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ARTIGOS

Ferrari põe seu novo ‘F661’ em gestaçãode

IMAGEM: Ferrari/Divulgação MASSAF661(F60 na Alemanha: o bico foi o primeiro sinal de que a F661 de 2010 será inspirada pelo RB5 de Adrian Newey)

Enquanto desenrola-se o GP do Brasil, a Autosprint, revista italiana especializada em automobilismo, publicou essa semana as linhas conceituais básicas sobre as quais o novo carro da Ferrari, o F661, está sendo criado.

Os italianos prometem revolução ao invés de evolução, então esperem os engenheiros de Maranello explorando cada brecha do regulamento da FIA em 2010 e nos trazendo, talvez, uma máquina bem diferente da atual.

A “inspiração” principal será mesmo o RB5 da Red Bull — como nos já vimos por aqui mesmo no Blog durante o GP da Alemanha — porque a equipe de desenvolvimento da Ferrari acredita que o carro pilotado por Sebastian Vettel tem ainda muito a evoluir e muitos dos conceitos adotados pelo gênio Adrian Newey — como a suspensão “pullrod” — serão embarcados no F661.

Com o abandono do KERS, haverá muito mais espaço para se trabalhar a porção traseira do novo modelo — espaço hoje ocupado pelas baterias do sistema, o que significa que Nicolas Tombazis e Aldo Costa terão muito mais liberdade para refinar “sidepods” (laterais com radiadores) e difusor.

Outro ponto já discutido aqui no Blog, é quanto ao excesso de consumo dos motores Ferrari esse ano, trabalhão que será uma das prioridades da equipe, missão a cargo do novo contratado, Luca Marmorini.

Por fim, o ponto que achei mais interessante: que é quanto ao entre-eixos do F661.

Na sessão de comentários, Sirlan Pedrosa reflete que “com o aumento significativo do tanque de combustível, dificilmente algum carro terá entre-eixos mais curto: serão todos um pouco maiores.” A matéria da Autosprint, porém, indica que o novo modelo poderá ser mais curto que os anteriores, o que eu suspeito seja uma forma de beneficiar os estilos de pilotagem de Alonso e Massa, muito semelhantes e que se dão muito bem com carros mais curtos e consequentemente mais nervosos.

Interpretação livre da Autosprint para o novo modelo

ferrariconcept2010

Discussão

8 comentários sobre “Ferrari põe seu novo ‘F661’ em gestaçãode

  1. “Por fim, o ponto que achei mais interessante: que é quanto o entre-eixos do F661. Provavelmente, o novo modelo será mais curto que os carros anteriores, o que eu suspeito seja uma forma de beneficiar os estilos de pilotagem de Alonso e Massa, muito semelhantes e que se dão muito bem com carros mais nervosos.”

    Nada disso! Basta ver o calendário do ano que vem pra se convencer q as curvas de baixa predominam durante o ano.
    Das 19 corridas previstas, 12 são travadas ou de longas retas seguidas de curva de baixa.
    A Mclaren já sacou isso faz um tempo, mas nesse ano errou feio ao achar q a aerodinâmica era uma coisa secundária e investiram tudo em grip mecânico . Não perceberam q havia muito a se explorar aerodinamicamente nas partes baixas do carro.
    Quem teve essa sacada, quando leu o regulamento logo de cara, se deu muito bem.

    Publicado por Leandro Magno | 16/10/2009, 9:02 pm
  2. Em se tratando de mudança de regulamento poderiamos chamar de f666.

    A Ferrari não consegue construir carros descentes após grandes mudanças no regulamento, recentemente 2005 o fiasco e 2009 são provas disso.

    Mclaren erra a mão também, mas consegue se recuperar com o desenrolar da temporada, mas dessa vez a mudança será muito radical, então esperemos pra ver se os prateados vão se sair bem dessa.

    Sobre os entre eixos e estilos de pilotagens, creio que a Ferrari vai fazer um carro que beneficie o estilo neutro como foi em 2007, e em 2011 vá fazer um carro mais ao gosto do Alonso como foi em 2008 e não deu certo.

    Tempo ao tempo, em 2010 teremos uma pré-temporada mais fantáticas de todos os tempos, serão muitas variáveis, muitas informações novas pra discutir.

    E por favor deixemos o Claudio e o Sirlan de fora da parte técnica, estou com um nó nos números até agora.

    Brincadeira, eles foram fantasticos.

    Publicado por Claudemir Freire | 16/10/2009, 9:03 pm
  3. quando se trata de mudança de regulamento, newey é o melhor. desde que trapaceiros não sejam protegidos, como ocorreu nesse ano.

