentar para os detalhes de toda uma temporada…

    Hamilton foi campeão legítimo e o Massa — que hoje sim, foi o bobo abrindo a boca para um monte de ávidos jornalistas — deveria ter mais cuidado com o que fala, por que quando o assunto é “mind games” ninguém bate o Alonso.

    Se fosse o Barrichello dizendo isso cairiam de pau em cima!

    2010 nem começou e o Alonso já fez 1 X 0 no campo político.

    Publicado por Becken Lima | 14/10/2009, 11:58 pm
  8. Realmente não é a hora de dar esse tipo de declarações e me parece que Felipe foi pego naquele truque “conversa-de-jornalista-amigo” que parece um bate papo e depois você se dá conta de que falou demais.

    No entanto acho que Massa tem o direito legítimo de pensar que o título lhe foi roubado. Ninguém pode dizer se ele seria ou não campeão, obvio, mas ele foi prejudicado sem sombra de dúvidas.

    Publicado por Beatle Ed | 15/10/2009, 12:50 am
  9. Becken e Cassius,

    O Massa sempre foi um piloto medíocre. E eu sempre falei que era medíocre quando o era. Mas ele melhorou, evoluiu, embora não a ponto de merecer o título de 2008, quando ele, assim como a Ferrari, abusaram do direito de errar. Não reconhecer isso e continuar a dizer que o cara é medíocre só para dizer que se é coerente é a maior das incoerências. É fazer papel de palhaço. Ele não virou gênio, nem vai virar. Mas trabalhando como trabalha e com uma pitada de sorte ele pode chegar a ser campeão. Não pelo talento (que ele não tem) mas pelo trabalho. Mas a Ferrari lhe deu de presente um Alonso… agora já elvis.

    Na F1 moderna só o Rubinho não consegue andar com um bom carro. Até Fisichella na FI, Button na BGP conseguíram andar.

    O Hamilton mentiu para os comissários. Reconheceu o erro e se desculpou. Quem sou eu para condená-lo se ele pagou a pena que lhe foi imposta? O mesmo eu digo do Nelsinho. O Alonso, por outro lado, é um quiabo. Fez merda na McLaren e na Renault, mas nunca admitiu nem vai admitir (um herói midiático nunca erra, nunca é fraco, está sempre acima de tudo e de todos bla, bla bla).

    Com certeza ele vai fazer alguma tbém na Ferrari. É o seu modus operandi, sua marca registrada. Como um serial killer ele vai se repetindo porque com o método empregado sempre se safou. Mas chega o momento em que é possível antecipar o seu próximo passo e é aí que ele cai (cai de maduro). Foi assim com o Briatore… aprontou todas e não percebeu que o velho Max estava na espreita só esperando o seu tropeço. Com o Alonso vai ser a mesma coisa. Quando foi campeão por duas vezes não tinha “inimigos”. Hoje já tem pelo menos 03 bem visíveis – Ron Dennis, Hamilton e Massa. Daqui a pouco terá outros e outros e outros.

    Por último, a FIA deu ao Massa pelo menos uns 10 pontos no ano passado, tirados do Hamilton (a maioria) do Bourdais e de outros.

    Abs.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 15/10/2009, 1:20 am
  10. Coyote, gostaria muito de saber o seu conceito sobre “talento”. Se Felipe não tem talento, então eu não entendo mais nada de nada. Vc falar q ele não é gênio, td bem, vá lá, mas dizer q o cara não tem talento é foda. Fisichella então tem talento e Felipe não ?

    Publicado por Alex-Ctba | 15/10/2009, 8:34 am
  11. Turma,

    É por uma dessas que eu disse aqui a alguns meses, que se eu fosse o Felipe eu tinha levado o meu currículo para o Ron Dennis.
    É claro que ele estava tomando uma bolada nas costas, e numa situação assim o sujeito tem que se posicionar. Tem que iniciar o posicionamento das peças. Deixaria o pepino pra Ferrari resolver com o Kimi.
    Mas logo depois veio o acidente aí já viu né…. O trem passou.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 15/10/2009, 8:37 am
  12. Alex,

    Vou lhe dar apenas uma dica sobre talento. Se vc quiser saber mais, pesquise, estude busque conhecimento. Só lhe adianto que ver talento numa pessoa está muitíssimo longe de “achismos”, de filosofia de boteco ou de qualquer coisa parecida com essas discussões intermináveis. Os critérios para aferição são objetivos.

    Talento e genialidade são conceitos gêmeos.

    Então, a dica é: talento tem tudo a ver com imprevisibilidade, coisa que o Massa não tem. Ele é um batalhador nato. Busca o êxito seguindo o caminho que todos conhecem. O resto é com vc.

    Ah… quanto à dizer que Fisichella é mais talentoso que o Massa, discordo da sua opinião. Eu nunca disse isso.

    Abraços.

    Publicado por Anselmo Coyote | 15/10/2009, 9:40 am
  13. Ok Coyote, no final é tudo uma questão de semântica mesmo. Não vamos deixar isso tornar uma discussão interminável. Vc entende talento como genialidade e no meu caso eu entendia como a definição nº “3” abaixo:

    talento

    s. m.
    1. Peso da antiga Grécia e de outros povos orientais.
    2. Econ. Unidade monetária da antiga Grécia, representando o valor de uma quantia em ouro ou prata do peso de um talento.
    3. Aptidão natural ou adquirida.
    4. Engenho, disposição, habilidade.
    5. Pessoa de talento.

