//
você está lendo...
ARTIGOS

Pole espetacular para Rubens Barrichello no Brasil

IMAGEM: Brawn GP/Divulgação rubensonpole2(RUBENS: mais uma emocionante performance do brasileiro em 2009)

Rubens Barrichello levou à loucura a torcida nas arquibancadas de Interlagos agora há pouco. O brasileiro conquistou uma emocionante pole position em dura batalha com Mark Webber nos momentos finais da última fase de uma caótica classificação que durou quase três horas.

Jenson Button, o favorito e rival de Rubens na disputa pelo título esse ano, ficou no meio do caminho do Q2, e largará em 14º.

Assim como Rubens no Q2, o inglês foi conservador, permanecendo com pneus para chuva extrema enquanto a pista secava e quase todos os pilotos na disputa dessa fase arriscavam pneus intermediários. Nesse momento, o “braço” de Rubens em Interlagos falou mais alto e ele passou para o Q3 em 10º, posição limite para ser promovido à última fase.

A espetacular e tensa pole de Rubens reacende a disputa pelo campeonato, oferecendo ao piloto a chance de levar a disputa até Abu Dhabi, daqui a duas semanas.

Já Jenson, largando em 14º, terá duras batalhas pela frente, inclusive três carros com KERS atrás de si, além de Sebastian Vettel com a poderosa Red Bull em maratona por recuperação depois da complicada performance dele e de sua equipe na primeira e difícil fase da classificação.

Com carros acertados para pista seca, Vettel e Lewis são eliminados no Q1

Como sempre, Interlagos guarda surpresas. A pesada chuva que caiu durante a primeira fase da classificação nocauteou dois dos mais talentosos pilotos hoje sob um asfalto molhado: Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

Lewis reclamou do desempenho de sua McLaren configurada para pista seca sob chuva intensa: “estávamos usando um acerto para pista seca, o que deixa o carro mais ‘duro’ do que normalmente no molhado, o que obviamente nos pôs em desvantagem”

Sebastian Vettel, que luta diretamente pelo título, jogou a culpa da má performance na equipe: “houve um momento em que a pista estava seca, momento que nós não usamos.”

Tanto Vettel quanto Lewis estão apostando em uma prova sem chuva amanhã, quando os acertos para pista seca lhes darão uma considerável vantagem contra quem ariscou todas as fichas na molhada classificação de hoje.

Se chover durante a prova amanhã — e com a impossibilidade de mudar a configuração dos carros no Parc Fermet — é bem provável que a corrida dos dois esteja comprometida. A previsão para amanhã do CPTEC/INPE indica que há 80% de chances de chover, previsão exatamente igual a de hoje.

Daqui a pouco, os pesos dos carros serão revelados e teremos um panorama melhor de como poderá desenrolar-se a corrida amanhã.

Tempos da Classificação

pole para rubens

Vídeo com o Q3, última fase da classificação

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Anúncios

Discussão

30 comentários sobre “Pole espetacular para Rubens Barrichello no Brasil

  1. Emocionante a classificação, ao que tudo indica rubinho deve largar leve

    Publicado por O König Stremel | 17/10/2009, 4:53 pm
  2. Uau!!
    Inacreditável!
    Interlagos é mágico.
    Sem palavras agora.

    Publicado por Carlos T. | 17/10/2009, 4:57 pm
  3. Espetaculara classificação, fez muita gente se emocionar e até chorar !

    Publicado por Gustavo Perim | 17/10/2009, 5:00 pm
  4. Pode até estar com duas gotas de combustível, mas q foi de arrepiar isso foi, até o Coyote e o Beatle Ed se emocionaram hehehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 17/10/2009, 5:01 pm
  5. Curiosamente, eu estava em Interlagos na outra pole do Rubens e foi dessa mesma maneira, emocionante e espetacular. Incrível!

    Publicado por Becken Lima | 17/10/2009, 5:06 pm
  6. Essa classificação foi quase inacabável, ufa.

    Excelente resultado para o Barrichello, agora é hora de fazer a dança do sol, porque se for corrida com chuva com pneus pra chuva extrema a Brawn se mostrou muito inferior a Williams, Webber e Kimi.

    Se fizer um solzinho e secar a pista eu aposto que ele fica entre os 3 primeiros, aí é torcer para que o Grosjean acerte o Button com vontade.

    Publicado por Claudemir Freire | 17/10/2009, 5:12 pm
  7. Nao esqueçam que o Rubinho tem de fazer um curso intensivo a noite de como soltar a embreagem :-)

    Ja sei que vao me xingar rssss

    Publicado por Claudio CArdoso | 17/10/2009, 5:21 pm
  8. Essa classificação foi quase inacabável, ufa.

    Por mim as corrida e classificação durariam umas três horas. A gente discute muito sobre F1 em cima de apenas 3 horas de ação real durante os finais de semana. É pouco…

    Nao esqueçam que o Rubinho tem de fazer um curso intensivo a noite de como soltar a embreagem :-)

    Ja sei que vao me xingar rssss

    Rsrsrsrsrsrs… Sim, vão, e vc merece…rsrsrsrsrs

    Publicado por Becken Lima | 17/10/2009, 5:24 pm
  9. Gostei mesmo Alex! Exceto a demora, é claro!
    Espero uma corrida com muitas emoções amanhã, e pelo andar da carruagem deve ser mesmo!
    Será que ficou pra Abu-dabi??

    Publicado por Beatle Ed | 17/10/2009, 5:28 pm
  10. Eu não estava torcendo pro Barrica. Logo, a lei de murphy agiu.

    Mas gostei da pole e acho que vou torcer pra ele amanhã. Logo, ….

    Publicado por São Cosmo | 17/10/2009, 5:45 pm
  11. Button deve estar com o difusor trancado!!!

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 17/10/2009, 5:48 pm
  12. Podemos falar o que for mas Barrichello mexe com os ânimos de qualquer um. Depois de um ano todo e ele me vem e faz uma pole dessas?? A mais bela de todas da sua carreira!
    Uma pole que já valeu por todas do ano que ele perdeu. Ainda mais que seus principais oponentes foram caindo um a um nas fases do qualifying.
    Essas 4 horas de F-1 hoje (começei a acompanhar na tv desde o globo esporte) foram longas, mas o final foi apoteótico.

    “Nao esqueçam que o Rubinho tem de fazer um curso intensivo a noite de como soltar a embreagem :-)”
    Rubens é um caso pra se estudar mesmo, não duvido nada amanhã eu estar aqui soltando os cachorros em cima dele se ele me aprontar uma dessas. Mas estou confiante que dessa vez Interlagos vai sorrir para o nosso adoravelmente odiável compatriota.

    Publicado por Carlos T. | 17/10/2009, 5:48 pm
  13. Becken…..

    Eu Fuiiiii……Eu tava lá……..Eu vi……

    E até torci pro barrica…..Interlagos mexe mesmo com a gente.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 17/10/2009, 5:51 pm
  14. Becken…..

    Eu Fuiiiii……Eu tava lá……..Eu vi……

    E até torci pro barrica…..Interlagos mexe mesmo com a gente.

    Fernando

    Sério? Eu não pude ir esse ano…:(

    Se quiser, escreva algum depoimento que eu post no blog…

    Publicado por Becken Lima | 17/10/2009, 5:56 pm
  15. Em entrevista agora a pouco o Rubens pareceu muito sereno e concentrado, diferente daquele piloto espalhafatoso.

    Jurei que ele ia descer do carro fazer alguma papagaida, sambadinha ou dança do créu (mas essa ele deve reservar pra amanhã se ele ganhar e o Button chegar fora dos ponto, uhmmm, ainda torço para o Grosjean acertar ele na largada, e bem que o Glock se estivesse correndo devolvesse o favor dado ao Hamilton e estampasse o inglês certo dessa vez) mas ele foi calmo e apenas acenou, será que o nosso menino-bocó esta crescendo ?

    Publicado por Claudemir Freire | 17/10/2009, 6:03 pm
  16. Becken, dois não, três carros com KERS, não descarte o Fisico, ou o carro dele está sem o dispositivo?

    Claudemir, antes da gente fazer a dança do sol, temos q esperar a divulgação do peso do Barrica, pq se ele estiver muito leve, a chuva ainda é o melhor negócio, mesmo a Brawn sendo inferior, e não esqueçamos q os adversários dele p/ o WDC estão em 14º e 16º. Numa hipótese do Webber se mandar e vencer, se ele descontar 8 pontos do Button, é um alento ainda para Abu Dhabi. Mas muita água vai rolar ainda (literalmente )

    Publicado por Alex-Ctba | 17/10/2009, 6:36 pm
  17. e o peso? sai quando?