    Publicado por andre | 16/10/2009, 9:24 pm
  4. Becken,

    Com a aumento significativo do tanque de combustível acho que dificilmente algum carro terá entre-eixos mais curto, acho ao contrário que serão todos um pouco maiores.

    Talvez a reportagem da AutoSprint, que é muito boa por sinal e durante muito tempo (antes da net) foi minha fonte de informações, queira dizer que o entre-eixos será mais curto que o anteriomente previsto com o novo egulamento, ou que a política do projeto é do menor entre-eixos possível.

    Quanto a suspensão da Red Bull a traseira utiliza o sistema pull-road, ou seja ela puxa a roda. Era um sistema muito utiliado nas suspensões dianteiras dos anos 80 (o MP4/4 é um exemplo) acredito por trazer todo o conjunto mola amortecedor numa posição mais baixa melhorando o centro de gravidade do carro.

    Não sei porque razão o Adrian Newey usou esse sistema na suspensão traseira do RB 05, mais como o sistema tem os componentes mais baixos foi por isso que sofreram mais para conseguir instalar os difusores duplos, porque simplismente havia pouco espaço para modificações.

    O Massa e o Alonso parecem ter estilos parecidos mesmo, o que como você bem observou, vai favorecer muito na concepção do carro. A sensação que tinhamos nesses últimos 3 anos é que o Kimi nunca ficou realmente à vontade nos carros vermelhos, como o Montoya nunca rendeu nos carros prateados a uns anos atrás.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 16/10/2009, 11:01 pm
  5. Ok, rapaziada, obrigado pela colaboração. Corrigi os “galhos” do post…

    Sirlan, confesso não ter atentado para esse “detalhe” da influência do tanque maior no entre-eixos enquanto escrevia, mas considerei na correção…

    Gostei das suas observações e do Claudemir quanto a estilo de pilotagem, algo que pode ter tido influência — pasmem — na dispensa do Kimi e não do Massa — algo que ninguém jamais irá cogitar…

    Publicado por Becken Lima | 16/10/2009, 11:30 pm
  6. Claudemir ->

    Pode ficar tranquilooo por enquanto nao tenho a menor ideia de nada pro ano vem :-)

    Mas tenho uma dúvida ate o momento o Kers nao continua valendo para 2010 ?

    Publicado por Claudio CArdoso | 17/10/2009, 12:00 am
  7. Sirlan.

    “Não sei porque razão o Adrian Newey usou esse sistema na suspensão traseira do RB 05, mais como o sistema tem os componentes mais baixos foi por isso que sofreram mais para conseguir instalar os difusores duplos, porque simplismente havia pouco espaço para modificações.”

    http://www.formula1.com/news/technical/2009/0/626.html

    Posso estar errado, mas creio que o motivo é pelo RB5 ter a porção traseira mais baixa da categoria, então o sistema facilitaria um grande grip aerodinâmico que seria a sensação de 2009 não fosse os difusores de dois andares.
    Com isso ele conseguiria uma traseira mais presa ao chão sem a necessida tamanha das aletas e miniasas.

    O que você tem toda a razão é sobre os difusores, eles não conseguiram desenvolver um sistema tão eficiente quanto os da Brawn por ter essa traseira tão baixa.

    E Becken esse é um ponto que gostaria que você desse uma olhada nos treinos de hoje, a Mclaren e Renault estão usando o difusores em V como os da Brawn desde Cingapura.

    Ok Claudio.

    Tive pesadelos com números essa noite :(

    O Kers está no regulamento de 2010, existe uma pressão da Mclaren e Ferrari para que não se utilize o dispositivo, mas a Williams disse que vai usar, então ficou o suspense, sem se saber se vai ou não.

    Na minha opinião, vai ser usado sim, até porque a Mclaren está com o desenvolvimento muito superior ao da Magnet Marelli que equipa os Ferraris, Renault´s e Red Bull´s apesar de esse último só ter utilizado o sistema na pré-temporada.

    Outra coisa que querem abolir em 2010, mas esse é concenso, são as calotas aerodinâmicas

    Publicado por Claudemir Freire | 17/10/2009, 8:39 am
  8. Quando viram que o carro deste ano era uma bomba e que teriam de correr com um piloto só (Kimi) depois do acidente do Massa, já deviam ter começado os trabalhos.
    Mas de qualquer forma to torcendo pra dar tudo errado e que o Kimi vá para a Maclata e ganhe o titulo.

    Publicado por Ron Groo | 17/10/2009, 10:07 am

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