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 15/10/2009, 9:55 am
  14. Onde Alonso chega, a merda começa.

    Publicado por Ernesto Sousa | 15/10/2009, 11:35 am
  15. http://www.oconsumidoremdebate.blogspot.com

    …o mais engraçado é que o ‘site oficial’ não mencionou uma linha sequer sobre o assunto, pois assim como não se pode falar RED BULL, também não se pode levantar suspeitas sobre o ‘novo’ menino de ouro da emissora…

    Publicado por Edgard | 15/10/2009, 12:42 pm
  16. Becken,

    Em nenhum momento, desde o ano passado, eu tirei a legitimidade do título de Hamilton, ou disse que Hamilton não o merecia.

    O que me incomodou em sua colocação e a afirmação de que é uma falácia de Massa achar que aquele evento lhe tirou o título, ora bolas, é claro que não é, é perfeitamente legítima sua indignação com o fato, pois, as propabilidades de vitória sem a pilantragem da Renault eram realmente grandes. A crença de Massa de que o título poderia ser seu é perfeitamente viável, e isso nada tem a ver com Hamilton (aliás, não sei porque o inglês se sentiu incomodado quando Massa reclamou da FIA, será que é medo).

    Hamilton não teve nada a ver com a presepada da Renault, portanto, o título é dele e ninguém tasca.

    Porém, isso não muda o fato de que ele é um mau caráter superprotegido, como o é Alonso.

    São duas coisas distintas, não se misturam, assim como não se misturam as questões relativas à habilidade dos dois, tanto Hamilton quanto Alonso são excelentes pilotos, sendo Hamilton um show à parte no quesito agressividade.

    Mas bons pilotos são feitos de várias características, e o equilíbrio ideal entre elas é que fazem os gênios.

    Dito isso, não acho que a F1 atual tenha algum gênio, temos vários excelentes pilotos, mas, todos, apresentam deficiências em quantidades que não permitem serem denominados de gênios.

    É aí que está o ponto central do meu argumento, Massa, depois de sua evolução, chegou ao nível de Alonso e Hamilton. Esse papo de que os dois são campeões e Massa não é argumento de quem não sabe apreciar todas as nuances do esporte. Em 2008, tanto Massa quanto Hamilton duelaram de forma espetacular e equilibrada, portanto, não se pode dizer que não estejam no mesmo nível (a preferência pessoal é que vai apontar o lado vitorioso entre os dois).

    Quanto ao que o Coyote disse, acho muito fraco o argumento que ele utilizou, pois, Massa sempre foi extremamente rápido (um dos mais rápidos dos últimos anos), faltava a ele consistência e noção estratégica de uma corrida, ou seja, Massa tinha talento (velocidade pura), mas não sabia usá-lo da melhor maneira. Com o tempo e os erros, aprendeu e evoluiu.

    Voltando a Cingapura, a questão é simples, fosse a FIA uma entidade séria, aquela corrida deveria ser anulada e outra ser marcada, como vivemos na era do capital selvagem, onde tempo é dinheiro, isso é impossível, portanto, deixem como está, o título ficou nas mãos de um pilantra, mas é impossível negar que esse pilantra é um baita piloto, portanto, mereceu ganhá-lo.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 15/10/2009, 12:54 pm
  17. Hah. Depois de muito ver gente ironizando a McLaren agora vejo dizerem que o Massa deveria ter procurado vaga lá e escapado do Alonso…

    E não vejo todo esse carater intocavel no Massa, não! Nurburgring 2007, ele tomou uma baita ultrapassagem do Alonso, foi o culpado pelo toque e ainda ficou boladinho depois, fazendo aquela discussão escrota. Ano passado, no GP do Japão foi absolutamente ridiculo qdo ele ao ser ultrapassado pelo Hamilton o tocou e o fez rodar(denovo!!! Oh, tipo um certo M. Schumacher fazia algumas vezes)

    Publicado por Alan McLaren | 15/10/2009, 7:40 pm
  18. Alonso sabia de tudo, claro que sabia. É preciso ser muito ingênuo para acreditar que o espanhol (malandro do jeito que é) desconhecia toda a armação. Naquelas interminaveis reuniões após as classificões é que são discutidas as estratégias e, obviamente, o fato de seu carro estar muito leve deve ter sido justificado nesta reunião. Alonso já largou sabendo de tudo tudo. Agora, o fato de todos estarem fazendo questão de blindá-lo dessa tramóia toda, já é uma outra história…

    Publicado por John Player | 15/10/2009, 7:53 pm
  19. Acho que o Massa está na frente do Alonso dentro da Ferrari. O carro da Ferrari não é fácil de guiar. Isso ficou evidente na metade da temporada 2009, quando o Fisichella não fez nenhuma pole, nem ao menos chegou perto do Kimi. Portanto, acho que a briga do Massa em 2010 será como ele mesmo e com os pilotos da Mclaren, principalmente, o Hamilton. Mas se ele (Massa) render mais do que o Alonso, haverá briga interna na Ferrari.

    Publicado por Celson | 29/12/2009, 2:41 pm
  20. Apesar de saber de tudo, Alonso saiu ileso desse escândalo.
    Fico pensando se o Nelsinho teria delatado o Briatore se a Renalt tivesse renovado seu contrato. Ele só resolveu falar após não haver mais chance de renovação de seu contrato.

    Publicado por Celson | 29/12/2009, 2:47 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: