//
você está lendo...
ARTIGOS

Alonso relativiza comentários de Massa: ‘não me afeta’

IMAGEM: GLOBOESPORTE.COM/Marcos Ribolli fern(ALONSO vai a evento em São Paulo como Embaixador da Unicef)

A Ferrari pôs panos-quentes ontem e hoje Alonso tratou de relativizar os comentários feitos por Felipe Massa —  quando em meio a um almoço informal com jornalistas, o brasileiro acusou o bicampeão espanhol de ter ciência da armação orquestrada no GP de Cingapura do ano passado.

Talvez no intuito de desmistificar as declarações do “indivíduo” Massa, Fernando enfatizou a opinião geral da “Grande Família”, conceito do qual a Ferrari tanto se orgulha.

Questionado pela Autosport se conversará com Felipe sobre os comentários, Fernando foi diplomático: “se tivermos uma conversa, ela será sobre a sua recuperação, que parece boa, e sobre sua experiência na Ferrari.”

Ao fim, é seguro afirmar que na primeira “fricção” dentro da equipe, o bicampeão Alonso saiu ganhando. E mesmo do alto de sua tão decantada imagem de “nervosinho”, agiu como o líder que Stefano Domenicalli espera que ele seja, algo que, implicitamente, o chefe da Ferrari não pensa de Massa, como ele deixa bem claro na entrevista postada nesse blog ontem: “nossa equipe, a Ferrari, necessita de um homem parecido com Schumi no trato com a equipe.”

2010 está longe, mas Alonso já largou na frente…

Discussão

31 comentários sobre “Alonso relativiza comentários de Massa: ‘não me afeta’

  1. Sinceramente, a parcialidade do Becken é impressionante!
    De onde você tirou que com essa simples declaração o Alonso ‘já largou na frente’

    Publicado por Jayme | 15/10/2009, 6:15 pm
  2. Uau, que bom saber que, agora, eu estou do “lado” do Alonso! Até ontem era do lado do Hamilton

    Publicado por Becken Lima | 15/10/2009, 6:21 pm
  3. E não, Jayme???

    A resposta foi um tapa de luvas depois da metralhada que o Massa deu ontem…

    Publicado por zezinho | 15/10/2009, 6:22 pm
  4. Também concordo que o Alonso saiu na frente. O Massa devia aprender a ficar mais de boca fechada!

    Publicado por Junior | 15/10/2009, 7:33 pm
  5. Alonso já vai mostrando quem é que manda na Ferrari em 2010. E Massa, desesperado, começa a se borrar nas calças e atirar para todos os lados! Coitado do Massarico!

    Publicado por Ylan Marcel | 15/10/2009, 7:48 pm
  6. A vaga do NAP na F1 em 2010 já está garantida. O valor foi pago hj e pelo visto não foi pouca grana. Piquet-pai precisou até da ajuda de um “capanga” pra levar o dinheiro. Vejam:
    http://tazio1.tempsite.ws/f-1/textos/14336/imagens/10491/

    Publicado por Leandro Magno | 15/10/2009, 8:09 pm
  7. Ah, mas é claro que o espanhol não não iria alimentar um bate boca inútil antes mesmo de sentar num dos carros vermelhos.

    Ele simplesmente não pode se dar a esse luxo.

    As temporadas de 2007 e 08 foram terríveis para a imagem de Alonso.

    Depois de Hamilton ter lhe tomado o lugar de 1º piloto na McLaren, o escândalo de espionagem e o episódio em Cingapura o Bi Campeão precisa ter um certo cuidado com sua reputação.

    Mesmo tendo passado oficialmente ileso por todos esses imbróglios e ser apontado até por seus próprios colegas como de fato, o melhor piloto do grid, sua imagem é a de uma pessoa manipuladora, egocêntrica, arrogante, e sobretudo desonesto.

    E agora (mais do que nunca) essa imagem representa milhões de $$ pra muito gente.

    Tudo o que a Alonso não precisa é ter seu nome envolvido em nada que não sejam vitórias e claro, o título de 2010.

    Quanto ao Massa, na minha opinião apesar de achar que ele disse apenas o que todos sabem, penso que não deveria sequer tocar nesse assunto.

    A guerra foi declarada, intrigas e farpas soltas pela imprensa não me parecem ser a estratégia mais adequada para o momento.

    Depois de perder o título para Hamilton o mundo automobilístico rasgou muitos elogios pela atitude esportiva com que Felipe procedeu. E deveria seguir nesse mesmo compasso.

    Respostas têm que ser dadas na pista.

    E tanto no esporte quanto na vida, quem reclama já perdeu.

    Publicado por Beatle Ed | 15/10/2009, 8:18 pm
  8. Quanta celeuma, tanto nesse post quanto no anterior.

    A declaração do Massa repercutiu, ele já foi repreendido pela Ferrari, Alonso já deu os ombros e tudo ficou como estava antes.

    Só uma pergunta fica no ar.

    Massa não deu essas declarações justamente para mostrar ao Alonso que não será um cordeiro, e que vai brigar no campo político e midiático também.

    Ainda tem muita coisa pra acontecer até a largada em 2010, e uma delas e saber se a Ferrari terá um bom carro, e as outras serão consequencias se esse será um bom ano para os vermelhos ou não.

    De resto não a nada o que se comentar sobre essa pré-guerra, anunciada pela mídia e debatida aqui com afinco por muitos.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/10/2009, 8:29 pm
  9. Olha, que este blog é pró-Hamilton eu sempre soube mas que também é anti-Massa isso me pegou de surpresa. Ler os dois últimos posts foi pra acabar. Do Becken aos comentaristas, aí fica difícil falar alguma coisa, me sinto um corinthiano no meio de palmeirenses roxos.
    Parece que todos estão bastante seguros que Alonso vai destroçar o Massa. Fico imaginando como foi o pensamento de vocês quando Raikkonen entrou na Ferrari em 2007….
    Gostei de discutir os assuntos mais filosóficos da F-1 com todos aqui mas guerrinha de pilotos estou fora. Ainda mais que sou um contra “quase” todos.
    Estou pulando fora.
    Abraços

    Publicado por Carlos T. | 15/10/2009, 8:37 pm
  10. Opa, Carlos, me inclua fora dessa!

    Não torço pra equipe, torço desde 80 pra pilotos brasileiros, e assim como você vejo que tem muitos comentáristas aqui que são contra qualquer piloto brasileiro.

    Talvez alguns nem viram o Senna correr, e ficam com a impressão que tudo que vier depois dele, e não for bombástico não merece o respeito devido.

    Sobre o Becken, ele está fazendo um bom trabalho trazendo algumas boas discussões para cá, e não acho que ele seja da galera do contra, foi apenas contágiado pelo excesso de informação que a dupla da Ferrari em 2010 esta gerando na mídia. Mas está deixando passar alguns assuntos pertinentes que estão pipocando por aí, e que não estão tendo o mesmo carinho da imprensa.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/10/2009, 8:46 pm
  11. Ahaa, já ia me esqucendo sobre o seu comentário corintiano cercado de palmeirenses eu discordo.

    Porque eu sou palmeirense, kkk.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/10/2009, 8:49 pm
  12. Perfeito, Beatle (tomara que seja o George…rsrs).

    Um iniciou muito mal (embora com a razão, frise-se) e o outro muito bem. Mas a festa mal começou. Os convidados ainda estão chegando e a música ainda é de elevador ou sala de espera de consultório médico.

    A noiva, hoje cortejada e homenageada, se sabe regateira e devassa num passado recente, e por isso mesmo vigiada por todos o lados. Sabe que sua parte na festa é se manter sobre os saltos, custe o que custar, para se preservar nas graças do Chapeuzinho Vermelho e do Tio Patinhas. Por isso a diplomacia.

    Quando o vinho enfim quebrar o protocolo as máscaras começarão a cair, como num dominó. A noiva vai aprontar alguma também na Ferrari, segundo o seu modus operandi.

    Só que, a menos mostre um talento ainda desconhecido, seu passo decisivo já pode ser antecipado. Hoje o Alonso tem pelo menos 03 inimigos bem visíveis – Ron Dennis, Hamilton e Massa. Daqui a pouco terá outros e outros e outros.

    Nada como um dia após o outro.

    Mas numa briga bate-se e apanha-se, mas para quem está perdido qualquer vereda é caminho.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 15/10/2009, 8:49 pm
  13. Pois é Anselmo, agora chato mesmo vai ser aturar a imprensa espanhola massacrando (com trocadilho) o piloto brasileiro ano que vem.

    Preparem-se porque o AS(S) vai bater pra valer em Felipe.

    Podem esperar, se Massa sair na frente de Alonso então vai ser insuportável!

    abs

    Publicado por Beatle Ed | 15/10/2009, 9:16 pm
  14. Beatle,

    Nunca fui torcedor do Massa nem sou “patriota”. Meus prediletos são Kimi e Hamilton. Mas o Massa precisa ganhar essa parada interna. Não aposto uma ficha nisso, mas gostaria que acontecesse. Assim como não aposto uma ficha que o Piquetinho volte, mas gostaria que voltasse.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 15/10/2009, 9:24 pm
  15. Também não Anselmo, e correndo o risco de ofender muitos aqui sempre achei que torcer apenas porque o cara é brasileiro uma babaquice. Se fosse assim teria que torcer para Rubens, piloto pelo qual nutro profundo desprezo.

    Também não tenho favoritos, gosto de ver os caras fazendo bonito na pista, independente de equipe, nacionalidade, cor dos olhos, etc….

    Isso dito, já que Massa está realmente numa posição muito delicada, seria ótimo se ele começasse o campeonato botando tempo no Alonso. Só pro circo pegar fogo. :-) O espanhol vai virar bicho!

    Gostaria também que Piquet tivesse a chance de mostrar algum traço do DNA que herdou. Vi seu pai correr e esse era realmente um mestre.

    Publicado por Beatle Ed | 15/10/2009, 9:59 pm
  16. Claudemir e Claudio, acho q não estamos tão minoritários por aqui não. Tem o Iomau e o Daniel Gomes q torcem pelo Massa tb. Vou repetir o q já afirmei antes: Torço sempre para os pilotos brasileiros! Mas não deixo de admirar bons pilotos como Hamilton, Alonso, Kimi, Vettel e Kubica.

    Acho q a Ferrari fez uma tremenda cagada ao trocar o Kimi pelo Alonso. O Teflonso tá sempre metido em confusão. Massa e Kimi já mostraram excelente trabalho como team mates e trouxeram resultado pra escuderia qdo tiveram carros competitivos (2007 e 2008)

    Acredito q a decisão da troca foi muito mais comercial do q técnica. Montezemolo cedeu a pressão do novo patrocinador e o q Domenicalli faz é somente política, seguindo as diretrizes da cúpula, com esse blá-blá-blá de liderança q o Alonso tem e o Kimi não tinha. Pura bobagem! É o q eu penso,posso estar escrevendo uma grande besteira.

    Acredito ainda, q o Becken não é Anti-Massa. O q ele fez foi apenas relatar os fatos q se desenrolaram nessa semana e deu seu pitaco sobre o assunto. O q me faz comentar nesse blog é justamente o equilibrio do dono e o excelente nível dos comentaristas, sempre antenados com tudo q envolve automobilismo e sobretudo F1.

    Por fim, uma discussão (saudável) é sempre bem vinda, afinal, o q seria do prata se todos gostassem do vermelho?

    BTW, sou corintiano, maloqueiro e sofredor tb. Somos todos um bando de loucos hehehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 15/10/2009, 10:04 pm
  17. Epa Epa….

    Todos aqui sabem que sou Ferrarista…e torço muito pro Massa…
    Só acho que ele engoliu a bolada nas costas que a Ferrari lhe deu.
    Se ele começar colocar tempo no Alonso, o Alonso vai espernear, e a Ferrari certamente apadrinhará o espanhol… É o Modus-Operandi da ferrari.
    Agia assim com o Massa e Kimi também, quem não se lembra do caso do Chassi mais leve para o Kimi no início do ano.
    É que o Kimi é um Nice-Guy, não um pilantra como o Alonso.

    Qualquer coisa diferente disso amigos, sinto muito, mas é tapar o sol com a peneira.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 15/10/2009, 10:14 pm
  18. Vocês acham que um “anti-Massa” se daria ao trabalho de escrever sobre o Massa, em espanhol e em um blog da Espanha? Acreditem se quiser:

    http://www.quiero-briatore-formula-1.com/felipi-el-rey-de-espana/18/04/2008/

    E ainda tomei bordoada da rapaziada da Espanha…

    Abração!

    Publicado por Becken Lima | 15/10/2009, 10:24 pm
  19. “Por fim, uma discussão (saudável) é sempre bem vinda, afinal, o q seria do prata se todos gostassem do vermelho?”

    Alex-Ctba, essa tua frase agora eu assino embaixo. É a resposta que eu sempre procurei pra explicar a todos aqueles que não conseguem compreender o porque de se torcer pra uma equipe sem ser a Ferrari!!!

    Huahuahauha…

    Publicado por Alan McLaren | 15/10/2009, 11:09 pm
  20. Na verdade eu nunca fui com a cara do Massa.

    Ele sóconseguiu ganhar minha admiração de verdade em Interlagos-08. Até então, eu o considerava um piloto “gringo” que calhou nascer no Brasil, não tanto quanto Nelsinho Piquet, mas bastante.

    Não sentia nele a conexão com o Brasil (pro bem e pro mal) que Barrichello sempre teve, e isso me deixava simplesmente fora de sintonia com ele.

    Mas a postura do Massa quando perdeu o campeonato, com aquela vitória estrondosa no GP do Brasil, e também como encarou a derrota, foi forte demais para que eu continuasse o ignorando.

    Mesmo assim, o piloto que sempre me moveu foi Rubinho, e continua me movendo. Mas hoje eu tenho uma visão muito mais clara e realista do que Rubens representa para a F1, seja positiva ou negativamente.

    Dito tudo isso, eu espero que Massa demonstre toda a força e garra que demonstrou em 2008 e 2009 e destrua Alonso na pista, com direito a mind games como o que começamos a ver agora.

    Agora, no fim das contas, depois de todo esse arranca-rabo, o que eu quero mesmo é que Kimi vá pra McLaren e limpe o chão com os ferraristas, e de preferência destruindo o Hamilton tb.

    Mas talvez isso seja sonhar demais…

    Publicado por Daniel Gomes | 15/10/2009, 11:50 pm
  21. Becken, li o artigo ( brilhante ) e li os comentários e suas réplicas. Realmente, muito longe de um “anti-massa”, mas isso eu já sabia…

    Abs

    Publicado por Alex-Ctba | 16/10/2009, 8:27 am
  22. Beatle, não seja reacionário.

    Alguns aqui torcem para pilotos brasileiros por que gostam dos mesmo, e depois torcem para alguma equipe.

    Outros torcem para equipes o Becken por exemplo, e depois torcem por pilotos de sua preferência.

    Ser torcedor de pilotos brasileiros não é como torcer para aquele time de amarelo que joga de 4 em 4 anos, é ser simpatico com caras que nasceram no mesmo país, e torcem que eles ganhem e tragam dividendos para nós, fãs do esporte.
    Entenda, se o Massa, di Grassi, Senna ou quelquer outro não ganhar um campeonato nos próximos 6 anos, não teremos mais pilotos do Brasil na F1 em um curto prazo de tempo, e assim o automobilismo capenga do nosso país irá acabar. Como acabou o da Argentina, como o Francês que não coloca um piloto descente na F1 a anos.

    Se achar isso babaquice, então torçamos para pilotos e equipes de outro país apenas pelo fato de ser mais “cool”, e odiemos os brasileiros.

    O Daniel foi perfeito, não é preciso “amar” um piloto para adimira-lo, é apenas respeita-lo e saber que ele pode fazer melhor.

    O Becken é pró-Mclaren isso é certo, mas eu nunca li posts dele descendo a lenha em nenhum piloto brasileiro, mesmo que em certos momentos alguns merecessem.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/10/2009, 9:54 am
  23. …acho q eu não sou evoluido o suficiente pra torcer pra finlândes. Ok eu sou um pacheco babaca, fazer o q…

    Publicado por Alex-Ctba | 16/10/2009, 9:58 am
  24. O automobilismo brasileiro tá crítico mesmo. Não há categorias de base e o último “elo” do Brasil com a F1 é o Di Grassi, sendo que não há previsão de um novo talento brasileiro surgindo (corrigam-me se eu estiver errado).

    Espero que nossos pilotos Massa e Rubens façam algo realmente expressivo para os jovens pilotos brasileiros… dinheiro eles tem.

    Sobre a relação entre torcida e nacionalidade, também não torço por ninguém só por ser brasileiro, e sim para aqueles a quem simpatizo, como era com o Schumacher e hoje é com Kimi, Kubica, Vettel e Rubinho.

    Publicado por Guilherme Teixeira | 16/10/2009, 10:24 am
  25. EU tb nao sou anti-Massa nao :-)

    Ao contrario ano passado torci por ele e tudo. Ele foi um cara que demorou a evoluir, mas agora ja esta no nivel dos Top Drivers da atualidade, e nao dos melhores de todos os tempos é diferente. Antes que alguem ai diga que o massa nao se compara com o Senna ou com o Schumacher.

    Faço coro com aqueles que dizem que o Massa nao vai tomar coro do Alonso, pode perder, pode. Mas nao vai ser como o Rubinho foi na epoca do Schumacher acho muito dificil..

    Duvido que se o Alonso estiver ganhando tudo o MAssa va ficar andando em 4, 5, 6 como foi a epoca do Rubens na Ferrari, acredito que ele irá brigar no pau a pau.

    Publicado por Claudio CArdoso | 16/10/2009, 10:39 am
  26. Em que momento do meu comentário eu fui reacionário Claudemir? Acho que você escolheu mal a palavra.

    E depois falei com muita simpatia sobre pilotos brasileiros, (exceto Rubens) só não penso que é preciso torcer por um piloto apenas por sua nacionalidade. O que há de reacionário nisso?

    Gosto da diputa, de talento e inteligência, se o cara é de Marte ou de Plutão não me interessa.

    O próprio conceito de “torcer” pra mim não faz muito sentido. Mas isso é uma outra história.

    E se por acaso o automobilismo brasileiro acabar não vai ser pela maneira com que eu aprecio o esporte.

    Pegue o exemplo do tênis, durante dez anos tivemos o Guga entre os primeiros do mundo e mesmo com o país inteiro torcendo por ele os responsáveis por esse esporte no Brasil não foram capazes de formar uma geração de tenistas que viesse a ter os mesmo exitos de Kuerten.

    O buraco é bem mais embaixo.

    Então por favor, não me chame de reacionário.

    Abraços

    Publicado por Beatle Ed | 16/10/2009, 11:08 am
  27. total off topic

    Eu assisti a muito tempo atrás, ainda em vhs, o vídeo Imagine do John Lennon, e lembro de uma cena em q ele, Lennon e o George Harrison, fazem uma brincadeira, citando o tal “beatle Ed”, mas agora não lembro mais. Quem era o Beatle Ed ?

    Publicado por Alex-Ctba | 16/10/2009, 11:59 am
  28. Beatle, termo reacinário não é uma palavra pejorativa.

    Reacionário: entendida como a subversão da ordem natural da sociedade e a ruptura da continuidade histórica da cultura (tradição).

    É ruptura da tradição.

    Antigamente dizia-se que era a pessoa contra a revolução, contra a esquerda, contra tudo que era novo, mas hoje a palavra se encaixa mais como ruptura de tradições.

    Como disse o Alex, também não consigo assistir uma corrida onde o Massa está atrás do Alonso e torcer pra que o espanhol ganhe porque ele é melhor que o brasileiro, não dá.

    Guilherme ainda tem uma rapinha da mandioca, Felipe Nasr, ele está sendo muito bom nas categorias de base na Europa, foi campeão de F-BMW esse ano e tem propostas de seguir para F-3 inglesa na equipe RR Racing, do Kimi e seu empresário.
    E o melhor tem dinheiro de sobra para chegar a F1.

    Mas para por aí, os demais que estão na GP2 não tem futuro, e os que estão no Brasil não conheço porque não se divulga nada.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/10/2009, 12:09 pm
  29. Claudemir meu amigo,

    reacionário
    re.a.ci.o.ná.rio
    adj (reação+ário) 1 Pertencente ou relativo ao partido da reação ou ao seu sistema. 2 Que se opõe às idéias políticas de liberdade individual e coletiva; retrógrado. sm Sectário da reação política ou social; homem antiliberal.

    Só pra deixar claro, sou a favor e defendo com fervor as liberdades individuais e coletivas!

    Voltando ao assunto,

    Pra mim o que vale em automobilismo é a disputa e o domínio da técnica.

    Pegando o seu exemplo acima.

    Se Massa estiver na frente, Alonso atrás e esse o passar numa manobra bonita, eu vou adorar. Se massa der um X em Alonso e ultrapassá-lo vou adorar também.

    Simples assim.

    Não sei que adjetivo se poder dar a isso mas definitivamente não é reacionarismo.

    Abraços

    Publicado por Beatle Ed | 16/10/2009, 3:18 pm
  30. Alex, Beatle Ed é o apelido (pejorativo) com que George Harisson, e John Lennon se referiam a Paul Mc Cartney.

    Publicado por Beatle Ed | 16/10/2009, 3:21 pm
  31. mmmm, então agora faz sentido, estou me lembrando dessa parte do filme, eles logo em seguida tocam um blues, acho q “how do you sleep at night” q no final o John chama o Paul de cara de buceta…vou procurar no you tube qdo chegar em casa, aqui no trabalho é td bloqueado, mas valeu Beatle Ed, fiquei com essa dúvida durante anos rsss

    Publicado por Alex-Ctba | 16/10/2009, 3:38 pm

Deixe uma resposta