    Publicado por walter | 17/10/2009, 6:42 pm
  18. Becken, dois não, três carros KERS, não se esqueça do Fisico, ou o carro dele está sem o dispositivo?

    Claudemir, antes da dança do sol, temos q esperar a divulgação do peso do Barrica. Se ele estiver muito leve, acho q a chuva ainda é o melhor negócio. A Brawn pode até estar inferior a Red Bull, mas seus adversários pelo WDC estão em 14º e 16º, mesmo q o Webber dispare na ponta e vença, se ele descontar ainda 8 pts do Button, ele respira ainda pra Abu Dhabi, mas muita agua vai rolar ainda ( literalmente )

    Publicado por Alex-Ctba | 17/10/2009, 6:43 pm
  19. Ops, Alex, tem razão! Thanks!!

    e o peso? sai quando?

    Daqui a pouco! :)

    Publicado por Becken Lima | 17/10/2009, 6:48 pm
  20. E se o Kobayashi não rodasse, Rubinho tava fora do Q3, mas apesar disso esse japonês parece um piloto promissor. Pra quem nunca andou em Interlagos, foi muito bem, apesar q a Toyota sempre anda bem em Interlagos.

    Publicado por Alex-Ctba | 17/10/2009, 7:05 pm
  21. Pesos dos Carros (fonte: Tazio)

    1°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 650,5 kg
    2°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 656
    3°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 656,5
    4°. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 658,6
    5°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 651,5
    6°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 659
    7°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 657
    8°. Robert Kubica (POL/BMW), 656
    9°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 664
    10°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 652
    11°. Kamui Kobayashi (JAP/Toyota), 671,6
    12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 671,5
    13°. Romain Grosjean (FRA/Renault), 677,2
    14°. Jenson Button (ING/Brawn), 672
    15°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 680
    16°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 683,5
    17°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 656,5
    18°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 661
    19°. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 650
    20°. Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), 683,5

    Publicado por Gustavo Perim | 17/10/2009, 7:35 pm
  22. Boa noite, os pesos…

    Number Car Driver Weight [kg]
    01 McLaren Mercedes Lewis Hamilton 661.0*
    02 McLaren Mercedes Heikki Kovalainen 656.5*
    03 Ferrari Giancarlo Fisichella 683.5*
    04 Ferrari Kimi Räikkönen 651.5
    05 BMW Sauber Robert Kubica 656.0
    06 BMW Sauber Nick Heidfeld 650.5*
    07 Renault Fernando Alonso 652.0
    08 Renault Romain Grosjean 677.2*
    09 Toyota Jarno Trulli 658.5
    10 Toyota Kamui Kobayashi 671.6*
    11 STR Ferrari Jaime Alguersuari 671.5*
    12 STR Ferrari Sébastien Buemi 659.0
    14 RBR Renault Mark Webber 656.0
    15 RBR Renault Sebastian Vettel 683.5*
    16 Williams Toyota Nico Rosberg 657.0
    17 Williams Toyota Kazuki Nakajima 664.0
    20 Force India Mercedes Adrian Sutil 656.5
    21 Force India Mercedes Vitantonio Liuzzi 680.0*
    22 Brawn Mercedes Jenson Button 672.0*
    23 Brawn Mercedes Rubens Barrichello 650.5

    link dos pesos: http://fialive.fiacommunications.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/brz09_weights.pdf

    Qto pesa um carro de F1? pelo q pareçe o rubens vai dar poucas voltas na pista, esse peso é praticamente quase nada de combustivel.

    Abraço

    Publicado por Anderson Dorneles | 17/10/2009, 7:36 pm
  23. Rubens não foi conservador, colocou intermadiários, só que a pista não estava “tão seca” quanto achava. Button, por sorte, cometeu o mesmo erro.

    Publicado por KBK | 17/10/2009, 8:04 pm
  24. Alex,

    Vc é um fanfarrão!…rsrs.

    “Pole fantástica”, “sensacional”, “mágica”, “emocionante”, “apoteótica”, “apocalíptica” etc etc.

    Tenho que admitir, o Barrichello é mesmo um piloto diferenciado, uma figura extraordinária.

    O melhor carro da temporada guiado por um piloto com 17 anos de experiência (o mais velho do grid) faria com que uma pole position fosse a coisa mais trivial do mundo. Mas, em se tratando de Rubinho… “Pole fantástica”, “sensacional”…

    Isso só mostra que ninguém esperava que ele, com 17 anos de experiência (o mais velho do grid) a bordo do melhor carro da temporada faria com que uma pole position. Será por quê?

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/10/2009, 8:19 pm
  25. Anselmo, o Rubens, com os mesmo pneus do Jenson no fim do Q2, foi quase um 1 SEGUNDO mais rápido que o virtual campeão do mundo…

    ISSO, foi sensacional, espetacular, apoteótico… rsrsrsrrs

    Publicado por Becken Lima | 17/10/2009, 8:23 pm
  26. ah

    pera lá..
    com toda previsão de chuva.. treinar com acerto pra seco???
    kjkkkkkk

    eu acho que isso é desculpa do “super” campeão pelas saídas de pista..

    quanto ao Rubens… treino é treino.. corrida é corrida.. vamos ver amanhã.

    Publicado por Sandro | 17/10/2009, 8:33 pm
  27. Realmente, Becken…

    Quando o Senna largava na pole, liderava de ponta a ponta e fazia a volta mais rápida, ninguém assustava. Era normal. Dormia-se em frente a TV. Com o Schumacher era a mesma coisa. Mas, com o Rubinho é ” sensacional, espetacular, apoteótico…”… kkkkkkkk.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 17/10/2009, 8:37 pm
  28. Não é verdade Anselmo, quando Senna partia pra uma volta voadora a gente ficava sem respirar!

    Lembro uma vez em Monza, Ayrton vinha na parabólica no último segundo de treino e quando ninguém mais acreditava ele fez a pole! Foi de chorar!!

    E a maioria das suas vitórias, mesmo quando de ponta à ponta, eram sempre sofridas e cheias de emoção.
    Senna era humano, Schumacher sim era uma máquina de vencer corridas, a ponto de tornar monótonas muitas manhãs de Domingo.

    Tudo bem, eu também adoro pegar no pé de Rubens mas tenhamos um pouco de critério por favor!! ;-)

    Vamos ver como Barrichelo se sai amanhã, o panorama lhe é muito favorável com a pole, previsão de chuva e sobretudo a distância que o separa dos seus oponentes diretos.

    Publicado por Beatle Ed | 17/10/2009, 9:31 pm
  29. Becken ->

    Mas sinceramente ele ser melhor que o Button nao conta.

    Para mim é so mais um piloto muito do mediano.

    Vai ser igual ao Damon Hill campeao.

    Publicado por Claudio CArdoso | 17/10/2009, 10:47 pm
  30. “Tudo bem, eu também adoro pegar no pé de Rubens mas tenhamos um pouco de critério por favor!! ;-)”

    “Vamos ver como Barrichelo se sai amanhã, o panorama lhe é muito favorável com a pole, previsão de chuva e sobretudo a distância que o separa dos seus oponentes diretos.”

    Beatle Ed,

    1. Agora eu lhe pergunto: o que vc entende por “critério”?
    2. Sobre a corrida, preciso dizer alguma coisa? Claro que não.

    Começou anormal, afinal o Rubinho conseguiu largar (acredite) e sem perder posições (isso já é milagre), mas depois as coisas se ajeitaram e o resultado, no que diz respeito ao Rubens, foi normal. Largou em 1o, perdeu 7 posições, e terminou em 8o.

    – Ah… mas ele furou o pneu.
    – Verdade, mas a vaca já tinha ido para o brejo. Veja que o Raikkonen largou em 5o, pulou para o 2o, foi tocado pelo Webber, foi obrigado a ir ao box, e voltou em 18o. Mesmo assim terminou em 5o. Ganhou 15 posições. Umas 5 foram de graça, mas umas 10 foram no braço. Muitos pilotos fizeram isso… Mas o Rubinho.

    E tem o lance do menino mal vestido que está mal explicado ainda.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 18/10/2009, 4:15 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: